O último ato (?)

curtains-close_1_

Chegou o dia do derradeiro capitulo desse dramático Campeonato Brasileiro de 2015. Os personagens que decidirão se o Vasco terá um final feliz ou se verá sua saga se tornar uma tragédia estarão atuando hoje, às 17 horas.   A trama, todos conhecem: é a típica história com mais vilões que heróis.

O Vasco é o típico protagonista que sofre ao longo da trama rezando para que sua redenção chegue no fim. O problema é que demoramos tanto para lutar por essa redenção que agora não dependemos apenas das nossas forças. Só resta o time fazer a sua parte, que é vencer e secar os adversários. Jorginho não definiu o substituto para o suspenso Andrezinho, mas Gallo ou Júlio dos Santos, os prováveis titulares hoje, não deverão mudar drasticamente a maneira do time jogar. Com o primeiro, teremos um time de maior pegada na marcação, mas uma dependência maior do Nenê; com o paraguaio, teremos um a menos no combate e um jogo mais cadenciado (pra não falar lento), mas teríamos alguém que, eventualmente, acerta bons passes no meio. Mesmo não sendo fã do Rúlio, eu iria com ele, mas creio que Jorginho escolherá o Gallo. Mas, entre quem entrar, se impor em campo é uma necessidade absoluta. Caso contrário, repetiremos o fim dos filmes “Queda 1” e “Queda 2”, quando também tínhamos a obrigação de vencer e não fizemos a nossa parte.

O Coritiba, dono do palco onde encenaremos as cenas finais do Brasileirão, foi nosso antagonista durante toda a reta final da competição, mas chega para o confronto numa situação confortável. Um empate garante sua permanência na Série A, mas mesmo com uma derrota dificilmente terá problemas. Na atual conjuntura, isso é até bom, já que é melhor ter um adversário que não esteja desesperado pela vitória.

A arbitragem, que mesmo coadjuvante teve uma participação relevantíssima como vilã ao longo da história, não deve trazer problemas hoje. Pelo menos não na nossa partida. Resta saber como os juízes se comportarão nas outras partidas que decidirão o final do campeonato.

Fora do Couto Pereira, a atuação de outros personagens será decisiva para o final do Vasco: dois clubes de Santa Catarina (cuja federação é presidida por um dos vilões do campeonato) também jogam suas vidas hoje: o Avaí, tem uma missão complicadíssima, já que precisa vencer o campeão Corinthians em sua Arena para se manter na Elite. Já o Figueirense joga em casa contra o Fluminense, um personagem que, além de não ter mais nada para fazer na competição, tem motivos pessoais para querer ver um final triste para o Vasco. Estar com o destino do cruzmaltino em seus pés deve ser a maior satisfação para os tricoletes nesse segundo turno (já que o time do Laranjal fez a pior campanha do returno). Mas o pior para o Vasco não é apenas depender da seriedade do Fluzim; é saber que, mesmo sem entregas ou falta de interesse, as possibilidades do tricoflor perder por sua própria incapacidade são enormes.

Mesmo com isso tudo, não dá para colocar sobre o Florminense a pecha de “vilão”. Nosso rival não pediu para ter essa responsabilidade e se hoje dependemos deles para ficar na elite, a culpa é única e exclusivamente nossa. E, aconteça o que acontecer ao final dos últimos 90 minutos disputados nesse domingo, todos sabemos quem foi o responsável por montar uma equipe fraca para uma competição como o Brasileiro, quem contratou e manteve por tempo demais um treinador incompetente e quem demorou um turno inteiro para perceber que o Vasco precisava de reforços até os trazer no desespero.

Esse “quem” senhores, é para quem todos devemos olhar na hora de procurarmos o principal vilão no drama Vascaíno.

Campeonato Brasileiro 2015

Coritiba x Vasco

Wilson; Leandro Silva, Juninho, Walisson Maia e Carlinhos; Cáceres (Ícaro), Alan Santos, Juan e Negueba; Kleber Gladiador e Henrique Almeida.

Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Julio César; Serginho, Diguinho, Bruno Gallo (Julio dos Santos) e Nenê; Jorge Henrique e Riascos.

Técnico: Pachequinho.

Técnico: Jorginho.

Estádio: Couto Pereira. Data: 06/12/2015. Horário: 17h. Arbitragem: Anderson Daronco (RS). Auxiliares: Alessandro A Rocha de Matos (BA) e Guilherme Dias Camilo (MG).

As redes Bandeirantes (SC, PR, RJ, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, MG e DF) e Globo (RJ, ES, SC, PR, MG, Goiânia-GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, Petrolina – PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF) transmitem o jogo. O Canal Premiere transmite ao vivo para os seus assinantes e no sistema Pay-Per-View.

***

Vocês devem estar se perguntando: “por que a interrogação no título do post?“. Explico…

Como o “vilão” da história não teve competência para fazer com que o Vasco tivesse uma campanha digna da sua história, um possível rebaixamento precisa de um plano B para ser evitado. Se não em campo – onde deveria ser, houvesse um trabalho decente – fora dele.

Nesse momento, uma equipe de cupinchas do vilão deve estar debruçada sobre escalações, relatórios do BID, súmulas e o que mais for possível a procura de escalações irregulares dos nossos adversários. Se as coisas derem errado na bola, certamente um capítulo extra da trama se dará nos tribunais.

Como falei ontem, caso algum time tenha cometido irregularidades, ele tem que ser punido. E apontar irregularidades não é, essencialmente, algo errado ou questionável. Mas uma coisa é inegável: se o planejamento para o Brasileiro não tivesse sido péssimo, não precisaríamos nos utilizar desse expediente.

***

Lembrando a todos que o Blog da Fuzarca está participando do Top Blog 2015 e o voto de vocês é importante para que esse humilde espaço leve, mais uma vez, esse caneco. Cada leitor pode votar mais de uma vez, então não se acanhem em clicar aqui ou no banner na coluna à esquerda da página todos os dias (mais de uma vez, se for possível)….

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

33 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo

33 Respostas para “O último ato (?)

  1. jota - ES

    2º tempo, 4 minutos. Mais dois pontos, depois de tantos dois pontos perdidos, roubados pela arbitragem. Mas é como eu disse aqui não sei quando: um grande tem que ser escolhido para boi-de-piranha. Do contrário, como fica a “B”? Imprensa escrita, falada, televisada, tudo às moscas. Quem foi a sensação da segundona este ano? Independente do título, o Botafogo. Não estivessem eles na série b, acho que passaria batida como a terceirona, a quadradona, das quais ninguém escreve uma linha, das quais ninguém comenta um lance, e o cct a quatro. Tudo bem, mesmo que o Vasco vencesse o jogo, cairia, graças às gracinhas de Corinthians e desse famigerado fluzin, a quem o Vasco ajudou a não disputar uma segundona, depois de cumprir uma terceirona.
    ________
    Pior do que o Vasco cair, pra mim é ver o nosso querido Rio Doce morrendo, levando em seu bojo o desespero de pescadores e ribeirinhos que tinham nele sua fonte de renda.

    SV

    • JC Barbosa

      Não conte com isso. Se fosse o Sport no lugar do Vasco – disputando a permanência com os times de SC – aconteceria a mesma coisa. O que aconteceu foi um evidente favorecimento aos times catarinenses. O problema foi o Vasco estar em um lugar que não poderia estar nunca. Não apenas pela sua tradição, mas pq seu presidente garantiu que o Vasco “não teria problemas na competição”.

    • Luiz Afonso

      Simples amigo. Basta boicotar a série B. Não pagar por pacotes da segundona, pay-per-view e nem ir ao estádio. Mostrar para a mídia que estamos cagando para a série B. Sem audiência eles vão se fuder. Não podemos aceitar o Vasco como bode expiatório para dar ibope a esta merda de série B.

  2. jota - ES

    Silvano, meu caro, o Vasco vai passar o ano comemorando o quê? Aquele carioquinha? Com ele, a soberba do “dotô” ultrapassou os parâmetros de uma mente medianamente sadia e achou que o Vasco, campeão carioca, pudesse fazer grandes feitos com aquele time no mínimo medíocre. Aí ficamos com essa baranga de Celso Roth, que nunca ganhou p@rra nenhuma, e os vexames foram se sucedendo, numa cadência que só nos acenava para o abismo. 8 jogos e apenas 3 pontos. Sorte que tivemos os flamerdas que só jogam o brasileiro pra não caírem, e o fluzim, quando amealhamos 9 pontos, contando com a vitória sobre o Avaí. Conseguimos um grande feito contra o Joinville, em pleno São Januário, naquele 0x0 que no alavancou para 13 pontos. TREZE PONTOS EM 19 JOGOS! O “dotô” não devia ir para a Sibéria, mas para o Alaska, construir um iglu lá e hibernar.
    ________
    Mas parece que o “dotô” acordou. Pena que tarde. Nenhum time passou 15 rodadas sem perder. Se o brasileiro valesse apenas o segundo turno, estaríamos na Libertadores. Por que essa corja não acordou na primeira rodada, quando em pleno São Januário o Vasco não saiu de um pífio 0x0 com o Goiás?
    ________
    Ao amigo Claudinei, concordo. “Seria justo para a torcida, mas injusto para a direção fracassada do Vasco a nossa salvação”. Bem colocado, em que pese termos feito um segundo turno mais ou menos digno de nossa história
    ________
    JC, vc acredita que nos escaninhos do tapetão o Vasco possa se salvar?

    SV

    • JC Barbosa

      Pro Dotô arranjar uma salvação no tapetão, terá que encontrar jogadores irregulares no Figueira e no Avaí. Acho impossível isso acontecer.

      PS: passamos 15 rodadas sem perder, mas não chegaríamos nem perto da Libertadores se valesse apenas o segundo turno. Fizemos apenas a nona campanha do returno.

  3. Luiz Afonso

    PQP, prejudicados pela arbitragem também na última rodada? E duplamente?

    Pênalti não marcado a favor do Vasco (Até o Arnaldo viu!!). Teve outro em cima do Rafael Silva ou do Madson (este o Arnaldo não viu, nem comentou…).

    Carlos Alberto dá uma entrada criminosa no jogador dos flores (que voltava de longo período de contusão), tira o cara do jogo, e não é expulso!?!? (Até o Arnaldo viu!!)

    No gol do Figueira o cara empurra o zagueiro dos flores e o juízão deixa seguir (ok, concordo que talvez cego pela paixão ao Vasco eu esteja vendo – ainda que “cego” – coisas neste lance). (Nessa o Arnaldo, e TODOS os comentaristas, passou batido…).

    Presidente da CBF RESPONDENDO PROCESSO POR CORRUPÇÃO e a galera está preocupada com tapetão? Desculpem aqueles que são contra (compreendo o discurso da hombridade), mas eu cansei de passar papel de otário. As coisas não foram resolvidas no campo, como muitos querem impor! Ou melhor, até foram, mas no apito (e isso inclusive também na última rodada)!! O que fizerem nos bastidores para manter o Vasco na série A, eu estarei apoiando (salvo se alguém conseguir me convencer do contrário, com argumentos que rebatam com consistência as “falhas” dos árbitros). O de hoje, VTNC, estava a cinco metros do lance do pênalti e não marcou porque não quis! Assim como já havia acontecido com figueirense e avaí. E qualquer juiz, que não estivesse mal intencionado, teria expulsado o Carlos Alberto naquela entrada sobre o jogador tricolete!

    Para os mais apressadinhos, não estou aqui eximindo a diretoria, que fez diversas cagadas e demorou demais para trazer o Jorginho e o Zinho (este dois merecem muitos aplausos, ainda que tenham cometido alguns erros – fato normal até para treinadores bem sucedidos). Agora, não dá para aceitar um clube como o Vasco (história, torcida) ser prejudicado em prol de dois clubes (de merda em todos os sentidos – história, torcida, time) como o do figueirense ou o do avaí.

  4. Felipe

    Quando tudo isso acabará, não sei , talvez ninguém saiba, mas os mais inteligentes sabem quem é o responsável ou irresponsável. Temos que nos unir contra esse bode velho, temos que ser GIGANTES, temos que nos associar ao clube, só assim esse gigante adormecido ressurgirá.

  5. Andre

    Farandola,

    Eurico é frouxo, pq denovo não vai comprir com o que falou, ele vai para siberia?

    Cade os filhos da puta que amam ele? Cara vamos todos torcer para ele morrer logo, junto com a família inutil e fracassada dele, nunca fizeram nada útil para sociedade, so sugar o vasco…nunca fizeram nada que nao seja ligado ao vasco….logo sao uns merdas….

    Vao culpar quem? Angione? Ze do taxi? Campo molhado? Santa catarina?

    Porque todo mundo conspirou contra…. Menos ter um merda do que eurico como presidente, a piada se repete, ele esta tao puto quanto a grana que ele levou do vasco, de novo.

  6. Pedro Silva

    Derrubaram o portal do Casaca. Bem feito!

  7. Eurico Siberiano

    parabéns dotô sapo e prole, zé do táxi, horta… conseguiram!

    obs: será q as euriquetes aparecerão agora? cadê o silvano, o gláucio, o diego santana, o jordan?? kd a seita??

    estamos fudidos…

  8. Jc, o primeiro rebaixamento me trouxe tristeza. O segundo, nem tanto. Mas esse terceiro, o meu sentimento é que a justiça seja feita. Se esse nosso presidente tem o mínimo de amor ao clube, a sua renúncia seria uma atitude muito nobre, reconhecendo os erros e que não tem mais como ficar de frente no Vascão.
    O que mais me deixa puto é um bando de acéfalos defendendo esse “homem”. Dinamite + Eurico = naufrágio da caravela. Sinceramente, não sei quem é pior.

  9. Paulo Araujo

    Só mais uma coisinha, JC. Se a TRALHA CASAQUILDA resolver “apelar” para “tapetões” (especialidade tricolor), será apenas MAIS UMA RETUMBANTE VERGONHA, proporcionada pelo CONTO DO VIGÁRIO da “volta do respeito”.

  10. Paulo Araujo

    “Como o “vilão” da história não teve competência para fazer com que o Vasco tivesse uma campanha digna da sua história…”.
    Neste trecho de sua coluna, uma pequena “correção”, JC: deve-se RESSALTAR que a campanha atual do Vasco É DIGNA SIM de “SUA HISTÓRIA”, COM o PÉSSIMO dirigente na presidência. Com exceção de 2006, onde um improvável 6° lugar foi o “ponto fora da curva, FOI LUTA CONTRA REBAIXAMENTOS O TEMPO TODO.
    A TRALHA casaquilda, sempre NOS NIVELOU POR BAIXO E NOS COLOCOU SEMPRE EM DISPUTA CONTRA OS PIORES DO BRASILEIRO….!!!
    Esta é a verdade.

  11. Hugo ise

    E agora Dotô?

  12. Germano

    Adianta o que sabermos ou apontarmos Eurico Miranda como o vilao, e sim, ele é o maior culpado pela queda?? Ok, mas o que isso resolve pro Vasco?? Ele esteve fora quase uma década, e melhorou o que pro Vasco?? Foram 2 rebaixamentos em 05 anos. Dai ressuscitaram ele, e ponto, 3 rebaixamentos em 07 anos!! E resolveu o que essa briguinhas política do Vasco?? O Vasco já é há muitos anos um time mediano!! A torcida do Vasco já é torcida de time mediano!! E nada muda!! A grande solução agora será a volta do MUV?? Ou eleger um presidente que nunca foi a uma reunião de conselho??
    É pelo menos em 2016, vamos jogar um torneio da grandeza do nosso clube, onde nele talvez possamos ser “grandes”. Na última vez nem campeão da segunda conseguimos ser, mas vai que…
    Enquanto isso a nossa torcida mediana, fica preocupada em uma vez mais eleger violes, ou apontar dedo, enquanto o Vasco reúne todos os dedos e o coloca…
    Triste fim… E sem esse papo furado de que caímos com dignidade, à pqp quem ainda ache coragem de elogiar esses vagabundos!! Que não jogaram merda nenhuma!!! E fizeram uma campanha ridícula!! Mesmo no segundo turno, empatou e comemorou empates como um timeco!!! Comemorou desempenho em intervalo de rodadas, como um verdadeiro timeco!! E como tal, outra vez mais fomos rebaixados!!!

  13. Claudinei

    Seria justo para a torcida, mas injusto para a direção fracassada do Vasco a nossa salvação. Torci muito pela nossa permanência, pois não torço por dirigentes e sim pelo Vasco; mas agora que a torcida saiba identificar o verdadeiro responsável. Passagem só de ida para a Sibéria.

  14. Um clube que ficou 35 das 37 rodadas no Z4,merece cair.
    Parabéns eurico seu idiota,parabéns diretoria competente! Essa gente acha que tem o que comemorar,administram o vasco como se fossem uma quitanda.O idiota do filho do eurico,disse que profissionalizar o departamento de futebol é um erro,que no vasco não funciona. Quem vai patrocinar o vasco com esse tipo de gente lá?
    Eurico seu inútil,admite que vc é incompetente,que vc é atrasado,que vc prejudica o vasco.Admita isso e vai embora,vc já contribuiu o bastante para atrapalhar.

  15. jota - ES

    Aqueles míseros treze (13) pontos em dezenove jogos do primeiro turno…
    Fizemos 27 no segundo, hoje vamos a 30, o Corinthians vence e o flu, que o Vasco ajudou a não disputar uma segundona anos atrás, tb vence.
    E lá vamos nós, felizes da vida!
    Sonhar é de graça e faltam apnas 4 minutos para o início de nosso calvário.
    SV

  16. LUIS CLAUDIO

    Pelo menos ganhar. É o minimo que se espera.
    O resto é só torcer.

  17. Fabio Costa

    So uma frase: agora seja o que Deus quiser.

  18. Silvano

    Quem é o “vilão”?

    Será q nem isso tens coragem de dizer?

    Ou é só o medo de citar um nome em que, intrinsecamente, você sabe estar cometendo uma injustiça ao citar?

    Estou na dúvida…

    • JC Barbosa

      Na boa….é preciso ser MUITO burro pra fazer um comentário desses.

      Primeiro, pq eu não preciso citar o nome nesse post se já estou CANSADO de falar quem é o responsável por um possível rebaixamento.
      Segundo, só sendo MUITO burro pra dizer que é uma injustiça dizer que o Presidente do Vasco, Sr. Eurico Miranda, o Dotô (tá bom agora) não tem responsabilidade pela situação do time. Muito burro ou muito mal intencionado, claro.

    • Thebar Augusto Guedes

      Silvano, vc é mais um CUZÃO FROUXO que frequenta este blog pra provocar, vc é uma vergonha, um bosta, e provavelmente nem Vasco tu és, e na boa, do jeito que eu tô puto da vida vai aí uma frase pra vc, pro Eurico, pro Euriquinho, pro Zé do Taxi e para todos putos que dizem ser Vasco e não são: VÃO TOMAR NO CÚ, SEUS MERDAS.

      • fridiricu

        É isto ai Thebar!
        Manda essas porra pra casa do caralho.
        Silvano o responsável é a sua mãe. Irei te explicar ser obtuso. Pior do que Eurico só existe uma coisa esses FILHOS DA PUTA que o colocam no poder e o defendem como se Deus fosse.

        Desculpe a pergunta sicrano a sra sua mãe vai bem. Diz a ela que estou com saudades. Qualquer dia irei visita-la se tudo der certo na segunda mesmo.

      • Silvano

        Não merecem nem resposta. O momento é de esquecer as diferenças e se concentrar pro jogo. O Vasco vai encerrar o ano comemorando. Menos vocês, é claro.

      • JC Barbosa

        Vc defende uma diretoria que perdoou R$ 3 milhões para o seu presidente, que vai pagar R$ 8 milhões para um dos vices, que montou uma equipe que passou a maioria do campeonato no Z4 (em muitas rodadas na lanterna), que contratou Celso Roth e o manteve por séculos …e quem critica isso tudo é que não ficará feliz com a permanência na elite? Cara, vc é maluco? Ou é apenas pago para falar esse tipo de besteira?

        É por essas e outras que as euriquetes lobotomizadas e/ou pagas pela diretoria serão banidas do blog depois de hoje.

    • Daniel L. Costa DF

      Não é possível ver um comentário ridículo como esse. Responda-nos seu energúmeno: de quem é a culpa por essa situação ridícula que o clube se encontra, se não do incompetente sr. Eurico Miranda e sua trupe?

  19. alex-es

    Díficil, mas vamos torcer.

  20. Juvenal

    Detetive em Curitiba
    descobri o hotel secreto da delegação. O Dotô já está la com toda sua turma e a equipe tambem. Essa viagem em voo fretado ida e volta e hospedagem num dos melhores hotéis da cidade vai sair uma nota preta, não sei donde vem todda essa grana para pagar isso tudo.
    Continuo discordando do JC e da midia esportiva: o Coxa não corre mais risco nenhum de rebaixamento, mesmo se perder hoje do Vasco. E o fator está exatamente no SG, exatamente o maior problema do Vasco.
    Pena que continuamos dependendo dos outros. Pena tambem que os 2 catarinenses desesperados vão jogar contra equipes em férias.
    Talvez aconteça um milagre, mas o mais provavel será o Trireba.
    Quanto ao tapetão, nada de novo, pois recentemente o Flu escapou do rebaixamento no tapetão.

  21. Bruno Brum

    Meu caro JC hoje é o desfecho final dessa dramática trajetória do vasco em 2015 …

    Pena que infelizmente não dependemos de nossas próprias forças para sair dessa situação mas dependemos dos outros .

    Fazer oque ? Oque o vasco plantou ele mesmo colheu

    Que Deus abençoe o nosso querido cr vasco da gama

    ( estou trabalhando no continente africano mas mesmo aqui de longe estou sempre acompanhando seus posts diariamente te admiro muito parabens pelo blog . )

    Sdv

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s