Oportunidade de ouro (para o Damião)

Dam_1651839aNão costumo falar a respeito de especulações sobre a vinda de reforços para o Vasco, ainda mais quando muito badalados. Afinal de contas, todo mundo sabe que a situação financeira do clube não nos qualifica para entrar em disputas salariais contra a maioria dos grandes clubes brasileiros (sem falar no caozinho da “responsabilidade”, que na prática não é bem como pintam e ainda serve como excelente desculpa para fazer contratações raras e de nível duvidoso) e quando surgem boatos sobre contratações de peso, na maioria absoluta das vezes a história termina em decepção para a torcida.

Mas a possível vinda do Leandro Damião merece alguns comentários porque, pelo menos aparentemente, há um fundo de verdade na coisa. A negociação, pelo que tem aparecido na imprensa, realmente existe. E como Damião não está podendo fazer exigências financeiras exorbitantes, pode ser que ele realmente pinte na Colina. Isso, claro, se nenhum dos outros clubes com mais fôlego monetário resolva disputar a contratação.

Agora, se há mesmo a possibilidade do Leandro Damião ser contratado, a questão que realmente interessa é: a vinda do atacante seria um bom negócio para o Vasco?

Que Jorginho precisa de um centroavante, não há quem discuta (exceto os lobotomizados seguidores do Dotô, que mudarão de ideia imediatamente caso a negociação evolua). E Damião, pelo menos em teoria, é um atacante muito melhor que as opções disponíveis no nosso elenco, por pior que seja a fase que o jogador atravessa. Porém, ser melhor que Leandrão ou que o “BalofoThalles” não chega a ser muita vantagem e, mais grave, não garante que o sujeito trará a solução para nosso problema de referência na área.

Pode-se dizer que essa é uma visão pessimista. Mesmo estando longe da sua fase áurea no Internacional, não podemos dizer que Damião esqueceu de como se faz gols. Embora não tenha balançado as redes esse ano – e não podemos ignorar que ele jogou muito pouco nessa temporada – em 2015, por exemplo, ele marcou 18 vezes, ou seja, marcou quase o dobro de gols que o artilheiro vascaíno do ano passado, a lembrar, Rafael Silva (que fez 10 gols). Achar que ele não se sairá melhor que nossos atacantes hoje, jogando uma série B, é ser muito implicante com o cara.

Ainda assim, não podemos esquecer que mesmo aceitando reduzir drasticamente o salário que recebe hoje, Damião será um jogador bastante caro no elenco vascaíno. Ignorando a possibilidade disso gerar um certo incômodo no restante do elenco, uma possível vinda do Damião certamente decretaria o fim das contratações para essa temporada. E por mais que estejamos bem no Brasileiro, temos outras carências no grupo que também precisariam ser resolvidas.

Pesando prós e contras, me parece que se Damião aceitar uma proposta do Vasco, o atacante a princípio terá feito um negócio melhor que o clube. Se jogar a série B e ter um salário reduzido não é o melhor dos mundos para o jogador, fazer parte de um time franco favorito ao título que disputa, numa competição com pressão menor e adversários mais limitados é uma oportunidade de ouro para quem precisa se firmar novamente como um dos grandes nomes da posição no país. Ainda mais sendo em um dos maiores clubes do Brasil, com um vasto histórico em recuperar carreiras desacreditadas e já chegando com moral junto a uma torcida apaixonada. Já do lado do Vasco, teremos um bom reforço, mas que sairá caro para nossa realidade e que, apesar de tudo, é uma aposta: chegando ao time, ele ainda precisará provar, com gols, que sua contratação foi um acerto.

Update: assim que publiquei o post, essa matéria resumiu tudo o que eu tinha falado. Ou seja, mais pessoas chegaram à mesma conclusão que eu. Nada impede que o próprio Damião acabe por se convencer de tudo isso. De qualquer forma, Isaías Tinoco desconversou e disse que não sabe de qualquer proposta feita ao jogador. Atitude normal, ainda mais sabendo-se que outros clubes têm interesse no atacante. Ainda assim, o mais prudente para a torcida é não alimentar esperanças demais. Mesmo que a possibilidade exista, ainda me parece uma contratação difícil de acontecer no atual momento do Vasco.

 ***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

22 Comentários

Arquivado em Notícias, Reforços, Update

22 Respostas para “Oportunidade de ouro (para o Damião)

  1. Pingback: Até quando a sorte? | Blog da Fuzarca

  2. Júnior Moura

    JC, saindo um pouco do mérito da enquete sobre o possível novo reforço, apesar de achar que hoje, qualquer um é melhor do que essas duas nulidades que temos no momento . Minha pergunta é outra : O canal “Com a Cruz de Malta no Peito” acabou ? Abraço .

  3. LUIS CLAUDIO

    Acho uma temeridade trazer o Damião, jogador caro com custo x beneficio pequeno,sem contar que vai ficar que nem o Nenê passeando em campo e de vez em quando fazer um bom passe ou um golzinho salvador. Será que em algum time pequeno do Rio ou mesmo dos “pequenos” de Sao Paulo nao teria um bom centroavante dentro da realidade media do clube? Me preocupa esses medalhoes ultrapassados ganhando um dinheirao e ainda arriscando uma lesao. Ainda me lembro do toc toc toc Nei, qie veio para resolver nossa lateral direita e so fez merda,todos lembram,foi um parto se livrar dessa mala.

    • JC Barbosa

      Não dá pra saber qual é a relação custo x benefício de um jogador que ainda nem foi contratado. Ele tanto pode andar em campo como pode arrebentar e fazer 3 gols por jogo. Previsões sobre o que ele fará ou deixará de fazer se vier são apenas especulações. Damião seria uma aposta? Claro. Mas todo jogador é uma aposta. Não seria o primeiro que desaponta, nem seria o primeiro a surpreender a torcida.

      Ah: compará-lo com o Nei me parece um total despropósito.

      • LUIS CLAUDIO

        So queria alertar para o fato de que o Leandro Damião não vem apresentando bom futebol a muito tempo. Pagar um salário alto, acima dos do elenco atual pode causar problemas desnecessários. Acho que um jogador mais jovem poderia ser muito mais útil, alguém que estivesse querendo se projetar na profissão e não um cara em decadência. Estamos em tempo de arriscar?

      • jota - ES

        Luis Claudio, concordo contigo. Qual funcionário, exercendo a mesma função – “in casu”, jogar futebol – se sentiria/sentirá incentivado ganhando quatro vezes menos que o colega ao lado?
        SV

  4. Ernesto

    Não quero entrar em polêmica, mas na boa. É muita besteira essa briguinha besta entre fãs do Eurico x haters do Eurico. Só quem perde com isso é o Vasco. Aliás, ninguém ganha merda nenhuma com isso. Na minha humilde opinião, o que vocês precisam entender é que:

    1 – quem não curte a gestão Eurico tem razões legítimas para não curtir, e ponto. E chamar de bovino, amarelo ou pró-Dinamite quem é contra o Eurico é uma tremenda babaquice. É coisa de quem se preocupa mais com intrigas políticas do que com o clube.

    2 – se o Eurico tem fãs, fiéis ou defensores, é pq alguma(s) coisa(s) boa(s) ele fez pelo clube ao longo de todos esses anos. Isso também é algo fora de questão. Então, eu também não vejo problemas naqueles que são a favor do Eurico, desde que haja respeito a quem é contra.

    3 – e da mesma forma que eu acho estupidez chamar os anti-Eurico de bovinos e que tais, também não concordo em banir ou excluir comentários dos que são a favor do Eurico. Isso apenas serve para segmentar os vascaínos aqui, bem como mostrar que o blog tem decididamente um posicionamento de ser contra tudo o que a atual diretoria faça, assim como uma perseguição velada a quem defende o “Doutor”.

    4 – também não vejo nenhum problema em os seguidores do site Casaca! (pró-Eurico) participarem de outros espaços dedicados ao Vasco, como esse aqui, desde que eles também aceitem e respeitem a participação dos demais vascaínos em publicações do Casaca! (comentários feitos com respeito e sem xingamentos, é claro). Porra, SOMOS TODOS VASCO! Essa segmentação ridícula só prejudica o clube e tem de ter fim!

    5 – é justamente essa desunião que ferra o clube. Então, sou contra, blogueiro, você banir ou excluir comentários de quem é a favor do Eurico. Assim como sou contra os casaquistas não aceitarem críticas ao mesmo. Podemos chegar a um denominador comum a favor do Vasco? Esqueçam o “Doutor” e pensem um pouco no clube! Isso serve para o blogueiro aqui e para todos os partidários pró e anti-Eurico. Vasco acima de tudo!

    Obrigado.

    • JC Barbosa

      Ernesto, quem dera fosse as divergências políticas que ferrassem o clube. O que ferrou e continua ferrando o Vasco são as gestões desastrosas que tivemos nos últimos 16 anos.

      E mesmo que não se discuta os feitos positivos do Eurico enquanto VP de Futebol, o que é absurdo e para mim inaceitável é ver um defensor do atual presidente defendê-lo por coisas que passou toda gestão Dinamite criticando. Pra início de conversa, pra mim não deveria nem existir defesa de gestor. Um presidente do clube tem que procurar acertar sempre e isso não é nada mais que sua obrigação como mandatário do clube. E a torcida tem sim que criticar e cobrar SEMPRE, qualquer que seja o presidente. Esse é uma parte importante do nosso papel como torcedor.

      E parece que vc não entendeu muito bem o que eu disse sobre banir comentaristas: existe um grupo de leitores, sempre os mesmos, que só aparecem quando as críticas à atual gestão aumentam. Eles chegam juntos, com os mesmos argumentos, quando não com as mesmas expressões e até mesmo palavras para defender o Dotô. Talvez vc não saiba, mas é uma prática muito comum nas redes sociais que grupos se unam para defender de forma coordenada pontos de vista que lhes interessam. Quando isso é feito por agências digitais (que, entre suas funções, está o gerenciamento de crises), o mais comum é que analistas de redes sociais PAGOS por essas agências entrem em blogs ou perfis digitais para difundir ideias que interessam aos seus clientes.

      Alguns “leitores” do blog agem exatamente dessa forma. E esses, eu sinto muito, serão bloqueados sim.

  5. Milena

    JC, concordo q seria melhor contratar outros jogadores do q gastar muito e não ter como manter o cara ano q vem. Tb é difícil pensar em reestruturação das finanças do clube, pq se o presidente devia uma fortuna ao clube e perdoou a dívida, isso não parece ser uma preocupação da atual gestão. Mas não tem ng da base q possa ao menos ser preparado pro ano q vem?

    • JC Barbosa

      Os que já deveriam estar prontos esse ano não estão sendo utilizados! Vc acredita que ano que vem, voltando à elite, algum garoto que hoje ainda não está sendo relacionado entre os profissionais terá chance de atuar?

  6. Gustavo P.

    Cara, na boa, se o Damião vier tenho certeza que vai evoluir e marcar os seus gols. Se não vier, vamos passar bem pela série B da maneira como estamos, com o “BalofoThalles” (essa foi ótima) e o Leandrão. Então, fica mais forte o seu argumento, vai ser melhor pra ele, porque iria recuperar o seu futebol no segundo semestre jogando pelo Vasco e ia usar o clube pra fazer uma ponte para outro no ano que vem, que iria pagar bem mais.

    Acho que o clube já tem que pensar em 2017 e não fazer contratações curtas pra esse ano. Tem que olhar o mercado e começar a trabalhar para formar um bom elenco para o ano que vem. Esses times “pequenos” que jogam a série A, como Chapecoense, Patético Paranaense, América Mineiro, tem alguns bons jogadores que caberiam no nosso orçamento, além de jogadores da série B de outros times. O Vasco tem que se ligar nisso logo agora. Precisamos de zagueiro também, o Luan não vai ficar mais muito tempo. O Vasco podia bater de novo na porta do Cruzeiro e tentar o Riascos, agora que os caras gastaram uma fortuna pra trazer o Rafael Sobis. E de lambuja trazia o Dedé de volta.

  7. Gilberto SOARES SC

    Realmente se tem um clube onde o Damião, pode voltar a brilhar, é o Vasco, como você disse JC, temos histórico em recuperar carreiras, foi assim com Leandro Amaral, com Alex Dias, apesar desse ter chegado no Vasco bem , vindo do Goiás, onde estava jogando bem, mas foi no Vascão, onde ele deslanchou, ajudando o Romário a ser artilheiro do brasileiro. Sempre quis comentar sobre esse jogador, pois jogou muita bola no Vasco, honrou nossa armadura, o que tu achou da atuação dele JC? eu sei que não tem nada haver com o assunto, mas é que o Alex Dias jogou muita bola no Vasco, e nunca foi falado nada sobre ele, naquele ano, ele foi tão importante, quanto o Nenê hoje . Ele só não foi artilheiro do brasileiro naquele ano, porque se machucou e ficou se não me engano, 8 rodadas fora do campeonato, e porque todos os penais que existiam, era o Romário quem batia, e só os penais que o Rómario perdeu foram 4, fora os que ele, marcou. Quando converso com meus colegas vascaínos, sobre jogadores que passaram no vasco, e se destacaram, eu sempre sito o Alex Dias. O Vasco realmente tem histórico de recuperar carreiras. Mas quem deixa nosso clube nem sempre se da bem, o próprio Alex Dias é um exemplo, que saiu, e não vingou no São Paulo, Leandro Amaral também foi outro, e nosso amado mito Déde também não se deu muito bem, Mas sempre torci pelo sucesso do Dedé e do Alex Dias. Bom mas sobre o assunto do que realmente trata o poste, se realmente acontecer de Damião vir jogar no Vasco, esperamos que consigamos recuperar mais um.

  8. Mario Guglielmi

    Faltou um argumento, que eu considero super importante, ele vai receber bolas açucaradas do Nenê.

  9. Paulo Oliveira

    Falando em contratações…

    Não posso deixar de comentar uma boa aposta, pelo menos no que vi em Vasco x Londrina.

    O lateral direiro do Londrina, Igor Bosel … vale a contratação para o ano que vem, pois penso que para este ano ele já completou os jogos…

    Saudações Vascaínas.

  10. Erivelton

    Sinceramente, Cho uma boa trazer o Damião. Jogador caro e fraco. Lógico que comparando com gordoThalles e Leandroruinzao ele é craque. Mas não acho o custo/benefício viável. Só que, tá difícil achar outro no mercado neh, então, melhor do que nada.

  11. jota - ES

    Jotacê, me parece que o Kerrisson, que já jogou no Cruzeiro, está dando sopa por aí. Não seria uma boa o Vasco tentar trazê-lo para São Januário?
    SV

  12. JC Barbosa

    Como o primeiro comentário já foi de uma euriquete lobotomizada e provavelmente paga para propagar os ideais casaquildos, aviso logo: não estou com a menor paciência pra isso. Portanto, ao menor sinal de euriquismo financiado é VETO. Nem adianta começar a escrever.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s