A obrigação é nossa

saojanuario-vasco-america-rn-edgardmacielNa partida última rodada, Jorginho fez mistério sobre o time que escalaria e acabou fazendo uma mudança inesperada – e, porque não dizer, esdrúxula – na equipe, que definitivamente não surtiu o efeito desejado. A não ser, é claro, que o desejo do técnico fosse fazer a pior partida do Vasco nesse Carioca. Vencemos o Voltaço, mas foi a duras penas.

Jorginho mais uma vez não abriu o jogo e não sabemos quem serão os titulares contra a mulambada, nesse que será o primeiro clássico de 2016. As possibilidades são muitas, com algumas mais próximas de se tornarem realidade. Se Jomar, Rafael Vaz, Bruno Gallo, Jorgenrique, Eder Luis e alguns outros estão na expectativa de uma titularidade, duas coisas são certas: a primeira é que a torcida está numa expectativa ainda maior por um bom desempenho do time; e a segunda é que o Vasco realmente precisa de mudanças para não passar por problemas na partida de logo mais.

Não que o Framengo seja tão temível assim. Mesmo com o favoritismo de sempre – já que a imprensa esportiva do Rio adora definir como uma certeza absoluta que o elenco urubulino é mais qualificado que o nosso – os caras já perderam pontos na competição e, assim como nós, ainda não tiveram pela frente um adversário de peso. A questão aqui é que, aparentemente, os mulambos da Gávea estão num momento ascendente na competição (ainda que a Portuguesa da Ilha não sirva como parâmetro) e nós, pelo que foi apresentado na quarta passada, estamos piorando. Como todos sabemos, um clássico meio que nivela as coisas, mas ainda assim não custa nada ao Jorginho fazer algo para que o Vasco jogue um pouco melhor.

Uma mudança no time não depende da vontade do seu treinador. Com a expulsão do Luan na última partida, Jorginho será obrigado a escalar outro zagueiro ao lado do Rodrigo. E a aparente escolha do treinador dificilmente agradará a torcida: Jomar treinou entre os titulares e deve começar o jogo. Ainda que Jorginho venha promovendo um rodízio no banco entre Jomar e Rafael Vaz (e seguindo o padrão, seria a vez do primeiro a ser relacionado), deve ser complicado encontrar um vascaíno que aprove a escolha. Vaz é mais experiente, tem mais habilidade e pode ser útil em cobranças de falta. A favor do Jomar, só consigo lembrar a habilidade em irritar atacantes veteranos (como fez com o Fred).

Mas as alterações que o time realmente parece precisar não devem acontecer. Jorginho deve estar sinceramente satisfeito com o desempenho do Rúlio dos Santos como primeiro volante e do Jorgenrique no ataque, mesmo que ambos tenham tido atuações pífias. Tanto que, mesmo quando resolveu mudar a equipe, ambos permaneceram no time e quem perdeu o lugar foi Mateus Vital. Procurar opções para dar mais pegada ao meio de campo, encontrar alguém para dividir o trabalho de criação com Nenê ou encontrar um atacante que consiga fazer ao menos UMA finalização por jogo não parecem ser prioridades.

Como os titulares não foram confirmados, sempre se pode esperar que Jorginho apareça com mudanças surpresa (desde que não seja a de escalar, do nada, mais um atacante no time). Caso o treinador não mexa na escalação, ainda podemos ter esperança que uma partida com um rival motive o grupo o necessário para que todos se empenhem mais. Se nada disso acontecer, só nos restará uma coisa na qual nos fiarmos: que nossos jogadores se lembrem que, nessa partida em especial, a obrigação de um resultado positivo é maior para o lado de São Januário. Além da vontade de manter o retrospecto recente contra a framengada, não podemos esquecer que estaremos jogando na nossa casa. E não será nada agradável ver rubro-negros fazendo festa em plena Colina Histórica, diante da nossa torcida.

VascoXMadura

Vasco X Flamengo

Martín Silva; Madson, Jomar, Rodrigo e Julio Cesar; Julio dos Santos, Mateus Vital, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos.

Paulo Victor; Rodinei, Juan, Wallace e Jorge; William Arão, Márcio Araújo e Mancuello; Marcelo Cirino, Emerson Sheik e Paolo Guerrero.

Técnico: Jorginho.

Técnico: Muricy Ramalho.

Estádio: São Januário. Data: 14/02/2016. Horário: 17h. Arbitragem: Leonardo Garcia Cavaleiro. Auxiliares: Dibert Pedrosa Moises e Jackson Lourenço Massarra Dos Santos.

As redes Bandeirantes (RJ, MG, ES, DF, PE, BA, AL, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e Globo (RJ, ES, DF, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) transmitem ao vivo. O canal PFC transmite para seus assinantes em todo país .

***

Desnecessário dizer que as torcidas, tanto a do Vasco como a da mulambada, não podem cair na pilha da rivalidade e provocar tumultos e brigas. O futebol carioca já está na maior draga sem que torcedores irresponsáveis apelem para a violência. Deixemos a disputa apenas no gramado e que os 22 sujeitos em campo façam valer seus poupudos salários – que juntos devem ganhar mais do que todos os torcedores presentes ao estádio – e que resolvam a questão na bola.

***

Lembrando a todos que o segundo turno do Prêmio Top Blog já começou e esse humilde bloguinho precisa mais que nunca da ajuda de vocês para ganhar essa taça. Para dar aquela moral ao Blog, basta votar – o maior número de vezes possível – clicando no banner que está aí na lateral direita da página ou clicar aqui.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

8 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo, Torcida

8 Respostas para “A obrigação é nossa

  1. pedro aragão - VASSOURAS RJ

    Menos de 14 mil pagantes contra nosso maior rival, jogando em casa. Um absurdo! Eurico supervaloriza esse campeonatozinho fajuto, mas os números e a deficiência técnica do Carioquinha falam por si só. Dá depressão ao pensar que vários times grandes estrearão na Libertadores esta semana. Times que sempre se classificam, e Eurico, em 10 anos como presidente, NUNCA classificou o Vasco para a Libertadores, nem tampouco venceu algum título nacional. NUNCA! E sabem pq? Pq a prioridade absoluta pra ele é o Carioca. É mais importante vencer os mulambos no Carioca (pra ele dizer: “ganhei outro campeonato a parte Ponto!) do que jogar uma Libertadores. É um presidente bairrista, municipal, retrógrado e ultrapassado, que só olha para seu umbigo, mas o fracasso deste campeonato que é o único que ele tem a capacidade de vencer, desanima qualquer torcedor. São Januário hoje mostrou isso. Vasco na Libertadores já! Fora Dotô Eurico fracassado!

  2. Hugo

    Você alcançou o número máximo de votos para esse projeto hoje. Você poderá

  3. Juvenal

    Que blz
    Vascão UM x glomengãoqueridão + torcida violenta ZERO.
    Acertei no palpite de 1×0.
    Vitória pra la de merecida, poderia até ser goleada se não fosse falta de pontaria + azar.
    Os otros merecem NOTA ZERO – principalmente FORA DE CAMPO.

  4. Juvenal

    Não há segurança em São Janu
    faz tempo que os flas da vida andam falando isso. E não há segurança porque? Por causa dos torcedores loucos e violentos rubronegros que já arrancaram porta e quebraram vaso sanitario do estadio do Vasco.
    É claro que com um bando de loucos entrando em nosso estadio não pode haver segurança nunca Tá feia a coisa!.
    E a Globo só focalizando a torcida do mengo.E a gente sabe porque. Porque os globais torcem todos para o time da gavea.
    Infelizmente eu não vou poder ver o jogo ao vivo na telinha pois aqui os globais só mostram o Botafogo(RJ) no sabado e o Botafogo(SP) no domingo. Mas nem por isso eu vou Pagar Para Ver.. Tô fora.

  5. Elbinho

    Já começaremos o ano vencendo o primeiro campeonato à parte contra eles. E nada melhor do que sacudir a mulambada dentro de nossa casa. Aliás, brilhante a forma como o doutor Eurico colocou aquele presidente do Framengo (e sua indefectível cara de corno) em seu devido lugar. O jogo é em São Januário e ponto final! Eurico nele!

    • JC Barbosa

      O Dotô sempre consegue colocar os clássicos em SJ. Desde que, claro, não haja outro estádio pra jogar.

      Assim, até eu. Mas tem gente que acha o máximo. Fazer o que?

      Mas se continuam achando o Dotô genial mesmo tendo rebaixado o time pela terceira vc, fica claro que a lobotomia é irreversível.

    • Beto

      Colocou o presidente do Flamengo no seu devido lugar e o Vasco na série B. Brilhante o Doto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s