A lição não será aprendida

Sobre o empate sem gols entre Coritiba e Vasco, nem há o que falar. A chuva tornou o gramado inviável para a prática do futebol. O que acaba sendo uma ironia, já que o campo se tornou uma metáfora para o que aconteceu ao clube nesse Brasileiro: com o “planejamento” que tivemos, é igualmente inviável se praticar o futebol nos dias de hoje.

Um modelo de gestão que já se mostrara ultrapassado na década passada não teria a menor condição de dar certo em 2015. Ao preferir a empáfia ao trabalho sério e as bravatas à competência, a diretoria vascaína decidiu trilhar firme e forte o caminho do fracasso.

O pior de tudo não é ver que as veementes afirmações de que o Vasco não iria cair, ou que o elenco não passaria problemas na competição, ou a desculpa esfarrapada para não reforçar o time por conta de uma “responsabilidade financeira” que não parecia ter qualquer importância quando o assunto era perdoar dívidas ou aceitar pagar valores estranhíssimos por empréstimos ainda piores para membros da diretoria. O pior de tudo é saber que nada disso servirá sequer como lição: caímos numa sequência inacreditável de erros que, infelizmente, não será vista como responsável pelo destino do clube na elite.

E a falta de um “mea culpa” não é ruim apenas porque teremos que aturar nos próximos dias um monte de declarações oficiais dos dirigentes se eximindo da responsabilidade e culpando CBF, arbitragens, gestão passada, Juninho, eu e o resto da torcida que não acreditavam na capacidade da atual diretoria. Não reconhecer ou admitir os erros é péssimo principalmente porque está claro que eles vão continuar acontecendo. Se a diretoria acredita que não fez nada de errado, por que haveria de mudar sua conduta?

Não haveria e provavelmente não mudará. E isso fica ainda mais evidente quando vemos que a diretoria que está aí hoje é a mesma que esteve entre 2001 e 2008, conseguindo resultados pífios. Como dizem, cachorros velhos não aprendem truques novos. O que teremos, pelo menos até às próximas eleições e já que dificilmente nosso presidente cumprirá sua promessa de pegar um lugarzinho no expresso transiberiano, não será nada muito diferente do que vimos esse ano e na primeira gestão do Dotô.

Agora é esperar que a incompetência generalizada que campeia em São Januário não seja empecilho para que voltemos à elite em 2017. É bom lembrar que nem o Dinamite, por mais que tenha tentado em 2014, conseguiu a façanha de não subir da Série B.

***

Por falar no Dinamite, não podemos tirar-lhe integralmente a responsabilidade nesse rebaixamento. Afinal de contas, não tivesse sido o fracasso que foi como presidente, o Dotô não teria renascido das cinzas para, aparentemente, deixar o Vasco em cinzas.

***

Apesar de tudo isso, não podemos deixar de falar sobre os erros de arbitragem, que mesmo se considerando o péssimo trabalho da diretoria, foram decisivos no nosso rebaixamento. Perdemos uma penca de pontos por conta dos árbitros, inclusive ontem, quando mais um pênalti claríssimo a nosso favor não foi marcado. Isso sem falar na aliviada monstra que deram ao Cazalbé na vitória do Figueira contra o Fluzim ainda no primeiro tempo, que merecia ser expulso após praticamente quebrar a perna de um adversário.

Isso também serve pra mostrar que nem a tão propalada “influência nos bastidores” do Dotô faz mais qualquer diferença. Fomos prejudicados um monte de vezes, o Eurico ameaçou uma guerra e nada mudou. Continuamos sendo prejudicados e os times de Santa Catarina – vejam vocês! – favorecidos.

***

Jorginho, Zinho e os jogadores que promoveram a reação do time – e evitaram uma humilhação ainda maior que parecia inevitável – estão de parabéns, apesar de tudo. Faltou técnica e qualidade em muitas oportunidades, mas não faltou empenho, garra e dedicação. Foi uma luta bem lutada e por isso todos merecem palmas e o respeito da torcida.

Mas acabado o campeonato e deixando a torcida de lado, não acho que o segundo turno do Vasco tenha sido essa maravilha toda. Fizerem o que estava dentro das suas condições, é fato, mas o nono lugar no returno é uma campanha literalmente mediana. Dentro das circunstâncias foi excelente, mas em comparação com a completa vergonha que foi o primeiro turno, dificilmente não faríamos uma campanha melhor no returno. A péssima impressão que deixamos no começo do Brasileiro nos fez ver o time do Jorginho com mais condescendência.

Talvez eu esteja sendo muito exigente, mas pra mim, o Vasco tem que entrar sempre pra brigar por títulos. E um nono lugar está bem longe disso.

***

Tem coluna nova também no Vasco Expresso. Cliquem aqui para conferir.

***

Lembrando a todos que o Blog da Fuzarca está participando do Top Blog 2015 e o voto de vocês é importante para que esse humilde espaço leve, mais uma vez, esse caneco. Cada leitor pode votar mais de uma vez, então não se acanhem em clicar aqui ou no banner na coluna à esquerda da página todos os dias (mais de uma vez, se for possível)….

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

92 Comentários

Arquivado em Política, Resenhas

92 Respostas para “A lição não será aprendida

  1. natan-Vasco

    Talvez se o Vasco tivesse vendido sua alma para a quadrilha futebostitica (cbf, grobosta, traffico, máfia carioca etc.) e seu esquema bandido nas competições, não teriamos caído nem em 2008, teríamos roubitragens ao nosso lado e cupinchas na imprensa para difamar nossos adversários e encobrir nossas merdas…

  2. natan-Vasco

    1°: identificar os responsáveis por mais este rebaixamento (jogadores, diretoria, cu-selheiros etc.) para que sejam repudiados e marcados como personas non gratas pelos verdadeiros vascaínos.

    2°: Fazer com que os maiores responsáveis pelos 14 anos de crise institucional do Vasco (euricocô, dinamerda e suas respectivas e imundas chusmas) sejam punidos pelos seus crimes lesa Vasco.

    3° Cagá-los do Vasco e cobrá-los na justiça para ressarcir o Clube moral e financeiramente, e que assim como os inimigos externos, sejam tratados com o devido desprezo, blindados dos mesmos e exigidas as investigações de seus atos mafiosos e bandidos (agora mais do que nunca…).

  3. Tenorio Silva

    E o senhor não respondeu sobre o fato de o cadastro da última eleição estar com a situação. Como poderia haver fraude?

    • JC Barbosa

      Só que o Cadastro NÃO ESTAVA com a situação. Cerca de um mês e meio antes da eleição, o VP da Assembléia Geral (e responsável pelo pleito), Sr. Antônio Gomes da Costa, renunciou ao cargo. Criou-se então uma comissão com três pessoas no comando e duas delas eram candidatas: Roberto Monteiro e Eurico Miranda.

      Mas nem precisávamos falar sobre isso pra lembrar um outro fato corrente que influenciou decisivamente a votação: os milhares de sócios que tiveram suas mensalidades pagas apenas para garantir votos de quem as bancou. Esse foi um assunto muito discutido à época, caso não se lembre.

  4. Tenorio Silva

    Foi falta de tempo mesmo.

  5. Carlos Neiva

    No fim de tudo. Só me resta destacar dois pontos:
    1 – Cadê o tal “respeito” que deveria estar aqui ??
    2 – Na entrevista coletiva ontem o Sr. Eurico “chamou” a responsabilidade da queda para ele. Considerando-se o culpado pelo rebaixamento, então por que não tem um ato de grandeza e renúncia. Depois que vá para a Sibéria, China…, pra onde quiser mas que vá logo.

  6. Fabio

    Infelizmente concordo com vc: a lição não será aprendida. A arbitragem teve grande participação neste rebaixamento e nos prejudicou clamorosamente. Mas fazer disso a única razão é lançar uma cortina de fumaça sobre os inúmeros equívocos cometidos como a contratação de jogadores e técnicos nessa temporada. Veja só: o campeonato acabou e tem “reforço” que nem jogou. Então, enquanto não houver um planejamento e principalmente, reconhecer o que de fato aconteceu de errado e corrigir, provavelmente esses erros de planejamento vão continuar.

    E se fomos tão roubados, cadê o tão falado respeito fora das 4 linhas? Os a´rbitros vieram, passaram a mão no nosso bolso e ficou por isso mesmo. Como pode um clube do tamanho do Vasco ser prejudicado em detrimento de clubes sem expressão alguma no cenário nacional como os times de SC? O Vasco foi fraco fora de campo também. O STJD prometeu investigar o favorecimento aos catarinenses e parece que nada foi feito.

    Mais uma coisa: CHEGA de pegar refugo do Cruzeiro!

    Pensando mais a frente, considero primordial manter como base o Martin Silva, Luan e Nenê e montar o time em torno desses 3. O restante para mim é dispensável e chegou a hora de dar chance às pratas da casa.

  7. José Luis

    Vendo o noticiário esportivo ontem, ouvi que o Vasco tem a 5. torcida do Brasil. No começo, me revoltei. Estamos atrás do Fla, Corinthians, São Paulo e Palmeiras.
    Depois, de cabeça fria, concordei.
    O que faz uma torcida crescer ? ídolos e títulos.
    Quais os nossos ídolos nesses últimos anos ? Edmundo e Juninho ( os dois em fim de carreira e Nenê ( chegou fora de forma no meio do campeonato ) .
    Nos 3 rebaixamentos, qual foi a tática usada pelos presidentes ?
    Um ídolo com alguma idade, cercado de um bando de pernas de pau.
    E títulos ? Cariocas 2003 e 2015 e Copa do Brasil 2011.
    Esta é uma das explicações da nossa decadência.
    As outras passam por Eurico e Roberto, que desde 2000 comandam o Vasco.
    E preparem – se : o futuro é preocupante !!!!

  8. Thebar Augusto Guedes

    Os números são impressionantes, 28 gols em 38 jogos,
    não fez 3 gols em uma mesma partida nesse campeonato, algo inédito para nós e impensável até para os times que caíram e gente,
    não são 3 rebaixamentos em 8 anos, na verdade são 3 rebaixamentos em 6 campeonatos séries A disputados.
    2008 (caiu), 2010, 2011, 2012, 2013 (caiu), 2015(caiu). O Vasco se apequenou tanto, mais tanto, que o índice chega ao inacreditável percentual de 50% contando do primeiro rebaixamento pra cá.

    Eurico, o centralizador, déspota de carteirinha assumido, tem que ser extirpado de São januário pois o Vasco se tornou apenas uma lembrança de um clube ousado e vencedor que um dia esse clube foi.

    E só tem um jeito disso ser feito.

    É ASSOCIANDO-SE AO CLUBE E PARTICIPANDO DA VIDA POLÍTICA DO VASCO, PELO MENOS COM A FINALIDADE DE CONDIÇÕES DE VOTO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.

    O resto será sofrência nos próximos anos, não vejo nenhuma chance ou luz no horizonte para se mudar o quadro até o fim do mandato do bravateador;

    Até se causas naturais o tirem de São Januário, quem o substituiria??

    Nós temos que pensar em um Vasco ousado, novo, com profissionalismo e isso só acontecerá se houver uma adesão em massa de sua torcida ao quadro social.

    Eurico não mudará, portanto uma análise no campo MACRO nos diz que só no voto é que mudaremos isso o resto é desabafo e blá, blá, blá.

  9. Alan

    Engraçado culparem o Eurico por tudo, mas como montar um time SEM DINHEIRO? A verdade é essa: o Dinamite deixou o Vasco na merda, foi a verdadeira herança maldita. O próprio cansou de reclamar da gestão do Eurico, dizia que não tinha dinheiro, que não tinha isso ou aquilo, mas na imprensa era raro ver, como hoje, um monte de processos, ações trabalhistas. Não sou fã do Eurico, aqueles milhões dado ao filho foi a gota d´água. Mas é aquilo, existia uma dívida e ela deve ser quitada, como vem sendo e noticiado. O Vasco trabalhou praticamente sem receita. Montou um bom time para o Carioca (admito que fizeram muitas contratações sem necessidade, apostas que não deram certo, mas não comprometeram as metas financeiras do clube), fez reforços durante o campeonato, já visando o brasileirão, como o Dagoberto e Gilberto. Terminou o campeonato com a melhor defesa, um bom ataque. Só carecia de peças no meio. chegaram Diguinho e Júlio César, bastante criticados, mas foram peças fundamentais no returno. Não tínhamos um time sensacional, mas tínhamos um bom time. Ninguém imaginava essa situação, eu lembro bem disso, todos achavam que, na pior das hipóteses, acabaríamos na água da salsicha, o que era, na situação financeira do clube, até um bom resultado. Os resultados não vieram, o que surpreendeu a todos. O Vasco se mexeu trouxe mais jogadores, sem comprometer os deveres ficais e trabalhistas. Veio a recuperação, tardia, mas veio! E conseguiríamos os pontos necessários para terminar o campeonato fora da zona de rebaixamento, se não fossemos roubados de forma criminosa por essa arbitragem sem vergonha! O Vasco não deveria se calar, não deveria aceitar. Lutamos, conseguimos os pontos. Erros acontecem, mas foram sistemáticos. Eu nunca na minha vida, vi um time tão prejudicado por conta de problemas do tipo. A culpa desse rebaixamento não foi da diretoria, sei que vou ser linchado, mas não foi! Fizeram tudo que estava ao alcance delas. O grande erro dessa diretoria aconteceu ontem ao aceitar esse rebaixamento. NÃO DEVERIAM ACEITAR, COMO QUALQUER TORCEDOR TAMBÉM NÃO DEVERIA. Fico triste vendo que tantos vascaínos jogam contra o vasco e fecham o olho para o que aconteceu. Vimos um time, comissão técnica e sim UMA DIRETORIA que fizeram um milagre, reverteram uma situação dificílima, não só dentro de campo, como fora também: as críticas, a mídia suja, a falta de verba, processos e mais processos. Venceram todas elas, mas perderem apenas uma e aceitaram essa derrota ontem, Na minha opinião, esse foi o único erro da diretoria.

    • Andre

      Alan,

      Você é patético e por isso que o Vasco esta nessa situação, antes de culpar os roubos de arbitragem e o próprio Banana, o sapo gordo deveria assumir a culpa e não somente a responsabilidade, até para se desculpar com a torcida ou pelo menos dar uma satisfação ele é incopetente.

      O banana por mais fraco que seja, pegou o Vasco quebrado e julgo a dizer pior, pois nem patrocinadores o Vasco tinha, o sapo gordo aproveitou muita coisa da diretoria passada (do qual foi pífio), antes de falar mal do Edmundo e Juninho com dívidas, pq ele não mencionou do Romario e Ze do Taxi? Em vez de falar mal do Nei e outros que ele teve que entubar, pq não agradecer a contratação do Martin, Guinazu (que jogou bem o carioca) e o próprio namorado do Euriquinho (Rodrigo)?

      Ele diz que esta todo mundo pago em dia, mas não mostra a contabilidade? Ele diz que não pegou nada da Caixa para não pagar vagabundo (acredito que ele quer usar para pagar outros vagabundos como ele mesmo), como ele conseguiu esse dinheiro? Pq na contabilidade da Ferj não detalha quem recebe empréstimo?

      Falam que ele se esforçou ao longo do campeonato e por um roubo da CBF fomos perseguidos e caimos? Isso é a maior falta de planejamento que através de uma diretoria incopetente e amadora poderia resultar.

      Depois do discurso daquele miserável que falou “eu” 18x e “Vasco” acho que 4 ou 5, defendeu o Celso Burro para encobrir a merda que fez, volto a dizer, negócio é torcer muito que ele morra logo, causa natural, assalto, batida de carro, foda-se, é a única solução.

      Votar também é uma delas, porém existem três problemas:

      1. Não existe plano para sócios;
      2. Quando existir e se você for ativo na política do clube, ele vai cassar seu título igual ao Chavismo;
      3. Para os que se fingirem de mortos e votarem, não vai adiantar em nada, pois ele vai fazer outro mensalão.

      Vasco esta igual a Brasília, enquanto aquele bode velho estiver la, não tem solução.

      Entendi que muitos vão discordar com o fato de eu mencionar que não tem solução, mas acho muito difícil de não concordarem com os fatos descritos.

      • Alan

        Sou chamado de patético por uma indivíduo que deseja a morte de um idoso, só por que discorda da gestão dele em um clube de futebol!
        André, se sou patético, você é desprezível! Mas de todo modo, vou tentar responder suas objeções:

        Eu não consultei a mídia na época, mas não lembro de tantas notícias de jogadores reclamando de compromissos não honrados na gestão Eurico, que particularmente, nem acho que foi boa, vide os resultados. Os patrocínios, de fato, estavam caídos, mas a situação fiscal do Vasco estava regularizada, o que permitiu que o Dinamite conseguisse fechar o patrocínio com uma estatal sem problemas. Situação contrária a do Vasco em 2015.

        Tenho que concordar que falta transparência com relação aos acertos financeiros, mas qual é o time que é transparente? O Vasco não é um exceção, mas reconheço que poderia ser e isso seria elogiável!

        Quanto ao plano de sócios, todos sabemos que estamos com dificuldades por conta da empresa contratada pelo Dinamite e que ele em breve será restruturado. Não conheço as nuances que envolvem esse processo, mas não me parece ser um erro da gestão atual.

        Eu não sou fã do Eurico, mas reconheço que foi um ótimo vice presidente, comandando o Vasco em suas maiores vitórias! Reconheço também o trabalho dele à frente do time esse ano.

        Para fechar:

        Você pode listar uma série de erros do presidente esse ano e alguns até te dou razão, mas eu não consigo acreditar que um torcedor do Vasco, feche os olhos para a MAIOR série de erros de arbitragem contra um time num campeonato e não se revolte com isso.

      • JC Barbosa

        Só pra informar: o Dinamite demorou muito mais tempo para acertar com a Eletrobrás que o Eurico pra acertar com a Caixa. Isso, claro, tem a ver com o fato do Dinamite ter parado de pagar impostos e perder as CNDs. Por outro lado, Eurico só conseguiu arranjar rapidamente as CNDs aumentando o endividamento do clube.

  10. Apesar de todo o roubo que já falamos aqui, se o Eurico tivesse tirado o Bu-Roth antes da partida contra o Joinville no Maracanã, penso que o Vasco teria escapado.

    Muitos previram aqui que o Vasco tinha sido rebaixado naquele jogo. Agora foi comprovado que estavam certos.

    Se o Jorginho tivesse assumido com aqueles 9 ou 10 dias para treinar e motivar o grupo, a história poderia ser outra.

    É por essas e outras que embora esteja revoltado contra a corrupção nas arbitragens, não posso nunca isentar o Eurico de culpa.

    Essa mancha no currículo dele de 50 anos de futebol aconteceu por sua soberba e teimosia. Hoje já deve estar arrependido, mas isso pouca diferença faz.

    Pelo que li na época, acho que os filhos dele e os seus apoiantes eram a favor da troca do Bu-Roth, mas Don Euricon resolveu bancar aquele técnico de várzea. Deu o que já sabemos.

    Infelizmente não vejo futuro para o Vasco.

    2016 sem patrocinadores, série B, elenco inchado com diversos ex-jogadores em atividade.

    Se o Vasco mantiver o Martin Silva, Luan, Rodrigo, Gallo, Andrezinho, Nenê no time titular e mais os jogadores da base juntamente com Diguinho, Jorge Henrique, R. Vaz e eventualmente o Madson e Julio Cesar para compor o elenco, a diretoria tem que contratar mais uns 5 jogadores para entrar no time titular imediatamente ou pelo menos 4 (2 laterais e 2 atacantes).

    Agora façam o favor de dispensar Herrera, Leandrão, Cristiano, Riascos, Julio dos Santos e outras bombas que temos no elenco.

    Já está provado que o bom e barato é igual a cabeça de bacalhau. Todo mundo sabe que existe mas ninguém vê. Melhor pagar mais por um jogador que resolva do que pagar pouco para 2 ou 3 que não fazem nada e que no final tiram o lugar de um bom pois têm que receber o salário da mesma forma.

  11. Jose GOMES

    Rebaixamento 2015 do Vasco.
    Em 1 lugar, falta gestao, profissionais de futebol, financeiro, marketing, etc, de verdade.
    Estrutura, ct de treinamento.Nao adianta falar sobre Eurico, dirigente de futebol dos anos 80, Dinamite ex jogador de futebol querendo comandar futebol, se eles roubam, ou roubaram , nao importa pois esta tudo interligado, o amadorismo come solto, interesses pessoais, empresarios de futebol e que formam o time do vasco, com atletas de pessima qualidade, ou ex atletas que ja nao rendem, nao tem base de juvenil e juniores estruturada.Quanto tempo o vasco nao ganha taca Rio Sao paulo de juniores?
    O vasco parece um time de liga amadora, com um quadro de gestores amadores, com uma pitada de raizes portuguesas.
    A grande verdade e que destruiram o meu Vasco, ele so e grande na torcida, e na historia, enfim no sentimento, e amor eterno que temos pela instituicao, porque na pratica, na realidade de hoje futebolistica parecemos um time igual a um time de Santa Catarina, sobe Pra seria A , depois cai para b, isso E inadimissivel, irreparavel, manchou uma historia centenaria de glorias e conquistas.
    E o pior de tudo, o que nois torcedores podemos fazer, alem do que ja fazemos, sendo socio, pagar ingresso caro, para na maioria das vezes ver o time perder ou empatar, comprar camisas oficiais horriveis, cheio de patrocinio ridicilos pendurados , que as vezes duram nem um mes, pagando quase 200 reais pela mesma, enfim esse ano de 2016 series b de novo, nao da pra aturar, jogos sem apelo, com times sem tradicao, horarios alternativos, e o pior que o nosso time esta nivelado por ai.
    Parabens a todos que afundaram o Vasco mais uma vez, vcs conseguiram de forma brilhante , colocar um dos maiores amores da minha vida no fundo do poco.
    Descupem o meu desabafo….

  12. pedro aragão - VASSOURAS RJ

    alguns pontos…

    1 – claro q o eurico tem muita responsabilidade na queda. mas tbm é notório q a atuação das arbitragens foi fundamental para o rebaixamento. os “erros” contra o vasco, e os “acertos” a favor dos catarinenses (q certamente teriam 3 times rebaixados, não fossem os apitadores) nos colocaram na segunda divisão sem sombra de dúvidas. então, acho sim, muito justo os vascaínos culparem as arbitragens criminosas desse país. e isso em nada tira a responsabilidade dos outros principais envolvidos, leia-se aí… diretoria, celso roth, jomar, dinamite, torcida (vou explicar pq), etc…

    2 – no primeiro rebaixamento, a sensação foi de CHOQUE; no segundo rebaixamento, a sensação foi de REVOLTA; e no terceiro rebaixamento, a sensação já é de ROTINA. pobre vasco nosso, cada vez menor…

    3 – eu duvido q o dinamite não esteja feliz pelo REBAIXAMENTO DO EURICO e por saber q não é mais o único presidente da história vascaína com quedas no currículo. Está feliz e, digo mais, com sensação de ALÍVIO. tenho certeza disso. afinal, essa gente não é vasco. nunca foi vasco. eles defendem seus bolsos, suas proles e suas vantagens políticas. esse é o clube do coração deles. e enquanto isso… quem é vasco sofre… dinamite 2 x 1 eurico. o banana ainda lidera a bagaça…

    4 – o vasco caiu de novo. agora é trabalhar e subir de novo. não tem mais o que fazer além disso. chorar e abandonar o time é besteira. ruim com a gente, pior sem nós.

    5 – a torcida não pode ser eximida de culpa. se um clube gigante como o vasco cai 3 vezes em 8 anos é pq algo está muuuuuuuuito errado. eu duvido q torcidas como as de river, boca, framengo, corinthians, etc… permitissem q seus times passassem pelo calvário q o Vasco está passando. DU-VI-DO. com certeza alguma mobilização definitiva e TRAUMÁTICA já teria acontecido por parte das massas. mas a torcida do vasco é assim. não se mobiliza, se omite e aceita tudo o q os cartolas fazem com o clube. os vascaínos só viram leões na frente das telas de computador, destilando comentários inflamados pelos sites e blogs da vida. como se essa merda resolvesse de alguma coisa. taí o resultado. torcida passiva, time tri-rebaixado. reconheçamos… a nossa torcida todo ano só sabe reclamar de preço de ingresso e de elenco fraco… mas na hora de tomar providências pra, de fato, mudar as coisas de vez… FAZEM PORRA NENHUMA. depois querem um vasco forte. COMO?

    Taí, falei. ponto.

    • Germano

      Concordo. Ao ler a opinião de vascaínos, como eu, vc, e todos os outros, a impressão que tenho é que vivemos em um universo paralelo.

      Ok, culpa do Eurico, e aí resolve o que?? Isso nos livrará da série B?? Vou reforçar, Eurico esteve fora da presidência 5 anos e nesse período caímos 2 vezes…goste ou não, fato é fato. Aí ressuscitaram o Eurico, e adiantou o que?? Estamos de novo rebaixados!!!

      Ah mas o presidente tinha que ser o Brant!! É, ok, e o Brant fez o que pra ganhar as eleições?? Eles eram situação e perderam. Ah mais foi roubado. Me desculpem, mas é querer ser no mínimo ingênuo, achar que só a chapa do Eurico se utiliza de certos “expedientes” pra ganhar eleição. É isso mesmo??

      Pq se for, como que ele (Eurico) ou seu grupo perderam 2 eleições pro MUV?? Se ele pode tudo!! E mais, como o CALÇADA SEMPRE POIS O EURICO NO BOLSO NAS ELEIÇÕES?? sim o Eurico sempre perdeu pro Calçada, ou não???

      Então desculpa é uma excelente muleta pra quem quer. O que o Vasco vem ganhando com isso?? Em que diminuiu o “ódio” ou a tal perseguição ao Vasco durante a gestão Dinamite??? Ou agora, no retorno do todo soberano Eurico???
      É a torcida que pode mudar isso dai, como??? Querendo, mas vc disse bem, somos exemplares guerreiros na tela do pc, e vamos de novo pra série B, e gostem ou não, é esse o torneio do tamanho do Vasco.

      E pra quem não lembra da última vez nem da série B, conseguimos ser campeões, fica o alerta!!

      Vasco sempre

      • JC Barbosa

        Não foi apenas uma chapa que usou o expediente de pagar mensalidades em troca de votos. Mas a outra que fez isso não foi a do Brant. E, na boa, esse lance de que a chapa era “situação” foi o que a chapa do Eurico vendeu. O Dotô tinha mais participantes da gestão Dinamite que a chapa do Brant, por exemplo.

      • Germano

        Então o Brant perdeu por que era o único candidato honesto?? Seu grupo é o único que só se utiliza de bons expedientes pra vencer?? É isso?? Ele está frequentando o Vasco em todas as reuniões e fazendo todo o possível pra melhorar o Vasco??

        Se sim, que ótimo, em breve ele vencerá as eleições e o Vasco voltará a ser grande!! Quem sabe!!! Vale lembrar que os ídolos recentes em campo, assim como estiveram com dinamite estavam com brant, e nada mudou.
        Como o calçada vencia o Eurico??? Como o MUV venceu o Eurico??

        Até lá, nada muda, pq continuam as torcidas de grupelhos políticos, e o Vasco só se afundando!!!

  13. LUIS CLAUDIO

    Acho que a música do Paulo Vanzolini vai virar o hino do Vasco.
    “Reconhece a queda e não desanima,
    Levanta sacode a poeira e da a volta por cima.”
    É triste mas verdade. Muitos estão falando que não sofreram tanto, mas foi porque como um doente na UTI respirando por aparelhos,embora com esperanças sempre ficamos mais conformados com o pior.
    Essa foi a tônica ao terminar o primeiro turno.

  14. ZÉ VASCAINO = CENTRO = RJ

    Não tenho palavras galera, tó arrasado , minha vontade é de esconder minha cara por um bom tempo, vai ser um péssimo final de ano, tó muito mal.

  15. Beto

    Acabo ver parte da entrevista do Eurico e os comentários do PVC, na Fox. Concordo com o PVC, PVC contou que ele falou “eu” 18 vezes e “Vasco” quatro vezes. Ele está falando dele, suas justificavas (de merda) e não falou das soluções para o Vasco. Ele fala do currículo dele? É um piadista mesmo. O Vasco vai “voltar ao seu lugar”? Ele falou isso quando foi eleito.
    Não vai mudar nada. Eles não vão aprender lição nenhuma.

    • Leon da Cruz

      Isso é o mais assustador, Beto. Eu destacaria três pontos dessa entrevista. (1) Eurico disse que o rebaixamento é uma “mancha irreparável” no seu currículo, não na história do Vasco. (2) Eurico não pediu desculpas à torcida do Vasco (e, simbolicamente, à instituição) pelo rebaixamento. (3) Claramente, ele não tem a menor ideia do que fazer daqui para frente, para tirar o Vasco da profunda crise na qual se encontra (o que não é surpresa alguma, óbvio, pois ele é o maior responsável por colocar o Vasco nessa situação).

      Há ainda outro ponto, que, embora tenha algo de positivo, não é menos assustador, dado o contexto. Para o “padrão Eurico”, ele veio com o rabo entre as pernas para essa entrevista. Miou como um gatinho. Adotou um discurso de vitimização dele e do Vasco para explicar o rebaixamento. Isso tem um grande significado. Eurico não tem mais poder algum, nem forças para lutar pelo Vasco.

      • Beto

        Bem observado, Leon. No 6 a zero do Inter ele pediu desculpas, ontem não.
        Ele e o grupelho fracassado dele (só são bons pra vencer eleição no Vasco, pra vencer os rivais do futebol brasileiro são uma piada) não sabem absolutamente nada sobre como mudar a situação do Vasco, sobre como tornar o Vasco forte novamente, não vejo luz no fim do túnel.

        Por que ele não fala da projeção de novos sócios? Aliás, ele falou, se não ouvi mal, “esse problema dos sócios” na última pergunta da entrevista. Pra ele, sócio é problema. Enquanto isso, vejo a dupla fla-flu (pra falar até dos nossos rivais do Rio) com mais sócios, com obras para CT em andamento e falando em administrar o Maracanã. O Vasco vai acabar com essa gente no poder. O meu desânimo é completo. Não moro no Rio e não tenho disponibilidade pra viajar na hora que quiser (dependo de condições do trabalho, questao de férias, etc) para comparecer numa votação. Quem mora no Rio e tiver condição financeira, espero que se torne sócio e sócio que vota, que é o mais importante.
        Saudações vascaínas ao amigo.

  16. ODILON C SILVA = RJ

    Agora tudo isso não foi por falta de aviso, cansamos de avisar, cansamos de avisar que o fracasso do time que disputou o carioca era iminente, time BOM,BONITO, BARATO, nem sempre funciona, disputar campeonato carioca é uma coisa, campeonato brasileiro é outra coisa, precisa de bons investimento, precisa pagar bons salários……………Faltou visão, faltou competência, quando foram acordar já era tarde demais, o time ate que deu uma melhorada a partir da quinta do rodada do returno, o time vinha bem, agora aquela derrota pro fudido foi fatal, não era para ir pro engenhão, não era para arrumar aquela celeuma toda por lado de maracana naquele momento, aquilo desconcentrou , mexeu com os brilhos do fludido, já tinhamos ganho do fludido no maracana, então jogava lá mesmo, o seria difícil derrota o fludido outra vez, o fludido perdeu 19 vezes nesse campeonato, tinhamos tudo para ganhar do fludido, o time vinha bem, mais preferiram complicar tudo………………Temos uma diretoria dura, sem recursos, sem credibilidade, então o investimento não foi intenso, limitaram os salários, consequentemente também limitaram o nível técnico…………Foi pra isso que essa diretoria vez questão do poder do clube, , foi pra isso que essa diretoria fez questão de comprar votos, se elegeram comprando votos, para fazer uma trapalhada dessas, uma cagada dessa, da outra vez foi a mesma coisa., ganharam um carioquinha , depois deixaram o clube daquele jeito, dessa vez não será diferente………………O maldito euriquismo estava doido para rebaixar o VASCO, o maldito euriquismo já vinha oscilando nisso, basta vê os anos anteriores em que o euriqusimo esteva no poder do clube, 2001 VASCO 11 colocado, 2002 VASCO 15 colocado, 2003 VASCO 17 colocado,2004 VASCO 16 colocado, 2005 VASCO 12 colocado, 2007 VASCO VASCO 10 colocado, 2008 deixou o VASCO com um time fraco, condenado ao rebaixamento,um dia a casa iria cair, um dia isso aconteceria, cansaram de errar, cansaram de fazer trapalhadas no futebol vascaino…………..Ate nisso o euriquismo é o pior, esse foi o pior rebaixamento, onde jamais tivemos ilusão de alguma coisa boa, onde jamais sonhamos com alguma coisa boa na competição, onde estivemos 35 rodadas na zona da degola, sofrível, humilhante…………………..Dessa vez está sendo pior, porque tá rolando mais zoações com os vascainos por causa do EURICO MIRANDA, estão sacaniando geral por causa desse papo de sibéria , por causa do SADDAM MIRANDA estão zoando mesmo…………………….No ano que o futebol vascaino faz 100 anos, ganha um presente desse, pra muitos isso é respeito, fazer o que………………….

  17. Paulo Eduardo

    Me obriguei severamente e assisti, do princípio ao fim, a entrevista do Sr. Eurico Miranda. De onde posso concluir que 2016/17 serão nos mesmos termos do que foi esse! Nem posso pedir ajuda dos céus, pois Deus deve ter desistido tbm desse senhor…. portanto, sofreremos ainda mais…

  18. Diogo

    A praga do euvírus perdeu a oportunidade de tentar se “redimir” na entrevista, anunciando sua saída… Apesar de falar q a culpa era exclusiva dele, logo dps começou a colocar a culpa em outras coisas.. quanta hipocrisia…

  19. ODILON C SILVA = RJ

    Eurico Miranda pegou o clube forte das mãos do grande presidente CALÇADA, um clube com grande patrocínio , um clube com grande quadro social, um clube com credibilidade, um clube com marca e imagem forte, um clube estruturado…………….Na primeira administração euriquista o VASCO ruiu, o vASCO caiu num abismo desgraçado, todo pesadelo do VASCO começou no dia que CALÇADA largou o VASCO nas mãos do euriqusmo, nunca mais o VASCO se recuperou por completo……………Com Eurico Miranda no poder o VASCO ficou sete anos sem patrocinador, assinou um contrato com a HABBIB´S de 28 mil por mês, ficou com imagem e marca desvaloriza, deixou o VASCO com apenas 800 associadsos, o VASCO ficou varios anos com o euriqusmo sem ter um jogador convocado para seleção brasileira, o VASCO ficou com marca e imagem desvalorizadas, batia recordes negativos de público, sem falar que com o euriqusmo é normal o VASCO sempre estar envolvido em atritos e confusões…………..Esse foi o VASCO que Eurico Miranda largou, sem falar no time horroroso , dividas gigantesca parceladas que vão se arrastar por anos e mais anos……….Agora Eurico Miranda voltou ao VASCO, com piscina suja, com merda de gato, banheiro sujo, mais pegou um clube com grande patrocinador na camisa, com um quadro social maior que aquele que ele deixou, ..um clube com lojas em alguns shoppings, um clube que recentemente teve jogador convocado para seleção, um clube que vinha forte em torcida nos estádios, um clube que vinha batendo alguns recordes de publico , um clube carismático , simpático………..Agora se Eurico Miranda largasse o VASCO hoje, um clube rebaixado, um clube na 17 colocação em média de público, um clube que sua torcida não conseguiu fazer um mosaico por falta de torcida, um clube com pequeno quadro social, com forte tendência em ser menor ainda, já que nesse momento quanto menor o VASCO melhor, assim é mais fácil de dominar, um grande quadro social poderia haver uma grande revolta………………. Um clube que vai perder seu grande patrocinador para 2016,com certeza não teremos grandes patrocinadores na camisa vascaina, um clube que tão sedo não vai ter um jogador convocado para seleção brasileira, um clube sem recurso, sem motivação, sem liberdade, em plena lei da mordaça, um clube problemático…………………Uma diretoria que passou por OLARIA e DUQUE DE CAXIAS, basta vê as condições que deixaram esses clubes……………….

  20. Eurico Siberiano

    amigos,

    Sabiam q existe na Sibéria um clube de futebol chamado Tom Tomsk q joga na elite do futebol russo?

    https://en.wikipedia.org/wiki/FC_Tom_Tomsk

    Eu só gostaria de imaginar o que aconteceria com esse clube caso o Dotô fosse para a Sibéria e o assumisse. O Tom Tomsk está anos-luz de ser um VASCO DA GAMA. Com o Dotô no comando – levando junto toda a sua trupe e seus fãs, é claro – acho q o pobre Tom Tomsk sumiria do mapa em menos de 2 anos. O RESPEITO VOLTOU! E a Segundona tbm…

  21. Tenorio Silva

    JC Barbosa, gostaria muito que esse discurso de “gestão” e “planejamento” fosse capaz de explicar todos os problemas do futebol e das crises de um clube… mas me parece um discurso um tanto vazio. Muito se fala e poucas soluções são dadas. Poucas sugestões. São sempre discursos subjetivos demais e sequer nomes e linhas de conduta de trabalho são faladas.

    Lembro que no fim do turno, quando todos já antecipavam o rebaixamento desde agosto, comentamos sobre o elenco do time deixado no ano anterior. Você disse que o Vasco deveria ter mantido a base de 2014, do time que conseguiu a duras penas o acesso para esta temporada. Segundo você nomes como Pedro Ken, Edmilson e Diego Renan deveriam ter continuado. Aí eu lhe pergunto: se nas últimas 15 rodadas (ou seja, em cerca de 40% do Brasileiro), fizemos mais pontos do que 17 equipes, só perdendo para o campeão e o Inter, devemos manter a base do time para 2016?

    Vejo você como um colunista comprometido com pessoas da atual oposição de modo que não o vejo à vontade para fazer sequer um pequeno elogio a uma administração que tem Eurico à frente.

    Parece que ele fez uma declaração a pouco dizendo ser O ÚNICO RESPONSÁVEL PELA QUEDA… (e quando li o trecho desta coluna em que você diz “teremos que aturar nos próximos dias um monte de declarações oficiais dos dirigentes se eximindo da responsabilidade e culpando CBF, arbitragens, gestão passada, Juninho, eu e o resto da torcida que não acreditavam na capacidade da atual diretoria”, percebi que não sabe nada de Eurico… Nem parece ter vivido tanto de Vasco desde os anos 80 e 90…)

    Boas Festas.

    • JC Barbosa

      MUITOS equívocos no seu comentário…

      1) Ninguém é preciso um diploma em administração para ver que o planejamento de algo foi mal feito. Assim como não é preciso ter soluções ou sugestões sobre gestão para ver os equívocos. Os resultados estão aí para mostrar: a diretoria disse que não o time não precisava de reforços e que não teria grana pra contratar. Não teve quando deveria ter e arrumou sabe-se lá onde e como quando o time já estava na lanterna mais de dez pontos abaixo do 16º colocado (e ainda pagariam premiações caso não caíssemos). Se esse dinheiro apareceu no meio do campeonato, por que não apareceu antes que fosse tarde demais?

      Não há nada de subjetivo nessa questão, há? E quem precisa aparecer com sugestões e linhas de conduta de trabalho é quem fez de tudo (inclusive patrocinar eleitores por um ano) para assumir o cargo. Se não tinha competência, que não se candidatasse.

      2) Mantenho minha opinião: se Pedro Ken, Edmilson e Diego Renan tivessem permanecido, teriam vaga fácil entre os titulares. Ou vc acha realmente que Serginho, Riascos/Leandrão ou Christiano/Julio Cesar são melhores?

      E vc fez a pergunta errada: o que eu disse é que esses jogadores não deveriam ter sido dispensados, certo? A pergunta correta seria: será que teríamos feito apenas 13 pontos no primeiro turno se eles estivessem no lugar dos titulares que tínhamos?
      Ah: o Vasco não fez, nem de perto, a terceira melhor campanha das últimas 15 rodadas. Vc está considerando a invencibilidade do time ignorando completamente a grande quantidade de empates que tivemos nesses 15 jogos.

      3) Não sei se há quanto tempo vc acompanha o blog, mas procure no começo do ano se eu não fiz sequer um pequeno elogio à atual gestão. Do Brasileiro pra cá, me desculpe se tenho um nível de exigência maior que o seu, mas não vi motivo para fazer qualquer elogio ao que foi feito no comando do clube. Questão de opinião.

      4) Faça o seguinte: ao invés de falar em “parece que ele fez uma declaração”, procure ver a entrevista do presidente e veja se assumir-se como único responsável o fez também assumir a culpa pelo monte de equívocos cometidos. Aí, com vc realmente informado sobre o que ele falou, voltamos a esse ponto.

      • vinicius leal

        Tenório, o Vasco fez a PIOR CAMPANHA DA HISTÓRIA DE UM PRIMEIRO TURNO, 13 pontos em 19 jogos.
        O VASCO fez a nona campanha do segundo turno.
        Soma, divide por 2. Qual o resultado ?
        Incompetência e FORA EURICO !

      • Tenorio Silva

        Foi sim a 3ª melhor campanha nas últimas 15 rodadas. Foram 7 vitórias, 7 empates e 1 derrota. 28 pontos. O Corinthians fez 31, Inter 30 e Cruzeiro fez 27, ficando em 4º.

      • JC Barbosa

        Ainda que seja: de que adiantou?

        E mais: porque pegar ESSE recorte? Vc escolhe o número de jogos que quer para provar seu ponto e ele está certo? Então o Figueira pode tirar onda pq foi o melhor time na última rodada?

        De qualquer forma, foi legal ver que, de toda enorme resposta que eu te dei, o único ponto que vc deu uma tréplica foi esse…

    • Lucas Ottoni

      Falando sobre os jogadores que você citou, eu se fosse a diretoria já tentaria hoje mesmo a contratação de dois deles, identificados com o Vasco. O Edmílson, se o Vasco chamar, vem correndo. E, cá entre nós… Ele, com uma perna só, chapado na birita e jogando com um dos olhos vendados, é melhor que Riascos, Herrera e Leandrão juntos. O outro é o Pedro Ken, que foi capitão do Vitória que subiu à Série A, jogando com muita regularidade. É um jogador longe de ser brilhante, mas que marca direitinho, tem boa saída de bola e, cá entre nós… Leva 10 jogos para errar a quantidade de passes que o Serginho erra em apenas 1 jogo. Acho que o Ken estará com passe livre em 31 de dezembro e poderá ir para onde quiser. Como tem identificação com o Vasco, não acho impossível ele voltar. Enfim, são dois jogadores que encaixariam perfeitamente no time, pensando em Série B.

      Com Martín, Rodrigo, Ken, Nenê e Edmílson, já teríamos uma base experiente para pelo menos começarmos o ano. No entanto… conhecendo a diretoria do Dotô como eu conheço, irão demorar a pensar em contratações, deixarão as oportunidades passarem (provavelmente sem conseguirem manter Martín e Nenê) e anunciarão as “revelações de sempre”, dos Olarias, Madureiras e Bonsucessos da vida. Pedir competência a essa turma é realmente pedir demais.

    • Amado Peixoto

      O eurico assumiu a culpa, pra logo em seguida (menos de 5 minutos) culpar a adm passada, culpar o CBF, culpar arbitragem, culpar o Edmundo, culpar o Juninho e por ai vai! Ou seja, não durou nem 5 minutos a culpa dele pela queda. Quando perguntaram se o Roth tinha culpa pela queda, ele novamente disse que não culpava ngm pela queda pra de novo voltar a jogar a culpa em várias pessoas diferentes! Na prática, ele não assumiu culpa nenhuma, já que voltou a culpar deus e o mundo pela queda!
      Se a base do ano passado tivesse sido mantida, teriamos além de tudo jogadores com folego pra correr os 90 minutos. Se tivesse sido mantida, não teriam tido tantas contratações de jogadores que nem sequer mereciam SONHAR em vestir nossa camisa! Podia não ser um grande time, mas seria um time melhor que o time que iniciou o brasileiro e fez uma campanha pifia!
      Mas não vai adiantar muito argumentar quando vc vai ler e entender o que quiser, da mesma forma que ouviu e tirou da entrevista do eurico apenas aquilo que vc quis!
      SV

  22. BRUNO SILVEIRA

    BRASILEIRÃO 2015 COM DE 38 RODADAS … 35 NA Z4 !!!
    Queríamos o quê ? Continuar na série A e protagonizar outro vexame ? E tem mais : se essa administração não tomar vergonha, dificilmente retornamos para 2017 … Já falei e repito : essa série B é cascuda. Os caras se matam em campo na esperança de serem contratados por algum time da série A. E acontece ! Vamos ter que ralar muito … Aproveito para parabenizar e agradecer ao CHARUTEIRO e seu técnico CELSO ROTH, o mesmo que largou o Vasco da noite para o dia para ir para o Internacional. Agradeço de verdade ao Jorginho, Zinho e todos os jogadores que, pelo menos, evitaram um vexame maior empreendendo uma bela recuperação neste 2º turno (apesar de termos perdido pontos incríveis para times ridículos). Mas foi tarde demais …
    SDV.

  23. Juvenal

    Boa tarde JC
    li seu artigo com viés bem critico. Eu preferir abordar esse triste fato tirando sarro.
    PLACAR FINAL: Dina 2 x Charu 1 = TRIREBA (titulo inédito em 7 anos).
    O cara insistiu até o ultimo momento para mudar o placar e conseguiu. Infelizmente!
    REPETECO
    – 2 domingos seguidos de jogos de “pólo aquatico”
    – 2 jogos seguidos com Nene sofrendo penal. Contra o Santos ele foi cavado mas marcado. Contra o Coxa foi mais evidente mas não marcado
    NOVOS ROTEIROS
    Ano que vem o Vasco vai ter que atravessar o país de ponta a ponta desde Belem até Pelotas, passando por Juiz de Fora e Londrina, alem de outros locais já conhecidos
    FLU – PIVÔ DESTA QUEDA
    Alem de ter sido o unico time que ganhou do Vasco no periodo da reação, tambem ajudou na queda perdendo do Figueira.
    EMPATE
    Os 2 times não precisavam desse resultado, pois o Vasco só almejava a vitória enquanto o Coxa já estava livre antes de entrar em campo
    LEANDRÃO
    Uma negação. Deve ser um dos primeiros da Barca 16
    FALTA DE GOLS
    Esse foi o maior problema da equipe ao longo de todo campeonato e um fator chave para a queda. Como é que pode uma equipe em 38 jogos só fazer 28 gols. Um absurdo
    JORGINHO
    Para ele eu tiro o chapéu porque ele conseguiu uma reação fulminante, Pena já foi tarde demais porque o 1º turno foi uma Desgraça Total No final da partida de ontem ele lamentou bastante a queda do Vasco na entrevista coletiva no Couto e chegou a pedir desculpas para o torcedor, dizendo “se existe algo de positivo nisso foi o apoio e o carinho da torcida. Se chegamos na ultima rodada com chances, foi muito por causa deles”.

  24. Andre

    É impressionante, o filho da puta do charuteiro, apesar de ter “assumido” a culpa, colocou tuuuudo na conta do banana, das dívidas com ex-jogadores (Edmundo e Juninho), de rouba em cima do Vasco e nos clubes que não pagam em dia seus jogadores, e para piorar o maldito não vai sair……puta que pariu, desisto, o Vasco esta igual ao congresso, só fuzilando….

    • Beto

      Ele disse que assume a “responsabilidade”, a “culpa” é do Universo, do Cosmos, dos Astros, de Marte, do Juninho, do Edmundo (novo inimigo porque criticou essa gestão) da gestão passada, de quem for, menos dele.
      E ele não vai pra Sibéria porque encontrou razões, justificativas pra si próprio, fatores e dificuldades financeiras, segundo ele, alheias e acima de sua capacidade de ação. Ou seja, a gestão do futebol de sua diretoria (de série C) foram perfeitos e suas ações corretivas foram tempestivas. Não erraram em nada.
      E justifica a ausência de planejamento, diz que planejamento não se faz sem dinheiro. Digo eu, sem dinheiro é que tem que planejar mesmo porque não se pode errar em contratações! Não se pode contratar Marcinho (craque da camisa 10, referência do time), Herrera e Leandrão, só pra citar esses três. E outra, como apareceu o dinheiro pra contratar no desespero? E como a Ponte e a Chapecoense, com folhas menores, se mantiveram na série A. E desde quando os outros clubes estão nadando em dinheiro? E desde quando ele não tem culpa sobre a imensa dívida do Vasco? Ao final de 2008, auditoria contratada apontava dívida de 377 milhões de reais.
      É um cara de pau sem igual. O fundo do poço ainda está muito abaixo.

  25. Claudinei

    O Eu-rico começou de forma patética a sua entrevista… Primeiro disse que o único responsável pelo rebaixamento era ele, logo em seguida disse que o cidadão que o antecedeu (bananamite) deixou o clube arrasado financeiramente. Daí não entendi! É ele o único responsável ou é o bananamite? Todos nós sabemos: são os dois! Mas para mim o Eu-rico está um degrau acima na cota de responsabilidade.

  26. JOÃO BOBÃO = TIJUCA = RJ

    Com meu titio EURICO MIRANDA o VASCO não cai mesmo, duvido que o VASCO caia com meu titio EURICO MIRANDA. Com meu tito Eurico miranda o VASCO é forte e respeitado, jamais vai cair.

  27. Lukas

    Super oportuno o momento para relermos o último post do Bruno Maia no site globo esporte. A cereja do bolo fica para os comentários.

    http://globoesporte.globo.com/rj/torcedor-vasco/platb/2014/11/11/nao-pude-votar/

    Tem uma pérola profética (vejam a data):
    “maciel disse:
    11/11/2014 às 20:18
    concordo plenamente, vasco esta dominado por forças obscuras. esse vasco que vai surgir nao me representa, ate porque vai ser um desastre anunciado,o nosso 3º rebaixamento vai acontecer inevitavelmente ainda nesse mandato e as dividas vao afundar o vasco. vou sentir saudades do meu vasco de 10~15 anos, quando eramos competitivos. que gerava alegria e que enchia o peito pra gritar pelo time mais honroso do brasil.”

    É isso.

  28. Murillo Santiago

    E mais uma vez nosso amor será provado pelo Silvio Luis e as transmissões toscas da redetv; pelo time que se na 1a divisão era isso aí, imagino o “planejamento” pro ano que vem; pelas bravatas do charuteiro bobalhão; e por muito mais. Só que ele permanecerá e no fundo ainda haverá esperança.
    Pra ontem, segura a base e manda esses animais todos embora. Dos velhos ficam 3, Martin Silva, Rodrigo(por questões de “planejamento” com contrato longo) e Nenê (que não seguraremos, infelizmente). O resto é boa noite e boa sorte. Infelizmente não acredito que nada disso acontecerá, pelo contrário, chegarão mais vovôs e “apostas” sensacionais como erick daltro, victor bolt etc.
    E pra quem acha que o pranegiamento não começou ainda, pensem em Jeferson, Bruno Teles, João Carlos, Seymour, Leandrão e Herrera estão aí pra isso…

  29. carlos

    Boa tarde!
    Nossos rebaixamentos:
    2008 – chorei, cantei nosso hino, gritei e o sentimento não parou;
    2013 – fiquei triste, um pouco revoltado, o sentimento continuou;
    2015 – não fiquei triste, muito menos chorei.
    Percebo que meu sentimento esta mudando (não acabando), infelizmente, acho que estou acostumando com esse tal rebaixamento.
    O retorno do Eurico foi a gota d’água bravatas, bravatas e mais bravatas e só bravatas.
    O time: nossos técnicos demoraram 38 partidas para descobrir que o Vasco tem um bom meia, de 17 anos, com custos bem a baixo do que podemos pagar.

    • Claudinei

      Incrível mesmo!

    • wagner

      É exatamente o que está acontecendo com a grande maioria da torcida. O inimigo está em nosso meio e não há o que se fazer além de torcermos para que haja uma adesão em massa de sócios. O pior não é aturar as zoações dos rivais. O pior é ser zoado e pensar que com a espécie humana que comanda o clube, não é possível vislumbrar nada de positivo. Estão apequenando o Vasco.
      SV!!!

  30. Hoje e o dia do Vascaíno acordar, nada melhor que acordar em uma SEGUNDA para tomar de vez uma posição, ou nos unimos e ajudamos o clube, ou coisas ainda piores viram, essa união não e de hoje, não tem nada de novidade, ela vem desde 21 de abril de 1927.
    Na construção do estádio Vasco da Gama ( se tornando posteriormente São Januário ), só que infelizmente ela se perdeu, e a mim esse distanciamento vem dos anos 2000 pra cá, pois não são 8 anos de vexame e sim 15 anos, nesse tempo ganhamos a Copa do Brasil e 2 campeonatos carioca, muito pouco para o Vasco, isso e obrigação de times Gigantes como o Vasco, e pior essas conquistas fizeram muito mal ao Vasco, no sentido de servirem como cortina de fumaça de uma serie de problemas e confusões que aconteceram nesses 15 anos.
    Não, o Vasco não caiu ontem “PELA TERCEIRA VEZ” ,a queda do Vasco vem acontecendo a 15 anos. E para mudar isso só se tornando sócio e tendo o direito a voto que vamos mudar essa situação vexatória que nos encontramos.

    • Luiz Afonso

      “a queda do Vasco vem acontecendo a 15 anos”. Concordo plenamente. Deixamos há muito de sermos protagonistas para virarmos coadjuvantes.

  31. Hoje e o dia do Vascaíno acordar, nada melhor que acordar em uma SEGUNDA para tomar de vez uma posição, ou nos unimos e ajudamos o clube, ou coisas ainda piores viram, essa união não e de hoje, não tem nada de novidade, ela vem desde 21 de abril de 1927.
    Na construção do estádio Vasco da Gama ( se tornando posteriormente São Januário ), só que infelizmente ela se perdeu, e a mim esse distanciamento vem dos anos 2000 pra cá, pois não são 8 anos de vexame e sim 15 anos, nesse tempo ganhamos a Copa do Brasil e 2 campeonatos carioca, muito pouco para o Vasco, isso e obrigação de times Gigantes como o Vasco, e pior essas conquistas fizeram muito mal ao Vasco, no sentido de servirem como cortina de fumaça de uma serie de problemas e confusões que aconteceram nesses 15 anos.
    Não, o Vasco não caiu ontem “PELA TERCEIRA VEZ” ,a queda do Vasco vem acontecendo a 15 anos. E para mudar isso só se tornando sócio e tendo o direito a voto que vamos mudar essa situação vexatória que nos encontramos.
    Ontem pela primeira vez assisti ao programa de vocês inteiro, gostei bastante, não sei se interpretei errado mas senti que em uma das resposta o Michel ( me desculpa se errei seu nome) disse que ainda teria mais um programa e depois iriam conversar sobre a sequencia ou não, sei que e frustrante, sei que as vezes vocês abriram mão de muitas coisas, pra está vendo nosso primeiro amor nessa situação, mas peço ao amigos que continuem e que juntos vamos conseguir mudar o rumo da história mais uma vez.

  32. Evandro

    Infelizmente, na minha opinião, o maior problema é não ver futuro algum para o Vasco.
    Com os dirigente q estão ai, vamos continuar nessa gangorra por mto tempo.
    O Vasco hj é tomado por bandidos. Eurico e a turma do casaca. E ainda tem o Roberto Monteiro com as torcidas organizadas interesseiras.
    O Julio, poderia ser a salvação. Poderia. Sem certeza nenhuma disso.
    Enquanto, ex jogadores q realmente gostam do clube e empresários com poder na colonia portuguesa não se juntarem, todos, não temos a minima chance de sairmos dessa.
    Mto complicado pedir para o vascaíno virar sócio sabendo de todas as podridões q tomam conta do clube. Virar sócio e ver o dinheiro sendo jogado fora. Virar sócio e na hora aquela eleição totalmente armada. (Exemplo foi a reforma do ginásio, sem nenhuma prestação de contas, com o dinheiro da torcida).
    E ano q vem, acho q sera bem pior. Vamos disputar um carioquinha ainda mais falido e a segundona. Ou seja, mais chance para o eurico fazer o caixa dele. Trazer quem quiser, vender, emprestar e encher o bolso. Pagar as despesas da eleição e da sua turma. Basta ver q em 2014 disputamos a serie b com um racha total no clube, salários atrasados e mesmo assim subimos. Ou o foguinho q com um time bem meia boca (e sem torcida nenhuma) ainda foi campeão.

  33. Elizeu Caxias (Ma)

    JC a barca do Vasco vai ser grande não é? Na sua opinião quais jogadores deveriam permanecer? por mim o time 2016 seria esse:

    GOLEIROS: MARTIN – JORDI – GABRIEL FELIX
    LATERAL DIREITO : MADSON – BRUNO FERREIRA E CONTRATAR
    LATERAL ESQUERDO: CONTRATAR 2
    VOLANTES: BRUNO GALLO – ANDREY E CONTRATAR 2
    MEIAS: NÊNE – ANDREZINHO – MATEUS – EVANDER – CONTRATAR 1 OU 2
    ATACANTES: EDER LUIS, RENATO KAYSER E CONTRATAR 3

    Para começar

    Tô com medo é de nem subir ano q vem.

    mas o Maior reforço seria a saída do Eurico Siberiano

  34. Eu há muito tempo responsabilizo as arbitragens pelo total fracasso do Vasco, mas é claro que o JC tem razão quando diz que o Vasco foi roubado quase como um efeito colateral da situação ridícula do time que começou o campeonato. Se o Vasco não estivesse lá na parte de baixo da tabela, talvez o alvo das arbitragens fosse outro, pois os beneficiados foram claramente os TIMECOS DE SANTA CATARINA.

    Quando digo total fracasso do Vasco, quero dizer que o Vasco fracassou muito, mas se pelo menos no Brasil existisse um mínimo de honestidade, o Vasco não teria caído mesmo com uma diretoria ultrapassada e especialista em fazer besteiras.

    AS ARBITRAGENS NO BRASIL SÃO COMO O GOVERNO, A CÂMARA DOS DEPUTADOS, O SENADO, A CBF, ou seja, A CORRUPÇÃO FAZ PARTE DO DIA A DIA..

    O BRASIL É UM PAÍS CORRUPTO por natureza. E a corrupção já começa no povo que só quer levar vantagem em tudo.

    O BRASIL TEM O QUE MERECE!

    7 x 1 foi pouco. Posso dizer de peito aberto que quando o Brasil levou de 7 da Alemanha eu fiquei contente.

    Querem saber mais, torço para o Brasil não se classificar para a Copa, mas isso é praticamente impossível pois nao ficar entre os 5 primeiros na América Latina é tarefa praticamente impossível.

    Só assim talvez alguém faça alguma coisa em prol do futebol brasileiro.

    Quando o VASCO FOI ROUBADO CONTRA O FLAMENGO, naquela falta do Douglas que entrou 30 cm e o árbitro não validou, sendo que no mesmo jogo numa jogada muito mais difícil o Framengo teve um gol validado com a bola supostamente cruzando a linha, mas sem bater no chão. Eu naquela época já tinha dito que o FUTEBOL BRASILEIRO TINHA ACABADO. O Framengo terminou sendo campeão roubado com gol nos descontos em impedimento. Me desculpem, mas É A CARA DO BRASIL. ROUBADO É MAIS GOSTOSO!

    Sejamos sinceros. Não quero em hipótese alguma defender o Eurico, pois ele não merece isso de minha parte, mas aceitar o inaceitável não é o que devemos fazer.

    Erros têm limite. Até o roubo tem limite. O que fizeram com o Vasco este campeonato foi algo inimaginável para os padrões minimamente aceitáveis da ética e dos bons costumes. Estamos no mesmo nível de países africanos ditatoriais.

    Isso não serve de desculpa pelo elenco medíocre do início do campeonato mas para um cidadão que procura andar dentro da lei, ver o que está acontecendo nas arbitragens, no governo, na Petrobras, no BNDES, etc. é simplesmente INACEITÁVEL.

    Tenho um recado para os “especialistas” do futebol brasileiro, principalmente os framenguistas, gambás, tricoletes e outros: roubar um clube do tamanho do Vasco seja lá por que motivo for, só serve para enfraquecer o futebol brasileiro.

    Se o Vasco acabar amanhã, o Framengo, o Timeco de SP e outros ficarão mais fracos. O futebol está menor a cada dia. Não pensem os framenguistas que o Framengo é maior porque o Vasco desceu de divisão. A perda é generalizada. A paixão vai diminuindo, pois ainda há uma grande parcela da população, principalmente aquela que tem melhores condições socioeconômicas, que não aceitam ser enganadas e neste caso deixam de acreditar no sistema e não gastam o seu dinheiro nos espetáculos futebolísticos lastimáveis apresentados no Brasil.

    Querem uma prova da diminuição do futebol brasileiro? Vejam a preocupação da GLOBO com as audiências dos campeonatos que têm vindo a cair sistematicamente. Isso já é um sinal.

    EU ESCOLHI SER HONESTO!

    • Luiz Afonso

      Parabéns pelo texto. Excelente! Eu repito: apesar do time, apesar das cagadas da diretoria, o Vasco não foi rebaixado em campo como muitos querem impor. O Vasco foi rebaixado pela turma do apito! Isso é fato! Inclusive na última rodada!

  35. Daniel

    Prezados co-irmãos vascaínos, sou palmeirense e tenho grande simpatia pela equipe do Vasco. Em muitos aspectos, nos parecemos! No ano passado todos os palmeirenses sofreram muito ante a quase queda (quase não dormi na semana que antecedeu a última rodada), um ano após subir do rebaixamento, sendo que nos livramos por mera sorte (se não fosse o Santos ganhar do Vitória, já era). Mesmo assim, o time ressurgiu, e agora pelo menos temos um horizonte… tenho certeza de que isso só foi possível pq a torcida abraçou o time e foi a força que faltava… Vcs devem fazer o mesmo, sei que jamais abandonarão o Vasco, mas, mais do que isso, precisam estar mais unidos com o time do que nunca… Torci por vcs ontem e espero que saim logo dessa, para que nossos dois times voltem a protagonizar o futebol nacional, mesmo lutando contra a CBFla e a Rede Esgoto de Televisão…

    Saudações Palestrinas

  36. Paschoal

    JC, sei que o momento é de cabeça quente, mas não dá pra não pensar em 2016. No seu ponto de vista, quem do atual elenco poderia ficar para o ano que vem?

    • JC Barbosa

      Martin Silva e o resto da base. O Rodrigo, não tem jeito, ficará por ter contrato longo e ser alinhado com a diretoria. O resto ou não fica por ter outras propostas ou por merecer ser dispensado.

  37. Paulo Araujo

    Integrante do “Z4”, DESDE A QUARTA RODADA do campeonato, de onde NUNCA CONSEGUIU SAIR. Pior que a do Vasco, só a campanha do Joinville.
    Ficou em 11° lugar, nas últimas dez rodadas. Ficou em 9° lugar, no segundo turno.
    Das 38 rodadas da competição, ficou 35 (TRINTA E CINCO) na ZONA DE REBAIXAMENTO.
    ISTO É VASCO…???!!!
    Vamos parar de “procurar” justificativas para TÃO RETUMBANTE FRACASSO…!!! Não há discutíveis erros de arbitragens ou favorecimentos de agremiações de outro estado, que sirvam para SEQUER DIMINUIR, TÃO ESTRONDOSO, EXPLÍCITO e VEXATÓRIO ATESTADO DE INCAPACIDADE, DE INCOMPETÊNCIA, DE PEQUENEZA…!!!!!!!
    Mas são muito poucos os “acéfalos legítimos”, que ainda tem a “coragem” de aparecer para defender o INDEFENSÁVEL. São, em realidade, MEMBROS DA PATOTA CASAQUILDA, tentando enganar alguns VERDADEIROS IMBECIS que ainda “conseguem” acreditar nesta MÚMIA ARCAICA DESATUALIZADA e INCOMPETENTE, que se recusa a “largar o osso” e DEIXAR O NOSSO VASCO EM PAZ, enquanto “AINDA EXISTE VASCO”. São CASAQUILDOS à serviço da PERPETUAÇÃO NO PODER; fabricando as costumeiras “cortinas de fumaça” e desculpas esfarrapadas, para enganar OTÁRIOS.
    Só neste ano, esta patota JÁ FUDEU os já fudidos recursos financeiros do clube em, PELO MENOS, 11 MILHÕES DE REAIS (perdoando A SI PRÓPRIO os 3 milhões em dívida criada por TRUCULÊNCIA E ESTUPIDEZ e “confissão de dívida para o parceiro”, INCOMPATÍVEL COM BENS DECLARADOS).
    São “muito eficientes”, APENAS, PARA CUIDAR DE SEUS PRÓPRIOS INTERESSES PESSOAIS. O vascaíno que “AINDA CONSEGUE” ACREDITAR NESTA TURMA é a própria personificação da IMBECILIDADE.
    A culpa MAIOR, entretanto, é dos “beneuricos” e daqueles torcedores QUE SE VENDERAM no ASQUEROSO MENSALÃO, para recolocar no poder O MAIOR DESTRUIDOR DA INSTITUIÇÃO CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA.
    Por sua PÉSSIMA GESTÃO entre 2001 e 2008, já sabíamos A BOSTA QUE SERIA um “novo reinado” desta patota. Patota, ESTA, que, diga-se, SÓ FAZ O QUE QUER dentro do clube, porque é ENDOSSADA E VIABILIZADA pelos (covardes…? amedrontados..? ou VENDIDOS mesmo?) MEMBROS DO CONSELHO DELIBERATIVO, pelos “BENEURICOS”.
    A “missão” desta patota predadora é transformar um “EX-GIGANTE” num novo Olaria. A nossa DESGRAÇA é que, para ISSO, para nos NIVELAR COM OS PIORES, esta patota SEMPRE foi “muito competente”!!!

  38. Luiz Henrique

    Cadê os Euriquistas? Sumiram?

    • JC Barbosa

      Sim. Mas se aparecerem, vcs não chegarão a ver. O rebaixamento sob o comando do Dotô decretou o fim da publicação de comentário de euriquetes por aqui.

      • Paulo Araujo

        BRILHANTE, JC…!!!
        Pelo menos nos poupa de nos depararmos com as impressionantes IMBECILIDADES destes fabricantes de cortinas de fumaça.

  39. José Luis

    O nosso apequenamento é flagrante !!!!.
    De 2008 a 2015, disputamos 8 campeonatos brasileiros ( sendo 2 na série B. ) Em 6 campeonatos da série A, fomos rebaixados em 3 !!!!!
    Isso é coisa de time grande ????
    Nenhum planejamento; contratações ridículas, sem nenhum critério.
    Diretoria dividida : de umlado Angioni e Zé do Taxi. Do outro lado Euriquinho.
    É triste mas, com a atual administração, ou com uma igual ao do Roberto, a tendência é ir sumindo até acabar.
    É com o coração partido que afirmo isso.
    Meus pêsames a todos os vascaínos.

  40. Paschoal

    Algumas pessoas fazem um esforço monstro pra não ver a realidade. Quem não se lembra das declarações do Dagoberto após o empate com Figueirense no sul, ainda no primeiro turno? “Vamos ser sinceros, nosso time não briga pelo titulo”. E o que o Dotô fez? Foi a imprensa, deu uma bronca no ex jogador em atividade, dizendo que brigávamos sim e que ninguém no Vasco poderia pensar diferente dele. E foi assim, tal como um padeiro, vendendo sonhos e bravatando entre uma baforada e outra naquele maldito charuto, que o ditador da Colina acabou de vez com o respeito.
    Culpar somente a arbitragem é não querer enxergar. Foi muito além disso. Eurico está afundando com o NOSSO Vasco e não é de hoje. O pior cego…bom, vocês já sabem.

  41. Gilberto SOARES SC

    Bom dia JC, na medida do possível é claro. Ótimas colunas, essa e a do Vasco Expresso. Com relação ao jogo, se não tivesse chovido, iriamos ganhar o jogo, o coritiba só se denfendeu, mas a vitória não resolveria, mas no caso de alguma real irregulariedade em escalação de jogaderes, dos nossos adivesários teriamos chances de escapar no tapetão, mas talvez fosse ainda mais feio. Nós estamos virando piada, pois três rebaixamentos é absurdo, é coisa de time pequeno. Sempre falamos que o Fruminense, quer ser vasco, mas parece que nossas diretorias querem ser igual ao fruminense, pois três rebaixamentos é coisa de fruminense. Se tem algo de positivo na queda, é saber que o Eurico não vai se vangloriar de o Vasco não ter caído com ele. Nosso próximo ano vai ser novamente de muito sofrimento, tenho medo de não conseguirmos subir, será que teremos patrocínios? vamos conseguir montar um time dessente? Vai ser mais um ano perdido, é igual a repetir de ano na escola, mas no colégio na maioria da vezes conseguimos passar no ano seguinte e não repetimos mais nenhum ano, pois aprendemos a lição. Ja o vasco ou melhor nossas diretorias nada aprendem.

  42. Marco Aurélio

    Começando a semana tendo que aguentar a provocação a zueira dos adversários, que assistiram gargalhando mais um episodio de humilhação que mancha mais uma vez a belíssima historia do clube que amo! Essa corja que está instalada a tempos em São Januário acabando com Vasco, seja a seita do “Dotô” ou a turma do dinamite…vocês estão fodendo com vasco!!!! Vão para a Sibéria, madagascar vão a puta que pariu seus filho de uma puta! Não moro no Rio, mais acho que a torcida precisa ir a São Januário e protestar pedindo que a diretoria renuncie imediatamente, chega de sofrimento! Os vascaínos de verdade não suportam mais esses desmandos, dois rebaixamentos da mesma diretoria (apesar de que a seita tenta atribuir o rebaixamento de 2008 ao Dinamite). Agora que eu quero ver os lobotomizados do Dotô aparecerem!

  43. Um idiota ultrapassado,retrógrado,mentiroso,e que disse alto e em bom tom,que o projeto do vasco era “ele mesmo”,o que esperar de um sujeito desse? Disse que não contrata jogador para a torcida,contrata pra quem? pra mãe dele? para os filhos? isso é patético! é muito além do ridículo. Alguém já viu um presidente de clube tratar a torcida com tamanho desdém? A culpa é dos torcedores também,que aceitam isso.Aposto que em outro clube grande,um presidente que falasse tanta besteira,e tratasse a torcida como nada,já teria saído há muito tempo,eles sabem com quem estão lidando e por isso abusam…

  44. BJ

    JC
    Quando o Eurico ganhou perguntei aqui no blog quais seriam as consequências de um novo mandato do charuteiro e a maioria das coisas q vc enumerou aconteceu. Rodrigo Caetano saiu, voltou o amadorismo, perdemos a credibilidade no mercado , a mídia voltou a nos perseguir etc. A única coisa que eu, vc e nem mesmo o mais pessimista torcedor conseguiu imaginar é que logo no primeiro ano a administração dos miranda colocaria o clube de volta na segunda divisão.
    Aí eu te pergunto, quem votou nesse larápio acompanha futebol????

    No primeiro mandato brigamos pra não cair em 2004 e 2005. Em 2008 ele montou o time que viria a cair na gestão do banana. Depois nos 6 anos que esteve fora do Vasco a administração Miranda foi dar consultoria no Duque de Caxias que estava na série B. Resultado: o Duque caiu em 2010 pra serie C e no ano seguinte pra D. Após acabar com o pequeno clube da baixada, não satisfeito partiu para o Olaria. Após um começo até promissor chegando a semi final da Taça Rio de 2011, o time embicou e no ano seguinte caiu pra série B do carioca de onde não conseguiu sair até hoje. O pequeno clube está com dividas altíssimas e o seu modesto Estádio, na Rua Bariri, corre risco de ser leiloado.

    Após esse currículo vitorioso a família miranda resolve voltar ao Vasco pra terminar o trabalho que não conseguiu fazer na primeira gestão. E com o apoio dos sócios (pagos ou não) ganha as eleições em 2014 e logo no primeiro ano consegue com méritos concluir o que tinha faltado na primeira gestão.

    Eu ainda tive uma boa infância vi Libertadores, 2 brasileiros, Rio São Paulo , Mercosul, etc. Meu irmão tem 17 anos e só viu 2 títulos do Vasco e 3 rebaixamentos. Imaginem as crianças! Os filhos dos meus primos não querem mais ser Vasco! O que estão tendo que passar por causa desses incompetentes mau caráter senis.

    • Só uma coisa que eu gostaria de realçar. O Rodrigo Caetano não é sinônimo de profissionalismo. Eu não gosto da administração do Eurico mas também não acho o Sr. Rodrigo Caetano o Rei dos Managers. Basta ver como o Framengo está sob a sua tutela. E tem mais, o penúltimo rebaixamento com direito a 3 goleiros de várzea foi também graças ao Sr. Rodrigo Caetano.

      • JC Barbosa

        Na verdade, Caetano não estava no Vasco em 2013. Ele voltou ao clube para a disputa da Série B no ano seguinte.

        Os três goleiros de várzea foram obra do Renê Simões.

  45. Leon da Cruz

    Parabéns pelo texto, JC, apesar da dor que é lê-lo para qualquer Vascaíno.

    Hoje é dia de luto. De uma morte anunciada há meses pela torcida do Vasco e por aqueles que entendem minimamente de futebol (e se importam com o Vasco). Os responsáveis, se tivessem um pingo de vergonha na cara, deveriam se desculpar com a torcida, pegar seus bonés e nunca mais aparecer em São Januário. Eurico e suas euriquetes merecem MUITO esse rebaixamento.

    Cai mais uma história para boi dormir (mais uma da longa lista do ano): com Eurico, o Vasco não cai. E é sempre bom lembrar que é parte da mesma história que, não importassem as circunstâncias, a influência política do Eurico não permitiria que o Vasco caísse. O Vasco foi descaradamente roubado em alguns jogos e… nada.

    Enquanto isso, teremos que amargar mais uma série B e eu digo com toda convicção: com o time que temos atualmente, não sobe. A melhora do desempenho no segundo turno não deve nos iludir. O time é fraquíssimo e, mesmo na arrancada final, foi muito irregular. Venceu jogos na reta final contra times já desinteressados do campeonato. Falam muito que o time atual não teria caído. Honestamente, tenho muitas dúvidas. Em um campeonato longo como esse, é preciso ter elenco e não apenas um time titular. Quem garante que o Nenê, cujo desempenho foi apenas de médio para bom, teria mantido o nível se tivesse jogado desde o início do campeonato, com sua idade avançada? Essa história de que o time, pelo que jogou o segundo turno, não merecia cair não faz sentido. O campeonato é feito de dois turnos. Portanto, se um time joga apenas um turno, pior para ele. E, convenhamos, o Vasco passou quase todo o campeonato na zona de rebaixamento, fez um primeiro turno abaixo da crítica e um segundo turno apenas mediano. Como o rebaixamento poderia ser uma surpresa?

    • Beto

      Perfeito texto, Leon, perfeito o texto do JC. Também não sei se o time do segundo turno, presente desde o início, teria força para um campeonato todo. O time do segundo turno não merecer cair não significa que aguentaria um campeonato todo na mesma toada, ainda mais um time envelhecido. Acho que se salvaria, mas não é essa maravilha que estão falando, até porque nono lugar para o Vasco é pouco.
      Fracasso e morte anunciada. Diretoria absolutamente incapaz de ter um mínimo de responsabilidade na montagem de um time desde o início do campeonato. Se tivessem um mínimo de vergonha na cara renunciariam hoje o comando do clube. Como, aliás, cobravam, corretamente, do Banana no segundo rebaixamento. O Vasco está sendo destruído por esses grupelhos de incapazes.

      “Mas acabado o campeonato e deixando a torcida de lado, não acho que o segundo turno do Vasco tenha sido essa maravilha toda. Fizerem o que estava dentro das suas condições, é fato, mas o nono lugar no returno é uma campanha literalmente mediana. Dentro das circunstâncias foi excelente, mas em comparação com a completa vergonha que foi o primeiro turno, dificilmente não faríamos uma campanha melhor no returno. A péssima impressão que deixamos no começo do Brasileiro nos fez ver o time do Jorginho com mais condescendência.
      Talvez eu esteja sendo muito exigente, mas pra mim, o Vasco tem que entrar sempre pra brigar por títulos. E um nono lugar está bem longe disso.”
      É exatamente isso, JC.

      O sentimento é de luto. Luto de milhões de torcedores causado pela burrice, arrogância e prepotência de poucos.

  46. Maurício

    JC,

    Sinceramente, ano que vem, vou deixar de ser sócio…podem me criticar, mas “ser bobo” tem limites.

    Quando o Vasco caiu pela primeira vez, virei sócio torcedor por achar que o Dinamite poderia melhorar a situação…doce ilusão…

    Com a volta do charuteiro, dei um crédito para ele, mesmo sabendo de seu passado de “caráter duvidoso” …. e sou premiado com um rebaixamento no fim de ano.

    E quando digo “Ser Bobo”, por ser sócio, vai muito além dos gramados, mas pela total falta de respeito com o torcedor, pois hoje, nem pagar meia nos jogos eu consigo mais.

    • JC Barbosa

      Vc sabe que é exatamente isso o que a diretoria quer, né? Quantos menos sócios, mais fácil controlar uma eleição. Exatamente como fizeram ano passado.

      • Paulo Araujo

        Tudo que esta patota comprometida APENAS COM SUA PERPETUAÇÃO NO PODER, caro JC, é exatamente milhões de sócios torcedores e pouquíssimos sócios de outras categorias; pois sócio torcedor NÃO DÁ DIREITO A VOTO.
        O que nossa torcida precisa fazer é aderir à outras categorias de sócios, para conseguir VARRER ESTA QUADRILHA DE SÃO JANUÁRIO…!!!

      • Tenorio Silva

        Mas no no passado o cadastro não estava nas mãos da situação?

  47. Amado Peixoto

    O pior é justamente isso, eles não vão aprender NENHUMA lição disso! Ano que vem ele mexe seus pauzinhos, ganha mais um carioquinha e fala de novo em respeito! Como se nada tivesse acontecido esse ano!
    Dei uma passada no site oficial do euriquismo (tbm conhecido como casaca) e como não podia deixar de ser, o “dotô” é totalmente eximido de culpa. Tudo se resume aos erros de arbitragem e ponto. Claro, eu não esperava outra atitude deles, mas é desanimador ver que o culto a ele continua igual!
    Falando em erros, sim eles aconteceram. E não fossem eles, a gente teria sim fugido. Mas não dá pra simplesmente ignorar o pior inicio de campeonato do Vasco em toda a sua história, não dá pra esquecer os pifios 13 pontos no primeiro turno, não dá pra esquecer a saldo de gols do Vasco (agora esqueci, mas acho que são mais de 20 gols negativos), não dá pra esquecer o Celso Roth, não dá pra esquecer as péssimas contrações! Tudo isso contribuiu pro rebaixamento, não so os erros!
    Hj o eurico dará uma coletiva as 15 e ja começam a surgir na midia noticias de que ele se afastaria por motivos de saude. Ou seja, ele sai do Vasco mas não pq se acha incompetente, mas sim pq aparentemente está doente! Mas no fim das contas, ele se afasta (se é que realmente isso vai acontecer) e o Vasco continua na mão de gente totalmente incompetente pra administrar um clube!
    Pela força da camisa, a gente sobe na bola mais uma vez, mas como esse povo comandando o clube, vai ser mais tenso do que foi ano passado!
    Só a torcida pode salvar o clube se associando em massa e tirando de vez essa corja de abutres do nosso querido clube!
    SV

  48. Wanderson DS

    Não tenho ânimo pra falar nada hoje, ficar falando “eu sabia”, “eu avisei”, não adianta mas nada… parece que um parente próximo faleceu… estou de luto!

    Infelizmente estão colhendo tudo que plantaram lá em 2001… e as perspectivas daqui pra frente são as piores possíveis…

  49. Gustavo P.

    PARABÉNS PARA OS ENVOLVIDOS. MORRE EURICO.

  50. Carlos Queiroz

    Bom dia JC.

    Desde o empate com o Joinville que me acostumei com a ideia do rebaixamento. Talvez este tenha sido menos doído pq foi se configurando a cada rodada. Sequencia de empates nas 3 primeiras rodadas, depois um monte de derrotas, futebol pífio, contratações toscas de jogadores encostados ou em atividade em mercados periféricos (alguém sabe quem contratou o possante Seymur e em que ele ajudou o time?), contratação de técnico ultrapassado, bravatas, micos sucessivos, enfim o enredo da queda se apresentou muito cedo e foi se concretizando rapidamente, apenas o charuteiro e sua trupe teimavam em não ver a nossa realidade. Tivemos um sopro de esperança, que foi diminuindo a cada entrega de resultados no final dos jogos, e a cada falha da arbitragem. Podemos sim reclamar de pelo menos 10 pontos tomados na mão grande (Cruzeiro, Avaí, Chapecoense, São Paulo e Coritiba), mas claro que nossa incompetência foi bem mais determinante para a “Queda 3”.
    Estamos aí visitando a Série B pela 3ª vez em menos de uma década, o que eu espero, desta vez, é que, por mais paradoxal que seja, o vasco não tenha tanta pressa em sair de lá, falo que melhor seria disputar uma série B, com jogadores da base e desconhecidos, vendo o que vai ficar e sim, fazer um enxugamento da folha, apostar em jogadores que ainda são do clube, e tentar se reconstruir, independente do tempo que leve. O que nos ferrou de certa forma foi isso que nos ferrou em 2014, fizemos uma Série B horrível com um monte de jogadores emprestados, elenco de Série A na Série B, time sem vibração, ruim de bola mesmo, voltamos e não ficou nenhuma base pra esse ano. Nossa diretoria é de série B então, o melhor castigo para Eurico e sua turma era permanecer na Série B até o final de seu mandato, e afinal é a única vergonha que nos falta passar, a de não retornar um ano após o rebaixamento.
    Já caímos 2 vezes e não vi mudança na estrutura do Vasco, não existe nada que atraia o torcedor, o torcedor carioca padece pra comprar ingressos, que são abusivamente aumentados quando o clube precisa fazer caixa, se aproveitando descaradamente do amor incondicional da torcida. O Vascaíno de outros estados, como eu, aos poucos vai apreendendo a valorizar o futebol local, tipo minha cidade tem um time na série C, melhor ajudar esse time a se manter e numa boa temporada chegar na série B, do que ficar mendigando a atenção de um time que não consegue lançar sequer um programa de sócio torcedor, aos poucos consumir o Vasco vai ficando tão sem sentido para quem não é do Rio como se apaixonar platonicamente por uma atriz global.
    A turma que administra o Vasco é pequena, tacanha, mesquinha, não dimensiona o potencial da torcida, basta dizer que se conforma em eliminar o urubu de competições, o pior é que não tem oposição, e assim ficamos nós torcedores com o encargo de aceitar a gozação eterna de rivais que são tão ruins quanto, mas conseguem ao menos juntar um punhado de pontos a mais pra escapar, é isso, vamos ver o que sobra e vamos lá ano que vem assistir jogos nas terças, sextas e sábados. Me pergunto se depois de 12 anos de pontos corridos o que é que não deu pra entender ainda da competição. Bostas como Chapecoense, Ponte Preta, Sport, já entenderam como funciona e o Vasco ainda não, apenas em 3 campeonatos ficamos na primeira parte da tabela, é muito pouco, é muita fala de vontade, burrice e incompetência juntas, tanto da turma do Eurico quanto do Roberto, será que só temos essas opções? se sim então terceiriza o futebol pra um grupo de empresários e pronto, só coloca uma cláusula que em caso de rebaixamento a gestão volta pro clube, talvez a coisa ande. É agora é aguardar o que o futuro nos trará.

  51. Carlos Santana

    Ola! Sou vascaíno há mais de 50 anos, moro no PR mas estou sempre antenado nos teus comentários. DINAMITE dentuço EXPLODIU O VASCO E AS FINANCAS – INCOMETENTE.
    EURICO – ESTE VOVÔ JÁ TERIA QUE TER SIDO BANIDO DO VASCO E DO FUTEBOL HA MUITO TEMPO. ELE CRIOU UMA LEGIÃO DE INIMIGOS E AÍ ESTÁ O RESULTADO. O VASCO E ODIADO POR TODAS AS TORCIDAS, INCLUSIVE pela do meu Paraná Clube quando o Eurico entrou no gramado e interrompeu a partida – QUE VERGONHA

    • Claudinei

      Essa é a principal questão: todos odeiam o Eu-rico e transferem esse ódio para o Vasco. O Vasco era um clube sempre admirado e com o Eu-rico isso acabou.

      • Luiz Afonso

        Concordo em gênero, grau e número com seu comentário Carlos, em relação ao ódio que o Eurico gera para o Vasco com a imagem dele. Mas, discordo somente em uma coisa: naquele jogo em que ele invadiu o gramado, o FDP do Paulo César de Oliveira estava prejudicando descaradamente e covardemente o time do Vasco em pleno São Januário. Ele não deveria apenas ter invadido, ele deveria também ter enviado a porrada naquele juiz FDP, QUE FEZ GRANDES CAGADAS quando árbitro, sempre a favor dos times globais, e hoje é comentarista de arbitragem você sabe aonde né?.

  52. Claudinei

    JC, pela primeira vez discordo num ponto. Na frase: “Afinal de contas, não tivesse sido o fracasso que foi como presidente, o Dotô não teria renascido das cinzas para, aparentemente, deixar o Vasco em cinzas”; tiraria o “aparentemente”, pois o Vasco está soterrado por um Everest de cinzas. Para nos resgatar, só vejo a saída do charuteiro, alguém que não seja odiado pela mídia, que não coloque a sua família inteira em SJ e que seja transparente. Sei que isso não acontecerá e sofro por isso. O maior problema é não ter esperanças em uma mudança rápida; passaremos um tempo grande até conseguirmos nos erguer, creio que mais de 10 anos, e com isso nossa torcida continuará minguando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s