Com as nossas próprias forças

Depois de um longo período sem atualizar o blog (graças a falta de jogos no meio da semana e também à incompetência da minha operadora de banda larga, que me deixou na mão por dois dias), volto a escrever justo no dia em que o Vasco tem mais uma decisão no Brasileiro. Algo que aliás já estamos acostumados, já que daqui pra frente, todo jogo será uma final de campeonato. E com os resultados das nossas últimas partidas, o confronto com o Grêmio passou a ser ainda mais importante do que já seria.

Isso porque, apesar de termos voltado à lanterna, uma vitória hoje poderá nos fazer subir duas posições na tabela e nos deixar, com alguma sorte, a um ponto de escapar do Z4. Isso sem falar que três pontos hoje podem ser o início de mais uma turbinada na nossa classificação, já que teremos outro jogo no Rio na próxima rodada, contra o tricoflor no Engenhão.

Mas para isso teremos que ser muito melhores do que temos sido, independente da cegueira momentânea que os juízes têm tido nos jogos do Vasco. Ainda que estejamos sendo sistematicamente prejudicados por, vá lá, “erros” de arbitragem, não podemos perder as chances claras de gol que temos perdido. Ainda mais hoje, contra o terceiro colocado no Brasileirão, um time que têm um desempenho como visitante melhor que o nosso jogando em casa e que, vindo de uma derrota para a Chapecoense diante da sua torcida, começa a ver sua vaga garantida na fase de grupos da Libertadores correr riscos.

E fazer gols, nosso maior problema em 2015, não será nada fácil. Além de ter a segunda melhor defesa do campeonato, o Grêmio contará com a volta de Marcelo Grohe, forte candidato a ser o goleiro titular da seleção. Diante disso, só nos resta torcer que a semana de treinos tenha sido aproveitada pelos nossos atacantes, principalmente no aprimoramento de finalizações.

E para chegar ao gol adversário, Jorginho hoje contará com todos seus titulares (acho o termo “força máxima” exagerado para o nosso elenco). O que não quer dizer que tudo são flores: se Jorge Henrique – absolvido pelo STJD essa semana – pode jogar, por outro lado, nosso treinador insiste em manter a titularidade de Rúlio dos Santos. Leandrão, o artilheiro que só faz gols na Série C, também poderia passar uma temporada no banco, mas aí falta quem lhe substitua a contento (já que, aparentemente, o Kayzer não terá mais chances esse ano). Mas não tem jeito: o time é esse e são esses 11 sujeitos que precisam se virar na complicada tarefa de furar a defesa gremista.

Os resultados dos nossos concorrentes na luta contra o rebaixamento têm nos permitido manter a esperança, mas não podemos mais contar apenas com o fracasso dos adversários. Já passou da hora de buscar a recuperação por nossas próprias forças. Em um campeonato no qual o Vasco errou tudo o que podia e mais um pouco, não podemos mais nos dar ao luxo de errar. A partida de hoje pode ser considerada definitiva: uma vitória sobre o Grêmio fará com que tenhamos mais forças para escapar da queda; mas qualquer outro resultado pode ser a ducha fria definitiva na nossa reação.

Campeonato Brasileiro 2015

Vasco x Grêmio

Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo, Julio César; Bruno Gallo, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Leandrão.

Marcelo Grohe; Galhardo, Thyere, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Pedro Rocha; Bobô.

Técnico: Jorginho.

Técnico: Roger Machado.

Estádio: Arena Maracanã. Data: 25/10/2015. Horário: 17h. Arbitragem: Marcelo Aparecido de Souza (SP). Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP).

A Rede Globo transmite ao vivo para o RS. O canal Premiere transmite para seus assinantes em todo país e no sistema Pay-per-view.

***

Um breve comentário sobre o sr. Marcelo Aparecido de Souza, o árbitro da partida de hoje: em 2015, ele atuou em jogos das Séries B, C e D o mesmo número de vezes que atuou em partidas da Série A. E ainda assim se dividiu em trabalhos como quarto árbitro e até como árbitro assistente adicional.

Uma partida em um time que luta contra o descenso e outro que precisa assegurar sua vaga na fase de grupos na Libertadores (sem mencionar o fato de se tratar de um dos maiores clássicos do futebol nacional) talvez merecesse um árbitro com um pouco mais de gabarito. Talvez, apenas. É somente a minha opinião, claro.

***

Sem querer dar uma de adivinho, mas poderia até apostar uma grana na vitória do Avaí sobre a Chapecoense hoje, mesmo jogando fora de casa. Será o melhor resultado para o futebol catarinense.

***

Lembrando a todos que o Blog da Fuzarca está participando do Top Blog 2015 e o voto de vocês é importante para que esse humilde espaço leve, mais uma vez, esse caneco. Cada leitor pode votar mais de uma vez, então não se acanhem em clicar aqui ou no banner na coluna à esquerda da página todos os dias (mais de uma vez, se for possível)….

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

13 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo

13 Respostas para “Com as nossas próprias forças

  1. Dessa vez não vencemos pela incompetência do nosso ataque, q raiva!
    Preciso dizer tb que é o Cristiano foi a pior contratação da história do nosso time!!! Vai se ferrar euvírus!!!
    Assistir os jogos do Vasco não faz bem a saúde.. era p ser algo divertido, mas foi uma dor de cabeça ir no estádio ontem…

  2. Beto

    Próximo jogo Vasco X Fluminense.
    O Vasco pediu apenas 10% dos ingressos no jogo contra o fluminense no primeiro turno com a expectativa de jogar no segundo turno em São Januário. Pelo menos divulgaram que o Vasco pediu…..não sei se isso foi registrado , formalizado.
    Pois bem, no segundo turno não será em São Januário, será no Engenhão, mas com qual percentual de torcida? 50% a 50%? Se for isso, será mais uma derrota da diretoria. Tem que ser 90% a 10% seja em qual estádio for fora do Maracanã, no Engenhão ou em Manaus, deveria ser 90 a 10. Vamos ver…..se não foi formalizado, já era….

    • Outra estupidez dessa praga do euvírus.. só por causa do mimimi dele pelo lado do estádio o jogo não será no Maracanã, onde deveria ser! Eu é q não irei lá na porcaria do enchenão ver esse jogo!

  3. Beto

    http://www.supervasco.com/noticias/eurico-revela-motivo-da-contratacao-de-leandrao-e-provoca-o-flamengo-218866.html

    LEANDRÃO
    “Eu trouxe o Leandrão. O Leandrão não veio à toa. Vou falar porque o Leandrão veio. O Leandrão jogou Libertadores quando estava no Inter.”

    Só falando de um jogador, é só escolher um, tem várias nulidades.
    Leandrão
    Só um exemplo: o Rodrigo atravessou o campo pra concluir uma jogada num contra-ataque e o Leandrão nada. O cara chutou uma única bola e atrasou para o goleiro num peteleco. Leandrão demora 5 minutos pra virar o corpo em direção ao campo do adversário.Nem no alto disputa as bolas com sucesso. Uma nulidade, um absurdo ver um clube do tamanho do Vasco tentar sair de um terceiro rebaixamento com um atacante desses. Que planejamento fabuloso…..

    O pior ATAQUE da série A, apenas 22 gols, só os dois meias ofensivos do Corinthians,Jádson e Renato Augusto, têm 17. Esse time, pra fazer gol, sem ser de pênalti ou de outra bola parada, só com uma conjunção de astros.
    E pensar que o Vasco tinha a maior artilharia da série A da história. Até, acho que o início dos anos 2000, o Vasco era o time que tinha mais feito gol nos Brasileirões desde 71. Depois, de 2001 em diante, Vasco se apequenou….

    Pra encerrar, o que todo mundo sabe, mas vou repetir: time morre nos segundos tempos, time de média de idade alta, complicado. O Vasco melhorou, é verdade, os caras estão no limite físico e técnico deles, mas o primeiro turno foi de time pequeno na série A, pontuação mais vergonhosa da história de um clube grande, tudo por absoluta falta de planejamento da diretoria que contratou no desespero depois….

  4. Thebar Augusto Guedes

    TALLES, PRA VC A PARTIR DE HOJE É TIRO, PORRADA E BOMBA.

  5. Hugo ise

    Ficou ainda mais difícil….

  6. Juvenal

    Terceiro Vicio
    Depois de só perdermos no turno, na reação do returno só ganhamos e agora engatamos o 3º Vicio – só empatamos. Ja perdemos 8 pontos nos ultimos 4 jogos.
    JC – seu pai está certissimo
    Só se ganha jogo marcando gols, não interessa se joga bem ou mal, o que vale é bola no filó. E hoje mais uma vez O VASCO ABSOU DO VICIO TRADICIONAL DE NÃO SABER FAZER GOL Eu venho falando isso por aqui há séculos – o que vale é Bola no Filó.
    Hoje perdemos mais uma oportunidade
    Os outros 3 da ZR perderam e os 2 acima empataram. Mais uma chance perdida de subir na tabela. Porque? não sabem fazer gol. UM ABSURDO!

  7. Carlos Queiroz

    Luan não estava suspenso?

  8. JC e Galera – Estranhei seu mutismo e até fiquei preocupado em que alguma coisa séria pudesse ter acontecido – perda completa desses ténues fios de esperança, saturação mórbida pelos erros cometidos pelo time. E/ou desânimo total por essa série de previstos e imprevistos sinais de anemia administrativa contraída anos atrás e mal tratada pela atual gerência do (ainda) GIGANTE DA COLINA. Felizmente apenas o último desses males pode lhe ter afetado, já que o antídoto correto não foi usado pelos inconsequentes que votaram no momento apropriado.
    E as mazelas aí estão, consumindo nossos últimos esforços para fazer parecer aquilo que não é; para tentar sobreviver ante os perigos dos derradeiros estertores de uma falência que há muito nos ronda e molesta, acrescidos das supostas interpretações dos árbitros com os quais vimos sendo “agraciados” desde algum tempo. Os “fortificantes” e “vitaminas” têm sido tomados, até em doses que extrapolam as contidas nas “bulas”, nossa “pressão arterial” está sendo razoavelmente contida e por isso há, ainda, esse fio de de esperança que ainda nos alimenta contra esse “fastio de vitórias”. Pra não morrermos de inanição!

  9. Thebar Augusto Guedes

    Vasco 2 x 0 Grêmio, Gols de Leandrão e Nenê.

  10. LUIS CLAUDIO

    Sera que alguem no Vasco poderia mandar o Madson calar a boca. Essa semana esse cara que deve estar se achando um grande craque desandou a falar besteiras e a imprensa por pura falta de assunto ficou publicando.
    Temos assuntos muito mais importantes em campo para resolver.
    Será que so o vasco tem penhora judicial?Eta “Organização Globo”. Deveriam contratar o Escadinha para consultor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s