A especulação e os fatos

SHERLOCK-HOLMES_2671973bA especulação:

Os times de Santa Catarina estão sendo favorecidos na sua luta contra o rebaixamento.

Os fatos:

O presidente da federação catarinense é também vice-presidente da CBF.

É terminantemente proibido a visitação de dirigentes de federações visitarem os vestiários da arbitragem antes dos jogos. Apesar disso, o Sr. Delfim Pádua Filho, presidente da federação catarinense e também vice-presidente da CBF, faz dessa irregularidade um hábito.

O rodízio de árbitros nos jogos com times catarinenses não funciona muito bem: até agora, Joinville, Figueirense, Avaí e Chapecoense estiveram em campo 109 vezes pelo Brasileiro. O mesmo grupo de sete árbitros apitou 45 delas. Ou seja, esses sete apitaram mais de 1/3 dos jogos dos clubes de Santa Catarina enquanto os outros quase 200 juízes do quadro de arbitragem da CBF apitaram o restante dos jogos.

Os sete são: Anderson Daronco, Jailson Macedo de Freitas, Marcelo de Lima Henrique, Pericles Bassols, Raphael Claus, Wagner do Nascimento Magalhães e Ricardo Marques Ribeiro. O grupo foi citado no levantamento feito pelo Vasco sobre os jogos dos clubes catarinenses nesse Brasileiro.

O desempenho médio dos quatro times catarinenses até o momento é de 35,85%. Em jogos apitados por esses sete árbitros, o aproveitamento é de 40,3%.

Há no grupo quatro árbitros da FIFA. Dois deles (Anderson Daronco e Raphael Claus) entraram nesse seleto grupo esse ano. Ricardo Marques Ribeiro é o favorito como representante brasileiro na arbitragem da Copa de 2018. Wagner do Nascimento Magalhães é aspirante FIFA.

Com os quatro juízes citados acima, o desempenho dos times catarinenses é de 41,6%.

O filho do presidente da federação catarinense de futebol, o Sr. Delfim Pádua Neto, foi delegado em seis partidas em Santa Catarina. Apesar disso, o nome do Sr. Pádua Neto não consta da lista de delegados apresentada no site da CBF.

Nessas seis partidas em que o Sr. Pádua foi delegado, os times catarinenses não perderam. Em três deles, lances polêmicos da arbitragem favoreceram os anfitriões.

Mesmo diante desses fatos, não se pode confirmar a especulação. Mas todos têm o direito de tirar as próprias conclusões.

***

Eurico Miranda voltou a falar sobre os assuntos aí de cima. Também enumerou boa parte dos fatos citados no post e externou suas conclusões.

Mas, como não poderia deixar de ser, tentou se eximir da sua (grande) parcela de culpa na situação da equipe. Quando ele afirma que o presidente da CBF terá que “assumir a responsabilidade total” caso qualquer coisa prejudique o clube, o que na prática já aconteceu, sua intenção é clara: a diretoria do Vasco colocará a conta de um possível rebaixamento na conta do Marco Polo Del Nero.

Os fãs do Dotô já encaram isso como uma verdade absoluta. Mas qualquer pessoa em pleno uso das suas faculdades mentais sabe que a história não é bem essa. Haver um complô para salvar os times de Santa Catarina não é o mesmo que prejudicar o Vasco. Se o Vasco não estivesse desde o começo do Brasileiro frequentando a parte debaixo da tabela, seriam outros os prejudicados. E se jogamos mais de 20 rodadas do Brasileiro no lixo com um desempenho inaceitável para um clube com a nossa história, a culpa disso foi a falta de um mínimo de planejamento por parte da diretoria.

Se a atual gestão fizesse seu trabalho de forma decente, não estaríamos passando por isso. E fazer declarações de guerra não vão fazer com que os pontos que perdemos – seja pela incompetência em montar uma equipe para todo o Brasileiro, seja por erros de arbitragem – voltem para o time.

***

Lembrando a todos que o Blog da Fuzarca está participando do Top Blog 2015 e o voto de vocês é importante para que esse humilde espaço leve, mais uma vez, esse caneco. Cada leitor pode votar mais de uma vez, então não se acanhem em clicar aqui ou no banner na coluna à esquerda da página todos os dias (mais de uma vez, se for possível)….

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

38 Comentários

Arquivado em Notícias, Vídeos

38 Respostas para “A especulação e os fatos

  1. Pingback: Encontraram o bode | Vasco Expresso

  2. Antonio Sérgio

    JC, só mesmo você para ter tanta paciência e ficar “tentando” explicar para estes imbecis como uma merda de presidente (diretoria) consegue desviar o foco. Tem que ser muito imbecil para cair nessa que o vasco é o coitadinho. Custo acreditar que estas pessoas que defende este imbecil de presidente sejam vascainos de verdade. Sou torcedor do vasco desde 1974. Não sou de escrever, mas gosto muito ler seus comentários. Que Deus te ilumine e de a vc muita paciência para aturar essa gente. A propósito, esse presidente fanfarrão, bravateiro me lembra muito um outro ex presidente do Brasil (PT) que adora enganar os brasileiros com os seus discursos e o pior muita gente acredita. abraços e saudações.

  3. “(…) Haver um complô para salvar os times de Santa Catarina não é o mesmo que prejudicar o Vasco. Se o Vasco não estivesse desde o começo do Brasileiro frequentando a parte debaixo da tabela, seriam outros os prejudicados. (…)”

    Confesso que não consegui entender o sentido dessa afirmação. Sobrou para o Vasco porque está na rabeira… Se não estivesse não teria problema algum essa ajuda aos times de Santa Catarina… A lógica faz sentido… Ok, mas o fato é que o complô envolve o Vasco, pouco importando se foi por nossa incompetência! O complô virou-se contra o Vasco! Isso é fato!

    Que me perdoem, mas o ódio ao Eurico não pode ser maior do que o amor pelo Vasco! Desculpe mas você está cego nas questões que envolve o
    Eurico. Com um detalhe, eu quero que o Eurico se foda, mas ele é o Presidente do Vasco! Estava presente no Maracanã e qualquer imbecil percebeu que foi um resultado arranjado! O discurso do Eurico, a meu ver, procura jogar TODA A CULPA na Federação não só para se eximir, mas principalmente para o VASCO NÃO ACEITAR a queda num campeonato com resultados arranjados! O campeonato está maculado, tanto na parte de cima quanto na parte de baixo! É isso não vem de longe! A briga agora é extracampo! É inaceitável o prejuízo que vem sendo causado ao Vasco! Aceitar isso como normal pelo simples fato de termos sido “incompetentes” até determinada altura do campeonato e descer como cordeirinho não é dignidade, mas sim fazer papel de otário!

    A mídia vai esculachar com o Vasco de qualquer maneira, como sempre fez e faz! A mídia carioca trata o Vasco como não sendo time do Rio e nos envia a porrada! A mídia de outros estados nos tratam como time do Rio e nos enviam a porrada! Então meu amigo, neste momento estou pouco me fudendo para o que vão dizer. O flamengo comprou a vaga da Lusa e a mídia finge que não vê! Logo ela, tão investigativa… Vamos ser sérios em algo que não é sério? Os árbitros envolvidos são premiados e promovidos? E seguimos como se nada tivesse acontecido? Sandro Beira Lixo e Héber Roberto Lopes nossos árbitros nas eliminatórias!!!!!

    Não, meu caro amigo. Temos que dar um basta nisso. Minha opinião.

    • É isso não vem de longe, leia-se: E isso vem de longe.

    • JC Barbosa

      Seu comentário deixou clara sua não compreensão do que leu. Mas é simples:

      1) O Vasco está sendo prejudicado.
      2) O Vasco não estaria sendo prejudicado se não estivesse na posição em que está na tabela.
      3) Se a diretoria tivesse feito um planejamento decente, o Vasco não estaria nessa posição na tabela.
      4) Ninguém aceitou nada como normal. Ou vc acha que eu escreveria um post desse tamanho reclamando desse esquema de salvamento dos times de SC (aliás, o segundo que escrevo) se não visse nada demais nisso?
      5) Não aceitar ser roubado é completamente diferente de colocar a culpa por um possível rebaixamento do Vasco APENAS nesse esquema. E é exatamente isso que o Eurico está querendo fazer. Só não vê isso quem não quer.

      • Ao Vasco, tudo !!!!

        JC, suas convicções estão equivocadas, seus argumentos não estão sendo claros, não boa.

        O Vasco vem sendo perseguido, e isso é fato, mesmo lutando pelo título na parte de cima da tabela, ou lutando pra não cair na parte de baixo, independente de diretoria, começar o campeonato ruim, perdendo, ou perder pontos pra times dito pequenos não justifica que o Vasco tenha que ser roubado contra times grandes, de sua envergadura, você está dando a entender que isso é um problema do Vasco, ora, se um time for favorecido é claro que um outro será prejudicado, e o Vasco vem sendo prejudicado incessantemente.

      • JC Barbosa

        VOCÊ acha que minha convicções são equivocadas. Já afirmar que elas estão, vc não pode.

        E a questão de “estar dando a entender” é simples. Vc não entendeu o que eu disse. Sendo o mais didático possível, com exemplos:

        Se fosse o Cruzeiro que estivesse no Z4 hoje, seria ele quem passaria problemas com os times de Santa Catarina.
        Se em 2011 fosse o Fluminense quem estivesse disputando o título contra o Corinthians, seriam eles a reclamar que foram prejudicados.

        Vc não precisa concordar, mas não tem qualquer elemento para afirmar que isso é um equívoco.

        Ao confundir favorecimento aos outros times com perseguição ao nosso clube, a torcida do Vasco vive posando de vítima. Mesmo quando os fatos não confirmam suas teses. Afirmar que “o Vasco vem sendo perseguido” por conta de um campeonato em 2011 e outro esse ano não faz muito sentido. Em 2012 também fomos? Em 2010?

        Vc tem todo o direito de acreditar no que quiser. E eu tenho o mesmo direito de achar que isso é paranoia. Vários outros times perderam pontos para times catarinenses em lances polêmicos esse ano, assim como vários outros clubes reclamam de favorecimento aos gambás. Será que a torcida do Galo também acha que o time deles é perseguido?

        Esse tipo de pensamento é perfeito para a diretoria, seja formada por quem for. É muito melhor para o Dinamite choramingar que não fomos campeões em 2011 APENAS pq perdemos 4 pontos garfados contra a mulambada do que lembrar que empatamos com Figueira, Bahia e os próprios Gambás em São Januário. Assim como é ótimo para o Dotô dizer que a culpa é da CBF quando ele montou um time que não conseguiu nada além de fazer o pior primeiro turno da história do Vasco em Brasileiros. Se a culpa é sempre da “perseguição”, pra que ser competente?

  4. Ramon Monteiro

    A campanha é pessima, o time não ajuda
    os adversarios são dificeis e o arbitro roubando contra, nada a melhorar

  5. jota - ES

    JC, quero me ater ao comentário do colega “Ao Vasco, tudo”. Ele se refere ao brasileirão/2011. Você, JC, se lembra do Bassols? Ele “soprou” o apito na 19ª rodada do primeiro turno e deixou de dar um pênalti claríssimo do Williams que socou a bola dentro da grande área dos mulambos. Jogo 0x0. Na 38ª rodada, e última, o Leo Moura agarrou o Diego Souza dentro da grande área – vamos repetir, dos mulambos – até derrubá-lo, e novamente o Bassols a postos. 0x0. Se ele marca pelo menos um desses dois pênaltis, e o Vasco o convertesse, seríamos pentacampeões, pois ficaríamos na frente do Corinthians. E vc ainda pergunta com quem estávamos disputando o título? Quanto ao time mais favorecido naquela competição, não me interessa. Me interessa que chegamos junto, e só não levamos o penta pelo acima exposto.
    Saudações vascaínas.

    • JC Barbosa

      Não pensei que fosse necessário explicar, mas vamos lá….

      Com quem estávamos disputando o título? Com os gambás, que volta e meia é acusado de ser favorecido (até pq já foi comprovadamente, como em 2005).

      A questão que se discute é se o Vasco é sempre perseguido. Respondo com duas perguntas: em 2011, as penalidades não marcadas foram primordialmente para prejudicar o Vasco ou para favorecer os gambás? Vc acha que se fosse outro time disputando o título com eles, eles não seriam prejudicados?

  6. Germano

    Boa noite, excelente análise, essa campanha pífia do Vasco pode até ter uma pitada da péssima arbitragem… Mas isso vem de sempre… A diretoria é sim a maior responsável por esse time de quinta que veste nossa armadura. Mas tem uma coisa que não entendo, e quero freezar que não é vc quem faz isso, mas talvez a maioria da torcida. Não entendo como um torcedor do Vasco, pode achar ruim o presidente do clube ir contra esse estado de coisa. Seja o presidente o Eurico, o Calçada ou Dinamite, ou ainda eu ou vc, é papel do presidente do Vasco bater de frente contra esse ESQUEMA que tem sim prejudicado o Vasco. Isso não redime a péssima gestão na montagem desse time patético, mas por odiarem o Eurico quererem critica-lo naquela que talvez seja a atitude mais correta da sua gestão não dá pra entender. Temos que aceitar calado a isso que temos assistido?? Em prol do ódio mortal ao Eurico, devemos desejar que ele não se manifeste sobre esse acinte que vem ocorrendo contra o VASCO??? Nossa torcida há muito talvez seja a mais desunida, agora torcer contra o clube por conta de quem o preside, sempre achei demais. Sempre odiei o Carlos Roberto presidente, e comemorei alucinadamente o título da copa do brasil, pq foi um título do Vasco, dane-se o presidente. Méritos dele naquele momento. Assim como mérito do Eurico bater de frente com essa corja. Tá registrado a visita daquele senhor no vestiário. Tá registrado almoço daquele sr com árbitro. Então torcerem contra o Vasco a fim de fincar bandeira política nunca vou entender… Avante Vasco!!! Não acredito que escapemos, e a culpa será “toda” da diretoria, porém temos que ir contra esses esquemas, isso é Vasco!!!

    • JC Barbosa

      Ir contra um esquema que prejudique seu clube é obrigação de qualquer presidente. E também acho ridículo quem utiliza o passado do Eurico como forma de diminuir a gravidade dessa situação. Já vi mais de um jornalista falar “mas o Eurico está cansado de fazer o mesmo”, como se um erro justificasse o outro.

      Mas vale dizer que a “volta do respeito” foi um dos maiores cabos eleitorais do Eurico e, na prática, ele não fez NADA para evitar que fossemos prejudicados. E ameaçar uma guerra, não nos trará de volta os seis pontos que perdemos nas últimas rodadas.

  7. ODILON C SILVA = RJ

    Vamos começar falando de coisa boa, 24 mil corações vascainos compareceram no maracana, o triplo do público do jogo do fludido contra o São Paulo, por isso que os tricocos pregam o afastamento dos vascainos do maracana…………….Começa por esse tal de FELIPE CARDOSO da rádio GLOBO, quando esse tricoco começa falar do VASCÃO, lá vem coisa ruim,improdutiva, apequenante para o VASCÃO, esse tricoco fica pregando que o VASCÃO não deveria jogar no maracana, ele é muito maldoso,…………………….Estamos respirando por aparelho, mais ainda respiramos, então vamos acreditar, é hora de total superação, e contar com a sorte…………….Os erros da arbitragem em alguns jogos não me assusta, depois do que aconteceu com o VASCÃO na final do CARIOCÃO do ano passado, quando essa federação carioca garfou o título vascaino na cara dura, nada será pior……………………………Apesar das reclamações com arbitragem, tá certo que esse time atual vascaino não seria campeão brasileiro,mais se esse time tivesse começado o campeonato, não estariamos nesse situação deprimente, o grande erro foi penar que ser campeão carioca enfrentando TIGRE, BARRA MANSA, BANGU, BONSUCESSO, seria suficiente para superar os melhores times do BRASILno campeonato brasileiro………Não por falta de aviso, os vascainos cansaram de avisar, precisa investimento, precisa contratar os melhores, precisa pagar bons salários, time b.b.b.bom,bonito,barato, nem sempre funciona, ERRARAMMMMMMMMMMMM.

  8. Concordo totalmente com você JC. É de se indignar se o favorecimento aos clubes de SC for confirmado. Mas o Eurico está querendo desviar o foco…que é o péssimo planejamento pra 2015…Se é que houve planejamento…

  9. Eduardo Felix

    O que acontece com o Dotô, é semelhante ao que acontece com a grande maioria das pessoas, que preferem culpar outras pessoas por seus fracassos. Sempre foi mais fácil assim. Técnica milenar conhecida como “tirar o meu da reta”.

  10. Paulo Sergio de Araujo

    Uma “especulação”: Quão IDIOTA algum torcedor pode ser, para “engolir” a DESCULPA ESFARRAPADA, de estarmos NA MERDA EM QUE ESTAMOS devido a arbitragens…? Certamente, apenas um torcedor que tenha um “coeficiente” de IDIOTICE exageradamente alto…!!!
    E um “fato”: Os casaquildos, SÓ PARA “VARIAR”, encontraram em quem colocar a culpa de sua HISTÓRICA e COMPROVADA INCOMPETÊNCIA. A atual MERDA DE PERFORMANCE de nosso time, da atual MERDA DE ELENCO, não é mais “culpa da Globo”. Agora “a culpa” é da CBF e da federação catarinense….(!!!)(???)
    É o DESVIO DE FOCO “da vez”. A tal “guerra” do presidente FANFARRÃO e INCOMPETENTE, é só MAIS UMA CORTINA DE FUMAÇA, para desviar a atenção de sua EXPLÍCITA INCOMPETÊNCIA. Porque ainda existem IDIOTAS, CEGOS, ALIENADOS e DESMEMORIADOS que “ainda caem nessa”…!!! Mesmo com a história RECENTE contando a MERDA que foi a gestão anterior desta patota (2001-2008), ainda existem IDIOTAS, CEGOS, ALIENADOS e DESMEMORIADOS que “ainda caem nessa”…!!!
    IMPRESSIONANTE…!!!
    E eles, os casaquildos, mais e mais ficarão “batendo nesta tecla”, esperando que os IDIOTAS que gostam de SER ENGANADOS, sejam, além de MUITO IDIOTAS, também MUITO DESMEMORIADOS. Porque se os IDIOTAS “se lembrarem” dos “discursos casaquildos” (como por exemplo: “com o eurico o Vasco não será ROUBADO”), talvez eles tenham “vontade” de DEIXAR DE SER IDIOTAS.
    Em resumo, a “desculpa” para O RETUMBANTE FRACASSO deste ano, já está “se instalando nas cabeças dos IDIOTAS”. Vamos aguardar, então, qual será a “desculpa” para o INEVITÁVEL FRACASSO DO PRÓXIMO ANO. Porque com esta patota casaquilda no poder, COMO JÁ VISTO E SENTIDO NA CARNE anteriormente, o VASCO SÓ SE ARREBENTA MAIS E MAIS, ANO APÓS ANO.
    E apenas os IDIOTAS, CEGOS, ALIENADOS e DESMEMORIADOS, “não sabem” o PORQUÊ…!

  11. Juvenal

    Não podemos depender dos outros
    Temos que esquecer juiz, bandeirinha, os catarinenses, o Chalrutão…isso tudo não resolve, nem mesmo a nervosia do Dotô.
    Temos que fazer gols e ganhar os jogos. É SÓ ISSO! O resto é conversa fiada que não serve pra nada!

  12. natan-Vasco

    Por que será que as roubitragens suspeitas sempre recaem sobre os mesmos suspeitos quadrilheiros (chefes)?

  13. carlos

    JC, acredito que o “doto” até ficou feliz com os erros de arbitragem, fica mais fácil tirar a culpa da tal administração pelo rebaixamento.
    Outro ponto é que a liga sul/minas/rio está saindo, vamos ficar chupando dedo jogando um campeonato carioca falido. Até acho que o “doto” tem alguma razão, mas, tirando a fed. do rio, ele esta mais que ultrapassado.
    Dê qualquer forma estamos torcendo pela luta contra o rebaixamento, não resolvi acreditar e sim “TORCER SEMPRE PELO VASCÃO”.

  14. Wanderson

    Plena verdade, a culpa é do Eurico que montou um time de master aposentadoria e a unica que o senho Eurico fez afundar o Vasco de clube do povo a club do senhor Eurico da ditadura e intolerância, se colocando a cima do CRVG

  15. oliveira

    Analise perfeitissima!! Aonde eu assino?

  16. til.1227@hotmail.com

    Mas também é bem certo que se o vasco tivesse jogando do jeito que está jogando agora, desde o começo do brasileiro. Estaria sendo prejudicado pela arbitragem desde então. Eu não vou ficar em cima do muro, é um fato que estão prejudicando o vasco, como sempre fizeram.
    Só não prejudicavam antes porquê o próprio vasco se boicotava.

    • JC Barbosa

      De onde vc tira essa certeza? Se toda a reclamação se baseia num esquema para proteger os times de Santa Catarina, o Vasco só está sendo prejudicado pq está disputando a fuga do rebaixamento contra os quatro times de lá.

      E não é preciso ir muito longe para entender isso. É só fazer as contas de quantos pontos os times de SC ganharam com erros de arbitragem contra outros clubes que não o Vasco. O Avaí, só de cabeça, ganhou uns quatro (dois contra a mulambada e dois contra o Goiás).

      • Ao Vasco, tudo !!!!

        Como você explica o campeonato que nos tiraram em 2011 ????
        Nos não estávamos lutando pelo rebaixamento, lembra ?

      • JC Barbosa

        Contra quem estávamos disputando o título e qual foi um dos times mais favorecidos naquela competição?

      • Ao Vasco, tudo !!!!

        Estávamos disputando com o corinthians e um dos times mais favorecidos não foi o Vasco, e a questão não é de quem foi mais ou menos favorecido.

      • JC Barbosa

        Vc quis dar a entender é que existe uma perseguição ao Vasco hoje e que o que aconteceu em 2011 é uma prova de que isso é o comum. E as perguntas que eu fiz foram para contestar isso.

        Poderíamos citar vários motivos para termos perdido o campeonato em 2011. Vc pode dizer que foi perseguição ao Vasco. Outros vão dizer que o Corinthians foi ajudado (e eram os gambás a quem me referia sobre favorecimentos). Ainda haverá os que coloquem vários resultados que o não poderíamos ter permitido acontecer (pegue a tabela daquele ano e veja a quantidade de pontos que perdemos em jogos capitais).

        Ainda assim, vc deve se referir aos dois jogos nos quais fomos garfados diante da mulambada. Realmente fomos. Mas isso significa que fomos perseguidos? Ou significa que o outro lado foi favorecido? Vc acha que é mais comum o Vasco ser garfado ou Gambás e Mulambos serem favorecidos?

        Mas voltando à questão: sim, a questão é ver quem é favorecido, sim. Se o que está acontecendo de estranho no campeonato é vermos erros de arbitragem ajudando os times de Santa Catarina, então é ÓBVIO que não se trata de perseguição ao Vasco. Qualquer outro time que estivesse na situação do Vasco (ou seja, se a nossa permanência na Série A necessariamente significasse a queda de um time de SC) passaria pelos mesmos problemas. Até o Dotô, que já está usando essa história como muleta para mascarar sua responsabilidade na campanha horrível do clube, admitiu isso, ao dizer que essa história só está sendo falada pq estão fazendo com o Vasco. Ou seja, se fosse com um clube de menor expressão, o esquema de salvamento dos times catarinenses aconteceria do mesmo jeito, só não seria exposto na imprensa como está sendo feito agora.

  17. Wanderson DS

    Era tudo que o Charuto e seus asseclas da seita queriam: UMA CORTINA DE FUMAÇA!
    Sim o VASCO tá sendo muito prejudicado nos últimos jogos, como quase sempre o é desde que o mundo é mundo… só que isso faz cair por terra o maior argumento dos Euriquetes, que com o Dom Euricone no poder o VASCO não iria mais se apequenar e não seria mais prejudicado dentro de campo, porque o “rei dos bastidores” tava de volta, e o que vemos que isso só vale no quintal do amiguinho Rubinho na FERJ… Claro que os argumentos dele são válidos, quem acompanha minimamente futebol percebe claramente um favorecimento aos times catarinenses, ainda mais com essa influência obscura do vice-presidente da CBF! Mas o que ele tá fazendo é se eximir totalmente da culpa de montar elenco ridículo, que faz a pior campanha do brasileiro, que só no desespero conseguiram minimamente formar um time… o que pode ser tarde demais! Apenas BRAVATAS jogadas ao vento não mudará nada!

  18. Silvano

    A questão é simples. Basta olhar ao fim do campeonato o número de pontos que o Vasco deixou de conquistar por causa dos erros (erros?) clamorosos de arbitragem. Eu, dentro daquilo que me lembro, já contabilizei 7 pontos. E com mais esses 7 pontos, hoje estaríamos com 35, fora da zona de rebaixamento. É elementar, meu caro. Se cairmos pela falta desses 7 pontos (ou mais, até o fim do campeonato) que nos foram roubados, A RESPONSABILIDADE TOTAL RECAI SOBRE QUEM ORGANIZA O CAMPEONATO. Como você mesmo disse, as especulações estão muito bem fundamentadas através de fatos, e agora cabe à dona CBF investigar e tomar providências para que o resultado final do campeonato não sofra interferências (ou mais interferências do que já sofreu). O doutor Eurico, no seu papel de presidente de um clube que vem sendo vítima disso aí, tomou as medidas certas, jogou a situação no ventilador, provou de forma inconteste que o presidente da Federação Catarinense (e vice da CBF) visita os vestiários dos árbitros de forma habitual, sobretudo em jogos envolvendo os times da federação que ele preside. Mostrou que o filho dele é delegado de jogos envolvendo os catarinenses, jogos esses em que não houve derrotas dos times “da casa”. A diretoria do Vasco não pode ser responsabilizada pela perda de pontos ocasionada por “forças terceiras” e nem pelo ganho de pontos aos catarinenses proporcionado por essas mesmas “forças terceiras”. O Vasco, hoje, transcorresse o campeonato de forma normal e ilibada, seria um time fora do Z4. Você não pode jogar a culpa disso aí nas costas da diretoria vascaína. Isso é absurdo. E a guerra está declarada. Ou a CBF faz alguma coisa, ou o doutor Eurico vai paralisar o campeonato. Já fez isso outras vezes, não custa nada fazer de novo. Com o Eurico na presidência, o Vasco não será vítima disso aí. Fique tranquilo.

    • JC Barbosa

      1º) Se o Dotô tivesse feito um trabalho minimamente decente, o Vasco não estaria disputando a saída do Z4 com os times de SC.
      2º) “jogar no ventilador” vai adiantar o que?
      3º) Como vc acha que um dirigente que não conseguiu sequer evitar que o time fosse prejudicado duas vezes seguidas contra times que todo mundo já desconfiava estarem sendo protegidos conseguirá paralisar o campeonato?
      4º) O Dotô já paralisou o campeonato? É mesmo? E mais de uma vez?
      5º) O Vasco não será vítima? Vc está acompanhando o Brasileiro?
      6º) Como eu disse no post, é preciso estar em pleno uso das suas faculdades mentais. O que é impossível para uma pessoa lobotomizada.

      • Leon da Cruz

        JC, se não me engano, esse aí foi uma das sapetes que disseram, após o jogo contra o Inter, em que o Vasco foi supostamente prejudicado pela arbitragem, que o sr. Ricardo Marques Ribeiro não iria mais apitar jogos do Vasco no campeonato porque o sapão ia tomar providências e impedir. Nada mais a declarar. Ponto.

    • Diogo

      A burrice imperando.. vai p sibéria sua euriquete desgraçada! Por sua causa e dessa corja que administra o Vasco tem sido um suplício assistir os jogos do Vasco!

  19. Ao Vasco, tudo !!!!

    Um clube dividido contra si mesmo não pode permanecer.
    Eu acredito que o Vasco não pode suportar, permanentemente, ser metade Eurico e metade oposição.
    Eu não espero a divisão da torcida.
    Eu não espero ver o Vasco cair.
    Mas espero que ele deixe de ser dividido.
    Ele terá que se tornar um só, ou os adversários (inimigos) irão deter a propagação da Instituição Clube de Regatas Vasco da Gama, e a opinião da mídia deve repousar na crença de que a Instituição deva ser extinta definitivamente.
    Ou nos unimos em uma só bandeira, a do Vasco da Gama, para que consigamos estende-la adiante, até que ela volte a se tornar temerosa diante de nossos adversários (inimigos), ou continuamos divididos, vendo os escárnio, a bandalheira, o horror causados por nossos inimigos incessantemente.

  20. Andre

    JC, tudo o que está no post é claro e evidente. Mas acho que o tema arbitragem tem que ser levantado com contundência até o final do campeonato!!! Chega!!! Não da mais!! Já temos consciência dos erros do Eurico e o que isso gerou. Mas o que está acontecendo já vem de anos!!! Lembremos de 2011!

  21. Amado Peixoto

    Realmente os erros têm nos prejudicado demais, realmente é no minino suspeito essas “coincidencias” a favor dos time de SC. Mas não dá pra dizer que o Vasco tá brigando pra não cair por causa de complo da CBF/federação catarinense. O Vasco briga na parte debaixo simplesmente pq montou um péssimo time e hj colhe esses frutos!
    O pior que se o Vasco cair, e depois dessas jogos, fica dificil achar que se salva, vai ter torcedor alienado o bastante pra colocar a culpa em qualquer um menos o “dotô”.
    Aliás, assim como o rebaixamento de 2008 é creditado por muitos unicamente nas costas do dinamite.
    SV

  22. Arakoiabense

    Mais um excelente texto JC Barbosa! Acho que já comentei isto aqui mas vou fazer de novo- Seus comentários são de um torcedor imparcial, de um jornalista imparcial – Vida longa a este blog e seu alimentador!!
    Vasco sempre e sempre!!

  23. adriano

    Concordo JC.. Mas q se cairmos que seja por causa da pessima gestao do Eurico e nao por erros de arbitragem.. Infelizmente isso tem definido o campeonato e nao adianta a midia dizer q o erro e pra todos pois ha erros em jogo capitais e importantissimos. Perdemos 9 pts essencias com erros dos juizes e eram jogos em q poderiamos estar numa posiçao mais vantajosa. Eu começo a me perguntar se estou perdendo tempo indo ao estadio gritar e torcer pois no final de tudo o juiz define qm e o campeao ou qm vai descer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s