O jogo do ano

calendario-2015-02-580x330A partida de hoje contra o Corinthians é, sem dúvida nenhuma, o jogo do ano para o Vasco. E exatamente por isso, a vitória não é apenas importante; é indispensável. Razões que confirmem essa impressão são várias e do conhecimento de todos:

Vencer o virtual campeão brasileiro, na partida que – mesmo sendo em nossa casa – vem sendo chamada de “jogo do título” por toda a imprensa esportiva dará ao time ainda mais confiança para a difícil missão que ainda temos pela frente.

Com São Januário lotado – os ingressos estão esgotados – conseguir os três pontos não aumentará a confiança apenas do time, mas também da torcida, que vendo o Vasco passando pela melhor equipe da competição, terá mais motivos para acreditar na recuperação.

Acima de tudo, vencer hoje é indispensável porque o Vasco não pode contar com ninguém mais além dele para escapar do rebaixamento. Não depois dos resultados de ontem  – vitórias de Coxa, Avaí e Figueira -, mas principalmente da forma como os resultados ocorreram, principalmente a derrota da Macaca para o Figueirense, com mais um erro absurdo da arbitragem a favor de uma equipe catarinense. Como nas próximas rodadas o Avaí terá pela frente um Fluzim sem a menor vontade de vencer e o Figueira deve fazer um jogo de compadres com a Chapecoense, não restará opção ao Vasco vencer TODAS as partidas que lhe restam para aí torcer que os “erros” dos juízes e adversários “desmotivados” não permitam que o Avaí faça mais que sete pontos até o fim.

Claro que haverá quem discorde de tudo isso, alegando que o jogo contra os marsupiais é importante, mas não pode ser o jogo do ano para o Vasco porque disputamos a final do Carioca. Mas nem o mais lobotomizado euriquista há de discordar que a partida de hoje na Colina, dependendo do seu resultado, trará consequências de muito mais impacto que um título estadual. Ou alguém acha que os benefícios de termos saído da fila no Carioca superam os malefícios de um terceiro rebaixamento?

Não, ninguém deve achar isso. E essa é mais uma razão para dizermos que a partida de hoje contra o Corinthians é o jogo do ano para o Vasco. Pelo menos até a próxima rodada.

Campeonato Brasileiro 2015

Vasco x Corinthians

Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo, Julio César; Diguinho, Serginho, Andrezinho e Nenê; Rafael Silva e Riascos.

Cássio, Edilson, Felipe, Edu Dracena e Guilherme Arana; Ralf, Bruno Henrique, Rodriguinho, Jadson e Malcom; Vagner Love.

Técnico: Jorginho.

Técnico: Tite.

Estádio: São Januário. Data: 19/11/2015. Horário: 22h. Arbitragem: Anderson Daronco(RS). Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Fabiano da Silva Ramires (ES).

As Redes Bandeirantes (RS, SC, PR, SP, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, CE, MA, PA, AP, MG, DF e RJ, menos Grande Rio) e Globo (RJ – exceto a capital -, SP, RS, SC, PR, MG – menos Varginha, Coronel Fabriciano, Montes Claros e Belo Horizonte -, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE – menos Petrolina -, CE, PA – menos Santarém -, MA, AP e DF). O canal Premiere transmite para seus assinantes em todo país e no sistema Pay-per-view.

***

Jorginho deve confirmar a mesma escalação que eu sugeri no post passado. A meu ver, não há mérito nenhum nisso. A maioria da torcida deve concordar que essa é a formação mais equilibrada para tentar anular o jogo envolvente dos gambás sem comprometer a parte ofensiva do time.

Agora é torcer que tudo dê certo. E também para que o Tite se lembre que basta o São Paulo não perder para o Galo no Morumbi para o título corintiano se confirmar. Sendo assim, talvez ele deixe os três jogadores marsupiais que atuaram pela seleção na terça no banco e os poupe para a festa no Itaquerão no fim de semana…

***

Nem preciso recomendar que a torcida do Vasco aja com civilidade e não dê motivos para que a imprensa esportiva estampe amanhã os jornais com enormes “eu não disse?” sobre o risco de realizar a partida de hoje na Colina.

Se não for porque a violência e a briga entre torcidas é uma estupidez que não leva a nada, pensem então no Vasco: se acontecer qualquer problema em São Januário hoje, não tenham dúvidas: o STJD fará um julgamento relâmpago para nos tirar os poucos mandos de campo que nos restam.

Portanto, é aquilo: vão ao estádio e voltem para suas casas na paz.

***

Lembrando a todos que o Blog da Fuzarca está participando do Top Blog 2015 e o voto de vocês é importante para que esse humilde espaço leve, mais uma vez, esse caneco. Cada leitor pode votar mais de uma vez, então não se acanhem em clicar aqui ou no banner na coluna à esquerda da página todos os dias (mais de uma vez, se for possível)….

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

32 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo, Torcida

32 Respostas para “O jogo do ano

  1. carlos

    Bom dia JC, acabei de ver os melhores momentos. Uma coisa me chamou atenção, três lances idênticos que o JC(lateral) não conseguiu evitar o cruzamento e nem o Madson conseguiu marcar o mesmo atleta adversário, até que saiu o gol de empate.

  2. Beto

    A entrada patética de dois ex jogadores em atividade Éder Luiz e Jorge Henrique, já cansados, demonstra o que é esse elenco de velhos. Apanharam da bola o pouco que ficaram em campo se arrastando. Nem comentar mais nada desse filme/série de terror que é mais um campeonato brasileiro pra torcida do Vasco.

    • LUIS CLAUDIO

      Perfeita sua observação. Quando entraram não fizeram uma gogada que prestasse.Muito melhor ter entrado com o Galo e e o Julio dos Santos.Mais combatividade que faltou alem de ajudar o Julio Cesar que já estava morto no final,Os cruzamentos todos estavam vindo daquele lado e ninguem ajudou.Essa foi na conta do Jorginho.

  3. natan-Vasco

    A luta continua…

  4. Carlos Couto

    Parabéns Rodrigo.

  5. Vamos lá, espero que a equipe consiga se comportar bem no jogo de hoje. E que se o time errar, que não haja vaias da torcida e perseguição a um ou outro jogador, fato comum em São Januário. O momento que a equipe passa o apoio é imprescindível.
    Uma coisa que eu não aceito, é o que eu tenho lido e ouvido em alguns meios de comunicação, onde a diretoria diz que não montou o planejamento para 2016. Depois de tantos erros esse ano, acho inadmissível tal fato. Estamos em novembro, eles deveriam ter em mãos dois planejamentos, um para série A e outro para série B. Vão esperar o fim do campeonato para começar a planejar e repetir a lambança de 2015? Não só no futebol, mas em qualquer área não há espaço para amadorismo entre os melhores. A profissionalização não é mais tendência, é realidade!

  6. Claudio

    JC, me tira uma dúvida, você colocou no post que a arbitragem é PAULISTA?
    Como o Vasco deixou isso, não foi um erro seu?

    • JC Barbosa

      Eu me enganei. O Daronco é do RS e os auxiliares são Alessandro Rocha de Matos, da Bahia, e Fabiano da Silva Ramires, do Espírito Santo. Já corrigi no post.

  7. David

    Torcer para o Vasco é um trabalho árduo. Culpa dessa diretoria que fez o que fez.
    O Vasco precisa de 9 pontos em 3 jogos. Complicada situação! Principalmente porque tem que derrotar o time mais regular do campeonato e virtual campeão.

    O que acontecerá caso o time não ganhe?! Provavelmente elimina de vez a última chance de permanecer na série A e com isso eurico e sua turma terão que assumir a culpa de um virtual rebaixamento que vive batendo à porta! O segundo rebaixamento com a participação direta do eurico.

    Não sei se é realmente bom permanecer na série A e fazer outro campeonato ridículo e aumentar o risco de cair para a série B ou descer e nem conseguir subir. Afinal estamos falando dos gestores do Vasco e já foi provado que são um bando de incompetentes.

  8. celopereira

    O Vasco tem que ganhar hoje para minimizar mais um roubo sofrido indiretamente, pois o Figueirense levou 3 pontos marotos.

    Temos que lembrar que isto aqui é Brasil e aceitar a trapaça é normal para 99% das pessoas.

    Já era para o Vasco estar fora do Z4 mas por motivos de força maior, ainda estamos lutando e com água pelo pescoço.

    Depois dos resultados de ontem, tento olhar pelo lado positivo. O Coritiba já tirou o Goias da nossa frente, mas ainda jogamos contra o Coxa, portanto o Vasco depende só dele para deixar esses dois clubes para trás.

    O JEC perdeu e praticamente selou o seu destino, o que pode eventualmente ajudar o Vasco pois pegará um time já meio desmotivado na próxima rodada.

    A situação é crítica mas eu de qualquer forma já previa que o Vasco só eventualmente sairia do Z4 no final da rodada 36. Antes disso seria difícil devido a combinação de resultados e ter que ganhar do Timeco de SP.

    Para o Vasco é ganhar ou ganhar. E mesmo assim estamos na mão daqueles tricolores medíocres que vão jogar contra adversários diretos do Vasco. E o pior é que estamos na mão do FluminenC por incompetência própria devido a derrota para os Flores. Se assim não fosse, os triColores teriam que ganhar os seus jogos para assegurarem a sua permanência na Série A.

    Vamos torcer.

    • Jorge

      Hoje é decisão! Tem muita coisa em jogo para nós, vascaínos! O clima tem que ser exatamente esse! Nenhum estádio no Brasil é como o nosso! Todos se renderam à tal da modernidade, menos nós, graças a Deus! Sim, sou a favor do futebol antigo. Não estou incitando a violência, muito pelo contrário, sou absolutamente contra. Mas temos que catimbar! A palavra certa, e quase extinta do vocabulário futebolístico nos tempos de hoje, é exatamente essa: catimba. Vestiários dos caras sem água, não liberar o aquecimento deles antes do jogo, essas coisas que qualquer sul-americano fanático por futebol sabe. Não somos europeus, não tentem nos empurrar esse modelo de torcida que só bate palma e grita “óóó”. É jogo de catimba, de malandragem. Com São Januário lotado, não há Barcelona, que se sinta à vontade jogando aqui. 2 a 1 para nós! Detalhe: O bandeira que inventou o pênalti ontem pro Figueirense, é o mesmo que “não viu” aquela raquetada escandalosa do jogador da Chapecoense contra o Vasco no Maracanâ,

      • Lucas Ottoni

        Quanta bobagem. Como se receber mal um adversário fizesse uma grande diferença dentro de campo. O time tem é q jogar bola e fazer o q não fez ao longo de todo o campeonato. Deixar o adversário sem água não irá nos garantir 3 pontos. Principalmente pq o time deles é melhor q o nosso. O que precisamos é de superação e muita vontade, que ajudem o nosso menor talento a se sobrepor ao maior talento deles. E que a torcida empurre, é claro.

        OBS: é claro que São Januário deve ser modernizado. Aliás, já deveria ter sido faz tempo.

  9. Carlos Queiroz

    Rapaz a rodada foi cruel, espero que o time encontre forças e não se deixe abater. Vamos em frente.

  10. Gilberto SOARES SC

    No jogo do Figueirense contra a Macaca, teve a mão do Delfim de Pádua peixoto, ou melhor a cabeça pois a bola do pênalti bateu na cabeça do jogador. Assim fica difícil.

  11. Fabio da Costa

    O bandeirinha no jogo do Figueira estava ao lado da jogada. Deve ser tão “bem intencionado” como o auxiliar que não viu a bola do Douglas entrar. Talvez se essa ladroagem estivesse prejudicando os preferidos da mídia, alguma coisa já teria sido investigada e descoberta pela nossa mídia investigativa. Tudo bem: a arbitragem está péssima. Mas por que os favorecidos são sempre os mesmos? Não deveria ser ruim para todos? Se teoricamente não há má-fé em beneficiar/prejudicar algumas equipes e se os erros fossem aleatórios, haveria alternância entre ser beneficiado e prejudicado. Até mesmo o Curintcha, embora tenha time para ser campeão, foi bastante ajudado (novidade!) ao longo do campeonato.

    Demos mole com uma série de coisas, como o Celso BuRoth e contratações tardias. Mas ainda não vencemos uma partida em que nós tenhamos sido beneficiados. Não que precisemos disso para vencer. Mas se há erros, deveria ter a nosso favor também.

    Sinceramente? Esse também é para mim o jogo do ano. Tão importante que se fosse possível eu trocava o título estadual pela permanência na 1a divisão. Mais um ano sendo chacota e enfrentando adversários do naipe de Boa Esporte, Sampaio Correia e afins não dá.

    Estarei logo mais, incentivando até o fim.

  12. Thebar Augusto Guedes

    Isso aí JC, JOGO DO ANO E PODEMOS DIZER….DO PRÓXIMO ANO TB,
    Abraços.

  13. Juvenal

    Hoje é o dia.
    è ganhar ou ganhar, não temos outra alternativa.
    JC – noto que vc anda tendo problema com a GVT. Pois eu li na imprensa há algum tempo que a GVT vai acabar porque a Telefonica de SP comprou a GVT. Eu não tenho tido problemas coma Net.

  14. Wesley

    hoje é luta é batalha , hoje é guerra ! hoje é ser Vasco acima de tudo !
    o que tem me irritado bastante nesses dias , são as manchetes ” o Corinthians se prepara para o título” , em momento algum levam em consideração o fato de que o Vasco pode vencer . Dentre todas os motivos que o Vasco tem para vencer , eu quero muito essa vitória do Vasco hoje para ver essa imprensa fdp engolir as palavras e verem que o Vasco por pior que esteja , ainda é VASCO . Claro que isso acontecendo vão apontar os erros que levaram o corinthians a perder e não os méritos do Vasco .
    Sai pra lá gambazada , dentro de São Janú ninguém dá volta olímpica não .

    … O sentimento não pára
    pois todo vascaíno tem amor infinito ,
    cantarei de coração ….
    VASCO DA GAMA AH AH AH !
    VASCO DA GAMA ….!

  15. Silvano

    Alguns pontos:

    1 – O primeiro, e como não poderia deixar de ser… Meu Deus, o que foi aquele pênalti marcado a favor do Figueirense pela arbitragem??? O que foi aquilo??? Alguém tem dúvida de que, se o pior acontecer, será por causa da atuação criminosa dos apitadores de araque? Não dá pra culpar a diretoria do Vasco depois. Não é o Doutor Eurico quem apita os jogos. O fato é que os árbitros estão mudando os rumos do campeonato para atenderem àquele cara que visita os vestiários dos juízes para fazer pressão! Como diria o saudoso Renato Russo… Que país é esse???

    2 – Acho engraçado a mídia paulista (ou melhor, mídia gambá), o atacante mulambo e o treinador dos marsupiais falarem aos 4 ventos que São Januário é lugar hostil, violento e que será um jogo perigoso, etc. É muito engraçado isso vir dos defensores do time que tem a torcida mais violenta, vândala e assassina do país. A torcida que vai pra Bolívia matar um garoto inocente, a torcida que invade treino pra agredir jogadores, a torcida que está sempre nas manchetes por atos violentos, assassinatos em quadra carnavalesca, brigas em estádios, agressões até em aeroportos, etc… enfim, a torcida que coloca jogos de futebol acima de tudo: família, trabalho, vida humana. A torcida do Corinthians é uma das instituições criminosas mais nocivas deste país. E jogar em São Januário é que é o problema? Ah, vão se catar!

    3 – Só pra lembrar… Os resultados não estão ajudando. Mas não estão ajudando pq? Por causa das arbitragens. Cabe ao Vasco fazer o papel dele, vencer os jogos e ver no que dá. O resto, deixa com o Doutor Eurico, que tudo se resolverá. Nem que seja nos tribunais.

    SDV.

    • JC Barbosa

      O time passou o primeiro turno inteiro “não fazendo o papel dele” por absoluta incapacidade técnica e vc diz que “não dá pra culpar a diretoria“? Foi a comissão de arbitragem da CBF que montou o time e contratou o Celso Roth?

    • Amado Peixoto

      É inegável que não fosse os apitadores, hj o Vasco estaria fora da zona de rebaixamento. Mas colocar a culpa de um possivel rebaixamento apenas nisso, é dar carta branca a direção do clube pra continuar montando time fraco e fazendo loucuras com o campeonato andando pra tentar escapar! Não dá pra achar que o time merecia outra colocação após passar meio campeonato com 13 pontos! Não dá pra aceitar o Celso Roth “treinando” o time por tanto tempo e não dá pra aceitar que as contratações so começaram a acontecer quando a coisa já tava beirando ao desastre!
      Mas claro, se vc lê no comentário o sujeito escrever “doutor eurico”, pode desistir de argumentar, esse dai aceita tudo que o homem do charuto fizer!

    • Marcio Dos Anjos Menezes

      Pela Saco isso que vc é deixa de ser baba ovo tenha ombridade….

  16. Jonathan Magalhães

    Pode ter certeza caro J.C

    Hoje os Vascaínos podem considerar que a partida será o JOGO DO ANO!
    Principalmente pelos resultados de ontem 18/11.
    Estamos a 5 pontos de sair da zona de rebaixamento e se não vencermos os gambás, estaremos rebaixados. Ano que vem é 2ª divisão. Infelizmente.

    Se não ganhar hoje, o Vasco me dará antecipado o 3° presente de aniversário que eu não gosto de ganhar, o presente amargo do rebaixamento, fazendo eu 25 anos no dia 09/12, vou torcer muito para que isso não ocorra.

    Ansiedade toma conta, não consigo pensar em algo que não seja a partida de hoje a noite, que a torcida faça sua parte, faça uma linda festa e que apoie os guerreiros que entrem em campo do inicio ao fim.

    Que o cara lá de cima abençoe.

    SV /+/

  17. Jalson Dutra

    Bom dia JC e vascaínos do Brasil.

    Jogo do ano com certeza, até a próxima rodada, como vc bem disse.
    Espero ver o Vasco com a mesma postura do jogo contra o Palmeiras, atento e ligado no jogo.

    Como já falei outras vezes, temos um grupo de leitores do blog, o Zap da Fuzarca.
    Quem tiver afim de participar e torcer junto com os 70 membros será muito bem vindo! Chamae que eu adiciono lá – Jalson 62-9118 9704.

    Ao Vasco, tudo!!
    SDV.

  18. É meu caro JC hoje será decidida nossa vida neste ano de 2015 …Deus abençoe o nosso vasco da gama ….

    SDV…..

  19. BJ

    Qualquer resultado que não seja a vitoria praticamente tornará nossa situação irreversivel.
    Fiz uma simulação após os resultados de ontem e o Vasco precisa de 45 pontos pra escapar.
    O Vasco respira por aparelhos se levarmos em consideração fatores extra campo como entregadas, rivalidades e juizes:

    Vasco x Cor, Jec, San, Ctb = obrigado a vencer = 45 pontos

    Avai vence o desmotivado fluminense, empata com a ponte (esse jogo é chave para nós), empata com gambás (os gambás depois que ganharem o titulo dificilmente vão se esforçar em alguma partida) Total :43

    Figueirense ganha da chape (que ja esta livre e desmotivada), perde pro sao paulo no morumbi, e ganha dos flores na ultima rodada: Total : 45

    Considerei que Coritiba, Goias e Jec serão os outros rebaixados por isso a nossa briga é contra Avai e Figueirense.

    • JC Barbosa

      A briga de todos que estão no Z4 é sempre contra quem está fora dele. Não tem jeito.

      O problema é que são justamente os times do estado do VP da CBF que estão na briga pra não cair.

  20. Vascão 2015

    Bom dia galera Vascaína!
    A rodada começou péssima, mas com uma vitória hoje a noite voltamos a ficar 2 pontos de sair… vitória imprescindível. Depois pegar Jec com chances mínimas de não cair, Santos em Casa e Coxa para, provavelmente, jogo de vida ou morte.
    No mais… #euacredito

    Vasco.

  21. Claudinei

    Só nos resta torcer. Durante o ano não fizemos nada que nos tirassem desta situação. Demos asas aos azares e roubalheiras. Se não cuidarmos da nossa casa ela pega fogo, o telhado cai, as paredes apodrecem. Se não trancarmos as portas os ladrões entram mais facilmente… São inúmeros os exemplos de como nossa diretoria foi relapsa. Acreditar, já não acredito mais. Ter fé e torcer, sim. Talvez mude meu pragmatismo ao final do jogo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s