Vasco recebe o Botafogo em clássico decisivo para o time e para o interino

Voltando de contusão, Payet foi relacionado para o clássico com o Bota e pode voltar ao time como titular
Voltando de contusão, Payet foi relacionado para o clássico com o Bota e pode voltar ao time como titular (📸 Leandro Amorim | Vasco)

Nas últimas oito rodadas do Brasileirão, o Vasco encarou seis dos sete primeiros colocados da competição, tendo como únicas partidas com times fora deste grupo as contra Vitória e Juventude (esta como visitante). Hoje, contra o Botafogo, completamos os duelos contra o Top 7, em uma sequência que foi bem pouco favorável o time da Colina.

Essa série, provavelmente a mais complicada que qualquer time tenha tido nesse Brasileiro, ajuda a explicar a situação vascaína na tabela. Ajuda em parte. Também devemos considerar que dessas sete partidas,  apenas três – contando com a de logo mais – foram na Colina, lembrar dos desfalques que tivemos nesse período e as decisões de arbitragem que de uma forma ou de outra, nos prejudicaram. E, claro, o desastroso comando do Homem da Boina em três confrontos contra o Top 7.

Dito isso, vem o que importa: a ordem dos confrontos e os problemas que o Vasco teve nessas últimas nove rodadas podem explicar estarmos às portas do Z4, mas não resolve nossa situação. Conquistar mais pontos é a única solução para essa questão. E no momento, Rafael Paiva e seus comandados é que precisam se virar para conseguir isso.

E o – ainda – interino parece estar realmente quebrando a cabeça para manter o nível de competitividade da sua equipe. Para o jogo contra o Canil, Paiva pôde relacionar o Francês, que PODE voltar ao time depois de cinco rodadas no estaleiro. Mas ainda não é garantido que Payet comece a partida, o que até faz algum sentido: contra um time leve e ofensivo como o Botafogo, a falta de ritmo pode fazer com que o camisa 10 seja engolido em um jogo que promete muita intensidade.

Ao longo da semana, Rafael Paiva testou várias formações para seu time, algumas pouco ortodoxas, para suprir seus desfalques e tentar surpreender o Botafogo. Ainda que a torcida não goste nada de ter um Professor Pardal no comando da equipe, o interino ainda merece alguma confiança, principalmente porque, mal ou bem, ele é o técnico que fez o time se portar melhor nas partidas e que mais conquistou pontos neste Brasileirão mesmo encarando a sequência complicada de jogos que tivemos.

Não por acaso, a ideia dele ser efetivado no cargo não é uma alternativa que desagrade tanto assim o vascaíno. Uma boa atuação e, mais importante, uma vitória no clássico de hoje pode ser um passo decisivo para que o Paiva se firme como uma opção concreta para o comando do Vasco no restante da competição.

Campeonato Brasileiro 2024

Vasco X Botafogo

Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, João Victor, Lucas Piton (Victor Luís), Hugo Moura, JP (Sforza), Payet (Estrella), Adson, Rayan (Rossi/Piton) e Vegetti. John, Damián Suárez, Alexander Barboza, Lucas Halter e Cuiabano; Marlon Freitas, Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Eduardo; Luiz Henrique e Tiquinho Soares.
Técnico: Rafael Paiva (interino). Técnico:  Artur Jorge.
Estádio: São Januário. Data: 22/06/2024. Horário: 18h30. Arbitragem: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC). Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Gizeli Casaril (SC). VAR: Wagner Reway (Fifa-ES).
TV: O SporTV e o Canal Premiere transmitem para assinantes de todo o Brasil.

Deixe um comentário