Com interino no comando, Vasco busca recuperação contra o São Paulo

A volta do que não foi: Rafael Paiva retorna à interinidade e comanda o Vasco contra o tricolor paulista, na Colina
A volta do que não foi: Rafael Paiva retorna à interinidade e comanda o Vasco contra o tricolor paulista, na Colina (📸 Leandro Amorim | Vasco)

A desastrosa passagem do Álvaro Pacheco como técnico do Vasco foi tão meteórica que Rafael Paiva, seu substituto na partida de hoje contra o São Paulo, ultrapassará o abominável homem da boina no número de partidas comandando o time esta noite (5 x 4 para Paiva).

E quando falamos “meteórica“, é no sentido “meteoro que exterminou os dinossauros da face da Terra“: Pacheco foi tão tenebroso em meros 30 dias como treinador vascaíno que conseguiu entrar pra história. Dificilmente, mesmo já sendo um hábito o clube contratar técnico ruins, algum outro conseguirá ser demitido tão rápido, tendo um aproveitamento tão negativo (1 mísero ponto em 12 disputados), sair sem vencer um jogo sequer e ainda quebrar uma marca negativa que prevalecia há mais de 80 anos, justo contra um dos nossos maiores rivais.

Com isso, sobrou para o novamente interino Paiva iniciar mais um – entre tantos – recomeços do Vasco em um Brasileirão. Sem que o execrável desempenho do lamentável lusitano demitido possa servir como comparação (e lembrando que sob seu comando o time não chegou a ter uma apresentação convincente), Paiva tem a seu favor ter conseguido vencer uma partida, não tomar uma goleada jogando fora de casa e ainda ter sido o técnico que levou o Vasco às oitavas da Copa do Brasil desse ano. E hoje, o técnico-tampão terá como principal função servir como bombeiro, diminuindo o incêndio de mais uma crise na Colina.

Não será fácil, claro. Ter pela frente o São Paulo, lá em cima na tabela, brigando para entrar na zona da Liberta e precisando se recuperar de uma sequência de três jogos sem vitórias (o último, uma derrota em casa) não será nada fácil. Para conseguir um bom resultado, Paiva poderá contar com as importantes voltas do Pirata e do Piton e, assim esperamos, do bom senso: o interino conhece mais o elenco que seu antecessor portuga e tem maiores condições de espremer o pouco de qualidade que pode ter com os jogadores que tem em mãos. Rezemos por isso.

Por conta dos cruzamentos desta rodada, três pontos hoje nos garantirão a saída do Z4 neste final de semana. Não é garantia de nada a longo prazo, nossa situação continuará horrível, mas será o melhor cenário possível para o interino entregar o cargo a um novo técnico (ou nem tão novo assim). Não é o bastante para que Rafael Paiva entre para a história vascaína, mas terá feito bem mais que seu antecessor.

Campeonato Brasileiro 2024

Vasco X São Paulo

Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon (João Victor), Léo, Lucas Piton, Hugo Moura (Mateus Cocão), Sforza, JP, Adson, David (Rossi) e Vegetti.  Jandrei; Igor Vinícius, Arboleda, Diego Costa (Alan Franco) e Welington; Galoppo, Luiz Gustavo, Lucas, Luciano e Nestor; Calleri.
Técnico: Rafael Paiva (interino). Técnico:  Luis Zubeldía.
Estádio: São Januário. Data: 22/06/2024. Horário: 21h30. Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira (RN). Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Luis Carlos de Franca Costa(RN). VAR: Charly Wendy Straub Deretti (SC-FIFA)
TV: O Canal Premiere transmite para assinantes de todo o Brasil.

***

A possível volta da família Diaz ao comando técnico do Vasco pode até não ser a opção dos sonhos para muitos torcedores. Mas é inegável que combinaria muito com a história recente do clube: há décadas que tudo o que acontece em São Januário é envolto em drama, como todo bom tango argentino.

Deixe um comentário