Os números enganam

numbersA matemática é simples. Ninguém vai discutir que a soma de dois mais dois é quatro. Já quando aplicamos a matemática ao futebol, as coisas complica um pouco. Um exemplo claro: segundo o site Footstats, uma seleção da Série B até essa 11a rodada só incluiria dois jogadores do Vasco, e um deles seria o Marcelo Mattos! Tal bizarrice só pode ser explicada por se levar em consideração apenas as estatísticas.

Seguindo mais uma vez os números, poderíamos dizer que o Paraná Clube, nosso adversário de logo mais na Colina, não seria um oponente tão fácil de encarar. Sua campanha como visitante está longe de ser das piores: de seis partidas fora de casa, o rubro-anil perdeu apenas duas vezes. Ou seja, o time paranaense tem o hábito de tirar pontos dos seus anfitriões.

Mas esses são os números apenas. Olhando mais atentamente a campanha do Paraná, as coisas não são bem assim. Nosso adversário venceu apenas uma das partidas fora de casa – e contra o lanterninha Sampaio Corrêa – e empatou outras três, duas contra times abaixo do próprio Paraná na classificação e uma contra o CRB, que pode ser considerado seu melhor resultado longe do Durival Britto. Nas outras duas partidas, derrotas aparentemente incontestáveis: um 2 a 0 do Brasil de Pelotas e um 5 a 1 (!!!) contra o Náutico.

Resumindo, o Paraná pode até não estar fazendo uma campanha das piores como visitante. Mas isso se deve muito mais ao fato de ter encarado times mais fracos. Quando bateu de frente com equipes um pouco melhores, não conseguiu evitar a derrota. E como hoje a equipe paranaense, além de ter uma penca de desfalques, terá pela frente o melhor time da competição…

Não termino a frase porque esse “melhor” também se baseia em números. Com a bola rolando, há controvérsias. O time não tem jogado nada bem e as duas últimas vitórias não foram nada convincentes. Hoje, mais uma vez, Jorginho não poderá contar com seu time ideal, mas a quase certa entrada do Diguinho (rezem!), que na prática não é tão pior que o “selecionável” Marcelo Mattos, não servirá como desculpa para outra atuação ruim. Com a volta do Rodrigo à zaga e Aislan – o “entregador oficial” do time – longe, a defesa ficará mais segura. Assim, bastaria que o Nenê voltasse a jogar bola, coisa que não faz há algum tempo.

Jogando em casa contra o 10o colocado na tabela, uma vitória é o único resultado aceitável. Mas o ideal seria vencer mostrando, ao menos um pouco, as razões para o favoritismo que nos atribuem. No momento, apenas os números da nossa campanha confirmam isso.

Vasco X Paraná

Vasco X Paraná

Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Diguinho, William Oliveira, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Leandrão.

Marcos; Diego Tavares, Alisson, Zé Roberto (Leandro Silva) e Fernandes (Rafael Carioca); Leandro Silva (Fernandes), Basso, Murilo e Válber; Róbson e Lúcio Flávio.
.

Técnico: Jorginho.

Técnico: Marcelo Martelotte.

Estádio: São Januário. Data: 28/06/2016. Horário: 20h30. Arbitragem: Rodrigo Batista Raposo. Auxiliares: Jose Reinaldo Nascimento Junior e Lehi Sousa Silva.

O Canal Premiere transmite para todo Brasil no sistema pay-per-view.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

17 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo

17 Respostas para “Os números enganam

  1. celopereira

    No primeiro jogo que vi o Aislan jogar, eu disse para a minha família que esse cara não podia ser jogador de futebol. Cada dia que passa eu tenho mais certeza disso.

    O Jorginho está indo para o buraco com a aposta nesse cara. Isso já aconteceu antes quando o Vasco ficava revezando o Diogo Silva e o Alessandro no gol e não colocava o Jordi.

    Se o Luan ou o Rodrigo não puderem jogar, a primeira opção é o Jomar. Se o Jomar não puder, que coloquem alguém da base, pois o Aislan é ridículo.

    No mais o que a diretoria tem que fazer é ir preparando o time para a volta à Série A. Do jeito que está, vai ser dureza. Não digo que vá ser rebaixado novamente, mas se pegar uma onda de maus resultados, o time afunda moralmente e depois fica difícil levantar.

    Contratações necessárias:

    – 1 zagueiro
    – 1 centroavante para ser titular
    – 1 lateral esquerdo para ser titular
    – 1 atacante para ser titular no lugar do JH

    Mas tem que ser jogador bom e que fique pelo menos até o final de 2017. Sair no meio do campeonato só traz problemas como foi agora com o Riascos.

  2. Beto

    7 derrotas na série B 2014, 6 derrotas na série B 2009.
    Já são 3 derrotas nesse ano de 2015 em 13 jogos.

    • Beto

      JC, agora já são 4 derrotas na série B 2016. Time limitado é benevolência minha diante dos 16 anos de apequenamento e da crise financeira do clube, esse time atual é fraquíssimo mesmo e, pior, mal escalado e mal treinado. Se o motivador de botequim, Paneleiro, continuar escalando sua “família de velhinhos” acho que o time voltará ao estágio do “pra ser ruim falta muito” e colocará em risco até a volta pra série A. Os caras estão morrendo em campo, time preso, covarde até numa série B.

      Qual o risco de colocar e dar mais chances ao Caio Monteiro? Ele não conseguirá o impossível de ser pior que essa PIADA chamada Éder Luiz. O Henrique que tenha mais chances também, são jovens pelo menos, mas não, o paneleiro aposta a vida na sua panela de velhos. Por que no Carioca eles não foram mais testados? Porque estava preocupado com o marketing do recorde? Pro inferno com recorde, tem é que melhorar o time com vistas a 2017. Péssimo trabalho de Jorginho nesse ano em termos de qualidade de jogo (se apegou em resultados) e até os resultados nao acontecem mais, nem num lixo de série B.

      E pensar que tinha insano falando em certeza de G4 de série A com esse time. E olha que a série A está fraquíssima há vários e anos e mesmo assim o Vasco fica sempre na parte de baixo. Mesmos erros de 2015, mesmo falsa empolgação interna no clube, questão política pra valorizar a própria administração, ninguém em sã consciência, com a bolinha que jogou o time no Estadual, inclusive nos dois jogos finais horrorosos, quando tinha a bola pra jogar, poderia achar esse time de idosos grande coisa. Os públicos em SJ são sintomáticos, a torcida carioca, que de boba não tem nada, nunca acreditou nas alucinações de torcedores de dirigente. E esse ditos fãs de dirigente não são mais do que 3 mil pessoas no Rio, que são os públicos do Vasco em alguns jogos.Já que eles estão tão motivados, deveriam comparecer mais….mas a maioria que comparece, segundo alguns, ainda cobram do time, logo, nem nesses públicos pequenos temos a maioria de fã de dirigente.

      Atê quando vamos ter que aturar Madson, Jorge Henrique ,Julio Cesar, Aislan, Eder Luiz, Julio dos Santos, o próprio Marcelo Mattos , que , sendo o menos fraco dos volantes, é horroroso, Rodrigo de bengala na zaga, é um time de masters.

      E mais , se o Vasco subir (já coloco “se”) , mas vai ( não subir seria pior que uma queda , mais humilhante ainda), alguém acha mesmo que é possível uma dupla de meias ofensivos como Andrezinho e Nenê numa série A? Falo dos jogadores , junto com Martin Silva (único inquestionável do time é o goleiro), que são os melhores do time. Pois é, até esses dois, Nene e Andrezinho são questináveis juntos. Um deles de titular ainda vai, mas não os dois, não tem mais a dinâmica de jogo de série A, até na B apresentam desempenho abaixo do que a imprensa quer fazer crer. Se jogarem os dois juntos será time de parte debaixo de tabela e que comemorará se nao cair. Abro parentêse….. quase não tem vascaíno na mídia (os poucos que sao, sao discretos) por isso, mesmo o Vasco numa terceira série B em 8 anos gera nenhuma indignação. Se existissem vascaínos com a mesma postura de uns colegas deles torcedores de um rival , estariam infartando o vivo como fazem uns desses torcedores na fox e outro na espn. Fecha parentêse.

      Não sei com que dinheiro o Vasco vai armar e melhorar esse time, situacao financeira é difícil e essa diretoria de 2001 a 2008 não soube montar time, os poucos que davam certo nao ficavam, outro clube, melhor financeiramente vinha e levava. Já alí, as dívidas “equacionadas” do passado tiravam as possibildades do presente ser vencedor. Dívida precisa ser paga, é verdade absoluta, o erro foi tê-las contraído, diminuindo a capacidade de competição do clube. Tê-las equacionadas não indica genialidade do dirigente que era o adminitrador quando foram comtraîdas. Foram erros de Gestão, infelizmente. Coisa segue feia, 16 anos apequenamento e ausência de perspectiva boa pra 2017.
      SV.

  3. Germano Miranda

    E as falhas do Jorginho vão ficando cada vez mais flagrantes, assim como sua incompetência. Hj 03 alterações. Só se perdoa a por contusão. As outras, até que se justificariam, não fossem pra corrigir erros permanentes, ou insistências sem fundamento.
    Trocar volante por outro?? Em casa?? Tirou também a merda do JH, mas depois do grande craque já ter feito gol contra. Sim, mesmo se ter pq ser escalado, foi, não fez m… Nenhuma novamente a não ser um gol contra. Já que no ataque deve ter um jejum de 30 anos…
    E nada mais irônico que a pataquada de aislan e wilian, pra demonstrar o dedo do técnico!!
    Qual foi a última vitória em casa?? Pois é, série B… Já já chega o mês de agosto, mês que o Vasco costumeiramente fica 04, 05 rodadas sem vencer… Paciência vai acabando, e ninguém percebe evolução nenhuma do time!! Pelo contrário!!
    A decadência e o mal futebol são flagrantes!! E vem copa do brasil!!

  4. jota - ES

    Cacildis… saí daqui e fui lá no google. Não tenho Sky. E não é que o Nenê já meteu o dele, aos 6′?
    Vamos que vamos. Vou ficar no atualizando…
    SV

  5. jota - ES

    Jotacê, dia desses eu disse que o Nenê levou cinco cartões amarelos em seis jogos. Não levou seis pois foi suspenso por um jogo. Vc me disse que, amaciando para o lado do Nenê, que o problema era que ele estava sendo caçado em campo. Realmente, em uma partida aí, de 24 faltas contra o Vasco 10 foram no Nenê. Mas eu perguntava se o problema era o Nenê ansioso, em decadência, sei lá, fez oito gols e há um século não faz um. Agora vc concorda que ele “bastaria que voltasse a jogar bola”. Vamos ver hoje, mas está difícil entender o que está acontecendo com ele. Vamos acreditar que é como andar de bicicleta: quem aprende nunca esquece.
    SV

    • JC Barbosa

      No seu comentário vc perguntou a razão do Nenê ser tantas vezes advertido. Não falou na sua queda de desempenho, que aliás, falo há muito tempo no blog.

      • jota - ES

        Jotacê, meu caro irmão camarada, cê tá mei priguissozo, hein? Veja lá meu comentário de “Junho 25, 2016, às 11:26 pm”.
        Ou “queda de desempenho” não seria a mesma coisa que eu disse, ou seja, “decadência”.
        SV

      • JC Barbosa

        Não se vc pergunta a razão da tantos cartões.

  6. jota - ES

    Vasco 3×1.
    SV

  7. O Vasco vencendo e não convencendo e vocês falam em poupar jogadores. Os piores momentos dos jogos do Vasco tem sidos depois dos 35 minutos finais, fico com o coração na mão, diante da pressão adversária,(na última teve até penalti), fico rezando para não levar o gol do empate. Sei que o importante são os 3 pontos, mas já está na hora de vencermos sem tanto sofrimento.

  8. Gilberto SOARES SC

    Realmente já está na hora de vencermos, mostrando um bom futebol, nosso time é muito mais técnico, acredito que daqui a apouco vamos engrenar de vez.

  9. JC, acabei de ler que o Jorgenrique e Julio Cesar serão poupados. Só pra retificar a provável escalação.

  10. Marco Aurélio

    O cansaço de alguns jogadores tem sido evidente no 2º tempo onde a atuação (que já tem sido fraca no 1º tempo) cai muito no segundo tempo por questões físicas. Jogando em casa acho que é uma excelente oportunidade de poupar alguns jogadores mesmo que estes fiquem no banco. Julio Cesar e Jorge Henrique precisam de descanso, assim como o Nenê. O ideal era poupar pelo menos 2 de começar jogando talvez fosse a hora de testar um lado esquerdo mais veloz, com o henrique e o caio. Agora e esperar a comissão técnica fazer essa avaliação e começar a agir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s