Como de costume…

Já virou rotina. Na semana de um clássico entre Vasco e Framengo, dão muito destaque às falastronices dos jogadores da Gávea, fazem matérias que, sutilmente ou nem tento, levantam suspeitas de favorecimento à Colina, dão voz a toda e qualquer declaração do presidente mulambo, etc, etc, etc. E, também como já virou rotina desde o ano passado, o resultado em um jogo entre o Vasco e a mulambada só pode ter um resultado: vitória vascaína.

O 1 a 0 de ontem em São Januário não foi um primor de partida, mas mantivemos os 100% de aproveitamento na competição, a escrita pra cima da urubuzada e, melhor ainda, sem que eles tenham qualquer motivo para reclamar da arbitragem. Ganhamos na bola e, se analisarmos friamente o que aconteceu nos 90 minutos, não fossem nossas próprias limitações, não teríamos tido nem metade do trabalho que tivemos.

Isso porque havia dois times em campo, mas apenas uma equipe. O Framengo pode ter trocado alguns jogadores, mas pelo menos ontem mostrou ser o mesmo amontoado de sujeitos com uma camisa feia e igual. Não me lembro quantos técnicos passaram pela mulambada desde que resolvemos não perder mais para eles, mas a forma de jogar é a mesma desde então.

Aí, olhando para os que estavam com a armadura cruzmaltina, vimos um time mais motivado, com um tantinho a mais de entrosamento, marcando mais em cima. E, o principal, aparentemente com mais vontade de vencer. E se bastasse apenas a vontade, teríamos liquidado a fatura bem rápido. Mas como uma vitória se constrói também com passes certos e boas finalizações, só conseguimos o gol nos minutos finais.

Confesso que as entradas de Marcelo Mattos (um veterano há meses sem jogar uma partida oficial em um dia de maçarico no Rio de Janeiro) e Jomar (que volta e meia dá suas pixotadas) me parecerem temeridades vindas do Jorginho. Mas no final das contas, os dois foram bem. Jomar não tentou inventar e Mattos acabou trazendo uma solidez maior para o sistema defensivo. Faltava o ataque funcionar. Mas com Andrezinho, participando muito do jogo mas acertando pouco, e Nenê mais uma vez tendo atenção especial dos marcadores, Riascos e Jorgenrique não conseguiram receber boas bolas. E todos sabemos que, mesmo as recebendo, os dois têm uma dificuldade tremenda para fazer algo certo.

O jogo vinha sendo muito bem controlado pelo Vasco, mas na hora de decidir, a zaga mulamba acabava sempre se saindo melhor. Nos 20 minutos finais da partida, tentamos pressionar, mas ainda assim a bola salvadora não aparecia. Jorginho colocou o time pra cima, trocando a dupla de ataque por Eder Luis e Thalles, mas não conseguíamos mais que rondar a área rubro-negra. E ironicamente, foi justamente a entrada de um novo zagueiro em campo que resolveu a parada: Rafael Vaz substituiu Jomar aos 34 minutos e, aproveitando uma sobra na área framenga, acertou o petardo indefensável aos 45.

A vitória sobre a mulambada motiva o time e a torcida, mas não podemos esquecer que essa primeira fase do Carioca não vale de muita coisa. Mais importante que bater mais uma vez um rival que parece já acostumado com as pancadas vascaínas, é ver que o time se comportou bem defensivamente, se não por toda a partida, pelo menos em boa parte dela. Que o desempenho do time faça que Jorginho finalmente entenda que o time precisa de uma marcação mais forte no meio de campo. Seja Marcelo Mattos, Bruno Gallo ou até mesmo o Diguinho, ter um especialista em combate serviu para que Andrezinho tivesse mais liberdade e que nossa Nenedependência fosse um pouco menor.

As atuações….

Martín Silva – teve bem menos trabalho com o ataque mulambo do que teve com o Voltaço. Praticamente um espectador em campo.

Madson – ampliou sua incapacidade de acertar cruzamentos para o passe. Errou uma quantidade absurda.

Rodrigo – como em todo clássico, incorporou o xerife e se saiu melhor em praticamente todas as disputas que teve com Sheik ou Guerrero. Quando teve chance, apareceu com perigo na frente.

Jomar – respondeu ao temor da torcida por sua escalação com uma atuação segura e séria. Não teve a menor vergonha de entrar rasgando em disputas de bola e nem de dar chutões quando necessário. Saiu no final para a entrada de Rafael Vaz, que acabou sendo o herói da partida marcando o gol quase nos acréscimos.

Julio Cesar – no primeiro tempo deixou uma verdadeira avenida na esquerda, frequentemente aproveitada pelo Cirino ou pelo Mancuello. No segundo tempo se saiu um pouco melhor, mesmo não tendo sido muito efetivo no apoio.

Marcelo Mattos – apesar de exagerar nas faltas para parar jogadas, fez uma estreia surpreendente diante do tempo inativo. Deu muito mais segurança ao meio de campo e pode ter feito o Jorginho perceber a necessidade de um jogador mais combativo no setor.

Julio dos Santos – mesmo tendo um volante-volante ao seu lado, manteve o nível: fraco no combate e ineficiente na armação. Teve duas chances para marcar, mas sua lentidão impediu que finalizasse as jogadas a contento.

AndreAndrezinho –  errou um monte de lances e passes decisivos, mas ainda assim foi quem ditou o ritmo no meio de campo. Conseguiu ser eficiente no combate e ainda tentou organizar o setor enquanto todos se preocupavam com o Nenê. Deu uma caneta antológica no pobre do William Arão.

Nenê – algumas boas jogadas, firulas e dribles, mas pela primeira vez no ano não foi decisivo (ou até foi, se considerarmos que o lance do gol começou com uma bola alçada por ele na área em cobrança de falta). Quase deixou o seu em outra bela cobrança, que caprichosamente carimbou o travessão.

Jorge Henrique – sinceramente, nem sei o que dizer. Só consigo me lembrar dele saindo para dar lugar ao Eder Luis, que pelo menos tentou criar um salseiro na defesa mulamba com sua velocidade. Quase marcou um gol de placa após triangulação e uma bagunçada em dois ou três defensores framengos.

Riascos – como na partida anterior, não marcou gol. E assim só consegue aparecer cometendo lances completamente equivocados. Thalles o substituiu e de marcante, apenas uma disputa de bola na qual o zagueiro Juan montou em suas costas, impedindo que o atacante subisse para cabecear.

***

Antes mesmo de começar a partida, a ESPN afirmou, taxativamente, que São Januário não tem condições de receber clássicos. Utilizaram como principal argumento os banheiros vandalizados pela – pasmem! – própria torcida mulamba.

Diante disso, algumas dúvidas me surgiram:

Então é assim: os caras vão ao estádio de um clube rival, depredam as dependências do estádio, e quem está errado na situação é quem liberou o local para um clássico?

A mocinha da ESPN que fez a matéria acredita que se o Vasco tivesse a arena mais moderna do mundo não haveria depredação por parte da mulambada? Ou, se houvesse, também diria que o estádio não teria condições de receber clássicos? Será que ela tem a mesma opinião sobre o Itaquerão e sobre o Allianz Parque, ambos depredados em clássicos entra gambás e porcos?

E, a pergunta que não quer calar: sem Arena Maracanã, sem Engenhão e com mando de campo do Vasco (e, antes que reclamem do regulamento, se ele foi aprovado foi com a anuência do rubro-negro), onde a imprensa, torcedores e o presidente do Framengo sugeririam que fosse realizada a partida?

Os outros três grandes clubes da capital têm todos mais de 100 anos de idade. Se ainda não tiveram capacidade de construir seus próprios estádios, a culpa não é do Vasco. A questão é simples: o tratamento dado pela imprensa a São Januário é recheado de preconceito injustificado e irracional. Apenas isso.

***

Hoje também tem coluna no site Vasco Expresso! Dá uma clicada aí pra conferir!

***

Lembrando a todos que o segundo turno do Prêmio Top Blog já começou e esse humilde bloguinho precisa mais que nunca da ajuda de vocês para ganhar essa taça. Para dar aquela moral ao Blog, basta votar – o maior número de vezes possível – clicando no banner que está aí na lateral direita da página ou clicar aqui.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

50 Comentários

Arquivado em Atuações, Resenhas, Vídeos

50 Respostas para “Como de costume…

  1. Beto

    JC, estou ouvindo o programa “A voz do vascaíno” e o vascaíno Walter comentou que uma reforma de SJ deveria sim acontecer, mas que deveria permanecer como um estádio popular. Ele até sugeriu uma geral em SJ, já que no maracanã ela foi abolida. Achei a ideia muito boa, aquela parte aberta da ferradura(gol da estátua do romario) com uma geral atrás do gol seria sensacional, lembrando os estádios argentinos. Pressao aumentaria muito. Lugares em pé acho que estão proibidos, mas no estilo do Grêmio é permitido.Dá pra fazer uma reforma, muito mais barata que essas super arenas, e aumentar a pressão do Caldeirão.
    Uma coisa boa também com essa arquibancada/ geral atras do gol seria melhorar as imagens da torcida nas transmissoes de TV. Como as cameras de tv ficam acima da arquibancada , durante as transmissoes , muitas vezes só aparece a torcida vascaína da social. Uma arquibancada cheia sendo visualizada o tempo todo impressiona muito mais(claro, o jogador adversario está lá vendo a massa ), é um aspecto de visual mesmo de TV, sempre lamentei as cabines de Sj , pelo estrutura do estádio, nao ficarem nas sociaos como eram no antigo parque antarctica. Queria que as cameras de tv e cabines ficassem filmando a arquibancada de SJ, enfim…….
    Uma sugestao, nao sei se factîvel,acho que sim. Uma coisa barata e que poderia ser feita imediatamente é o deslocamento do campo de jogo mais para direita. Existe uma área enorme atrás do gol da ferradura e o campo deveria ser deslocado. Inclusive melhoria a visão de jogo dos torcedores que ficam na curva da ferradura na arquibancada. Nao entendo aquele espaço enorme vazio , deixando a torcida longe do campo, privilegiando o adversário e prejudicando nossa torcida.
    Emfim, acho que o Vasco poderia melhorar e muito SJ sem gastar quantias absurdas. Esses estádios novos custam 500 milhoes de reais, com 30, 40 milnoes (chute) Vasco poderia ter muita coisa boa em SJ. Claro, teria que fazer parcerias….etc. enfim , sonho de torcedor mesmo, até porque com Eurico, nem quando o Vasco tinha muito grana, algo foi feito como já comentei aqui em outros momentos, divagacoes de torcedor mesmo….

    • JC Barbosa

      Para colocar uma área para torcedores atrás do gol da capela, seria necessário deslocar os bancos de reservas. Caso contrário, a visão dos dois lados extremos da área seria prejudicada.

      Sobre a mudança das cabines de imprensa, não sei se seria possível. Seriam necessárias obras consideráveis no lado em que fica a fachada do clube, que é tombada.

      A área atrás do gol da ferradura é utilizada para o aquecimento das equipes. E acho que ali também é a área por onde entram veículos de um modo geral no campo (ambulâncias, caminhões com equipamentos, etc). Também não sei se essa área pode ser extinta sem alterar profundamente o estádio.

      • Beto

        Verdade, JC, todas suas ponderacoes sao verdadeiras e teria que ser avaliado.
        Cabines no lado da social seria mais complicado mesmo…. Aí ficaria caro demais, realmente. Mas essa visao da transmissao voltada pra massa vascaina da arquiba seria sensacional na tv e vou sempre lamentar nao termos isso.
        Com relacao a gol da ferradura, o aquecimento poderia ser feito dentro do campo, como na Arena Corinthians, por exemplo, onde nao existe esse espaco fora do campo, acho eu. Ja com relacao a entrada dos carros teria que ser deixado algum espaço , é verdade. Um bom estudo teria que ser elaborado. Mas pode observar, aquela area é enorme e deixa a torcida muito distante do campo na ferrradura. A repercussao teria que ser estudada mesmo, até posicionamento das cabines.
        Tem muita coisa boa pra ser feita em SJ, JC, vamos ser se um dia sai do papel e algo bom. Saudacoes vascainas ao amigo e perdao pela falta dos acentos corretos , tá ruim digitar no tablet e rapido.

  2. LUIS AZEVEDO = RJH

    Depois da ressaca da vitória sobre o framenos,vamos voltar cair na realidade, esse ano vamos outra fez disputar a segundona…………O detalhe nisso tudo, onde anda as euriquetes, que pregavam que com Eurico Miranda o VASCO jamais cairia ,jamais seria rebaixado com Eurico Miranda.

  3. Paulo Araujo

    Caro JC, quem acompanha o campeonato inglês e, acima de tudo, GOSTA DE VERDADE desta coisa chamada futebol, vai me entender.
    No último Domingo, pela TV, assisti ao “modorrento”, CHATO, irritante, sonolento, paupérrimo, HORROROSO e arrastado (a todo minuto paralisado por “faltinhas INEXISTENTES”) jogo contra a mulambada.
    Mas só assisti, pelo teimoso e MACHUCADO sentimento pelo nosso Vasco; porque sabia que seria um “programa ruim”.
    No mesmo Domingo, já tinha gasto “muitas horas” (das 09:00 às16:00 hs) assistindo 3 partidas da Premier League. Dois jogos envolvendo os 4 primeiros colocados do campeonato, entremeados por um “6×0” do Liverpool do nosso Philipe Coutinho. Portanto, já sabia que assistir qualquer jogo deste nosso torneiozinho regional de VÁRZEA, seria uma “furada”.
    Não deu outra. Que MERDA de jogo…! Foi MUITO mais difícil ganhar do Volta Redonda, do que deste (“ainda”) HORROROSO time mulambo.
    Claro que ganhar da framengada é sempre agradável, mas me preocupa o quanto pode ser NOCIVO “embarcar” (ou “continuar embarcando”) na paranoia casaquilda do “campeonato a parte” (infelizmente, tem gente que “ainda cai nessa balela”).
    Me preocupa, MUITO, constatar como ainda existe torcedor TÃO DESCONECTADO DA REAL GRANDEZA deste tão maltratado (por seus próprios dirigentes) Vasco, se “contentando” com TÃO POUCO…!!!
    Será que a NEFASTA ILUSÃO do ano passado não foi “suficiente”…???
    Me preocupa, sobretudo, como tem gente que ainda se ENGANA com este torneiozinho regional de VÁRZEA, cada vez mais RIDÍCULO e APEQUENADO pelos mesquinhos interesses de gente, que já devia, HÁ MUITO TEMPO, estar LONGE (preferencialmente na SIBÉRIA) do comando de qualquer entidade do futebol deste país.
    Não tive vontade de fazer nenhum comentário após o jogo. Aliás, está MUITO difícil arranjar ânimo, para acompanhar os rumos deste (que NÃO É o VERDADEIRO) Vasco, comandado pelos casaquildos. Estão “à disposição dos alienados”, os PÍFIOS, INACEITÁVEIS resultados de 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2015, que “EXPLICAM” o DESÂNIMO de qualquer um que AME DE VERDADE este clube centenário.
    Mas, nesta 5ª Feira, resolvi me conceder um momento de “nostalgia” e assisti na TV uma boa parte do jogo entre América e Bangú. Peleja, esta, que decidia títulos, em tempos que o campeonato carioca tinha verdadeira QUALIDADE E IMPORTÂNCIA; virtudes que, desde a “chegada no pedaço” dos “caixas d’água”, “rubinhos” e “euricos” da vida, só DESPENCAM LADEIRA ABAIXO…!!!
    Foi bom ver o “mequinha” de volta. Foi bom rever a “Tia Ruth”, com sua gentileza e candura (coisas “subjugadas” pela truculência e imbecilidade reinantes). Foi bom rever as “charangas”, tocando musiquinhas CHATAS, mas INDISPENSÁVEIS. Foi bom rever, funcionando, cumprindo o seu papel, o “old placar eletrônico” do “old Maracanã” (hoje instalado no estádio rubro)…
    Mas foi RUIM DEMAIS constatar “o que fizeram”, estes PÉSSIMOS dirigentes, com o outrora tão charmoso e QUALIFICADO campeonato carioca e, sobretudo, com os clubes do Rio.
    Foi só por isso que resolvi “comentar” alguma coisa, em sua ótima coluna”.
    Parabéns pela “perseverança”.

  4. jota - ES

    O Ronaldinho Gaúcho acaba de dar uma “gaúcha” nos mulambos. Só a primeira parcela, a ser paga agora em março, gira em torno de 5 milhões.
    ________
    A parcialidade com que a imprensa trata não apenas o Vasco, mas tb o flu e o bota, em favor do flamengo, é uma dessas coisas nojentas que já estamos cansados de ver todos os dias. Endeusam jogadores medianos como esse mancuejo, e tantos outros. Parece uma cambada de psicólogos querendo incentivar, dar moral, motivar, o time. Aff!
    SV

  5. natan-Vasco

    Os nazistas perderam pra gente e ainda vão ter que pagar 20000 por causa de seus delinquentes.

  6. Juvenal

    JC – excelente sua análise do jogo de domingo.
    Acho que o Vasco jogou bem melhor do que contra o Voltaço e mereceu a vitória.
    Agora a artilharia chegou ao fim da linha,com 4,3,2,1 gols. No próximo jogo vai ter que começar novamente a escadinha de cima.
    Quanto a sua abordagem sobre a ESPN gostaria de acrescentar o seguinte. Quando vi pela 1ª vez essa sigla achei que se tratava de abreviação de Estado de São Paulo Noticias, mas mais tarde fui descobrir que é uma das 3 emissoras esportivas gringas que invadiram o espaço esportivo brasileiro. As outras 2 são a Fox e Esporte Interativo(EI). Certamente estão sob orientação das matrizes americanas e só entendem de soccer e nada de futebol. Porisso JC não liga não para a ignorancia deles com comentarios completamente desconectados da realidade.

  7. ODILON C SILVA = RJ

    Continua nesse teu estado vegetativo né seu recalcadão , morra de ódio, tirá as calças pela cabeça, seu frustrado.

  8. JC seu post foi perfeito. Parabéns!!!!!!
    Só queria comentar aqui que a imprensa que provavelmente nunca viu este tal de Mancuejo (ou algo parecido) jogar já o colocou no mesmo patamar do Messi. Como não vejo jogo de mulambo, somente contra a gente, fiquei impressionado com a falta de sangue e de bola desse “novo craque ” urubu. O imprensa essa nossa carioca!! Como sempre digo: vencer os mulambos é vencer além da nação desdentada toda uma imprensa covarde e safada, imora e imparcial.
    VASCO SEMPRE!!!!!!!!!

  9. Robson SP

    Olá JC e amigos vascaínos,
    Pegando emprestado a ideia das faixas exibidas pela torcida do Corinthians. Vamos colocar a nossa no próximo classico em SJ: espn Brasil ? Não. Não conheço.

  10. O Vasco como sempre sobrou contra o framengo , Bela Vitoria Vascao.Saudaçoes Vascainas.

  11. Julio

    Olá JC,
    Você acha que Wellington Paulista não seria um bom nome para o ataque, lógico que dentro do orçamento do clube, o cara é reserva do flu e acho um bom finalizador e cabeceador!!

  12. Murillo Santiago

    A ESPN Brasil, completamente falida e sem poder nenhum, só falta contratar o RMP, rosto de madeira prensada, pra fazer dueto com o mauro cezar pereira, essa menina e um rapazote que apresenta o bate bola que tem o mesmo nível de flamenguice. Este MCP já encheu o saco. Infelizmente o Lédio Carmona que é o único vascaíno por aí, se faz de imparcial, infelizmente mesmo.
    Quanto ao jogo só não foi mais porque temos Fiascos e o dublê mal feito do romário no ataque. Tomara que o little george saiba promover a garotada nesse campeonato meia boca até pra descansar o nenê, o andrezinho.
    No mais, acho até que dá pra acreditar num trabalho mais longo dessa comissão técnica, que parece não se queimar com os jogadores, embora mais uma vez a imprensa fique falando agora de uma suposta confusão com o Vaz. O que vc acha?
    SV

  13. Ivan

    Ótimo post, JC. Só uma ressalva: “expectador” é quem está na expectativa e “espectador” é quem assiste alguma coisa. Então, no caso da atuação do Martin Silva, acho que você quis dizer espectador, com “s”. Abraço!

  14. ODILON C SILVA = RJ

    Se tivesse começado com o RAFAEL VAZ no lugar do JULIO DOS SANTOS, se tivesse começado com o THALLES no lugar do JORGE HENRIQUE, a vitória seria mais suave, mais tranquila………….JORQUE HENRIQUE e EDER LUIS, é muito bom para entrar no segundo tempo, para pegar o adversário cansado.

  15. ODILON C SILVA = RJ

    Bela vitória do VASCÃO, outra bela vitória do vASCÃO sobre o flamerda, agora nada espanto, nada de ficar se achando o máximo, ganhar do flamerda sempre foi normal na vida desse clube, basta constatar que no passado o flamerdaera freguês do VASCÃO, basta constatar que o flamerda já ficou sete anos sem ganhar uma partida do VASCÃO, já ficou 20 partidas concecutivas sem ganhar do VASCÃO, já tomaram sonoras goleadas, então ganhar do flamerda sempre foi normal para o VASCÃO, ate porque o flamerda é um adversário comum igual outro qualquer…………Também ganhar do flameda não é sinal de prosperidade total, ano passado cansamos de bater no flameda, viajaram nesse astral, acharam que estava uma maravilha, acabaram rebaixando o VASCO, por pura falta de visaão, quando acharam que fazer bonito no estadual, seria o suficiente para disputas nacionais e internacionais……………………… Parece que Eurico Miranda teve recaida, estava se gabando ,falando na primeira pessoa que ele ganhou do flamerda, vai devagar sADDAM MIRANDA, pelo menos dessa vez ele deixou para se gabar depois do jogo, antigamente ele cantava vitória antes do tempo, antigamente ele falava que já tinha ganho o jogo antes da partida, perdia todas para o flamerda, acabou perdendo sete finais consecutivas para o flamerda……………..Por isso que o flamerda tem essa vantagem de vitórias em cima do VASCÃO em finais, principalmente na era euriquista, agora EURICO MIRANDA já não canta vitórias antecipadamente, não fica se gabando antes da partida, o VASCÃO ate parou de perder para o flamerda, custou caro para esse clube, para sua torcida, os erros do euriqusimo……………….

  16. ODILON C SILVA = RJ

    Bela vitória do VASCÃO, outra bela vitória do vASCÃO sobre o flamerda, agora nada espanto, nada de ficar se achando o máximo, ganhar do flamerda sempre foi normal na vida desse clube, basta constatar que no passado o flamerdaera freguês do VASCÃO, basta constatar que o flamerda já ficou sete anos sem ganhar uma partida do VASCÃO, já ficou 20 partidas concecutivas sem ganhar do VASCÃO, já tomaram sonoras goleadas, então ganhar do flamerda sempre foi normal para o VASCÃO, ate porque o flamerda é um adversário comum igual outro qualquer…………Também ganhar do flameda não é sinal de prosperidade total, ano passado cansamos de bater no flameda, viajaram nesse astral, acharam que estava uma maravilha, acabaram rebaixando o VASCO, por pura falta de visaão, quando acharam que fazer bonito no estadual, seria o suficiente para disputas nacionais e internacionais…………. Parece que Eurico Miranda teve recaida, estava se gabando ,falando na primeira pessoa que ele ganhou do flamerda, vai devagar sADDAM MIRANDA, pelo menos dessa vez ele deixou para se gabar depois do jogo, antigamente ele cantava vitória antes do tempo, antigamente ele falava que já tinha ganho o jogo antes da partida, perdia todas para o flamerda, acabou perdendo sete finais consecutivas para o flamerda……………..Por isso que o flamerda tem essa vantagem de vitórias em cima do VASCÃO em finais, principalmente na era euriquista, agora EURICO MIRANDA já não canta vitórias antecipadamente, não fica se gabando antes da partida, o VASCÃO ate parou de perder para o flamerda, custou caro para esse clube, para sua torcida, os erros do euriqusimo……………….

  17. Beto

    JC, além de tudo, foi pouco inteligente a moça da ESPN, pois, como você explicou, o principal argumento utilizado para provar a tese de que SJ nao tem condiçoes foi que a torcida rival quebrou os banheiros. Patética!
    Se for assim, a torcida do Vasco vai na Arena Corinthians, quebra os banheiros e pronto, a Arena da Copa não tem condições.
    Você falou tudo, o que existe é um tremendo preconceito contra SJ. O mais incrível de tudo isso é que o estádio do Vasco é um símbolo da luta contra o preconceito e deveria, sim, ser reverenciado. Esses sensacionalistas da imprensa (não são todos, temos bons jornalistas) não tem a menor condição de falar nada contra SJ.

    • Beto

      Sobre o jogo:
      1. Jorginho colocou mais um volante e adiantou o Andrezinho. Acertou, mas continuo achando o Bruno Gallo melhor (apostaria nesse jogador que pode evoluir) que Julio dos Santos. Marcelo Mattos eu vou esperar um pouco, mas nesse primeiro jogo não gostei da atuação dele, fez faltas desnecessárias e perdeu algumas bolas bobas. Atenuante é que foi sua estreia e vem de inatividade.
      2. O Vasco joga sem ataque. Riascos e JH inexistem. Incrível, num clube da grandeza do Vasco, o Riascos , depois do que fez ano passado, continuar no time titular. O mesmo vale para o JH. Precisa contratar atacantes , no plural, porque o melhorzinho saiu e está no Cruzeiro fazendo seus golzinhos. Para um clube falido como o Vasco e pra uma série B estava de bom tamanho ter mantido o Rafael Silva e tentado um centroavante. Eu queria poder ter visto a dupla Rafael silva e Gilberto jogarem com dois meias como andrezinho e Nenê. Os quatro nas melhores condições físicas possíveis de cada um deles e com ritmo de jogo. Nem de longe é a dupla de ataque dos sonhos, mas levando em consideração a dupla atual, JH e Riascos, a situação financeira do Vasco e levando em conta que ambos estavam no clube, acho que seria o melhor possível até porque será difícil essa diretoria conseguir algo a mais em termos de qualidade. Quando melhoraram a armação inutilizaram a conclusão.
      3. A inoperância ofensiva dos laterais é irritante. O Julio Cesar nao avança nada e o Madson avança e erra, seja os passes , seja os cruzamentos. Sem ataque e sem laterais para ajudar ofensivamente, aí complica pra dupla de meias.
      4. Esse Rafael Vaz, assim como o Bruno Gallo, tem potencial e precisam ser melhor aproveitados. Tem jogador que cansa de jogar mal e segue com muitas oportunidades.

  18. fridiricu

    Rapidamente. … pra ler a do Vasco Expresso também.
    Onde será o jogo de volta?
    Arena da Gávea! kkk
    Pergunta pro Sheik quem vai ganhar o próximo jogo…
    Cadê o nosso artilheiro?

  19. jota - ES

    Concordo, Jotacê. “… o tratamento dado pela imprensa a São Januário é recheado de preconceito injustificado e irracional.” Isso posto por vc, e acho que 99% dos vascainos tb concordam, qual seria o motivo? O “love” da globo pelo fla, o ódio que muitos cultivam contra o Eurico, ou simplesmente inveja da imprensa carioca?
    ________
    Mais um sacode nos mulambos. “Beleuza” pura!
    ________
    Será que o Arão sonhou: se eu tivesse ficado no Bota, não teria passado por essa.
    ________
    SV

  20. Thebar Augusto Guedes

    Se alguém ainda não confiava no trabalho de JorZinho acho que ontem essa comissão técnica demostrou que merece respeito e a confiança de nossa torcida, depois de muitos reclamarem pela exposição da defesa contra times pequenos e um grande em coma profunda, (América), eis que Jorginho surpreendeu a todos escalando pela primeira vez M. Mattos, não fiquei surpreso em ele fechar o meio, até porque em outros comentários coloquei que Jorginho estava apenas treinando variações, fazendo experiências, afinal, se não puder usar o fraco carioca para testar algumas possibilidades vai testar quando? Na Copa do Brasil? Na Série B? Temos que chegar lá com possibilidades e variações táticas bem resolvidas.

    Reparem que Jorginho não usou nem Pikachu, nem Pet, e no meu entender e acho que já começo a sacar o que se passa na cabeça dele, os dois ainda estão tímidos, tenho certeza que Pikachu no seu devido tempo poderá protagonizar boas partidas com nossa camisa.

    É inerente ao torcedor a paixão, o amor e a adoração, o torcedor do Vasco está carente de um grande ídolo, Nenê percebeu isso, virou marketeiro, está a cada dia ganhando o amor de nossa torcida, uma paixão ao ver justa e espero que seja de verdade por parte de Nenê conosco, “não que eu confie em jogador de futebol, até Edmundo xodó, abandonou o Vasco várias vezes, uma literalmente, dentro do vestiário em pleno Palestra Itália se não me engano”, Nenê está em lua de mel com nossa torcida e levantando o caneco do Bi estadual ele definitivamente entrará para galeria de ídolos de nossa torcida, levantando a Copa do Brasil e fazendo uma arrasadora série B então nem se fala.

    Confio no trabalho de Jorginho e entendo que se o Vasco trouxer um atacante de ponta, matador, o trabalho dele renderá mais frutos, falta matéria prima no ataque para JorZinho.

  21. JC.. Até quando vamos ter que aturar Júlio do Santos titular???? Não acerta nada, faz falta pra caramba e é lento demais. Depois que ele foi sacado do Vasco no ano passado, o time, visivelmente, foi melhor!!!

  22. Ulisses Pinheiro

    Bom Pessoal o time está de parabéns, mas não podemos deixar de fazer algumas constatações, a titularidade do Julio do Santos não faz o menor sentido, o Marcelo Matos é muito melhor, apesar de ter posto quase tudo a perder ao puxar o pano de chão mulambo na área. Não dar para dar um mole desses, se o juizinho visse era marca da cal certa.
    Mas vendo o jogo, acho que o Jorginho devia tomar coragem e fazer o que ele disse que teve vontade no ano passado, escalar o Rafael Vaz no ataque! O cara tem uma noção de posicionamento e uma qualidade de conclusão digna de centro-avante, além de ser excelente cabeceador. Não custa tentar, temos mais quatro jogos neste primeiro turno inútil. Vale a pena tentar!

  23. Hugo

    Muito Muito bom…….1º

  24. ZE VASCAINO - RJ

    Grande Vitória meu Vasco, vamos melhorar casa vez mais, e o mais importante, se preparar bem para nosso retorno pra primeira divisão, de onde já deveríamos ter saído.

  25. Juvenal

    FREGUESIA CONTINUA
    até em São januario
    PRATO CHEIO
    para os supersticiosos:
    No Dia 14
    14 minutos antes de terminar o jogo
    entra o camisa 14
    A estrela do VAZco brilhou
    GLOMENGO
    ontem eu tive que acompanhar o jogo no radi.
    Enquanto eu torcia para o Vascão, os golobais torciam desesperadamente pelo MengãoQueridão. Que loucura! Mas não é novidade
    PREFEITO VASCAINO
    ainda bem que ele não confiscou tb São Januario para as Olimpiadas
    ESPORTE + POLITICA
    o ex-ministro da Copa agora virou ministro da defesa
    Imaginem que absurdo um comunista querer defender o Brasil.
    Tá feia a coisa..

  26. Fabio

    Mídia safada: o Globo semana passada fez uma reportagem dizendo que o estadual era um fracasso de público (e a tal 1a liga é um sucesso absoluto!), que o futebol do Vasco vinha decaindo a cada rodada, todos eles felizes com a contratação de um tal de “Mãe Coelho”, o Guerrero encontrou o gol, a boa atuação contra o esquadrão da Portuguesa da Ilha e que eles estavam em ascendência no campeonato. Que eles sejam sempre favoritos e sempre apanhem no fim.

    O placar mais justo seria Vasco 2×0, pelo menos. Não que o time tenha feito uma partidaça, mas buscou mais o gol, a vitória e foi mais incisivo. Ainda falta um cara competente para fazer gol. O time arma jogada, troca passes, ronda a área adversária mas não conclui bem. Defensivamente o time foi bem e anularam o ataque urubulino. E o Guerrero, deixa que a natureza marca.

    No vídeo da ESPN um mulambo diz que os bares fora de São Januário estão fechados e que a culpa é do Eurico, sempre ele. Patético: o Eurico e o Vasco agora mandam nos donos de bares do entorno do estádio. Os donos devem ter fechado seus estabelecimentos provavelmente por medo de serem roubados ou terem seu patrimônio destruído. A reportagem é risível ao querer culpar o Vasco e seu estádio pela falta de civilidade dos mulambos. Qual a opinião deles sobre o confronto dos bambis e gambás nas estradas de SP? A culpa deve ser da concessionária da rodovia, da polícia rodoviária…

  27. Gustavo P.

    Eu já falei isso em outros comentários, o time é isso que vimos ontem. Tem vontade, tem suas limitações, ganha jogos, perde alguns…. e assim vamos em frente esse ano, que espero que seja tranquilo, afinal todos nós merecemos depois de 2015. Agora, falando especificamente da mulambada, do time da camisa de macumba, eles merecem ficar 200 anos sem ganhar da gente. É um prazer inenarrável ganhar deles até na partida de botão. Criaram um clima terrível a semana toda, que SJ era perigoso, que ia ter pênalti pro Vasco, e isso, e aquilo…. Tomaram outra. Todo o castigo é pouco pra mulambada. E o meu maior prazer é ver aquela dupla de ataque Gayrrero e Sheik (Pit Bitoca) saírem de mãos abanando mais uma vez. Esse presidente mulambo se diz um grande administrador, que tem mentalidade moderna e profissional, mas na hora do vamos ver ele se comporta igual a todos os outros, igual ao charuteiro, com provocações, jogando pra galera, pra mídia, etc. Todo castigo é pouco!!!!!!

  28. celopereira

    Valeu pela vitória embora o jogo tenha sido fraco tecnicamente. Mas o que esperar dos clubes do Rio? Não dá para esperarmos muito.

    O Framengo que se cuide pois a jogar assim no Brasileiro, vai receber o bastão do Vasco ano que vem.

    Quanto ao Vasco, o time continua a precisar de um atacante pois o Riascos tem vontade e dedicação mas não tem bola. Já o Thalles parece que tem futebol mas não tem vontade e nem dedicação.

    Já sobre a ESPN, esse pessoal chega a ser ridículo. Fazem cada comentário idiota que só demonstra falta de capacidade intelectual.

    SV

  29. Wanderson DS

    Todo Vascaíno que é ser pensante tem suas restrições ao Eurico, mas a ESPN Brasil tá passando de todos os limites toleráveis de ser anti-VASCO, porque misturam a figura odiosa com o clube!!! Não é de hoje que eles fazem matérias TENDENCIOSAS sobre o VASCO, essa matéria foi a gota d’água… conseguiram superar em tudo a flapress oficial que é a Globo, aliás nem os canais globo e sportv estão sendo tão intolerantes para com o CRVG do que essa mídia PAULISTA ESCROTA a um bom tempo!

    E sobre o jogo nada a mais a comentar, assino embaixo em tudo q vc disse, mesmo o time ainda demonstrando as mesmas limitações e deficiências, alguns jogadores que não explicam suas titularidades, mas eles se superam contra os mulambos “freguesaços”!!!

  30. Gilberto SOARES SC

    A freguesia está mantida, os florzinhas já estão ficando com ciúmes, mas podem ficar tranquilos que tem pra todas.

  31. Claudinei

    Sempre é bom ganhar…

  32. LUIS CLAUDIO

    Caros amigos, lí na UOL que o sr Sheik ( pra mim um peladeiro) foi ao juiz da partida entregar alguns objetos que no final da partida foram jogados pelos torcedores do Vasco. E o pseudo jogador de futebol ainda recebeu na reportagem elogios pela entrega do material ( Bom rapaz,passou o carnaval na farra falando bobagens).
    Isso foi realmente verdade? A torcida jogou mesmo garrafas e copos na nos jogadores da mulambada? Isso só reforça as criticas que fazem do Estadio. Se for verdade, eita torcedores sem noção, fazem um verdadeiro serviço aos adversários.
    No mais, mais uma pra sacola. Já ate disse a meus amigos flamenguistas que em São Januário fregues antigo tem 20% de desconto.

  33. Leon da Cruz

    Grande vitória do Vascão! Não importa a qualidade do time do Vasco, mulambos tremem quando veem a cruz de malta. E não importa o trabalho sujo da imprensa, de alardear que esse time do fra é um novo Barcelona, a freguesia para o Vascão foi mais uma vez confirmada.

    Parabéns ao Jorginho, que teve sabedoria e humildade para mexer no meio campo e dar mais consistência defensiva. Embora a mulambada tenha ajudado muito, pois não disse a que veio, o esquema tático do Jorginho simplesmente não permitiu que os mulambos jogassem. Agora só falta barrar o J. henrique e o J. dos Santos.

    Parabéns aos jogadores, que estiveram focados e determinados até o final do jogo (apesar da esquizofrenia desse time, de jogar assim apenas em clássicos regionais). Nenê fez uma grande partida, com menos firulas do que o de costume, e com maior acerto de passes. Como disse o JC, o posicionamento mais avançado do Andrezinho (e também do J. dos Santos) levou a zaga mulamba a dividir a atenção entre os Vascaínos e a ceder mais espaço ao Nenê.

    JC, sobre a cobertura da imprensa a São Januário, há um vício a mais: a inveja. Muitos desses que fazem parte dessa imprensa não são jornalistas de fato, mas torcedores. Eles têm inveja do gigante que é o Vasco, de sua imensa e apaixonada torcida, que foi a grande responsável por erguer aquele monumento do futebol e da história do Brasil, que é São Januário.

  34. BJ

    “o tratamento dado pela imprensa a São Januário é recheado de preconceito injustificado e irracional. Apenas isso.”

    Falou tudo. E digo mais por causa da briga com Eurico a imprensa senta o cacete no Vasco. A ESPN é uma das que mais criticam o clube. O Juca Kfouri no Bate Bola de sexta teve a pachorra de defender as declarações do presidente mulambo, dizendo que era Eurico que estava estimulando a violencia no clássico. Como se fosse vantajoso para o charuteiro se tivesse alguma confusão em SJ.

    A campanha da referida emissora contra o Vasco acabou afastando o torcedor e apesar do maior publico do campeonato infelizmente SJ não lotou.

    Cabe a torcida do Vasco defender o clube (e somente o clube) contra essa campanha difamatória de ESPN, Fox e outras emissoras/ jornalecos.

  35. Amado Peixoto

    A ESPN, assim como boa parte da torcida, odeia o eurico. Por causa desse ódio, eles odeiam o Vasco por tabela. Com isso, fazem matérias tendenciosas sobre o Vasco, distorcem os fatos e fazem um jornalismo vergonhoso!! Eu teria VERGONHA de escrever uma matéria afirmando que a torcida do flamengo sofreu com banheiros depredados quando a própria torcida (ou será que a ESPN acha que a policia prendeu 20 torcedores do urubu pq não foram com a cara deles?) deles é que quebrou os banheiros! Matéria tendenciosa já é feio, mas distorcer os fatos é um absurdo pra uma empresa que se diz séria!
    Sobre o jogo: jogamos como sempre e vencemos como sempre! Não foi um jogaço, o Vasco como sempre errou 500 passes, o Riascos ficou impedido em 99% dos lançamentos pra ele, o Madson errou tudo como sempre e Nene msm marcado ainda brilhou! Aquela falta na trave merecia gol, mas eu queria msm era aquele gol olimpico que ele tentou!
    Entre mortos e feridos todos se salvaram em SJ, não teve nenhuma confusão que possa desqualificar o estádio pra próximos jogos e seguimos 100%.
    Ainda falta muita coisa ao Vasco, mas o caminho vem sendo bem traçado.
    SV

  36. Brener

    Excelente post JC! Parabéns pelo grande trabalho aqui no blog.
    É impressionante mesmo como desvalorizam São Januário, e a atenção mínima dada a vitória do Vasco durante os gols no fantástico. JC, vc acha que aquele episódio na final do brasileiro de 2000, mas que ocorreu em 2001, onde os jogadores do Vasco entraram em campo com o emblema do SBT na camisa provocou todo esse descaso que a globo tem pelo Vascão? Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s