Não precisava, né?

desnecessauroPerguntinha: só eu acho temerário escalarem um árbitro de Santa Catarina em um jogo do Vasco quando três dos clubes do estado estão na briga contra o rebaixamento? Talvez seja paranoia – e eu nem sou o tipo de pessoa que costuma enxergar conspirações em tudo quanto é lugar – mas depois de tudo o que o Vasco passou no Mineirão, não seria mais prudente escolher outro árbitro que não fosse o Sr. Heber Roberto Lopes?

Sem querer colocar em questão a qualidade do juiz pouca telha como árbitro, esse é o típico problema que poderia ser evitado. Vejam a situação que o Sr. Lopes terá pela frente no jogo do Vasco contra o Sport: por um lado, há a eterna desconfiança da imprensa com relação ao presidente vascaíno, que mesmo que não faça nada é sempre suspeito de arrumar favorecimentos ao time nos bastidores; por outro, terá a pressão natural de arbitrar uma partida com um time que foi severamente prejudicado na rodada anterior.

Imaginemos o seguinte cenário: o jogo está complicado e surge um lance polêmico a favor do Vasco. O que passará na cabeça lustrosa do árbitro? Assinala o lance e se sujeita a ouvir as insinuações da imprensa de apito amigo? Ou não marca e entra na lista de juízes que, assim como o que apitou o empate do Vasco com o Cruzeiro, prejudicaram o clube na sua luta contra o rebaixamento? Dirão os mais racionais que não podemos pensar dessa forma e que devemos crer na competência e imparcialidade da arbitragem. Mas me parece impossível que essas dúvidas não surjam na cabeça de qualquer juiz nessa situação.

Mas qualquer árbitro passaria por essa situação”, dirão vocês. Mas apenas os nascidos em Santa Cataria somam isso tudo ao fato de serem do mesmo estado que Joinville, Figueirense e Avaí, times que seriam favorecidos em caso de uma derrota vascaína.

Update: como alertado por um leitor, Heber Roberto Lopes é natural de Londrina (PR). Fato que não muda a lógica do post, já que o árbitro atua pela Federação Catarinense.

Pode ser que o jogo não traga problemas para o juiz, que o Sr. Lopes faça uma arbitragem perfeita e que tudo isso não passe mesmo de mania de perseguição da minha parte. Mas houvesse  a CBF pensado com um pouco de bom senso, evitaria pressões além das que naturalmente a arbitragem sobre e não colocaria juízes catarinenses no sorteio para essa partida.

***

Uma discussão, digamos, filosófica surgiu ontem no Twitter: o que deveríamos fazer ontem? Torcer ou não pela mulambada? Não que tivesse adiantado de alguma coisa, claro…

Alguns torcedores disseram que não torceriam por uma derrota do Coritiba nessa partida específica porque o Vasco deveria se livrar da sua situação com suas próprias forças. Outros, que não torceriam para o framengo de maneira nenhuma. Eu sempre torço para o que favorece o Vasco. Por mais que tenha sido muito divertido ver a framengada decepcionar um estádio inteiro ontem, eu preferia ver o Coxa perder três pontos. É uma questão de como se encara a situação. Ontem eu estava torcendo CONTRA o Coritiba, não A FAVOR dos mulambos.

Com a vitória de ontem, o Coxa abriu 10 pontos de vantagem para o Vasco. Se tivesse perdido, seguiria com 27 pontos e a diferença para primeiro time fora do Z4 teria se mantido em oito pontos. Hoje, é de nove. Resumindo, quem gostou do placar de ontem ficou feliz com um resultado que foi ruim para o Vasco.

Se a lógica de “não torcer nunca para mulambada” for coerentemente mantida por todos que pensam dessa forma, esses poderão colocar mais três pontos para Joinville, Figueira e Goiás (que ainda enfrentarão a urubulândia no segundo turno). E isso, amigos será péssimo para o Vasco.

Diante disso, a questão que fica é: torcer que nossos concorrentes na briga pelo rebaixamento vençam a mulambada não é ser mais anti-flamenguista que vascaíno? Não é dar mais importância ao fracasso mulambo que ao sucesso do Vasco?

***

Não se esqueçam: o Blog da Fuzarca está participando do Top Blog 2015 e precisa do voto de vocês para levar esse caneco!  Cada leitor pode votar mais de uma vez, então não se acanhem em clicar aqui ou no banner na coluna à esquerda da página todos os dias (mais de uma vez, se possível)….

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

41 Comentários

Arquivado em Notícias, Update

41 Respostas para “Não precisava, né?

  1. Pingback: Conspirações e paranóias | Vasco Expresso

  2. ODILON SILVA = RJ

    Agora maluco, vamos pro maraca, vamos melhorar nossa média de público na competição, o VASCÃO é o gigante, não pode ser o menor em nada, muito menos em expressão de torcida.

  3. Diogo

    Enquanto não implantarem o replay em lances importantes, essa discussão vai continuar! É algo tão mais tão óbvio, que eu não consigo compreender pq não se implanta essa porcaria no futebol!

  4. Carlos Couto

    O Vasco vai se ajeitando por causa das contusões,iiso é sorte pois se dependesse de técnicos ainda teríamos o “todo mundo odeia o Cris”. Agora não teremos o Julio lesma em campo o Jorginho será obrigado a mexer, só assim mesmo.
    Basta colocar o Rafael Vaz e pronto.
    SDV

  5. RUICRUZ

    CACETE, agora é que me conta. Nós vamos de LUAN, JOMAR e JORDI ?

    Salve-se quem puder. Já vou deixar os meus CALMANTES preparados.

    • carlos

      Engraçado, é a base do Vasco e a torcida não apoia. Realmente, melhor é Dono do mundo (rodrigo), Fiasco e o perna de pau Herrera.
      Amigo, vc já anotou quantos jogos o Rodrigo entregou só neste brasileiro?

    • Erick Soares

      calado ganharia mais. se o Vasco não levou no cu em minas, agradeça ao Luan antes de defecar merda. Se não foi goleado pelo Coritiba, agradeça do Jomar antes de defecar merda.

  6. Luiz Afonso

    É assunto do post anterior, mas como estamos com postagem nova vou repetir aqui:

    Caro JC, em relação às suas análises sobre as atuações do Luan e do Jordi no jogo contra o Cruzeiro: PERFEITAS!

    Cara, o que passou pela cabeça do Jordi para fazer aquela reposição totalmente equivocada, na fogueira? Logo ele que faz cera a cada defesa e estando o Vasco a frente no marcador! Mas, como você ressaltou, ele se redimiu no decorrer da partida. O mesmo vale em relação ao Luan, como você já frisou.

    Ah sim, ainda bem que eu queimei a minha língua (Graças a Deus!) e o Andrezinho jogou bem (sendo importante na criatividade e armação das jogadas) e até correu!!! Maravilha!!

    Nenê caiu de produção, mas continua sendo o cérebro desse nosso time. Para mim, titular absoluto.

    E, cá pra nós, que drible sensacional o do Rafael Silva!! Quarta ele estava inspirado!

    Discordo somente em relação ao Júlio dos Santos. Para mim ele tem feito boas partidas, ao menos no critério de colocar a bola ao chão e clarear a jogada, e quarta ele foi prejudicado duas vezes já que o primeiro cartão amarelo que ele tomou foi por ter reclamado, corretamente, que o juiz não deu o segundo cartão para o zagueiro do Cruzeiro! E o segundo cartão que ele tomou PQP (“excelente” o critério da arbitragem!)…

    Saudações

  7. Luiz Afonso

    Perfeito JC. Muito lúcido seus comentários. Tanto no que se refere ao jogo do Coritiba, quanto a imprudência de se escalar um soprador de apitos como o Héber, que apita pela federação de Santa Catarina! Nada mais incoerente! E não custa lembrar que quase sempre comete lambanças.

    “… Por mais que tenha sido muito divertido ver a framengada decepcionar um estádio inteiro ontem, eu preferia ver o Coxa perder três pontos…” Foi exatamente isso: divertido, mas prejudicial para gente. Eu, na verdade, estava torcendo pelo empate, mas a cada ataque do Coxa eu queria que o framengo se fudesse…

    A propósito, considerando o saldo de gols e números de vitórias, estamos hoje a 10 pontos da saída da zona, e não nove…

  8. Flavio

    Não tenho condições de estar ante a Tv e torcer para a Mulambada, o certo seria não ver ao jogo e torcer para o resultado ser a favor dos favelados.

  9. chris

    Não se trata de torcer sempre contra o framengo. Ontem foi um caso a parte, pois, caso não tivesse a quebra de público dificilmente alguém torceria pro coxa.
    Sou de SC e esperar alguma trama do fraco futebol do meu estado envolvendo arbitragem já acho demais.

  10. BJ

    Bom acho que suas dúvidas são pertinentes mas precisamos considerar que o Heber costuma ser um arbitro caseiro. A maioria dos jogos dele ele sempre cai pro lado do time mandante. Pelo menos esse costuma ser o hábito dele espero que ele não mude.
    Heber apitou dois jogos do Vasco nesse brasileirão. A derrota contra a Ponte em SJ ( na qual ele marcou um penalti a nosso favor que Gilberto disperdiçou) e a vitoria contra a mulambada la em Cuiabá.
    Mas enfim depois da garfada de quarta, é bom ficar de olho…

  11. Paulo Oliveira

    JC,

    Se existir o dia em que para o Vasco se salvar de um rebaixamento, seja necessário a vitoria do IM, com certeza torcerei pelo framengo, mesmo que isto lhe dê o título. Fora isto, é impossível torcer pelo framengo faltando 12 rodadas para o término do campeonato.

    Saudações Vascaínas.

  12. Wanderson DS

    Já não basta a situação ainda muito desesperadora do time no campeonato, ainda vem a imprensa sempre com INSINUAÇÕES ABSURDAS E IRRESPONSÁVEIS só por causa do “dotô Charuto”… eles desrespeitam uma das maiores torcidas do Brasil com isso, além do que todo mundo sabe, o VASCO desde sempre, não importa o presidente, sempre é muito mais prejudicado do que “ajudado”… é só ver que na mesma semana que muitos da mídia SUJA insinuou o “temor” de ajuda ao VASCO, fomos simplesmente operados sem anestesia no Mineirão, e esses mesmos desgraçados nos programas esportivos mal falaram sobre os erros, nem mostrando direito os lances que fomos ROUBADOS… quando são os queridinhos da mídia, eles fazem programas especiais inteiros martelando com erros simplórios de interpretação…

  13. Germano

    Boa tarde, sobre a questão digamos “filosófica” ela é totalmente interpretativa e sem fim, mas não necessariamente vc estará colocando o Vasco abaixo do anti-merda. E é fácil explicar. Nenhum time, e isso é puramente matemático escapará do rebaixamento com 39 pontos. Nem o Vasco e nem ninguém!! Nenhum desses clubes que ainda enfrentarão a merda, terão mais de 39 pontos caso os vençam. Então ao reduzir o fato de escaparmos ou não do rebaixamento ao resultado direto de possíveis caintes contra a merda, já é um pre julgamento da situação e uma indução a querer dizer que só há 2 caminhos, qdo isso não retrata fielmente a realidade. É óbvio que times lá de baixo qdo conquistam 3 pts, aumentam a nota de corte e por consequências nossas chances de cair, porém o óbvio nem sempre é verdade. O campeonato é composto de 38 jogos, 6 pontos não representam a redução dessa “verdade”. Ou seja, resumindo, qualquer sujeito, eu vc ou outro vascaíno, pode sempre torcer pelo Vasco, sempre torcer pelo insucesso da merda, sem que isso entre em conflito. E nesse momento, pelas atuais pontuações, ainda não há conflito nisso, por mais que pareça o contrário. E isso também não impede que alguém de fato torca mais contra a merda do que a favor do Vasco, mas aí será algo puramente pessoal, eu prefiro sempre o sucesso do Vasco, e nesse momento ele não depende de mais ninguém!! Só dele!! Ainda está cedo, por menos óbvio que pareça, para apontar apenas 2 caminhos. Há outras tantas combinações, claro que menos polêmicas, e menos “filosóficas”.

    Sobre o heber Roberto Lopes, qualquer torcedor vascaíno consegue apontar 5 jogos clamorosos onde esse cidadão nos prejudicou absurdamente, além do que seria razoável. Eu não me esqueço de um inter X Vasco, em Porto Alegre, em que tivemos 2 gole mal anulados e um jogador expulso, onde ele claramente nos tirou a chance de ganhar 3 pts, isso foi no início dos anos 2000, o ano preciso já me escapa… Mas há outros exemplos gritantes, no estilo Pericles Bassols, daqueles que jamais esqueceremos!!

    Vasco sempre, framerda nunca!! Rsrsrs

    • JC Barbosa

      Dizer que nenhum time escapará com 39 também não reflete fielmente a realidade do momento, não é? E, EFETIVAMENTE, nossa situação ficou mais complicada com a vitória do Coxa. Isso é um fato.

      De qualquer forma, independente dessa história de rebaixamento, isso de sempre torcer contra um time (mesmo que isso prejudique o time pelo qual torcemos) me parece dar importância demais a quem não merece. Mas aí vai de cada um, obviamente.

    • Marcus Dantas

      Foi em 2003 onde foi suspenso e retornou justamente contra nós nesse jogo mencionado

  14. Na situação em que estamos, não podemos escolher pelo sucesso dos nossos adversários contra o time avepretense e sim torcer para que esses times percam pontos, de preferência todos e o Vasco some o máximo que puder, de preferência de 3 em 3 pontos!
    Quanto ao nosso querido árbitro, caso não haja impessoalidade, que ele torça para o Criciúma!
    Vejo hoje que o time das flores e a macaca podem ser rebaixados. Mais uma sequência de dois bons resultados nossos, combinada com resultados ruins dos times que lutam diretamente contra o rebaixamento, acredito que deixará em aberto a luta contra o rebaixamento para Flu, Ponte, Chape, Cruzeiro, Coxa, Avaí, Goiás, Figueira, Jec e Vasco. São 11 clubes lutando para não cair. Até o Sport pode entrar nessa dança.
    Lembrando que os clubes que estão em curva ascendente são Ponte, Avaí e Vasco, respectivamente em ordem de classificação.
    Os Flores estão em queda livre, assim como Goiás e Figueira. Chape e Jec estão estagnados empatando a maioria dos jogos, intercalando com uma derrota. Cruzeiro e Coxa meio que imprevisíveis, pois vencem, empatam, perdem.
    Nesse momento, o Vasco não pode perder em hipótese alguma, mas disso nós, assim como nosso querido árbitro Heber Roberto Lopes estamos carecas; nós de saber, ele pode até saber, mas a origem de sua careca é desconhecida!

      • Então vai depender do panorama da partida. O ideal é o Vasco tentar marcar logo 2 gols. Jogaremos em casa, com o apoio da torcida, o Sport perdeu o treinador, Diego Souza está suspenso, o time mudou para a pior, não está bem como esteve no 1º turno. Acredito que dê para jogar mais uma vez de igual para igual. Teremos a volta do Leandrão, que segura bem a bola na frente e provavelmente fará dupla com o Calopsita Rafael Silva, que é veloz. Daremos trabalho à zaga do Leão, lembrando que o Jorginho ainda terá a opção de barrar o Nenê e começar o jogo com o Andrezinho, que pelo menos na última partida foi mais objetivo. Para a zaga, penso que a escalação Rafael Vaz, seja melhor opção que Jomar, pois o Rafael ajudaria os volantes na saída de bola, já que tem bom passe e o time teria melhor qualidade, evitando ligações diretas.
        Ou seja, temos condições de vencer o Sport, e fazendo uma previsão otimista para as próximas partidas, venceremos o Xpó, humilharemos do time da Sheikira e 1 a 0 no Avaí em plena Ressacada. São 9 pontos para chegarmos ao menos próximos ao primeiro time do Z4. Depois é contar com a sorte, pois se teremos jogos difíceis, nossos concorrentes também terão. E pedir aos céus um melhor critério quanto à escolha dos árbitros. E que tudo dê certo contra o Sport, acredito que o momento ideal para a arrancada é agora. Estamos crescendo ao contrário da maioria de nossos concorrentes.
        Disse diversas vezes que joguei a toalha no jogo contra o Coxa, mas estou começando a mudar de ideia e acho que com uma vitória sobre o Sport e uma derrota do Jec vou ali rapidinho buscar minha toalha, e caso ela não esteja lá comprarei outra, bordada com a cruz de malta.

  15. David

    Não vejo como sucesso vascaíno o fato de “ter que torcer para a mulambada”.
    Time que se preza tem que caminhar com suas próprias pernas. O Vasco e seus dirigentes, técnicos e pseudo-jogadores fizeram por onde está no Z4. Cabe unicamente ao Vasco fazer sua parte e sair sem depender de ninguém do Z4 e se manter na série A. Para isso é necessário que o time tenha um mínimo de qualidade e vergonha na cara. Coisa que faltou ao longo do campeonato.
    Falando do futebol vascaíno. É nítida a melhora com a saída de Christiano, Guiñazu e quando Herrera é substituído. Nenê que chegou como estrela salvadora continua sem apresentar um bom futebol. Sempre quer dar mais um drible e isso prejudica o time, pois acaba perdendo a bola.
    Serginho voltou a fazer um jogo ruim, errando um caminhão de passes.
    Porque não subir com um garoto do sub-20 para jogar de volante?
    Madson continua sem acertar um cruzamento no campeonato! PQP! Vai ser incompetente assim só com eu-rico!
    Jordi… não se saí bola pela entrada da área, pelo meio nunca seu imbecil! Isso não ensinaram na base?!
    Rodrigo é um pereba que pensa que é algum Franco Baresi! Só ganha para Julio dos Santos… Meusdeuses… porque o paraguaio estava em campo? Emmanuel não é uma opção melhor? Porque se for pior pode mandar embora.
    Luan foi deixado na podre no lance do gol de Alisson, pois Madson dava condição ao jogador cruzeirense. Luan voltou e tentou um corte, mas já estava batido. Culpar o zagueiro porque Rodrigo não conseguiu cortar a bola e porque o lateral dava condição é exagero. Principalmente porque Luan junto a Rafael e Bruno Gallo foram os melhores da partida.

    • JC Barbosa

      O time TERIA que caminhar com suas próprias pernas. Como nem o time e muito menos a diretoria fez seu papel como deveria, nos resta torcer que nossos adversários na luta contra o rebaixamento percam pontos em todos os jogos, incluindo os que fizerem contra a mulambada.

      • David

        Cada um usa o critério que quiser para torcer. Não vou torcer para flamengo, corinthians, palmeiras, são paulo ou seja lá qual for o time que jogará contra os adversários diretos na luta contra o rebaixamento.

        Reforço que o time e os envolvidos são os que devem fazer a parte deles.
        A minha é torcer pelo Vasco e isso eu faço. Até porque duvido que os times na parte de baixo da tabela consigam fazer mais que 16 pontos dos 36 que estão em jogo. (5 vitórias e um empate ou 4 vitórias e 4 empates). Talvez o Vasco seja o único que consiga vencer 6 jogos dos 12 restantes. O que pode ser o bastante para escapar do rebaixamento.
        O Coritiba ganhou ontem porque fez o correto. Tem um ataque lento, portanto marcou forte o adversário no primeiro tempo, fez o placar, poderia ter aumentado. Depois sentou em cima do placar no segundo tempo e foi feliz por não levar nenhum gol. É um time no mesmo nível do Vasco, mas tem um meio de campo que combate mais.
        Se o Vasco escapar do rebaixamento… bom, fez sua obrigação de clube grande! Se não escapar… é assistir novamente jogos na terça e sexta nos horários ridículos e torcer para que a infeliz diretoria faça um planejamento em 2016.

      • JC Barbosa

        Bom….o que nós achamos que vai acontecer não necessariamente acontecerá. Vc pode acreditar que os times da parte de baixo da tabela não farão mais que 16 pontos, mas se TODOS vencerem o Flamengo, essa conta fica menor em 3 pontos.

  16. PC

    JC, na próxima quarta-feira, teremos o primeiro jogo diante do SP pela Copa do Brasil, semana de preparação para o jogo contra o Flamengo que terá a semana livre. Vencendo o Sport e o Flamengo, podemos nos aproximar de vez do primeiro time fora do Z4.
    Você iria contra o SP com o time titular, misto ou 100% de reservas, preservando os titulares para o jogo com o Flamengo?

    SDV

  17. Claudinei

    Isso de sempre confundir o Eu-rico com o Vasco é absurdo. Pagamos o pato de termos o o atual presidente. Tomara consigamos escapar.
    Sobre a tua análise, JC, concordo. Temos sempre de torcer para o que é melhor para o VASCO, independente de que times possam ser. Não é torcer para fulano ou beltrano, é SIM torcer para o Vasco.

  18. JC – Muito lúcido seu comentario. Infelizmente o Depto. de Arbitros parece que usa, continuamente, fones de ouvido que só transmitem elogios – caso da emissora dos urubulinos, e com isso o Vasco vem sendo continuamente prejudicado, apesar dos supostos favorecimentos obtidos (?) pelo presidente do CRVG.

  19. gláucio

    torcer pelos mulambos??? nunca!! para com isso,rapaz…

    vascaíno não torce pra mulambada em hipotese alguma. já eliminamos eles esse ano, já ganhamos os campeonatos à parte e a meta agora é vê-los fora da libertadores. vamos sair com nossas proprias forças, sem depender de mulambo nenhum. e vamos ganhar mais três pontos (e outro campeonato a parte) sobre eles no segundo turno. torcer por mulambo?? nunca serão!! se o nosso presidente jamais faria isso, como iremos torcer pelo inimigo? não diga bobagens, ok?

    • JC Barbosa

      Não esperava um posicionamento diferente de uma euriquete. Como alguém que torce por dirigente vai pensar no que é bom pro Vasco?

      “a meta agora é vê-los fora da libertadores”…Pois é. Para o Dotô e seus lobotomizados, será difícil esperar o sucesso do clube. Resta-lhes se preocupar com o fracasso alheio.

      Só uma pergunta (que sei que não será respondida, como é típico de vcs): já que vc sempre faz o que o SEU presidente faz, vc também acha que a mulambada é a legítima campeã de 87 como o Dotô defende? https://www.youtube.com/watch?v=HNcYZf0hgyY

      • Amado Peixoto

        Ai vc dá bug no cérebro dele JC (se é que ele tem cérebro, já que não pensa por si só).
        Eu confesso que vou sempre adorar ver o urubu perder, ainda mais que já tava tudo preparado pra mídia mulamba pagar pau pra torcida deles que lotou o estádio e mimimi, mas tbm não fiquei feliz de ver o coxa se afastar da gente na luta contra a queda. É um sentimento ambiguo de ao mesmo tempo ficar feliz e chateado com um resultado do mesmo jogo!
        Sobre o apitador do próximo jogo, não podia ser pior a escolha! A CBF esse ano anda pior que nos anos anteriores, sempre escalando arbitro da federação de um dos times, pra mostrar que os arbitros não beneficiam os times e etc. O problema é que quase sempre o tiro sai pela culatra e a arbitragem é desastrosa. So podemos esperar que esse cara safado não nos prejudique mais um vez! E que venham mais 3 pontos!
        SV

  20. Marcelo Silva

    Nada que mude a lógica do seu comentário. Até porque o heber está filiado à federação de SC. Mas só pra registrar corretamente ele é natural de londrina no PR.SV.

    • Claudinei

      Marcelo: quando do campeonato catarinense ele apita partidas dos clubes que lutam com o vasco contra rebaixamento. Está sob a gerência da federação catarinense. A questão é que dever-se-ia escalar outro árbitro de outro local, pois em caso de dúvida a favor ou contra o Vasco sempre se poderá questionar a conduta do senhor juiz por quem quer que seja. A CBF arruma sarna para se coçar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s