Sem pressão (ou não)

image

Na situação em que o Vasco se encontra, uma partida como a que faremos hoje contra o América-RN pode ser excelente.

Primeiro porque é um refresco, tanto para o time como para a torcida, da draga em que vivemos no Brasileiro. Atuar pela Copa do Brasil é um alívio momentâneo no peso da vice-lanterna no Brasileirão que a equipe leva sobre os ombros. Sem a responsabilidade de sair a qualquer custo da zona de rebaixamento, os jogos pela Copa têm uma pressão muito menor, o que pode fazer com que o desempenho dos jogadores melhore.

Há também o fato de termos diante de nós um adversário teoricamente menos qualificado, o que facilita, mais uma vez na teoria, a nossa vida. Apesar de ser um dos mais tradicionais clubes do Nordeste, o América de Natal está disputando a Série C e não deve estar à altura dos adversários que temos na elite.

Voltar a jogar em São Januário também é uma inegável vantagem. Mesmo que a torcida não compareça em peso, é a nossa casa, um campo que estamos cansados de conhecer – ao contrário do nosso adversário – e, vale lembrar, palco da nossa última vitória no Brasileiro. E, o principal: uma vitória hoje pode não apenas facilitar nossa classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, mas também pode trazer reflexos positivos até no Brasileirão, aumentando a motivação e confiança do time justo quando teremos uma difícil e importantíssima partida contra o Fluzim no próximo domingo. Uma atuação convincente hoje, ou vá lá, apenas decretar o fim da sequência de derrotas, dará ao time uma moral extra para o clássico.

Isso seria excelente. Por outro lado – e sempre há um outro lado – uma partida como a de hoje pode ser catastrófica, bastando para isso uma derrota logo mais na Colina. E nem preciso explicar o porquê. Basta pegar cada ponto descrito acima e imaginar seu inverso.

Se por um lado a pressão da Copa do Brasil é menor e vamos jogar em casa contra um adversário que disputa a terceirona, por outro, recai sobre o Vasco toda a responsabilidade da vitória. E caso ela não venha, a cobrança e a pressão no Brasileiro aumentarão ainda mais (se é que isso é possível). Isso sem falar no efeitos nefastos que mais um fracasso certamente causarão ao elenco e também à torcida.

O torcedor pode enxergar esse jogo pelos dois pontos de vista. Mas qualquer vascaíno sabe que sua opinião, seja otimista ou pessimista, só referenda um resultado como aceitável: a vitória. Mesmo que nossa preocupação maior e prioridade absoluta no momento seja a recuperação no Brasileiro, não podemos ignorar que, no momento, vencer o América-RN trará benefícios indispensáveis para o grupo. Então não importam os desfalques, a fase do time, a prática do Rothbol ou mesmo o terrível retrospecto da atual diretoria em Copas do Brasil. Precisamos superar todas essas dificuldades e também nosso adversário.

Copa do Brasil 2015

Vasco x América-RN

Jordi, Madson, Anderson Salles, Rodrigo e Henrique; Guiñazú, Serginho e Julio dos Santos; Herrera, Riascos e Dagoberto.

Busatto; Lucas Newiton, Flávio Boaventura, Cleber e Rafael Estevam; Judson, Zé Antônio, Maguinho e Álvaro; Cascata e Adriano Pardal.

Técnico: Celso Roth.

Técnico: Roberto Fernandes.

Estádio: São Januário. Data: 15/07/2015. Horário: 21h. Arbitragem: Thiago Duarte Peixoto (SP). Auxiliares: Herman Brumel Vani (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP),

A ESPN Brasil e o Sportv 3 transmitem para seus assinantes.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

43 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo

43 Respostas para “Sem pressão (ou não)

  1. Beto

    Achei o jogo horroroso e acho que o Vasco em nada melhorou. Só mudou o adversário, um time mais fraco ainda que o nosso e por isso a vitória. Incrível a falha bizarra que fez o time levar um gol, conseguiu levar um gol ainda.
    Time com vários jogadores lentos, pesados, movimentação horrível, alguns jogadores parecem de showbol, cada vez mais tenho certeza do abismo que o clube se meteu. Meio campo inexiste, quando o time chega próximo à área adversária quem arma o time são os volantes, o Dagoberto, por exemplo caía pelo lados, outros vão pra área esperar um cruzamento da intermediária de laterais, um negócio horroroso e em ritmo de futebol master. Espero estar errado, mas por mais que seja imprevisível,o futebol ainda tem uma certa lógica. Espero que essa lógica não se confirme mais próximo ao final do ano.

  2. Germano

    Até que enfim!! O Vasco hj tentou jogar futebol. Bem verdade que o adversário é ruim, porém do nível de alguns que não vencemos; bem verdade tb que continuamos a dar muito espaço ao adversário, houve falhas bisonhas, entregamos gol ao adversário, jogamos descompactados de novo, porém hj a proposta já foi diferente. Hj o Vasco tentou jogar futebol, em vários momentos até conseguiu, e acabou marcando 3 gols!! Ufa!! Ufa!! Nada extraordinário, porém pro que vínhamos fazendo valeu demais!! Parabéns ao treinador, aos jogadores e ao Vasco, espero que essa proposta permaneça e que o Vasco não entre domingo para arrancar um empate de merda!! Que o Vasco continue tentando jogar futebol!!

    • carlos

      E o Cristiano continua sem saber o que é futebol, alias, o Madson só sabe correr. Pô, o santo do cristiano é forte e o Henrique tem que se benze.

  3. Carlos Queiroz

    Que porra de time é esse que foi à campo, sete jogadores com menos de 10 jogadores na temporada, isso na metade do mês de julho, Roth perdido, fazendo testes, vi Anderson Sales com a camisa 8, lembrei de 2007, qdo Perdigão desfilou seu talento com a camisa 10 do Vasco. Resumindo estamos muito ferrados

  4. Maurilo Mourthe de Souza

    Ou JC, com Serginho, só com sorte, pior volante que temos. Outro show de horrores, espero que pelo menos vença

  5. Leon da Cruz

    Na torcida para que o novo esquema funcione… E que o Jordi se saia bem e traga mais tranquilidade ao time e à torcida.

    Se o Roth bancar mesmo o Jordi será um grande ponto positivo para ele. A escalação do Charles me parecia ter o dedo de recomendação técnica do preparador de goleiros. Mas é necessário saber a hora de reavaliar isto. E com Martin Silva de fora por tempo indeterminado, a hora de trocar de goleiro é agora.

    E o Andrezinho, hein, vou te contar uma coisa… O cara mal jogou e já foi para o departamento médico. É verdade que sempre foi assim em toda sua carreira. Mas, pelo menos, isso acontecia depois de ele ter feito alguma coisa produtiva pelo time que jogava. No Vasco, nada ainda.

  6. Gustavo P.

    Se o Henrique jogar vai ser bom, não sei por que colocaram ele na geladeira tanto tempo, mesmo após se recuperar de contusão. Agora, dois atacantes sem ritmo de jogo, Herrera e Dagoberto… Então serão 3 sem ritmo de jogo + Julio Robocop dos Santos. Complicado heim? Vamos ver no que vai dar, temos que ganhar.
    Li uma reportagem sobre as críticas do Juninho Pernambucano no seu programa de rádio ao Eurico e ao time do Vasco. Falou que o time considerou o título carioca como uma Copa do Mundo e entrou no Brasileiro se achando. Por conta disso, a Diretoria não fez contratações no início e agora tenta consertar a lambança. Concordo. Outra coisa que ele falou é que a semente ruim é o Rodrigo, que se acha dono do time, divide o grupo e ainda liderou um movimento de protesto na época do Leo Moura, exigindo aumento de salários. Não sei se é verdade, mas que problemas internos estão acontecendo com certeza. Já não basta a declaração do “Euriquinho” de que “quem não estiver satisfeito pode sair”. Psicologia pura….

  7. Newton John

    Vai ser difícil esse time de merda arrancar 3 pontos do meu Flusãoooo!!!
    Pare de chamar meu time de Fluzim, time está disputando as cabeças do campeonato…

    • JC Barbosa

      Olha, como cliente vip e freguês de carteirinha, eu até deveria atender o seu pedido. Mas a passagem tricolete pela Série C e a dívida de uma Série B me dão todo direito de chamar o Florminense de Fluzin, Sra. Olívia…

      • Newton John

        Querido JC, ou você é louco ou tem amnésia… Deixa eu te lembrar: – Em 1999 Flu ganhou a série C, deveria disputar a B, mas por pertencer e ser praticamente dono do Clube dos Treze disputou a Copa João Avelange em 2000. Agora te pergunto: – por acaso o Flu é culpado da CBF não ter dinheiro a época para bancar o brasileiro? O Flu veio debaixo para cima, e outra, o Bahia também era membro dos 13 e veio junto. Tá explicado amigo? Vamos ler, interagir e conhecer mais um pouquinho da historia dos camp. brasileiros. Ok! Blz! Rs rs rs rs rs
        1 – Olivia Newton John foi uma grande escritora, obrigado!

      • JC Barbosa

        Eu até te responderia, pq afinal de contas, devemos ser corteses com nossos fregueses. Mas depois desse “Olivia Newton John foi uma grande escritora” perdi a vontade….

      • Leo Couto

        “Sra. Olívia” (espero que outros tenham entendido), kkkkkkkkkk, Na atual situação do Vasco só o JC pra me fazer rir.

      • JACIEL - RJ

        Sra. Olívia?!! hahahahahaha

      • Newton John

        Segunda feira estarei aqui bem cedinho. Blz! kkkkkkkkkkkkkk

      • JC Barbosa

        Duvido….

  8. Kaveirinha

    SIATUAÇÃO PARA NÃO ACHAREM QUE O DR. EURICO É O CULPADO DE TUDO
    Ronaldinho não veio porque o Vasco jamais pagaria a fortuna que os flores “pagarão” e desde o dia 28/06 já não mais era desejado em SJ conforme dito em coletiva por Eurico a flapress.. Foi o Léo Moura quem procurou o Vasco, fechou com o clube e depois se arrependeu por causa da repercussão negativa. O traíra ficou com medo da trairagem para com o flamerda, que há três meses atrás fizera uma “linda” festinha de despedida ao ingrato pela saco.
    No caso do lado direito essa imprensa imunda, flapress, MP, concessionária e o diabo a quatro estão cansados em saber que o lado direito pertence ao Vasco. Historicamente, tradicionalmente e merecidamente! O primeiro campeão da era maraca escolheu o lado direito e obviamente qua a mulambada ficou com o lado (rejeitado) esquerdo. Sempre foi neste modelo, as duas maiores torcidas do estado sempre se posicionaram dessa forma até o desastre da administração muv/banana que aceitou essa pirocada passivamente de concessionária/flores.
    No caso do Sheique especulação e fofoca da flapress imunda e blogueiros de merda…
    Essa corja de imprensa marrom e filha da p… do nosso país, após a conquista do campeonato carioca pelo Vasco, SEMPRE TENTOU DIMINUIR O CAMPEONATO. NUMA TENTATIVA DE DIMINUIR A CONQUISTA VASCAÍNA… Claro que o charuto não iria cometer a sandice que a flapress ventilava em seus tentáculos de alienação dirigida ao torcedor vascaíno desavisado. O Vasco sempre entra pra vencer! Esse é o discurso e meta que vem de dentro pra fora e não o inverso.
    Bicho tô puto com tanta babaquice. Muita gente sempre querendo tumultuar e poucas com real interesse em ajudar.
    VASCAÍNO TEM QUE COMPRAR MAIS ESSA BRIGA, PELO AMOR DE DEUS; NÃO COMPAREÇAM NO MARACA DOMINGO CONTRA OS FLORES!!! SV

    • JC Barbosa

      Só pra deixar claro…..

      Pra vc, pq o Leo Moura é um traíra, o Eurico não errou em anunciar sua contratação antes de estar confirmada?

      E mesmo sem saber qual foi a proposta feita pelo clube, vc pode garantir que o Vasco não pagaria uma fortuna pelo Ronaldinho?

      E também não foi um erro afirmar que o Ronaldinho, no Brasil, ele só jogaria pelo Vasco?

      E pra vc é normal um presidente de clube iniciar um boicote de torcida em um jogo do próprio clube que preside?

      E não te incomoda ver seu querido “Euricão” ter a mesma atitude que teve o Banana?

      Vc nunca viu a imprensa falar que o nível do Carioca é fraco e que não serve de parâmetro pra nada?

    • Claudinei

      Cara, sinceramente, tu acreditas nas tuas próprias palavras? São argumentos carregados de posicionamento em favor do Vasco da Gama ou do presidente? Como não ir ao estádio para incentivar o time? Confesso que não consigo entender.

    • Zilio, eterno Vascaíno

      Cara, acho que você é recalcado!! Você fez mais vezes referências ao seu time do coração, o framengo, que ao meu Gigante e amado time do coração, o Vasco da Gama!!
      Ao invés de torcer para outro time ou torcer contra ou a favor de algum dirigente do Gigante, por que não torcer para o GIGANTE, PARA O VASCO DA GAMA?
      E outra, chega de marra!! Não bote a culpa na imprensa ou no que quer que seja. A imprensa pega no pé de tudo e de todos e esculhamba geral. Esculhambaram outros times assim como o fizeram com o Vasco.Esse seu mimimi não muda a situação e o Vasco precisa que torçam para ele, não para as coisas que gravitam em torno dele!! Hoje é dia de vestir a real armadura cruzmaltina, enrolar-se na bandeira do meu time do coração e torcer!! VAAAAAAAAAAAASSSCOOOOOOOOOO!!!

  9. CLAUDIO / ILHA

    Eu tinha o pensamento de que o Vasco deveria abrir mão desse jogo da copa do Brasil e aproveitar a semana “cheia” para treinar mais o time e tentar dar um padrão de jogo.

    Mas, por outro lado, acho que é bem mais importante dar ritmo de jogo a alguns importantes jogadores. O tal padrão (se é que há algum) terá de ser adquirido jogando mesmo.

    Sem contar com a grana que entra com a passagem por cada fase da CB (é a competição que mais paga no Brasil). Então enquanto der para ir caminhando…
    E pelas notícias que chegam de São Januário, a coisa é MUITO MAIS SÉRIA do que podemos imaginar (leiam a coluna do vascaíno Gilmar Ferreira no Extra).

    Portanto, vamos lá !!!

    • Wesley

      só acho que se alguém decide ir ou não , deve fazer por seus próprios princípios e idéias , e não porque X ou Y pediu para ir e o outro recomendou não ir .
      Vasco é Vasco .

      • Claudinei

        Wesley:
        Concordo! Tanto que tirei minhas conclusões. Não moro no Rio e fica muito difícil para eu ir ao Maraca nesta época. Se morasse no Rio iria apoiar o time, mas é minha posição, respeitando todos os outros vascaínos, pois estamos na mesma luta.

  10. Arakoiabense

    JC tem certeza que essa é a escalação do América-RN?? No site deles não consta nenhum desses jogadores citados nem o treinador!

  11. Zilio, eterno vascaíno

    Para dar um gás nos ânimos, o Vasco deve jogar bem, sem passar sufoco, e com um resultado de bom para ótimo. Torço muito por isso. Tirando Dagoberto, acho que esse time vai com mais ânimo. Força Vasco!!

  12. Wesley

    Como o Roth estava reclamando de falta de treino , eu acho que seria melhor ele usar um time com reservas para esse jogo da copa do brasil e dar um treino de verdade para os jogadores do time titular . Como vc bem disse , a vitória traria uma confiança e mais tranquilidade , e perder o contrário ,mas ganhar feio de 1×0 no vamo que vamo ,de qualquer jeito como temos ganhado os jogos não acrescentar em nada . Já usando os reservas, é bom que já vai dando uma peneirada pra ver quem pode e não pode continuar no Vasco , exemplo , Romarinho , o Calcaya , e outros quem nem sei o nome , se esses caras não jogarem contra um America RN em São janu , onde e quando eles vão jogar ? colocaria também o E. Luiz e Herrera para pegarem mais ritmo de jogo.
    Copa do Brasil dá pra jogar todo ano , já a série A …

  13. DIMAS COSTA

    OLA JC,

    SE FOR CONFIRMADO ESSE TIME, GOSTEI DAS MUDANÇAS. JORDI, ACREDITO QUE SEJA MENOS ESTABANADO DO QUE CHARLES, PREFIRO O HENRIQUE A QUALQUER OUTRO LATERAL QUE TEMOS NO ELENCO E O JULIO DOS SANTOS SABE PRENDER A BOLA E FAZE-LA GIRAR NO MEIO DE CAMPO. COM ELE CONSEGUIMOS AO MENOS TER MAIS POSSE DE BOLA. SEI QUE SO A POSSE NAO VALE NADA SE NAO FORMOS EFETIVOS, POREM COM A BOLA EM NOSSA POSSE SOFREREMOS MENOS NA DEFESA (TUDO ISSO NA TEORIA).

    ABR

  14. Carlos Couto

    O que me incomoda é que a mídia tendenciosa acaba por contaminar a todos. Vejam que dizem que o Vasco é vice lanterna e não penúltimo como seria o correto. Se não virarem a tabela de cabeça para baixo para mim não existe vice lanterna, para ser vice alguém tem que estar em primeiro e não em último, até o JC entrou nessa onda do vice sem perceber.

    Basta reparar principalmente na Globo que quando o Fra está nessa situação, e já esteve, vira penúltimo rapidinho.

    Caso o Vasco perca, o pedreiro disfarçado ( tirou o bigode mas não adiantou ) pode pedir o sei boné ou capacete e sair de fininho. Como disse o JC sempre existe um lado bom a ser observado.

    SDV

  15. Amado Peixoto

    Bom JC, realmente não tem outro resultado que importa que não a vitoria. E é exatamente como vc disse, ou a gente vence pra ganhar um pouco de moral ou vence pra não ver a coisa desandar de vez!
    Seria ótimo vencer jogando bem e quem sabe de goleada, mas ai já seria pedir demais pro Vasco na atual fase!
    SV

  16. Antonio Carlos Teles

    Acho que esse é o time ideal pro Brasileiro também, só trocando o Dagoberto por Gilberto, desde que o Herrera consiga voltar pra marcar também. Dá até pra fazer um rodízio entre Herrera, Edér Luis e Rafael Silva.
    Só não insista com Dagoberto, a má vontade, o corpo mole que esse cara tá fazendo é visível.

    • Zilio, eterno Vascaíno

      Velho, faz horas que falo que esse Dagoberto é um parasita no time!! Tem que sumir com esse lixo de jogador presepeiro!!

  17. Alan

    Torcendo muito por boas atuações de Jordi, Henrique e Julio dos Santos para que os três possam ser titulares contra os flores pelo brasileirão.

    Depois de ver esse vídeo, vi que bater dois laterais para fora é pouco perto da genialidade do nosso goleiro.

    http://mais.uol.com.br/view/h050tw5i21ou/treino-do-vasco-tem-belos-gols-e-falhas-incriveis-de-goleiro-04024C193772E4A15326?types=A

  18. Claudinei

    Temos de ganhar essa.

  19. Fabio

    JC, vc colocou o técnico do vasco “Doriva”…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s