Realidade ou pessimismo?

fatocopoPor obra do acaso, Vasco e Atlético-MG jogarão hoje, um sábado, justo no dia em que tenho um compromisso inadiável na hora da partida. Com isso, essa deverá ser a segunda vez no ano em que não verei o time em campo ao vivo, seja pela TV ou no estádio.

Será uma pena, mesmo tendo quase certeza que, mais uma vez, vamos nos dar mal.

Pessimismo ou realismo? Vejamos os fatos…

No primeiro turno, menos de um mês depois da conquista do Estadual e quando o Vasco ainda não tinha qualquer motivo para se sentir pressionado, levamos um 3 a 0 no qual mal vimos a cor da bola. E isso na quarta rodada, quando a equipe mineira ainda não havia mostrado tudo o que podia.

Nesse momento, a confiança pela conquista do Carioca não tem mais qualquer efeito motivacional – até porque a equipe mudou consideravelmente – e a pressão é incontáveis vezes maior. Além disso, nas últimas duas partidas na Arena, o Vasco perdeu para times que lutam contra o rebaixamento. Hoje, teremos pela frente outro Galo, vice-líder da competição e notadamente uma das melhores equipes da competição. E que, vale lembrar, venceu os dois jogos que teve na Arena (contra o fluzim e contra a mulambada).

O Galo terá alguns desfalques, mas ainda assim terá Victor, Leonardo Silva, Rafael Carioca, Dátolo, Thiago Ribeiro e Pratto, bons – ou muito bons – jogadores em todos os setores e que já contam com o entrosamento de quem atua como junto há muito tempo. Já o Vasco não terá seu principal jogador (Martín Silva) e terá um time muito modificado, até mesmo para uma equipe que, em toda competição, mal pode afirmar que tem uma base titular. Teremos a estreia do Leandrão, o primeiro jogo como titular do Bruno Ferreira (que, vá lá, sejamos otimistas, podem até ajudar mais que os antigos titulares) e a volta de Diguinho depois de semanas no estaleiro ao lado do “cercador” Lucas.

Sobre a meiuca vale um comentário extra: mais uma vez Jorginho escala um meio de campo lento (que ainda terá o Rúlio Paraguaio, uma espécie de personificação da lerdeza) contra um adversário muito veloz. Diguinho, que nas vezes em que atuou – inclusive na primeira partida contra o mesmo Galo – cometeu falhas gravíssimas, e Lucas, que nunca foi um exemplo de eficiência no combate, dificilmente resolverão nosso problema de saída de bola. Ou seja: comparando com a dupla Guiñazu/Serginho, os volantes que teremos hoje não fará com que o time acerte mais passe e ainda teremos um poder de combate menor. Substituir um dos volantes titulares me parece aceitável; mudar os dois, com as opções escolhidas, me parece um erro.

Vale lembrar também que o Atlético precisa desesperadamente da vitória se ainda quiser brigar pelo título. Mesmo que em matéria de desespero o Vasco esteja muito mais inteirado, todos sabemos como nosso time tem reagido em situações desse tipo.

A frieza desses fatos não nos deixa com muitos motivos para sermos otimistas, e isso não significa deixar de apoiar o time. Como todo vascaíno, torço muito por uma vitória e que a cada vez mais complicada reação vascaína comece hoje. Mas será muito difícil, principalmente pelo futebol que o Vasco tem apresentado. Não encarar isso é ilusão, considere-se você pessimista ou realista.

Campeonato Brasileiro 2015

Vasco x Atlético-MG

Jordi; Bruno Ferreira, Luan, Rodrigo e Christianno; Diguinho e Lucas; Julio dos Santos, Nenê e Jorge Henrique; Leandrão.

Victor; Patric, Leonardo Silva, Edcarlos e Pedro Botelho; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Giovanni Augusto e Dátolo; Thiago Ribeiro e Lucas Pratto.

Técnico: Jorginho.

Técnico: Levir Culpi.

Estádio: Arena Maracanã. Data: 04/09/2015. Horário: 19h30. Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO). Auxiliares: Evandro Gomes Ferreira (GO) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO).

O SporTV transmite para seus assinantes em todo o Brasil (exceto RJ). O Canal Premiere transmite para seus assinantes e no sistema pay-per-view em todo país.

***

A torcida protestar pelo péssimo momento que vive o time não apenas é certo como necessário. Mas há formas certas e erradas para se fazer isso. Agredir jogadores, por exemplo, obviamente não é uma das certas. Mesmo que a vontade da maioria absoluta dos vascaínos seja dar um coro em uma meia dúzia de sujeitos que, momentaneamente, estão representando o Vasco no Brasileiro, nada justifica partir pra violência. É o tipo de coisa que – além de ser um crime – não ajuda em nada. Pelo contrário, só pressiona ainda mais os jogadores.

Além de não ajudar, ainda escolheram o alvo errado. Se a campanha do time é vergonhosa, a culpa não é dos pernas de pau. É de quem escolhe a dedo os pernas de pau para serem contratados.

***

Enquanto isso, Eurico Miranda finalmente falou algo sobre o terrível jogo contra o Internacional…

Tirando o pedido de desculpas à torcida, a reafirmação de que “a luta continua” e sua mais recente assinatura pessoal (o PONTO), nada de aproveitável, nada que indique que o presidente vá fazer algo para tirar o time da sua rota para o terceiro rebaixamento.

E, o pior de tudo, é que aparentemente não há muito o que fazer para nos tirar dessa situação.

***

No campo o Vasco vai mal, mas na internet ainda podemos fazer uma graça  votando no Blog da Fuzarca no prêmio Top Blog 2015. Cada leitor pode votar mais de uma vez, então não se acanhem em clicar aqui ou no banner na coluna à esquerda da página todos os dias (mais de uma vez, se for possível)….

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

34 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo, Torcida, Vídeos

34 Respostas para “Realidade ou pessimismo?

  1. ARTUR RICARDO - TERESÓPOLIS RJ

    “…O que vai salvar o Vasco é o amor de sua torcida, a paixão do menino que vibra como se aquele gol valesse um título. O time deverá cair, e é essa paixão que o fará levantar…” Por, Mauro Cesar Pereira….PERFEITO!!!

  2. Juvenal

    12 É O NUMERO TRAGICO.
    12 gols tomados em 4 jogos
    12 horas em campo para marcar apenas um gol (de penal)
    12 pontos separam o Vasco do primeiro fora da ZR
    NOsso proximo adversario será a a Outra Faixa
    Depois temos que manter o tabu de nunca perder em São Janu do Furacão

  3. Beto

    Lance do segundo gol do Galo.
    Vasco reclama uma falta (que pra mim não ocorreu) no cai cai, ex jogador, Jorge Henrique, o lance não é de grande velocidade, o Atlético sai tocando, tabela no campo de ataque, lado direito da defesa (?) do Vasco, viram o jogo para o Datolo, que tem meia hora pra pensar o que fazer, só Cristiano e o Rodrigo aparecem mais próximos na jogada atrás da linha da bola. Mas marcam a distância. No replay fiquei procurando os volantes. Ainda aparece o Diguinho correndo atrasado vindo do outro lado do campo e depois o patético Lucas, que joga com calça jeans molhada, lerdo, não marca ninguém e é outra nulidade na armação.
    Time com compartimentos espaçados, zaga e meio campo distantes, time de VELHOS, e nesse buraco o Dátolo teve meia hora pra decidir o que fazer. Time ruim, lento , velho, mal preparado fisicamente e sem vontade nenhuma de disputar algo a mais. Estão cumprindo tabela apenas e faz tempo já.
    TUDO ERRADO, ponto.

  4. Frederico

    enquanto nossa política for essa.

    Disse e repito na troca de gentilezas entre os Senhores Eurico Miranda e Roberto Dinamite o único que não ganha é o Clube de Regatas Vasco da Gama.
    Alguém precisa acabar com isso.
    SOCORRO!

  5. Frederico

    Pesadelo sem fim. E a noite mal começou (pessimista). Me apego a única certeza que tenho. Alvorada!!! Real.
    O time evoluiu pelo menos nos números. Fez 1 e tomou só o dobro.

    Sendo eu. Podem entregar a taça pros GAMBAS. Já estão fazendo até média com seus concorrentes. Parabéns aos responsáveis por mais ezse título incontestável.
    Rei Sol se eu fosse você não diria pra onde iria. Creio que muitos irão atrás de ti. Sibéria não combina com Rei Sol. Porque o Sr quer ir para tão longe de nós. Fique pertinho assim nós podemos ti ver melhor.
    Interessante também… Agora que a vaca foi pro brejos os tourinhos vêm fafar que tinham acordo com ela… kkk. Se fizeram foi com a pessoa errada e não são vascaínos. Nem um nem outro.

    próximo jogo gostaria de 1×1. Comprovar evolução dos números.
    Mas só vejo 3×0.
    Pergunta que não quer calar em minha mente. NESTE BRASILEIRO não ganharemos nenhum jogo de 2×0. (Essa vai com erro mesmo??? A vontade que tenho é de mudar a gramática . Agora só se for no rabo do rei sol.)

  6. Jacqueed

    Pessoal estive no maraca hoje. O VASCO jogou bem. O atlético não é essa coca-cola toda. O juiz foi pífio errou no lance do segundo gol falta clara no JH, deixou de dar um pênalti em cima do JH igual ao outro que ele deu. Fui por que queria ver o jogo de perto só tinha visto o VASCO pela TV esse ano. O que eu vi:
    – Cristia….(me recuso a escrever o nome desse cara) ele é HORROROSO, ele deve comer alguém no VASCO, não acerta nada, não marca, não ataca ou seja é um nada e os gols saem sempre pelo lado dele…..
    – Julio dos Santos é um bom jogador mas não marca, coitado do bruno ferreira
    – Diguinho fez uma partida exemplar
    – Leandrão é o centro avante que faltava no time, fez o pivô, chutou a gol e disputou na corrida com os zagueiros do atlético

    Perder para o atlético seria até normal senão estivéssemos na situação em que estamos.
    Achei o time bem melhor com essa formação. Agora precisamos de um cara no meio para dividir com o nenê ele sozinho ta difícil.
    Ainda acredito pois ainda temos chance e vou continuar acreditando.
    VASCO SEMPRE!!!!!!
    P.S. Quando saiu o gol comemorei como se fosse um titulo!!!!!

  7. Carlos Couto

    Todo planejamento do Sr. Irineu Marinho ( jurou que acabaria com o Vasco ) e depois dos seus filhos está se concretizando.

  8. Leonardo Niterói

    Parabéns, Eurico!
    Realmente o respeito voltou!

  9. Assis ES

    O Cristiano deve voar nos treinamentos só pode…impossível alguem conseguir ser tão incompetente na sua função.

  10. Olá JC, sou gremista, mas ja acompanho o seu blog faz algum tempo. Gosto de futebol e gosto de ler suas análises. Me compadeço pelo atual momento do Vasco da Gama, é triste ver um gigante do futebol estar passando por uma fase tão difícil a tanto tempo. Espero realmente que possam dar a volta por cima.

    Escrevo para dizer que não se deixes abater pelo atual momento da sua equipe, continue com os bons textos e com as análises, na maioria das vezes, racionais.

    PS: Estou votando diariamente no blog para o top blogs, desejo boa sorte!

  11. Carlos júnior

    Resposta ao comentario anterior
    Sou vascaíno mas ao contrário de vocês adoradores do Eurico mulambo eu acredido em competência para consegui bons resultados… Vocês idiotas acharam que iam consegui tudo no tapetão como a mulambada consegui.. Eu ainda acredito que o Vasco vai ser gerido por alguém competente … Mas nunca acreditei e nem vou acreditar que o Vasco vai voltar a ser grande com gente como o eurico mulambo no poder

  12. Beto

    Um dos setores que apoiou a eleição de Eurico Miranda, a torcida organizada FJV, ou parte dela, a chamada oposição, agora se vê ameaçada por Eurico e reage. Quando vi a nota do Vasco, assinada pelo Eurico, imaginei que isso poderia acontecer. A reação veio rápida e a torcida ameaça falar sobre “acordos” passados.
    Começa a rachar uma parte da base de apoio do Eurico.

  13. É o Cristiano titular absoluto , é brincadeira esse perna de pau um jogador que não joga nada absurdo deixar esse jogador medíocre no time ele é péssimo pra marcar é horrível pra atacar o lado esquerdo e uma avenida é lamentável esse jogador ser titular absoluto , quanto ao jogo vai perder mais um jogo , time que não cosseguro fazer um único Gol esperar o que desse time ,ta muito difícil. Saudações Vascaínas.

  14. Juvenal

    Jogo duro
    Tá dificil definir o que está pior: a defesa ou o ataque do Vasco.
    Eu sempre achava que o Vasco não ia pra frente porque não tinha ataque, mas estou vendo que nosso maior problema esta la atras.
    Afinal a comparação 41 a 8 diz tudo.
    Alem disso o Vasco já não depende só de si, mesmo – com ilusão hipotética -que ganhe todos os seus jogos. Os classificados acima certamente não vão dar mole. Então – para ser bem realista – acho que este ano já era!

  15. Wanderson DS

    Na moral, vontade ZERO de ver esse jogo… é muito triste ter a certeza que vai sempre passar raiva… a infeliz realidade de um jogo onde ou o Vasco perde de pouco se o galo estiver num dia ruim, ou se eles jogarem o normal será outra goleada pra coleção… parece que a VERGONHA nunca mais terá fim… quando a gente acha que chegou ao fundo do poço, a cada rodada conseguem superar e cavar ainda mais o buraco… FORA EURICO! FORA EURIQUINHOS! FORA ZÉ DO TÁXI, ANGIONE, HORTA E TODA ESSA CORJA MALDITA!!! QUEREMOS NOSSO VASCO DE VOLTA!!!!

  16. ARTUR RICARDO - TERESÓPOLIS RJ

    Eu, na hora do jogo, estarei em um aniversário de uma filha de um amigo. Vou tentar me desligar do Vasco neste momento.. Acho que vai ser melhor pra minha saúde.

  17. Luiz Afonso

    Diguinho, Lucas e Júlio dos Santos… Meu Deus… Que velocidade… Que dinamismo…

    Acho que o Jorginho quer que o Galo supere o Inter…

    Com esse time, se for “só” três a zero para eles, já fico conformado…

    QUE MERDA PASSA PELA CABEÇA DO JORGINHO!!! SERÁ QUE NÃO ENXERGA A ESTUPIDEZ DE ESCALAR ESSE MEIO DE CAMPO TÃO LENTO E DESPREPARADO!? PQP!!

  18. Guilherme

    Cara… Infelizmente não tenho nenhum compromisso inadiável, então vou seguir minha via crucis e ver outra partida sofrível do Vasco… Triste sina de quem não consegue abandonar o time, apesar de tudo.

    Quando ao tapa no Rodrigo, só reafirma minha crença na quantidade de imbecis que temos em nossa torcida. Bater em jogador, por pior que ele seja, não é atitude de gente inteligente ou minimamente civilizada. Nenhuma violência se justifica, mas se fosse pra bater em alguém, deviam bater no Eurico e na corja que dirige (?) o Vasco com ele… E depois bater incessantemente a cabeça na parede, pois temos tanta culpa quanto ele ao ter reconduzido este câncer ao poder.

    Abraço

  19. BJ

    Rodrigo depois de ser agredido pelos criminosos pediu para não jogar. (Talvez isso seja até um reforço). Mas a atitude dos criminosos são inadmissiveis. Pior ainda é a segurança do clube que permitiu que o Rodrigo fosse agredido. Já pensou se o cara estivesse armado? Que segurança é essa?
    Esta claro que o grande problema do nosso time fora a péssima qualidade do time é a lerdeza. Os jogadores são muito lentos e futebol hj é só velocidade. Pelo menos Guinã já foi pro banco. Falta agora tirar o Lerdo dos Santos. Rodrigo outro lerdo tbm não deve jogar depois da agressão.
    Se for pra perder percam de pouco!

  20. Po deu pena do Rodrigo, se eu levasse um pedala desses na cabeça eu ia ficar p da vida, isso não se faz .

  21. Felipe

    JC, votei no seu blog ( ou nosso, pois sou um leitor assíduo ), já perdi a conta. Agora falar sobre esses protestos sou a favor, mas com violência a jogadores, patrimônio do clube, não concordo, pois os responsáveis por tudo que está acontecendo com o Vasco, é culpa dessa diretória incompetente. Do jeito que as atuações do Vasco estão, o melhor protesto seria a torcida não ir ao maracanã, porque assistir aos jogos do Vasco tem que ser sadomasoquista.Mas apesar de tudo, sei que meu Vasco vai superar tudo isso, pois pra mim sempre será um GIGANTE.

  22. LUIS CLAUDIO

    Vasco hoje deveria entrar com 10 zagueiros e o estreante revelação de centro avante (ponto), e esperar não ser goleado.
    A que (ponto) chegamos.
    Fora Eurico, Já

  23. Rodrigo

    JC, apenas um comentário sobre mais uma atitude dessa “brilhante” diretoria:
    – O John Cley foi vendido por 500 mil dólares pela diretoria que dispensa diretores profissionais, prima pelo amadorismo e faz questão de deixar isso bem claro. Jovem promissor, com 21 anos, meia, não era nenhum craque, mas bem trabalhado, poderia se tornar um bom jogador.

    – O Caceres, do framengo, foi vendido por 700 mil dólares! 50 anos, volante porradeiro e conseguiram vender por um valor mais alto!

    E ainda tem gente que bate palma pra esse velho e seus amigos..

    • Beto

      É sem lógica essa venda do Cley. Ele, mesmo não sendo nenhum craque, era dos poucos da base que mostrava alguma qualidade. E, dessa forma, deveria ser dos poucos a permanecer em 2016.
      E o valores falados na imprensa? Insignificantes, não pagam os salários de um mês de toda a velharia contratada. Não encontro justificativa para essa venda.
      Ao invés de vender os direitos do jogador, deveriam ter renovado o contrato que, conforme divulgado, se encerraria no fim do ano. Ao invés de pagar esses velhos contratados, apostaria em um jovem que, repito, mesmo não sendo um craque, poderia compor um elenco do Vasco. Como o Marlone também poderia (vendido pela Gestão Dinamite). Prefiro apostar na base que mostra algum talento e que poderia ter alguma evolução a esses velhos contratados em final de carreira e vindos de longa inatividade de mercados como a China e Oriente Médio.
      Não vejo bom futuro próximo para o Vasco. O clube, com essa diretoria, ainda não chegou ao fundo do poço, este ainda é mais fundo. Erram demais na administração do futebol, falta discernimento para entender o futebol atual.

  24. Breno

    Ou Eurico começa a mostrar sua força de bastidores, que tem gente que jura que ele ainda tem, ou já podemos nos conformar com a Série B ano vem. Não que eu concorde com isso, mas da forma como o time tem jogado e inclusive com a falta de sorte que tem nos poucos jogos q joga ‘bem’, é a única maneira do Vasco escapar da degola. Usando da força dos bastidores obscuros do futebol tupiniquim.

  25. Tem horas que partir para a agressão é inevitável. Mas foram no lugar errado, pegar os caras errados.

  26. Carlos Queiroz

    Bom dia JC, hoje não vou ter o desprazer de ver esse time entrar em campo (pq jogar não joga), fiquei pensando em jogadores dentro do elenco pra tentar algo diferente e não vejo muita saída pro meio de campo, na parte defensiva. Não sei quem possa do sub 20 suprir essa lacuna. Não sei se Jomar escalado pra derrubar tudo que passasse no meio dava conta. Sei que Diguinho e lucas não resolvem também. Acho que Luan, Rodrigo, Cristiano e Dos santos, sempre nos ferram. Afastar Guinhazu assim é estranho mas faz tempo que ele não tá dando conta, se lembrarmos que nossa ultima vitória no brasileiro foi sem ele, não dá nem pra esquentar.Mudando de assunto, vender um jogador como Jhon Clay, jovem por apenas 500 mil euros é um desperdício tremendo, mesmo que ele jogasse a Série B ano que vem ia ter tempo pra se consolidar e sair pelo triplo do preço, pelo menos, triste essa nossa pseudo diretoria.

    • Amado Peixoto

      Não acho que tenha muita solução na base pra tentar ajudar. E com tanta contratação estranha no time, não acho que o Vasco vá usar a base e deixar os jogadores dos parceiros do eurico de fora do time.
      Eu acho que saida do Guina foi certa, mas acho que o Serginho devia ser mantido. To vendo o Vasco tomando sufoco lá pelos 20~25 do primeiro tempo pq não tem nenhuma marcação e o Jorginho tendo de tirar um dos volantes pra colocar outro. Se nesse meio tempo não tomar gol, já é lucro.
      Sobre o Cley, concordo que não é nenhum craque. Tem lá seus lampejos, mas geralmente é bem discreto. Mas vender o cara por 2 milhões de reais é de doer o coração. Ainda mais sabendo que esse dinheiro, SE usado pra isso, não paga UM MÊS de salário dos perebas que ficaram! Talvez jogando a série B ele tivesse algum destaque e saisse mais cado, como vc bem disse.
      To naquela, não sei se assisto ao jogo pq cansei de me estressar, mas tenho certeza que na hora, mudo o canal vou sofrer mais 90 minutos com esse time!
      SV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s