Acertos e erros na Arena

A decisão da diretoria de mandar o jogo contra o Joinville na Arena Maracanã é uma ilha de acerto no do mar de problemas que o Vasco atravessa. Tenha sido pela humildade em engolir mais uma bravata não concretizada ou, mais provável, por reconhecer o desesperador momento do time no Brasileirão, é preciso dar o devido valor quando uma boa decisão é tomada e aproveitar essa que é uma das raras vezes em que o Dotô dá o braço a torcer antes de prejudicar o clube.

Isso porque o jogo do próximo domingo tem apelo bastante para levar a massa vascaína ao estádio. E como a partida é às 11 da matina, facilitar o acesso da torcida foi a melhor opção. Com metrô, trem e ônibus na porta da Arena, dificuldade de transporte não será uma desculpa para a ausência do torcedor.

Mas como não poderia deixar de ser, nem tudo são flores. A localização ajuda o acesso, mas a venda de ingressos, não. Pra começar, não haverá venda pela ingressos pela internet, o que obrigará o torcedor a se deslocar e enfrentar filas (haverá sim vendas pela internet, no site da Arena). E erro ainda maior, não haverá preços promocionais: lugar mais barato será 50 realetas (menos para os sócios, que pagam meia, mas serão obrigados a ir até São Januário para conseguir o desconto), valor que certamente afugentará um bom número de torcedores.

O marketing do clube poderia aproveitar que domingo é dia dos pais e fazer uma promoção referente a data. Atrairia muito mais torcedores, compensaria eventuais perdas com o desconto nos ingressos e garantiria uma Arena lotada apoiando o time, talvez até com recorde de público (o que faria o Dotô ter uma crise de felicidade, já que teria a chance de bater a mulambada mais uma vez). Uma pena a diretoria não ter tido essa visão.

Mas quem tiver disponibilidade de tempo e grana não pode deixar de ir. Como uma vitória é indispensável, contar com o apoio da torcida é fundamental. E já passou da hora de fazermos nossa parte como devemos (já que o time e a diretoria têm errado muito mais que acertado). Se o jogo contra o Joinville pode ser o início da recuperação do Vasco na competição, os vascaínos precisam dar sua contribuição nessa arrancada.

***

Uma pequena enquete sobre o funcionamento aqui do blog. No próximo post divulgo o resultado.


Como devem ser apresentados os comentários do blog?

(polls)

***
Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

61 Comentários

Arquivado em Torcida, Variedades

61 Respostas para “Acertos e erros na Arena

  1. Hugo

    Por que chamar de Arena? O Maracanã continua sendo um Estádio de Futebol, e não uma arena de gladiadores….

  2. Wesley

    Putz ! gostei muito do debate , na minha opinião o melhor post de comentário de todos , devia ser sempre assim , é bom ver que tem defensores do (dr?) que não vem com as mesmas frases prontas de sempre e tem alguns argumentos , me faz até imaginar que ele faz parte da cúpula , mas falou muito (e bem até) , comparou mandatos do Roberto com o de agora , mas o período de 2001 até 2008 nada , onde foi o princípio do caos que hoje estamos .
    Quanto a jogar no maracanã , é a melhor coisa que fizeram ,foi uma mostra de humildade do (dr?) , a hora do apoio em massa é agora , se deixar pra rodadas finais ,já não vai adiantar .
    Fico imaginando a cabeça dos caras que torcem pro Eurico agora , antes não podia ir no Maraca , agora pode , os caras vão ficar maluco .-” quando eu mandar vocês vão , se não fica ema casa “, “deita ,rola , dá a patinha “

  3. Márcio

    Alguém sabe se ainda tem a promoção de meia pelo itaucard para o vasco? não vi nada no futebolcard…a última vez q usei foi na final do estadual…vlw

    • Diogo

      Quando os jogos são vendidos pelo Maracanã, geralmente não rola a meia do itaucard no futebolcard.. uma pena..

      • Márcio

        Valeu Diogo…fiquei na esperança, pois na final do carioca consegui…po 50 dilmas é um absurdo…meia só para sócio(minoria, pois o programa é mt ruim….sem organização e gerência)….

  4. Fred Nascimento

    acho que vocês deveriam esquecer um pouco o Euricão e falarem sobre o presidente Banana e o que ele fez com o Vasco…

    Cretino…. No ultimo dia de mandato assinou confissões de dívida que favorecia o advogado de merda que contratou… Quando a Auditoria terminar os serviços em São Januário vamos descobrir que além de maior artilheiro do Vasco, foi também o maior irresponsável que Vasco já teve! Que vergonha!

    • JC Barbosa

      Entendi….ao invés de cobrarmos a diretoria que está no poder, devemos falar de quem não fez nada quando estava lá e pode fazer menos ainda estando fora. GENIAL!!!!!

      Deveria haver um limite pra chupação de ovo ao Dotô. Se pelo menos as euriquetes tivessem cãimbras na boca, mas nem isso!

      • David

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk limite na babação do eu-vírus por parte das euriquetes?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Esta acontecendo o que eu temia !!!

    Essa porcaria de jogo contra os mulambos esta tirando o FOCO do principal: O CAMPEONATO BRASILEIRO !!!!

    GALERA !!!! Vamos deixar pra falar de mulambada na segunda feira antes do jogo da Copa do Brasil !!!

    O Vasco tem jogos IMPORTANTÍSSIMOS ATÉ LÁ !!!

    Se for na da imprensa já era !!!

    Eu quero é os 48 PONTOS !!!!

  6. ODILON C SILVA = CENTRO - RJ

    Basta vê as colocações do VASCO nos campeonatos brasileiros na outra gestão euriquista, igual essa agora, sendo que dá outra vez, ele pegou um clube forte da gestão CALÇADA,então porque ele aqueles péssimos times?

  7. ODILON C SILVA = CENTRO - RJ

    O VASCO agora virou o rei das entrevistas coletivas, o clube já virou alvo de comedia, algo cômico com essa entrevistas coletivas , euriquismo é uma merda, humilhação, se ficasse calado, seria melhor…………..Engraçado foi Eurico Miranda reclamando das gestão passada para sua péssima participação no atual brasileiro…………………….Na outra gestão euriquista foi mesma coisa, times horrorosos,baixos salários, sendo que dá outra vez, ele pegou um clube forte das mãos do grande presidente ANTONIO CALÇADA, com grande patrocinador, com grande quadro social, com credibilidade, então porque será que ele formou aqueles times horrorosos, pagava baixos salários?………………….. Tudo desculpa sem pé, sem cabeça, total falta de comprometimento com a vascainidade………Assim fica dificíl acompanhar o vASCO, assim fica triste de ter motivação para torcer por esse clube, estão empurrando com a barriga……………….Depois ainda reclamou de processos trabalhistas, brincadeira isso , quem deixou o clube todo endividado, não pagou nem o aluguel do flamerda-barra, deixou o clube com dividas com alguns jogadores parcelado em 100 meses, 150 meses, ainda vem publicamente reclamar de dividas passadas…………..Sem falar que não pagou JOEL SANTANA, EDMUNDO< ROMÁRIO< ANTONIO LOPES,ETC…………………..VAMOS AGUARDA O QUE VEM POR AÍ……………………..Muito caro os ingressos para esse jogo com o Joinville, um time que anda apresentando um péssimo futebol, um time lutando para fugir da degola, ainda cobra 50 reais, tá de sacanagem, 30 reais seria de bom tamanho.

    • Thebar Augusto Guedes

      Em 2001 começa a desgraça, o Vasco comprou dezenas de grandes jogadores em anos anteriores e não teve retorno financeiro da maioria, perdeu na justiça o direito sobre eles por atraso de salário, a grande maioria obteve o direito na justiça, o Juninho foi um dos primeiros deles. O Vasco depois de sancionada a Lei Pelé nunca mais conseguiu se firmar e voltar a ser o grande Vasco, com exceção 2011/2012 quando achamos que o Banana tinha colocado as coisas nos eixos.

      • David

        Se o clube não consegue se firmar a culpa não é da legislação vigente e sim da falta de planejamento e profissionalismo dos gestores!

  8. JOÃO BOBÃO = TIJUCA = RJ

    Vocês vão quebrar a cara, no returno meu titio Eurico miranda vai conseguir uma vaga para libertadores, vocês vão vê só.

  9. Paulínio

    time reserva do vasco perdeu para o time do exército. Meu Deus… Parem as máquinas. a pergunta que fica é: quem são os profissionais na história??

    e o dotô dizendo q tá tudo sob controle… só no reino mágico da euricolândia mesmo…

  10. Zilio, eterno Vascaíno

    Estão anunciando Nenê e Jorge Henrique!! Acho boas contratações!! Avante Vascão, vamos sair dessa situação!!

    • Lucas Ottoni

      Ok. Mas pq será que o Eurico não consegue fazer sequer uma grande contratação com menos de 32 anos de idade?

      • Zilio, eterno vascaíno

        Sua dúvida é pertinente!
        Com certeza, segundo é noticiado, há uma tal de herança que gestões tratam de complementar com termos que eles acham pertinentes. Minha resposta: não sei!!
        Prefiro fazer minha parte e torcer muito para que o time ande e saia dessa, afinal, sou torcedor do Gigante Vasco da Gama, e não de um ou outro gestor, e para ser sincero, esses últimos detonaram meu time do coração !!
        Avante Vasco da Gama!!

      • Eduardo

        Porque quem tem menos que isso, já está contratado e ganhando bem. E o Vasco não tem dinheiro para tirar jogador de time grande nenhum.

        Acho o Nene uma boa investida, Jorge Henrique tenho minhas dúvidas, mas pode dar certo.

  11. Carlos Queiroz

    Boa tarde JC, mais um ancião encostado chegando, a boa da vez é Nenê, ex-Palmeiras, Santos e PSG, Deus nos ajude.

  12. LUIS CLAUDIO

    O Peladeiro urubulino pegador de puta tá entrando em um terreno perigoso.Porque ficar provocando o Vasco sem necessidade?Em minha opinião é uma temeridade o jogo ,não pelos times, que continuam ruins mas pelo animo das torcidas. Todos os ingredientes para merda anunciada.
    E CBF não tem o mínimo de bom senso. A tabela poderia ser ajustada para não ter confrontos regionais nesse sorteio.
    Depois ficam falando em organizar o futebol.
    Padrão FIFA?

  13. ODILON C SILVA = RJ

    Agora vai para o maracana, esse cara é uma bricalhão, praga de flamerdista.

  14. alex-es

    Vai começar agora o campeonato a partte.

  15. Tem que jogar no Maracana e onde o Vasco jogou suas melhores partidas.Saudaçoes Vascainas.

  16. Paulínio

    ihhh… então o prodigioso sabão não vem mais.

    com o banana faltava água. agora com o dotô falta o sabão… estamos numa sujeira danada mesmo… rs.

    • Claudio

      Favelado MULAMBO detectado JC. Bloqueia ele.

      • Paulínio

        eu? mulambo??? kkkkkkkkkkkk

        nada disso. eu só não estou de acordo com o q as duas ultimas gestões tenebrosas fizeram com o vasco. e se estamos nessa merda eterna, é por culpa exatamente dessas gestões imundas. tem q arranjar a água, o sabão e fazer uma faxina no comando do vasco e nas duas piores gestões da história. passar o rodo em eurico, filhos, zé do táxi, angioni, cascata, banana, genro, parentes, muv, fernandão, etc… se não acontecer isso, ficaremos na sujeira. foi isso o q eu quis dizer.

  17. Juvenal

    Comparação e Motivação
    O Vasco deveria se espelhar em seu Hermano de Faixa – o River Plate, que tb caiu pra Segundona, voltou, deu a volta por cima e amanhã provavelmente vai ser o campeão da Liberta.
    Claro que a unica coisa que nos unem é a Faixa Transversal, mas acho que isso poderia servir de uma Motivação a mais para o Vascõ imitar o Hermano.

  18. Carlos Queiroz

    Gostei do Sorteio da CB, jogamos relativamente bem no Maracanã, o time não precisa viajar, sem contar que batemos eles 2 x esse ano, nem tem vantagem de gol fora de casa, dois jogos igual na semifinal do carioca, vamos tirá-los do campeonato com Guerreiro e Sheik, vai ser bem divertido. Se perder tudo bem, não sendo humilhado, é do jogo. melhor que sair pra ABC, com ano passado.

  19. ELBINHO - RJ

    sério.. como pode vcs não apoiarem isso aqui…

    http://www.netvasco.com.br/n/166169/veja-mais-trechos-da-entrevista-coletiva-de-eurico-miranda

    leiam e reflitam…

    EURICO NELES!!!

  20. Fabiano Miranda

    Acompanho esse blog desde que fomos campeões estaduais e, pela prima vez (hehe), peço licença para participar dos debates. Acho que a “pegação no pé” do presidente doutor Eurico Miranda aqui é, por vezes, exagerada e injustificada, como nesse caso do Vasco voltar a jogar na Arena Maracanã. Aliás, não apenas exagerada e injustificada, mas também premeditada. Se mesmo com o título estadual ganho após 12 anos, as críticas à diretoria já eram frequentes, agora que o time está mal a coisa cresce como uma bola de neve, numa velocidade a lá Lewis Hamilton (hehe). Às vezes a torcida pensa que criticar o dirigente significa defender o clube. Mas isso, no Vasco, tem tido efeito completamente inverso. Alguns vão criticar o presidente doutor Eurico sempre, independente do que aconteça: seja o Vasco rebaixado ou campeão mundial em cima do Barcelona do Messi e do Neymar. Outros vão se calar e se recolher nos bons momentos do Vasco do presidente doutor Eurico. E há os que raciocinam um pouco mais, como nesse caso da Arena Maracanã. Não importa o que o presidente fale, amigos. O Eurico é passional, age com o coração muitas vezes quando o assunto é Vasco da Gama. O que sobra de coração vascaíno ao Eurico, é justamente o que faltou ao presidente anterior. Independente do que foi falado, o importante são as decisões tomadas. E essa é totalmente acertada. É hora de parabenizar a diretoria por chamar a massa vascaína de volta ao Maraca. E parabenizar a diretoria, apoiar os atletas, atender ao chamado e lotar a Arena Maraca só pode significar uma coisa: CHANCES MUITO MAIORES DO VASCO VENCER e arrancar no campeonato. Essa coisa chata e modorrenta de dizer: “ah, dessa vez o doutor acertou, mas…”. Esse MAS é que é o chato. Melhor esquecer os poréns e ir ao Maraca pra arrancarmos de lá os 3 pontos! O presidente doutor Eurico agiu com extrema sapiência. E espero que a torcida, dessa vez, jogue junto.

    Sobre a “crise de felicidade” por bater a mulambada mais uma vez, não entendi. Estás falando sobre o confronto da Copa do Brasil? Do “campeonato à parte”? Tá vendo. É o que digo: vocês dão mais importância ao que fala o presidente do que ao que acontece com o Vasco. Vamos parar com essa de bodes expiatórios e fazer nossas partes como amantes inveterados desse clube maravilhoso? Que tal?

    • JC Barbosa

      Mesmo que vc não tivesse feito um comentário enorme defendendo o Dotô, já saberia sua admiração apenas pelo último parágrafo: um post enorme desses e, por causa de uma frase, “damos mais importância” ao que diz o Dotô do que acontece ao Vasco. A leitura seletiva do blog é um dos principais sintomas da euriquice patológica.

      E o pior é que vc nem entendeu o contexto da frase citada, mesmo tendo, antes dela, a referência ao recorde de público no estádio, conseguido pela mulambada no último domingo. O que eu queria dizer é que se a diretoria aproveitasse o momento para fazer uma promoção, poderíamos tomar o recorde mulambo. Mas como eles não pensaram nisso, dificilmente conseguiremos isso.

      • marcelo paes

        Ouvi dizer que “Euriquice patológica” vai entrar no DSM VI

      • Fabiano Miranda

        Sim, agora você esclareceu o meu último parágrafo. No entanto, acho que essa coisa de se preocupar com os mulambos e ficar nessa de quem coloca mais gente no Maracanã deveria ser a última das preocupações de nossa torcida. Nós temos que ir pra Arena para ganhar do Joinville e sairmos com os 3 pontos! Isso é o fundamental! O resto não tem o menor contorno de importância dado o nosso momento crítico na tabela do campeonato.

        E sobre eu “defender o Dotô” (creio que você esteja falando no presidente doutor Eurico Miranda quando você fala em Dotô), há maneiras de se interpretar isso. Se olharmos pelo prisma do futebol, é claro que não estou satisfeito com os resultados em campo e com o desempenho do time. São situações em que o presidente e sua diretoria são responsáveis. A qualidade do time reflete o trabalho da diretoria atual. No entanto, eu nem acho o time ruim. Creio que é apenas um mau momento e que os resultados irão melhorar. E não acredito que o Vasco caia, não com o elenco que temos. Mas isso é a minha opinião.

        Agora… Em relação ao patrimônio do clube e às melhorias em termos de estrutura e restauração do que é nosso, assim como à preocupação com as finanças vascaínas e as ações para equacionar nossas dívidas, o trabalho do presidente doutor Eurico Miranda tem sido excepcional. E creio que seja nesse sentido que a frase “O respeito voltou” ganhe total sentido. É pq a maioria dos torcedores só querem saber dos resultados em campo, não se importam se há um trabalho extremamente bem feito fora dele. E isso, eu vejo ocorrendo no Vasco. Eu não sei quanto a você, mas alguns pontos da gestão que antecedeu a atual, me deixaram tão triste que mal reconheci o clube que tanto amo. E nem falo sobre os dois rebaixamentos (algo trágico e inimaginável, mas que aconteceu). As melhoras no Vasco são nesse sentido:

        1 – me dava profunda tristeza ver o nosso parque aquático virar aquele mangue na gestão anterior.
        2 – e o nosso ginásio foi pelo mesmo caminho antes de ter sido restaurado graças a um plano de ação sensacional da atual diretoria junto à nossa torcida
        3 – ver as fotos do lixão que virou o nosso clube antes do sr. Dinamite deixar a presidência me fizeram chorar de desgosto.
        4 – ver aquele caminhão-pipa entrando no clube, pois nossa água tinha sido cortada por falta de pagamento… Que tristeza, meu Deus! Há maior prova de descaso do que essa?
        5 – a morte de um adolescente na nossa base… Não vejo nada igual a isso em clube nenhum! E hoje temos o Colégio Vasco da Gama e a Pousada do Almirante. Dá pra comparar?

        E há outros exemplos por aí, de como nesse sentido o Eurico melhorou (e muito!) a auto-estima dos vascaínos. É como diz o ditado: “A César o que é de César”. No futebol, as críticas são justas (embora o Vasco ganhe muito mais com a torcida apoiando). Mas não enxergar que em vários pontos a gestão atual é excelente é o que eu disse antes: críticas de maneira injustificada e, sobretudo, premeditada. Quem ganha com isso? O Vasco é que não é.

        É o que acho. Abço.

        OBS: Ah, em termos de gestão de clube e do futebol, o trabalho do Roberto Dinamite foi o pior da história! Não me lembro de nada pior! Não há comparação com as gestões do presidente doutor Eurico. Isso acho que não temos muitas dúvidas… Ou temos?

      • JC Barbosa

        Alguns pontos sobre a sua resposta…

        1) Chamar o Eurico de Dotô ou de Doutor tem a mesma validade. Ambos são apelidos.

        2) Vc tem todo o direito de achar o que quiser do time. Mas “mau momento” de 16 rodadas?

        3) Eis um erro crasso de todos os que defendem a ideia de que a atual gestão é ótima: usar a pior gestão da história como parâmetro. Dinamite foi tão incompetente que sequer conseguiu fazer o básico, que foi manter o clube que presidia em boas condições físicas. Mas fazer o básico não é motivo para considerar qualquer gestão excelente. É, como diz o próprio nome, o básico.

        Outro erro é a insistência em considerar as sedes do clube como único patrimônio a ser preservado. Não é, e sequer é o mais importante. A MARCA Vasco é um patrimônio muito mais valioso, por exemplo. E com o clube servindo de chacota em toda a imprensa, a marca Vasco é desvalorizada. E muito.

        4) Entre os “trabalhos excepcionais” do Dotô Eurico, acredito vc inclua o empréstimo feito para conseguir as CNDs, certo? Não te incomoda minimamente não saber quem emprestou quanto, a que juros, com que prazo e quais foram as garantias oferecidas?

        5) Pior ataque e pior defesa da Série A. Pior saldo de gols das quatro divisões do futebol brasileiro. Dez derrotas em desesseis jogos, muitas por goleada. Até agora, pior campanha do Vasco em todos os Brasileiro. Como isso ajuda em melhorar – e muito! – a autoestima da torcida?

        6) Alguma críticas são injustas? Isso pode até ser aceitável. Agora, quantos dos seus elogios não são igualmente sem justificativas?

      • Leon da Cruz

        Fabiano Miranda (é membro do clã?),

        O JC já lhe respondeu de modo brilhante e disse tudo de essencial que precisava ser dito. Mas eu gostaria apenas de fazer alguns comentários, reforçando alguns pontos do JC.

        (1) O maior mandatário de um clube do tamanho do Vasco precisa ser responsável com relação ao que diz e faz. Eurico, com suas bravatas, já gerou, direta ou indiretamente, imensos prejuízos ao Vasco (seja financeiramente, seja no próprio campo). Se ele é passional, não consegue se controlar, então é simples: não serve para ser presidente do Vasco. Não tem as virtudes necessárias para tal.

        (2) Elevar a auto-estima de Vascaínos, para alguém que leva minimamente a sério a história do Vasco, é montar um time de futebol competitivo. Neste quesito, curiosamente, a pior gestão da história do Vasco foi superior a todos os anos do Eurico como presidente. Os times de 2011 e 2012 foram os melhores que tivemos nos últimos 14 anos. Tenha certeza, meu caro, de que auto-estima dos Vascaínos era muito maior naquele momento do que é agora. Eurico não vai inventar a pólvora com essa história de piscina, restaurante, pousada e esportes olímpicos. Basta olhar para a história do Vasco. Foi assim com Cyro Aranha, Agathyrno, Calçada. A recuperação (e manutenção) do clube começa com a montagem de times de futebol competitivos. E não me venha com desculpinha de herança maldita do Dinamite. É preciso dinheiro, claro, para montar um time competitivo. Mas é preciso muito mais competência administrativa, financeira e de gestão de pessoal, além de criatividade e lisura nas negociações (para que o próprio Vasco não sofra prejuízos daqueles que só têm interesse em lucrar com o clube). Se o Eurico e seu grupo não possuem essas qualidades, então é simples: não servem para comandar o Vasco.

        (3) Agora, ninguém duvida de que a situação financeira atual do Vasco seja caótica e desastrosa. Mas diga aí, qual é o projeto que o Eurico tem para tirar o Vasco dessa situação? A julgar pelo que ele disse durante a campanha para a presidência, o que tem feito até agora e a coletiva de ontem, ele NÃO tem projeto algum. NÃO TEM A MENOR IDEIA DE COMO TIRAR O VASCO DESSA SITUAÇÃO. Afinal, ficar pegando empréstimos (não importam quais sejam as taxas de juros e as condições) não vai, obviamente, resolver nada. É fazer uso da mesma estratégia do Dinamite. É inflar uma bolha que irá estourar mais adiante. Mais uma vez: se ele e seu grupo não possuem um projeto de recuperação do Vasco, é simples: não servem para comandar o clube.

        Obrigado, JC, por permitir estes comentários (que frequentemente são desabafos) e por manter este espaço de resistência do Vasco (muito diferente daquele mundo cor de rosa do Cascata). Tenha certeza de que este espaço tem um valor inestimável para o verdadeiro Vasco.

      • Fabiano Miranda

        Alguns pontos sobre a sua tréplica:

        1) Creio que o chamem de DOUTOR pelo fato de ele ser advogado. Pelo menos, é como ele é tratado por jogadores, funcionários, dirigentes e até alguns membros da imprensa.

        2) Sobre o mau momento do time, talvez eu tenha me expressado mal. O time realmente faz um campeonato muito ruim. Mas, ao contrário dos mais céticos, eu acho que temos qualidade para sairmos do buraco. Nem de longe o Vasco é uma das quatro piores equipes da competição. Não somos time pra brigar lá em cima, como disse o nosso presidente (talvez no intuito de passar confiança aos atletas). Mas também não temos um elenco para ser rebaixado. Me lembro de um ano em que o Goiás fazia uma campanha péssima no primeiro turno, lanterna disparado. E aí, no segundo turno, desandou a ganhar, se afastou do risco de rebaixamento e fez campanha de G-4 no segundo turno, com um elenco modesto. Futebol é uma caixinha de surpresas.

        3) Na verdade, fazer o básico diante da situação calamitosa em que encontrou após a saída do Roberto, já é uma vitória para o presidente doutor Eurico Miranda. Muita coisa foi feita em apenas oito meses, em termos de resgate do clube. O próximo passo e tentar equacionar todas as dívidas absurdas deixadas pela gestão Dinamite, e que foram reveladas na coletiva de ontem. Algumas até já foram equacionadas. Mas no que se refere à marca VASCO, concordo plenamente. No entanto, esse trabalho de resgate, de desintoxicação do clube, digamos assim, é necessário. Não há como ter marca forte se não tivermos o clube em condições saudáveis e os resultados em campo não aparecerem. Creio que o trabalho seja nesse sentido, mas é um trabalho árduo, visto as condições em que deixaram o clube no fim do ano passado. Eurico disse que até os caminhões-pipa da Cedae não foram pagos na época do corte d’água. Absurdo! Como ter marca forte desse jeito???

        4) Sim, isso me incomoda. Mas às vezes, a vida é como um jogo de pôquer. É preciso blefar, esconder o jogo para se atingir certos objetivos emergenciais. Não estou dizendo que é o certo a se fazer, mas nesse sentido eu acredito muito nessa gestão. O nosso presidente batalha pelo patrimônio e estrutura do clube, algo completamente abandonado pela gestão antecessora. Eurico não vai colocar isso em risco. É questão de lógica aí. Até pq, estamos passando esse aperto justamente para diminuirmos a nossa dívida. A torcida tem razão de estar chateada com a campanha do time. Mas acho que deveriam dar crédito ao que o presidente doutor Eurico Miranda tem feito para “arrumar a casa”.

        5) Nessa questão, eu volto ao que disse antes. Claro que ninguém está satisfeito com a campanha do time. Mas a torcida, ao avaliar uma gestão de clube, foca apenas em uma coisa: resultados em campo, reforços, jogadores, etc. Só que isso tudo é consequência da saúde financeira do clube. A atual diretoria está resolvendo essas questões primordiais (deixadas de lado pela gestão anterior) para, no futuro, termos o time que merecemos. O início prometia dificuldades mesmo. E o presidente doutor Eurico Miranda nunca escondeu isso. Mas é nessa hora que a torcida tem de estar junto do time e entender que o clube está se reerguendo, e que a hora do futebol irá chegar.

        6) Pousada do Almirante, Colégio Vasco da Gama, reforma do ginásio e do Parque Aquático, obtenção de patrocínios emergenciais, realização de acordos para equacionar dívidas, auditoria em andamento para avaliar a situação financeira da instituição, pagamentos em dia, até reforma de caminhonete para servir ao clube, etc… Onde os meus elogios foram sem justificativas? Só acho que alguns pintam o presidente doutor Eurico como um demônio (alguns até desejam sua morte) que ele não é. Só isso.

      • JC Barbosa

        1) Só é doutor quem completa um doutorado. Fora isso, é alcunha, apelido ou qualquer outra forma de chamar como preferir. Assim como Dotô.

        2) Não vejo qualquer argumento razoável para defender a tese de que existam tantos elencos piores que o do Vasco nesse campeonato. Não pode ser pelo que estamos jogando e muito menos pela campanha, com 12 das 16 rodadas no Z4. E apelar para a “caixinha de surpresa” utilizando UM exemplo de sucesso é ignorar completamente a matemática: o caso do Goiás foi um entre dezenas de casos de equipe na situação do Vasco hoje que redundaram em rebaixamento. E, só pra situar, apenas UMA equipe com o número de pontos que temos na 16 rodada escapou da Série B: o Fluzim de 2010, que tinha um elenco e um treinador muito melhores do que temos hoje.

        OBS: vale falar um pouco do exemplo do Goiás…mesmo tendo um primeiro turno terrível em 2003, o elenco tinha jogadores como o meia Danilo, Amoroso e Grafite no ataque, Josué como volante e Fabão na zaga, todos jovens, no auge das carreiras e, todos campeões da Libertadores nos anos seguintes. E o técnico era o mesmo que salvou o Flu em 2010, o Cuca. Dá pra comparar com nosso grupo hoje?

        3) nessa, me desculpe, é uma questão unicamente de nível de exigência. Pra mim, fazer o básico – manter São Januário limpo e funcionando – é o básico. E o básico é o básico, não é excelente.

        Sobre as dívidas da gestão anterior, pelo que entendi, vc acha que elas servem como desculpa para a atual gestão, mas não sevem para a anterior? Ou vc acha que o Dinamite pegou o clube financeiramente bem?

        Para fechar esse tópico, mais uma observação: mais uma vez vc utiliza como parâmetro de comparação a pior gestão que o clube já teve. Aí, fica fácil, concorda? Mas é aquilo…cada um tem seu nível de exigência.

        4) Sim, isso me incomoda. Mas às vezes, a vida é como um jogo de pôquer. É preciso blefar, esconder o jogo para se atingir certos objetivos emergenciais. Não estou dizendo que é o certo a se fazer, mas nesse sentido eu acredito muito nessa gestão. O nosso presidente batalha pelo patrimônio e estrutura do clube, algo completamente abandonado pela gestão antecessora. Eurico não vai colocar isso em risco. É questão de lógica aí. Até pq, estamos passando esse aperto justamente para diminuirmos a nossa dívida. A torcida tem razão de estar chateada com a campanha do time. Mas acho que deveriam dar crédito ao que o presidente doutor Eurico Miranda tem feito para “arrumar a casa”.

        4) Não é questão de blefar. Não houve qualquer transparência na questão dos empréstimos. E isso pq um dos nossos credores foi a CBF, uma entidade extremamente confiável, né? E se a diretoria colocou passe de jogadores como garantia do empréstimo? E se os juros forem altos e os prazos de pagamento forem curtos?

        E, pela confiança que vc deposita no Dotô, vc deve ter ficado satisfeito com o desempenho financeiro da sua primeira gestão. É isso?

        5) Os resultados em campo não são um reflexo do trabalho mal feito? A diretoria montou um elenco fraquíssimo para o Brasileiro, e apesar da tal “responsabilidade” e das toneladas de contratações, gasta mais com folha salarial que Sport, Atl-PR, Chapecoense e Ponte. Usando um argumento constantemente utilizado pelos defensores do Dotô para atacar a gestão anterior: eles não sabiam das dificuldades que encontrariam? Não se prepararam para resolver essas questões? Vão apelar pras “heranças” como desculpa sempre?

        6) Pousada do Almirante, Colégio Vasco da Gama, reforma do ginásio e do Parque Aquático, obtenção de patrocínios emergenciais, realização de acordos para equacionar dívidas, auditoria em andamento para avaliar a situação financeira da instituição, pagamentos em dia, até reforma de caminhonete para servir ao clube, etc… Onde os meus elogios foram sem justificativas? Só acho que alguns pintam o presidente doutor Eurico como um demônio (alguns até desejam sua morte) que ele não é. Só isso.

        Os elogios que vc faz são justificativas pelo grau utilizado. Considerar a atual gestão EXCELENTE é um exagero sem tamanho. Os acertos ainda estão bem distantes dos erros. E ser melhor que o Dinamite, sinceramente, não é vantagem nenhuma.

      • Fabiano Miranda

        Ao Leon da Cruz,

        Me desculpe. Mas nem você, nem eu e nem ninguém temos o poder de dizer o que serve e o que não serve para comandar o Vasco. De acordo com a sua visão, se um Kia Joorabchian ou um mafioso russo entrassem no Vasco, despejassem rios de dinheiro lavado e montássemos grandes times caríssimos e campeões, com esquemas de arbitragens, Edílsons e até viradas de mesa, etc… você estaria feliz da vida, não é mesmo?

        Olhe para as histórias de Corinthians e de Fluminense? Duas histórias manchadas, com vergonhas e páginas negras na história do futebol. Olhe o Brasileiro de 2005, olhe para as viradas de mesa, olhe para as fraudes envolvendo os gambás, olhe para o desfecho do Caixão 2002, etc… Fico só com esses dois clubes como exemplo. Pra você, talvez isso sejam modelos de gestão, só pq conquistaram algo em campo. Mas não para mim. O Vasco é clube de vanguarda, com a história mais linda do país. E vamos nos reerguer com a força da torcida e com a responsabilidade com que eu vejo o clube sendo tratado hoje, independente dos resultados do futebol. Com a casa arrumada, o Vasco irá decolar, pois é um clube com uma força expressiva. Mas, nesse momento, precisamos passar por isso. Não tem jeito. E se você ouvir a coletiva de ontem, terá certeza de que o presidente doutor Eurico Miranda está indo pelo caminho certo.

        Mas acontece que você é como 99% dos torcedores: ao avaliar uma gestão, só vê os resultados do futebol, independente do que ocorra por trás. Não é questão de bravatas. Os presidentes de clubes são amadores, apaixonados, não recebem pra isso. Não é só o presidente doutor Eurico. Todos eles são assim. Veja o presidente do São Paulo, que só fala merda. Veja os últimos presidentes que passaram pelo Palmeiras, pelo Santos… O do Galo, que tbm é polêmico. Os Perrella, que fizeram do Cruzeiro um feudo. Todos são assim, amigo. É fácil atacar o nosso presidente se ele falar alguma coisa que não agrade, mesmo em defesa do clube. E é fácil, de fora, dizer como se dirige um clube de futebol. Difícil é ir lá e tentar resolver todas as questões absurdas deixadas pela gestão anterior e ainda montar um timaço para ser campeão de tudo. Você quer um Abramovich ou um Joorabchian para mancharem a nossa história? Ok. Eu não. Prefiro que a gente saia dessa como vem sendo feito. O Vasco é luta. E a nossa história não deixa mentir. Abço.

        OBS: não quero dizer que não vejo defeitos da gestão Eurico. Mas qual gestão não as têm? Até os maiores da Europa. O Liverpool, por exemplo, gasta milhões de libras todos os anos e está há mais de 20 temporadas sem ganhar um título nacional. E aí? O que me dizem? Hora de refletir…

      • Leon da Cruz

        Fabiano,
        Sua tentativa de defender o Eurico é admirável. Mas, sinto dizer, a causa é equivocada. E tenho a impressão de que ela está fadada ao fracasso, pois seus argumentos são muito frágeis. Como você mesmo reconhece, o Eurico não convence mais quase ninguém (convence 1%, segundo a sua projeção). Verdade. Após anos de sofrimento, a grande maioria da torcida do Vasco já está vacinada contra as bravatas dele.

        Sobre o que eu disse especificamente, parece que você não entendeu bem. Segundo você:

        “De acordo com a sua visão, se um Kia Joorabchian ou um mafioso russo entrassem no Vasco, despejassem rios de dinheiro lavado e montássemos grandes times caríssimos e campeões, com esquemas de arbitragens, Edílsons e até viradas de mesa, etc… você estaria feliz da vida, não é mesmo?”

        Onde eu disse algo que desse margem a essa interpretação? Lugar nenhum. Mas é, na verdade, algo um tanto curioso alguém dizer aquilo supostamente em defesa do Eurico… Eurico, reconhecidamente um dos maiores mafiosos do futebol brasileiro, que preza por administrações nada transparentes e nada democráticas. Eurico, que (para ficar apenas neste ano) contratou uma enormidade de jogadores em situações suspeitas, que sequer vestiram (e vestirão) a camisa do clube. Eurico, que pratica nepotismo, etc. Não vou me estender no assunto, pois perderia o dia inteiro enumerando as ações nada louváveis do dito cujo.

        Você também compara o Eurico a vários outros dirigentes de clubes, que são igualmente bravateiros. Decerto que são. Mas não os vejo dar prejuízos de 3 milhões aos seus clubes em processos na justiça, nem violar unilateralmente cláusulas de contratos com parceiros comerciais, nem dizer que são a personificação de seus respectivos clubes, etc. E mesmo que fossem como o Eurico, isso em nada tornaria as atitudes do Eurico (e deles) menos reprováveis. Agora, sugiro que você reflita bem sobre a sua comparação. Você citou Atlético-MG, Cruzeiro e Palmeiras. Compare a situação desses clubes com a do Vasco… Será que não há aqui alguma diferença na qualidade da administração? Afinal, o que torna a condição deles tão melhor do que a do Vasco?

        Por fim, gsotaria de dizer que não tenho poder algum, apenas tenho argumentos e, com a gentileza do JC, faço uso deste espaço para apresentá-los. Como você, aliás. Também não tenho soluções para os problemas do clube, e nunca disse que tais problemas são de fácil solução. Mas eu não sou o presidente do Vasco, amigo. Nem nunca me candidatei a tal. Mas era de se esperar que aqueles que lá estão, e que assumiram o compromisso, tivessem alguma ideia de como resolver os problemas do Vasco e já soubessem de antemão que o desafio era grande. É por isso que é muito chato ficar ouvindo argumentos tão superficiais (vazios, na verdade) como “é muito difícil administrar o clube” ou “é muito fácil falar, difícil é fazer”.
        Abraço.

      • Hugo

        O Fabiano é sobrinho do cara… Olha omsobrenome…..

      • Hugo

        O Fabiano é sobrinho do cara…..

    • Beto

      Só falando um pouco sobre o patrimônio de uma instituição, algo sempre muito levantado quando se elogia as administrações Eurico.
      A palavra PATRIMÔNIO é usada se referindo a apenas uma parte do todo. Se diz “o patrimônio está bem cuidado”. O patrimônio de uma instituição é comporto por Bens, Direitos e OBRIGACOES, isso é patrimônio, as OBRIGACÕES compõe o Patrimônio. O Patrimônio é evidenciado no Balanço Patrimonial. Claro que as estruturas físicas do clube precisam estar limpas e bem cuidadas, ótimo, mas o que chamam de ativo imobilizado (imóveis, terenos, etc) representa APENAS UMA PARTE DO PATRIMÔNIO DO CLUBE. A marca, por exemplo, muito bem lembrada pelo JC, é um Bem (ativo intangível) e precisa ser preservada, também compondo o Patrimônio da instituição.

      O Balanço Patrimonial do Vasco ao final de 2008, o primeiro da gestão Dinamite, elaborado após trabalho feito por auditoria contratada, da mesma forma que será feito agora novamente, apresentava dívida de quase 400 milhões, 377 milhões pra ser mais preciso de acordo com Balanço no link indicado abaixo. E apresentava Passivo a descoberto de 252 milhões de reais, ou seja, se o clube repassasse todos os seus bens e direitos para pagar suas obrigações, os credores ainda ficariam sem receber 252 milhões de reais. Então, o clube já enfrentava dificuldades até chegar em 2008 e o Patrimônio Líquido era negativo em 252 milhões em 31/12/08 (link balanço abaixo)

      http://www.netvasco.com.br/news/noticias15/arquivos/20090430balancovascoexercicio2008.pdf

      Entre 2001 e 2008 o clube também não teve bons times e a dívida cresceu.

      http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2015/08/vasco-deve-gastar-r-200-mil-para-fazer-segunda-auditoria-em-sete-anos.html

      Trecho retirado da reportagem do link acima:
      “Na auditoria concluída em 2009, depois de sete meses de diligências, análises de contratos, de documentos contábeis e administrativos do clube e ainda entrevistas com gestores do Vasco, houve ajustes consideráveis. A dívida, que no balanço de junho de 2008 de Eurico era de R$ 206,2 milhões, pulou em julho para R$ 368,2 milhões – um aumento de 78,5%.
      A auditoria contratada apontou diversas falhas contábeis e de gestão, considerando “superavaliados” alguns ativos que estavam no balanço entregue pela gestão Eurico e aprovadas pelos conselhos fiscais e deliberativos do clube. Numa das observações, a KPMG citou as debêntures da Vale contabilizadas no valor de R$ 35,8 milhões, sendo reduzida para R$ 313 mil. Segundo a auditoria, também não havia a projeção de contingências de valores referentes as ações movidas contra o clube – à época totalizavam R$ 103,7 milhões. Só de processos em fase de execução – com trânsito em julgado – foram lançados no balanço R$ 33 milhões.”
      Pra encerrar, vi a entrevista do Eurico ontem e um ponto me chamou atenção: o repórter, acho que do Globo Esporte, perguntou como o Vasco estava pagando em dia, se estava contraindo dívida e os juros dessa dívida. A resposta do Eurico não foi enfática, falou que tem que pagar os atletas, e é verdade, mas não deixou claro como está fazendo isso. O repórter insistiu falando de juros e ele falou que tem que pagar em dia.

      • Beto

        Primeiro Balanço da Gestão Dinamite: Passivo de 377 milhões no final de 2008

        Primeiro Balanço da Gestão Eurico: Passivo de 688 milhões no final de 2014

        Em 6 anos dívida cresce 311 milhões. A crítica do Eurico falando da incompetência da Gestão Roberto é procedente, ela foi uma gestão incompetente. Faltou ao Eurico reconhecer seus erros também no período que administrou, ele também foi incompetente.

        Por isso o Vasco enfrenta dificuldades nesses 15 anos.

      • Leon da Cruz

        Desse tipo de bem e das sutilezas que ele envolve, o Eurico não entende nada, Beto. Como ele disse na coletiva, não é muito chegado a questões mais complexas de economia. Administra o Vasco como se estivesse tocando um boteco ou uma padaria.

  21. Gustavo P.

    Temos que jogar todos os demais jogos no Maracanã, até o time sair dessa vala desgraçada. Eu sinto que o time jogou melhor nas partidas lá, parece que os jogadores ficam mais motivados e também o público que vai ao Maracanã tem o perfil diferente do que vai a SJ, pela minha experiência. É um público mais “leve”, que reclama e pressiona menos. Ao mesmo tempo, apoia mais o time. Em SJ com 1 minuto de jogo já tem neguinho na social xingando jogador. Tudo bem que jogador profissional tem que conviver com isso, mas na fase atual tudo o que puder ajudar é bem vindo.

    Dica boa sobre ingressos pra galera. Quem tem aquele programa do posto de gasolina pode comprar ingressos para a Leste Inferior por R$ 32 + 50 Km na internet e ainda entregam em casa, vale a pena.

    Copa do Brasil: Vasco x Favela. Ótima oportunidade para o time nos dar uma alegria esse ano….

  22. BJ

    O Vasco vai enfrentar a mulambada na CB e como não poderia deixar de ser o Rei das Bravatas já deu declarações que só fazem motivar o adversário. Me lembro que em 2006 aconteceu a mesma coisa e deu no que deu.

    • Claudinei

      Eu só me pergunto uma coisa: por que o senhor presidente não deixa para a torcida a zoação. Cabe a ele como presidente de uma instituição ser ponderado.

  23. Leon da Cruz

    Tô passando apenas para dizer que hoje entendi o Eurico. Na coletiva, ele explicou que a volta do respeito não tem nada a ver com o campo, mas com pegar empréstimos (não importa a que taxa de juros) e com responsabilidade financeira administrativa. Como não pensamos nisso antes? Pô, somos muito burros mesmo… O Eurico teve quase que desenhar para a gente entender…

  24. Diogo

    Curioso JC, nesse link q vc postou das vendas, diz que haverá vendas pela internet, diferente do que eu havia dito em outro comentário, só não fala aonde. Já fui olhar no futebolcard e não tem nada lá.

  25. É…se for ver o retrospecto recente, São Januário parece mais assustar nosso time do que ajudar, sinceramente…Levar jogos pro Maracanã é uma decisão acertada, mesmo que a motivação não tenha sido tão boa. Não sei como é o contrato do Vasco com a arena (nem se tem um), mas mandar mais jogos por ano lá seria uma boa…

    Chato que acabei de saber que o Vasco pega o Flamengo na Copa do Brasil, o que volta ao campeonato a parte do dotô e nos fará entrar pressionados na Copa do Brasil (Já não bastasse o brasileiro). Espero que o time saiba dar a devida prioridade em se manter na elite…

  26. Beto

    É simplesmente inacreditável não haver vendas pela internet, inacreditável. Vou nem falar mais nada. Enquanto isso, como falou o amigo, o palmeiras vende tudo pela internet.

  27. Leo Couto

    Copa do Brasil: Que venham os mulambos!!!!!

  28. Amado Peixoto

    Bom dia JC. Realmente, acerta-se de um lado e erra-se de outro. Precisamos de dinheiro, o que justificaria o preço salgado dos ingressos. Mas o time precisa ainda mais da torcida e o preço vai com certeza assustar muita gente. Se a situação fosse melhor, o preço não seria problema, mas do jeito que o time tá, muita gente vai pensar 3x antes de pagar 50 reais pelo ingresso.
    Se nem na estréia, com o time vindo de um titulo carioca a torcida compareceu em peso com o ingresso mais caro, vai ser dificil irem agora.
    Eu espero que lote, mas não to achando que vai lotar não. Ainda mais agora, com preço alto e tanta dificuldade pra se conseguir ingresso.
    Enquanto isso o Palmeiras lota o estádio todo jogo, lucra como nunca e ainda vendeu TODOS os ingressos pela internet!
    SV

    • Wanderson DS

      pois é… é incrível que mesmo quando faz algo positivo esse pessoal que tá lá na diretoria faz umas 5 merdas de “compensação”…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s