Equação complicada

EquaçãoAssim como nas últimas sei lá quantas rodadas, o Vasco não pode pensar em outro resultado além da vitória. E o Grêmio, nosso adversário de hoje, tem uma campanha muito melhor, joga em casa e precisa se recuperar da derrota contra o a Chapecoense no jogo passado. Ou seja, um jogo complicadíssimo para nós, assim como os últimos sei lá quantos.

Celso Roth não confirmou o time, como sempre. E, igualmente como sempre, deve fazer mudanças significativas no time, depois de sofrer uma goleada. As alterações podem melhorar o desempenho da equipe, pelo menos é o que nós torcedores esperamos. Como sempre.

Esse é o problema. Se as coisas se repetem em sua maioria, como esperar um final diferente? E as possibilidades de mudança – deixando a inevitável torcida por um sucesso em Porto Alegre – não são capazes de trazer qualquer certeza para quem as analisar sincera e racionalmente.

Dagoberto era uma das grandes esperanças do time desde o Carioca, mas só jogou bem uma partida em toda sua permanência no clube. Jogará bem? Uma incógnita. Herrera talvez estreie e, caso jogue, pode se sair melhor que o apagado Gilberto. Mas depois do longo tempo de inatividade do gringo, quem pode afirmar com certeza? Roth pode manter Julio César na lateral, deixar Cristianno na sua melhor posição (o banco) e não apelar para o esquema com três volantes. Ou, como não confirmou o time, pode fazer exatamente o contrário, escalar Lucas mais uma vez, voltar com o Cristianno e armar um time com uma capacidade ofensiva ainda menor que aquela que começou o jogo contra o São Paulo.

As variáveis são muitas, mas nessa equação o resultado não pode ser outro: a vitória, por mais que pareça improvável, é a única opção aceitável. Outra derrota pode nos mandar novamente para a lanterna e abalar ainda mais a já pouca confiança da equipe. Por sorte, futebol não é matemática, e não dependemos da lógica para torcer por um resultado positivo. Quem sabe, em um confronto contra um pupilo – Roger Carvalho, técnico gremista, foi auxiliar do Roth – nosso treinador não saiba o que fazer para anular os pontos fortes do Grêmio? Não deixa de ser uma esperança.

Esperança essa que é uma das poucas coisas que nos restam para torcer pelo melhor. Acreditar numa vitória fora de casa, contra o vice-líder da competição, é uma daquelas situações improváveis que só um torcedor apaixonado é capaz. E é uma sorte o futebol não ser definido por cálculos matemáticos. Se fosse, na fase que o Vasco atravessa e com as opções que temos, a conta para os três pontos não fecharia.

Campeonato Brasileiro 2015

Grêmio x Vasco

Marcelo Grohe; Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano e Pedro Rocha; Douglas e Luan.

Charles; Madson, Rodrigo, Anderson Salles e Julio Cesar (Cristianno); Guiñazu, Serginho, Lucas (Julio César) e Andrezinho; Dagoberto (Riascos) e Gilberto.

Técnico: Roger Carvalho.

Técnico: Celso Roth.

Estádio: Arena Grêmio. Data: 11/07/2015. Horário: 18h30. Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP). Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP).

O SporTV transmite para todo Brasil (exceto RS). O Canal Premiere transmite para seus assinantes em todo país  e no sistema Pay-per-view.

***

Bom, na pior das hipóteses, podemos contar com um reforço de “peso“:

“Eu afirmo e garanto, em especial ao torcedor: não tem hipótese de rebaixamento. Eu tenho crédito. Se eu digo que não vai cair, não vai cair. Se alguém não acredita, tem os seus motivos. A única diferença é que eu estou aqui. Sou o grande reforço. Não sou leviano de dar uma afirmação dessas”

Não creio que esse reforço possa nos ajudar em campo – seja jogando, seja trazendo reforços incontestáveis – mas a seguir nessa toada, talvez precisemos mesmo do seu “talento” nos bastidores. O que, para qualquer torcedor que compreenda a grandeza do Vasco da Gama, será vergonhoso.

Seja como for, torçamos que mais essa declaração bombástica do presidente não valha apenas 90%. Ou que não seja apenas mais uma bravata como a de que o Vasco não jogará com o Fluminense na Arena Maracanã.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

32 Comentários

Arquivado em Adversários, Notícias, Pré-jogo

32 Respostas para “Equação complicada

  1. Diogo

    Já estou visualizando a cena: Euvírus entrando em conta e fazendo os gols do Vasco!
    Pq parece que é assim do jeito q ele fala.. como se num passe de mágica tudo melhorasse!

  2. alex

    Não é possível que certos jogadores, como Rafael Vaz ou Romarinho, que nunca jogam, não possam mostrar se são melhores do que aí estão.

    Não é possível que não exista na base laterais melhores, atacantes melhores, armadores melhores.

    Minha solução para sair da crise: colocar a molecada pra jogar, com alguns poucos experientes.

    No gol, chance de novo pro Jordi, até o Martin voltar.

    Guina merece continuar no time. O Rodrigo, se parar de bobear, também.

    Garanto que a torcida vai abraçar esse time se formado por garotos da base, o que pode ajudar a decidir a nosso favor em casa.

    E o Roth já começa a balançar também…

    Se não ganharmos do Fru, nosso maior freguês, semana que vem…

  3. Carlos Queiroz

    Bom dia JC, como provavelmente a resenha pos derrota vai demorar a sair , e vc já deixou claro que está de saco cheio, vou comentar logo por aqui.

    De inicio todos sabiam que o ano ia ser complicadíssimo. Começamos o ano com apostas, do treinador aos reforços, e promessas de que o Cappres, seria a grande estralas, pois, segundo as palavras de euriquinho, embora com um grupo menos técnico, iriamos correr mais que os outros.
    As primeiras impressões, lá em Manaus, mesmo com as derrotas foi justamente de um time que brigava mais, tornando o jogo mais parelho, o que poderia, eventualmente dar certo.
    Com o Doriva o time tinha como característica o agrupamento e controle do jogo priorizando a posse da bola, com base na solidez da defesa e ataque com bolas paradas, o que nos deu o título carioca,sem brilho, mas também sem tanto perrengue.
    Para o Brasileiro a única chance do time era iniciar o campeonato com o embalo do carioca e conseguir as 3 vitórias iniciais (goiás, Figueira e reservas do inter, possível para o campeão carioca), com esses triunfos o clube conseguiria a confiança para uma jornada tranquila, como sabemos não foi bm assim talvez o excesso de festa, somada à bondade do Doriva, bem como a fragilidade enorme do elenco, nos mostraram já diante do atlético que nossa briga era contra o rebaixamento.
    A partir daí foi a negação da realidade, pelo presidente e parte da torcida e sequencia de derrotas, ainda que para os líderes de ocasião (Atlético/PR, Sport), até a queda do treinador e chegada do Roth.
    Roth chegou, desmontou o esquema do Doriva, ganhou duas numa dificuldade tremenda e já vai em sua 3ª derrota, as atuações lamentáveis, o Vasco não consegue trocar 3 passes. Apostamos em jogadores velhos que não tem a mínima condição fisica de fazer um jogo intenso com nenhum time da Série A. O rothbol pra dar certo precisa de entrega, mesmo que não se tenha qualidade, o jogo precisa ser intenso, e isso com Éder Luiz, Herrera, Julio César, Riascos. Dagoberto, Andrezinho, todos jogadores que vem de longa inatividade, o vasco nao vai conseguir nunca.
    Tem o problema do goleiro que está lembrando Diogo Silva, tem a falta de confiança, tem a própria ruindade, mas é isso a continuar nessa batida, o final do primeiro turno estaremos rebaixados, o que seria a correção de uma situação histórica, já que parte dos euriquistas afirma que o presidente em 2008, entregou o time na 10ª colocação e por isso não teria culpa pelo descenso, mesmo formando o elenco e fixando multa astronômica no contrato do treinador.
    O fio de esperança que resta é, primeiro a volta do Martim Silva, e que, numa ação de desespero o Roth teste um time com mais vigor físico com Caucaia, Jean Patrick, Jhon Clay,Henrique, Thalles, Consendey, Andrey, Evander, até o Romarinho e eles correspondam, mas acho muito dificil.
    Enfim em 2010 estava ruim também e o PC Gusmão lançou uma porrada de garotos enquanto os contratados não eram regularizados como Max, Romulo, Jonathan, Allan(embora já tivesse surgido em 2009, voltava de contusão) e deu certo resultado.
    Por fim, se cairmos será o castigo por já ter sofrido o vexame por duas vezes e não ter aproveitado pra resolver o problema na raiz, que é rever a gestão, investir na base, na estrutura, copiar Ponte Preta, Atlético Paranaense, Sport, Chapecoense, e outros times que aprenderam a gerir o futebol com transparência e resultados. Que caia e fique na série B pelo tempo que for, mas que suba forte, isso o Vasco nunca fez, subiu em 2009 com uma certa base mas Roberto não quis manter o Dorival e começou tudo quase do zero. Subiu em 2013 sem merecer, agora padece novamente.
    Desculpe por me alongar no desabafo.

  4. Frederico

    Equação sem solução (para nós que sonhávamos com 3 pontos) é esta:

    euvirus + bananamite + euvirus = FIM.

    e não é que o banana devolveu a gentileza pro EUgocêntrico.

  5. CLAUDIO / ILHA

    Meu Deus !!!
    É sofrimento com requinte de crueldade…

  6. Germano

    Goleiro Charles, o pior do elenco, falha sempre mas se tornou titular depois da trapalhada do Jordi, que nunca mais teve chance.
    Madson, só é “bom” no apoio, mas com novo treinador é praticamente proibido subir ao ataque, ou seja, torna-se um jogador nulo, não sabe marcar…
    Anderson Sales, muito melhor que o Luan, porém ainda fraco, e com um goleiro abobalhado que não dá confiança a ninguém tem se atrapalhado ultimamente.
    Rodrigo, lento demais pra ser zagueiro, um dos mais mentirosos do time, péssimo posicionamento e tempo de bola em jogadas aéreas, além de sobrecarregado pelas trapalhadas do goleiro e do lateral esquerdo. De bom apenas a bola parada.
    Cristiano pior jogador de toda história do Vasco
    Serginho péssimo jogador porém titular no time pq pra destruir jogada ainda é o menos ruim, se isso é possível.
    Guinazu, melhor jogador do time, pela vontade em defender a camisa, como jogador de futebol é péssimo, se posiciona mal, reclama demais, lento, não acerta um passe.
    Júlio César se esforça pra tentar justificar a escalação do Cristiano, péssimo jogador, entrega umas bolas descompromissadas e é mole.
    Andresinho ainda é cedo pra julgá-lo, mas quem acompanha futebol sabe que jamais será o 10 que precisávamos, pode ajudar mais.
    Riasco uma incógnita longe de ser realidade porém único atacante a marcar os gols das nossas vitórias então merece um crédito e como jogador foi o melhor até aqui, nada significante porém se temos 9 pts, por milagre devemos a ele.
    Gilberto, esforçado porém BURRO, morre de correr errado, vem a lateral, vem até marcar na defesa pela lateral, quando precisa estar inteiro pra finalizar a gol, ta morto e só chuta peido de velha, recuando sempre pro goleiro, tem que treinar mais é ser menos burro. Correr para jogadas no ataque que façam sentido.
    Rafael Silva, só joga pq fez gols na final, ridículo. Fraco. E tb burro, como é novo e veloz podia treinar mais pra render mais.
    Thales outro novo que precisa saber se quer mesmo ser jogador, até aqui só decepção, porém como é novo, pode melhorar se tiver interesse, o que não tem demonstrado.
    Jhon Clay, a idade o atrapalha, não aguenta as vaias e some no jogo após errar algum lance, o que sempre ocorre em algum jogo. Outro que precisa se decidir. Mole.
    Os demais não merecem nem comentário, não são nada do que pensam ser ou ainda tb está muito cedo pra avaliá-los…

  7. paulo

    Nossaaa!!! Quem tem Serginho, Madson e Cristiano no time tem mais que se fud…. Perto deles o Guina é um craque!!! Não há paciência, nem tolerancia para um time de merda desses!!!!

  8. Marcio

    Parabéns aos Euriquistas, voltaram ao poder como queriam.
    O respeito voltou.
    O ronaldinho ta 90% e só joga no Brasil se for no Vasco.
    O Vasco não jogo com o Flor no maracanã.
    O LM está chegando.
    O Vasco vai disputar o título.
    Eu sou o principal reforço do Vasco.

    Parabéns conseguiram destruir um clube centenário com a história mais bonita do futebol mundial.
    Somos chacota nacional, mas o importante é que ganhamos dos Framengu. É um título não é?
    O plano de poder da família do Cancer é maior que o do PT.
    E como todos sabemos se por um milagre não cairmos já sabemos o nome da divindade e será comemorado. Não há saída enquanto o cancer e sua família estiverem no poder. Mas como sabemos eles são bem estruturados e orquestrados.
    Vasco Sempre

    • CLAUDIO / ILHA

      Cara, concordo com tudo que você falou.
      Só não atribuiria isso apenas ao infeliz do Eurico.
      O Roberto é o maior culpado de todos !!!
      Primeiro pelos dois rebaixamentos.
      Segundo, e principalmente, por ter ressuscitado a praga do Eurico e sua corja. Esse mal estava enterrado no Vasco. E o Roberto conseguiu fazer que ele voltasse.

      • Marcio

        Claudio,
        Roberto foi péssimo mas o cancer nunca foi enterrado. Nunca largou a política do Vasco, tanto que era presidente do comselho e de tudo fazia para atrapalhar. Como se fosse preciso. Já que a administração passada se mostrou tão incompetente quanto a do camcer.

        Vasco Sempre

  9. Sabe qual é a diferença dessa campanha para as dos dois rebaixamentos? É que dessa vez ainda temos a oportunidade de dar uma arrancada, já que a distância dos times que estão na nossa frente não é grande. Mas não sei se felizmente ou infelizmente só depende da diretoria. Ganhar do Vasco está sendo como pegar doce de criança.

  10. luiz henrique

    Parabéns aos sócios que votaram no flamenguista que preside o clube. Enquanto o dinamite lutava até a última rodada, o sapo vai conseguir ser rebaixado no primeiro turno….

  11. Parece que ninguém se conhece no Vasco, que nunca treinaram juntos. O time tem até raça, corre, se esforça. Rouba muitas bolas. Mas perde todos os rebotes. Quando tem a bola, seja o jogador que for, dá “chutões”, não sabe o que fazer. Os jogadores não se movimentam, não aparecem para receber as bolas.
    Jogamos atrás o tempo inteiro em busca de apenas um contra-ataque. Mas não temos jogadores com características para puxar esses contra-ataques. Equipes paralímpicas fariam melhor que o Vasco está fazendo. Está certo que nosso elenco é horroroso, mas não vejo diferenças abissais comparadas à outra equipes.
    Agora para completar as chacotas, os flores conseguiram fechar com o dentuço.
    Perdemos totalmente o respeito, dentro e fora de campo.

  12. CLAUDIO / ILHA

    Vamos lá…
    Que nos seja permitido conseguir esses 3 pontos…

  13. Juvenal

    Repito: a unica solução é…
    ACERTAR A PONTARIA
    não existe outra alternativa. Não interessa quem entra em campo, o que vale pra ganhar jogo é Bola no Filó. todo resto é conversa fiada.
    Não é o Celso ou o Charutão que vão decidir o jogo em POA, mas apenas nossos jogadores.
    Vamos rezar para eles ACERTAREM A PONTARIA. É a unica solução para ganhar o jogo.

  14. Gustavo P.

    Que Deus nos ajude hoje e que possamos passar o domingo mais tranquilos e menos estressados…

  15. Paulo Oliveira

    Cada vez entendo menos…

    O Thalles se apresenta bem contra o São Paulo, e nem viaja; Julio dos Santos e JCley idem; pelo o que está escrito nos jornais entram Dagô e Herrera, que a mllênios não colocam o pé na bola… Assim é difícil crer em uma vitória.

    Saudações Vascaínas.

  16. adamor ribeiro

    Caro J.C. Boa tarde.Júlio eu sempre acredito na vitória.O elenco do Vasco,não é dos piores,acho que está afrente de pelo menos uns dez nesse brasileiro.Acontece que a urucubaca está tão grande,que tudo dar certo para o adversário,e tudo errado pro Vasco,aff.Veja no jogo contra o S. Paulo.O Pato com um monte de jogadores a sua frente chuta, e a bola entra. O Riasco so ele e o goleiro,o cara chuta pra fora,e não venham me dizer que o Riasco é um perna de pau,porquer ele não é.Mas vamos acreditar.Eu continuo acreditando. abarço

    • JC Barbosa

      Se depois de 12 rodadas vc ainda credita ao azar nossa posição na tabela, realmente não há o que argumentar.

    • Germano

      Caro Adamor, com todo respeito, vc nunca assistiu uma partida de futebol do Vasco nesse brasileiro, ou do brasileiro. O Vasco é disparado o PIOR time do campeonato. O time do Vasco é tão ruim que talvez o melhor do time (guinazu) é um jogador aposentado, ridículo e que como qualidade tem apenas seu ESFORÇO EXEMPLAR, em defender a camisa, mas é simplesmente tecnicamente um jogador ridículo que não acerta um único passe, toma cartão praticamente todo jogo por reclamação, e ELE talvez seja o único que se salve nesse elenco. Dai vc vê a merda que o Vasco é nesse campeonato. Ai se vc for olhar comportamento, padrão de jogo e blá blá blá a coisa só piora!! Simples assim

  17. ODILON C SILVA - RJ

    Agora ficam fazendo esses jogos sábado á noite, logo dia de sábado, como o time vem mal, anda estragando minhas noites de sábados…………Precisamos ganhar algum jogo fora, mais não mostra força. ………..Sinceramente, um empate seria bom negocio.

  18. Thebar Augusto Guedes

    Riascos, como pode um jogador profissional chegar à cra do goleiro três vezes e chutar olhando para o chão??? DVD do Romário depresente pra ele, treinamento exaustivo de finalização tb resolve isso. Isso é um sinal de falta de trabalho, o Roth trabalha muito tática e marcação, os fundamentos?? Estamos aí vendo que isso nos falta e muito em nosso elenco.

  19. O nosso treinador escalando esse goleiro Charles esse rapaz e muito fraco , nao passa confiança nenhuma e se colocar o Cristiano ai ta danado mesmo , agora e pedir a Deus um milagre para uma vitoria, ta muito dificil . Saudaçoes Vascainas.

  20. Zilio, eterno vascaino

    Torcer, torcer e torcer! Que hoje o Vasco saia com um bom resultado e comece a espantar essa quizila toda!VVAAAAAAASSSSSCCOOOOO!

  21. David

    “A marca registrada de qualquer clube BEM-SUCEDIDO é a sua cultura e isto vem das pessoas que trabalham lá, desde o chefe-executivo e técnico do time principal até as pessoas nos bastidores, cujos rostos pode não ser reconhecidos, mas que são a alma do clube”. (Sean O’Driscoll auxiliar técnico do Liverpool)
    Levando isso para o Vasco, entendemos porque o clube não é Bem-Sucedido há 15 anos!
    As pessoas que lá trabalham não pensam muito no clube e sim nelas mesma, ou em como encher os bolsos próprios e de seus familiares e amigos.

    Quanto ao jogo… Roth é um ignóbil! Roger é um técnico novo comparado com as múmias paradas no tempo que assolam o futebol nacional, portanto, sua capacidade de aprender é muito maior do que a de Roth. Baseado nisso, a probabilidade é que o Grêmio vença dentro de casa, com um time melhor, mais bem treinado e com uma diretoria mais profissional.

  22. Sniper

    Espero que Roth tenha aprendido a lição e não escale três volantes, ainda mais quando os três são Guinazul, Serginho e Lucas. Não há saída de bola e não protegem nada, como ficou provado contra os Bambis.
    Tem colocar o time pra frente e não se portar como técnico de segunda divisão.

  23. Leon da Cruz

    Exato, JC. Se essas caras novas no time não fizerem a diferença, será outro sacode. E olha que esse time do Grêmio é bem limitado. Seja como for, um empate hoje não seria um resultado terrível, pensando exclusivamente na fuga do rebaixamento.

    Sobre essa história de tapetão, estou ficando cada vez mais convencido de que é isso que o Eurico tem em mente quando fala que o Vasco não cai. Corre um rumor fortíssimo de que a Globo exige da CBF alterações na fórmula do campeonato, por conta da baixa audiência dos jogos. Se for verdade, a Globo pode ser o aliado que alguns clubes tradicionais precisavam para voltarem a ter força política e, quem sabe, proporem uma nova liga nacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s