Tudo ou nada

dices-1180444Hoje, contra o Joinville, o Vasco inicia uma sequência de partidas na qual só lhe resta a alternativa de ter um desempenho de 100%. Qualquer coisa diferente disso deixará o time tão dependente de uma série de resultados improvável que nem o mais experiente matemático conseguirá calcular nossas chances de permanência na Série A em 2016.

Partindo desse princípio e lembrando que mesmo um empate hoje pode selar matematicamente o terceiro rebaixamento vascaíno, vencer o Joinville – e os outros dois jogos que restam – é a única opção que temos. Contra um adversário na condição de favoritíssimo ao rebaixamento desde o começo do campeonato, lanterna e estando há quatro jogos sem vencer, muitos torcedores podem pensar que o time catarinense será o desafio menos problemático que teremos até o fim do Brasileirão.

Só que não. Desespero por desespero, o deles é maior que o nosso e eles têm tanto direito de sonhar com uma fuga do rebaixamento quanto nós. Mesmo que nem sonhar eles se permitam, uma possível desmotivação não seria o bastante para fazer com que eles não queiram uma vitória diante da sua torcida. E, além de tudo isso, sempre há o ar de Santa Catarina, que tem provocado reações estranhas nas arbitragens, fazendo com que elas errem sempre a favor dos times do estado (lembrando que um resultado ruim para o Vasco favorece não apenas o Joinville, mas tranquiliza também Avaí e Figueira, outras duas equipes catarinenses).

E esses não são os únicos motivos para crer que o Vasco encontrará muitas dificuldades hoje. Apesar da péssima campanha, o Joinville não perde em casa há 22 rodadas. E nesses mais de quatro meses de invencibilidade em sua arena, o tricolor catarinense encarou times bem mais qualificados que o nosso e teve um retrospecto contra os times que lutam para ficar na elite muito melhor que o nosso.

Mas se o Vasco ainda pretende seguir na sua própria luta até o fim, precisa ignorar tudo isso. O time, que deve ser o mesmo que empatou com os Gambás (com a exceção do Rodrigo), deve encarar o jogo de hoje como o mais importante da sua carreira. Repetir a postura que teve contra o Corinthians, não repetir os erros cometidos na última partida e mostrar mais efetividade ofensiva é uma obrigação para os comandados do Jorginho. Fazer isso tudo não nos dará uma garantia de vitória, mas não fazer é certamente decretar o fim das esperanças na competição.

A hora do tudo ou nada chegou. E como o “nada” foi a tônica do time por boa parte do Brasileiro, só nos resta fazer tudo o que não fizemos na competição a partir de hoje.

Campeonato Brasileiro 2015

Joinville x Vasco

Agenor; Mario Sérgio, Rafael Donato, Domingues e Diego; Danrlei, Anselmo, Kadu (Naldo), Lucas Crispim e ítalo; Kempes.

Martín Silva; Madson, Rafael Vaz, Luan e Júlio César; Serginho, Diguinho, Andrezinho e Nenê; Rafael Silva e Riascos.

Técnico: PC Gusmão.

Técnico: Jorginho.

Estádio: Arena Joinville. Data: 22/11/2015. Horário: 17h. Arbitragem: Marcelo Aparecido de Souza (SP). Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Jose Javel Silveira (RS).

As redes Bandeirantes (RJ, ES, SE, PB, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR e DF) e Globo (RJ, Juiz de Fora -MG, ES, SE, Petrolina – PE, PB, PI, MA, Santarém – PA, AM, RO, AC, RR e DF) transmitem o jogo. O Canal Premiere transmite ao vivo para os seus assinantes e no sistema Pay-Per-View.

***

Lembrando a todos que o Blog da Fuzarca está participando do Top Blog 2015 e o voto de vocês é importante para que esse humilde espaço leve, mais uma vez, esse caneco. Cada leitor pode votar mais de uma vez, então não se acanhem em clicar aqui ou no banner na coluna à esquerda da página todos os dias (mais de uma vez, se for possível)….

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

35 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo

35 Respostas para “Tudo ou nada

  1. Hugo ise

    A imagem dos dados está errada….. A soma dos lados opostos é sempre 7, então o 6 e o um não poderiam ser vistos ao mesmo tempo……
    (Cultura Inútil) LOL.

  2. Jonathan Magalhães

    Só tenho uma coisa a dizer:

    O Jorginho errou feio nas substituições realizadas no jogo de ontem contra o Joinville (até mesmo de entrar com J.Henrique), se empatam ou se tem um revés no placar, poderia por o resultado ruim tranquilamente na conta dele.

    Se o coxa não tivesse ganho ontem, poderíamos ter dormido mais tranquilos.

    A luta continua, mesmo com a guerra terminando.

    SV.

  3. Claudinei

    Meu Deus! Quase perdemos o jogo… Não faço mais conta, apenas torço desesperadamente.

  4. Ao Vasco, tudo !!!!

    As nossas chances estão nas mãos, ou melhor dizendo, nos pés dos palmeirenses, pelo menos um empate pro Vasco jogar a ultima rodada dependendo de si.

  5. Beto

    JC, a vitória do Coritiba sobre o Santos, que acaba de acontecer, tornou a situação ainda mais desesperadora. A pior coisa que pode acontecer é um clube não depender dos próprios esforços. Torci demais pelo empate do santos que perdeu chances incríveis no finalzinho. Sofrimento terrível o que a torcida do Vasco está passando.
    Se o Coritiba vencer o Palmeiras,provavelmente com reservas, o Vasco estará rebaixado. O Figueirense vencerá o Fluminense na última rodada, tenho certeza disso. Então, mesmo que ocorra o normal, e o time de SC perca para o São Paulo (depois desses 6 nem sei mais) , do flu ele vencerá. Asssim, o Vasco não o alcança mais. Se o Coxa vencer esse confuso Palmeiras, entre jogos decisivos da copa do Brasil, o Vasco também não consegue mais alcançá-lo.

    • Lucas Ottoni

      A situação é terrível mesmo. E aí é que dói lembrar como deixamos pontos pelo caminho. E de forma estúpida.

      • carlos

        Considerando os pontos perdidos, nosso “grande técnico” estava doido para entregar o jogo de ontem. Deixar Serginho improvisado no lugar de Madson, ressuscitar o tal de Aislan, deixar o Jorge Henrique 90 minutos em campo.
        Tem que ter “Muita Fé” com esse técnico, acho que ele gritou o jogo todo para aparecer e não viu nada.

      • Beto

        Lucas e Carlos, lembrei ontem do erro do Jomar contra o Coxa e do Guinhazu contra o Figuera, que não interceptou um passe fácil porque já estava morto no final do jogo. Desses erros, especificamente, porque foram contra os adversários diretos do Vasco nessa luta. Acho que o Avaí nao chega mais, embora ainda me preocupe.
        Terrível a situação, mas ainda vivos, como escreveu o JC.

  6. Wanderson DS

    Na moral eu praticamente desisti… é triste, revoltante, desanimador, deprimente 15 anos desse processo de apequenamento de um gigante… viver mais um ano de martírio, numa reta final de brasileirão onde nem com 3 vitórias improváveis são garantia de escapar mais uma vez de um rebaixamento VERGONHOSO!

    Aí vc ainda tenta analisar a tabela, fazer contas e simulações com algum otimismo e ver que o único time alcançável é o Avaí, um dos times SC mais ajudados nesse campeonato, onde joga agora contra as floridas (que vão fazer um “esforço” pra “ajudar” o Vasco né!?) e ainda tem jogo na ressacada contra a Ponte que não quer nada, e ultimo jogo contra o campeão de férias… é realmente acabou!

  7. Hoje se o Vascão ganhar vai a 37 pontos e vai ficar a 1 ponto do Avaí que perde hoje para o Fluminense. O Coritiba vai continuar com 37, pois hoje perde para o Santos. Mesmo assim o coxa ficará a frente do Vasco por critérios de desempate, mas como temos confronto direto com eles isso poderá ser resolvido. O Goiás vai continuar com 34, pois vai perder para o CAM. O problema será na próxima rodada quando pegarmos o peixe e o Avaí pega a Ponte em casa. Esse será o jogo chave. Se o Vasco perder hoje praticamente estará rebaixado.

  8. Carlos Queiroz

    Boa tarde JC, se o Vasco perder e o Avaí ganhar, acabou né.

  9. A situação não está melhorando com o passar das rodadas. É fato.
    Mas o que não significa que não possa melhorar na sequência.
    Ainda tenho esperança.
    Minha maior preocupação, sinceramente, é o Fluminense enfrentar o Avaí hoje e o Figueirense na última rodada.
    Matematicamente a conta é simples: precisamos ultrapassar em 6 pontos o Figueirense, em 5 o Avaí, em 4 o Coritiba (contra o qual ainda jogamos) e em 1 o Goiás. Nesses 4 adversários, precisamos ultrapassar 3.
    Num improvável milagre, podemos escapar até mesmo com uma vitória (contra o Coxa) e dois empates – 39 pontos, desde que os demais percam seus jogos.

    Se conseguirmos as 3 vitórias e nas hipóteses abaixo:
    1 – Figueirense não conseguir mais de 3 pontos contra Chapecoense(C), São Paulo(F) e Fluminense(C).
    2 – Avaí não conseguir mais de 4 pontos contra Fluminense(F), Ponte Preta(C) e Corinthians(F).
    3 – Coritiba empatar contra Santos(C) ou Palmeiras(F) (além de perder pra gente, claro)
    4 – Goiás não vencer seus 3 jogos contra Atlético-MG(F), Chapecoense(F) e São Paulo(C).

    Agora, analisando a missão de cada time, não vejo a nossa missão tão mais complicada quanto a de outros clubes. Dois dos nossos jogos são confrontos diretos. Se é difícil pra nós, é difícil também pra eles. Já o Santos provavelmente vem com time misto, já que será entre os dois jogos da Copa do Brasil.
    Dos nossos adversários, minha maior preocupação continua sendo os dois jogos contra o Fluminense. Espero sinceramente que eles queimem minha língua.
    1 – Pra mim o Figueirense perde pro São Paulo. Então o jogo chave é o clássico local. A Chapecoense vai tirar o pé pra ajudar o co-irmão ou a rivalidade local vai falar mais alto? Se fosse aqui, algum time tiraria o pé pra ajudar o outro?
    2 – Não vejo a Ponte Preta criando grande dificuldade pro Avaí. Mas o Flu aqui e principalmente o Corinthians em casa, se despedindo da torcida, não vão querer terminar o campeonato com derrota.
    3 – Coritiba conseguir duas vitórias contra Santos e Palmeiras? Acho até bem provável que nós possamos chegar na última rodada já a frente deles.
    4 – Goiás vencer os 3??? Muito mais complicados que os nossos.

    Emfim, não adianta fazer contas e o time não ajudar. Tem que vencer o Joinville e secar os demais. Do jeito que deu tudo errado na última rodada, na próxima podemos estar em 18º empatados em pontos com o Coritiba, a 1 ponto do Avaí e dois do Figueirense. Aí sim, uma situação bem mais palpável.

    Saudações a todos e bom jogo pra nós!

  10. Gilberto SOARES SC

    Vai ser um jugo muito difícil, pois o joinvile apesar de estar na lanterna, sempre deu muito trabalho aos seus adversários. Pesa contra o vasco o fato de ter jogado na quinta, descansar somente sesta e já viajar no sábado, aqui para Santa Catarina. Por aqui estava chovendo muito, o campo do joinvile estava muito prejudicado, a chuva deu uma trégua, o sol apareceu quem sabe o campo esteja melhor. Não vou poder ir ao jogo, sempre que posso vou aos jogos do vasco, ano passado fui no jogo contra o joinvile fiou 0 x 0 espero que hoje o time ganhe para continuemos vivos.

  11. Silvano

    Lamentável o pessimismo por aqui. Acho que vocês deveriam conhecer melhor a história do Vasco, o pq de nos chamarem de O TIME DA VIRADA. Lembram de 2000? Daquela final contra o Palmeiras? Amigos, quem enverga a camisa cruz-maltina não pode desistir, tem de acreditar sempre. O Vasco do Doutor Eurico é grande, não irá cair. E se cair, já sabemos quem deve responder pela queda mais que injusta: a Dona CBF e as arbitragens compradas pela Federação de Futebol de Santa Catarina. Enfim, não vejo como o Vasco, de fato e de direito, não permaneça na Série A do ano que vem. Keep Calm and torçam para o Vascão. O resto é com a diretoria. Ela lutará pelos nossos direitos contra os pilantras que permeiam esse meio do futebol nacional. Não tenho dúvida disso.

    Hoje é 3 x 1 Vasco, e com vitórias de Chape e Flor. Podem anotar. Ponto!

    • JC Barbosa

      Burrice tem limite.

      Comparar a virada em UM JOGO de um time que tinha Helton, JUNINHO PERNAMBUCANO e Paulista, Euller e Romário (e ainda Mauro Galvão e Viola no banco) com uma virada que depende de três vitórias mais uma combinações de resultados (que não tem nada a ver com nossos esforços) de um time cujos seus melhores jogadores hoje não seriam nem reservas dos reservas em 2000 é de uma ignorância gigantesca.

      E vai lá, vaquinha lobotomizada-euriquista de presépio….Vai dizendo que “não vamos cair e se cair a culpa é dos outros“. Foi com torcedores como vc que o Vasco começou a sua maior derrocada, exatamente no ano de 2001 e que segue até hoje.

      Aproveite: se o pior se concretizar, os torcedores de dirigente não encontrarão aqui um espaço para defender o indefensável.

      • Wanderson DS

        “Doutor Eurico é grande” … esses caras da seita de adoração ao Charuto parecem até terroristas extremistas exaltando Alá antes de autoexplodir!

      • Ao Vasco, tudo !!!!

        Não sei porque desse JUNINHO PERNAMBUCANO maiúsculo, e não EULLER, ROMÁRIO, VIOLA E JUNINHO PAULISTA que arrebentou, destruiu a zaga palmeirense, apareceram mais que o Juninho maiúsculo.

      • JC Barbosa

        Pq ele é o único desafeto das euriquetes lobotomizadas naquele elenco.

    • Leon da Cruz

      O que mais me preocupa no momento, a partir desse tipo de comentário, somado à insistência dos cascateiros de que há um complô da arbitragem contra o Vasco, é que o dotô sapo pode mesmo estar preparando uma virada de mesa… Na boa, essa, sim, seria uma mancha impossível de se apagar da história do Vasco.

      Dotô sapo viajou com o time. Não me espantaria se ele mandasse tirar o time de campo, caso ocorra algum lance duvidoso e decisivo contra o Vasco. O cara tá doido para ter uma oportunidade de tentar melar o campeonato e tirar de suas costas a responsabilidade pelo iminente rebaixamento. Só que sabemos bem quem é o maior prejudicado quando o dotô sapo apronta suas merdas: o Vasco.

      • Silvano

        Pra você, que segue insistindo em não apoiar o time, preferindo propagar essas teorias conspiratórias descabidas contra o nosso presidente… Só lhe digo uma coisa: FALTAM DUAS!

        OBS: só você mesmo para achar que não há um esquema de arbitragem pró-SC e contra o Vasco. Vai ver é tudo invencionice do “dotô”.

      • JC Barbosa

        Só pra o desinformado ficar sabendo:

        Faltam duas.
        Mais o Avaí não fazer 5 pontos nos próximos 9.
        Mais o Coxa não fazer 6 nos próximos 9.

        Vc estaria feliz com o Dotô mesmo que ele nos levasse para a Série D (já que pra vc, o Vasco não importa tanto). Mas seria bom vc ao menos saber a situação real da equipe na competição pra evitar de pagar mico.

      • Leon da Cruz

        Na boa, cara, quem é você para me dizer como devo me comportar com relação o time? Coloque-se em seu lugar e tenha um mínimo de vergonha na cara, você que ê um bajulador e lambe bolas de dirigente.

        Outra, essa vitimização é algo que não combina com a história do Vasco, que sempre superou seus adversários e as adversidades dando respostas no campo de jogo. Infelizmente, a merda de time que seu dirigente montou dificulta muito dar esse tipo de resposta no momento atual. Caia ou não, com ou sem esquema de arbitragem, a campanha deste ano é vexaminosa, uma mácula na história do clube.

        Sobre esquemas de arbitragem, é simples. Se há, prove. Ficar falando e fazendo mimimi não adianta nada. Agora, eu obviamente não me espantaria em saber que os senhores árbitros dão as suas ajudinhas aos times do VP da CBF, que antieticamente torce publicamente por estes, por conta de seus interesses políticos e pessoais. Mas, nesta história, não tem Vasco algum. O Vasco só entra em cena porque faz uma campanha vexaminosa e, portanto, se coloca como um adversário direto dos times do VP da CBF na luta pela permanência na série A. Há uma grande diferença entre esta leitura da situação e dizer que há um complô especificamente contra o Vasco e, pior ainda, que existe tal coisa porque todos querem acabar com o Eurico, tal como é professado lá naquela bosta de site, arremedo de jornalismo, seu adorado cascata. Eurico é motivo de chacota nacional, ninguém tá nem aí para esse verme.

        Por fim, é o seguinte: compare o número de pontos que perdemos jogando bola, por nossa própria incompetência, com o número de pontos que perdemos por “erros” de arbitragem. Você descobrirá que o maior responsável pela campanha patética do Vasco não são os “erros” de arbitragem. E se você conseguir dar um passo além e perguntar quem montou o time, bingo! Descobrirá quem é o principal responsável pela situação atual do Vasco.

    • Beto

      Inacreditável o adorador do Eurico comparar situações totalmente diferentes, comparar a final da Mercosul com a situação atual onde o Clube não depende de suas próprias forças. O time de 2000 era um timaço e dependia só de si. “Faltam duas”? O Vasco não depende de si entenda isso, caramba. Pode escapar? Pode, mas não existe esse “faltam duas” numa luta que terceiros estão além de nossas forças.
      Se eu não acompanhasse esses comentários no netvasco e lendo de vez em quando o Casaca, por exemplo, acharia que se tratam apenas de um personagens criados para provocação, tamanha aberração. Mas não, eles acham isso mesmo, esse pessoal existe mesmo.
      Lavagem cerebral realmente existe, começo a nem estranhar mais que exista nesse mundo o extremismo de um Estado Islâmico.

  12. Beto

    É isso, JC, Vasco tem que ganhar, não há outro resultado. Embora não tenha muitas esperanças (até porque agora existem outros resultados que podem acontecer de outros clubes envolvidos), se é que tenho alguma, vou torcer sempre.
    O Joinville jogou na quarta e o Vasco jogou na quinta por causa dos jogadores do Corinthians na seleção. Era um direito deles, mas o fato é que o Vasco tem esse prejuízo. Um dia a menos de descanso. O Martin Silva acho que jogaria sem problema na quarta pelo Vasco, jogo do Uruguai foi na terça. Então, mais um ponto aí, por causa de terceiros o Vasco tem mais essa desvantagem, fator ainda mais complicador considerando a média de idade do time. Mas se quiser ficar na série A terá que começar hoje passando pelo esforçado Joinville, time que, como você ressaltou, não perde em casa há tempos.

  13. Maurílio Mourthe de Souza

    Oi Jc, não acredito apesar de torcer demais, a parada do primeiro turno tinha que ter levado o Roth, agora ficou difícil, agora depois de falar desde o início, colocaram 2 meias e dois volantes agra é tarde, mas contínuo na torcida.

  14. Fabio da Costa

    Eu já estou preparado para a série B do ano que vem e admiro quem consegue escrever uma coluna ainda com tanta esperança. E como torcedor passional, pode ser que a minha volte caso o Vasco vença e os outros resultados nos favoreçam.

    E que esse tal de respeito realmente venha e não voltemos para a série A em 2017 da mesma forma vergonhosa que foi a campanha de 2014. Ano passado fizemos uma força tremenda para não subir, ao empatar às duras penas no Maracanã com o temível Icasa e por pouco não perdemos. Que a arrogância dê lugar ao planejamento e que a montagem do elenco seja criteriosa, dispense esse caminhão de barangas velhas e suba com os moleques da base.

    Corínthians e Atlético Mineiro só precisaram cair uma vez para tomar vergonha na cara e se reestruturarem. Nós já vamos para a 3a queda e essa tal vergonha na cara não vem. Depois de 2008, que doeu na alma de todo vascaíno, achei que nunca mais passaria por isso.

  15. Germano

    Só espero realmente, que lá no seu íntimo, o treinador Jorginho não pense que um empate seja bom, e que se convença dos seus argumentos, de que apenas a VITÓRIA, interessa.
    Hj eh daqueles jogos que tem que jogar como “índio” sempre ao ataque, que tome 3 gols, fazendo 4 é o que importa. Como vc bem disse, é tudo ou nada, e infelizmente, como vc bem lembrou tb, o nada tem sido nossa tônica!!
    Vamos Vasco, seu lugar é série A.

    • JC Barbosa

      Germano, não dá pra pensar que um empate é bom. Esse resultado pode nos rebaixar já hoje, basta Avaí e Figueira vencerem suas partidas. E como o primeiro deve ter a vida facilitada pelos Flores e o segundo fará um jogo de compadres com a Chape, é bem capaz disso acontecer mesmo.

  16. Sou de SC e posso falar com autoridade Jec e Chape fazem valer o seu mando de campo ao estremo eles podem ate perde mas jogam dando o maximo para o vasco so a vitoria interessa qualquer resultado que nao for esse estamos rebaixados……

  17. Leon da Cruz

    Honestamente, já não acredito mais. Até acho que podemos sair com uma vitória hoje, mas não acredito em vitória contra o Santos. Provavelmente, chegaremos na última rodada já rebaixados.

    E o Jorginho mantém o Galo fora do time… Vai entender! O time melhorou, sobretudo na criação de jogadas ofensivas, a partir do exato momento em que o Galo passou a ser titular. Agora (como no último jogo), sem outra opção senão a vitória, Jorginho saca o cara do time.

    Deve ser a mesma lógica que levou o Jorginho a dizer que o Julio dos Santos era um jogador fundamental para a equipe e, justamente a partir disso, sacou-o do time titular. Não que eu pense que J. Dos Santos deva ser titular… Mas, na cabeça do Jorginho, parece que os jogadores “fundamentais” são reservas.

  18. Thebar Augusto Guedes

    Boa percepção JC, realmente em um primeiro olhar poderíamos dizer que seria o jogo mais fácil e definitivamente não será.

  19. jeul

    Admiro sua disposição de comentar os jogos do clube e ainda demonstrar esperanças. Como consegue?

  20. Amado Peixoto

    Como vc disse, agora so resta vencer todos os jogos! O problema é pegar time de SC logo agora, com os erros que tem acontecido a tempos a favor deles! Vamos ver se hj acaba de vez o sonho ou se a gente ainda pode sonhar mais uma semana.
    Pra piorar a situação,dependendo do resultado do jogo dos flores, o sonho acaba de vez tbm.
    SV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s