A mais justa final

vasbotaDepois de um turno inútil, uma Taça Guanabara vencida após mais de uma década e uma semifinal com um resultado previsível, o Vasco chega às finais do Estadual de 2016. A competição, sempre muito criticada – e por vários motivos justamente criticada – , reservou seu ponto alto para o encerramento: será decidida pelos times que mais mereceram e terá como palco para seu desfecho um local com o tamanho justo para sua importância.

Relembrando o que Vasco e Botafogo fizeram ao longo do campeonato, fica evidente o quão justa é uma final entre as duas equipes. Donos das melhores campanhas, chegaram à decisão após vencerem mulambos e tricoletes, que não deram a menor importância ao Estadual e talvez nem merecessem ir para a semifinal. Seria mais justo, por exemplo, que o Voltaço pudesse decidir uma vaga na decisão, pelo empenho que teve na competição. Se tricoletes e rubro-negros ficarão em casa secando os finalistas pela televisão, eles fizeram por merecer – ou melhor, deixaram de fazer – o local que reservaram para suas torcidas nesse domingo.

E exatamente por terem tido campanhas parecidas é que a tônica dessa final deverá ser a do equilíbrio. Foi o que vimos nas duas vezes que Vasco e Botafogo se enfrentaram nesse Carioca (com um empate e uma vitória vascaína), e é o que devemos ver hoje. Nenhuma das equipes deve se expor muito hoje para não correr o risco de tornar inútil a segunda partida, domingo que vem. Mesmo que os dois times já se conheçam bastante, provavelmente veremos muita cautela, briga pelo meio de campo e adversários se respeitando em campo.

Do lado do Vasco, não há surpresas. Os titulares do Jorginho estarão todos em campo e todo vascaíno sabe quem jogará e também COMO o time jogará. O problema é que certamente Ricardo Gomes também sabe como jogaremos e caberá ao nosso treinador fazer mudanças que possa surpreender o Botafogo sem que alterem o que há de positivo na equipe.

Faltam dois passos para conquistarmos o bicampeonato e se futebol se tratasse unicamente de merecimento, já poderíamos estar comemorando. Como não é, o Vasco precisa dar esse penúltimo passo para o título com cuidado, mas sem esquecer que uma vitória começa com uma atitude vencedora. É jogar com garra, atenção e respeito, não apenas ao Botafogo, mas principalmente à nossa camisa e tradição.

Botafogo X Vasco

Botafogo X Vasco

Jéfferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Gegê e Leandrinho; Juan Salgueiro e Ribamar.

Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos.

Técnico: Ricardo Gomes.

Técnico: Jorginho.

Estádio: Arena Maracanã. Data: 01/05/2016. Horário: 16h. Arbitragem: Wagner Nascimento Magalhães. Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Silbert Faria Sisquim.

As redes Bandeirantes (RJ e parte da rede) e Globo (RJ, ES, TO, SE, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF) transmitem a partida. O canal Premiere transmite ao vivo no sistema pay-per-view e para seus assinantes em todo país.

***

A decisão já começa com um clima melhor para o Vasco depois que, aparentemente, a ida do Jorginho para o Cruzeiro subiu no telhado. Mas não há como negar que essa história toda foi muito mal conduzida por ambas as partes.

O Jorginho pode permanecer, mas pela sua reação ao ser questionado é óbvio que a proposta cruzeirense o balançou. Até aí, tudo certo, já que a grana prometida era enorme. Mas os motivos pelos quais ele tomou a decisão de permanecer existiam desde o começo e a dúvida entre aceitá-la ou não foi sim um pouco de ingratidão. Por respeito ao clube, aos jogadores que comanda, à torcida que o apoia e mesmo ao trabalho que o próprio treinador desenvolveu no Vasco, o correto seria nem ouvir a proposta da Raposa, no máximo solicitar que os dirigentes mineiros conversassem com a diretoria vascaína.

Já o Cruzeiro agiu de forma completamente antiética. Oferecer um caminhão de dinheiro ao Jorginho foi uma clara tentativa de explorar a crise financeira do Vasco em benefício próprio. Esse ato só reforça a imagem do clube como uma filial tricolete em BH: desde o episódio Dedé, a equipe celeste tem se esmerado em tentar levar a maior quantidade de valores que aparecem em São Januário. Se havia algum bom relacionamento entre nós e o clube mineiro, essa história deve ter dado um fim a isso. O que também deve significar que dificilmente Riascos permanecerá no Vasco após o término do seu contrato.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

9 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo

9 Respostas para “A mais justa final

  1. Pingback: Tricampeão! | Vasco Expresso

  2. Bryan Covelli

    Nao jogamos bem mas ganhamos da cachorrada.No começo do jogo,com aquela correria dos cachorros,pensei comigo:estao jogando assim pra cansar os nossos velhinhos,mas a experiencia prevaleceu.
    Ainda sobre o ultimo capitulo da novela Jorginho.Poucos,mas bem poucos,dos terrestres,tem alguma consideraçao para com seu semelhante que um dia lhe estendeu a mao.No futebol entao nem se fala.
    Lembro que o churrasqueiro Renato Gaucho estava no ostracismo e o homem do charuto o trouxe pro Vasco.Fez um bom trabalho e saiu por um salario maior.Chorou no dia da despedida.Foi treinar os florzinhas e la falou mal do Vasco,depois aliciou nossos melhores jogadores.Este foi o pagamento dele.Por onde anda ele,alguem sabe?
    Leandro Amaral foi outro que cuspiu no prato que comeu.Ja tinha ate parado de jogar futebol e o Vasco lhe abriu as portas,foi artilheiro e voltou ao cenario futebolistico e como pagamento nos deixou pra ir jogar nos florzinhas,mas como a sua ida foi ilegal,uma peleia juridica foi iniciada pelo Eurico,L.A acabou voltando pro Vasco,todo cabisbaixo,por decisao da justiça do trabalho.
    O Vasco foi rebaixado,e apesar do pedido do Dinamite pra ele ficar,ele voltou pros florzinhas,e depois de uma lesao acabou sendo dispensado.

    Quero crer que o Jorginho ficou porque faz parte dessa minoria que sabe agradecer e reconheçe quem lhe ajudou.

  3. Juvenal

    Chutes dentro de campo – VALEM
    chutes fora de campo – NÃO
    Os boateiros de plantão fazem a festa porque vivem disso.
    Mas dessa vez o Sucesso no Vasco falou mais alto do que a Grana Mineira. Alem disso, imagino, que depois de ja trabalhar tanto pelo mundo e no Brasil, resolve fica em sua terra natal. Faz sentido.Alem do que está fazendo um ótimo trabalho no Vasco.
    Mas o final dessa estranha novela Rio-BH vai ser a volta do Riascos para BH.

  4. JC – Parece que as considerações que teci (o verbo é em homenagem ao nosso colega do ES) em comentário anterior, seu, não ficaram muito longe do que a realidade nos mostrou – que a satisfação vale mais que um tostão, e o orgulho do realizado cala mais alto do que a incerteza do a conquistar com o vil metal.
    Não sei o que o “dotô” falou para o Jorginho, mas acredito lhe tenha sido mostrado que o caminho a palmilhar no Vasco, a longo prazo lhe trará maiores benefícios profissionais e experiência valiosa do que a oferta cruzeirense, feita sem ética. E se assim foi, bato palmas para o “dotô”, apesar de eu não ser euriquísta, mas que deve ter levado o treinador do Vasco a refletir com maior profundidade. Será que ele iria encontrar no Cruzeiro o mesmo ambiente favorável e amigo (dos jogadores, da Presidência, da torcida amiga) que conquistou no Vasco? Dinheiro não compra calor humano, sentimento honesto de gratidão. E não é fácil esquecer o ardor e o delírio recente da torcida manauense para com os jogadores e a comissão técnica. E vamos em busca de novas glórias, que certamente virão.

  5. Gilberto SOARES SC

    É isso ai JC, temos que jogar com muita seriedade, o foguinho nos enfrentou de igual para igual nas duas partidas, mas nosso time é melhor, temos que manter a mesma pegada. Vamos ser campeões e melhor sera se for invícto. Sobre o Jorginho, não da pra trocar um gigante pelo cruzeiro, apesar dos nosso últimos anos. O Vasco é um time de torcida em todo país, ja o cruzeiro, somente em Minas. Como comentei ontem, o Jorginho precisa mais do Vasco, que o Vasco dele.

  6. emerson

    Sobre seu texto muito bom sobre Jorginho a torcida vai fica com um pé atras sempre com ele agora pelo menos dos males o menor…..
    Obs: Viu o balanço do vasco JC acredita nesses números? gostaria de uma analise sua sobre a questão pois faz tempo que não tem uma matéria (falando que acha do balanço, da nossa divida, saídas dessa divida enfim essas coisas).

  7. PC

    JC, permita-me discordar de que a dupla fla-flu não deu valor ao campeonato. Na minha opinião este foi um mantra utilizado por ambos para justificar possível fracasso na competição, pelo fato de acumularem alem do estadual o outro torneio. Não estão nas finais porque Vasco e Botafogo foram superiores
    Agora é torcer logo mais.

    • JC Barbosa

      Tenham feito isso na prática ou não, só o fato de disputarem outra competição no mesmo período já foi uma mostra de desinteresse pelo Estadual. E lembrando que os dois já disputavam também a Copa do Brasil.

  8. Eduardo Mello Felix da Silva

    Acho que a diretoria teria que estar se movimentando há tempos na busca por um substituto para o Riascos, já que a probabilidade dele ficar desde o início nunca foi alta. O único nome cogitado até o momento foi o de Grafite. Ou a diretoria está mantendo suas negociações extremamente sigilosas ou não está negociando…
    O elenco atual está de bom tamanho para a disputa da série B, na minha opinião. É só escalar aos poucos os jogadores mais jovens tidos como promessas.
    Quanto à primeira final de hoje, acho que dá Vasco. Como você mesmo escreveu em um post anterior, a equipe está madura. Não vejo essa maturidade no Botafogo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s