Recordar é viver

150915vascocampeao2000No último post, escrito há séculos, comentei que as novidades no Vasco têm sido as mesmas de alguns anos atrás. E eis que hoje venho aqui só pra falar sobre algo que aconteceu há quase 15 anos: o GloboEsporte.com vai reprisar daqui a pouco a Palmeiras 3 x 4  Vasco, pela final da Mercosul de 2000.

Diante do que vivemos atualmente, parece que nos apegar ao passado é o que nos resta. Então rever a virada histórica sempre vale a pena. Mas corram: a partida começa às 13 horas.

***

Mas apesar de tudo, aposto que a diretoria deve estar muito satisfeita com a chegada do Yago Pikachu, menos pela qualidade do jogador – que realmente parece ter as suas – que por ter superado os rivais cariocas que também tinham interesse no jogador.

Aparentemente está tudo certo. Só me preocupa uma coisa: no site oficial fala-se em assinatura de PRÉ-CONTRATO de três anos. Ou seja, até ver o lateral em campo com a camisa do Vasco, a certeza que temos de que o negócio está fechado é a que o prefixo “pré” nos dá.

Com uma diretoria que anuncia técnico que não vem e dá coletiva por 90% de contratação, nunca se sabe.

***

Meus sentimentos à família do Presidente Agathyrno Silva Gomes, falecido ontem. Seu nome será sempre lembrado por ser o mandatário vascaíno na conquista do estadual de 1970 (encerrando o maior jejum de títulos da história do clube) e na primeira conquista de Brasileiro por um clube carioca.

***

Não se esqueçam: o Blog da Fuzarca está participando do Top Blog 2015 e precisa do voto de vocês para levar esse caneco!  Cada leitor pode votar mais de uma vez, então não se acanhem em clicar aqui ou no banner na coluna à esquerda da página todos os dias (mais de uma vez, se possível)….

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

19 Comentários

Arquivado em História, Notícias, Reforços, Títulos, Variedades

19 Respostas para “Recordar é viver

  1. ZÉ VASCAINO = RJ

    Tá difícil de manter essa conquista como consolo por essa outra degolada, na verdade nosso VASCO tá arruinado nas mãos dessa gente, tá tentando esquecer o que aconteceu, talvez essa antiga conquista sirva como consolo.

  2. Beto

    Rafael Silva saindo. Leandrao, Riascos e Herrera permanecem, esses três bondes permanecem. Sempre assim, lembrando de 2001 a 2008.
    John Cley já havia saído antes, o que considerei um erro.
    Essa diretoria incapaz vai conseguir piorar o que já não é bom.

  3. Chico

    Prezado JC., e demais nação vascaína!

    Gostaria apenas de desejar um feliz natal e um próspero ano novo!

    Que 2016 seja um ano bem melhor para todos, em todos os sentidos!

    Abs e vamos enfrentar a Série B (de novo) com a cabeça erguida!

  4. jota - ES

    Realmente, JC, em 1970 encerramos o maior jejum de títulos cariocas: 1958/1970. Mas tem raio que cai no mesmo lugar. 2003/2015 conseguimos repetir essa nefasta façanha.
    ________
    Eu estava num boteco e vi o 1º tempo. Tomamos 3 gols depois dos 30′ do 1º tempo. Paguei a conta e o dono do boteco, mulambo, ao me dar o troco: “pelos meus cálculos, esse vasquim vai tomar de 7”. Liguei na Globo e passavam os melhores momentos. Fui pro SBT ver aquele programa do milhão do Sílvio Santos. Não tinha coragem de voltar pra Globo. Mas o programa do Sílvio acabou e voltei. 12′, levei os olhos lá pra cima, 3×0. Enquanto eu estava na cozinha para um cafezinho e acendia um cigarro, pênalti para o Vasco, aos 14′. Aí não desgrudei mais os olhos. Ao final, peguei o telefone e liguei pro boteco – modo de dizer, uma boa pizzaria. O amigo mulambo me atendeu.
    – Você acertou na mosca. 7 gols, mas… – ele percebeu minha voz.
    – C@ralho, merd@ – e socou o fone no gancho.
    Não foi fácil conciliar o sono. Minha sorte: dois latões de Itaipava na geladeira.
    ________
    Fiquei triste em ver, há pouco, notícia de que o Nenê pode sair. Minha intuição diz que ele vai ficar.
    ________
    Li mais sobre o Pikachu. É um lateral que avança e tem faro e técnica para fazer gols. Tomara que no Vasco seja assim.
    ________
    Agathyrno… saudades!

    • JC Barbosa

      A diferença é que entre 58/70 não ganhamos título NENHUM. Foi o maior jejum do clube. Entre 2013 e 2015 houve a Copa do Brasil de 2011.

      Sérias dúvidas se a Itaipava já era vendida fora do Rio de Janeiro em 2000. E tenho quase certeza que os latões ainda não tinham sido inventados à época.

      Poder sair, todo mundo pode, né?

      Sobre o Pikachu, é aquilo: se destacou em um time menor, contra times menores em competições de menor destaque. Tomara que dê certo, mas depois da quantidade de laterais que chegaram ao Vasco na mesma situação e não corresponderam….

  5. ODILON C SILVA = RJ

    Aproveitar esse sagrado espaço para saudar e deixar meus pêsames pelo falecimento do antigo presidente vascaino AGATHYRNO DA SILVA GOMES, no conjunto da obra foi um grande presidente, sempre preocupado em manter o VASCO na vanguarda,conseguiu coisas maravilhosas para os vascainos……………Nua sua gestão o VASCO contratou o tri campeão mundial TOSTÃO, uma das maiores contratações do futebol brasileiro,a recepção que a torcida vascaina fez peloTOSTÃO foi algo jamais visto no futebol a cidade parou……….Fez do VASCO o primeiro carioca campeão brasileiro,fez do VASCO o primeiro carioca campeão brasileiro no maracanã, ganhou os cariocas de 1970 e 1977, ganhou duas taças Guanabara, sendo que a conquista da taça Guanabara de 1976 foi demais,foi muito emocionante,com o ZICO perdendo penalti no jogo final, foi um delirio vascaino………….O time vascaino campeão carioca de 1977 era muito forte,ganhou os dois turnos,sofreu apenas uma derrota……….Eram tempos bons, eram tempos de maracanã entupido de vascainos, os grandes jogos do vASCO eram no maracana,era um presidente que não aparecia mais que o VASCO e sua torcida…………DESCANSE EM PAZZZZZZZZZ

  6. ODILON C SILVA = RJ

    Quando se tem um presidente que trabalha certo, quando se tem um presidente que não se elege comprando votinhos,que não bagunça o clube , que não dá um péssimo exemplo desse, quando se tem um presidente responsável, quando se tem um presidente que não usa o clube para ser politico profissional, quando se tem um presidente que tem credibilidade, consequentemente o clube tem grandes patrocinadores, o clube tem recursos, quando se tem um presidente que possui um grande quadro social, quando se tem um presidente equilibrado, que não aparece mais que o clube, que não fica arrumando confulsões, quando se tem um presidente que tem uma diretoria trabalhadora de comerciantes vascainos, quando se tem um presidente construtivo desse, o VASCO consegue grandes conquistas, o VASCO brilha forte…………….Com o presidente CALÇADA era assim, silencioso,trabalhador, pontual, o VASCO prosperava…………Agora o que impressiona, que essa conquista foi em 2000, ate aí o VASCO era um, o clube era uma coisa, depois quando o cALÇADA saiu, o VASCO mudou radicalmente, o clube mudou negativamente da água para o vinho, o clube entrou num processo negativo,bastou o cALÇADA larga o vASCO, que nunca mais o VASCO foi o mesmo, o clube caiu num abismo desgraçado, impressionante.

    • Ernesto

      Só não se esqueça que foi o mesmo presidente Calçada quem apoiou a campanha do Eurico para a presidência do Vasco em 2001. Calçada fez questão de ser o presidente no centenário do clube, cumpriu seu mandato e depois largou o Vasco nas mãos do Dotô, sabendo muito bem que tipo de pessoa era o seu então vice.

      E o que mais me intriga é que o pessoal que é contra o Eurico sempre diz que quem mandava no clube até 2000 era o Calçada. Então, me respondam: quando o Dotô teve a “genial” ideia de colocar a logo do SBT na camisa do Vasco na final da João Havelange – comprando briga “apenas” com o canal que é dono absoluto do futebol brasileiro e do país -, pq o presidente Calçada não deu a palavra final e não vetou a sandice euriquiana??? Pois é… O Calçada não só permitiu esse absurdo (mandava ele ou o Eurico?), como apoiou o sujeito que fez isso a se tornar presidente do Vasco. E deu no que deu. Será que o Calçada é TÃO GRANDE PRESIDENTE ASSIM???

  7. Thiago Braga

    Fala ai JC!!!

    Ahhhhh a virada do seculo eim meu garoto!! No auge daquela geração MONSTRA a época, vibrei feito louco na rua da minha casa com meu velho pai e alguns vizinhos, todos grandes vascaínos, a época tiradores de onda de tantos títulos q disputávamos e vencíamos!!!

    Ate hj um grande amigo meu, palmeirense, que é padrinho do meu filho mais velho lembra das quase 20x q liguei pra casa dele pra tirar onda! Ele atendia e eu ria….AHAHAHAHAHAHA e desligava na cara dele, POIS NO INTERVALO OUVI “CHORA OTARIO” e fiquei calado!!

    BONS TEMPOS Q NÃO VOLTAM MAIS, mas GRACAS A DEUS eu vivi aquilo de perto!!

    Hj eu sofro demais….não acredito q meu Vasco Gigante virou essa inhaca, de peladeiro e gente corrupta!!

    VASCO EU TE AMO!!

  8. Leon da Cruz

    Tempos dos quais parecemos cada vez mais distantes…

    Mudando de assunto, JC, há algo sobre o patrocínio da Caixa que não entendi bem até agora. Na entrevista pós-rebaixamento, Eurico disse que não recebeu nem a primeira parcela da Caixa e que não queria recebê-la porque não iria dar dinheiro para vagabundo. Tomei isto como mais uma fanfarronice do dito cujo. Os vagabundos a quem se referia, pensei, são alguns jogadores com os quais o clube possui dívida, como o Juninho. Mas achei pouco crível que clube não tivesse recebido nada da Caixa no ano. Porém, saiu hoje uma matéria no Globoesporte mencionando conversas para a renovação do contrato com a Caixa e a matéria reafirma o que Eurico disse sobre não ter recebido nada da Caixa. Você sabe algo a respeito?

    Supondo que aquilo que o Eurico diz é verdade, são duas as minhas dúvidas: (1) por que o Vasco não recebeu nada da Caixa no ano? (2) Se o presidente não quer receber o dinheiro da Caixa para “não ter que dar dinheiro para vagabundo”, por que quer renovar com este patrocinador? (É claro que o Vasco não está em condições de abrir mão de um patrocínio como o da Caixa. Mas estou tentando entender a coerência do discurso do presidente; tarefa inglória, claro, já que coerência não é o seu forte.)

    A parte assustadora da história, se verdadeira, é saber de onde veio o dinheiro para as despesas de 2015.

    • JC Barbosa

      Eu acho que o “vagabundo” citado é o Fernandão, que havia ganho na justiça o direito de penhora sobre essa verba da Caixa. Já esse lance de nunca ter recebido nada do banco e ainda querer renovar me parece inexplicável.

  9. Silvano Mendes Barbosa

    Yago Pikachu era um jogador pretendido por vários grandes clubes. Foi uma ótima contratação do Dr. Eurico. E o melhor é que ele pode jogar como ponta-direita, pois chega fácil à linha de fundo e marca muitos gols. Além disso, dá a opção ao Jorginho de jogar com dois pontas, algo que vem voltando aos poucos ao futebol e que alguns times na Europa têm utilizado com relativo sucesso. Sevilla, Swansea City e Napoli, todos clubes de elite em seus países, foram algumas equipes que ressuscitaram os pontas e conseguiram sucesso nos últimos anos. Obtiveram ótimas campanhas em seus campeonatos nacionais e participações na Europa League. E o melhor… Jogando um futebol bonito de se ver. A vinda do Pikachu abre mais essa possibilidade de inovação para o um clube inovador como o Vasco, se o Jorginho optar por isso. Bela contratação!

    Durma em paz eterno presidente!

    • JC Barbosa

      Será muito útil na segundona, com certeza. Legal o eterno presidente ter preparado o time para a grande contratação.

    • Ernesto

      Cara, isso parece doença, na boa… Só pensa em Eurico! Não pode escrever nenhum comentário sem citar o nome do DR EURICO. Impressionante! A coluna é sobre os 15 anos da Virada do Século e sobre o Pikachu. Quem falou em Eurico? Aliás, o nome EURICO não foi sequer citado no texto do blogueiro. Ô doença braba, hein…

  10. Paulo Araujo

    Jogo do ÚLTIMO ANO em que o Vasco tinha um PRESIDENTE DE VERDADE, Antônio Soares Calçada; o VERDADEIRO GESTOR da é poca vitoriosa do time.
    Diante do novo post do JC, renovo um “outro convite”:
    Convido os VERDADEIROS VASCAÍNOS (que torcem PELO CLUBE), e não os FALSOS que aparecem por aí `a SERVIÇO DO MESQUINHO FEUDO DESTRUIDOR DE INSTITUIÇÕES CENTENÁRIOS, a acessar o link abaixo.
    http://www.supervasco.com/noticias/veja-a-participacao-de-julio-brant-no-bate-bola-na-veia-220716.html
    Se algum “desinformado” ainda não conhecia, que veja a matéria e conheça mais um pouco do candidato derrotado por VOTOS COMPRADOS E A MALDITA POLITICALHA INSTALADA NAS ENTRANHAS DE SÃO JANUÁRIO. Estes SANGUESSUGAS INTERESSADOS APENAS EM SE BENEFICIAR DA EXPLÍCITA MOVIMENTAÇÃO ESTRATOSFÉRICA DE DINHEIRO que circula no mundo da bola, vão continuar RESTRINGINDO O NÚMERO DE SÓCIOS E FRAUDANDO ELEIÇÕES, PARA SE PERPETUAR NO PODER…!!! Vascaínos VERDADEIROS, NÃO ENTREM de SÓCIO NA CATEGORIA “SÓCIO TORCEDOR”, pois esta categoria NÃO DÁ DIREITO A VOTO NAS ELEIÇÕES. Quem entrar como “sócio torcedor”, vai ficar APENAS FINANCIANDO MAIS COMPRA DE VOTOS e SUSTENTANDO esta patota casaquilda; que vai continuar FAZENDO DE TUDO, MESQUINHAMENTE, para se PERPETUAR NO PODER. Precisamos entrar para o quadro social nas categorias QUE DÃO DIREITO A VOTO NAS ELEIÇÕES. Temos que “fechar” na candidatura do Júlio Brant, porque este NÃO FAZ PARTE DA NOJENTA POLITICALHA EXISTENTE e É GESTOR VERDADEIRO, COMPETENTE, COM CURRÍCULO INTERNACIONALMENTE RECONHECIDO e foi O ÚNICO QUE APRESENTOU UM PROJETO MODERNO E VERÍDICO, para SALVAR O NOSSO TÃO QUERIDO VASCO . Este MALDITO FEUDO que está encruado nas entranhas de São Januário, vai aumentar muito o valor das mensalidades que dão direito a voto (antes da MALDITA última eleição, que recolocou ESTA TRALHA NO PODER, a mensalidade que dava direito a voto mais barata era R$30,00). E vão dificultar tanto quanto possível o ingresso de novos sócios. Vamos ficar atentos aos movimentos, NA JUSTIÇA, da Cruzada Vascaína e INGRESSAR EM MASSA no quadro social, no próximo ano, EM CATEGORIAS QUE DEEM DIREITO A VOTO. Não sou político e não apoio grupo político nenhum. SOU É VASCAÍNO VERDADEIRO, HÁ 63 ANOS…!!! E mesmo longe do Rio, NUNCA DEIXEI DE ACOMPANHAR e, DESDE 2001, SOFRER MUITO com o que esta TRALHA POLÍTICA tem feito com o JÁ EX-GIGANTE DA COLINA. Só não vê QUEM NÃO QUER…!!! EXPLICITAMENTE, DESDE 2001, esta PATOTA CASAQUILDA SÓ TEM APEQUENADO, SUGADO, INFERIORIZADO, ENVERGONHADO, ACHINCALHADO, DETERIORADO, DESTRUÍDO o Clube de Regatas Vasco da Gama. Somente aqueles que tem “INTERESSES” neste LAMENTÁVEL ESTADO DE COISAS, continuam apoiando esta diretoria NEPOTISTA, DITADORA, FRAUDULENTA, TRUCULENTA, ARCAICA, VARZEANA E EXPLICITAMENTE INCOMPETENTE…!!! CHEGA DISSO…!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. José Luis

    O Palmeiras está liberando Maikon Leite ( atacante pelos lados do campo ) e Luan ( meia esquerda ). Acho que caberiam no Vasco para este ano de 2016. O que você acha ?

    • JC Barbosa

      Se Eder Luis ou Jorgenrique saírem, talvez o ML pudesse vir. Faz mais gols que os dois juntos. Já o Luan seria uma opção.

    • Paulo Araujo

      Caro José Luis, os casaquildos só contratam jogador da SÉRIE C. Jogador de time da Série A, eles só contratam os ENCOSTADOS e com MAIS DE 35 ANOS.
      Esta, é nossa TRISTE realidade.

  12. Fabio

    Nessa época nem em um pior pesadelo ou o mais pessimista dos vascaínos imaginaria que esse mesmo Vasco estaria nessa draga de hoje.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s