Vitória importante

Eder

Mais uma vez o Vasco não jogou bem e mais uma vez nosso adversário foi melhor por boa parte dos 90 minutos. Mas pelo menos, mais uma vez conseguimos vencer apesar disso tudo. E se pensarmos no momento do time, o 3 a 2 sobre o Náutico foi importante por outros motivos além dos três pontos e da manutenção da liderança, agora isolada.

Não dava pra saber exatamente qual seria a reação do time após a derrota para o Atl-GO. Dizer que está motivado nas entrevistas não significa muito, era preciso mostrar isso em campo. Ainda bem, desde os primeiros minutos deu para ver que, se teríamos problemas com o Timbu, não seria por “traumas pós-perda de invencibilidade”, e sim por conta das limitações que já temos há algum tempo.

Marcamos um gol esquisito logo no começo e depois disso começamos a murrinhar a partida, até o Náutico se empolgar com o jogo e tomar conta das ações. Naquelas condições, o empate parecia questão de tempo e foi mesmo. O gol do Náutico era um retrato do time: uma sequência de desatenções que só nos complicam a vida. Jogando em casa, vimos o time pernambucano dominar a maior parte do primeiro tempo. O 1 a 1 no placar não refletia o jogo, já que em números de finalizações perdemos por 10 a 3.

Já o segundo tempo do time foi outro fator a tornar a vitória importante. Precisávamos ver como o Vasco se comportaria depois de ter sofrido o gol de empate e a reação foi positiva. O time voltou melhor, desempatando a partida logo no primeiro minuto, com Rodrigo. A etapa final foi muito mais controlada e com o Vasco sempre propondo o jogo, até ampliarmos para 3 a 1, com um gol do Eder Luis, tão esquisito quanto o primeiro, não pelo lance em si, mas por quem o marcou.

A vitória veio em boa hora porque batemos um dos nossos concorrentes diretos na luta pelo acesso à Série A, vencemos numa rodada em que o resto dos times do topo da tabela perderam e, principalmente, porque o time não deu sinais de abatimento. Ainda temos problemas: os chuveirinhos na nossa área, mesmo considerando a insegurança do Jordi nesse tipo de lance, foram um problema durante toda a partida porque a zaga não conseguiu se posicionar bem. E ainda sofremos gols idiotas, como o segundo gol do Náutico, que não teria acontecido com a simples inclusão de mais um sujeito na barreira.

De qualquer forma, pelo que vimos ontem, seguimos favoritos.  Por conta dos nossos pontos fortes e apesar dos nossos fracos.

As atuações…

Jordi – fez algumas boas defesas mas demonstrou uma insegurança completa na maioria das bolas alçadas à área, notadamente seu ponto fraco. Nos gols só sendo muito implicante para colocar na conta do jovem goleiro: no primeiro, a bola no primeiro pau não é do goleiro; no segundo, Henrique matou o goleiro ao desviar a bola (mas também não vejo razão para armar uma barreira com apenas dois jogadores numa falta frontal e não tão distante).

Madson – depois de 658 tentativas, acertou um lançamento em cobrança de lateral. Mas isso não é o bastante para justificar sua permanência como titular, já que no resto da partida acertou muito pouco.

Rodrigo – quase entregou a rapadura logo no começo do jogo, mas compensou marcando de cabela o gol da virada.

Luan – teve trabalho com os atacantes do Náutico, principalmente nas jogadas aéreas.

Júlio César – numa arrancada pelo meio fez uma boa jogada individual que quase terminou em gol. Cansou no segundo tempo e deu lugar ao Henrique, que acabou sendo responsável acidental pelo segundo gol do Náutico, ao dar uma bundada na bola e tirá-la do Jordi.

Marcelo Mattos – só por ter evitado um gol ao cortar a bola em cima da linha já justificou sua presença em campo. Mas algum tempo treinando passes certamente não lhe faria mal.

William Oliveira – mais uma vez mostrou personalidade, tanto no combate (quando eventualmente exagera no “não-tem-bola-perdida“), quanto no auxílio à criação, onde não parece estar exatamente bem ambientado. De qualquer forma, por sempre demonstrar raça e ser efetivamente útil ao time (como na assistência acidental para o gol do Chico Bento ontem) entende-se porque é o novo xodó da torcida.

Andrezinho – valeu pela sagacidade no lance em que abriu o placar, mas ao longo da partida não conseguiu encaixar o passe como de costume. Eder Luis entrou em seu lugar e, não apenas voltou a marcar um gol – o que não fazia desde 1973 – como acabou garantindo a vitória vascaína.

Nenê – passou 49% do tempo apanhando e 50% reclamando com o juiz. No 1% restante acertou o lançamento que originou o gol de desempate.

Jorge Henrique – menos coringa que o habitual, teve uma atuação discreta mas eficiente.

Leandrão – antes de sair contundido ainda no primeiro tempo, só foi notado ao tentar, sem sucesso, cortar a bola que originou o primeiro gol do Náutico. Thalles entrou em seu lugar e seria demais esperar que ele fizesse um gol, mas pelo menos buscou mais o jogo e deu uma nova dinâmica ao ataque.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

33 Comentários

Arquivado em Atuações, Resenhas, Vídeos

33 Respostas para “Vitória importante

  1. Washington

    William ou Julio dos Santos JC?

  2. Elaine

    Estamos a passos largos rumo à série A.

  3. pedro aragão - VASSOURAS RJ

    Não escreve mais coluna no Vasco Expresso, JC? É a falta de tempo, ou então você está dando o braço a torcer para a boa gestão do Doutor em 2016?

    • JC Barbosa

      A boa gestão que nos levou para a Série B?

      • Dryelle

        Tenho pressentimentos de que voce está gostando da gestão do Dr. Eurico. Pelo menos não estamos passando sufoco bem como na época do Dinamite JC. Pelo menos isso é verdade. É ou não é? kkkkkkkk
        ______________________________________________________
        Não sei sua opinião mas pelo menos os sócios aumentaram, basquete voltou, pagamento salarial em dia, títulos Guanabara e estadual, série invicta… Pelo menos tivemos uma melhora JC.

      • JC Barbosa

        Cada um tem o direito de considerar boa a atual gestão.

        Pra mim, uma gestão que rebaixa o Vasco não pode ser considerada sequer razoável. Mas isso é o que eu penso…

      • pedro aragão - VASSOURAS RJ

        Calma, rapaz. Você se preocupa só com o Eurico e não respondeu minha pergunta: não escreves mais pro Vasco Expresso? Os textos do pessoal lá são muito bons, incluindo os seus.

      • JC Barbosa

        Não estou nervoso. E é falta de tempo.

  4. ODILON C SILVA = CENTRO = RJ

    Nessa dura segundona será normal uma possível queda de rendimento do time ao longo da competição, é muito difícil manter o ritmo, ainda mais que não temos esses elenco todo em termos de abundância técnica, então é melhor levar no banho Maria mesmo……………..Voltamos afirmar, basquete não tem zebra, basquete vencer o melhor, se for entrar com time de basquete bom,bonito,barato, vai passar vergonha, vai ser humilhado……………….Ainda tem vascaínos reclamando, xingando o RAFAEL VAZ, eu particularmente nada tenho contra o RAFAEL VAZ, honrou a camisa vascaína, fez gols super importantes, mandou bonito, deixou boa impressão………………..Parece que o NENÊ dependência continua, ainda tinha gente reclamando com o DUNGA……………..Pior de tudo, foi uns e outros, comparando algum time,com o EXPRESSO DA VITÓRIA…………….Essa diretoria atual deveria agradecer muito por pegar o VASCO já com esse grande patrocinador da CAIXA ECONÔMICA, porque se não fosse isso, o VASCO estaria ate agora sem patrocinador, algo que só aconteceu na outra gestão euriquista, não pinta nada de patrocinador para essa diretoria, nada, nada, mesmo, ainda bem que pegaram esse patrocinio ainda da outra gestão……………TRAGAM MEU VASCÃO DE VOLTA…………………

  5. Leon da Cruz

    Infelizmente, não pude assistir ao jogo todo, mas apenas aos dez minutos finais. Portanto, não deu para ter uma ideia do comportamento do time. Sigo o JC em sua análise. Mas uma coisa me impressionou nos poucos minutos que vi o jogo: Thalles está quase tão redondo quanto a bola! No momento em que o cara tem sua grande chance no time, está cada vez mais fora de forma. Estou começando a achar que o problema desse sujeito é falta de profissionalismo…

  6. ZÉ VASCAINO = RJ

    Realmente foi uma importante vitória, nessa altura o importante é vencer, degrau por degrau nosso VASCO vai voltando pra primeirona, só não podemos relaxar.Meu VASCO vai sai dessa na boa, meu VASCO não merece isso.

  7. As minhas verdades:

    1. O Jordi não é e nem será um Helton pois o Helton quando jovem era bem melhor que o Jordi.

    2. Esqueçam o Thalles pois ele é um caso perdido.

    3. O Vasco precisa contratar um centroavante para ser titular já!

    4. O Vasco já encarou todos os clubes que estão no G4, portanto os próximos jogos deverão ser menos complicados.

    5. Mesmo ganhando a Série B, o Vasco vai precisar se reforçar para a Série A ano que vem, caso contrário vai ficar rondando o Z4 em 2017. Basta ver o Botafogo este ano.

    SV

  8. Juvenal

    Ganhamos mais uma e é isso que conta.
    William está sendo o destaque da equipe, como ele melhorou de rendimento e luta até o fim. Estou apostando nele.
    Ontem notei dois detalhes:
    – os milhões de passes errados fazem com que o esquema coletivo do time não funcione
    – Nene prende demais a bola, provoca falta, reclama e leva amarelo. Mesmo sendo o craque do time ele tem que ser menos individualista.
    Ontem imaginei que sómente um Voo Supersonico poderia fazer a santa ligação para trazer o Martin de Santa Clara para São Januario.
    Sabado temos que faturar mais 3 pontos em casa.

  9. Adalberto de Sousa

    Jc , Jordi sai muito mal do gol , ainda arruma uma barreira com dois jogadores? Tá de brincadeira! Madson tem que ser reserva do pokemon.

  10. Claudinei

    Creio que para este ano precisaremos ainda de um centroavante e de um meio campista para substituir ora o Andrezinho, ora o Nenê. Para o próximo ano, precisaremos de um time quase que completo. Como disse há dias: estamos com sorte e estamos aproveitando, diferente do ano passado em que a sorte não ajudou e a incompetência foi maior ainda.

  11. Gilberto SOARES SC

    Nosso time não é um espetáculo, mas joga o suficiente pra ganhar esses times da série B, que para nos ganharem, só mesmo contando com falhas como as que aconteceram contra o Atlético. Jogando bem ou mal, é muito difícil nos ganhar.

  12. Elaine

    O William fez uma partidaça! Olho nele JC.

  13. Dryelle

    “Eder Luis entrou em seu lugar e, não apenas voltou a marcar um gol – o que não fazia desde 1973…” Dessa eu gostei… kkkkkkkkkkkkk

  14. Lucas

    Dá pra ver que precisamos de um atacante finalizador urgente. JC, tu sabe se o Vasco anda especulando alguém aí no mercado, pro ataque?

  15. oliveira

    E’ JC, nao adianta falar, mas sempre tem uma galera que pega no pe’ de alguns jogadores. No forum da netvasco tem la’ varios torcedores que reclamam do Jordi (como o Wanderson ali embaixo). Sem duvida, ele tem que melhorar quando ele sair do gol, mas por toda culpa dos gols marcados nele, como essa galera faz, a tal turma de que nao esta satisfeita com nada, e’ dose!

    Felizmente, o Jorginho pos o jordi pra jogar: ele vai melhorar jogando, e’ jovem e tem muito potencial. Os criticos nao falam dos erros da zaga (alo senhor Rodrigo) e de outros que nao cumprem o dever na defesa.

    Mas uma coisa pros criticos de cara feia: o clube esta numa situacao financeira horrivel (pior so’ o bota agua e nao esquecam da campnaha do vasco divida zero). E voces sabem qual e’ a melhor maneira de ganhar din din e nao gastar muito dinheiro com jogadores? ja adivinhou, ne’? E’ desenvolvendo jogadores da NOSSA base.

    • Alan

      Muita irresponsabilidade dessa torcida colocar a culpa no Jordi pelas más atuações. A zaga ultimamente está péssima, para não dizer risível, o ataque inoperante, só o meio campo esta digno, mas nada também que mereça muito oba oba. Ultimamente o muleque vem apresentando algumas falhas, mas no geral, acredito que tenha desempenhado um bom papel como goleiro reserva, ainda mais tenho que carregar o peso de substituir o melhor goleiro em exercício no Brasil.

      • oliveira

        E’ por ai, Alan. Ele tem que melhorar, nao ha duvida. Entretanto tem um grupo que exagera e fala dele como peso morto. Pombas, a defesa toda tem que ser analizada, nao so’ ele. Alem do mais, se ele melhorar, ele sera’ o futuro goleirao do nosso Vasco e com lacos com o clube.

        Sera’ facil trazer outro goleiro pra ser reserva? Com um clube com tremenda dificuldade financeira???

        enfim, esses criticos que pegam pesados parecem ter uma myopia fenomenal.

      • Wanderson DS

        Opa fui citado então posso responder, eu não coloquei culpa nenhuma nele, só disse que ele ainda é inseguro (até pela juventude), pode até se tornar um novo “Helton” como também disse lá embaixo, mas ainda tem que amadurecer, só isso… e estou comemorando sim a volta do Martín Silva, que é um goleiro que é um dos melhores jogando no Brasil atualmente e passa muito mais segurança, quantas vezes o Martín não salvou nossa invencibilidade heim?! Jordi no momento é um bom reserva, apenas isso!

  16. Wagner Costa

    Olá jc, Vi apenas os melhores momentos das últimas três partidas do Vasco. O que chamou a atenção em todas elas é o sufoco absurdo que nossa defesa tem em bolas aéreas. O jordi, embora seja novo e com muito potencial, tem uma dificuldade tremenda em sair do gol. Isso já deveria estar sendo corrigido. Além disso, nossa defesa tem batido cabeça de uma maneira fora do comum, se tratando de uma zaga que joga junto à bastante tempo. O Jorginho precisa se atentar à isso. Se estivéssemos jogando a equilibradíssima série A, estaríamos em apuros. Eder Luís teve seu lampejo ontem, mas é outro que tem um ponto fraco que já ficou escancarado para nós, que é a imensa dificuldades na conclusão das jogadas. Seja para finalizar ou para dar o passe final. O jorginho tem o time na mão, muito arrumado e com os jogadores vestindo a camisa. Se trabalhar pra resolver ouou mesmo melhorar esses pontos, teremos um time muito mais competitivo

  17. Renato

    Precisamos urgente de um centroavante. Leandrão e Thalles só têm bola pra brigar por um lugar no banco. Também seria indicado um zagueiro que fizesse sombra aos titulares, que vêm cometendo erros por desatenção com alguma frequência.

    • Wanderson DS

      Tem essa também, a zaga vem cometendo mais falhas do q costume, e ainda sem o Martín Silva lá atrás que muitas vezes salvava a pele da dupla, o time passou a tomar muitos gols! Luan sempre foi irregular, tem dias de Mauro Galvão e as vezes de Odvan… Rodrigo parece que tá em outra sintonia, uma displicência irritante nos últimos jogos… daí vc olha pro banco e tem Jomar e AISLAN, talvez seja isso que tão deixando eles com salto alto demais!

  18. Amigos vascaínos,

    uma coisa é bem clara pra mim. Nossa sorte é que o nível desse campeonato é sofrível, pois nosso time é limitadíssimo. Não inspira nenhuma confiança. O time é previsível, bola aérea na nossa zaga é um “deus nos acuda”, não temos um centro avante decente, e vivemos de lampejo do Nenê. O dia que ele não tá inspirado, temos pouco a esperar do meio pra frente. Bem, mas como vamos ter que ir com esse time aí até o final, não vai ter mesmo jeito. Dá pra tentar acertar algumas coisas com o que tem aí. Martin voltando já melhora 80% da insegurança da zaga, e Pikachu é melhor que Madson, Jorginho! Mudando essas duas peças e sem invencionices já dá pra subir nesse marasmo de mediocridade que é esse torneio de série B.
    Agora, mirando ano que vem, temos que melhorar muitooooo!!! Do contrário vamos continuar sendo time gangorra. Sobe e desce! Triste realidade pra um Gigante.

    SV.

  19. Murillo Santiago

    Rapaz nota tbm à sra arbitragem. Penalti no William e na falta na marca da área que o cara se adianta uns 2 metros (ali não é pra rodrigo bater) …

  20. Wanderson DS

    Mais uma vitória na “sorte” e por falta de competência do adversário do que méritos totais do time (aliás como a maioria na ex-sequência de invencibilidade)… o time além de mostrar limitações e falhas individuais inaceitáveis pra tanta gente “experiente”, as vezes parece meio sem motivação… Continuo batendo na tecla que vai subir em 1º sem sustos, mas mais por causa dos concorrentes do que outra coisa, e se não contratar mais jogadores qualificados, PRINCIPALMENTE UM CAMISA 9 DECENTE PRA ONTEM, não vai longe na Copa do Brasil! (P.s.: Unica coisa a se louvar é o William, que apesar de não ser um primor técnico, sua vontade e garra os 90 minutos é cativante… Ah além é claro do Uruguai ser eliminado na fase de grupos, Jordi poderá até ser um Helton no futuro, mas ainda passa insegurança… Seja bem vindo de volta San Martín!)

  21. José Luis

    Precisamos continuar na campanha ” Um centro avante urgente !!!! “.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s