Encaminhando a classificação

vasbotO Botafogo fez a melhor campanha da primeira fase do Estadual; o Vasco é o único time com 100% na Taça Guanabara; ambos são os times que sobraram na competição a permanecer invictos. Tudo isso dá ao clássico de hoje o status de duelo entre os dois melhores times do Rio no ano. Mas pelo nosso lado há mais motivos para fazer tudo pela vitória hoje.

Claro que olhando a tabela fica claro quem mais precisa dos três pontos. Tendo empatado com o Fluzim na primeira rodada, o alvinegro conta com a vitória para chegar à liderança da competição. Mas para o Vasco, vencer hoje é dar um passo enorme para conquistar a Taça: abriríamos cinco pontos de diferença para dois dos grandes na competição (a mulambada, que ontem perdeu para o Voltaço e para o próprio Botafogo) e, na pior das hipóteses, quatro pontos contra o Fluzim, caso vença o Boavista hoje.

Há também o fator psicológico. Em um confronto entre os dois times de melhor campanha, quem sair vencedor terá mais moral para o restante do turno. No caso do Vasco ainda mais, já que jogaremos sem um dos principais jogadores da equipe (não que Jordi não mereça alguma confiança, mas não há como negar que Martín Silva faz uma falta enorme).

Por outro lado, podemos dizer que teremos a vantagem de jogar em São Januário. Não dá pra negar que isso nos favorece, mas é o tipo de vantagem que joga mais pressão para o nosso lado. O empate no primeiro turno, da forma como foi e também na Colina, também aumenta a responsabilidade por um bom resultado. Se o Vasco se comportar como no jogo contra o Bangu e como no primeiro tempo contra o Boavista, temos plenas condições de fazer um jogo melhor que o que tivemos no primeiro clássico com o Canil.

O Vasco joga hoje para manter marcas importantes como a longa invencibilidade da equipe e o excelente retrospecto contra os nossos rivais. Mas Jorginho e seus comandados têm tudo para fazer hoje o mais importante, que é deixar bem encaminhada nossa classificação para as semifinais. E em caso de uma vitória, podemos até arriscar, ficarmos bem perto de acabar com o jejum em Taças Guanabara.

Vasco X Botafogo

Vasco X Botafogo

Jordi, Madson, Luan, Rodrigo e Júlio César; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Thalles.

Jefferson, Diego, Carli, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Gegê; Salgueiro e Ribamar.

Técnico: Jorginho.

Técnico: Ricardo Gomes.

Estádio: São Januário. Data: 27/03/2016. Horário: 16h. Arbitragem: Rodrigo Nunes de Sá. Auxiliares: Luiz Claudio Regazone e Diogo Carvalho Silva.

As redes Bandeirantes (RJ, MG, ES, DF, PE, BA, AL, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e Globo (RJ, MG, ES, TO, SE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF) transmitem ao vivo. O canal PFC transmite para seus assinantes em todo país .

***

Quando um vascaíno pensa em um jogo realizado na Páscoa, é quase certo que se lembre do memorável sacode que demos nos mulambos em 2000, quando o Vasco encheu a sacola framenga com cinco gols. Por conta dessa partida, eternizada como o “chocolate de páscoa”, é natural que nossa torcida tenha uma certa predileção por partidas marcadas nessa data festiva.

Mas fazendo um retrospecto das últimas partidas que tivemos na Páscoa não temos tantos motivos para tanta confiança no clássico de logo mais. De 2000 para cá, o Vasco teve sete jogos em domingos de Páscoa e vencemos apenas um (contra o modesto Duque de Caxias, em 2010). No resto, um empate contra os Flores em 2001 e cinco derrotas, inclusive para equipes menores do carioca, como a Cabofriense (2007) e para o Friburguense ano passado. Aliás, mesmo o “chocolate” de 2000 acabou não sendo tão saboroso no final, já que perdemos a final do Estadual daquele ano.

Tudo isso é só pra lembrar a torcida que esperar uma goleada contra o Foguim somente por conta do dia de hoje não faz sentido. Assim como também não faz sentido lamentar demais caso as coisas não saiam como esperamos nesse domingo: curiosamente, nos dois últimos anos em que fomos campeões cariocas, jogamos na Páscoa e perdemos (1 x 3 contra o São Paulo em 2003 e 4 x 5 contra o Friburguense ano passado).

Seja como for, desejo uma feliz Páscoa para todos!

***

voteATENÇÃO:  Dia 31 de março acaba a votação d0 segundo turno do Prêmio Top Blog. Ou seja, vocês só têm QUATRO DIAS para continuar votando no Blog da Fuzarca e ajudar nosso humilde bloguinho a trazer esse caneco. Vocês podem votar – lembrando sempre que mais de uma vez – clicando no banner que está aí na lateral direita da página ou clicando aqui.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

12 Comentários

Arquivado em Adversários, História, Pré-jogo, Vídeos

12 Respostas para “Encaminhando a classificação

  1. N

    JC, acho q o vasco precisa de um centro avante. Um bom nome:Marco Ruben, atacante do Rosario

  2. Pingback: Altruísmo vascaíno | Blog da Fuzarca

  3. ODILON C SILVA - CENTRO - RJ

    DEU VASCÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO…………….THALLES – VASCÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  4. Beto

    http://www.netvasco.com.br/n/176253/veja-video-da-campanha-socio-torcedor-gigante
    JC, nesse vídeo Nene e Luan aparecem com a camisa do Vasco sem o logo da Caixa…

  5. jota - ES

    Embora o Jordi não tenha sido muito exigido – os “petardos” do Bota “voavam” todos por cima do travessão – ele demonstrou muita tranquilidade em lances menos perigosos, e muita coragem em dois ou três lances nos quais ele se projetou muito bem para se antecipar à conclusão dos adversários. Foi muito bem o Jordi.
    ________
    Mas os melhores do Vasco hoje, na minha opinião, foram o Andrezinho e o Marcelo Mattos. O Andrezinho a gente mais ou menos conhece, mas o Marcelo Mattos vinha de uma “pindaíba” danada, e vem bem, hoje talvez a sua melhor partida pelo Vasco.
    ________
    O Nenê, à excessão daquela bela assistência para o Thalles, deixou muito a desejar. Vai compensar contra os mulambos.
    ________
    Fiquei muito preocupado com a possível expulsão do Rodrigo. E quase aconteceu, naquela “tesoura” na lateral da área.
    ________
    Hoje, o Jorge Henrique conseguiu provar, por A+B, que não tem condições de ser titular do Vasco. Perdeu todas, e sequer conseguiu aquela correria, de que falei em post anterior, que deram algum resultado.
    ________
    Boto fé no Riascos. Acho que ele vem contra os mulambos. Gosto desse peruano. Não me sai da cabeça aquela “bomba” de cabeça, quando estufou os redes dos flamerdas.
    ________
    O Caio devia ter entrado no intervalo. Eu esperava mais dele, mas o jogo já estava muito truncado.
    ________
    ________
    ________
    Tem um “a” aí que vc esqueceu de craseá-lo. Mas não vou entrar no mérito, pois já me chamaram de chato.
    SV

    • alex-es

      É, mas pela segunda vez você meteu uma “excessão” aí. Mas pelo que vejo é uma exceção na sua escrita, pois você escreve muito bem.

      • jota - ES

        Meu caro alex-es, antes de me deparar com sua oportuna corrigenda, eu disse por aí que sou um humilde autodidata em português.
        Mas antes vamos a uma historinha. Estive recentemente em uma mercearia e vi lá: “poupa de fruta”, e seu preço. Acredito que vc tb já se deparou com anúncios com erros grotescos como esse. Fiquei feliz por sua intervenção e chateado com esse meu… que diria… sei lá, talvez o mais apropriado seria assumir o que percebo sempre em meus estudos “solitários”: não é fácil dominar todas as facetas de nossa “Última flor do Lácio, inculta e bela…”
        Mas o aprendizado só termina quando a gente perde o “animus” em buscá-lo.
        Forte abraço, meu caro conterrâneo.
        SV.

    • Fel/AM

      O Riascos é Colombiano

  6. Alex-es

    Seja um GIGANTE.

  7. jota - ES

    Minha previsão foi a de 2×0. Mas como costumamos dizer pelos botecos da redondeza: meio a zero tá ótimo. E que venham os mulambos!
    SV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s