Eliminação preocupante

Apesar da eliminação, esse foi o nosso melhor jogo (…) Nossa atuação, de uma forma geral, foi positiva. Os meninos foram comprometidos e obedientes taticamente. Nosso time esteve mais leve, mais solto.” – Rodney Gonçalves

Quem assistiu ontem ao empate entre Vasco e América-MG, cuja decisão nos pênaltis resultou na nossa eliminação na Copa São Paulo de Juniores, tem motivos para concordar e também para se preocupar com a declaração do treinador da molecada.

A partida de ontem realmente deve ter sido a melhor do time. Isso, obviamente, não quer dizer que a garotada tenha ido bem: tivemos dificuldades terríveis na primeira fase, contra adversários menos qualificados que o Coelho e ontem, pelo menos, fizemos um jogo parelho com o América.

Mas depois disso, tudo o que disse o treinador é pra lá de preocupante.

Um técnico não pode achar “positiva” uma atuação na qual seus comandados passaram os 90 minutos dependendo de bolas esticadas e da correria dos garotos da frente. Assim como não pode ser positiva uma partida na qual praticamente não se viu articulações de jogadas. Ou o monte de passes errados, em muitos casos, não justificados pela falta de entrosamento.

E exaltar uma “obediência tática” é o pior de tudo. Porque nos faz acreditar – e temer – que se amontoar na defesa e dar chutões para frente esperando que os moleques se matem de correr para pegar a bola seja, para o treinador dos juniores do Vasco, uma “tática”.

Acreditar que poderíamos ir adiante na competição faz parte e, pela partida de ontem, poderíamos mesmo. O América-MG foi melhor, mas não chegou a nos ameaçar muito e, no fim das contas, tivemos mais chances que o adversário. Mas nada disso significa que o Vasco tenha jogado bem.

Tá certo que precisamos levar em consideração a reformulação do grupo e a quantidade de garotos que subiram para os profissionais e o monte de meninos que tiveram que subir de categoria por causa disso. Mas pelo que apresentamos em toda a Copinha, estamos longe de ter uma equipe de juniores com um padrão de jogo competitivo.

***

Mas alguns garotos até que mostraram qualidade e isso até compensa um pouco a participação do Vasco na competição. Hugo Borges, Robinho, Douglas Luiz e Matheus Peixe podem ser bastante úteis no futuro.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

21 Comentários

Arquivado em Divisões de Base, Resenhas, Vídeos

21 Respostas para “Eliminação preocupante

  1. jota - ES

    Jotacê, desfrutei por longos 19 dias o belo balneário de Guriri, distrito de São Mateus – ES. Quase tudo no 0800. Me senti assim: “se fui pobre, não me lembro” rsrs. Tipo assim: quem nunca comeu mel, quando come se lambuza. Dias maravilhosos.
    ________
    Cheguei hoje. O Coelho comeu o Porco. Mas não estou preocupado com a Copinha, que a grobo vai se assanhar e com certeza transmitir a decisão. Só se preocupam com o filé.
    ________
    Mas vc elencou se não me engano quatro garotos aí que podem nos ser úteis no futuro. Só que o futuro, no Vasco, é nebuloso, nada de céu de brigadeiro. O que valeu para os cofres, ou melhor, para a ascensão do Vasco revelar um Phelipe Coutinho, um Alex Oliveira? Nadérrima de nada. 5 milhões se o Alex for vendido? Ah, cadê o dinheiro que estava aqui…?
    _________
    SV

  2. ZE VAACAINO - CENTRO - RJ

    Sinceramente to preocupado com o futuro do nosso clube, a mentalidade e atitudes continuam a mesma.

  3. Geraldo Luiz

    por quanto tempo mais este treineiro vai “enterrar” as gerações que lhe passarem pelas mãos??????????

  4. Claudinei

    Só uma coisa a falar: FORA EU-RICO!

  5. Murillo Santiago

    Ainda bem que vc citou o comprometimento tático, porque se tem algo que me incomoda na base é o 4-3-2-1. Esta tática é mais porcaria que o 3-5-2, principalmente pra usar na base. Primeiro que não cria laterais nem alas, não cria meias de ligação, o Cosendey é um, no máximo, 3º volante, coloca dois malucos correndo feito loucos pra marcar e corrrer na linha de fundo e isola um centro-avante.
    Infelizmente não há filosofia na base, porque não há coerência no time principal.

  6. ODILON C SILVA - RJ

    Basquete é luxo, basquete é pra quem ta com dinheiro, um clube como o Vasco, atualmente rebaixado, não deveria ta preocupado com basquete, deveria ta preocupado em formar um forte futebol para fazer um ano de 2016 com tranquilidade.

  7. JOAO BOBAO - TIJUCAO - RJ

    Meu titio Eurico Miranda vai ganhar a segunda, copa Brasil, libertadores e mundial de clubes, quando meu titio Eurico Miranda fala, acontece mesmo, vocês sabem disso.

  8. Silvano Mendes Barbosa

    Engraçado. Na gestão anterior, você não dava a mínima importância para eliminações na Copinha e dizia que o importante era revelar para o time principal. Agora, como é com a diretoria que você não gosta, ou seja, a do doutor Eurico, você acha PREOCUPANTE uma eliminação em um torneio que tem como primordial objetivo saciar a “fome” dos empresários espalhados pelo país. Agora a importância da eliminação da Copinha ganhou contornos PREOCUPANTES, é mole? Vê-se logo que a diferença de tratamento para casos como esse é clara e notória.

    Você só esqueceu de citar que a base PREOCUPANTE do doutor Eurico revelou atletas como P. Coutinho, Souza, Alan Kardec, Alex Teixeira, Fábio, etc… Pois então, eu diria que PREOCUPANTE é revelar coisas como Jomar (a torcida do Coritiba manda um abraço caloroso pra ele!), Índio, Henrique, Romário Correa, Patric, Willen, Mosquito, Pernilongo, Zica Vírus, etc… Pra isso, sim, serviu a Copinha. Sem mais comentários.

    • JC Barbosa

      É impressionante a quantidade de vezes que os lobotomizados escrevem comentários enormes e começam os mesmos falando besteiras. Eu NUNCA disse que o importante era revelar pelo time principal e SEMPRE falei que se o time vai entrar numa competição tem que ser para vencer. Quem sempre falou em “revelar jogadores é a função da base” eram vcs, vaquinhas de presépio do Dotô, já que os juniores do Vasco passaram 10 ANOS sem vencer UMA COMPETIÇÃO QUALQUER.

      No mais, as sandices de sempre: citou os únicos quatro bons jogadores revelados nos primeiro OITO ANOS de gestão do Dotô e aí inclui o Fábio (que, acredito seja o goleiro do Cruzeiro) mostrando total desconhecimento do que fala. Mas não cita as CENTENAS de jogadores que não deram em nada. Mas isso é normal, como daqui há pouco falarão que a base que encontraram ano passado foi formada por vcs.

    • Thebar Augusto Guedes

      É o Vasco faz craque e vende prematuramente e isso serve pros dois últimos merdas presidentes. P Coutinho foi vendido ainda quando era feto, já Kardec e Teixeira foram lançados prematuramente pela anta do dotÔ que disse à época que o Vasco não precisava de atacantes.

    • José Carlos - RORAIMA

      Caro SILVANO.
      Você deve ser um brincante. Ou no mínimo está bêbado.
      ___________________________________________________________
      Falar da Gestão anterior?
      Gestão anterior foi do seu PAITRÃO, o DOTÔ. Que por incompetência destruiu o VASCO.
      ___________________________________________________________
      Assumiu a Presidência um Senhor chamado de ROBERTO DINAMITE. Acreditávamos ser a reviravolta na vida do VASCO. Com o passar do tempo descobrimos que tratava-se apenas do BANANAMITE.
      ___________________________________________________________
      Assumiu novamente o cara que Quebrou/Destruiu/Dissolveu/Espedaçou/
      Aniquilou/Devastou/Arrasou. Só não conseguiu EXTINGUIR (ainda) a marca VASCO.
      Espero e creio em DEUS que não consiga.
      ___________________________________________________________
      É vergonhoso termos torcedores com essa mentalidade.
      S.V.

  9. celopereira

    Não vou comentar sobre o jogo pois não assisti, mas de maneira geral infelizmente posso dizer que a base do Vasco nunca mais será a mesma.

    Não acredito que o Vasco volte a promover jogadores como Felipe, Pedrinho, Edmundo, Romário, Geovani e outros desse porte.

    Com a profissionalização precoce já é preciso investir muito dinheiro para ter os melhores garotos, coisa que o Vasco não tem.

    Os garotos de 14 anos já têm empresário! Os empresários, que são cobras criadas, começam cedo a especular e a colocar ideias na cabeça dos meninos e da família.

    Qualquer garoto vai preferir jogar no São Paulo, que tem um CT de qualidade ou em outro clube com melhores condições que o Vasco.

    O que chega a dar pena é que o investimento feito pelas últimas diretorias na base do Vasco tem sido baixo, pois supostamente o grande investimento é no futebol profissional. Só que o problema é que o investimento no profissional não tem produzido resultados, pois nos últimos anos o Vasco só ganhou uma Copa do Brasil e um Carioca (poderiam ser 2 cariocas se o Vasco não tivesse sido roubado escandalosamente em 2014) e o pior, foi rebaixado 3 vezes!

    Pensando no futuro, eu não ficaria muito incomodado caso o Vasco ficasse sem ganhar títulos por alguns anos desde que eu visse que a infraestrutura estaria sendo melhorada.

    Ficar 10 anos sem títulos e ao final desse tempo ter um CT para os profissionais e um para a base seria até certo ponto um bom resultado, pois a partir do momento em que a estrutura estivesse montada, tudo seria mais fácil e o Vasco passaria a ser vencedor novamente e com muito mais força e estabilidade para se manter no topo.

    Infelizmente isso tudo é sonho pois com os dirigentes com pensamento pequeno que o Vasco tem tido, só nos resta ver o Vasco ano sim ano não na Segundona e de 10 em 10 anos ganhar um Carioca.

  10. Thebar Augusto Guedes

    Não esperava mais do que vi contra o América, só realmente alguns talentos individuais, bagunça tática, fruto de falta de tempo de preparação com o time muito espaçado em campo em virtude disso, levo em conta que foi noticiado que 9 dessa categoria aí subiram aos profissionais, sinceramente poderia ser melhor? Sim poderia, não entendo porque esses noves não disputaram a competição.

  11. José Carlos - RORAIMA

    Boa Tarde JC e Vascaínos.
    NORMAL. Não sei o que falar. Creio que no mínimo é imoral o que estão fazendo com meu VASCÃO.
    …………………………………………………………………………………………………..
    Desde o ressurgimento dessa corja (sempre serão gratos ao BANANA) o meu VASCÃO se apequenou.
    Virou um TIMECO. Já imaginou, EMPATE com o Gigante, Imenso – SÃO RAIMUNDO de RORAIMA.
    Aqui o futebol é amador.
    …………………………………………………………………………………………………….
    Na moral sinto-me envergonhado com essa DIRETORIA PODRE.
    O Charuteiro e seus asseclas, vão acabar, destruir com a MARCA “VASCO”.

  12. tiago almeida

    aí vem um maluco e diz que somos uma fabrica de craques….negligenciando a base do jeito que fazem, não somos e nunca seremos.

  13. Paulo Araujo

    O técnico casaquildo, que é filho do casaquildo coordenador do setor, está “satisfeito” com os “resultados”. O casaquildo filhinho do casaquildo presidente NEPOTISTA, MENTIROSO, FANFARRÃO E ULTRA-SUPER-HIPER INCOMPETENTE, que “comanda” (???) a base, também deve estar “satisfeito”. Afinal, POR TODO O TEMPO em que o clube esteve (e está) na mão dos casaquildos, ser mero “coadjuvante” é a ROTINA e o MÁXIMO que já conseguiram anteriormente e tudo o que CONSEGUIRÃO. O que se poderia mais esperar de uma diretoria DE VÁRZEA, acostumada a NIVELAR o clube POR BAIXO, a se EQUIVALER AOS PIORES…???!!!

  14. Jonathan Magalhães

    Bom dia!

    Não dá pra levar em consideração que o vasco entrou com a maioria sub-17 em uma competição sub-20??

    • JC Barbosa

      Nos pontos que citei, não.

    • Paulo Araujo

      Que tal “levar em consideração” a idade também dos adversários (o América-MG também jogou com “juvenis”) e, PRINCIPALMENTE, o BAIXÍSSIMO nível técnico das equipes que enfrentamos…?

      • Germano Miranda

        Não, pq jogar uma competição tão importante, Sub-20, com sub-17? Ou vc (presidente que fez tal escolha) é extremamente burro e não quer ver sua base campeã e seus futuros craques valorizados, ou vc é extremamente incompetente, e não consegue se quer utilizar a camisa do Vasco da Gama pra montar um time com 20 bons garotos pra disputar um torneio!! Enfim, a base do Vasco, assim como o próprio Vasco vem sendo uma vergonha ano após ano!!! Ao ponto do grande ídolo de hj, ser um zagueiro que tem no currículo um rebaixamento, 1 disputa de série B sem título, com a zaga sendo das mais vazadas em ambos os torneios. É um excelente batedor de pênalti, que está quase aposentado, e que acaba de garantir uma luxuosa aposentadoria, à custa de nada, pq título com a camisa do Vasco ele não tem, pelo contrário, foi rebaixado à série B, e como prêmio renovou por 2 anos!! Assim como outro que foi expulso, apanhou da torcida e pq falou um monte de merda, renovou por 3 anos… Esse é o nosso combalido Vasco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s