Vasco encara o Bahia no clima “de onde menos se espera….”

Ainda na interinidade, Rafael Paiva prepara o Vasco para o jogo contra o Bahia
Ainda na interinidade, Rafael Paiva prepara o Vasco para o jogo contra o Bahia (📸 Leandro Amorim | Vasco)

A despeito da grande discrepância entre a relevância histórica de cada um dos clubes dentro do futebol, é preciso admitir  – até porque não há como negar – que o Vasco é freguesão do Bahia, nosso adversário de hoje pelo Brasileiro.

Ou seja, aquele papo que boa parte da torcida ainda mantém de “vencer é obrigação!” quando jogamos contra qualquer time que não esteja entre os grandes do Sudeste/Sul não faz o menor sentido. Não faria nem se estivéssemos em uma fase excelente e faz muito menos atualmente.

Hoje, uma partida entre nós e o tricolor baiano é praticamente um jogo de opostos: enquanto o Bahia faz uma campanha de G4, nós temos o sexto pior aproveitamento da competição. Eles, um dos melhores ataques e nós, a pior defesa. Eles venceram todos os jogos na Fonte Nova e nós perdemos todos fora de casa. Resumindo, nem se o meio campista Paquetá atuasse pelo Bahia, as apostas penderiam para o nosso lado.

Mas é aquilo: se os últimos anos (talvez décadas) fizeram o Vasco cair em descrédito, isso não acontece com a nossa torcida, que tem uma fé – quase – inabalável e que certamente deve estar empolgada com a lufada de otimismo que a boa vitória sobre o São Paulo nos trouxe.

Ainda assim, convém um pouco de racionalidade. É preciso levar em consideração que o Bahia atravessa uma grande fase, que joga diante da sua torcida e que, mesmo que Rafael Paiva repita a escalação que goleou o outro tricolor, nada garante que teremos uma atuação no mesmo nível que tivemos no jogo contra os paulistas.

Sendo assim, otimismo é bom e está liberado. Mas um empate – lembrando que o Vasco ainda não conseguiu fazer sequer UM MÍSERO PONTINHO como visitante – já seria um resultado bastante satisfatório. O que vier a mais, é lucro e um daqueles casos de “de onde menos se espera“. E aí, só mesmo contando que o Vasco mostre, mais uma vez, voltou a ter estrela.

Campeonato Brasileiro 2024

Bahia X Vasco

Marcos Felipe, Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Carlos de Pena (Everton Ribeiro) e Cauly; Everaldo e Thaciano. Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, João Victor, Lucas Piton, Mateus Cocão, Hugo Moura, Guilherme Estrella, David, Adson e Vegetti.
Técnico: Rogério Ceni. Técnico: Rafael Paiva (interino).
Estádio: Fonte Nova  Data: 26/06/2024. Horário: 21h30. Arbitragem: João Vitor Gobi (SP). Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Leandro Matos Feitosa (SP). VAR: Daiane Muniz (SP-Fifa).
TV: A Rede Globo e o Canal Premiere transmitem a partida.

Deixe um comentário