Mais a ganhar

Todo ano – ou pelo menos em vários dos últimos anos – que o Vasco está com problemas, surge a questão: devemos continuar brigando pela Copa do Brasil ou devemos focar em resolver nossa situação no Brasileiro? Normalmente, como não há rebaixamento na segunda competição, o natural seria termos uma preocupação maior com a primeira. Mas as oitavas-de-final dessa Copa do Brasil de 2015 se tornaram uma disputa estratégica e, devo dizer, indispensável.

Esse raciocínio não tem nada a ver com a monomania euriquiana e sua fixação patológica com a mulambada. As próximas duas partidas contra a urubulândia não serão um “campeonato à parte”, mas podem ser fundamentais para a recuperação do time, incluindo ai o Brasileirão.

Não é tão difícil entender as razões para isso. Uma eliminação para o nosso maior rival seria mais uma decepção entre tantas desse segundo semestre, o que obviamente não nos ajudaria em nada. Já uma classificação para a próxima fase terá as seguintes consequências:

1) será o melhor dos começos para o Jorginho, que terá mais respaldo para implementar seu trabalho junto ao grupo;

2) trará uma motivação extra para os jogadores, que tendo mais autoconfiança, terão mais condições para conseguir nos salvar no Brasileirão;

3) bater mais uma vez o maior rival garantirá mais apoio por parte da torcida, o que será vital para o time até o fim da temporada;

4) e por fim, nos manterá vivos naquela que é a última competição na qual temos condições de disputar um título esse ano.

A rivalidade entre clubes é, na prática, algo que não traz muitos benefícios. Mas nesse caso, o Framengo acaba sendo um adversário dos mais oportunos. Pelos pontos citados acima e também porque uma eliminação agora, no momento que passamos, seria algo muito mais aceitável que perder para um Ituano, Paysandu ou Ceará, que ainda estão na disputa.

Como obviamente todos consideram a mulambada favorita no confronto, Jorginho e seus comandados devem ter isso em mente e deixar a pressão para o outro lado quando a bola rolar. Se lembrarmos que temos muito mais a ganhar que a perder, já começaremos a disputa com uma ligeira vantagem.

***

Sobre o time, independente das escolhas do Jorginho, me agrada a opção pelo simples: zagueiro jogando na zaga, meio com dois volantes e dois armadores e centroavante jogando na frente. Sem improvisos, sem invenções e buscando aproveitar as melhores características de cada um. Salles não se saiu tão mal como volante, mas é a melhor opção para acompanhar Rodrigo na zaga; Julio dos Santos pode não estar rendendo tanto quanto Jhon Cley (que, a bem da verdade, também tem decepcionado nas últimas partidas), mas sua experiência pode ser importante em um clássico; E um ataque com Jorge Henrique e Thalles alia velocidade e presença de área, algo que não tivemos nas últimas apresentações com Roth no comando.

O novo treinador não teve tempo para treinar e fazer o básico é o melhor que poderia fazer. Se Jorginho conseguir resolver o problema de cobertura às laterais – o que é primordial, já que os mulambos jogarão com dois atacantes abertos pelas pontas – nossa maior preocupação passará a ser o que nos aflige desde o começo do ano: a falta de gols. Não podemos perder tantas chances como temos perdido. Mas isso já não passa pelo trabalho do técnico. É preciso que nossos jogadores coloquem o pé na forma.

Copa do Brasil 2015

Flamengo x Vasco

César; Pará, Marcelo, Wallace e Jorge; Márcio Araújo, Canteros e Ederson; Emerson, Everton e Guerrero.

Martín Silva; Madson, Anderson Salles, Rodrigo, Christianno; Guinãzú, Serginho, Julio dos Santos e Nenê; Jorge Henrique e Thalles.

Técnico: Cristóvão Borges.

Técnico: Jorginho.

Estádio: Arena Maracanã. Data: 19/08/2015. Horário: 22h. Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG). Auxiliares: Rodrigo Corrêa (RJ) e Dilbert Pedrosa (RJ).

As Redes Bandeirantes (RJ e parte da rede) e Globo (RJ, Juiz de Fora-MG, ES, GO, TO, Corumbá-MS, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF) transmitem a partida ao vivo. O SporTV 3 transmite para seus assinantes em todo país .

***

E, mais uma vez,  o presidente mulambo Eduardo Bandeira de Mello, antecipa o chororô e reclama da arbitragem. Dessa vez, por conta da escalação de dois auxiliares do Rio. Peixe e Gambás também terão auxiliares paulistas e não se viu reclamações a respeito (e olha que se tem algum time que deveria se preocupar com esse tipo de coisa atualmente é…qualquer adversário do Corinthians).

A tática é conhecida: reclama-se por antecipação para pressionar os árbitros. Assim, caso aconteça algum lance duvidoso, os auxiliares pensarão duas vezes antes de apontar a favor do Vasco. Isso, claro, se chegarem a apontar qualquer coisa.

Atitude pusilânime, ainda mais vinda de quem antigamente já foi muito favorecido por erros grosseiros de bandeirinhas e os classificou como “coisas que acontecem“.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

33 Comentários

Arquivado em Adversários, Notícias, Pré-jogo

33 Respostas para “Mais a ganhar

  1. natan-Vasco

    A tática do “acuse do que você és” do presidente mulambo, com a ajuda da mérdia nazi inconformada.

    Ben típico desses delinquentes.

  2. Claudiane

    Por favor JC, não me venha falar mal do Cristiano que ontem (jogo contra a mulambada) para mim foi um dos melhores… Partidaçaaa do Cristianoooo!!!

  3. Claudiane

    Partidaçaaaaa do Cristianooooooo!!!

  4. natan-Vasco

    Agora é tirar o time da fossa no campeonato.

  5. Diogo

    http://www.netvasco.com.br/n/167001/ingresso-cheio-mais-barato-para-vasco-x-flamengo-custara-r-80-veja-precos
    Eu realmente queria entender oq passa pela cabeça dos dirigentes vascaínos!! Poh eles me aumentam o preço qnd deveriam fazer justamente o contrário ou pelo menos manter o msm, para chamar a torcida pro 2º jogo! Sinceramente.. é mt burrice e incompetência junto!

  6. Diogo

    GANHAMOS!!!!!!!!!!!!!! É A HORA DA VIRADA!!!

  7. Beto

    Essa equipe precisa manter essa aplicação em todos os jogos num campeonato longo. Tarefa dificílima. Precisa também melhorar ofensivamente, se tivesse mais qualidade na frente, teria matado o Flamengo hoje, cabia mais.
    Quero voltar a ter esperanças e vou esperar mais jogos com o Jorginho no comando pra avaliar. Vitória importante pelos aspectos que você elencou, JC.
    Madson jogou no nível do Estadual, conseguindo alguma efetividade. Deu lindo passe para o Nene, que perdeu o gol. Cristiano também foi bem, nunca imaginei dizer isso, mas acho que foi.
    Quem sabe com Jorginho, que foi um ótimo lateral, eles evoluam ou , pelo menos, passem a render mais para o time.

    • Diogo

      Não dá p esperar muito, a hora da verdade vai ser no jogo contra o Goiás, nosso adversário direto!! Precisamos ganhar esse jogo, minhas últimas esperanças no Brasileiro estão nesse jogo.

  8. Hugo

    Da pra entender? Porque não jogam assim todos os jogos?

  9. alex-es

    Tem o estádio novinho aqui no ES o Kleber Andrade, pronto para receber o VAsco de braços abertos.
    Vem pro ES VASCÃO, que será muito bem recebido.

  10. Estou tentando imaginar o Julio dos Santos acompanhando o Nenê e chegando ao ataque… Mas, sinceramente não consigo… Prefiro com certeza o John Clay.

    Fico tentando imaginar o Madson acertando alguma coisa… Nem imaginar eu consigo…

  11. INDEPENDENTE QUE O TÉCNICO SEJA JORGINHO E QUE O MULAMBO ZINHO SEJA O AUXILIAR,PRA MIM NÃO IMPORTA, QUERO QUE ELES POSSAM ALCANÇAR O OBJETIVOS DE TODOS VAISCANOS QUE AMAM ESSE CLUBE DE CORAÇÃO, QUE É NOS TIRAR DESSA SITUAÇÃO DESESPERADORA EM QUE SE SE ENCONTRA MEU VASCÃO
    SE GANHARMOS DOS MULAMBOS ÓTIMO, SE NÃO É FOCAR NO BRASILEIRÃO
    .

  12. Fabio da Costa

    Com o tempo curto para treinar e conhecer o elenco, o resultado de hoje é imprevisível. É muito cedo para notar alguma possível mudança radical no comportamento da equipe, mas espero que o Jorginho tenha consertado alguns problemas graves de posicionamento do time e os espaços que existem entre os setores.

    Independente de vitória ou derrota hoje, espero ver o Vasco com uma postura diferente. Se conseguirmos jogar melhor, já é um alento.

  13. Chico

    É a hora da virada!!!

    Que comece pela Copa do Brasil…

    Vamos vencer… vamos jogar bola… vamos nos entregar!!!

    à imensa torcida do Vasco… Por favor, vamos (tentar) apoiar o time durante TODO os 90 minutos!!!!

    Agora, infelizmente o time precisa de incentivo moral… Lembrando que o jogo tem 180 minutos…

    Mesmo perdendo hoje, podemos reverter a situação no próximo…

    MAS, seguramente, prefiro ficar na Série A que seguir na Copa do Brasil para ser eliminado na próxima fase (convenhamos, ganhar do Framerda já vimos que é possível até com o nosso time… mas, dos outros… sei não!)

    VASCOOOOOO hoje…. 0 x 0 é GOLEADA para nós!!!

    abs

  14. Igor

    Julio Dos Santos já pode ter marcado bem em alguns anos mais novo. Porque agora não dá mesmo. Como o amigo disse acima, o cara não tem agilidade alguma e não sabe se posicionar dentro de campo. O adversário coloca a bola ao lado e passa facilmente. Mas vamos torcer. Não tem jeito. Quem escala agora é o Jorginho. Só não entendo porque o Emanuel Biancucchi não consegue jogar. O cara sabe tocar a bola, sabe bater no gol, fez boas partidas e não tem vaga. Enfim… Vasco acima de tudo!

  15. Claudiane

    Vamos que vamos Vascão. Pra cima destes mulambos miseráveissss!!!

  16. Sinceramente após seguidas bravatas e exemplos de falta de educação de nosso mandatário, concluo que se o Vasco vencer o Flamengo e não for rebaixado, concretizando-se as duas hipóteses, teremos ações do nosso presidente ainda piores do que estamos acompanhando. Esse senhor está cada vez pior e aumentando seu índice de rejeição junto à torcida. Não é a imagem que possíveis patrocinadores gostariam.
    Agora, manter nosso “Você-sabe-quem” (não pronuncio mais o nome do nosso lateral esquerdo, dá azar) contra os urubus é sacanagem demais, será que o Jorginho não lê blogs, não acompanha sites especializados em Vasco da Gama, não assistiu aos jogos para ver que este cidadão deve mudar de profissão? Sei que ele não teve tempo para treinar a equipe, mas se ele corrigir os erros de passes de meio metro do Serginho e do Julio dos Santos e avisar aos laterais que quando um sobe o outro fica, já teremos alguma chance contra os ave-pretenses.

  17. Wesley

    Não consigo pensar e nem imaginar um placar para o jogo , o jogo de hoje é daqueles que tudo pode acontecer , normalmente eu apostaria em um empate , mas dada a nossa situação e o que o Jorginho pode ou não fazer é uma incógnita . podemos ganhar , perder , ser goleado , e talvez quem sabe por que não até golear .
    Mas o que eu vejo de mais importante desse jogo é o fato de poder usá-lo até mesmo como forma de treinar o time para o brasileiro , vai ser um jogo de nervosismo e tensão e responsabilidade tal qual serão os nossos jogos do brasileiro , com a vantagem (se é que posso dizer assim) de que a derrota (que não sejam goleadas) ou desclassificação não será tão catastrófica .
    A classificação pode nos trazer mais força e confiança para o restante do brasileiro , já a desclassificação pode trazer aprendizado e a visão de onde e o que está errado e poder corrigi-los .
    Boa Sorte para nós !
    … o sentimento não pára , pois todo vascaíno , tem amor infinito
    cantarei de coração … VASCO DA GAMA !!!!!

  18. Paulo Oliveira

    Olá JC e Amigos. Torçamos!!!

    Não gostei da opção pelo Anderson Salles ao invés do Jomar. O IM tem um atacante bem perigoso e um bom cabeceador, e o Jomar é mais alto e mais ágil que o AS, e se imporia mais ao Guerreiro. Aliás, será que saiu pela falha? Aliás, não sei o que acontece no Vasco, que determinados jogadores são execrados, e nunca mais têem chances. O próprio Jomar é um deles. Outro: Sandro SIlva, é mais bola que Serginho e Lucas juntos. Outro: Rafael Vaz, comporia bem na necessidade de se jogar com 3 zagueiros, e tem boa saída de bola na condição de volante.
    Tudo isto não é pelo simples fato de um dia terem falhado. Gostaria de saber o que realmente ocorre…

    De resto, é o que temos pra hoje.

    A caminho da VITÓRIA!!!

    Saudações Vascaínas.

    • David

      Vamos por partes!
      1- Anderson Salles está com mais ritmo de jogo e é mais experiente que o Jomar. Talvez por isso ele esteja ocupando hoje a vaga do Luan.
      2- Sandro Silva e Lucas são péssimos, sofríveis e não jogam nada. Não que Serginho seja ótimo jogador, mas os outros dois são ridículos e não mereciam vestir a camisa do Vasco.
      3- Rafael Vaz é um zagueiro lento e que não sabe se posicionar. Costuma dar condição de jogo ao time adversário quando a defesa faz linha de impedimento. Aliado a isso, Vaz não sobe nas bolas altas e assisti o adversário concluir.

  19. Chico

    Fala JC,

    Gostei do post. Concordo com algumas coisas, não concordo com outras. Enfim, “business as usual” (negócios como sempre)…

    Mas, tenho um ponto que quero chamar-lhe a atenção. Acredito que tenha sido um deslize…

    Mas, no penúltimo parágrafo, quando vc diz: “A tática é conhecida: reclamasse por antecipação (…)”

    Esse “reclamasse” não deveria ser: “reclama-se”?

    abs
    * Não precisa publicar esse comentário se achar que é ofensivo.

  20. Leon da Cruz

    Será, JC? Tenho dúvidas. Penso que uma eliminação para a mulambada pode ser desastrosa para o time. Sobretudo pela importância que nosso presidente dá ao confronto.

    E também discordo de você sobre o Julio dos Santos. Este já mostrou que nem para gandula serve, pois até mesmo para esta função é preciso alguma velocidade e agilidade. Nas últimas partidas que teve oportunidade, Julio dos Santos foi seguramente um dos piores em campo. Jhon Cley não vem bem, é verdade. Mas ao menos luta, recompõe a marcação do meio campo, chega próximo a área. Parece-me melhor do que um sujeito que joga parado.

    Suspeito que essa escalação do Julio dos Santos tenha algum dedo dos cascateiros, que não cansam de tecer elogios ao sujeito e exigir sua presença no time titular. Para os cascateiros, Julio dos Santos é uma espécie de Pelé paraguaio.

    • JC Barbosa

      1) E o que pode fazer o Eurico para aumentar o desastre que já vivemos? Ele ficará revoltadinho com uma derrota, mas tirando isso, nem dá pra comparar perder para a mulambada a ser eliminado por times que sequer na Série A estão.

      2) Aí é questão de opinião. Não vi essa recomposição toda do Cley nos últimos jogos e acho que o do Dos Santos marca melhor. E há ainda a seu favos as atuações contra a Mulambada nas semifinais do Estadual, que foram boas. A mudança de treinador pode motivar o cara. Mas é como eu disse: como os dois não jogaram bem os últimos

      • Leon da Cruz

        JC, tenho certeza de que o Eurico prefere perder para o Ituano ou Ceará a perder para a mulambada. O ponto é que os jogadores vivem o ambiente do clube e assimilam essas coisas…

        Sobre Julio dos Santos, de fato, questão de opinião. Mas, marque melhor ou não que o Cley, é um fato que o sujeito tem armado vários contra-ataques perigosos para o adversário perdendo bolas bobas no meio campo.

      • Adalberto

        Não sei , mas com o Júlio em campo o Madson melhora 100% ofensivamente.

  21. Amado Peixoto

    É exatamente como vc disse, temos muito mais a ganhar do que perder nesse confronto. Se a gente passa, além da tradicional zuação contra os rivais ganhariamos uma moral e tanto pra disputa do brasileiro.
    E msm que a gente perca, dependendo de como o time se portar, não vai ser de todo ruim. O Jorginho mal teve tempo de conhecer o elenco, então não dá pra esperar uma grande evolução no time. Torço pro time jogar bem e, se perder, que seja com uma boa atuação.
    No mais, a tática mulamba já tá batida. Reclama antes pra pressionar! Qualquer lance duvidoso e deixam passar pra não parecer que estão ajudando o Vasco. E eu so quero ver, apesar de já saber exatamente o que vai acontecer, o que ele vai dizer quando o ajudado no jogo for o urubu. É claro que ele não vai ser homem o bastante pra falar que foi ajudado. Mas se acontecer o contrário, vão chorar por uma semana ou mais!
    SV

  22. Eu comentei em um grupo de whatsapp o seguinte: não sendo rebaixado pra segunda divisão e eliminando os mulambos, o que vier esse ano e lucro.

    • Marcos B

      Vc acha ainda q o time não vai ser rebaixado? o q estou esperando é ganhar quem sabe a Copa do Brasil… pois sendo mata mata qqer coisa é possível e estarmos ano q vem na Libertadores. Quanto a ser rebaixado, esquece… Ano q vem é Serie B denovo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s