Hora de mostrar força

Imagem: freepik.com

Imagem: freepik.com

Diz o ditado que uma andorinha não faz verão. Mas para o ditado valer de alguma coisa, as outras andorinhas têm que comparecer e fazer a sua parte. Sem poder contar com um dos seus principais titulares na partida de hoje contra o Vila Nova, em Brasília, o Vasco precisa mostrar que sua força está no conjunto do time, independente dos desfalques que tenha.

Na última rodada ficou claro quanto o meia faz falta para a equipe. A atuação pra lá de irregular contra o Tupi mostrou que, sem o Andrezinho, o meio de campo perde muito da sua articulação e do equilíbrio defensivo. Quando as coisas apertam, é ele quem faz a ligação entre a defesa e o ataque e inicia muitas das nossas jogadas ofensivas. Os holofotes podem estar sempre voltados para o Nenê ou Martín – outro que não joga hoje, nem nas próximas seis partidas – mas os números não nos deixam mentir: Andrezinho é um dos grandes responsáveis pelo sucesso do time.

Mas sendo prático, quais as opções do Jorginho? O próprio técnico não parece estar muito certo, já que não definiu oficialmente o time e já citou mais de uma possibilidade. Podemos começar a partida com Evander, que substituiu Andrezinho no jogo contra o Tupi, mas aí perdemos na recomposição defensiva e na objetividade (o que pode ser diminuído se o garoto tentar aparecer menos e fazer o simples mais vezes); Bruno Gallo é outro, mas aí perdemos muito na qualidade de passe e na criatividade; Com Diguinho teríamos um time mais forte no combate, mas aí dependeríamos exclusivamente do Nenê para criar alguma coisa. Ou seja, atualmente ninguém pode cumprir a contento as funções do Andrezinho. Talvez quando Fellype Gabriel estiver em condições de jogo.

Mesmo sem um dos principais titulares, quem estará em campo tem que justificar o investimento feito pelo clube, muito maior que o de qualquer outro adversário na competição. Nos dois primeiros jogos, o Vila Nova ganhou jogando em casa e perdeu como visitante. Por isso, nem o fato de jogar fora de São Januário servirá como desculpa, já que a partida será em Brasília e certamente a nossa torcida comparecerá em número maior que a do Vila Nova.

Uma breve olhada no histórico recente do nosso adversário – um time que até ano passado estava na segunda divisão do campeonato goiano e na série c do Brasileiro – torna evidente o fato de que pende muito mais para o nosso lado a responsabilidade da vitória. O time pode se ressentir da ausência de um ou dois titulares, mas isso não é o bastante para tirar do Vasco o favoritismo nessa ou em qualquer outra das 38 rodadas do Brasileiro.

 

Vila Nova X Vasco

Vila Nova X Vasco

Edson; Jefferson Feijão, Anderson, Vinícius Simon e Marcelo Cordeiro; Maguinho, Robston, Jean Carlos, Roger e Leandrinho; Vandinho.
.

Jordi, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Evander (Bruno Gallo) e Nenê; Jorge Henrique e Thalles.

Técnico: Rogério Mancini.

Técnico: Jorginho.

Estádio: Mané Garrincha. Data: 24/05/2016. Horário: 21h30. Arbitragem: Marcelo Aparecido R de Souza. Auxiliares: Alberto Poletto Masseira e Vitor Carmona Metestaine.

O Canal Premiere transmite para todo Brasil no sistema pay-per-view.

***

Sobre a contusão do Andrezinho: o CAPRRES tem feito um excelente trabalho na recuperação e prevenção de contusões dos nossos atletas. Exatamente por isso é estranho ver um jogador se contundir com uma gravidade maior, com cinco minutos de bola rolando e sem ter levado uma bordoada de um adversário.

Até agora, o CAPRRES vinha sendo merecedor de todos os elogios que recebeu. Mas não conseguir prever que o Andrezinho poderia se contundir parece ser a sua primeira bola fora.

***

Sobre o Rafael Vaz: pelo que foi noticiado, todos os envolvidos são responsáveis pela sua saída do Vasco.

A diretoria mostrou ter má vontade com o empresário do jogador por não envolvê-lo na negociação e fazer proposta diretamente ao Vaz. Reinaldo Pitta, o empresário, também não parecia fazer muita questão que seu cliente renovasse com o clube (e o fato de ter sido dispensado pelo lateral Julio Cesar quando renovou com o Vasco certamente teve alguma influência nessa atitude). E o próprio Vaz, que se quisesse permanecer no Vasco, poderia ter aceitado a proposta vascaína e renovado.

Vale dizer que é direito do jogador achar que merecia uma proposta melhor, assim como procurar outro clube que lhe ofereça valores maiores (e até mais chances como titular, o que dificilmente aconteceria agora com Jorginho). Mas é preciso lembrar que nessa história quem mais perdeu foi o Vasco. Primeiro, porque há muito o Jorginho já tinha declarado que contava com o Vaz e queria ver seu contrato renovado; segundo, porque com o fim do contrato, perderemos 60% dos direitos do jogador que pertenciam ao clube.

Resumindo: o Vasco verá um jogador que poderia lhe render uma boa grana indo embora – muito possivelmente para o seu maior rival – sem ter qualquer lucro com isso e ainda terá que aumentar a lista de reforços, já que a saída do Vaz deixa apenas Jomar e Aislan (!!!) como opções para a zaga. Ou seja, um prejuízo duplo.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

18 Comentários

Arquivado em Adversários, Notícias, Pré-jogo, Transferências

18 Respostas para “Hora de mostrar força

  1. Beto

    Lamento a saída do Rafael Vaz, como lamentei a saída do Rafael Silva, antes do John Cley, antes do Marlone, jogadores jovens e com qualidades. Vaz poderia ainda ser muito útil e fazer o Vasco ganhar dinheiro. É um zagueiro goleador, com alguma técnica que poderia fazer Vasco lucrar numa venda, quem sabe….Quem sabe nao poderia ter sido tentada uma renovacao no início desse ano?
    Não acho que o Vasco esteja fazendo um time bom para disputar o Brasileiro de 2017, espero que na série A. Esse time sub-40 não me ilude nem um pouco, é fraco. O futebol apresentado é ruim na minha avaliação. O tempo dirá, espero estar errado e o Vasco ganhe essa série B sem sofrer nada e chegue forte em 2017, mas não vejo um time de qualidade sendo formado (com jogadores jovens), ao contrário, renovam com o veteranos até o final de 17 (agora o Diguinho) e saem os mais jovens que mostraram alguma qualidade.

  2. adamor ribeiro

    boa noite J.C. Porra um monte de gente chorando porquer o Vaz saiu.Zagueirinho fraco pra caralho.a única coisa boa é o chute.e tem torcedor achando que ele é um Mauro Galvão pqp.O cara passou um bom tempo treinando em separado so recebendo.Não apareceu nenhum time nem pra emprestar.Agora porque o cara fez uns gols,o Vasco tem de abaixar as calças pra ele e pro empresários,pagar o que eles queres hahaha.O Vasco ofereceu 30% de aumento para um terceiro reserva,coisas que nhenhum trabalhador teve de aumento.Agora vem querer dar uma de abelha.Vai pros mulambos,que estão contratando qualquer merda pra jogar pra galera.porquer a coisa por la está feia. abrço

  3. jota - ES

    Jotacê, não entendi uma colocação sua aí: “Mas não conseguir prever que o Andrezinho poderia se contundir parece ser a sua primeira bola fora”.
    Minha dúvida: ele estava “meio” lesionado ao entrar em campo?
    SV

    • JC Barbosa

      O CAPRRES tem aparelhos e faz testes que medem a concentração de certas substâncias nas fibras musculares que indicam a probabilidade de uma contusão. É através dessa tecnologia que o Jorginho sabe quem deve ser poupado, quem pode jogar e quem precisa mesmo de mais atividade física.

  4. Carlos Queiroz

    O que eu acho estranho quanto ao Rafael Vaz é essa birra com o empresário, a negociação é muito mal tocada, a rigor o Vaz poderia ter assinado um pré contrato desde o começo do ano, O Vasco não protegeu seu patrimônio. Acho que se não é um craque, foi útil ao grupo, tanto que fez gol de título e tudo, mas percebe-se que a diretoria tem algumas predileções, ou esquemas, tipo não fizeram força pra segurar o Edmilson, o Rafael Silva, e agora o Vaz.
    Tomara que o rapaz tenha sorte, passou muito tempo comendo e dormindo em São Januário, tem uma certa qualidade e estrela, mas não é um bom zagueiro e nem é tão jovem.

  5. Kaveirinha - CRVG/São Luis (MA)

    Rúlio dos sonos e Evander dos sonhos… kkkkkkkkkkk

  6. Raparigueiro

    Agora que o Vaz se foi, vamos de Ailan e Jomar e o deus nos acuda…

  7. Marcos

    Se o preguiçoso do Evander marcar e acertar os passes laterais já tá bom demais… O menino ruim!

  8. Eduardo Mello Felix da Silva

    Estou muito chateado com a saída do Vaz, e o maior motivo de eu estar triste é que não gosto do Jomar nem do Aislan, mesmo sabendo que o Vaz não é isso tudo, mas com certeza prefiro o Vaz aos outros dois (e juntos). Perdemos um bom reserva. Mas é aquilo, se ele quisesse ficar no Vasco, ele ficaria, independentemente de empresário. Agora temos um zagueiro a menos para compor o elenco e sem atacante. Vejo mais um ano com os mesmos erros dos anteriores. Cada ano é em uma posição que temos carência, e quando tentam resolver, já é tarde. Mesmo sabendo que o time é maduro, que está invicto e que a espinha dorsal se manteve, com certeza sairemos da Série B. Mas com certeza não iremos longe na Copa do Brasil. Meu palpite é que já cairemos para o Santinha.

  9. emerson

    Sobre seu texto perfeito…. Agora vc podia dar uma palhinha sobre essas contas que o EU-RICO ta dizendo que ta pagando (saio no net vasco se não estou enganado) … faz tempo que o pessoal ta pedindo tb acho interessante para o pessoal fica um pouco por dentro disso pois e dificil um post sobre isso (alias ele não mostro se quer um comprovante desses pagamentos).

  10. Thebar Augusto Guedes

    VAZ:

    MAIS UMA DO MERDA DO EURICO, É MUITO, É MUITO AMADOR MESMO ESSE EURICO.

    ESSE MERDA NÃO APRENDE E PREJUDICA O VASCO DIA-A-DIA, IMPRESSIONANTE,

    O VAZ, CONFORME MATÉRIA DA NET VASCO VINCULADA AQUI NO BLOG, PERDEU COM CERTEZA UMA BOA GRANA, O JORGINHO PERDEU UM BOM JOGADOR, O VASCO PERDEU O ÚNICO ATACANTE QUE SABE FAZER GOLS E CONSEQUENTEMENTE O ELENCO ESTÁ BEM MAIS FRACO COM A SAÍDA DE RIASCOS E DE VAZ.

    GANHAR COPA DO BRASIL SEM REFORÇAR ? IMPOSSÍVEL!!

    AINDA VAMOS TER QUE ATURAR VAZ NO RIVAL.

  11. Paulo Araujo

    Alguém ainda “estranha” o que ocorreu com o Rafael Vaz…?
    O presidente FANFARRÃO, MENTIROSO e INCOMPETENTE, SEMPRE agiu de acordo com seus “humores” e INTERESSES PESSOAIS…!!!
    SEMPRE…!!!
    Que o digam os TRÊS MILHÕES perdoados “a si próprio” e os OITO MILHÕES “acertados” para o Zé do Taxi (só pra este…?).
    Quanto ao Vasco…, bem, o Vasco SEMPRE esteve em “segundo plano”, quando em confronto com seus “humores” e INTERESSES PESSOAIS…!!!
    Só os casaquildos (também POR INTERESSES PESSOAIS) e os CEGOS “não sabem disso”.

  12. Murillo Santiago

    Forço minha boa vontade para tentar concordar contigo quanto ao Vaz, mas concordo quanto ao fato de perder de graça um jogador “recuperado”(lembremos das baladas) pelo clube. 3 anos de banco e não posso dizer que nunca, mas provavelmente nunca seria titular. Isso porque zagueiro tem que saber marcar e ter um minimo de senso de posicionamento defensivo. Bate bem na bola, mas sempre tenta uma firulinha no passe e erra quase todos. Ainda me lembro dele jogando no ano passado, terrível. Não serve pra ser zagueiro. Aislan é uma piada de mau gosto. Pra mim, o metido a craque já vai tarde. Não sentirei saudades.

  13. LUCAS

    Às vezes eu não consigo entender a cabeça de um jogador… O Vaz tem todo direito de ir a um clube que pague mais, porém, ele sai de um ambiente leve e tranquilo para trabalhar como o atual emprego, e vai pra um que parece uma zona de guerra de tanta bagunça e instabilidade. Se ele quer ir por dinheiro apenas, fez a escolha certa. Se quer um plano de carreira como jogador, fez a escolha errada. Vale a discussão…

    • JC Barbosa

      Não será apenas a grana. Terá também mais visibilidade, por estar na Série A e provavelmente titular.

      Agora, é aquilo: visibilidade só ajuda se o cara for bem. Estar na mulambada e fazer pixotadas pode queimar de vez a carreira de um jogador.

      • Carlos Couto

        Titular até dar aquelas pixotadas, ele não serve para zagueiro, ele deveria pensar no que aconteceu com o Wallace. SDV

      • jota - ES

        Embora eu torça para que ele se dê bem, meu instinto me diz que, na mulambada, vai se dar mal. Não era reserva no Vasco? Pode até ser titular nessa zaga ridícula dos mulambos, mas quem sabe, em terra de cego, quem…
        SV

      • jota - ES

        Não me deixa saudades.
        ________
        Pô, Jotacê, e como fica o bipolar aqui? Só posso dizer que tô nas nuvens.
        ________
        Será que o Andrezinho volta logo?
        ________
        SV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s