As prioridades de cada um

prioridadeOlhando apenas para as duas competições, não dá nem pra discutir (principalmente em um ano no qual o Vasco está fora da elite): a Copa do Brasil é muito mais importante que um Estadual. Além de garantir uma vaga na Libertadores do ano que vem, vencer a Copa é a única chance que teremos de comemorar um título nacional esse ano.

Mas especificamente nesse jogo de logo mais contra o Remo, há vários outros fatores que devem ser levados em consideração. E fazendo isso, não podemos negar que a prioridade deve ser outra. Alguns torcedores certamente não concordarão, mas Jorginho – que de bobo não tem nada, tanto que já há clubes de olho gordo pra cima do nosso técnico – sabe disso e escalará um time misto contra a equipe paraense.

Se não tivéssemos uma final para disputar já no próximo domingo, tudo bem. Mas estando às portas de um bicampeonato que não conquistamos há mais de 20 anos, depois de uma partida intensa como foi a vitória sobre a mulambada e de duas idas e voltas de Manaus em 15 dias, o mais prudente é mesmo dar um descanso para alguns dos vovôs-garotos do time.

Até porque, sem querer diminuir as dificuldades da partida de hoje, jogar pelo empate, dentro de casa e contra o Remo não é o que podemos chamar de missão das mais complicadas. Ainda que a equipe remista tenha nos dado algum trabalho no jogo de ida, ela não atravessa uma grande fase, tendo sido eliminada de todas as competições que disputou nesse primeiro semestre. Diante do que – em teoria, sempre é bom lembrar – o Remo pode nos oferecer de riscos, Jorginho foi até comedido nas alterações que fará no time. Um ou outro titular que devem jogar hoje também poderiam ser poupados sem maiores problemas.

E será interessante ver alguns dos reservas que entrarão em campo. Nas laterais, Yago Pikachu terá mais uma oportunidade na sua posição de origem, justo contra o maior rival do time que o projetou e Henrique poderá confirmar a evolução que mostrou nas últimas vezes que jogou; O garoto Evander, a promessa da base que gera maior expectativa no momento, deve ter sua primeira chance como titular; E Eder Luis poderá provar que, se conseguir executar as mesmas funções do Jorge Henrique, pode ser uma opção mais veloz para a posição.

É uma formação que não muda a forma de jogar, mantendo a estrutura do time titular. Certamente sofrerá com a falta de entrosamento, mas, por outro lado, será uma equipe mais jovem. Jogando com aplicação e sem a preguiça que vimos eventualmente no Estadual, tem tudo para conseguir a classificação. Tudo é uma questão de postura: se o Vasco pode priorizar as finais do Estadual, para os reservas que entrarão em campo, a prioridade deve ser fazer uma boa partida e mostrar ao treinador que eles estão prontos para disputar uma vaga no time titular.

Vasco X Remo

Vasco X Remo

Martín Silva; Yago Pikachu, Luan, Rodrigo e Henrique; Marcelo Mattos, Diguinho, Evander e Nenê; Eder Luis e Riascos.

Fernando Henrique; Levy, Henrique, Max e Fabiano; Lucas Garcia, Chicão, Alisson e Marco Goiano; Eduardo Ramos e Ciro.

Técnico: Jorginho.

Técnico: Marcelo Veiga

Estádio: São Januário. Data: 27/04/2016. Horário: 21h45. Arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza. Auxiliares: Leandro Matos Feitosa e Fabricio Porfirio de Moura.

A rede Globo (RJ, ES, Juiz de Fora-MG, SE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR e DF) transmite a partida ao vivo. A ESPN Brasil e o Sportv 2 transmitem para seus assinantes em todo país .

***

O Cruzeiro não apenas estaria interessado em contratar o Jorginho, como já teria feito uma proposta e pedido uma resposta antes mesmo das finais contra o Canil. O próprio Jorginho já teria reafirmado sua intenção de permanecer no Vasco e, na minha humilde opinião, não acredito mesmo que o técnico fosse trocar de clube nesse momento.

Mas a verdade é uma só: tenha sido mesmo feita a proposta cruzeirense ou seja apenas especulação da imprensa, esse tipo de coisa virar notícia só mostra o enfraquecimento do clube como instituição. Será que o Cruzeiro faria hoje uma proposta pelo Tite? Ou pelo Cuca? Ou pelo Dorival? E a imprensa repercutiria uma informação dessas se a proposta não tivesse uma confirmação oficial do clube mineiro por esses treinadores? Se o Vasco vivesse o bom momento que vive hoje, mas não estivesse cheio de dívidas e prestes a inciar sua terceira disputa de Série B em oito anos, o Cruzeiro teria a pretensão de nos tirar o técnico dessa maneira? Dificilmente.

Se hoje clubes que têm –  sendo gentil – uma tradição equivalente à nossa enxergam o Vasco como um clube cujos contratados balançam diante de qualquer proposta, só podemos “agradecer” aos dirigentes que comandaram o Gigante nos últimos 16 anos.

***

Eis então que ficamos sabendo também da seguinte notícia:

Deve ter sido um pedido pessoal do César Martins…

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

8 Comentários

Arquivado em Adversários, Notícias, Pré-jogo, Transferências

8 Respostas para “As prioridades de cada um

  1. Pingback: Mudança de prioridade | Blog da Fuzarca

  2. Jonathas Barbosa

    Bom, esse filme nós já estamos cansados de ver, não é mesmo? Posso citar 02 exemplos mais ou menos recentes:

    1 – Celso Roth assumiu o Vasco em má fase e logo em seguida, em questão de semanas, o Internacional o contratou para jogar a reta final da Libertadores;
    2 – Marcelo Oliveira também assumiu o Vasco em má fase, não vingou e em pouco também deixou o clube pra ir para o Cruzeiro, suposto clube que hoje estaria interessado no Jorginho.

    Então meus amigos, acho improvável que isso venha a ocorrer, porém, é longe de ser algo impossível. Acho que no final das contas o dinheiro fala mais alto, assim como com qualquer profissional. Se você trabalhasse em,uma empresa, ganhasse x, aí uma outra empresa lhe oferecesse 2x, você não iria? Espero e torço para que não aconteça, mas sabemos pelo histórico citado acima que não é nada impossível.

    SV

    • JB – É vero q dinheiro compra muita coisa, o q comumente acontece no “reino” do futebol brasileiro. Mas Jorginho, pela sua religião, seu perfil e atitudes, não me parece alguém q esteja interessado apenas no vil metal. O orgulho e a satisfação de um trabalho bem feito calam muito mais alto q o interesse pecuniário. Antes, acredito que poder sentir-se orgulhoso e recompensado consigo mesmo por um trabalho sério e dedicado, algo q começou e q se bem sucedido, como vem sendo, lhe trará uma grande satisfação íntima e muito mais dividendos no futuro. E é bom não esquecer que o Vasco ainda lhe é devedor de “alguns atrasados” q, ao conquistar o bi-campeonato (mesmo o da série B) poderão lhe ser facilitado receber sem maiores problemas. Por isso acredito q ainda o teremos, pelo menos até o fim do campeonato da Série B. Se eu errado estiver o homem do charuto não vai libera-lo tão facilmente como pretenderia o Cruzeiro. Grande abraço vascaíno.

  3. Wanderson DS

    Bom sobre o jogo o mistão me parece mais do que suficiente, até porque não vejo tanta diferença entre reservas e titulares no time, hoje tirando Andrezinho e Nenê (além do Martín Silva, óbvio) que não tem substitutos realmente à altura, de resto são todos equivalentes, até REJUVENESCE o time dando chances a garotos com potencial… a unica coisa que pega mesmo é o entrosamento e conjunto…

  4. Gilberto SOARES SC

    Agora nessa fase da copa do Brasil, concordo em escalar times mistos, pois os adversários não são dos mais qualificados. Apos o fim do carioca e com o título conquistado, esperamos, ainda poderemos escalar time misto, e tentar ganhar algumas partidas seguidas na série B, com o time titular, para quando chegar a hora de enfrentar os times grandes na copa do Brasil, escalarmos o time completo. É claro que nosso histórico na copa do Brasil contra os time pequenos não é dos melhores, mas vale arriscar. Com relação a proposta do cruzeiro para a comissão técnica, se realmente existiu, só mostra que o respeito ainda anda longe de São Januário.

  5. essa questão de um clube querer tirar um treinador do vasco me preocupa pq isso aconteceu a mesma coisa ano passado com o doriva que um clube queria tirar ele do vasco mas ele não aceitou sair e depois o vasco não foi bem e demitido. sobre a escalação eu tiraria o rodrigo e colocaria o rafael vaz o jogo de hoje

  6. Fernando

    Hoje o jogo vai ser interessante,podemos ver o evander jogando e o pokemon.Queria ver também o andrey mas pelo visto ñ vai jogar.2 x 0 hj ta bom demais.Quer rir um pouco meu camarada?http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/humildade-em-gol/post/flamengo-e-palmeiras-estao-devendo.html

    Olha o perfil desse imundo,ele se diz isento kkkkkk.Sério,quem acredita?Dá-lhe globo,botando um urubu em cada metro quadrado do jornalismo

    abço

  7. BJ

    Esses jornalistas são uma comédia. Acho que o Cruzeiro nem tinha pensado no Jorginho, antes mesmo do Deivid cair , já tinham jornalistas cavando que se o Deivid fosse demitido o Cruzeiro deveria procurar o Jorginho por ser um tecnico que se encaixa no perfil daquele clube.
    Engraçado que antes ngm queria o Jorginho, bastou ir bem no Vasco que querem fazer propostas pro cara. Foi igual ao Doriva, ngm conhecia, quando foi bem no Vasco, ai virou técnico de ponta.
    E só reconhecem o valor dos tecnicos cruzmaltinos quando nosso time dá uma sapecada no mulambo. Engraçado isso. Os jornalistas do linha de passe da ESPN todo jogo apostam no placar contra o Vasco. Mas quando nosso time cala os queridinhos da mídia, é mérito do técnico e logo em seguida aparece a noticia de uma sondagem de clube tal.
    Mas o Jorginho sabe com quem está lidando, já foi perseguido pela mídia na década de 90 como jogador e depois como auxiliar do Dunga. Duvido ele caia nessa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s