Nem que seja no tranco

trancoComo quem manda no futebol brasileiro é a dupla CBF-Globo, basta um amistoso da Seleção para que toda a rodada do Brasileirão seja adaptada ao horário na qual jogará o time do Dunga. Por conta disso, o confronto entre Vasco e Atlético-PR, que por ter transmissão na TV aberta deveria ser realizado amanhã às quatro da tarde passa a ser hoje, às 10 da noite.

Mas atrapalhar a noitada de sábado de vascaínos e atleticanos não é o pior problema. Para nosso time, o pior mesmo é trocar o que poderia ser uma amena tarde de domingo para entrar em campo na gélida noite curitibana, com previsão de temperatura mínima de 10º. É…a nossa maré de sorte anda tão escassa que encarar o líder da competição, na sua casa e com uma penca de desfalques importantes não é o bastante. Temos ainda que encarar isso tudo jogando em uma geladeira.

E dada a nossa situação complicada na competição, o Vasco precisará superar as dificuldades e fazer de tudo para voltar de Curitiba com um resultado positivo. Encerrar a sequência de derrotas fazendo uma boa partida – ou pelo menos uma aceitável – pode ser um sinal de que nosso time pode reagir e finalmente engrenar na competição.

Os menos confiantes certamente rirão disso. Vendo o retrospecto das duas equipes, é preciso ser um torcedor muito otimista para crer numa vitória do Vasco logo mais. Mas se favoritismo vencesse jogo, não precisaríamos organizar um campeonato. E o primeiro passo para conseguir uma vitória é acreditar nela.

Com tantos desfalques, Doriva ainda não confirmou o time e deve ficar na dúvida até a hora do jogo. A entrada de Charles no lugar do suspenso Jordi deve ser a única que ao lhe fará pensar muito. As outras lhe obrigarão a ter uma reflexão maior, já que podem mexer na estrutura do time.

Os desfalques de Guiñazu, Dagoberto e Gilberto abrem um leque de opções ao nosso treinador. Lucas pode entrar no lugar do argentino, mas Serginho também viajou e pode voltar ao time titular. E ainda há a possibilidade dos dois entrarem, já que Diguinho ainda não mostrou estar 100% pronto. Nas outras duas substituições, Doriva pode manter o time com três atacantes – começando o jogo com Riascos e Thalles – ou optar por Jhon Cley, o primo do Messi ou (Deus nos livre!) Marcinho no lugar do Dagol, fazendo um 4-4-2 clássico. Ele pode ainda fazer uma mudança maior, colocando Jackson (numa formação mais precavida), povoando o meio de campo. Ou então, radicalizar de vez, fazer uma mistura das possibilidades acima e tentar surpreender, não apenas o adversário, mas também a torcida.

O problema é que Doriva já declarou que pretende mandar a campo uma “equipe ofensiva”. Pode não ser algo tão suicida quanto fazer o mesmo no Horto, contra o Galo, mas só dará certo se o time inteiro se comprometer intensamente com a marcação. E, com a pontaria que nossos homens de frente têm mostrado, pode não resolver nem ofensivamente, já que o Furacão tem a segunda melhor defesa do campeonato. Mas seja qual for a formação escolhida, Doriva precisa fazer que o Vasco volte a funcionar pelo menos no nível que já apresentou no Estadual. Podíamos não ser uma máquina, mas éramos ao menos confiáveis defensivamente. Já passou da hora do time parar de bater pino. Precisamos sair do ponto morto logo, mesmo que para engatar a primeira precisemos ser empurrados. E de preferência já hoje.

Campeonato Brasileiro 2015

Atlético-PR x Vasco

Eduardo, Gustavo, Kadu e Natanael; Otávio, Hernani, Nikão e Giovanni (Cléo); Douglas Coutinho e Walter.

Charles, Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Serginho (Lucas) e Lucas; Julio dos Santos, Emanuel Biancucchi (Riascos) e Rafael Silva; Thalles.

Técnico: Milton Mendes.

Técnico: Doriva.

Estádio: Arena da Baixada. Data: 06/06/2015. Horário: 22h. Arbitragem: Marcelo Aparecido R. de Souza (SP). Auxiliares: Fábio Pereira (TO) e Rogério Zanardo (SP).

As redes Bandeirantes (RJ, SC, RS e parte da rede), Globo (PR – exceto Curitiba – , RJ, ES, MS, MT, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF, regiões de Florianópolis, Joinville-SC, Chapecó-SC, Joaçaba-SC, Juiz de Fora-SC e Petrolina-PE) transmitem ao vivo. O Canal Premiere transmite para seus assinantes em todo país  e no sistema Pay-per-view.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

26 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo

26 Respostas para “Nem que seja no tranco

  1. Geraldo Albuquerque

    Rafael Silva………. NÃO DÁ!!!!!!!!!!!!!!

  2. Lucas Silva

    Já deu! Já era! Série B 2016!

    E pensar que eu me iludi com o pífio campeonato carioca.
    Se a diretoria não contratar URGENTEMENTE jogadores razoáveis (porque os que temos no elenco são, em sua maioria, desprezíveis) faremos a pior campanha da era dos pontos corridos, “superando” o América de Natal.

    Torçamos para que o time volte em 2017!

    Abraços!

  3. Carlos Couto

    Rebaixamento a vista. SDV

  4. Lucas Ottoni

    Mais uma derrota (pênalti ridículo cometido por esse Lucas, jogadorzinho de Série C mesmo), e o mais triste de tudo é o que disse o Juninho Pernambucano comentando pela Globo: “Infelizmente, a torcida do Vasco está se acostumando a conviver com luta contra o rebaixamento. Está se acostumando a entrar no Brasileirão para brigar para não cair. É uma torcida que se tornou sofrida, o que é lamentável. O Vasco é muito maior do que isso aí”.

    Seis jogos, nenhuma vitória, apenas 1 gol marcado (ironicamente pelo mesmo Lucas, o responsável direto pela derrota de hoje) e afundado na zona da degola. Onde estão os fãs e adoradores do Dotô??? Onde está o trabalho excelente??? O respeito voltou??? Pois é… só os adversários é que não sabem disso. Pq respeito é uma coisa que definitivamente nenhuma equipe do Brasileirão tem tido pelo Vasco. Viramos saco de pancadas. Afff…

    OBS: sou contra demitir o Doriva. A culpa não é dele. O elenco é fraquíssimo, nem Guardiola ou Mourinho dariam jeito. Ou contrata jogador de verdade, ou inevitavelmente iremos cair. Com ou sem Doriva. Não terá jeito.

  5. Beto

    Infelizmente, mais uma atuação de time rebaixado, pênalti ridículo desse idiota desse Lucas, jogador de série B. Segundo gol, pra mim, em análise rápida, goleiro pulou atrasado, embora o chute tenha sido muito forte. Mas não tenho certeza, preciso ver o lance novamente.
    Não concordo com alguns que avaliaram, em comentários na net, que o primeiro tempo do time foi bom. Só marcou um pouco mais, e teve um pouco mais de mobilidade e aproximação, mas, mesmo assim, criou nada, nulo ofensivamente. Esse time, com esse futebol, só vai fazer gol acidental, esse time do Vasco não parece time da divisão que disputa, parece time da divisão que o Botafogo está. Quero ver a arrogância dessa diretoria onde vai ficar…. Ou abaixam a bola e contratam, não sei com que dinheiro, o pouco que o clube tem é mal gasto, ou se conformam com a nova realidade do Vasco, de clube de fica oscilando entre série A e a série B.

    • alex-es

      Eu falei pra não colocar esse mala desse Lucas.

    • Claudinei

      Começo a ficar preocupado. Não sei se fui eu que vi um jogo diferente, mas achei um pouquinho melhor o time, mas não creio que tenha forças para reagir logo.

      • Beto

        Claudinei, o primeiro tempo foi um pouquinho melhor realmente, mas, quando falo atuação de rebaixado, é no sentido de que não tem mais do que isso pra mostrar, o limite do time ainda é muito pouco, a maioria fez tudo que pode no primeiro tempo e…… Nada cria , nada ofensivamente. E aí vem um louco e faz um penal desses, coisa de time rebaixado, dá tudo errado….Sei não, com esse elenco atual… Você vê, joga , corre demais e ofensivamente é zero, talento zero, pra desarrumar uma defesa precisa de um drible e quem dribla nesse time e fica em pé na sequência? não venceria nenhum time da série a ontem, afinal não criou nada, talvez só o joinvile. Por isso escrevi que parece time de divisão inferior.

  6. Junior df

    Eh amigos, hoje jogou ate mais ou menos, mas se ninguém cria, se ninguém faz gol, nao adianta. Vai sobrar pro tecnico. Uma pena, pois nem acho que e tudo culpa dele. Com esse elenco, sem nenhum meia de armacao, eh difícil… É triste… Perder esse jogo hoje seria normal… O problema são as perspectivas… Nada boas. Acho se o Doriva resistir, cai contra o cruzeiro, pois nao ganha também. Jogo em casa, time desesperado e previsível. E so o adversário se fechar e esperar o erro da defesa… Triste. Mas, Vasco sempre.

  7. JC – Gostei muito de sua análise sobre o último jogo – serena, profunda, equilibrada, realista. Concordo que ainda estamos praticamente no começo do torneio, e que não será fácil aos atuais primeiros colocados manterem suas posições por muito tempo. Mas os pontos que já conseguiram vão lhes ajudar a manter-se pelo menos em posições honrosas. Lembrando que os do meio vão subir. E é preciso levar em consideração que o conjunto que cada um desses times tem, atualmente, só tende a melhorar. Por estarmos no início não podemos nos desesperar. Mas se não fizermos uma mudança no estilo de jogo, ou mudarmos em algumas posições principais do time, certamente teremos dificuldades, mais adiante, para nos mantermos pelo menos nas colocações médias ou, o que será pior, nos arriscarmos a ter que lutar pelas últimas colocações logo acima do Z4, já que não creio que alcançaremos sequer o G4, pois as escolhas de reforços que vêm sendo feitas têm sido deploráveis e até esquisitas.
    Por isso, para chegarmos à uma posição confortável o Doriva terá, a meu ver, que armar o time em um 4-4-2 o mais fechado possível, com o Dagoberto mais perto do Gilberto, (se não estiver no estaleiro por muito tempo, o que, desconfio, vai acontecer). Os times que nos enfrentarem, forçosamente se soltarão, pelo menos um pouco, e aí teremos caminho para vencer, mesmo por um exíguo 1 x 0.
    Querer um camisa 10 de valor só em sonho, já que o “dotô” não vai mudar sua política financeira atual. Nem mudar de técnico, o que, aliás, acho que não resolveria, em virtude da pobreza do nosso elenco, O resto é aguardar os acontecimentos. E esperar a ajuda do Pai Santana e da nossa Fada Madrina (da Sorte).

  8. Juvenal

    Cacetada ou Surpresa
    Essas são as 2 opções para a Noitada Gelada de hoje. Normalmene os jogos de sabado a noite começam as 21 horas, mas hoje a Globo resolvleu mostrar o jogo, mas só depois da babichinfrin, que quase ninguem assiste.É coisa de louco depender de uma tv.
    Vou torcer para que haja uma surpresa, pois Favorito já sabemos quem é, mas não se esqueçam que de vez em quando a zebra aparece!
    JC – gostei muito de sua analise, é isso mesmo. Temos que torcer por um milagre, e esse pode acontecer de maneira bem simples – é só o nosso ataque evitar o Vexame de completar 12 horas em campo sem marcar e acertar a Pontaria.

  9. Adamor Ribeiro -am

    Caro J.C.Estou preocupado com esse time de hj.Ainda mas o Doriva dizendo que vai escalar um time ofensivo.Acho que o Doriva precisa ter um pouco de cautela,tem de primeiro marcar, pra depois tentar um golzinho de bola parada,ou gol contra, gol de canela,seja de que jeito for.Agora mas uma goleada não,pelo amor de Deus. Ele devia sacar o J. S.,e colocar mais um volante,porquer na situação atual,um empate não seria um mau resultado.abraço

  10. BJ

    Se ele insistir com 3 atacantes será goleado novamente. Acho melhor ele fechar o time e esperar um erro dos paranaenses pra matar o jogo. Foi assim no estadual e vai ter que ser assim no brasileiro. Se ele querer jogar igual barcelona estamos ferrados com o elenco que ele tem na mão não da pra fazer milagre.

  11. alex-es

    Eu acho que o Doriva vai de um 442 mesmo, com:

    ——————————–Charles ———————-
    Madson ———–Luan————-Rodrigo ————-Christiano
    Julio dos Santos —–Diguinho —–Caucaia —– Primo do Messi
    —————-Riascos ————————-Thalles—————-

  12. Zilio, eterno vascaíno

    Eu vou torcer pelo meu Gigante. Realmente a situação eh delicada, mas vai que o time se acerta e vai bem? Acho que nosso papel, agora, eh torcer e acreditar. Claro que não retiro o que penso sobre o elenco, a diretoria etc. Estou iludido? Se o Vasco vencer, eh por milagre? Para ambas as perguntas a resposta eh não. Se o Vasco entrar para ganhar, com jogadores dispostos e aplicados, empenhando-se em marcar, trabalhando em equipe, creio que dá para sairmos bem na fita, ainda que tenhamos jogadores limitados. O terceiro maior rubro negro do planeta está bem, tem uma equipe parelha e entrosada, mas talvez o Vasco hoje se mostre um time bom e vá para cima, com espírito de luta e se coloque em uma situação menos vexatoria como a atual. Avante Vasco!

  13. Wesley

    Charles , Charles … está no gol ?
    É realmente está na hora do Doriva promover algumas mudanças , e já que uma derrota na Arena da Baixada seria mais do que normal (nessa circunstâncias) , então que se faça algumas alterações logo como um teste , põe o Emanoel , Julio César , altere o esquema , seja lá o que for e puder fazer para mudar , do jeito que está não dá mais . O que pode acontecer de pior lá , tomar uma goleada , não vai ser pior que tomar de 5×1 e ainda ser rebaixado , melhor testar e errar enquanto se pode , e vai que algum se sobressaia o até mesmo o time todo ? quem sabe ?
    Não tenho nenhuma boa expectativa para hoje , qualquer empate hoje mesmo um 0x0 será um ótimo resultado , mas o próximo jogo em casa é bom que o resultado seja positivo ou cabeças vão rolar.

    Veja como são as coisas , já estou desejando em entrar nesse blog no fim do ano e ler os defensores do “Dr ?” Eurico jogando na cara que deu tudo certo e que apesar de tudo o time engrenou e conseguiu pelo menos uma vaga na libertadores . Porque hoje só consigo imaginar um fim ano deplorável e melancólico nada diferente dos anos anteriores em que o , como eles chamam “banana” , nos proporcionou .
    “bananamite” e ” Euvírus ” tudo a mesma MERDA , só muda o suspensório e seus seguidores .

    • Wanderson DS

      Cara na moral, acho que ninguém em sã consciência é “bananete”… o problema é que existem ainda muitos “euriquetes” e que pra tentar estabelecer o “nível” rasteiro de comparações entre o “sujo e mal lavado” taxam qualquer um que critica o atual mandatário de “bananete”, anti-vasco, “bovino” (quem segue a vaca mór que fuma charuto sem contestação como se fosse uma manada de ruminantes são eles, mas enfim…) SÃO CÂNCERES, TUMORES MALIGNOS QUE ESTÃO MATANDO O CLUBE A 15 ANOS!!!!

  14. Thebar Augusto Guedes

    Jordi não está preparado, vamos ver o Charles hoje se está mesmo, Jordi não me convenceu quando jogou contra o Botafogo no carioca, e nem me convenceu no último jogo, espero que o Charles acerte e assuma a titularidade até a chegada do verdadeiro goleiro da Colina. Futebol tem surpresas e só ela é que pode nos dar uma vitória hoje porque pelo andar da carruagem vai à campo um time sem entrosamento, no frio congelante e contra o líder. Quem aposta R$1.000,00 na vitória do Vasco hoje?

  15. Leon da Cruz

    A que ponto chegamos… A verdade é que um empate hoje é vitória. Não tem jeito, galera. Não adianta se iludir. Com esse time aí, tem que ser humilde e jogar fora de casa para empatar (sobretudo contra adversários fortes ou em bom momento). O cenário dos idos de 2001-2008 voltou com força total e, pelo visto, voltou para ficar.

  16. LUIS CLAUDIO

    Jogo 10 da noite de sábado é seção de cinema.
    Podemos escolher:
    – A hora do espanto ( Com esse time)
    – Vida e morte Vascaína
    – Abismo profundo ( Nosso)
    – A espera de um milagre ( Esse eu gostaria)
    Aceito mais sugestões
    Que DEus nos ajude.

  17. Wanderson DS

    Talvez os desfalques fazem na marra o Doriva variar mais essa escalação e principalmente A FORMA DE JOGAR… não dá mais certo esse negócio de 3 atacantes, ainda mais num time onde não tem opções de nível… fica um buraco vazio de ideias e de presença no meio deixando o adversário livre pra criar…

    na moral nada mais melancólico do que assistir um jogo do VASCO hoje, nesse momento do time, num sábado as 22 horas, na frígida Curitiba, contra um adversário que historicamente gosta de impor cacetadas lá…

    não é pessimismo é REALISMO… mas vai que o futebol nos prega uma peça, e o time minimamente mostre vontade, que os substitutos façam o jogo da vida e o ventinho esteja numa noite ruim né?! Esperança é a ultima que morre congelada!

  18. Klauss C Sousa

    Bom dia, JC e Nação Vascaína.

    Gosto de ler o seu blog porque você não se empolga com a situação momentânea do time, seja ela boa ou ruim. Ou seja, sabe o que é futebol. Alguém aí sabe me informar quem será o goleiro reserva do Vasco?
    SV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s