Encarando o diabo

brasinha_zps27921022Olhando pra tabela do Estadual vemos que o América, nosso adversário de hoje, não passou de um empate fora de casa com a Cabofriense. E como a própria Cabofriense levou um sapeca do Madureira ontem, podemos ligar os pontos e ver que o simpático time da Tijuca não deve nos trazer complicações absurdas. Ou fazendo um trocadilho infame com o mascote do Mequinha, “o diabo não é tão feio quanto pintam”.

Mas é bom lembrar que eles jogarão em casa e ainda podem contar com a estreia do gringo Matias Sosa (isso se o nome do argentino for publicado no BIRA a tempo). Mas, sendo sincero, e daí? Alguém realmente acredita que Edson Passos fará toda essa diferença? Ou mesmo o reforço importado? Achar que o cara, só porque é argentino, será uma espécie de Messi que resolverá todos os problemas do América é esperar demais.

O fato é que se tudo sair dentro dos conformes, o Vasco conseguirá sua segunda vitória logo mais. Se Jorginho realmente fizer as mudanças que disse em coletiva que poderá fazer – Pikachu no lugar do garoto Mateus e Eder Luis no lugar do Jorge Henrique –  melhor ainda. Talvez coubesse uma outra alteração (Bruno Gallo no lugar do Rúlio dos Santos), mas essas possíveis duas mexidas já mostrariam que nosso treinador não se apega desesperadamente às suas ideias iniciais. Mateus Vital, por ser ainda muito garoto, pode ser colocado aos poucos no time; já o Jorgenrique não há paciência que reste com o cara.

Apesar de não ter confirmado os titulares, Jorginho pode, ainda assim, manter o time que começou jogando contra o Madureira e que não funcionou muito bem. Ele pode optar por não queimar logo na segunda rodada o filme de uns e outros no time. Se o time for um pouquinho melhor do que foi no primeiro tempo contra o Madura, talvez nem tenhamos tantos problemas. Mas quem viu a vitória na estreia do Carioca sabe que o time do segundo tempo se saiu muito melhor.

No fim das contas, o clima é meio de “tanto faz”. Essa fase inicial do campeonato é tão irrelevante que nem dá pra criticar muito o treinador se ele forçar um pouco a barra com uma escalação que ele considerou a ideal num primeiro momento. Se tudo isso servir para o time chegar ajustado e definido para o primeiro clássico, terá valido a pena.

VascoXMadura

América X Vasco

Felipe; Erick, Fábio Braz, Marcão e Marlon; Jefferson Muniz, Darlan, Renato, PH, Thiago Accioli; Jean.

Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Julio dos Santos, Mateus Vital (Yago Pikachu), Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique (Eder Luis) e Riascos.

Técnico: Ricardo Cruz.

Técnico: Jorginho.

Estádio: Edson Passos. Data: 04/02/2016. Horário: 19h30. Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães. Auxiliares: Dibert Pedrosa Moises e Patricia Silveira de Paiva Retondario da Silva.

O canal PFC transmite para seus assinantes em todo país .

***

giganteOntem foram divulgadas as modalidades de planos do novo programa de sócios do Vasco, batizado de Gigante. O torcedor poderá analisar cada uma das categorias oferecidas no site do programa com calma, já que as associações começarão apenas no fim de março.

Sei que muitos leitores esperam que eu fale alguma coisa do programa, mas sinceramente, nem seria preciso. O presidente Eurico Miranda já falou tudo a respeito da característica mais importante dos sócios que chegarão através do Gigante: não terão direito a voto.

O Vasco já tem muitos sócios para votar. Os sócios do programa não têm direito a voto. Isso é limitado. Até porque a maioria não sabe votar.

Em outras palavras, o objetivo do programa é capitalizar a ajuda da torcida, sem dar a contrapartida aos que pagam as mensalidades de decidir quem vai gerir os recursos que surgirem. A diretoria quer a grana do vascaíno, mas não sua opinião sobre o futuro do Vasco.

Alguns dirão que outros clubes também não dão direito a voto com seus programas de sócio e que o Gigante foi criado nos moldes do Avanti, o bem-sucedido programa do Palmeiras. E eu responderia que nós não temos nada a ver com os outros clubes, que podem ter ou não a necessidade de uma renovação do seu colégio eleitoral (e, mesmo assim, há vários outros clubes que dão ao sócio-torcedor o direito ao voto, como o Internacional). E também diria que, se o Vasco tivesse um presidente que injeta grana no clube e não um que perdoa as próprias dívidas milionárias que tem com a instituição, talvez cogitasse a possibilidade de abrir mão do direito de participar das eleições no clube.

A verdade é que qualquer clube precisa da ajuda dos seus torcedores. A sorte de alguns desses clubes é ter uma diretoria que seja competente o bastante para não temer que novos sócios com poder de voto acabem por lhes tirar do poder. Essa sorte, infelizmente, o Vasco não teve.

No fim das contas, o Dotô acabou falando uma verdade indiscutível: a atual diretoria estar no poder é uma prova inegável de que a maioria dos eleitores do Vasco não sabe votar.

***

Lembrando a todos que o segundo turno do Prêmio Top Blog já começou e esse humilde bloguinho precisa mais que nunca da ajuda de vocês para ganhar essa taça. Para dar aquela moral ao Blog, basta votar – o maior número de vezes possível – clicando no banner que está aí na lateral direita da página ou clicar aqui.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

12 Comentários

Arquivado em Adversários, Notícias, Pré-jogo, Torcida

12 Respostas para “Encarando o diabo

  1. Beto

    “A verdade é que qualquer clube precisa da ajuda dos seus torcedores. A sorte de alguns desses clubes é ter uma diretoria que seja competente o bastante para não temer que novos sócios com poder de voto acabem por lhes tirar do poder. Essa sorte, infelizmente, o Vasco não teve.”

    Resumo perfeito, JC.
    O incrível é que existe uma categoria de “pseudo sócio” que vai pagar R$ 179,98 e não terá direito a voto. Estranho demais. Fico me pergutando quanto pagam hoje os estatutários que possuem o direito a voto. Um valor menor deve ser mantido para os que já são sócios, mas me parece que estaremos diante de um contra-senso.
    E outra, será que o sócio estatutário está disponível para torcida ? Na internet me parece que não e há tempos. Uma aberração, independente de se lançar o “pseudo sócio” torcedor, deveria estar disponível também a opção do sócio estatutário. Já li depoimentos na internet de pessoas que foram a São Januário e não conseguiram se associar. Não sei dizer se é verdade.

    Impressionante também a ação orquestrada dos mesmos fakes em diversos sites (mesmos argumentos e mesmas ofensas) defendendo essa aberração (ausência do direito a voto) com as justificativas mais medonhas. “Bovinos, nenhum clube dá esse direito”, MENTIRA. E mesmo que não fosse, fodam-se os outros clubes, o Vasco precisaria de sangue novo. É isso que você explica, são clubes em situações diversas.

    Enfim, clube rumando para um caminho sem perspectivas em minha avaliação.

  2. Pode até não ter sido bom para o Alex Teixeira, mas para o Vasco, foi um verdadeiro negócio da China. Receber 10 milhões como clube formador, mas do que a Caixa queria pagar inicialmente é simplesmente inacreditável.

  3. Ernesto

    E o culpado por tudo isso chama-se Roberto Dinamite. O cara teve a chance única de matar de vez o câncer que assola o Vasco, mas… ao contrário. Foi tão incompetente, irresponsável e desonesto, que fez o câncer retornar ainda mais forte. O Dinamite foi ídolo dentro de campo. MAS NUNCA SERÁ PERDOADO POR TER FEITO O CÂNCER MALIGNO RETORNAR E SEMPRE SERÁ LEMBRADO NESSAS PÁGINAS MAIS TRISTES DA HISTORIA CENTENÁRIA DO VASCO DA GAMA.

    NOJOOOOOO… é só o que posso dizer de Dinamite e Dotô Eurico. ACABARAM COM O VASCO!

  4. Carlos Queiroz

    JC, e o Leandrão fazendo gol? vai acabar voltando pra jogar a série B.

  5. oliveira

    Cara,

    decepcao total com este novo programa de socios. Alias, como voce bem disse, este programa e’ uma mentira no nome, ele e’ um programa de fidelidade. E ai e’ que esta a questao: o Vasco e’ um time grande, com uma torcida nacional e pertence ao povao. O Vasco nao e’ um time de elite e o program socio torcedor devia refletir isso dando acesso a massa de participar no rumo do clube. euRico e’ um ladrao mentiroso.

  6. BJ

    Putz o programa de sócios não vai ter direito a voto??? Qual vantagem o associado terá então? Concorrer a chance de pagar um ingresso mais barato?
    Essa diretoria é uma piada!

  7. Gilberto SOARES SC

    Nota 10 para seu comentário , sobre o novo plano de sócio. Quem dera, tivessemos um presidente que injetasse dinheiro em nosso clube. Sorte dos palmeirenses.

  8. jota - ES

    Só para aumentar os comentários rsrs. Ninguém vem “da Brasília”. (Ref. post anterior).
    SV

  9. jota - ES

    Meu dinheirinho é suado. Quanto a não ter direito a voto, isso não me diz, particularmente, nada, pois me é quase impossível sair daqui para ir a São Januário votar. Mas vou estudar esse “Gigante”, ver qual vai ser o destino dessa grana, e quem sabe?
    Hoje, Vasco 3×0 América.

  10. Cássio LAVRAS-MG

    Caro JC. Como sempre, vc disse tudo e mais um pouco. Abraços!

  11. Claudinei

    Torço muito para o Vasco, mas sinceramente não vejo a hora deste sujeito e sua família deixarem o Vasco. A esperança é que um dia isso acabe…

    • Leon da Cruz

      Claudinei, deste ano Eurico não passa. Bate as botas. Já a família dele, é imprevisível. A minha esperança é que ela e seu grupo político de sustentação percam força, seja por pura incompetência ou por não terem apoio maciço (na ausência do dotô sapo) dos demais conselheiros do Vasco.

      Sobre o jogo de hoje, a imagem do post do JC fala por si mesma. O diabo em questão está longe de ser feio. É até bonitinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s