Piores, mas nem tanto

lanternaEntre todas as campanhas de todos os times que participaram em todos os Brasileirões em pontos corridos com 20 equipes, apenas duas chegaram à 21ª rodada com menos que os 13 pontos que temos hoje: o América-RN (que em 2007 tinha apenas 10 pontos) e o Náutico (2013, nove pontos).

Ainda assim, em alguns critérios, mesmo essas duas equipes levam vantagem com relação ao Vasco de 2015. O Mecão de 2007, por exemplo, tinha uma defesa pior que a nossa (sofreram 45 gols) mas com seus 17 gols tinham mais que o dobro de gols que temos hoje. O Náutico de 2013 tinha apenas duas vitórias contra as nossas três de hoje, mas tinha perdido 10 das 21 partidas disputadas. Seu ataque também era um pouco melhor que o nosso (10 gols). Tanto para o América como para o Náutico, a diferença para os penúltimos colocados (sete pontos) e para a 16ª colocação (15 pontos) na 21ª rodada eram maiores que as do Vasco (seis e nove pontos, respectivamente).

Comprar essas situações não é conclusivo. São campeonatos, equipes e situações completamente diferentes. As dificuldades que os dois passaram e as que passamos não são as mesmas. O poder de reação do Vasco, ainda que nada que tenhamos feito no campeonato indique isso, é maior que o dos outros dois times. Mas se lembrar as campanhas dos lanternas em 2007 e 2013 não significa que teremos o mesmo fim que eles, serve ao menos para mostrar quão complicada é nossa situação. A matemática ainda não nos enterrou, mas as atuações do Vasco não nos dão a mesma esperança que os números.

O América em 2007 e o Náutico em 2013 eram os lanternas da competição na 21ª rodada. E ao fim da 38ª partida, ainda estavam lá.

***

Tem coluna nova no Vasco Expresso também. Para dar uma conferida, basta clicar aqui.

***

Lembrando que o Blog da Fuzarca está participando do Top Blog 2015 e precisa do voto de vocês para levar esse caneco.  Cada leitor pode votar mais de uma vez, então não se acanhem em clicar aqui ou no banner na coluna à esquerda da página todos os dias (mais de uma vez, se for possível)….

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

36 Comentários

Arquivado em História, Variedades

36 Respostas para “Piores, mas nem tanto

  1. Thebar Augusto Guedes

    Puta que pariu, o Leandrão é artilheiro do Brasil!!!
    VAMOS LÁ GALERA, TODO MUNDO……
    PUTA QUE PARIU O LEANDRÃO É ARTILHEIRO DO BRASIL!!!
    AH, É BALOTALLES, AH É BALOTALLES, AH É BALOTALLES!!!
    EÔ, ÊO, O RIASCOS É O TERROR, EÔ EÔ O RIASCOS É O TERROR.
    MIL GOLS, MIL GOLS, MIL GOLS, MIL GOLS, ROMARINHO, ROMARINHO, EDMUNDO É UM COCÔ.
    MIL GOLS, MIL GOLS, MIL GOLS, MIL GOLS, ROMARINHO, ROMARINHO, EDMUNDO É UM COCÔ.

    Romarinho & Leandrão. 17 x 3 = 51 + 13 = 64 (Libertadores).

  2. Thebar Augusto Guedes

    Romarinho & Leandrão. 17 x 3 = 51 + 13 = 64 (Libertadores).

  3. Thebar Augusto GUedes

    Romarinho e Leandrão. agora vai!

  4. Diogo

    Quando vc acha que não pode piorar, piora. O Vasco me contrata um atacante da série C.. alguém sabe se foi por empréstimo ou contrato?? Não achei uma notícia falando.

  5. Rapha

    Caraca já pensou esse Leandrão ai que não tem nada a perder, todo desengonçado, todo grandão mete 6 gols de cabeça, 2 se pênaltis, 3 de rebote dentro da área, e 1 de fora da área, vira o artilheiro do campeonato, já pensou Romarinho que é vascaíno ganha a vaga jogando pelas pontas, dá o sangue pela Armadura Cruz Maltina nas últimas rodadas e faz o gol que salva o time do rebaixamento!
    Enquanto der eu vou torcer e sonhar por um milagre!

  6. ODILON C SILVA - RJ

    Agora arrumaram um culpado pela derrota no maracana para o Figuereinse, agora culparam o garoto THALLES, na outra derrota foi o MARTIN SILVA, na outra derrota foi o treinador, na outra derrota foi preparador físico, sempre assim, sempre aparece um problema, sempre tem um culpado, na verdade temos um monte de problemas há tempos……………………Começando por essa nova velha diretoria, basta vê as péssimas campanhas que o futebol vascaino apresentou na outra gestão euriquista, nada mudou, só cego não vê…………………………Essa diretoria vascaina deveria colocar os ingressos custando 20 reais, o time jogando mal, lutando contra degola, coloca logo os ingressos custando 20 reais, quando estiver totalmente no fundo do poço, quando estiver totalmente eliminado, ai sim, eles vão colocar os ingressos custando 20 reais…………………………..Triste é constatar, que o maior público ate hoje em sete anos de gestão euriquista como presidente, em jogos que não sejam clássicos estadual, foi esse jogo VASCO x Joinville com 42 mil pessoas, ou seja, em sete anos de Eurico Miranda como presidente, jamais jogamos para 50 mil vascainos em jogos interestaduais no Rio de Janeiro, o grande inimigo desse clube se esconde em São Januario………………….Apesar da eliminação do flamerda, esse jogo VASCO1x1flamerda foi doloroso, vê a torcida vascaina tão pequena no estádio, vê a torcida vascaina humilhada em corpo presente, só mesmo na gestão euriquista para acontecer esse tipo de coisa…………………….Em outras gestões o VASCO sofria péssimas administrações, mais o clube tinha alma, tinha emoção,tinha liberdade, a torcida vascaina batia recordes positivos de públicos, a torcida vascaina era a dona do espetáculo, a torcida vascaina era a estrela maior……………………Antes era normal, ate mesmo nesses anos livre do euriquismo, a torcida vascaina não passava uma humilhação como essa desse jogo contra o flamerda pela COPA BRASIL, quando a torcida do flamerda foi maioria forte, nesses anos livre do euriquismo quantas vezes a torcida vascaina foi maioria contra flamerda e outros clubes, na verdade o euriquismo desmotiva, tirar a vontade, o mesmo estilo arcaico, chato, nojento, ultrapassado, só mesmo na era euriquista para esse clube expressar essa insiguinificância de torcida……………POR ISSO QUE EU FALAVA, POR ISSO QUE EU DIGO, NADA, NADA, É PIOR QUE O EURIQUISMO.

  7. ODILON C SILVA - RJ

    Bem ao contrário da corja euriquista,que na época se gloriava dos tropeços do futebol para vascaino, para pedir o retorno do SADDAM MIRANDA……………….. Essa atual situação do futebol vascaino é muito doloroso, dói demais porque não tem emoção, não tem calor, já que o clube estar nas mãos de uma pessoa que há tempos insiste em fazer coisas erradas, improdutiva, de pésimos exemplos…………..Agora parece que a lei da mordaça voltou em São Januario, quem reclamar, quem discordar das merdas euriquista, sofre repressão, sofre ate expulsão do clube, ou seja ,o VASCO passa viver da mentira, o clube passa ter uma vida de emoção falsa, controlada, reprimida, onde a voz do coração vascaino não vale nada, simplismente o euriquismo castra a liberdade vascaina, o clube passa viver de mentira, do quereismo euriquista……………………………….São tempos duros, são tempos difíceis, um grande castigo que esse clube, sua torcida, jamais mereciam, euriquismo é tudo de ruim…………..

  8. JOSÉ MANÉ (primo do JOÃO BOBÃO da Tijuca)

    Ontem fomos ver uma roda de pôquer do nosso titio Dotô Orico Miranda na casa dele! Tinha 1 mulambo, 1 flor e 1 foguim, todos com mãos fortes e mais fichas (apesar do Foguim já estar devendo algumas). Quando tudo parecia perdido, nosso titio Orico virou o jogo com um par de dois! Um par de dois jagunços armados até os dentes que botou os outros pra correr! Aí o nosso titio Orico virou a mesa e ficou com todas as fichas! Depois nos pegou no colo e garantiu: “Se precisar, eu faço o mesmo com o campeonato!”

    Calem seus MUVgidos amarelos lazarentos pois foi promessa de campanha: titio Orico queria dar ao Vasco um time que dê orgulho aos netos dele, e aí está!

  9. Elizeu Caxias - MA

    Lembrei da campanha de 2013 quando trouxeram o fantástico Francismar do Boa Esporte, e chegou logo sendo titular…kkkkkkkkkk
    É rir pra não chorar, mas confiar no Leandrão aonde não se firmou em lugar algum é dose.

  10. JOAO BOBAO - TIJUCA - RJ

    Voces vao quebrar a cara, meu titio Eurico miranda contratou o grandse atacante LEANDRAO, agora nos vamos subir na tabela, vamos sair desse lugar na tabela, meu titio Eurico miranda vai sacaniar voces todos.

  11. adamor ribeiro

    Caro J.C. Boa noite.Tá difícil nossa situação,mas nada que me deixe de acreditar.Realmente o time deu uma melhorada com o Jorginho.Cria situações de gols,mas não temos ninguém pra colocar pra dentro.Ai não tem Mourinho que der jeito.Contrataram o Leandrão,não é grande coisa,mas pelo menos é um jogador de área, com certeza,pior que o Thalles,e o Herrera,acredito que ele não seja.Vou continuar torcendo muito,enquanto não matarem a esperança,eu continuo acreditando.abrço

  12. Eurico Siberiano

    o sapão já foi pra Sibéria? Não? Que bosta!

    tem q ir.. e num daqueles voos Jumbo, onde cabem ele, a prole, os asseclas, os seguidores, devotos e todos os imbecis que aprovam a destruição do nosso vasco!

    PS: e nesse voo siberiano, tbm tem uma poltrona reservada para o sr. dinamite. é só ele se apresentar para o embarque.

    SUMAM DO VASCO, PRAGAS!!!

  13. Hugo

    O invvitavel, é inevitável….. Nos resta esperar que os responsáveis por isso, diretoria, nunca, mas nunca mais, tenham oportunidades no futuro. Se for preciso ficarmos na segundona dois ou três anos mas, depois disso nos reinventarmos, voltarmos a ser grande, e, principalmente, nos tornarmos profissionais, vai valer o sacrifício…..
    Basta, nunca esquecermos quem causou tudo isso.

  14. natan-Vasco

    Este time está com o mesmo modus operanti (só que piorado) do de 2013, quando fomos rebaixados deliberadamente por traíras.

    Só que dessa vez não precisará de emboscada criminosa em estádio contra o time e a torcida armada por quadrilheiros e inimigos do Clube.

  15. LUIS CLAUDIO

    Vou comentar algo que já havia falado.
    Acho inoportuno na situação atual do Clube o Martin Silva ser dispensado para disputar 2 amistosos e pior,ficar na reserva.
    E o Clube não moveu uma palha para evitar sua ida.Pelo menos nada foi noticiado. Só falta voltar machucado como na outra vez e entrar completamente sem ritmo de jogo. Vai sobrar para o coitado do Jordi.
    Essa diretoria do vasco esta parecendo o Governo do PT completamente sem rumo.
    So falta inventarem uma CPMF dos outros clubes para arrecadação de 1% de futebol de cada um deles.Daria uma melhorada.

  16. Germano

    Buscando manter o pensamento dentro dessa “tal realidade financeira” ou política de contratações desastrosa, penso eu, embora não acredite que vai acontecer, que o Vasco teria que contratar o Danilo do Corinthians, acredito q se oferecer um contrato de 3 ou mais anos pode balançá-lo (já fizemos isso com jogadores bem piores pra posições não carentes)

    Depois ir até o Bahia e contratar aquele atacante Kieza, se o Kieza estiver fora da nossa realidade salarial, ai fecha as portas.
    E por fim, já projetando 2016, muito provável na série B, vende o Luan e o Thales, são novos e certamente algum clube mesmo que do Vietnã há de querê-los, e cede mais uns 5 jogadores ao Cruzeiro para repatriar o Dede. Assim teremos uma “espinha dorsal” pro time ano que vem. Que não terá nenhuma desculpa para não promover os garotos como Kayser, Evander e outros.
    Pena que isso não passa de ilações de um torcedor, que tem plena certeza de ter que apelar pra Leandrão, e pior ver ano que vem permanência de Rodrigo, retorno de Sandro Silva e quem sabe até daquela mentira que joga na direita veio do inter e que graças a Deus esqueci o nome dele, aquele com joelho bichado q gosta de lutar!! Ah e fazer gol contra!!
    Vasco sempre!!!

  17. BJ

    Acabei de ver q o Vasco vai trazer Leandrão, 32 anos, do Brasil de
    Pelotas, artilheiro da disputadíssima série C.
    Ouvi rumores tbm da vinda jovem jogador de 37 anos Pizarro , aquele q era da seleção peruana, chilena, sei lá.
    Não dá cara! O Eurico quer montar um asilo lá, um asilo de perna de pau.

    Se é pra trazer esses reforços de serie C não seria melhor trazer o Elton que está la no Vitoria? Não q ele seja craque, acho ele super caneleiro, mas esses reforços de serie C é melhor trazer um da serie B.

    • Wanderson DS

      um bonde de 32 anos “artilheiro da série C” e contrato de 2 ANOS!!! Esse é o “planejamento” dessa diretoria amadora, arcaica, destrutiva, obsoleta e repugnante tá fazendo pra 2017… SÉRIE C!

  18. Vinicius Leal

    Acho que essa Campanha do Nautico foi em 2013

  19. Vascaíno desesperado.........,,,,

    Como previ após o carioca, com o nosso elenco disponível, conseguiríamos a façanha de terminar o brasileiro com 0 pontos. Como conseguimos 13, isso pode ser considerado uma façanha e tanto!!!!!!!!!!!!

  20. Juvenal

    Show de Incompetencia
    É isso que a equipe do Vasco está oferecendo aos seus torcedores em todo o Brasil. Isso é uma vergonha.
    NOVE horas em cam´po sem marcar gol – isso é o Cumulo da Incompetencia.
    E o Dotô vai “cumprir” sua promessa na Sibéria festejando o TRIREBA.
    Este ano já era!

  21. celopereira

    JC,

    No seu artigo anterior a este vc fala da diminuição da importância do futebol (e do Vasco) em sua vida. Posso dizer o mesmo. Eu moro em Lisboa e estive de férias no Rio de Janeiro durante os jogos do Vasco contra a Mulambada e o Coritiba. Todos no Maracanã que fica perto da minha casa e nem assim fui assistir. Preferi me juntar com amigos que não via há algum tempo.

    Esse time não merece qualquer esforço da parte da torcida. Há 20 anos atrás eu deixava de fazer quase tudo para assistir um jogo do Vasco no Maracanã. Só não deixava de trabalhar ou estudar, o resto era sempre secundário perante o Vasco. Agora infelizmente a paixão está diminuindo.

    Acho que os Euricos e os MUVs conseguiram o que queriam que foi destruir o Vasco. Cada um a sua maneira.

    A esperança é a última que morre, mas também morre. Já dizia um amigo meu.

    Vou continuar torcendo de longe via PFC e Globo Internacional (infelizmente só esses safados transmitem os jogos do Brasileirão em Portugal), mas quem não tem um atacante sequer que consiga dominar uma bola e chutar em menos de 2 segundos, não merece se manter na Série A.

    Eu sou do tempo que ia ao Maracanã e xingava o atacante Jardel. Chamava o cara de bonde, lento, etc. Mas a verdade é que o cara metia gol. Agora esse semi-mulambo chamado Thalles é a nossa opção para o ataque. Que tristeza!

    Não acho que o time todo seja um lixo como muitos aqui comentam. O problema é que faltam peças fundamentais que no final das contas faz o time levar porrada. Se tivéssemos um atacante realmente bom, matador, já seria meio caminho andado. Precisamos de dois laterais decentes. O Madson pode ser uma boa opção no banco. Os zagueiros nem são assim tão ruins, poderiam ficar.

    O problema é que agora é difícil encontrar 2 laterais competentes além de um atacante matador.

    Demos sorte com o Nenê que é um cara que aparece para o jogo. Já não temos aquelas ligações diretas da defesa para o ataque, mas o Nenê sozinho não consegue salvar o Vasco.

    Esperava mais o Andrezinho. Ele tem a desculpa da contusão. Vamos ver se ele consegue ser o jogador que jogou pelo Botafogo. Aquele sim é o Andrezinho que precisamos no time para jogar com o Nenê.

  22. O último jogo talvez tenha sido o mais digno do Vasco nos últimos tempos(falando de brasileiro, o último mês um desastre), apesar do adversário. O gol no último lance só serviu pra o torcedor que estava voltando a acreditar retornar ao seu estado racional novamente. Aliás, me deparei com mais contas e mais esperança(dessa vez feita pelo Rica Perrone), mas o vascaíno mais atento já sabe da nossa realidade ( esperar tais resultados do único time que não venceu ao menos 1 jogo nas últimas 6 rodadas…).
    http://www.ricaperrone.com.br/planejada-do-vasco-ainda-da/

    Quanto a Copa do Brasil…sinceramente, o que vier é lucro, melhor não focar nela pra não pressionar o time…

    • LR – Creio que já houve um milagre – o do Perrone, usando a ciência matematica. O proximo será conseguir que nossos “artilheiros” façam
      gols rpt GOLS. Sim, gggooolllsss. Abraço.

    • Jadson

      Não focar na copa do Brasil para “não pressionar o time”? Desculpa, mas o que esse time não sentiu foi ” pressão”, eles tem obrigação de mostrar alguma dignidade na copa do Brasil, já que no Brasileiro mesmo que aconteça um milagre, essa mancha vergonhosa de campanha estará marcada na nossa história. Sinceramente, na copa do Brasil o único jogo que o time teve alguma disposição até agora foi contra os mulambos, então que honrem a camisa na copa do Brasil.

  23. Gustavo P.

    Contrariando a minha decisão de entrar de férias do futebol no jogo contra o Coritiba, fui ao jogo no sábado com o meu filho. O que vi foi um clima ótimo da torcida, que estava feliz com a vitória contra a mulambada na quarta e o time iniciando a partida motivado e pressionando o Figueirense. Só que o gol não sai!!!!! O gol não sai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Foram mais de dez chances de gol, incompetência total do time, não sei se nervosismo, ansiedade, o que for. Aquele Riascos é um BONDE! Rafael Silva poderia pegar uns 20% da sua vontade e colocar na técnica, corre, corre, corre, corre, corre………… e nada. O Jorginho mexeu 100% mal no time. Tirou o Riascos e colocou o Andrezinho, que congestionou o meio campo. Aí tentou corrigir com o Thalles e isolou o Guinazu no combate no meio, só que ele não tem mais perna, está na hora de pensar em utilizá-lo somente em 45 minutos. Depois Romarinho! Só pode estar de brincadeira…..

    O Vasco foi superior na partida, mas caiu no anti-jogo do Figueirense (acho que todos os jogadores deles se revezaram em simulações de contusão durante a partida), ficou nervoso, se lançou desesperadamente no ataque e tomou mais um castigo. Agora é só milagre e daqueles bons mesmo, do nível da final da Mercosul. Eu só não diria para abandonar o Brasileiro porque esse time precisa jogar e pegar entrosamento, mas o foco tem que ser a Copa do Brasil, eu vou me apegar a isso e acreditar.

    • Jadson

      Uma correção, se me permite, mas na Mercosul não foi milagre. Tinha-mos um elenco de qualidade e preparado para reverter aquela e muitas outras situações adversas. Aquele time, mesmo que não tivesse levado a copa Mercosul, tinha no elenco jogadores que mostravam raça, seriedade e disposição com a camisa do Vasco. Esse ano, apesar de algumas qualidades que alguns jogadores do elenco tenham, faltou planejamento, preparação para uma competição de nível muito superior ao campeonato carioca.

  24. Claudio

    REBAIXADOS nós já estamos, isso se houver rebaixamento. Um time que faz 8 GOLS EM 21 RODADAS merece ser rebaixado, nossos atacantes são MEDÍOCRES. Enquanto isso o Avaí mete 3 X 0 no Inter, mostrando competência nas FINALIZAÇÕES ao gol.
    Já que a “vaca foi pro brejo”, está na hora do Jorginho colocar a mulecada para jogar, tirando muito dos “velhotes” do time. Tem que mesclar o time com juventude, pois do jeito que está com essa velharia toda não vamos a lugar nenhum.
    O lance do gol do Figueirense mostra claramente o que o peso da idade faz,, Guinazu apesar de estar na frente da jogada e batido facilmente pelo jogador adversário. Agora eu duvido se fosse o Índio com seus 20 anos de idade se deixaria ser batido no mesmo lance do Guinazu.
    Se o Jorginho promover essas mudanças, continuaremos nesse marasmo.

    • Diogo

      Sobre o Guinazu, apesar de ele ainda ser mt importante para o time, só para citar ele foi o jogador nessa rodada do brasileiro que mais desarmou, acho que ele tem q ser sacado no final da partida pq ele não tem mais o mesmo pique.

  25. Claudinei

    JC: sinceramente, a partir de agora devemos priorizar a copa do Brasil. Na série B acredito que já estamos, então deixemos o milagre ser milagre dos grandes mesmo. Acredito que em algum momento o time voltará a vencer, pena que já será muito tarde. Assim que a queda se confirme, creio que o time, mais solto e sem o nervosismo, volte a vencer; infelizmente será isso. Como me saí de “mãe Diná”?

    • JC Barbosa

      Acho que acreditar no rebaixamento do Vasco, nesse momento, não te faria ganhar muita grana como vidente.

      • Claudinei

        É aquele pessimismo que passa. Sei que contra o Inter já estarei acreditando novamente… Faz parte do DNA do vascaíno acreditar sempre, mas uma onde de pessimismo me invade neste instante…. E só quis reforçar a ideia de o time se empenhar na CB. É mata-mata e tudo pode acontecer.

      • Claudinei

        …uma onda…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s