Mais vale um pássaro na mão

birdEnquanto a renovação da parceria com a Caixa Econômica não se resolve, o Vasco acaba de ter mais uma notícia ruim sobre patrocínios: a Viton 44 deixará de ser patrocinador do clube, o que acarretará numa perda de receita milionária. Marco Antônio Monteiro, VP de marketing vascaíno, não está muito otimista. Apesar de afirmar que tem “as coisas mais ou menos prontas”, admite que o mercado está numa fase ruim. Dificilmente encontraremos um patrocinador único que banque as costas e as mangas da camisa.

Monteiro espera que o programa Gigante equilibre a perda do patrocínio. Com cerca de 30 mil pré-cadastrados, o sócio-torcedor pode garantir uma boa injeção de grana ao clube. Mas isso não muda o fato de que teremos dois espaços na camisa vagos. É preciso correr atrás de investidores que estejam dispostos a apostar na nossa marca.

Esse será um grande desafio, não apenas porque a crise inibe investimentos desse tipo. Hoje, não temos na prática nenhum patrocinador. E se lembrarmos que tanto Caixa como Viton 44 chegaram por terem uma estratégia de marketing que focava o patrocínio em vários clubes, ficamos na dúvida se a atual diretoria terá capacidade de conseguir empresas interessadas em uma parceria exclusiva com o Vasco. Na primeira vez que comandaram o clube, os mesmos gestores demoraram anos para conseguir patrocinadores. E ainda assim, também eram empresas que patrocinavam diversos clubes Brasil afora.

O marketing vascaíno terá que superar não apenas a falta de dinheiro no setor, mas também a imagem que o clube passou a ter desde a volta do Eurico Miranda à presidência. Ainda que as polêmicas envolvendo o presidente estejam menos frequentes que no seu primeiro mandato, não podemos ignorar que muitas das suas decisões não são das mais simpáticas. A imagem de uma gestão ultrapassada e retrógrada, o apoio a FERJ, a defesa intransigente de um campeonato deficitário como o Estadual, as eternas insinuações de favorecimentos, as rusgas com a imprensa… Sejam ou não motivos que justifiquem a falta de interesse de novos patrocinadores, é inegável que para uma empresa que deseje divulgar positivamente sua marca, o melhor é escolher um clube no qual nada disso aconteça.

Diante desse cenário, a renovação com a Caixa se torna ainda mais importante, já que será nosso “pássaro na mão“. Se o banco se recusar a aumentar sua proposta para os valores pedidos pelo clube, não haverá outro jeito: a diretoria terá que engolir seu orgulho e aceitar a quantia oferecida. É isso ou corremos o risco de ver dois patrocínios voando e passar 2016 sem novos investidores.

Update: mal tinha publicado o post e me aparece esse tweet aqui:

Ou seja, o outro pássaro acaba de voar. E com um agravante: sem conseguir a renovação, o Vasco simplesmente fez propaganda gratuita para a Caixa por vários meses. Algo que a atual diretoria e seus defensores criticaram muito quando aconteceu com a gestão anterior (com a diferença que, nessa ocasião, o patrocínio foi renovado).

Marco Antonio Monteiro terá que correr muito atrás para conseguir novos parceiros que compensem as saídas da CEF e da Viton 44.

Update II: diretoria divulga nota oficial no site do clube negando o encerramento das negociações com a Caixa. Menos mal. Que ambas as partes tenham bom senso para resolver essa questão da melhor forma possível.

***

Lembrando a todos que o segundo turno do Prêmio Top Blog já começou e esse humilde bloguinho precisa mais que nunca da ajuda de vocês para ganhar essa taça. Para dar aquela moral ao Blog, basta votar – o maior número de vezes possível – clicando no banner que está aí na lateral direita da página ou clicar aqui.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

21 Comentários

Arquivado em Notícias, Patrocínios, Update

21 Respostas para “Mais vale um pássaro na mão

  1. Leon da Cruz

    Dotô sapo agora vem com notinha dizendo que confia na torcida para recuperar financeiramente o clube. Seria algo absolutamente normal não fosse o fato de essa mesma torcida ser constantemente depreciada pelo próprio. Afinal, já ouvimos que que a maioria da torcida do Vasco não sabe votar, que vagabundos frequentam São Januário para vaiar o time, que os elencos não são formados levando em consideração a torcida, etc. Assim fica difícil fazer um apelo desses, dotô…

    Outro detalhe curioso da nota:

    “A maior parte deste sacrifício [financeiro] tem origem na irresponsabilidade administrativa da gestão passada e no adiamento da eleição de 2014, que possibilitou a assinatura de inúmeras Confissões de Dívidas que agravaram a situação financeira.”

    Fico me perguntando se, na confusão mental em que se encontra, o dotô não está se esquecendo de algo ou, quem sabe, até confundindo as datas… Afinal, naquele quesito, a gestão Dinamite e a dele próprio (2001-2008), foram absolutamente idênticas.

  2. Bom Galera,

    Neste ponto e somente neste ponto eu estou com a diretoria. Realmente parece a “escolha de Sofia”onde fica difícil optar, ou aceita que nossa marca nao vale mais nada ou vai se arriscar no mercado em plena crise. Mas realmente é doloroso eles pagarem 25 milhões para mulambada e querem para apenas 30% disso para nós. Por mais que eles tenham uma maior torcida e que estejamos na segunda divisão, isso não se justifica nem em termos de mercado. O Vasco vai ser acompanhado pelos seu torcedores até mesmo na segunda divisão e por incrível que pareça a marca ficará exposta para um público diferente da primeira o que pode ser estratégico para a empresa. Alguém tem dúvidas que o Vasco terá todos os holofotes nele na segunda divisão? Por isso não justifica esta atitude na Caixa e ao meu ver esta oferta esta longe de ser profissional, parece que tem alguem querendo humilhar o Clube mesmo!
    Que vcs acham?

    • JC Barbosa

      Não é o tamanho da torcida, mas a exposição que o time tem que explica a diferença. Ainda que a mulambada tivesse uma torcida menor que a nossa, o fato de estarem na Série A, na Liga e por serem os queridinhos da mídia justifica a disparidade de valores. Obviamente, não os R$ 7,5 milhões oferecidos, que tem a maior cara de proposta feita para premeditadamente para melar as negociações.

  3. JOÃO BOBÃO =TIJUCA = RJ

    Meu titio EURICO MIRANDA vai arrumar o melhor patrocinio do BRASIL, vamos ter a melhor marca estampada em nossa camisa, meu titio Eurico Miranda tem grande conhecimento de empressa, tem transito entre os empressarios, logo teremos os melhores patrocinadores, ou vocês esqueceram de sua última gestão quando tivemos os melhores patrocinadores.

  4. Gustavo P.

    Se a Caixa quer pagar a metade, que seja, mudem as condições do contrato, troquem para outra parte do uniforme, façam um contrato sem multa rescisória. O fato é que ninguém quer vincular sua marca à figura do charuteiro. A tendência a curto prazo é a camisa limpa, podem aguardar. Os asseclas do charuteiro com certeza não se lembram que ficamos um tempo grande sem patrocínio e sem fornecedor de material esportivo. Qualquer coisa a loja das esfirras está aí………………

  5. jota - ES

    Jotacê, a imprensa nos sacaneia de tudo quanto é lado. Estou cansado de entrar no G1 e lá aparecem duas ou três notícias sobre o Vasco. Logo a seguir, tem sempre um jogo do Vasco, quase sempre de mais ou menos uma década atrás, com a chamada: “veja como foi”. Até aí, tudo bem. Mas reparem que todos os jogos que aparecem aí o Vasco perde. Ontem foi para o Fortaleza, hoje está lá: Veja como foi: Vasco 1×3 Botafogo.
    Sei que vc, por motivos óbvios, não critica a imprensa. Mas essa famigerada “adoração” pelo flamengo e desprezo pelo Vasco me causa náuseas.
    SV

    • JC Barbosa

      Eu, por motivos óbvios, não critico a imprensa?

      Cara, eu rodei do globoesporte.com pq detonei a cobertura esportiva de um jornal da casa! Sempre – SEMPRE MESMO – falei para ter muita atenção ao tratamento dado ao Vasco pela mídia esportiva.

      Atualmente, então, não haveria o menor sentido em não criticar a imprensa. Primeiro, pq nem jornalista eu sou. Segundo, pq esse blog é totalmente independente e não está ligado à nenhum veículo tradicional da imprensa.

      Sinceramente não imagino de onde surgem essas ideias!

  6. Paulo Araujo

    Algumas perguntas com respostas EVIDENTES…:
    Alguém esperava, mesmo, que não se repetiria o que já aconteceu entre 2001 e 2008…???
    Alguém “acreditava”, mesmo, que A PÉSSIMA IMAGEM do arcaico, mentiroso, truculento, fanfarrão, ditador, nepotista e ULTRA-HIPER-SUPER INCOMPETENTE dirigente VARZEANO, não continuaria afastando qualquer investidor/patrocinador do clube…???
    Se na década passada, quando a situação econômica era favorável, o fanfarrão só conseguiu (mesmo assim, SÓ EM 2008) os RIDÍCULOS, AVILTANTES, VERGONHOSOS, PATÉTICOS patrocínios dos “espertalhões” Habibs e MRV, o que se poderia esperar deste nova/VELHA gestão, em plena crise econômica…???
    Alguém acredita, mesmo, que aparecerá algum empresário IMBECIL, que “aceite” vincular a IMAGEM de sua empresa, à do sujeito que, EXPLICITA E PUBLICAMENTE, COSPE na outrora (só até o fanfarrão “sentar no trono”) linda história de LIBERDADE, INCLUSÃO, DEMOCRACIA, TRANSPARÊNCIA, GRANDEZA, PROTAGONISMO E SUCESSO do Clube de Regatas Vasco da Gama…???
    Alguém acha que algum investidor se associará a um sujeito que parece fazer questão de ser TÃO DESAGRADÁVEL e se alia a quem DEVERIA COMBATER (“caixas d’água”, “rubinhos”, “marins”, “del neros”, “ricardos teixeiras”, etc.)…??? E, para “arrematar”, ainda fica aparecendo na mídia querendo “punir” os clubes que estão COMBATENDO esta RIDÍCULA o OBSCURA federação DE VÁRZEA…???
    Falava-se em redução de 15 para 12,5 milhões. Mas, NA REALIDADE, a proposta da CEF era de “7,5 milhões” para renovar o patrocínio…!!! A METADE do que a tão criticada gestão anterior tinha conseguido, HÁ 4 ANOS ATRÁS…!!! Alguém tem ALGUMA DÚVIDA, de que a Caixa Econômica Federal NÃO QUER renovar o patrocínio…???!!! Alguém tem ALGUMA DÚVIDA, de que a atual “proposta” do banco estatal tem A EVIDENTE INTENÇÃO DE SE DESVINCULAR DA TRISTE IMAGEM do novo/VELHO presidente do Vasco…???!!!
    ACORDEM…!!! Os casaquildos continuarão “de vento em popa” transformando um (“ex-“) gigante num novo Olaria…!!!
    A “esperança” do “zé do taxi”, para receber seus 8 milhões, e do “feudo miranda”, para continuarem SE SERVINDO DO CLUBE, agora, se restringe à quantidade de torcedores INGÊNUOS que aderirem ao INDECOROSO E INACEITÁVEL plano de “sócio torcedor”, já apelidado de “plano ME DÁ O SEU DINHEIRO, MAS FIQUE SEM SABER O QUE VOU FAZER COM ELE E NÃO TENHA NENHUMA CHANCE DE ME TIRAR DO PODER”.
    Estamos FODIDOS…!!!! Infelizmente, é nossa TERRÍVEL REALIDADE,..!!!

  7. ODILON C SILVA = RJ

    Agora voces precisam lutar, se depender dessa impressa carioca, o VASCO vai virar o america da .vida

  8. ODILON C SILVA = RJ

    Não estamos defendendo administração de ninguém , não estamos pedindo volta de ninguém, agora prestem bem atenção naquilo que era a imagem e a marca vascaina antes do euriquismo, antes do euriqusimo nossa marca e imagem eram mais fortes, tínhamos mais credibilidade, era um clube menos problemático, menos arrogante, era um clube mais humilde, mais cativador, mais simpático, nossos jogos tinham mais gente, o VASCO tinha o fogo ingênuo da paixão de seus torcedores, com o euriqusimo passa ser uma lastima, onde os mais humildes associados nem podem votar……………………….ROBERTO DINAMITE teve tudo nas mãos para fazer uma grande administração, preferiu outro caminho, quando o VASCO se livrou do euriqusimo, esse clube renasceu, tudo de bom passou apontar para o VASCO, mais infelizmente ROBERTO DINAMITE jogo no lixo a grande oportunidade de fazer uma grande administração……………..Quando se livrou do euriqusimo, o VASCO passou ter grande patrocinadores estampados em sua sagrada camisa, quando se livrou do euriquismo, a marca e imagem vascaina ficaram mais forte e valorizadas, quando se livrou do euriquismo, o VASCO voltou ter jogador convocado para seleção brasileira, quando se livrou do euriqusmo, o VASCO passou ser um clube carismático, simpático, cativador, quando se livrou do euriquismo o VASCO passou ter um grande quadro social, quando se livrou do euriqusmo o VASCO passou ter lojos em todos os shopping, se tinha lojas em todos os shoppings, era porque vendia muito material esportivo do VASCO, quando se livrou do euriquismo, o VASCO passou ter uma forte torcida presente, quando se livrou do euriqusimo, o VASCO passou bater recordes e mai recordes de públicos, quando se livrou do euriqusimo, o VASCO enchia maracanã, engenhão, quando se livrou do euriquismo, o VASCO ficou 54 rodadas no G4, quando se livrou do euriqusimo, o VASCO jamais perdeu para bostafogo e fludido em média de publico, quando se livrou do euriqusimo, era mais forte.

  9. ZÉ VASCAINO = RJ

    Só falta esses caras perderem esse patrocínio, será que vamos ficar igual da outra vez, alguns anos sem patrocinador, com nossa marca desvalorizada, já começa preocupar. Nosso VASCO, nossa torcida, nossa historia não merecia tamanha desvalorização e humilhação.S.O.S. VASCO. Quanto ao time vascaino, não é hora de cair de produção, precisa jogar bem e ganhar nas proxima partidas.

  10. Beto

    A imprensa noticia que a Caixa notificou o Vasco para nao expor mais sua marca. Sei nao, se chegou nesse ponto a coisa acho que ja era. Mais uma vez o Vasco vai deixar de arrecadar. Nao adianta pedir mais do que o mercado paga. Agora vai ficar em sem nada. Duvido que, nessa crise gigantesca (que vai piorar), o Vasco encontre patrocinador que pague 7, 8 milhoes que sejam, DUVIDO. Aquele valor de 12 milhoes, se fosse verdade, ja seria excepcional.
    Mas nenhuma novidade o clube ficar sem patrocínio, essa é a regra dessa diretoria, quem viveu, E SOFREU, de 2001 a 2008 nao esqueceu.

  11. Claudinei

    A grande verdade: Pouquíssimas pessoas e instituições acreditam no Eu-Rico e na sua trupe, como em um passado não tão distante assim (2001-2008).

  12. Leon da Cruz

    Estamos em 2001?

  13. Wanderson DS

    “flash back” de 2001 a 2008… ZERO patrocínios… sempre montando times medíocres… sempre passando vergonhas e humilhações … e um atenuante, ESTAMOS DE NOVO NA SEGUNDA DIVISÃO… nem a casa de esfirras irá querer expor a marca em troca de kibes dessa vez… quem votou no “Dotô”, quem se vendeu pra defender essa corja aí de novo, devem estar felizes né?! Afinal só eles são Vascaínos, quem alertou tudo isso durante o ano passado após as eleições desse nefasto era anti-Vasco, bovino, amarelo e o caramba… dias mais sombrios virão… o que já era ruim será ainda pior!

  14. LUIS CLAUDIO

    Será que o time se sustenta somente com as arrecadações pífias? Qual o custo do elenco do Vasco?Vai começara novela de atrasos de salários e culminar com a debandada de jogadores como o Martin Silva,Nenem,e outros que tem mercado. É só aguardar,, uma pena.

  15. JC -Afinal renovamos pelos 12.5 milhas,por metade do que recebemos o ano passado ou foi outro passaro que fugiu por entre as mãos orgulhosas do Doto? E agora… vamos arranjar um pires e ir para a porta da igreja? Ou vamos convocar a torcida pra tapar o buraco?

  16. emerson

    Como disse no outro post, estamos indo ao contrario dos demais clubes grandes enquanto as receitas deles só sobem a nossa vai ladeira a baixo, e como eu também disse vai ser mais um ano onde passaremos pendenga não me iludo com carioca nosso time e ruim não passamos por um Botafogo péssimo em casa….Fora as cotas de tv que vamos perde já perdemos mais de 16 milhões em patrocínio (cef,vitton) com nosso clube com mais de 500 milhões em dividas… sinceramente não sei nem o que fala…. queria que agora esses defensores desse câncer do EU-RICO disser que o club so cresce com ele.

  17. Antonio

    Olá JC boa tarde…
    O Eurico está sendo um Dinamite piorado, falou tanto de seu antecessor e faz as mesmas coisas, de forma ainda piores, cara nao vejo luz no fim do túnel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s