Chuta que é macumba

MacumbaComeça hoje mais uma Copa do Brasil para o Vasco, a nona participação do clube na competição sob a presidência do sr. Eurico Miranda. E como em 2016 essa é a nossa única possibilidade de um título decente em âmbito nacional, é vital que a equipe não siga a tradição de protagonizar fiascos na Copa quando o Dotô é o mandatário vascaíno.

Relembrando para os mais distraídos: nas outras oito vezes em que o Vasco esteve na Copa do Brasil com o Eurico presidente, fomos eliminados três vezes nas quartas de final (2002, 2003 e 2015), uma vez nas oitavas (2005) e em 2004 e 2007 não passamos sequer da segunda fase, quando fomos eliminados – as duas vezes em casa – pelo XV de Campo Bom e pelo Baraúnas, respectivamente.

PS: antes que os defensores do Dotô falem que eu esqueci que chegamos a uma semifinal e a uma final com o Eurico no comando, vale lembrar que mesmo nessas situações pagamos mico: em 2006 acabamos perdendo a final justo para a mulambada; e em 2008 fomos eliminados pelo primeiro time de primeira divisão com o qual cruzamos, o Sport. E rodamos em pleno São Januário, com erro grave de arbitragem, o que mostra a quantas andava o tal “respeito” já há oito anos.

Então, além de nos preocuparmos com o Remo – que mesmo sendo um clube tradicional no futebol brasileiro, anda mal das pernas – precisamos nos preocupar com a uruca que o atual presidente carrega quando se trata da Copa do Brasil. Tomara que a fé do nosso treinador seja suficiente para anular as energias negativas do homem do charuto.

E falando no nosso treinador, Jorginho aparentemente deve colocar todos os titulares que tiver a disposição para jogar. Julio Cesar, vindo de contusão, e Rodrigo, que se machucou na última partida, serão substituídos por Henrique e Rafael Vaz. Riascos deve voltar ao ataque, mas como o técnico não confirmou a quem vai pro jogo, Thalles ainda corre por fora. Jorge Henrique deve voltar ao time. Ou seja, nem podemos dizer que o Vasco irá com um time misto.

Seja isso uma boa notícia ou não, jogando o que pode – e não o que tem jogado nas últimas partidas – é uma equipe que tem totais condições de vencer o Remo, que sequer conseguiu chegar à fase decisiva do campeonato paraense. Por conta disso, a motivação maior dos donos da casa é a grana: se conseguir manter o jogo da volta, o Remo fica com 100% da renda da partida. Então devemos estar preparado para encarar um adversário que fará de tudo para não perder por dois gols de diferença.

Mas não podemos esquecer que, em se tratando de grana, o Vasco também não pode vacilar. Além de conseguir um descanso eliminando a partida em São Januário, a classificação automática nos garantirá 60% da renda do Mangueirão (algo que até seria justo, já que o grande apelo do jogo é por conta do nosso time e da nossa torcida no Pará). Então vencer e vencer bem deve ser o objetivo do time. Para isso, Jorginho e seus comandados precisarão superar o adversário, os erros que temos cometido ultimamente e também a urucubaca que nosso presidente carrega na Copa do Brasil.

Remo X Vasco

Remo X Vasco

Fernando Henrique; Levy, Henrique, Ítalo e Igor João; Yuri, Chicão, Welthon e Eduardo Ramos; Ciro e Luiz Carlos Imperador.

Martín Silva; Madson, Luan, Rafael Vaz e Henrique; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos (Thalles).

Técnico: Marcelo Veiga.

Técnico: Jorginho.

Estádio: Mangueirão. Data: 13/04/2016. Horário: 21h45. Arbitragem: Rodolpho Toski Marques. Auxiliares: Marcos Santos Vieira e Uesclei Regison Pereira dos Santos.

A rede Globo (RJ, PA e parte da rede) transmite ao vivo. A ESPN Brasil e o SporTV 2 transmitem para seus assinantes em todo país .

***

Depois de muitos anos acompanhando o futebol, fica difícil esperar alguma coisa da justiça desportiva. Mas dessa vez, confesso, o TJD-RJ me surpreendeu.

Ontem tinha feito no Twitter um prognóstico do que aconteceria no julgamento do Rodrigo e do Guerrero:

Por mais que não tenha nenhuma confiança nos critérios utilizados nos julgamentos do Tribunal Desportivo, não acreditei que eles teriam coragem de punir apenas o jogador do Vasco, mesmo que o outro julgado fosse do “mais querido“.

Só que eu estava enganado. No julgamento, Rodrigo pegou um jogo de suspensão e Guerrero, uma advertência.

Ou seja, para o TJD-RJ, uma provocação é pior que uma agressão. A meu ver, isso abre um precedente perigoso. Isso, claro, se ele fosse ser usado em qualquer outra situação daqui pra frente, o que eu duvido. Quem sabe num próximo jogo em que o atacante mulambo acerte uma cotovelada em outro adversário.

Vão dizer que o Rodrigo é famoso por sua conduta, digamos, “provocativa“. Isso é verdade, mas problemas disciplinares não são exclusividade do zagueiro vascaíno. Uma breve procurada no Google mostra rapidamente a quantidade de vezes que o Guerrero já foi réu nos TJDs da vida, desde os tempos de gambá. Se a punição ao primeiro é por conta da reincidência, não punir o segundo é completamente sem sentido.

Ou SERIA sem sentido…se a regra do “aos amigos tudo, aos inimigos os rigores da lei” não fosse tão comum no mundo do esporte. E como podemos ver abaixo, não é por falta de amigos que jogadores do Flamengo pegarão um belo gancho quando julgados…

auusijbrahpfb0bo3pn9hqnyv1eh8jueny2fok-wegfc

Foto: Rafael Chimelli/GloboEsporte.com

***

A Caixa Econômica Federal anunciou em seu site a renovação do contrato de patrocínio com o Vasco. O valor no papel é mesmo de R$ 7,5 milhões, mas há uma cláusula de desempenho: caso o time consiga o retorno à elite do futebol nacional, o Banco pagará um bônus de R$ 1,5 milhões para o clube.

O acerto acabou sendo favorável para os dois lados. O Vasco não ficará com apenas metade do que recebeu ano passado (e ainda pode negociar áreas que deixarão de exibir a marca da CEF) e a Caixa “não deu o braço a torcer”, já que oficialmente pagará o valor que queria e o bônus….bem, é um bônus, não faz parte do patrocínio.

Tudo certo então. Basta o Vasco fazer a sua obrigação e conseguir o acesso.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

24 Comentários

Arquivado em Adversários, História, Notícias, Patrocínios, Pré-jogo

24 Respostas para “Chuta que é macumba

  1. Essa foto é uma das coisas mais bizarras que vi na semana.. q credibilidade tem um tribunal desses???

  2. Vamos por partes. Já faz tempo que o Rodrigo esta merecendo uma punição, o comportamento dele dentro de campo é algo completamente reprovável e desnecessário. Cabe lembrar que ele também pisou na perna do Guerreiro quando ele estava no chão, sejamos justos. Mas que os jogadores do flamengo tem imunidade parlamentar no TJD é fato. O Guerreiro vive fazendo merda, sem falar no Emerson, outro bandido de marca maior. Já que é pra falar em comportamento dos jogadores, alguém tem que avisar para galera da defesa de parar de puxar a porra da camisa dentro da área. PQP, todo jogo é Rodrigo, Marcelo Mattos, Julio dos Santos fazendo esta merda dentro da área. Vai que é contra o Flamengo ou Fluminense, o apitador apontar para marca da cal é certo!

    • Wanderson DS

      Rodrigo é chato pra caraca mesmo, sempre falei que a ‘liderança” dele é negativa, aliás ele acha que joga e faz mais do que realmente é… sinceramente não gosto de artifícios sujos pra ganhar jogo, MAS…. mas a questão mesmo é sempre os dois pesos e duas medidas quando é em relação aos imundos mulambos… punir o Rodrigo pela provocação seria o óbvio, mas NÃO punir o Guerreiro pela AGRESSÃO é mais ridículo e patético do que apertar os peitinhos dele!

  3. adamor ribeiro

    boa tarde J.C. Júlio esquece o Eurico,deixa o passado pra traz,vamos nos preocupar com o presente e o futuro.Hoje começa mais uma C.B. pro Vasco, vamos torcer para que o Vasco começe com o pé direito.Sobre o patrocinio J.C. Acho que mesmo que fosse outro presidenee,não iamos consegui coisa melhor.Atual situação do país,e queda do clube,contribuiram para esse valor ser menor. Tem muitos clubes,que estão loucos por um patrocínio,desse,e não estão conseguindo,nem com esse valor. É claro que para um time da grandeza do Vasco,é pouco.Acontece,que os queridinhos da mídia suja,tem o apoio na hora da renovação,pessoas influentes fazem pressão junto a caixa,Você sabe que no Brasil de hj,as coisas acontecem tudo por debaixo dos panos.O nosso Vasco,briga sozinho,so com o apoio da nossa torcida.Mesmo que fosse o Roberto,ou Brand, o presidente,dificimente,cosegueriamos coisa melhor.abrço

    • JC Barbosa

      O Eurico é o presente do clube. Infelizmente.

      • Wanderson DS

        Será que fosse outro não conseguiria algo melhor?! Como saber disso?!… mesmo com o Banana do dinamite sendo uma porcaria, patrocínios sempre teve, aliás conseguiu renovar com a Caixa com o mesmo valor anterior mesmo na série B em 2014… O histórico do Eurico como presidente entre 2001 a 2008 foram praticamente 6 ANOS INTEIROS SEM PATROCÍNIO NENHUM e quando teve amarrou um contrato ridículo com o Habibs onde a multa rescisória paga no final foi muito superior do que a mixaria recebida no período!!! Ah e sempre estão falando da crise, mesmo com “crise” outros clubes conseguiram renovar pelo valor que queriam… e agora até as comedoras de pão de queijo de minas recebem mais que o VASCO, mesmo tendo torcidas e divulgação nacional ínfimas perante ao VASCO!!!

      • jota - ES

        Presente ou presidente, meu caro?

      • JC Barbosa

        Sendo o atual presidente, faz parte do presente do clube. Entendeu agora?

      • jota - ES

        Meu caro Jotacê, se não me falha a memória, quando comentei, não havia esse artigo masculino “o” aí. Mas isso é de somenos. “Presente”, hoje, virou um tumulto no imaginário do povo. Pode estar declarado ou não, pode estar numa offshore ou não, pode ter sido legalmente dado/doado ou não, e por aí vai…
        342… 343…344…
        SV

      • jota - ES

        Jotacê, sem querer ser chato mas sendo: que bom que vc consegue “consertar” suas respostas e nós não.
        SV

    • Andre

      Rapaz,

      se olha o passado para aprender com ele e evitar erros no futuro….infelizmente no Vasco à memória é curta e ambos “administradores” fizeram a mesma merda, Eurico é um vírus, continue olhando somente pro futuro, mas não esqueça que no passado recente o Charuto nos derrubou para serie B (novamente) e por isso que nosso patrocínio caiu pela metade, ou seja, talvez com o Brant o Vasco não teria caído, logo poderíamos ter mantido o patrocínio de 15M.

  4. Claudinei

    Ontem vi uma reportagem na ESPN dizendo que o Vasco é um dos times mais odiados do Brasil. Podem acreditar que isso não era assim. Antigamente, o cara podia não torcer para o Vasco, mais não odiava o time da colina. O ódio começou quanto o deus-sol se colocou acima da instituição. O ódio não é para o Vasco, é sim para seu presidente, e daí há uma confusão enorme na mente de torcedores. Confundem o Vasco com seu presidente.

    • Wanderson DS

      é os acéfalos euriquetes acham isso “bom” … por misturarem a figura nefasta com o Clube, muitos da mídia mal falam do Vasco, ou quando falam sempre tendem a ser negativos … isso só faz é diminuir a divulgação do Vasco, e pior sendo depreciativos sempre, a marca Vasco se apequena como fizeram nesse caso da Caixa!

  5. Julio

    Destaco os 30 milhões acertados com os gambás só pela parte da frente!

  6. Gilberto SOARES SC

    Sobre o julgamento do Rodrigo, só podemos afirmar uma coisa, que o respeito voltou. Vamos iniciar nossa jornada na copa do Brasil, onde já passamos muitos vexames. É JC, faltou mencionar a eliminação pelo Gama-DF, pelo CSA-AL, e me parece que pelo próprio Remo. Contra o Gama foi em 2007, já citado no seu comentário. Mas vamos deixar o passado e tentar melhorar o presente, temos totais condições de eliminarmos a partida de volta, pra isso teremos que voltar a jogar o nosso melhor futebol. Não seria nada mal beliscarmos esse título(nada haver com o outro beliscão) para ja estarmos na libertadores do ano que vem, mas precisaremos de algumas contratações para tentarmos esse título. O próprio Jorginho admitiu que precisamos de reforços.

    • JC Barbosa

      Não precisei citar todos os adversários que nos eliminaram, já que nas fases preliminares, invariavelmente os confrontos são com times de menor expressão. Tive que citar XV de Campo Bom e Baraúnas pq é vergonha demais sair na segunda rodada da Copa do Brasil.

  7. Dimas Costa

    TJD= VERGONHA!!!

    Um erro nunca pode justificar o outro, se o cara revidou não pode argumentar que foi provocado, enfim…..é o tal do respeito que voltou….

    Abr,

  8. Amado Peixoto

    O pessoal do TJD já nem disfarça mais! Alivia de forma vergonhosa pro Guerrero (eu até acho que o Rodrigo deveria sim ser punido, como foi) e depois ainda tiram foto com o idolo! E pra piorar, pelo que falaram no redação, o cara a direita dele é o juiz que vai apitar o proximo jogo do mulambo! Ou seja, agora, fazem as coisas é na cara dura mesmo, as claras, sem esconder! O Guerrero não ser punido é simplesmente uma vergonha! Pra tribunal, um aperto no peito é muito pior que uma cotovelada! Fala sério! Mesmo que o Rodrigo fosse julgado por outro lance, em que ele claramente pisa no Guerrero, o correto (em um tribunal sério, claro) seria punir os dois! Saudades da época que o Eurico era presidente do Vasco, pq com ele o Vasco não era prejudicado assim… Opa!
    Sobre o patrocinio, melhor nem comentar! Uns assinam por 9 mi, outros por TRINTA! E ainda tem quem aplauda o acerto, citando a crise como motivo pro valor ser esse.
    E sobre o jogo, espero só que o Vasco volte a jogar futebol. Pq nos ultimos jogos, o time tá começando a lembrar aquele que tanto fez raiva no primeiro turno do brasileiro.
    SV

    • JC Barbosa

      Sobre o patrocínio, vale lembrar: R$ 9 Mi. na teoria…

      • Amado Peixoto

        Si, sei que é na teoria, mas mesmo quando a gente é mais pessimista, nem passa pela nossa cabeça que o Vasco não vá voltar a elite.
        Por isso nem tiro da conta os 1,5 mi que vamos ganhar ao subir pra série A.

    • alex-es

      E o Corintians vai receber 30 só com o nome na frente da camisa. O que estão fazendo com o Vasco?

      • jota - ES

        Meu caro alex-es, estão fazendo o que alguém disse por aí afora. Como naquela série na tv, “Todos odeiam o Cris”, no Vasco “Todos odeiam o Eurico”. Não me lembro agora – evidente, né? – mas um chefe de estado disse: “o estado sou eu” (minúsculas pela aberração). O nosso mandatário diz: “o Vasco sou eu”. Imagine a aberração nos meios de comunicação (pô, vou virar um poeta de rimas pobres).
        Mas não se preocupe. Vasco 2×0 flores.
        SV

      • jota - ES

        Caro alex-es, em que pese talvez não lhe dizer nada, fui lá no google. “L’État c’est moi”. O ESTADO SOU EU. (Luís XIV, que reinou na França por mais de 72 anos).
        Aquele abraço.
        SV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s