Um bom 2016, apesar de tudo.

Happy New Year 2016 replace 2015 concept on the sea beachÚltimo dia desse peçonhento 2015, eu querendo evitar o erro do Natal e escrever um posto desejando feliz ano novo para os vascaínos de um modo geral. Mas a diretoria dá um minuto de paz para a torcida? Não, não dá.

Novamente, esqueçam o lado pessoal: desejar um 2016 incrível e cheio de realizações para cada um dos meus poucos leitores é fácil. Mas esperar que o ano que chega seja bom para nós como torcedores do Vasco é uma tarefa que se torna cada dia mais complicado. Se pensarmos no que foi feito até agora e que disputaremos mais uma vez a Série B, fica praticamente impossível.

Mas aí surgem as primeiras informações sobre o demoradíssimo novo programa de sócios. Não me alongarei porque o Bruno Guedes já falou tudo o que tinha que ser falado no seu blog, mas para resumir é o seguinte: aparentemente, a intenção da diretoria é que a torcida colabore financeiramente com o clube, mas não que participe da sua vida política.

Isso porque triplicar o valor de um título de proprietário inevitavelmente diminuirá o número, não de interessados, mas de torcedores que possam pagar seu preço. Naturalmente, os torcedores que não tenham condições financeiras de se tornarem sócios-proprietários entrarão em alguma categoria inferior e terão descontos em ingressos, mas não poderão votar nas eleições do clube.

Para a diretoria, esse é o cenário ideal. O clube ganha uma grana com os sócios, São Januário terá públicos maiores e, mais importante, os novos sócios não mudarão significantemente o perfil do colégio eleitoral que elege a diretoria. Aí é aquilo: faltando um ano para o pleito, basta promover uma anistia para alguns escolhidos, bancar por mais algumas mensalidades e pronto. Uma reprodução da eleição de 2014 está montada.

Mas é claro que a ideia pode não dar certo. Um torcedor que tenha o desejo de se associar ao clube pode mudar de opinião ao ver que não terá direito a voto. Outros torcedores podem perceber a intenção da diretoria e se recusar a tomar parte nisso. Nesses casos, o que teremos é mais um programa de sócios fracassado e mais uma chance do Vasco ter um número de associados que seja condizente com o tamanho da sua imensa torcida.

***

Alguns torcedores – em sua maioria absoluta defensores da atual gestão – argumentam que R$ 1.500,00 por um título do Vasco não é caro. Não é, e não se trata disso. A questão é que se a votação está condicionada a ser sócio proprietário, é óbvio que um aumento tão grande do valor do título diminuirá o número de novos eleitores.

Como uma mudança de Estatuto é algo fora de cogitação com o atual Conselho Deliberativo que temos, é inocência imaginar que não se previu o impacto que tal aumento de valores traria em futuros pleitos. O fato que é que não há o menor interesse da diretoria em aumentar o número de sócios eleitores (ainda mais depois do terrível ano de 2015). E isso nem é novidade: a mesma diretoria, na sua primeira passagem, também parou de vender novos títulos do clube sem qualquer justificativa plausível.

E para os que usam os preços de títulos de outros clubes para justificar o aumento feito pela diretoria, apenas uma observação: desculpem-me o termo, mas FODA-SE quanto a mulambada cobra por um título do seu clube. Minha preocupação é o Vasco. Se a urubulândia também não quer ampliar seu quadro de sócios com poder de voto, isso não me interessa minimamente.

***

Mudando de assunto, enquanto nenhum novo atacante chega ao time, a diretoria repete o que fez no começo de 2015 e dispensa o artilheiro da equipe na temporada.

Não que Rafael Silva seja um craque (longe disso, aliás). Mas me parece que se o jogador interessa ao Cruzeiro, alguma utilidade ele poderia ter para nós.

***

Apesar de tudo, deixo a todos meus votos de um feliz ano novo e que todos tenham um 2016 repleto de conquistas. E que, diferente do Vasco, vocês não tenham uma diretoria que faça de tudo para evitar que essas conquistas aconteçam.

***

Não se esqueçam: o Blog da Fuzarca está participando do Top Blog 2015 e precisa do voto de vocês para levar esse caneco!  Cada leitor pode votar mais de uma vez, então não se acanhem em clicar aqui ou no banner na coluna à esquerda da página todos os dias (mais de uma vez, se possível)….

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

26 Comentários

Arquivado em Notícias, Política, Transferências

26 Respostas para “Um bom 2016, apesar de tudo.

  1. Pingback: A pauta do dia | Blog da Fuzarca

  2. natan-Vasco

    2016 melhor dizendo, é o ano para começar a desinfectar e punir os maiores bandidos imundos (E-ricocô, Dinamerda e cupinhas) do clube.

  3. natan-Vasco

    2016 – o ano do reerguimento (talvez…)

  4. José Carlos - RORAIMA

    Feliz 2016 JC e VASCAÍNOS.
    Ao Clube, Amor. Da politicalha, sinto revolta. Andre, não devemos desejar o mal aos inimigos, crápulas, e outros sinônimos. Mas, nesse caso, concordo com você. Já deveria ter ocorrido. Essa corja que só prejudica o VASCÃO. Já deveria ter ido ao inferno há muito tempo. 2016 ano sombrio pro nosso VASCO. Pelas matérias que se lê.
    ……………………………………………………………………………………………………..
    Já vi esse filme com o BANANA.

  5. JOÃO BOBAO - TIJUCA - RJ

    Discordo, meu titio Eurico Miranda quando fala é batata, ele falou que vamos ganhar COPA BRASIL, LIBERTADORES, meu titio Eurico Miranda sabe tudo.

  6. Adalberto

    JC, se o Vasco vai investir na base , o ideal não seria renovar os contratos dos garotos com uma multa bem alta pra proteger o clube ? Porque até onde eu sei ,o Evander ,por exemplo , tem uma multa ridícula.

    • JC Barbosa

      Seria o ideal, claro. Acho que o problema aqui é que os garotos são como commodities: difícil renovar contratos com uma multa alta e não aumentar os salários deles proporcionalmente. E duvido que a diretoria faça isso antes de ter alguma contrapartida dos moleques mandando bem em campo.

  7. ODILON SILVA = RJ

    Pra quem reclamava de gestões passadas, agora querendo, ou não querendo, vai ter que aturar a ditadura do maldito euriqusimo, antes reclamavam de tudo, agora nem direito a votar terão……………Esse plano de associados é perverso, covarde, desmotivante, canalha, isso mostra bem a cara do maldito euriqusimo, serão anos duros, difíceis, frios, e o pior, com apoio de uma ala ada impressa, que nem são vascainos, mais apoiam o maldito euriqusimo,fazem vista grossa para essas coisase outras bem piores, tem alguma coisa melhor para prejudicar o VASCO, doque apoiar as traições, trapalhadas, sujeiras euriquistas, que vocês tenham saúde, muita fè no coração, vão precisa desssa coisas para resistir o euriqusimo………………UM VAS-ANO NOVO PRO NOSSO JULIO CESAR…………….UM VAS-ANO NOVO PRA GERAL………….FORÇA GIGANTEEEEEEEEEEE………

  8. ZÉ VASCAINO = CENTRO = RJ

    Outra noticia horrorosa para os vascainos, essa nova politica de associados, aprece que vamos aturar essa ditatura por muitos anos. Apesar de tudo, não tem mal que um dia não acabe. FELIZ 2016 GALERA DA FUZARCA.

  9. Paulo Araujo

    Desculpe-me, JC, mas “aparentemente”, NÃO…!!! A intenção da diretoria, nesta MESQUINHA, ESCUSA, NOJENTA E EXPLÍCITA, mas JÁ ESPERADA, “manobra”, é que a torcida colabore financeiramente com o clube, mas que NÃO PARTICIPE DA VIDA POLÍTICA do clube..
    A ÚNICA COISA QUE INTERESSA à esta “patota casaquilda INCOMPETENTE” é a PERPETUAÇÃO NO PODER. Esta cambada, DESDE 2001, só ARREBENTA o Vasco.
    A exclusão do SÓCIO GERAL, QUE ERA A CATEGORIA MAIS BARATA COM DIREITO A VOTO, torna EVIDENTE os MESQUINHOS INTERESSES deste “feudo”, que se julga DONO DO CLUBE.
    Mas a CULPA MAIOR disto é dos “conselheiros” (???) que SE VENDERAM, e “permitem” a DESTRUIÇÃO DO CLUBE por interesses pessoais.
    Que a torcida do Vasco TOME VERGONHA NA CARA E NÃO ACEITE MAIS UMA MANOBRA INDECENTE DESTA POLITICALHA QUE INFESTA SÃO JANUÁRIO. QUE NINGUÉM INGRESSE NO QUADRO SOCIAL COMO “sócio torcedor”; porque se o fizer, vai “colaborar” muito mais com esta POLITICALHA ASQUEROSA do que com o clube. Vai dar dinheiro para “pagar o Zé do Taxi” e as “prestações do novo AUDI”, e vai continuar torcendo, DESESPERADO, por Vitor Bolt, Aislam, Christiano e as BARANGAS QUE ESTA DIRETORIA TIRANA DE VÁRZEA, DESDE 2001, SEMPRE NOS EMPURRA GOELA ABAIXO…!!!
    Repetindo: A CULPA MAIOR é dos “beneuricos” e daqueles torcedores QUE SE VENDERAM no ASQUEROSO MENSALÃO, para recolocar no poder O MAIOR DESTRUIDOR DA INSTITUIÇÃO CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA.
    Por sua PÉSSIMA GESTÃO entre 2001 e 2008, já sabíamos A BOSTA QUE SERIA um “novo reinado” desta patota. Patota, ESTA, que SÓ FAZ O QUE QUER dentro do clube, porque é ENDOSSADA E VIABILIZADA pelos COVARDES e, PRINCIPALMENTE, pelos VENDIDOS MEMBROS DO CONSELHO DELIBERATIVO, os “BENEURICOS”.
    A “missão” desta patota predadora é transformar um “EX-GIGANTE” num novo Olaria. A nossa DESGRAÇA é que, para ISSO, para nos NIVELAR COM OS PIORES, esta patota SEMPRE foi “muito competente”!!!
    São “muito eficientes”, APENAS, PARA CUIDAR DE SEUS PRÓPRIOS INTERESSES PESSOAIS. O vascaíno que “AINDA CONSEGUE” ACREDITAR na TRALHA CASAQUILDA é a própria personificação da IMBECILIDADE.

  10. Hugo ise

    Um feliz 2016 para todos, independente de serem leitores, mulambos, charuteiros ou tricoletes………

  11. Leon da Cruz

    JC, não parece a você que a explicação do VP de marketing para suspender a venda de novos títulos da categoria sócio geral é de uma desfaçatez incrível? A explicação (em matéria de hoje do Globoesporte) é a de que o sócio geral (que, diga-se, dá direito a voto) não pode concorrer com o novo programa de sócio tocedor (que não dará direito a voto). Este será apenas 20 reais mais caro. Porém, o novo programa de sócio torcedor, pelo que entendi, dará uma série de vantagens que não fazem parte do programa do sócio geral. Então, qual é exatamente a concorrência aqui?

    Mas suponha tais vantagens sejam estendidas ao sócio geral. Por que não cobrar um pouco mais caro deste, sob a justificativa de que este tem direito a voto? Será que a solução, para não esvaziar o sócio torcedor, é mesmo suspender novas associações para sócio geral?

    Detalhe: sócio geral é uma categoria de associação garantida estatutariamente. Como tal, segundo minha interpretação, não poderia nunca ser suspensa, pois é um direito conferido pelo estatuto do clube ao torcedor com pretensões de associação.

  12. Felipe

    Que a esperança seja uma constante, e que jamais o gigante adormeça em nossos corações. Em qualquer divisão estarei contigo meu Vasco, e torcendo sempre contra esses que estão agindo em seus interesses pessoais.Feliz 2016 JC.
    Obs: Sempre ligado em seu blog.

  13. Lucas Ottoni

    Relaxem. O “Doutor” não está preocupado com programa de sócios ou adesão em massa. O pensamento dele está voltado para o campeonato mais importante e emocionante do ano, que já se avizinha! O que é Série B perto do feito de ganhar um BI-ESTADUAL??? Esse é o foco total do “Doutor”.

    Perguntinha: quando é que o Vasco irá chegar ao século 21?

    • JC Barbosa

      Lucas, se a Libertadores e a Série A são menos importantes que o Carioca, imagine a relevância da Série B para diretoria!

      • Ernesto

        Capaz de acontecer o mesmo que no ano passado. Ganha um Estadual cheio de times pavorosos, em que os outros grandes não priorizam (apenas o Dotô prioriza), aí vai pra Série B achando que o time campeão do “fortíssimo” Carioca é suficiente para subir. E aí o que acontece? Nem ficar entre os 4 primeiros da Série B conseguirá. Ainda teremos que passar pela vergonha (mais uma!) de perder vaga à elite para Paysandus, Bragantinos e CRBs da vida. Anotem… O Dotô ainda conseguirá tal proeza!!!!

    • Eurico Siberiano

      ‘Perguntinha: quando é que o Vasco irá chegar ao século 21?’

      pois é… e olha que já passamos da metade da segunda década do século 21!… e o nosso querido vasco da gama, com essas administrações retrógradas, antiquadas, nepotistas e incompetentes, parou lá na década de 90 e por lá ficou. o estádio de são januário é um exemplo. vc vê vários clubes grandes e até médios como corinthians, palmeiras, os gaúchos, paranaenses, américa-mg, etc… modernizando e melhorando seus estádios. e o nosso é a mesma coisa de décadas e mais décadas atrás. nada melhorou. nem entorno, nem dependências internas, nada. o nosso estádio é ultrapassado. o vasco ficou mesmo no passado! parabéns, dotô! parabéns, banana! e é a torcida quem se f****

  14. Andre

    Morte ao Eurico, única solução.

  15. Não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe. Feliz 2016 pra todos.

  16. Leon da Cruz

    Isso tudo era muito previsível. Óbvio que a atual diretoria criaria toda dificuldade possível para impedir um movimento de associação em massa, com direito a voto, sem o seu controle. Fizeram isso antes e farão novamente sempre que lhes for conveniente. Eurico e cia podem ser muito incompetentes para gerir o futebol e o patrimônio do clube, mas são especialistas em sua perpetuação no poder. Depois do primeiro ano desastroso da administração Eurico e de Julio Brant vir à tv conclamar os Vascaínos à associação em massa ao clube, era muita inocência achar que algo diferente ocorreria.

    Mas o que me espanta mesmo é ver agora a oposição, diante desse cenário, sugerir que a estratégia política terá que ser alterada (como relata a coluna do Bruno Guedes). Ora, a oposição já não esperava isso dos Miranda? Será que ela realmente acreditou que uma associação em massa seria possível com eles na presidência de São Januário? Muita inocência que, sinceramente, me deixa com sérias dúvidas sobre a capacidade e força da atual oposição de vencer os Miranda.

    Segundo o fulano citado na coluna do Bruno Guedes, a oposição irá agora se concentrar naqueles que já são sócios do Vasco. Porra, mas esses nunca deveriam ter deixado de ser prioridade… Os números da última eleição mostram que há uma parcela significativa de sócios que não é pró-Eurico. Estes são fundamentais para conseguir adesão de outros, que estão no limbo, que podem até ter votado no Eurico, mas sem consciência e total convicção.

    Na verdade, nem mesmo os novos valores do programa de sócios deveriam ser razão para uma mudança completa na estratégia da oposição. É óbvio que 1.500 reais de adesão, mais 780 de mensalidades, tornam inviável uma associação popular em massa. Mas, ainda assim, é possível para muitos Vascaínos de classe média e abastados. Levando-se em conta que os números das eleições do Vasco giram, no máximo, em torno de 5.500 votantes, e que somente Julio Brant conseguiu algo próximo de 1.500 (a outra chapa da oposição um pouco menos do que isso), não é tão inviável pensar em um número de novos sócios, mesmo com os novos valores, que seja suficiente para vencer Eurico e cia nas próximas eleições.

  17. Carlos Couto

    Feliz Ano Novo JC e para toda a sua família. Feliz Ano Novo para todos os vascaínos,um dia isso melhora, tenhamos fé. SDV

  18. ROGÉRIO AMORIM - CEARÁ

    Queria deixa aqui a minha indignação com essas pessoas que dirigiram o Vasco nessa ultima década. Esses não são vascaínos, eles são sangue sungas que durante todo esse tempo vem apequenando o time de milhares de torcedores. Que venha logo 2017, pois vai ser difícil ver nosso time no fundo do poço.

  19. alex-es

    Feliz Ano Novo a todos os torcedores do Vasco e que a esperança que algo mude para melhor no clube continue no próximo ano e que ser torne realidade.

  20. Claudinei

    Vascaínos: ótimo 2016!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s