Obrigado e boa sorte

JorginhoEncaremos os fatos: Jorginho já está fora do Vasco.

O zum-zum-zum na imprensa dizia que ele já teria feito o acordo verbal com o Cruzeiro, mas que ainda não tinha conversado com o Dotô a respeito. Depois de ter conversado, Jorginho seguiu não negando nada e o Eurico veio com o papinho de que “é preciso respeitar a decisão do profissional”.

Na coletiva após o treino de ontem, Jorginho foi tão incisivo ao falar que seu foco são os dois jogos contra o Botafogo que é impossível não ver o sentido por trás das suas palavras. O foco, ou sendo mais claro, seu compromisso com o clube, irá apenas até depois das finais.

Não há muito mais o que falar sobre o assunto, ainda mais depois das ótimas colunas do Garone e do Bruno Guedes a respeito. Mas sem querer apelar para emoção como fez o primeiro, nem utilizar argumentos racionais para deixar claro que esse não seria o melhor momento para o técnico sair do clube como fez o segundo, acho válido apresentar um outro ponto de vista.

E, na minha modesta opinião, se o Jorginho quer sair, que saia.

Não se trata de fazer pouco do profissional, que até fez um bom trabalho. Mas achá-lo indispensável é exagero. Até o momento, seus maiores méritos foram ter QUASE conseguido evitar um rebaixamento (e por mais que alguns não se lembrem, parte desse QUASE também foi responsabilidade do treinador) e chegar às finais do Estadual. Ou seja, o mesmo que fez Adilson Batista entre 2013 e 2014, e sejamos francos, com um elenco pior em mãos.

Não que para o Vasco a saída seja boa. Discordando um pouco da coluna do Guedes, pode até ser que Jorginho tenha mais a perder, mas também teremos problemas sérios. Por exemplo, se havia algum planejamento para o Brasileiro, que começa em duas semanas, podemos jogar tudo fora. Será preciso encontrar um treinador bom e que tenha a humildade de manter o que há de positivo no time. E mesmo que encontremos, qualquer mudança no comando da equipe irá fatalmente trazer reflexos negativos justo no começo da competição.

Claro também que é muito fácil para mim sair cornetando o Jorginho, ignorando completamente a montanha de dinheiro que o Cruzeiro jogou no seu colo. Igualmente não há como negar que se conseguir emplacar um bom trabalho no time mineiro fará um bem danado para sua carreira. Mas se Jorginho não enxerga que o oposto também pode ocorrer e que uma demissão precoce na Raposa pode fazer com que ele retroceda profissionalmente para um patamar abaixo do que estava antes do Vasco, o que se há de fazer? Ficar com um treinador insatisfeito no comando também não é a maior das maravilhas.

Se fosse eu a decidir, não teria dúvidas em manter o Jorginho como treinador do Vasco. Mas mesmo com todos os percalços que sua aparentemente certa saída trará ao clube, não será o fim do mundo. Há uma falta de técnicos bons e que não peçam exorbitâncias para trabalhar? Há. Mas esse fato não torna o Jorginho nem melhor, nem pior técnico do que é. E há o que, para mim como vascaíno, é imperdoável: cogitar abandonar a equipe às vésperas do Brasileiro, sabendo que isso vai prejudicar o clube que inegavelmente deu uma levantada na sua carreira. Grana é importante e comandar um time da elite é uma grande vitrine, mas uma saída dessa forma só pode ser adjetivada como ingratidão.

É por isso que reafirmo minha opinião. Se o Jorginho acha que o melhor é aceitar a proposta cruzeirense, só nos resta agradecer os serviços prestados ao Vasco e desejar-lhe boa sorte.

***

Claro que, apesar de todas as evidências tanto vindas do Jorginho como do Eurico, não podemos descartar a avidez da imprensa em colocar profissionais de um clube em outro ao menor sinal de uma proposta feita. Ano passado, levando-se em consideração o que um monte de jornalistas disseram, Doriva não chegaria a ser demitido do Vasco porque teria ido de mala e cuia para o Grêmio. À época, Doriva também tinha sido reticente ao ser questionado sobre a transferência, também evitou negar que não estivesse indo para Porto Alegre e, no final das contas acabou ficando em São Januário.

Mas vale lembrar também que depois da conversa com o Eurico, o Dotô não falou momento algum em “respeitar a decisão do profissional” como fez agora.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

36 Comentários

Arquivado em Notícias, Transferências

36 Respostas para “Obrigado e boa sorte

  1. Juvenal

    Tudo indica que Jorginho vai ficar. Ótimo para o Vasco.Parece que o Lédio foi o unico que deu um chute certeiro.
    A imprensa de qualquer área – nacional e mundial – vive de chutes e boatos. Suas noticias sempre estão baseadas em “teria”, “seria”,”faria” e isso é chute puro.
    No caso do Vasco estão mantendo a tradição de lançar tais chutes antes de uma decisão em campo envolvendo o Vasco. Certamente devem ser menguistas invejosos que hoje gostariam de estar no Maraca.

  2. Leon da Cruz

    A imprensa está agora dizendo que o Jorginho fica. Vamos aguardar…

    Seja como for, o mais lamentável dessa história é ver o ponto ao qual o Vasco chegou. Às vésperas de uma final, um outro clube aborda nosso treinador, à revelia da diretoria, oferecendo-lhe uma montanha de dinheiro. Isso mostra quão fraco politicamente o Vasco está no cenário futebolístico nacional. Não há qualquer respeito por nosso amado clube. Em um ambiente em que todos falam a linguagem do dinheiro e a ganância é virtude primordial, o discursinho do dotô de que “no Vasco é diferente” é muito pouco atraente e eficaz para conter as investidas de outros clubes mais ricos do que nós. Tivesse o Vasco patrocínios à altura de sua história e disputando títulos na primeira divisão, nada disso estaria acontecendo.

  3. andre

    A notícia agora é que o Jorginho não sai. É aquilo: quem fala demais dá bom dia a cavalo!!! A imprensa, como sempre, publica qualquer coisa sem ter a certeza do fato.

    • JC Barbosa

      Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O Jorginho pode sim ter fechado um acordo verbal com o Cruzeiro, pode ter marcado uma data de apresentação e etc. Se a imprensa recebe essa informação, divulga (até pq as declarações tanto do Jorginho como do Eurico davam a entender que o final da história seria esse mesmo). Agora, como acordo verbal não tem qualquer validade, a situação pode mudar. Exatamente como a postura do Dotô com relação a isso mudou de um dia para o outro.

  4. ODILON C SILVA = RJ

    Grande coisa se o JORGINHO realmente aceitar oferta do CUzeiro, o importante que ele seja campeão, o importante que ele faça o VASCÃO campeão acrioca de 2016, o resto pouco importa…………….Sendo campeão seu trabalho será coroado, ele entra para história do clube, as portas devem ficar aberta pra ele……………………..O VASCO que precisa de bons dirigentes, o VASCO que precisa de recursos, o VASCO que precisa pensar grande, o VASCO que precisa deixar de ser vitrine, o VASCO que precisa deixar de viver de alugar passes, sempre que houver leilão por profissionais do futebol raramente o VASCO vai elvar vantagens………….Foi assim com o bom RAFAEL SILVA, GILBERTO, etc………..Podem ter certeza, quando acabar o CARIOCÃO avmos perder algums profissionais, vai ter proposta boia para eles………………….Basta o JORGINHO ser campeão, SADDAM MIRANDA tem um limite fraco de investimento………….

  5. Gilberto SOARES SC

    O Jorginho precisava mais do Vasco que o contrário, mesmo na situação que estávamos. Eu gostei muito do Doriva na sua passagem pelo vasco, conseguiu ser campeão carioca, com um time formado as pressas, e se tivesse tido os reforços que Jorginho teve, talvez tivesse salvado o vasco.

  6. Juvenal

    Novela Jorginho – confiar em quem ?
    Eu confio mais na versão do Ledio do que na do Garrone e do Guedes.
    Aguardem!

  7. Cassio

    Incrível como tentam tirar o foco do bom momento do Vasco com notícias ruins sobre o clube… não vejo isso acontecer em nenhum outro clube, o Ricardo Gomes acabou de ser sondado, disse não, e a palhaçada acabou, mas se fosse no Vasco.

  8. Marcelo Carneiro

    Alguém sabe o que aconteceu com Dede e Marlone, até então promessas no Vasco despareceram no Cruzeiro.
    Cruzeiro pode até ser grande, mas o Vasco é gigante!!!

  9. Juvenal

    boa tarde JC
    o titulo de seu artigo diz tudo.
    Como sempre, a grana fala mais alto e ponto.
    Não há o que fazer em relação a Jorginho. Um ótimo técnico!
    A questão agora é quem pegar para seu lugar porque o mercado está bem fraco e não me ocorre nenhum nome no momento.

  10. Jordan Costa

    esse é mais um q será vítima da maldição da colina. brincou com o doutor eurico, já sabe o q acontece.

    • JC Barbosa

      O que acontece?

      Se for a Globo, sempre nos diminuem nas suas coberturas e ganharam uma extensão de contrato antes de todo mundo.
      Se forem os times de Sta. Catarina, ficaram na Série A mesmo com o presidente da federação deles ter nos prejudicado no Brasileiro do ano passado.
      Se for o TJD, vivem nos prejudicando em julgamentos e nada acontece…

  11. Lucas Ottoni

    Pra mim, o lance é o seguinte: se ele já está acertado com o Cruzeiro, que vá logo. Já deveria ter ido para BH. O “dotô” Eurico já deveria tê-lo liberado para seguir sua vida. Pois a partir do momento em que ele está apalavrado com outro clube, pra mim deixa de ser treinador do Vasco. Libera ele agora e joga as finais com algum interino comandando o time. Afinal, o objetivo principal é o projeto para ganhar a Série B, e não contaremos mais com o Jorginho pra isso. Deixa o cara ir logo pra Minas ganhar o dinheiro dele e pronto. É o que eu penso.

    OBS: é muito triste um clube como o Vasco hoje (e nos últimos 15 anos!) não ter condições financeiras para manter seus profissionais e virar vitrine pra Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio, etc… Nos apequenamos mesmo, não há como negar. Essa é a realidade. Obrigado ao “dotô” e ao sorriso. Vocês destruíram o clube.

  12. É…acho que já foi também. Mas não pode esquecer que ainda temos uma final pra jogar…Quanto aos colegas falando em trazer o técnico do Audax eu acho um pouco precipitado, visto que o time já tem um certo padrão de jogo que é bem diferente do que o Fernando Diniz tenta, e sinceramente não acho que seja o momento pra mudar radicalmente o modo de jogar, apesar que qualquer treinador que venha (e eu n consigo pensar em nenhum nome) vai mudar um pouco…

    Agora meio OFF-TOPIC, alguém sabe algum local onde ainda vende essa camisa? https://camisadefutebol.files.wordpress.com/2013/07/vascoiii.jpg?w=640
    Ela é de 2013, queria uma mas não achei nem no Mercado Livre…

  13. Delmondes

    Boa sorte ! Vá com Deus!

  14. Claudinei

    JC, concordo contigo. Se o Jorginho quer zarpar? Que vá. Esse negócio de ficar na moita e não fazer o serviço é irritante. O que importa é sempre o Vasco.

  15. Ulisses Pinheiro

    Entendo sua análise JC, mas o Jorginho não está no Vasco por que ele é Vascaíno e sim profissionalmente. Neste sentido respeito completamente sua decisão em ir pra aquele maldito time azul! Contudo, profissionalmente falando a situação dele é completamente diferente do Doriva. Já deixei claro em inúmeros comentários anteriores que odeio nosso presidente, contudo ele é um dos poucos dirigentes que deixa o treinador trabalhar mesmo quando os resultados são negativos. Se analisarmos este ano de 2016, o Vasco terá como desafio a série B e a Copa do Brasil. Dúvido que ele com o time na mão não consiga o acesso e na Copa do Brasil se formos eliminados por outro grande, não seria motivo para demissão. Já o Doriva, teve que encarar a série A, com um time muito pior que este. Não dá pra comparar. Por isso que acho que dava para ele negociar um aumento no Vasco e aproveitar o momento, o sucesso aqui seria mais certo e a chance de valorização maior do que no Cruzeiro, que está uma barca a muito tempo e que ele não terá tempo de montar um time para o Brasileiro.
    Por falar em Eurico, pqp, como não fez um contrato descente para amedrontar a investida de outros times ou que pelo menos tivéssemos uma boa compensação financeira! Ai sim faltou profissionalismo.
    Mas como não adianta chorar o leite derramado, acho que o Vasco tem que tentar buscar o Fernando Diniz, técnico do Audax de SP. Apesar de ter demorado 3 anos para conseguir este padrão de jogo, a série B, com um elenco mais qualificado seria um bom começo é de quebra poderíamos trazer alguns reforços pontuais do Audax. Enfim, sem desespero, não temos grandes aspirações este ano e Jorginho não é o último biscoito do pacote!

  16. Rafael

    Infelizmente, mesmo que eu ainda sustente um pingo de esperança de estar completamente enganado, desde a primeira vez que o Jorginho declarou que não negaria nem confirmaria nada, pra mim, ele já estava fora do Vasco. Mas é preciso dizer que essa oportunidade apareceu é mérito dele. O cara realmente não conquistou nada ainda, mas realmente deu um padrão de jogo que muitos times – hoje tidos como melhores – não têm.

    Outro ponto importante é a questão da estrutura. Não há como negar que o Cruzeiro hoje pode oferecer uma estrutura de treinamento muito melhor que a do Vasco e creio que isso deve ter pesado muito na sua decisão.

    Se concretizando a transação, contra ele só pesará o fato de que nossos treinadores vivem chorando pela falta de continuidade em seus trabalhos quando são demitidos após 3 ou 4 derrotas, e o que fica evidente é que esse discurso é claramente unilateral.

    Uma pena. O Jorginho e o Zinho tinham nas mãos a oportunidade de provar isso. Os dois pediram a manutenção da base, o Vasco manteve e agora é isso… Puff! Sai e fica por isso mesmo.

    Triste.

  17. Eduardo Mello Felix da Silva

    Acho que a melhor opção seria deixar o Zinho, que já conhece a equipe como treinador. Assim como aconteceu com o Cristóvão Borges quando o Ricardo Gomes saiu.
    Mas não sei se isso seria possível.

    • JC Barbosa

      Zinho é um dos mais empolgados com a proposta mineira e foi o primeiro tentar convencer o Jorginho a aceitá-la.

      • Eduardo Mello Felix da Silva

        Não sabia disso…
        O que não pode acontecer é o Cruzeiro tentar tirar mais jogadores nossos como tem feito. E o que me deixa mais chateado é que o próprio Jorginho, que em um passado bem recente pediu para o Nenê ficar, irá embora em circunstância similar. Temo que o time se desestruture nesse momento, pois a maioria das pessoas é avessa à mudanças, já que com a chegada de um novo técnico o futuro de cada atleta se torna incerto.
        Agora vamos falar das duas possibilidades da próxima semana. Se o Vasco for campeão, ele sai. E se o Vasco não for campeão, será que ele terá coragem de ir embora? Caso o Vasco não leve a taça, o Jorginho será muito cobrado!

  18. Carlos Couto

    No outro comentário esqueci de mencionar um fato.Todo treinador tem aquele blablabla de que o clube não dá tempo pra o treinador, mas quando ele tem esse tempo e suporte como está tendo agora, na primeira oportunidade, basta balançar umas notinhas que sai correndo largando o clube que lhe deu aquilo que tanto reclama.

    Depois ficam por aí chorando dizendo que não tem tempo para ajeitar a equipe, que os dirigentes são amadores etc.

    Amadores são esses técnicos escrotos e obsoletos.

    Onde estão o Doriva, Celso Roth e por aí vai?

    SDV

    • JC Barbosa

      Doriva está no Bahia. Roth só deve ter mercado com o Dotô. E no outro comentário vc tinha dito que o Jorginho nunca teve chance em clubes grandes, mas ele já treino a mulambada.

  19. Harley Henrique

    Estou iniciando na carreira do futebol … acho que o Doriva nesse ponto respeitou mais o Vasco … só acho válido ele lembra que antes de assumir o nosso Vasco ele nem era lembrado … Parabéns pelo trabalho e pelos 6 meses que fiquei sem perder … Deus te abençoe Jorjinho e Zinho …

  20. Carlos Couto

    Desculpe JC, boa sorte é o cacete, tomara que se fo… Estava encostado, nunca deram chance como ele teve agora par treinar um grande clube. Na véspera de uma decisão, 23 partidas invicto, com grandes chances de ser campeão da série B, voltar a elite e continuar no Vasco na série A com um salário melhor, o cara se manda!

    Além disso acabou de ver o que aconteceu com o David que por alguns resultados ruins já foi demitido. É para lá que ele vai? Que perca as primeiras como aconteceu no Vasco que vai levar um chute na bunda rapidinho.

    O Eurico tem todos os defeitos, uma de suas poucas qualidades é tentar manter o técnico no cargo dando tempo para que mostre o seu trabalho.
    Tomara que se ferre mesmo, e vai se ferrar pois quem só pensa na grana não ganha nada nessa vida, e olha que ele é o tal cristão…

    Se eu fosse o Eurico chutava esse corno agora às vésperas da decisão, pelo Vasco eu não daria chance alguma desse bundão ser campeão, vai ser campeão lá no Cruzeiro, clube de safados que às vésperas de uma decisão fica aliciando o treinador.

    Eu ficaria mais feliz vendo essa besta sair do Vasco do que ser campeão com ele, sinceramente, eu não daria esse gostinho para esse palhaço.

    Caso ele não saia, ou seja, seja homem de caráter, retiro tudo que eu disse.

    SDV.

  21. Olá JC.
    Faz um bom tempo que não venho por aqui, a política deste país anda me tirando dos rumos…

    Eu vou falar duas coisas sobre esse novela do Jorginho:
    1) É muito contraditório o discurso de grande parte da mídia e dos treinadores quando são demitidos e os “clubes não permitem a continuidade do trabalho”. Não é a continuidade do trabalho que está inteiramente nas mãos do Jorginho? E agora, dirão o que quando um treinador recusa-se a tal? – JC, acho esse um “bom” tema para você escrever um bom artigo, como sempre faz.

    2) Não é rogando praga, mas sabemos o destino dos que fazem esse papel com o Vasco. Onde estão os campeões da CB-2011? Quando as estradas são pavimentadas no Vasco os caminhos são outros… Então, deixemos ele ir para o Cruzeiro…

    p.s.: o problema que com isso perde o meu respeito e creio que de grande parte da torcida. E o pior, é que arrasta toda a categoria. Cada vez mais fica difícil ter empatia por técnicos de futebol.

    • Augusto

      Sei de alguns dos campeões de 2011. Prass é ídolo no palmeiras, alecsandro tah mamando la, Dedé ganha rios de dinheiro no cruzeiro, Fagner “vive um sonho” no Corinthians, Felipe aposentou, Diego Souza oscila do msm jeito, só q o migué não cola mais em time grande, Rômulo não sei, mas deve estar tranquilo na Europa. Então dá espinha dorsal daquele time, só Chico Bento, que qnd foi comprado esqueceu como jogar bola.

  22. BJ

    O que me deixa p* é que isso acontece justamente numa semana de decisão. Sempre em semana de disputa de titulo. Se era pra ir embora fosse antes!
    Sempre levantaram polemicas pré decisões em 2001, 2004,2006,2014 etc. E o que acontece? todo mundo já sabe… O time entra sem foco o adversario entra motivado. O treinador já está com a cabeça lá no outro clube, e a derrtota vem. Espero estar redondamente enganado. Mas diante dos fatos que estão acontecendo as chances de titulo do foguinho aumentaram.

  23. O que dizer nesta hora! Se Jorginho sair, que venha alguém que possa manter essa união no grupo e que tenha a mesma visão atualizada do futebol. Alguém que possa utilizar a marcação alta e a saída rápida para o ataque para surpreender os adversários. Mas na minha opinião, o bom mesmo seria que ele continuasse, até porque temos pouco tempo para para o inicio do Brasileiro e não é tão fácil encontrar outro técnico com o mesmo perfil do Jorginho.

  24. Klauss C. S.

    Se ele for, que venha o treinador do Audax.

    • Tiago Almeida

      Pensei no tecnico do Audax tambem, mas o diferencial dele é como ele posta a equipe em campo. Será que ele vai ter a mesma liberdade na Colina ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s