Parado na tabela

Foto:www.vasco.com.br

Foto:www.vasco.com.br

Algo que aprendi nos oito anos em que escrevo sobre o Vasco na internet é que se deve esperar um tempinho antes de publicar qualquer comentário sobre uma partida. Escrever logo depois de um jogo pode nos fazer deixar levar pela empolgação de uma boa vitória – exagerando as qualidades do time – ou pela frustração de uma derrota, nublando possíveis pontos positivos.

Eis que mesmo depois de uma noite de sono, não sei ainda muito bem sobre o que dizer a respeito dos 3 a 0 impostos ao Vasco pela Ponte Preta, dentro de São Januário. Mas a dificuldade em analisar a partida não é a falta de palavras, é falta do que falar. Como o Vasco não fez nada em campo, nada há para dizer.

As dificuldades diante da surpreendente macaca eram esperadas. Mas nem o torcedor mais pessimista poderia prever que sofreríamos um gol antes do primeiro minuto de jogo, ainda mais mostrando uma incapacidade tão gritante de conseguir parar um contra-ataque. Se antes nós podíamos falar da solidez da nossa defesa, depois do que vimos ontem, nem isso.

E a Ponte, apesar das suas inegáveis qualidades, é um time apenas correto. E qualquer time correto consegue se dar bem contra um time desorganizado defensivamente, ineficiente no ataque e, pior, aparentemente em emocionalmente em frangalhos. A ansiedade do time, palavra da moda para justificar nossa campanha de ridículos 20% de aproveitamento, ficou evidente na noite de ontem. O gol-relâmpago foi o gatilho para, mais uma vez, tentarmos impor uma pressão afobada sobre o adversário, que não chegou a correr muitos riscos. E mesmo quando tivemos a chance de empatar a partida e talvez voltar aos eixos foi desperdiçada pelo protagonista da tal ansiedade vascaína: tivemos um pênalti a nosso favor e Gilberto pegou a bola para a cobrança. Marcasse o gol, e ele certamente tiraria o peso dos ombros das seis partidas sem marcar e ainda conseguiria colocar o time no jogo novamente com o empate. Mas o camisa 9 fez uma cobrança ridícula, perdeu o gol e só conseguiu deixar a equipe ainda mais nervosa.

Tanto que alguns minutos depois, após mais uma bola perdida na intermediária e outro contragolpe rápido da Ponte, o garoto Jordi mostrou que a pressão também foi demais para ele. Entre deixar o atacante driblá-lo e ampliar o placar e fazer uma falta que fatalmente acarretaria sua expulsão, o jovem goleiro escolheu a segunda opção. Evitou o gol, mas sepultou de vez as chances do Vasco reagir na partida.

Com menos um em campo, sem qualquer jogador para ao menos tentar articular jogadas – Julio dos Santos foi quem cedeu o lugar ao Charles, goleiro reserva – o Vasco se tornou uma presa ainda mais fácil.

O resto do jogo é fácil de resumir: oito minutos após a expulsão de Jordi, sofremos o segundo gol. No intervalo, Doriva fez as alterações que lhes restavam, mas a troca de Diguinho pelo estreante Jackson e a inevitável entrada de Yago por Dagoberto não seriam nunca o bastante para nos salvar da derrota. E, assim como o Galo no domingo passado, vimos um adversário muito superior em campo resolver a partida na etapa inicial do jogo e não nos aplicando uma goleada por diminuir o ritmo no segundo tempo (e, ainda assim, a macaca marcou mais um gol, com Borges). A diferença é que na rodada passada perdemos para o Atlético-MG, um dos melhores times do Brasil, jogando no Horto. E ontem, tomamos um baile da Ponte Preta, seja ou não uma das sensações desse começo de campeonato, jogando em São Januário.

Com o Brasileiro ainda na quinta rodada, realmente não deveria haver motivo para desespero. Mas o que mais preocupa não é o quanto falta para o campeonato acabar, e sim, o que falta para o Vasco apresentar um futebol minimamente aceitável. O jogo de ontem foi certamente o pior da equipe no ano, justamente em um momento que deveríamos apresentar uma melhora. Jogando o que jogamos ontem, é difícil acreditar numa recuperação nas próximas rodadas (contra o líder Atl-PR, Cruzeiro e Sport). Se algo não mudar drástica e rapidamente, corremos sérios riscos de ficarmos parados na tabela, exatamente como Rafael Silva na foto que ilustra esse post.

As atuações…

Jordi – teve pior estreia possível em seu período como titular: tomou um gol antes do primeiro minuto de jogo (a rebatida pra frente da área nem tinha muito como ser evitada) e trocou sua expulsão pelo que seria o segundo gol da Ponte logo aos 30 do primeiro tempo, o que se mostrou um equívoco, já que acabamos sofrendo outros dois gols e com 10 em campo não tivemos sequer um esboço de reação. Charles, o terceiro goleiro do time, acabou estreando nessa fogueira, e mesmo tendo sofrido os outros dois gols (nos quais não poderia fazer nada), fez pelo menos duas boas defesas.

Madson – desde o Estadual não acerta nada. E ontem foi a mesma nulidade.

Rodrigo – no meio do desastre defensivo que foi o time, foi o menos pior.

Luan – atravessa uma fase muito infeliz. Mais uma vez foi responsável direto por gols do adversário e não conseguiu cortar o passe que originou a expulsão do Jordi.

Christiano – Madson está tão mal que até o Christiano tem sido mais efetivo. Não que acerte as jogadas no apoio ou proteja com um mínimo de eficiência sua lateral, mas ontem, pelo menos, acertou uma bola na trave.

Guiñazu – no primeiro tempo era o único a tentar parar o meio de campo da Macaca, o que não conseguiu. No segundo tempo teve o trabalho facilitado pelo ritmo de treino empregado pelo adversário, e, ainda assim, foi envolvido algumas vezes pela movimentação da Ponte.

Diguinho – precisou de meio minuto para perder a bola, ficar caído pedindo falta e ver a Ponte abrir o placar aos 51 segundos de jogo. Completamente fora de ritmo, não teve a menor chance contra o bom time de Campinas. Tanto que saiu no intervalo, para a estreia de Jackson Caucaia, que apesar de um ou outro passe errado, melhorou um pouco a marcação e tentou como pode ajudar o time a atacar.

Julio dos Santos – pouco tem feito quando fica os 90 minutos em campo. Ficando menos de 30 – foi o escolhido para ceder o lugar ao goleiro Charles – fez menos ainda.

Dagoberto – na estreia do Riascos, falaram muito que o colombiano teria jogado de má vontade, por não querer ter saído do Cruzeiro. A se julgar pela atuação (ou atuações) do Dagoberto, me pergunto se essa má vontade não é o seu caso. Não há o que falar da sua atuação, tão discreta que foi. Já Yago, que o substituiu, pode ser tudo, menos discreto: alguém que irrita tanto a torcida com suas tentativas de jogadas frustradas não conseguiria passar um jogo sem chamar a atenção.

Rafael Silva – estava marcando o jogador da Ponte que fez o cruzamento para o primeiro gol e foi facilmente driblado no lance. Mas é aquilo: o cara é atacante e ao menos se esforça para fazer uma função que caberia ao lateral. No ataque foi novamente inexpressivo.

Gilberto – o rapaz foi artilheiro do Vasco no Estadual na base dos pênaltis (cinco dos seus nove gols foram assim). Ontem ele teve a chance de acabar com a seca de gols que tanto o incomoda justamente com uma penalidade. Só que Gilberto bateu o pênalti de forma tosca, perdeu a cobrança, evitando que o Vasco chegasse ao empate e, minutos depois, aconteceu o lance da expulsão do nosso goleiro. Ou seja, ele poderia ter mudado a história do jogo e não o fez. É o que eu venho falado há vários jogos: Gilberto não recebe bolas para finalizar com a frequência necessária. Mas as poucas chances que tem tido tem desperdiçado de forma inaceitável. E, para coroar sua atuação, ainda arrumou uma expulsão por reclamação em 15 segundos.

***

Para quem gosta de dados históricos, vale lembrar: o Vasco NUNCA tinha perdido para a Ponte Preta em São Januário. E desde 1950, ano do primeiro confronto com o time de Campinas, NUNCA tínhamos perdido por uma diferença de três gols.

E isso acontece justamente em um momento no qual a política do “bom e barato” para contratações foi referendada por um título estadual. Era tudo o que a diretoria precisava para justificar sua estratégica para o futebol do clube.

Acontece que o bom e barato pode até funcionar no Estadual do Rio, mas já ficou óbvio que não é o bastante para um Brasileiro.

E não é a questão do teto salarial. A diretoria contrata mal, ponto (como gosta de dizer nosso presidente). Uma prova disso é o nosso adversário de ontem: a folha salarial da Ponte gira em torno de R$ 1 milhão/mês. Três vezes menos que a do Vasco. E nem precisamos dizer qual dos dois têm uma equipe mais qualificada.

O Vasco tem 40 jogadores em seu elenco, utiliza pouco mais de 1/3 do grupo e tem menos de 1/3 dos pontos da Ponte (que, pra lembrar mantendo a fração, gasta menos de 1/3 em salários).

Doriva e seus comandados precisam melhorar seu desempenho, mas não são apenas eles que precisam mostrar mais competência. A diretoria também precisa rever sua estratégia. E não é renovando o contrato do Sandro Silva – um dos salários mais altos do elenco – apenas para emprestá-lo ao Bragantino. E pagando integralmente seus salários.

A diretoria tem todo o direito de manter as aparências e, para a imprensa, dizer que o time que temos não deve nada aos adversários e que estamos na briga pelo título. Mas considerar isso uma verdade absoluta e não trabalhar para reforçar o elenco – ou reformulá-lo, emprestando jogadores que não serão utilizados e conseguindo recursos para trazer jogadores mais qualificados – será uma prova de total arrogância e desconexão com a realidade. E que pode nos custar muito caro.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

110 Comentários

Arquivado em Atuações, Resenhas, Vídeos

110 Respostas para “Parado na tabela

  1. Ricardo Mota

    Bom dia amigos vascaínos! ! Hoje a noite vai ser um jogo muito difícil para nós, ainda mais com tantos desfalques, se bem que alguns desses desfalques podem ser um reforço para o time… Uma boa sorte para o vascão.. Vamos torcer com muito otimismo.. Só um adendo mais, eu era um dos que acreditava que a entrada do Diguinho no lugar do Serginho iria melhorar nossa cabeça de área, mas, desde que entrou nos últimos dois jogos, perdemos de 3×0, alguma relação?! Sei lá…

  2. Gustavo P.

    Dagoberto sentiu lesão e está fora do jogo de amanhã, kkkkkkkkk tem que rir….

  3. gláucio

    é engraçado como os discursos mudam da noite para o dia. agora o doriva é BURRO, o elenco é SOFRÍVEL, o presidente ESTÁ DESTRUINDO O CLUBE. quando fomos campeões cariocas, vencendo 3 e empatando 1 dos últimos 4 clássicos, o doriva era ÓTIMO, o elenco era PROMISSOR, e o doutor eurico miranda era O MAL NECESSÁRIO. impressionante como se deixa de apoiar da noite para o dia. mas o recado vai pra quem é contra o doutor eurico:

    meus chapas… o doutor eurico miranda foi eleito pelo voto da maioria dos sócios, incluindo aí o meu, por um mandato de 3 anos. Aprendam isso. Não adianta vocês ficarem dando “chilique” que nem boiola traída. eurico, vocês querendo ou não, vem desenvolvendo um excelente trabalho em São Januário… “consertando” todas as MERDAS que os desgraçados fizeram na gestão anterior… que o Vasco precisa de reforços no time principal, isso é de conhecimento de todos, só que a gestão dos MUV / bananistas deixaram um passivo de 700 milhões de reais e há a necessidade de equacionar essa enorme dívida… é difícil de entender isso? vocês querem um timaço e q se dane o nosso passivo, é isso??? será q isso é amar o clube e apoiar o trabalho brilhante de resgate comandado pela diretoria? ninguém tira dinheiro do rabo, senhores. O pior de tudo é que nesses últimos 6 anos de processo de destruição do Vasco da Gama eu não via vocês aqui reclamando das “SAFADEZAS” que o Banana e MUV canalhas faziam contra a instituição… tudo era culpa da tal “herança maldita”… mas em 6 meses de eurico, eu leio as mais cabeludas e caluniosas difamações e acusações, sendo q o Vasco recuperou seu respeito em campo (sendo campeão após 12 anos) e, principalmente, o seu patrimônio fora das quatro linhas. O trabalho do doutor Eurico é excelente!!! mas os críticos preferem o caminho das difamações covardes… Por quê será??????? essa turminha de bovinos são todos irresponsáveis, só sabem criticar… acham tudo muito fácil, tem a solução para tudo… e se o vasco começar a voltar a vencer (e irá voltar), vão colocar isso na conta do divino espírito santo. eurico voltou para salvar o vasco. e como jesus cristo, o estão pregando na cruz. azar o de vocês. os verdadeiros vascaínos estão apoiando esse trabalho comovente de resgate do nosso clube. já os que preferem malhar, continuem malhando. aliás, devem estar mto satisfeitos com as derrotas do vasco. mas reagiremos, e aí vocês não terão mais o q falar. atenção bovinos e euricófobos: a reação começa amanhã!

    • JC Barbosa

      Eu me pergunto se vc sabe que…

      Os tais 700 milhões em passivos não vieram inteiros da gestão anterior e que pelo menos metade já existia na primeira gestão Eurico.
      Que reclamar da dívida deixada é o mesmo que reclamar da herança maldita.
      Que o Vasco estava há menos de 4 anos sem um título e não 12 (a não ser que vc seja desses que considera o disputadíssimo Estadual do Rio como único título que vale).
      Que há uma distância gigantesca entre “querer um timaço” e querer um time que consiga marcar mais que um gol em quatro rodadas do Brasileiro.
      Que critica não é sinônimo de difamação.
      Que a marca Vasco da Gama é o maior patrimônio do Clube e que a “recuperação” que a atual gestão fez nesse patrimônio foi assinar um patrocínio master pelo mesmo valor que nos pagaram quando estávamos na Série B, por um período maior e oferecendo uma exposição maior à Caixa.

      Pra terminar duas coisas:

      Já é uma mostra de subserviência extrema ao Dotô achar sua atual gestão maravilhosa. Então, no próximo comentário, tente evitar de cair em total ridículo como fez dessa vez ao dizer que “não via reclamações” sobre a gestão anterior (só se vc era cego ou analfabeto, o que aliás explicaria muita coisa) e muito menos, mas MUITO MENOS MESMO, não compare novamente o Dotô a Jesus Cristo. Isso é ofensivo até para mim, que não sou religioso.

    • Diogo

      Parei.. o nível de loucura das euriquetes beira a total insanidade.. essa ai, comparou o euvírus com Jesus Cristo!

  4. Juvenal

    Favorito
    Amanhã o Atlético é favorito absoluto.
    No entanto, nem sempre favorito ganhoa o jogo antecipado, pois se assim fosse não precisaria nem ter campeonato. Portanto…………
    Amanhã o Vascão tem 2 Desafios: voltar a FAZER GOLS e ganhar do Favorito
    Conosco não tem rosco, vamos em frente sempre.

  5. Amigos Vascaínos

    Mais preocupante que a derrota para a Ponte é constatar que o mau futebol apresentado, quase parecido com o horroroso time que foi goleado pelo Avaí ano passado em casa.
    Não é salvo conduto que Atlético/Mg e Ponte Preta são dois dos times que apresentaram o melhor futebol nesse começo de campeonato.
    Já foi falado nesse espaço sobre o desempenho de Dagoberto. Está merecendo o banco faz tempo. Luan, Cristiano, Madson e Gilberto também.
    Mas não dá para tirar a responsabilidade de Doriva. É ele que tem de extrair o melhor futebol dos jogadores.
    Claro que nossos laterais não tem muito que extrair, mas não são piores que a maioria dos laterais adversários os quais jogamos até agora, excluindo o Galo e Inter.
    O vestiário Vascaíno não deve ser muito fácil de administrar, mas se Doriva quiser manter seu cargo tem que fazer mudanças urgentes.
    Pra que 40 se utiliza 14 ou 16 ?

    SV

  6. Juvenal

    Comparações
    O Vascão foi campeão carioca e agora está rebaixado no Brasileirão
    O Furacão teve que disputar o Torneio da Morte no Campeonato Parananense para não ser rebaixado e agora é lider do Brasileirão
    Desafio
    Espero que os atacantes vascainos aceitem o desafio de não ficarem MEIO DIA (=12 horas) em campo sem fazer gol. E que esse absurdo não se concretize amanhã..
    Horario do jogo
    Normalmente há jogos aos sabados as 18:30 e 21 horas. Não entendo porque amanhã passaram para as 22 horas ???
    Ditadores
    Amanhã 2 Ditadores vão se enfrentar fora de campo, com os tradicionais discursos polemicos – Charutão e Metralha.
    Paz em campo e na torcida
    Que isso seja regra amanhã na Baixada, e não repita o Vexame de Joinville.
    Força Vascão – não podemos desanimar NUNCA.

    • JC Barbosa

      Tão boa como a explicação sobre os jogadores ligados à Brasport que chegaram ao Vasco. Naquela vez, bastou falar não há ligação e pronto, não é necessária mais nenhuma explicação. Agora, diz-se que “o presidente não foi consultado” e pronto.

      Tendo quem acredite, até Papai Noel existe.

      De qualquer forma, há informações equivocadas sobre o Juninho na nota. Em breve, será a vez do Edmundo a ser o alvo, já que agora é considerado um traidor.

      Por fim, é engraçado o site oficial do euriquismo falar em “oportunismo“. Justo quando utiliza a história do minuto de silêncio para ignorar o desempenho sofrível do time e a fraqueza do elenco e evitar falar a respeito.

      • Tomás Costa

        Sem entrar no mérito da questão, é no mínimo uma falta de sensatez da diretoria ou do próprio presidente não conceder o minuto de silencio. Independente de qualquer coisa o Juninho é idolo do Vasco e nos deu muitas alegrias. Merece mais respeito e consideração numa hora dessas.

      • Carlos Couto

        Nunca gostei do Eurico, mas porque se faria 1 min de silêncio para o pai do Juninho, não vejo razão alguma para se fazer essa homenagem, nunca vi nem sei quem é o pai dele, não jogou no Vasco, é um torcedor como outro qualquer. Meu pai era vascaíno e morreu, e daí, deveriam ter feito 1 minuto para ele também? Esse Juninho está se tornando um saco e tem mais, é chato pra cacete, comenta mal pra burro e ainda reza na cartilha da Globo.

        Teve sua época no Vasco, mas nunca foi um craque, somente um excelente jogador.

        Craque foram Romário, Vavá, Bellini, Andrada, Fontana, Friaça, Jair da Rosa Pinto ( para citar alguns ) e um que infelizmente jogou pouco tempo, o fantástico Denner.

        Podem me xingar à vontade mas sempre achei o Juninho um chato de galocha ( bem antiga essa ). O Edmundo pode dar a mãozinha para o Juninho, são dois porres comentando futebol.

        SDV

    • marcelo paes

      Texto brilhante mesmo. Sim, mostra claramente que o Vasco tem um presidente. Um presidente de merda, pois não basta destruir o clube tem que acabar com os ídolos também.

  7. JOAO BOBAO - TIJUCA - RJ

    Gostei do time, teve evolução, meu titio Eurico Miranda ta certo quando diz que o time disputará o título, eu concordo com meu titio Eurico Miranda, vocês também meus amiguinhos. Vamos ganhar bem do furacão, depois lotar São Januário no próximo jogo, 60 reais não está caro, a torcida vascaína tem dinheiro para pagar.

  8. J. L.

    Vamos analisar os lances capitais do jogo :
    – No 1. gol, o bravo Diguinho estava com a bola dominada, perdeu, ficou reclamando de falta,e a Ponte pegou a defesa desarrumada. Na rebatida do Jordi, o Guiñazu perdeu a dividida para o cara que fez o gol.

    – O penalti perdido pelo Gilberto. Inexplicável !!!!

    – No expulsão da Jordi, a bola estava na lateral direita, quase na linha do meio campo, entre 3 jogadores ( ??? ) do Vasco e eles perderam a bola para 1 jogador da Ponte que fez o lançamento nas costas do Luan, e o Jordi, inexperiente, fez a falta e foi expulso.

    – No 2. gol o zagueiro da Ponte, cabeceou sozinho na nossa linha da pequena área. Onde estavam Luan, Rodrigo e Gilberto ?

    – No 3 gol, o Luan ( sempre ele !!! ) saiu jogando errado e devolveu a bola para o Cajá que deixou o Borges livre para fazer o gol.

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Eu tento imaginar como são feitas as contratações no Vasco !!!!

    – O Cruzeiro tinha o Borges dando sopa e nós contratamos o Dagomorto e o Fiasco !!!!!

    – O Palmeiras tinha o Maikon Leite de bobeira. Ele foi para o Sport e estreou fazendo gol.

    – O Galo tinha o Neto Berola e nós nada. Ele foi para o Santos.

    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Na sua coluna antiga no Globo esporte, no ano passado, sugeri a contratação do Gílson ( lateral esquerdo do Cruzeiro, hoje na Ponte ) e do Felipe Azevedo ( atacante do Ceará , hoje também na Ponte ).
    Os dois deram conta do recado no jogo de quarta feira e nós com Yago, Cristiano e afins.
    Tá difícil !!!!
    O time de 2013, como Martin Silva no gol, faria melhor papel que esse de hoje.
    Medo !!!! Muito medo !!!!

  9. Paulo Oliveira

    E enquanto isso, no Reino das Ervas Daninhas, discute-se um pronunciamento do Juninho Pernambucano.

    Deus salve o Vasco.

    • Beto

      Como o Juninho, simplesmente, tem opinião, não é uma marionete e não abaixa a cabeça para todas as coisas que esse cidadão, Eurico, faz , como 95% dos jogadores e ex-jogadores fazem (figuras como, por exemplo, Donizete Pantera e Valdir, desse nível intelectual, que se referem a ele como Doutor), Juninho, para o Eurico e os membros da seita, passou a não prestar e ser inimigo do Vasco. É simples assim. Se fosse um cordeiro que abaixa a cabeça e bajula o Doto seu pai teria o minuto de silêncio, a questão foi política sim, não resta dúvida.

      • Paulo Oliveira

        E o pior, Beto… as críticas da seita seriam aquelas mais lucrativas à instituíção, pois partiriam da turma de apoio, e poderiam clarear mais as ideias das cabeças coroadas. Mas não, tudo o que o Grande Guia faz ou fala são as verdades definitivas e incontestáveis, para eles!

        Saudações Vascaínas.

  10. Diogo

    Reparem em como o respeito voltou:
    http://www.netvasco.com.br/n/163491/sandro-silva-diz-que-clima-do-vasco-atualmente-nao-e-dos-melhores
    http://www.netvasco.com.br/n/163492/sandro-silva-atribui-saida-do-time-a-falha-contra-urubu-e-diz-que-falta-de-oportunidade-e-por-causa-da-inexperiencia-de-doriva
    O cara estava encostado no time, ganhando uma boa grana, ai ele é emprestado (com os salários pagos pelo Vasco) e sai falando mal e criticando a torto e a direito! Realmente o respeito voltou… Isso para mim era motivo de rescisão de contrato!
    (Esse fdp do sandro deve ter as costas mt quentes…

  11. Thebar Augusto Guedes

    JC, Maravilhoso comentário, não sei se vc melhorou em suas análises em relação à época da GLOBO.COM ou se é o fato de seus sucessores naquela página não terem o mínimo talento para escrever. KKK Brincadeirinha, vc está cada vez melhor, evoluindo.
    Gostaria de ressaltar uma coisa em seu comentário: O Doriva está perdido, não mostra ter nenhuma saída tática para a equipe que está pra lá de manjada, não tem material humano para jogar como ele quer neste Brasileiro e não sei até que ponto foi bom para o Vasco que Galo e Ponte tirassem o pé do acelerador, talvez uma derrota por goleada assim como tomamos do Avaí em casa ano passado desse um choque de realidade a essa diretoria e mudanças fossem feitas de forma drástica. Vc Jc, levantou uma coisa que eu não tinha percebido e pensando melhor acho que vc tem razão, só um descaso com o clube, com a situação, pode traduzir as participações de Dagoberto. A expulsão de Gilberto me parece que foi forçada, acho que ele não quer passar vergonha em Coritiba.
    Acho que é o pior começo da história do Vasco em campeonatos brasileiros e o pior, esse tipo de derrotas de 3 pra Ponte já não me surpreendem mais pois já são corriqueiras, afinal já tomamos de 5 do Avaí em casa e quer saber? Eu tinha essa sensação de que perderíamos feio para a Ponte e estou com essa tenebrosa sensação que tomaremos uma goleada impiedosa do Atlético. Espero que não.

  12. Carlos Queiroz

    Bom dia JC, deixei passar a raiva pra comentar. Viu que Marquinhos do Sul rescindiu o contrato e foi pro Macaé. Viu o mapa de calor do Dagoberto no site do ricaperrone (http://www.ricaperrone.com.br/um-vasco-que-nao-fala-a-mesma-lingua/). Desde o ano passado esse pseudocraque que nunca foi vendido pro exterior não joga nada mas nosso Doriva treinador jovem que adora ex-jogadores do ituano e jogadores com nome, insiste em tentar encontrar um lugar pra esse peso morto no time. Depois que Serginho saiu, temos que reconhecer que a cobertura do Madson e aquele buraco entre o Madson e o Luan ficou bem desprotegido. Melhor recorrer aos 3 volantes, Lucas na esquerda, Serginho na direita e Guina no meio. Passou a hora de baixar a bola, não acredito que rafael silva tenha condições de ser atacante, Gilberto está desesperado por se achar ídolo de uma grande torcida e quer fazer tudo sozinho, penalti bizarro, expulsão mais ainda. Hora de começar a fazer promoções pra jogar na Arena Maracanã lotado, se for deixar pras 10 rodadas finais vai ser muito tarde.
    Mas acho que devolver/afastar Dagoberto é a primeira medida a ser tomada, 4 meses e ainda não fez um jogo convincente, não vai fazer, é omisso se esconde e toma todos os cartões possíveis pra ficar suspenso, devolve esse mala.

    • Claudio

      Quando o BURRO do Doriva parar de colocar o Dagoberto de ARMADOR do time, e colocar ele nas sua REAL POSIÇÃO, ou seja ao lado do Gilberto, aí sim eu vou analisar o seu desempenho em campo.

  13. Jefferson Natal/Rn

    cara tá foda assistir esse time, a questão não é só tecnica também é tática, as linhas do vasco jogam muito longe uma a outra, não há compactação os jogadores não se movimentam e nem se apresentam pra receber, realmnte não teem como criar, os laterais são simplesmnte nulos, do que adianta o madson se um bom apoiador se não acerta um cruzamento esse apoio se torna inutil, cristiano falar o q desse verme acho que o doriva deveria entrar no 4-4-2 no proximo jogo thales no lugar do gilberto, o dagol livre na frente flutuando e encostando no thaales, o problema é o meio testaria o primo do messi junto com o cley ou montaya daria mais movimentação a esse meio que é o que ta precisando, e volante entraria com serginho se tiver recuperado tem a marcação boa e com o lucas que tem a qualidade no passe e se apresenta mais para o jogo podendo aparce como homem supresa, e tiraria o madson colocava o jean e tiraria o cristiano e olocaria o julio cesae, essa é a minha analise. agora é de se preocupar esse time do vasco é taõ ruim que até pra brigar pra não ser rebaixado ta ruim, e o pior as 3 proximas rodadas infelizmente eu acho que o vasco perde as tres, esse time do vasco ta no mesmo nivel que avai, joinvile, coritiba e figueirense, desses citados incluindo o vsco tenho certeza que 3 deses caem.

  14. CLAUDIO / ILHA

    E a Nau está à “Doriva”! rsrsr

  15. CLAUDIO / ILHA

    Time grande não pode fazer futebol econômico.
    Claro que não dá para se endividar. Mas COM PLANEJAMENTO tem de montar um time forte. Procurar patrocínios e trazer três ou quatro jogadores de peso ( e que joguem ). Caso contrário não funciona.
    Alguém sabe me dizer um time grande que tenha feito algo que preste com time limitado?!?!
    O Vasco é muito limitado !!!
    Cara, os jogos estão sendo ridículos. Aliás esta muito complicado para nós !!!
    Como um elenco tem 41 jogadores, sendo ao menos 35 fracos, e não se livra da maioria para poder trazer 4 bons !!! Aliá porque trouxeram essa mulambada toda ?!?!

    Outra coisa…por que Yago sempre !?!?! Não sou daqueles doidos que acham que todo gringo joga bola. E pra mim o Montoya foi decepcionante.
    Mas não me leve a mal não…o Montoya faria muito melhor o que o Yago entra instruído a fazer !!!

  16. Dear JC,
    Pelo visto essa passacao de mao na bunda do vasco não tem nem dia e hora para acabar, kkkkk….
    Sai dae Vasco!!
    Venha pra ca que aqui eh seu lugar…

    • JC Barbosa

      Seu time caiu ano passado, né? Deve estar bem lembrado como é.

      • Como evitar o quarto rebaixamento do vasco.
        Abre a janela as 3 da manha e sai de fininho…
        Dia seguinte, como se nada tivesse acontecido o clube ja estará de volta a serie B e poucos irao perceber a diferenca…

      • JC Barbosa

        Até entendo essa sua síndrome de Estocolmo com relação ao Vasco. Ser o maior freguês do país em clássicos não deve ser fácil e a gigantesca diferença de vitórias do Vasco sobre seu time deve acabar gerando um certo tipo de afeto. Mas eu aconselharia vc a esquecer um pouco de nós e se concentrar nos adversários da sua divisão. Com o Macaé onde está, corre o risco do Rio ter 4 times na elite e o Botafogo não ser um deles.

  17. ODILON C SILVA = RJ

    TÁ FODA DE ASSISTIR, cadê a gangue euriquista que reclamava de tudo, que ficava em São Januario xigando o DIEGO RENAN, que chamava o DOUGLAS de velho barbudo,que mandava o EDMILSON sumir do clube, cadê a RÁDIO TUPI que perseguiu o time no ano passado,que fazia tudo para o VASCO não jogar no maracana, devem agora está satisfeitos,o VASCO registra baixisssimos públicos,pessimas médias de públicos. Cadê o EUGÊNIO LEAL,cadê o VAGNER MENESES, devem está comendo bacalhau com Eurico miranda,alemde não serem vascainos,ainda fazem umasacagem dessa com a instituição,enquanto essa RÁDIO TUPI ficar se metendo na politica vascaina, apoiando o que não presta,o VASCO TÁ FUDIDO.ELES NEMSENTEM.

  18. Germano

    JC, análise precisa, gostaria desse “sangue frio”. O campeonato realmente eh longo, mas quando observamos nossos resultados e desempenhos nos jogos, o discurso fantasioso de técnico jogadores e diretoria, e os próximos adversários no curto prazo, da pra começar a temer!!
    Temos (ou tínhamos) 40 jogadores no elenco, e apenas 3 substituições!! De verdade, o Montoya não eh nada brilhante, na verdade longe disso, mas pelo menos ocupa a faixa central do campo, já fez gols, tem contrato longo, eh jovem, pq não INSTRUI, o cara a jogar na sua posição, treina um período a mais e deixa ele jogar mais. Nunca vi por exemplo a paciência com ele como há com Yago por exemplo; que nada fez!! Deixa o cara jogar 270 minutos sem ter que marcar o lateral. Antes de excluí-lo do elenco. O mesmo com o Jhon Clay, que notoriamente precisa se manter no peso de atleta pra render.
    Não dá num dia o cara eh camisa 10, titular e capitão, depois nem no elenco fica??? O que é isso??? Esse Cristiano não pega banco nem a pau, e o que ele já fez?? Montoya a Jhon Clay a gente sabe que não salvará nada, mas perto do vazio no setor, comparando com marfinho e Bernardo balada, eles podem jogar. Sei lá tem muita coisa no Vasco que já desisti de entender!! Vasco sempre

  19. Tomás Costa

    Nem adianta mais falar sobre a trágica noite de quarta contra a macaca, afinal torna-se até cansativo ficar martelando na mesma tecla de que não temos bons jogadores e tal. Mas aí acho que vale também questionar o trabalho do Doriva, pois times iguais aos nossos nesse campeonato tem pelo menos mais uns oito. A propria Ponte é um time tecnicamente limitado, igual ou pior que o nosso, mas tem um sistema tático arrumado, com jogadores escalados de forma correta em suas devidas posições. E tem em um único diferencial ,um meia, que é o Cajá.

    É claro que todos nos concordamos que precisamos de reforços, REFORÇOS mesmo, urgentemente, mais mesmo assim acho que não era pra ta tão ruim.

    Acho que a grande diferença, do Vasco para os outros é o peso da armadura vascaína, pois se esses mesmo jogadores que hoje estão na colina estivessem vestido, por exemplo a camisa da Ponte ou Chapecoense, talvez estivessem fazendo uma melhor campanha.

    Portanto o que precisamos para sair dessa draga seria trazer pelo menos 3 grandes jogadores para fazer a diferença e que essa porra de teto salarial vá para o inferno.

    O que não pode acontecer é cairmos de novo, a nossa imensa e sofrida torcida não aguentaria e nem a Instituição Vasco da Gama.

    • Zilio, eterno vascaíno

      Pois eh, caro Tomás. O campeonato está nivelao por baixo, mas eu acreditei que o Vasco estaria igual salsicha, no meio da lata, assim como disse o rotundo ”doutor”. Bato na tecla de comocao interna por parte de alguns jogadores, pois foi o Eurico bradar e o time começou a cagar. Não boto a culpa só no Eurico, pois não está sozinho no balaio, mas começo a crer que há algo no mínimo estranho no time. Eh evidente que o rendimento caiu e tem jogador alí que não está fazendo o seu papel.Acho que tem que dar um limpa e mandar uma renca embora, e nessa bodega o primeiro que eu despacharia seria o maior enganador no nosso Vasco hoje: Dagoberto. Esse cidadão só criou problemas por onde passou, já falou merda quando deu entrevista e não quer jogar. Outro patife eh Julio dos Santos, um Aranda versão 2015. Bernardo, Marcinho devem ser suprimidos. A meu ver, Riascos eh um inúti, não precisava ter vindo e não faz falta, sem contar que dos outros 37 no inchado, porém pifio elenco, eu salvaria os goleiros e mais uns dois ou três. Saudações Vascaínas.

  20. Nicodemus

    Muito fácil cobrar do time e da diretoria e deixar o estádio às moscas quando o Vasco joga e mais precisa de apoio. Ser torcedor de Facebook e bradar virtualmente é muito cômodo. Reclama-se do time, reclama-se do Doriva, reclama-se do doutor Eurico. Mas e nós? Temos feito a nossa parte como torcedores que amam o Vasco? Pois é… Pelo visto, o amor de alguns pelo Vasco vale menos de 60 reais. Início de mês, dinheiro na conta… E nem 3 mil pessoas na Colina Histórica. E depois querem vir reclamar que os resultados não aparecem. Se o Vasco vai mal, a culpa é de todos os envolvidos. Inclusive a torcida, cada vez mais ausente (e sem o menor motivo para ser ausente). É o que penso.

    • JC Barbosa

      É….a culpa também é da torcida, claro.

      Toda euriquete faz isso: não tendo como defender o indefensável, tenta desqualificar quem faz as críticas. Ou seja: quem não apoia incondicionalmente a diretoria, não é vascaíno.

      Engraçado é que isso só vale quando o Dotô tá no comando.

      • Evandro

        E o pseudo “dr” esta fazendo a parte dele?? O amor do dr vale qto??

        A justificativa do “dr” desse elenco fraquíssimo é por causa da herança maldita deixada pelo dinamite. Mas se é preciso conter as despesas, pq até hj não foi feito uma auditoria, foi feito um levantamento informando a todos, principalmente os torcedores, qual seria o real valor da divida do Vasco?? Qto o Vasco deve hj?? Alguém sabe?? Sera q importa isso ao “dr”?? Sera q isso é interessante?? Pq não lançar logo o plano de sócio para a torcida poder apoiar?? Pq enrolar ao máximo o sócio torcedor?? Não seria interessante ter uma quantidade maior de sócios?? Ou isso não ajudaria o “dr”??

        E vc,euriquete, além de babar o ovo, puxar o saco do eurico, faz a sua parte??

    • Gustavo P.

      Amigo Nicodemus. SE, eu digo SE eu fosse torcedor de Facebook como você falou, ainda assim, AINDA ASSIM eu seria mais torcedor que você que apóia a pessoa que mais prejudicou e prejudica o Vasco, o charuteiro. É o que penso.

    • Zilio, eterno vascaino

      Nicodemus, você está falando sério? Numa boa, sem ofensas…

    • Diogo

      A pergunta que não quer calar: você estava lá????

    • Leon da Cruz

      Esses caras são uma comédia (trágica) mesmo! Na ausência de argumentos, mudam o foco. Agora a culpa é da torcida… Prepare-se, galera! O discurso já está pronto, caso o Vasco venha a cair.

      • Beto

        Exatamente, Leon, caso o Vasco seja rebaixado vão inventar outra teoria, como culpa da torcida. Ou então dirão, acho que irão por esse caminho, que a culpa é do Dinamite Banana, que entregou um clube ainda mais falido do que encontrou, e é verdade. Mas isso já era sabido e houve,e ainda há tempo para contratar melhor, está faltando competência
        Análise superficial dos balanços do Vasco
        Lembrando que o primeiro balanço da gestão Dina, portanto posição em 31 de dezembro de 2008, que segundo a gestão Banana incluiu provisões de contingências, que não estavam presentes nos balanços das gestões Eurico, apresentava dívida de 377 milhões. Acredito que estivesse próximo da realidade na época, afinal, era um balanço de outra gestão sobre uma gestão passada, ou seja, nesses casos, pelo menos teoricamente, não há motivo para se esquecer nada, pois as dívidas grandes são culpas de administrações anteriores, não dos gestores atuais.
        Agora, o primeiro balanço da gestão Eurico, posição de 31 de dezembro de 2014, que também acredito representar a dívida real, ou algo próximo a ela, pois gestão atual não teria motivo para melhorar a situação que encontrou e acho que houve tempo para apurar situação (embora sempre apareçam esqueletos depois que pegam de surpresa qualquer gestão), dívida é de 688 milhões. Ou seja, Gestao Eurico, mesmo com a política mais pés no chão e folhas de pagamento pequenas entre 2001 e 2008 não conseguiu fazer a dívida parar de crescer, que chegou a 377 milhões no fim de 2008 (se observarmos questão de desvalorização da moeda se verá que essa dívida, hoje, representaria algo maior ainda). Já a gestão Dinamite, em apenas 6 anos, fez a dívida passar de 377 para 688 milhoes, um desastre completo, que faz sua gestão ser, realmente, a pior da história do Vasco em termos financeiros. Em termos esportivos também é, com dois rebaixamentos, embora que no primeiro, na minha opinião, exista grande culpa do Eurico também.
        Problema agora é travar essa bomba relógio da dívida, que só com juros e correções cresce fácil. Por isso, o futebol, por exemplo, não pode errar em contratações como vem acontecendo.

        http://www.netvasco.com.br/news/noticias15/arquivos/20090430balancovascoexercicio2008.pdf

        http://www.netvasco.com.br/news/noticias16/arquivos/20150430balanco.pdf

      • Beto

        JC, quando me refiro a correções são das próprias taxas de juros e surgimento de esqueletos, foi extinta a correção monetária no Balanço. E um agravante na dívida deixada pela gestão do Eurico, de 377 milhões, o Vasco vinha de um período de glórias, que ele o Calçada tiveram méritos, sem dúvida, era para estar num ciclo virtuoso até hoje, com torcida crescendo. Mas o preço daquele período é cobrado até hoje, houve exagero e incompetência. Ou seja, a diretoria atual tem responsabilidade sim, pelo passivo financeiro e pela falta de melhor estrutura do clube.
        O caminho correto seria o de estruturar o clube, construir um CT com o patrocínio do bank foi america, reformar ou iniciar reforma de São Januário. Mas não, optou-se pela loucura olímpica, pelos gastos excessivos com despesas correntes,como folha de salários, e não com investimentos. O Vasco não se preparou para a era do futebol profissional, ficou parado no tempo, não foi, como no passado, pioneiro. Você vê esse clube que acabamos de enfrentar, tem um estádio novo, CT, parece mais preparado para os novos tempos que o Vasco e isso num clube, pode-se dizer municipal,nem no interior do Paraná o CAP tem torcida tão grande, só na capital.

        O cavalo passou encilhado e o Vasco, por absoluta incompetência de sua diretoria, perdeu o bonde da história quando teve o bank of america. Em 1998 o Vasco já era pra ter um CT e uma super divisão de base, outro ponto fraco do clube hoje, que forma jogadores fracos tecnicamente e, avaliação minha, fracos até intelectualmente também. O Vasco não tem suporte quase que nenhum da base pra sustentãr o clube num momento difícil como esse atual.
        Também não vejo nesses dirigentes atuais do Vasco, como aconteceu entre 2001 e 2008, conhecimento mesmo sobre o futebol , sobre qualidade de jogadores, parece que não enxergam jogo, não sabem contratar. Muitas contratações a torcida já vaticina antes. Algumas realmente são difíceis, o jogador parece ter qualidades e não acontece, mas outras são absurdas. Não é responsabilidade finançeira pagar 100 mil nesse Riascos, não vale isso.
        Enfim, fica o desabafo depois de mais uma derrota , agora diante do CaP, e tem muita coisa pra escrever se formos fazer um histórico de como enfraquecer um clube, em 16,15, anos, quando começou a se gastar demais, estou com a sensação que o Vasco não é um clube preparado para os novos tempos, e vale tanto quanto o que escrevi para a pseudo gestão moderna do dinamite também, foram irresponsáveis com as finanças do clube, pior que a gestão Eurico.
        Dá um livro esse histórico de emfraquecimento do Vasco….se o cara for pesquisar faz livro e livro de muitas páginas, descrevendo momento por momento. Espero que o Vasco não se torne um clube que fica nessa de sobe e desce de divisão.

      • Beto

        JC, e um ponto importante, Eurico disputou alguns brasileiros por pontos corridos com mais de 20 clubes, eram mais clubes, ele não está conectado com a realidade. Com 20 clubes não sei exatamente quantos o Vasco disputou com ele no comando sem cair.
        E mais, vários clubes no Brasil evoluíram em grandeza e estrutura impondo ano após ano mais dificuldades para o chamado g 12. A realidade não é a mesma de 2001 a2007. O campeonato hoje é mais difícil , vários clubes cresceram, melhoraram sua estrutura , e o Vasco parou no tempo. É bom que o Doto acorde pra os novos tempos, a dificuldade hoje é maior que na primeira gestão dele.

  21. Guilherme

    FORA DORIVA!

    Colocar o time novamente com a MESMA FORMAÇÃO ou seja 3 atacantes, é dose para mamute!

    Insistir com o Dagoberto como armador é outra burrice do treinador de time pequeno, ele está matando o futebol do Dagoberto.

    Ele (Doriva) perde o goleiro por expulsão e QUEM ELE TIRA?
    O único ser pensante do meio campo o Julio Santos, vsf Doriva ou melhor vê se ainda o Grêmio te aceita.
    Pergunte a qualquer torcedor quem deve ser substituído quando se perde o goleiro ou zagueiro por expulsão. A resposta será, SEMPRE o ATACANTE, mas o Burriva tendo TRÊS atacantes prefere tirar o Julio Santos.

    Ao invés de colocar o Emanuel Biancuchi para o time ter ao menos um homem de ligação para tentar alguma reação no jogo, ele (Doriva) não faz isso me coloca o maluco do Yago e mantém o esquema escroto até o apito final.

    FORA DORIVA!

    Eurico!! Abre o cofre, se vira e oferece 200 mil a 250 mil para o Renato Cajá que ele aceita na hora. Ele deve ganhar uns 100 mill no máximo na Ponte. Seria a solução para o problema de falta de criação.

  22. Leon da Cruz

    Cadê as euriquetes que costumam invadir este espaço?

  23. Paulínio

    Eu gostaria de saber onde estão os adoradores do Dotô? Pq sumiram de ontem pra hoje? Alexandre Vieira, Glaucio, Nicodemos, Diego Santana, Paulo Lenz, Daniel Lessa… Onde está esse grupo de seguidores do Santo Eurico??? Será que descobriram que o seu ídolo máximo tem pés de barro e que só um verdadeiro milagre feito por um santo de verdade salvam o Vasco da queda? Kd esse pessoal que prega o euriquismo?

    OBS: Eu achava que a zaga era o menor dos nossos problemas. Mas se o Luan continuar nessa toada, é bom que o doutor comece a pensar em trazer um zagueiro, além de um camisa 10 que parece que nunca virá.

    • Nicodemus

      Engana-se, caro Paulínio. Eu continuo confiante e acreditando no projeto da diretoria. Continuo pensando em lutar pelo título. E continuo tranquilo, sabendo que o doutor Eurico não permitirá que o Vasco seja rebaixado. Com duas vitórias iremos a 9 pontos e passaremos a olhar para o pelotão de cima. Temos time e treinador pra isso, e eu tenho plena confiança de que reagiremos, e logo! A diferença entre nós, Paulínio, é que eu valorizo o que conquistamos nesses 6 meses (e foi muita coisa conquistada). Já você prefere fazer caça às bruxas e achar que nada está bom, pois o presidente é o Eurico. Tudo bem, permaneça assim, com essa postura. É nessas que a gente separa o joio do trigo e que se vê quem é que ama o clube e pensa positivo, e quem é que procura qualquer coisa para denegrir e depreciar o que vem sendo feito. Se você acha que está cumprindo à risca o seu papel como vascaíno, ótimo. Não falo mais nada. Mas sábado, contra tudo e contra todos, eu estarei em frente à TV torcendo pelo Vasco? E você? Vai esperar uma derrota para seguir difamando o doutor Eurico e as “euriquetes”? Isso é o melhor que você pode fazer como torcedor do Vasco? Será? Pense nisso…

      • JC Barbosa

        Algumas perguntas (que não serão respondidas, claro)…

        1) Pra vc “lutar pelo título” e “não será rebaixado” são coisas semelhantes?

        2) “Não ser rebaixado” é o que basta para lhe tranquilizar como vascaíno?

        3) Com duas vitórias iremos a 9 pontos. Pelo o que estamos jogando, quais serão essas duas vitórias?

        4) Passaremos a olhar o pelotão de cima com 9 pontos? Pq o pelotão de cima deixará de marcar pontos ou pq pra olhar basta levantar o pescoço?

        5) Qual é a relação entre “amar o clube” e “pensar positivo”? São sentimentos excludentes?

        6) O que te faz pensar que uma pessoa que não goste da atual gestão deixe de torcer pelo time? Ou que quem faz críticas aos óbvios equívocos da diretoria deixará de assistir uma partida do Vasco e torcer pela vitória?

      • Nicodemus

        Vou responder às suas perguntas:

        1) Em momento algum, eu disse que eram situações semelhantes. O que eu disse é que não me preocupo com rebaixamento, já que temos um presidente que não permitirá isso. A minha preocupação é com a parte de cima da tabela. É brigar lá em cima. Onde há semelhança?

        2) “Não ser rebaixado” não é uma preocupação para mim. Já disse que não me preocupo com isso. Deixo isso para os anti-eurico, que só veem negatividade e pessimismo em tudo.

        3) Cara, se você não acredita, é um direito seu. Eu vou acreditar sempre. Quais serão as duas vitórias? Pra mim, o Vasco sempre irá vencer. E mesmo que perca, estarei confiante para o jogo seguinte. Pois sei que o Vasco é grande. E sei que agora temos um presidente que não deixará o time afinar. É claro que o Vasco irá reagir. Não tenho dúvida quanto a isso. Pena que nem todo mundo pense como eu. E é por isso que São Januário vive às moscas. E agora sou eu quem lhe pergunto: e a torcida? Tem feito sua parte, após a conquista do Estadual?

        4) Ok, ok. E você acha que Atlético-PR, Chapecoense, Ponte Preta, etc… vão seguir liderando o campeonato por muito tempo? Cara, o campeonato está começando. Os grandes vão assumir as rédeas em breve. E sim, eu creio que o Vasco pode ser um desses grandes. Acredito no meu time, acredito no Doriva e acredito, sobretudo, no nosso presidente. Estamos a poucos pontos da zona de classificação à Libertadores. Eu sempre vejo as coisas pelo lado positivo. Exatamente como você via quando o presidente não era o Eurico. Mas agora, pelo visto, o pessimismo tomou conta de você. Como eu disse, é um direito seu.

        5) Pensar sempre no pior e garantir que o time fará vergonha, será rebaixado, não conseguirá nada, etc…, como muitos vêm fazendo aqui neste espaço desde o Estadual, é uma mostra de amor ao clube? Essa eu achei que nem precisaria lhe responder, mas já que você perguntou…

        6) O público de menos de 3 mil pessoas em São Januário em um jogo que poderia significar a nossa arrancada no campeonato, certamente indica que a torcida não anda fazendo a sua parte. Ou anda? Amar o clube tbm é se sacrificar por ele, independente de quem esteja no poder (embora pra mim, gastar qualquer centavo ou tempo com o Vasco não seja o menor sacrifício, e sim um prazer). Sobre os “óbvios equívocos da diretoria”, não creio que isso seja motivo para não ir ao jogo ou desligar a TV no primeiro tempo (como muitos aqui disseram ter feito). E se houve equívocos, os acertos foram muito maiores, seja no departamento de futebol, seja na situação estrutural e patrimonial do clube. Deixo pra você escolher. As melhorias com a gestão Eurico são consideráveis, e é por isso que dizemos que o respeito voltou.

        Espero ter respondido de forma clara à sua compreensão. Obrigado.

      • JC Barbosa

        1) No seu comentário vc colocou juntos, citando, “Continuo pensando em lutar pelo título. E continuo tranquilo, sabendo que o doutor Eurico não permitirá que o Vasco seja rebaixado”. Ou seja, vc pelo menos pensa nas duas coisas

        2) Isso não responde à pergunta, que foi se não ser rebaixado é que basta para lhe tranquilizar como torcedor do Vasco.

        3) e 4) Mais uma vez vc não respondeu às perguntas. Repetir o discurso batido dos devotos ou tentar jogar a culpa para a torcida não responde. Minha pergunta foi simples, mas posso deixá-la mais clara: nossos três próximos adversários são Atl-PR, Cruzeiro e Sport. Pelo futebol que apresentamos até agora, quais desses dois venceremos? Pq, para estarmos a “poucos pontos” do G4, só se conseguirmos os tais nove pontos nessas três rodadas. Ou vc acha que todo mundo acima da gente vai perder pontos?

        E uma coisa é ser realista, outra pessimistas e ainda outra otimista demais. Minha visão da atual diretoria se baseia no que a mesma diretoria fez entre 2001 e 2008. E a sua? Essa confiança no atual presidente vem de onde? Foi da gestão anterior, quando em SETE Brasileiros só não lutamos contra o rebaixamento em dois e só ficamos próximos de uma Libertadores em um?

        5) Mais uma vez é uma questão de ver o que está acontecendo. Se o time do Vasco fosse formado só por jogadores com mais de 50 anos, vc ainda acreditaria no título ou que não iríamos ser rebaixados? E se pensasse que correríamos sim o risco de cair, vc amaria menos o clube? Mas é aquilo: há quem não esteja satisfeito com a campanha do Vasco. E há os que acham que, se na 38ª rodada estivermos na 16 colocação, estará tudo ótimo.

        E mais uma pergunta: na gestão anterior vc acreditava no Vasco da mesma forma ou quando não era o Dotô o seu amor pelo clube, segundo seus próprios argumentos, era menor?

        6) Também acho que a torcida comparece pouco ao estádio, independente das dificuldades de se ir à São Januário às 10 da noite, tendo que trabalhar no dia seguinte e pagando um ingresso caro – e sem que os sócio-torcedores tenham direito à meia entrada. E é querer ser muito dono da verdade afirmar que alguém deixa de amar o clube que torce pq não vai a um jogo ou mesmo deixa de ver uma partida. Como se o seu padrão de torcedor – que, pelo visto, não leva em consideração dificuldades de tempo, grana ou locomoção – fosse o correto e quem não o seguisse fosse um torcedor que ama menos o Vasco. Lamento, mas não é por aí, amigo.

        E, mais uma vez, a resposta não atende à pergunta. Eu perguntei de onde vc tirou a ideia de que criticar a atual gestão tem a ver com amar menos o clube. Isso não tem nada a ver com quem foi ou deixou de ir ao jogo de quarta. Até pq vc não sabe, nem tem como saber, se os torcedores que estavam lá ontem são dos que criticam ou apóiam a gestão Eurico.

        Sobre os acertos, é questão de ponto de vista. A diferença é que os devotos do Dotô, mesmo quando falam em equívocos, são incapazes de apontar um que seja. Só conseguem falar dos acertos, que, obviamente, são supervalorizados.

      • Diogo

        Ai meu Deus.. ter que ler um comentário de uma praga dessas é de acabar com seu dia e fazer vc ficar cheio de raiva! Beira ao delírio.. o cara fala: o euvírus não vai deixar o Vasco ser rebaixado.. Como se ele tivesse um poder oculto e sobrenatural e num passe de mágica o Vasco milagrosamente ganhasse pontos (sei lá como.. será que no tapetão?!).
        O que dizer de uma pessoa que pensa assim????

      • Paulo Oliveira

        Nicodemus.

        Quando o Grande Guia fechou o camarote, ainda no primeiro tempo, ele desistiu do segundo tempo, ou viu o jogo pela televisão, ainda no camarote?

        Saudações Vascaínas.

  24. Juvenal

    Vem mais Cacetada aí no sabado
    – só não sei se vai ficar no 3 ?!?
    Horario do jogo
    – é coisa de louco programar um jogo no sabado as 22 horas na Geladeira de Curitiba em pleno inverno. Eu até pensei que fosse mais uma loucura da CBF (que conforme o Baixinho merece tb uma CPI, mas ca pra nos CPI aqui não funciona pois o PDI não permite). PDI=Paraiso Da Impunidade.
    Mas agora me toquei que são ordens globais mesmo. Quanto a transmissão direta pela TV, estive consultando a programação do Sportv para sabado e la só consta o jogo do queridão da Globo – Fla x Chape ao vivo e depois em repeteco.
    Ataque Zero
    Nosso ataque está há DEZ HORAS E MEIA em campo sem marcar gol.
    Um abasurdo. Portanto, nosso problema não é de elenco, de meia ou sei la o que, – nosso UNICO problema é a Falta De Gols.

  25. Antonio

    Sempre leio o seu blog e nunca fiz um comentário sequer. Costumo interagir com parentes e amigos vascaínos e digo com certeza, esse time é pior que os rebaixados de 2008 e 2013. Nesses anos de rebaixamentos caímos por detalhes, especificamente zagueiros e goleiros em 2008 e com todos os Neis, Cris e tais, o time não seria rebaixado em 2013 se tivesse ao menos um mísero goleiro. Esse atual time é um arremedo em todos os setores, exceto no gol, senão vejamos: zagueiros, temos luan e Rodrigo que são uma boa dupla jogando no seu melhor. O Luan vem falhando seguidamente no brasileiro. Quem são os reservas? Anderson Salles e Douglas Silva, ambos fraquissimos. Os laterais, Madson e Cristiano, um só sabe correr e não cruza ou como gosto de dizer, acerta o passe, pois não adianta cruzar na área por cruzar. O Cristiano é um esforçado limitado. No meio, é onde se concentram a maior parte dos nossos problemas já que o único absoluto no setor é o guina e mesmo assim tem seus pontos fracos. O Serginho, super contestado por quase todos por errar muitos passes, fez uma falta tremenda nestas duas surras que levamos e quem sempre entrava era o Lucas, mas o Doriva optou pelo Diguinho, meu Deus. Na criação é um desastre completo pois já passaram por ali uns oito ou dez jogadores e nenhum foi ao menos razoável, vejamos: John Clay, Montoya, Bernardo, Marcinho, Júlio dos Santos, Dagoberto, Jackson Caucaia e Biancucci que nem estreou. O ataque que eu achava estar resolvido com Gilberto e Dagoberto é a maior decepção até agora. Dagoberto nitidamente está no Vasco pra passar tempo, sem nenhum comprometimento e Gilberto que sempre achei bom jogador e vibrei quando fechou, tem se mostrado muito afoito, sempre quer chutar de onde quer que esteja quando tem melhores opções, mas deve ser pq o meio campo quase nada cria. Rafael Silva é uma piada como atacante, muito esforçado na marcação e nulo como atacante e para completar Riascos, Yago e Talles. Vontade de chorar. Enfim, se analisarmos bem, este ano corremos muito mais riscos que nos anos em que efetivamente fomos rebaixados porque além da nossa campanha pífia temos concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento disparando na tabela.

  26. Marcelo Silva

    Na boa. Se é pra tomar chinelada de todo mundo era preferível nem ter subido pra série A. O Vasco é o Íbis do campeonato. Motivo de chacota. O pior que ainda nem pegamos os medalhões, à exceção do galo. Ou seja, na quinta rodada já posso dizer: FUDEU!

  27. adamor ribeiro

    Caro J.C. Boa tarde.Que partida horrorosa do Vasco ontem.O Doriva tem de mudar esse esquema.Ou joga no 4-4-2,ou joga com 3 volantes 2 meias e um atacante.Não vejo outra solução para o momento.Os dois laterais deve ser sacado,Madson e Cristiano,são uma verdadeira av. Luan,um zagueirinho de merda,ja se achava um Dedé da vida,mais 2 gols na conta dele.O R.Silva fez 2 gols na decisão do carioca,agora não sai mais do time, mesmo não estando jogando nada.J.S. fica no lado direito do campo junto com o Madson,e não sai de lá nem por decreto lei. Doriva vc é o maior culpado, tem que haver cobrança por parte da presidência do clube,ontem,parecia que estava vendo aquele time da série B,do ano passado,onde os jogadores andavam em campo.Doriva, te cuida tua batata pode está assando.O Presidente pode não tirar vc,mas se perder sábado,para o patético do Paranã,a torcida vai tirar vc na marra,pague pra ver.abrço

  28. VACF

    Para mim ficou muito claro quero problema do time não elenco. Digo e repito, nosso elenco não é fraco, nos falta apenas uma meia de qualidade, serviria até Diego Souza, que como vimos não passado, está longe de ser um craque. Está evidente pela forma de jogo que o time não acredita mais no Doriva e , em seu esquema tático e na forma dele reverter a partida.
    Temper tocar o técnico, além obviamente contrar uma meia, mesmo que para isso tenha que ultrapassar o teto salarial.

    • JC Barbosa

      O elenco não é fraco sob que parâmetro? Madson, Luan, Gilberto, Rafael Silva, Julio dos Santos são bons pelo que jogaram no Estadual? Mas são bons o bastante para o Brasileiro? Dagoberto e Diguinho são bons pelo que já fizeram na carreira? Mas voltarão a jogar o que já jogaram? Christiano, sob qualquer aspecto, é um bom lateral para o Brasileiro? Ou seja, da equipe titular, dá pra se garantir apenas com Guiñazu, Martín e, vá lá, Rodrigo no Brasileiro?

      • Tomás Costa

        Eu seria até mais rigoroso, pra mim só Martin e Rodrigo. O Guina é guerreiro, mas é limitado, só toca de lado e pra trás. Ta feia a coisa.

  29. E outra vai tomar uma porrada do Atretico Paranaense na proxima rodada e pior a porra do jogo vai passar em rede nacional

  30. Mais uma partida ridicula esse time do Vasco não tem um jogador que preste, esse Jordi não passa de um frangueiro, Gilberto jogador de carioquinha, Rafael Silva enganador, Dagoberto morto, Doriva fraco, Chistiano horroroso e Yago o pior jogador do Vasco o garoto ruim não joga absolutamente nada o jogador Que mais me irrita.

  31. Li o post do Rica Perrone sobre o jogo de ontem, e ele só ratifica o que tenho visto e comentado.
    Em qualquer momento do jogo, um adversário está com a bola no meio campo, qual a postura do Guinazu? A todo momento você está vendo o cara partir pra cima, pra sufocar, pra tentar beliscar, roubar a bola… Por que não vemos essa postura nos demais jogadores?
    A Ponte nos venceu exatamente por isso. Só o Rodrigo e Luan pegavam na bola sem marcação, os demais, ao receber já tinham alguém cercando. Aí vc junta a isso: o Julio dos Santos virou acessor do Madson, porque não sai mais da direita; Dagoberto e Rafael Silva não voltavam pra dar opção. Quem saía jogando? Diguinho e Guinazu pelo meio, ou os dois laterais, ou – na maioria das vezes – os chutões tentando ligação direta.
    Sei dizer que, se o time estava encaixado, e funcionou no carioca, agora desencaixou. E não adianta chorar por reforços, se nem ao menos utilizamos outras opções no elenco – não que estas sejam melhores, mas é o que o JC comentou, se não vale a pena nem testar, pra que contratar?

  32. Leon da Cruz

    Não foi apenas a pior partida do time no ano, JC. Foi seguramente uma das piores partidas de toda a história do Vasco.

    Alguém tem que falar para o Eurico que o suposto discurso motivacional de “vamos lutar pelo título” não está dando certo. Talvez um pouco mais de sobriedade, conexão com a realidade e responsabilidade ajudasse. Talvez os jogadores e o técnico se sentiriam menos pressionados, para dizer o mínimo, se se admitisse que o time é muito limitado, mas que pode ter força de conjunto para superar as adversidades. Mas, claro, esperar sobriedade, conexáo com a realidade e responsabilidade de nosso presidente é pedir demais, né?

  33. Caro JC, como eu disse no post anterior e você corroborou agora neste, não é necessário ter um time super caro para fazer boa figura neste campeonato. Deve haver uma porção de times que estão disputando este brasileirão que não têm uma folha de pagamento de 3 milhões de reais. Como você disse, a folha da Ponte é três vezes menor que a do Vasco e o time é muito e muito superior. O segredo é, como você disse, saber contratar. Será que o vasco não tem um grupo de olheiros para ajudar nesta ação? Só contratamos indicações de empresários ou representantes de jogadores? Os interesses dessas pessoas não são os interesses do Vasco. Sou totalmente contra aumentarmos a folha salarial, mas sei e tenho a certeza de que é possível montar um time infinitamente melhor do que esse com a folha estabelecida. Basta a diretoria aprender a contratar. Aliás, ou ela faz isso ou o tal respeito que ela diz que voltou vai para o brejo novamente de onde eu acho que nem saiu.
    Abraços.

  34. LG

    O Doriva deveria começar a usar um 3-5-2 no Vasco. É uma formação de pouco a não usada aqui no país, e daria liberdade aos nossos laterais, e pelo menos, teoricamente, teria uma boa consistência defensiva (que o time já perdeu a que tinha).

    ———————–Martin Silva*———————–
    —————–Luan – Rodrigo – zagueiro**———-
    ———-Jackson Caucaia*** – Guiñazu————–
    —–Madson – Júlio dos Santos – Julio Cesar——-
    ——————Gilberto – atacante****—————–

    * Quando voltar
    ** O zagueiro reserva menos pior que tiver
    *** Ou Lucas, ou os adorados Serginho/Diguinho
    **** O atacante menos pior que tiver

  35. Belas palavras JC falou tudo .

  36. brad nascimento

    Não entendo nada de futebol mesmo. Contrata-se mais de 40 jogadores alguns nem no banco fica ,pra que isso? Essa é a politica de pes no chão?
    Demite metade e contrata 5 com qualidade . Jogadores acabam de ser contratados e são emprestados muito estranho esse elenco inchado desse jeito e só são escalados no maximo 15 jogadores .Nunca vi um nome diferente sendo escalado .Com as expulsoes , com excessão do goleiro os outros são os mesmos podem esperar.Nada de diferente .Desse jeito o Doriva tá pedeindo demissão.

  37. David

    Fala JC!
    Sei que muitas vezes não concordo contigo, mas hoje concordo plenamente com sua coluna, acho também que o Doriva, deve entender que o Vasco não é melhor do que ninguém, então tem que jogar feio mesmo, não se importar com as críticas, fazer gols de faltas, corners, lateral, jogar na retranca e fazer gols de contra ataques, pra tem mexer na formação e nas peças.
    Os jogadores tem esquecer o estadual e lembrar que o brasileiro nos estamos para não descer de novo.
    E o Doriva se que ser o novo papai Joel legal , mas o Vasco tem pensar estar entre os grandes de novo, pois por enquanto somos forte candidato a série B de 2016.
    Vascaínos choque de realidade.
    Dói mas é pura verdade.

    • Zilio, eterno vascaíno

      Velho, falou e disse. Foda-se “time fechadinho, bem armado, categoria” ou o diabo que for, time bom eh time que ganha e gol bonito eh gol que entra, E PONTO FINAL. SDV.

  38. Juvenal

    Novo Vicio
    Depois de vrarios 0 x 0, agora viciaram no 3 x 0.
    Sabado vem mais cacetada
    preparem o emocional
    Quebra de tabu
    Ontem a Outra Faixa ganhou pela primeira vez da Nossa Faixa em São Jani
    Ataque Nota Zero
    nem com penal os caras estão conseguindo fazer gol
    Tá feia a coisa !
    .

  39. Carlos Couto

    Luan já deveria estar no banco juntinho com o Gilberto. Madson não sabe marcar, ou joga como ala ou deve sair do time por falta de cobertura, Deus me perdoe mas prefiro o Nei.

    Como já havia dito, com esse time o Vasco deve jogar fechado com 3 volantes e só sair no contra ataque.

    Deixaria somente Dagoberto e Rafael Silva no ataque e subiria com o Evander como camisa 10.

    Nem vou comentar o jogo que me provoca depressão.

    SDV

  40. Amado Peixoto

    É incrivel como o time caiu de produção após o fim do Carioca! Ngm acerta nada, nem o Doriva consegue fazer o time jogar!!
    Os zagueiros tem errado tudo, o Madson não consegue mais render e o ataque nem de penalti marca mais!!
    Algumas coisas que não dá pra entender: o Diguinho atava parado a 6 meses e já é titular! O Caucaia mal chegou e ja estreou! E o Lucas Silva? Pq ele não é titular no lugar do Diguinho que claramente não tem ritmo de jogo ainda? Pq o Emanuel Bianchuchi não é testado nesse meio de campo? Pq a insistencia em 3 atacantes sem ngm pra tocar a bola pra eles?
    E essa renovação do Sandro Silva chega a ser surreal!! O cara não joga, tem salário alto (msm que tenha aceitado diminuir pra renovar é dinheiro jogado fora) e vai ser emprestado pro Bragantino com o Vasco pagando os salários? E, so pra constar, o eurico é amiguinho da familia que comanda o Bragantino, então dá pra entender esse emprestimo ne?
    Temos 40 jogadores (são mais, mas vou arrendondar pq não sei o numero certo), mas o Vasco utiliza uns 15 no máximo! Ficam falando em teto salarial, em falta de grana, mas tem um elenco desse tamanho!! E quando tem a chance de dispensar um, renovam o contrato pra emprestar ele!!
    Tem muita coisa errada no clube, mas se criticar, somos anti Vasco! Já os adoradores do doutor podem falar as maiores sandices, como achar que o Vasco briga por titulo! Alias, se o eurico falar em titulo de novo, pode mandar internar pq ele tá doido!!
    Os times que podem brigar pelas 4 vagas de baixo estão ganhando no começo do campeonato e acumulando pontos! Enquanto isso, o Vasco so faz perder pontos! Quando chegar no fim, eles terão gordura pra queimar e a gente estará no sufoco!
    E nem comento o valor do ingresso, colocar 60 reais pra ver esse time, é pedir pra ter SJ igual ontem, com menos de 3 PRESENTES assistindo o jogo!!
    SV

    • Beto

      Joinvile, Coritiba e figueirense são os ditos “fracos” que estão na parte de baixo junto de Vasco e Flamengo (tão ou mais fracos). Se liguem nos outros, todos marcando vários pontos que serão, pra alguns deles, importantes mais pra frente. Outros podem surpreender e ficar mais pra frente mesmo no campeonato todo. A situação do Vasco é gravíssima.

    • Zilio, eterno vascaino

      Mas ele falou! Vai la no netvasco que voce vai ler!Peixoto, esse papo de quem critica e’ bovino e’ coisa de euriquete. Fica frio, eh evidente que o nosso Gigante esta’ mal. Quem ama o Vasco, vai ficar puto, claro, e pena no time, não nos manda chuvas fanfarroes que o comandam, para infelicidade da torcida.

  41. josé

    CALMA GALERA! O Bruno Gallo tá vindo aí!
    Não falarei mal desse ótimo time, com um presidente excelente e que SÓ pensa no bem do clube (afinal quem tá precisando dos 3 mi); brigaremos pelo título segundo o Rei Sol (temos equipe pra isso, afinal fomos campeões do campeonato mais importante do mundo), estas 5 partidas foram apenas acidentes de percurso (Meus Deus, quantos acidentes?!?! Mas tá tudo certo) jogamos MUITO bem faltou APENAS o gol (mero detalhe né?). Assim, acredito que não serei taxado de bovino, anti-Vasco, muviano … o time tá uma maravilha galera, é apenas uma fase ruim (que dura 15 anos).

  42. Zilio, eterno Vascaíno

    JC, quanto ao Dagoberto, você descreveu milimetricamente a impressão que tenho desse sujeito: má vontade. O cara parece se esconder, não quer jogar, aliás, nunca gostei desse cara e é noticiado que onde esse pangaré passou, causou desconfortos e animosidades. Esse Diguinho é outro inútil… Quanto ao Jordi, teve gente linchando o garoto, mas acho que não é por aí. Ele tentou evitar um gol, acredito que outros também procederiam dessa forma, já que Luan fez questão de não fazer sua função,alguém tinha de fazer, né? Resultado: Jordi prejudicou o time!! No demais, gostei dele em campo, assim como do Charles. Outro que tá enchendo o saco é o Luan! Erra em lances capitais (foi assim nos outros jogos), como já falei aqui. tá parecendo o Talles ano passado, que só queria ser vendido e sair da Colina, mais nada. Acho que subiu pra cabeça a suposta proposta de clube estrangeiro, o que fez seu rendimento cair de forma abrupta. Quanto aos outros, acrescento o Guiñazu, que parece ter morrido. Não sei se se abateu psicologicamente.
    Olha, do jeito que tá a coisa, acho que nosso Vascão já era. Faz anos que se vê jogadores mascarados, zoando mesmo, e NINGUÉM que DEVE intervir (diretoria e comissão técnica) faz qualquer coisa para mudar o quadro. Agora pensam no Ronaldinho Gaúcho (não, esse não!!), um cara que não está nem aí pra nada e segundo noticiado, ultimamente tem envidado esforços em torno do pagode e derivados, relegando o futebol para quinto, sexto plano.
    Não sei se há alguma picuinha interna que está fazendo os jogadores procederem como estamos vendo, mas vejo muita má fé por parte de alguns jogadores, claro que posso estar errado. Não é possível que o futebol do Vasco seja tão inferior a ponto de não conseguir fazer gols no brasileirão. Em outros anos a justificativa para a má vontade eram os salários atrasados, mas e agora? Vê-se sim má vontade por parte de alguns jogadores!! Essa onda de patifaria começou quando o “dotô” começou falar, o que parece ter incomodado o elenco e fazê-lo agir assim, como vimos.

    • Zílio – Seus dois últimos parágrafos não devem ser desprezados. Também já pensei em que as afirmações autoritárias do mandão do Vasco tenham tocado a auto estima de alguns jogadores, ocasionando esse provável comportamento. Oxalá estejamos errados e eles se reabilitem nos próximos jogos. Abraço.

  43. carlos

    JC,
    Sua analise dos jogadores foi bem próxima do que pensei, só acho que o Jordi não teve culpa na expulsão, acredito que foi no reflexo.
    Apesar do Yago irritar a torcida, percebo que quando pega a bola ninguém encosta para jogar com o cara.
    Achei a substituição do Julio mais um ponto fora do doriva, por mais lento que seja o Julio, o lance do pênalti foi lançamento dele e é o único que pensa.

  44. LUIS CLAUDIO

    Um dirigente que trás o filho do Romário de volta,e mais umas malas que foram ex promessas como o mosquito da dengue e o Índio pataxó, e agora renova com o Sandro Silva? pra que??? Isso tem dedo de falcatrua da braba.
    Aliais desde os velhos tempos de Eurico aqueles contratos com Romário,Edmundo de 500 mil por mês naquela época já me cheirava muito mal e esse é com certeza um dos males de nossa divida,que esses caras sem dó nem piedade ganham na justiça. Não que não tenham razão , assinou tem que pagar, mas não engulo esses contratos de jogadores que o clube fica refém de cumprir um contrato de 3 anos,como é o caso do “valoroso” Nei que nem sei quanto ganha,mas 1 real é muito ,pelo que ja mostrou em campo.
    Por mim jogava com 3 zagueiros, Trocava os 2 laterias ( Mesmo que tenha que improvisar o gandula,na lateral direita) e dava uma sequencia de jogos para esses novos “grandes jogadores” que foram contratados ( Primo irão do Messi,Caucaia daí,etc) pois se ta pagando tem que jogar.
    Em uma Empresa se o funcionário não produz,manda embora,sem essa de contrato de 3 anos,etc.
    Ontem pela primeira vez na vida ( depois de 53 anos) não consegui assistir o segundo tempo, fui terminar um projeto que estava fazendo.
    Afinal quem não produz não recebe.
    Amigos até quando vamos ficar assistindo esse filme de horrores????
    Espero que os eleitores do Dotô estejam satisfeitos.

  45. Lucas

    JC, esperando ansiosamente você comentando uma vitória do Vascão nesse Campeonato Brasileiro… Eu acredito!

  46. Gustavo P.

    O pior não é termos um time meia boca. O pior é ver que os jogadores estão ANDANDO EM CAMPO. Meia boca por meia boa, a Chapecoense por exemplo tem um lixo de time e ganhou as 3 partidas que disputou em casa. O Atlético Paranaense, nossa próxima derrota, tem um time fraco que fez um papelão no campeonato paranaense e lidera o campeonato, à base da disposição e apoio dos seus torcedores que tem lotado a Arena deles nos jogos. Então por aqui em São Januário tem coisas muito erradas acontecendo e que não justificam esses 3 ridículos pontos e duas goleadas.
    O cenário para sábado às 22hs é de trevas. Esse time do CAP tem sempre a sorte de pegar o Vasco nos seus piores momentos e sábado não será diferente, vamos tomar outra chinelada a não ser que um milagre aconteça. Pra completar e para a alegria da Flapress, terá transmissão em TV aberta.
    Sobre o jogo de ontem o que dizer? Jogadores como o Luan, Madson, Dagoberto, Gilberto tem que tomar vergonha na cara. O Diguinho é o menos culpado, mandaram ele jogar e ele está obedecendo ordens, nada mais. O time está tão ruim, mas tão ruim que o destaque ontem foi o Cristianno. Outro problema pra complicar mais a nossa vida: goleiros novamente. Jordi pagou pela inexperiência e esse Charles que entrou eu não gostei, achei fraco. O cenário é dos piores minha gente.

    • JC Barbosa

      Transmissão ao vivo no sábado à noite?

      • Wanderson DS

        tem jogo da “seleção” da CBF no domingo, e os jogos que seriam tradicionais das 16:00 horas com transmissão passaram pra sábado as 22:00… então será um show horrores ao vivo, ou uma comédia pastelão da pior qualidade dependendo do ponto de vista… seria melhor ter ZORRA TOTAL mesmo…

      • JC Barbosa

        Ah, sim….nem sabia quando começaria a Copa América, pra ser sincero. Estou mais preocupado com quando ela vai acabar para o Uruguai.

      • Gustavo P.

        Sim, a rodada vai ser sábado porque domingo tem jogo da seleção.

      • Wanderson DS

        JC pior que nem é copa américa ainda, é amistoso “preparatório”… e tb tô cagando pra essa seleção da CBF… e o Uruguai tem q ser eliminado na primeira fase pelo amor de Deus!!!

  47. Paulo Sergio de Araujo

    O nosso presidente fanfarrão, que “proclamou” a si mesmo o “Rei Sol” da Colina Histórica (que, na realidade, é só REI DAS BRAVATAS INÚTEIS), “garantiu” que “não passaremos sufoco” e “disputaremos todos os títulos”…
    Convenientemente (porque existem idiotas suficientes no mundo) se esquecendo que FOI ELE MESMO QUEM MONTOU O HORROROSO ELENCO DE 2008 E ENTREGOU O CLUBE NA MERDA FINANCEIRA (que não permitiu que se contratasse UM ÚNICO jogador que prestasse), berra aos quatro ventos que “com ele o clube não cai” (o que é MENTIRA, porque 80% da responsabilidade do rebaixamento de 2008 é DELE, SIM…!!!)…
    O Bragantino, que JÁ NOS DEVOLVEU o “famoso QUEM?” Erick Luis, um dos “grandes reforços” contratados pela “competentíssima” dupla “euriquinho & zé do taxi” (os “reis” da BARANGADA), certamente não demorará a devolver o Sandro Silva, para “continuar” entre as “belas opções” do “ótimo” elenco (“mais um”) montado pela nova/VELHA diretoria…
    Portanto, os que NÃO torcem PELO VASCO, e SIM por dirigente COMPROVADAMENTE INCOMPETENTE (vide a PÉSSIMA gestão 2001 à 2008), além dos desmemoriados, acéfalos e alienados, “estão tranqüilos”; porque o “respeito” (???????) voltou…!!! (A Ponte Preta, a última beneficiada pela “volta do respeito”, que o diga!)
    A cada dia se torna ainda MAIS EXPLÍCITO, porque os “casaquildos” dão tanta importância à MERDA do torneiozinho regional de VÁRZEA. Dirigidos por estas múmias retrógradas, que já ARREBENTARAM o clube anteriormente (e saíram de lá para acabar de arrebentar o Olaria), só na mediocridade generalizada, seria possível “fazer uma graça”.

  48. Wanderson DS

    Na moral, feriado, acordei com ressaca, tô afim de falar dessa vergonha não…

  49. luiz henrique

    Um time que renova o contrato com o Sandro Silva tem que se fuder mesmo. Valeu Eurico, continue fazendo cagadas como essa e em breve estaremos disputando a série C.

  50. Erivelton

    Depois do que vi ontem, me arriaco a dizer que meu time de pelada vence esse time do Vasco. É como vc disse JC, temia 40 jogadores no elenco e não usamos nem 1/3 disso. Imagine só, desses 40, juntando salario de 20 deles, daria pra contratar no minimo 2 ou 3 excelentes jogadores. Eu havia dito em uma pagina do Vasco no facebook e repito aqui: Eurico só contrata jogador que é agenciando por empresario amigo dele. Vide Romarinho, ganhando dinheiro atoa lá. Ate eu queria.

    Ontem me lembrei de alguns anos de sua gestão. Ele quase sempre montou esses times assim, lembram-se do Valdiram e cia??
    Esse cara já destruiu o Vasco uma vez e vai destruir de novo.

    Falando especificamente do time e do próximo jogo, acredito que a linha de defesa com excessão do Rodrigo seve ser mudada. Luan esta irreconhecível, Madson idem e Cristiano continua.

    Porque entrar em um jogo com 3 atacantes e ninguém no meio? Isso é burrice. Ta na hora de colocar esses caras no banco e testar gente nova. Aliás, já passou da hora faz tempo.

    Se a diretoria ( ridícula) não ae mexer rápido, será serie B na certa.

    E na próxima eleição pessoal, vamos mudar, tentar gente nova, com boas propostas. Chega de isiatir no erro. #ForaEurico

  51. Claudinei

    JC, perfeito o teu texto.
    Venho dizendo isso faz tempo. Será que nós somos muito inteligentes para pensarmos o óbvio ou o óbvio não é tão óbvio assim? É só perguntar para o meu filho de 15 anos que ele já sacou isso. Será que nossa inteligência é acima da inteligência da Diretoria. Acho que não, somos igualmente inteligentes, o que acontece é que nós torcedores queremos o bem do Vasco e juro que não sei o que a Diretoria quer: o bem do vasco ou dos empresários?

    • Claudio Faria

      Concordo plenamente. Há muita gente enchendo a burra de dinheiro. Só isso justifica contratar bostas que não jogarão, manter outras que nem ao menos selecionados para os jogos são.

      O Eurico não é vascaíno, nunca foi. Só ignorantes, ingênuos, podem acreditar nisso. O Eurico vê o lado dele. Há décadas não exerce a advocacia mas se tornou um homem riquíssimo enquanto o Vasco deixou de ser uma potência para se tornar um clube de imensa tradição porém mediano de resultados.

      É claro que alguém está levando grana: renovar com o Sandro Silva, contratar o Diguinho… isso pode ser sério? Estão dilapidando o Vasco. E se ele sobreviver a essas quase duas décadas de gestões Eurico e Dinamite, será um milagre.

  52. Beto

    Correta coluna, JC. E esse elenco, para o futebol que apresenta, é caro. O exemplo da Ponte, com sua folha de pagamento, é muito oportuno. Esse elenco do Vasco não pode ter folha de 3 milhões nunca, é ruim demais pra isso. Falta competência pra diretoria, que não acompanha futebol, pra saber contratar. Prova disso é trazer diguinho e riascos (caros, 100 mil é muita grana nesses caras, embora ainda se tenha tempo para que mostrem alguma coisa, não acredito). Prova disso é contratar e gastar dinheiro, que o clube não tem, com jogador que nem joga ou é emprestado. O que faz Paulo angioni em termos de boas sugestões de contratação? Ou ele nem decide isso?
    E o Jordi, foi avisado, muita gente falou, novo ainda, ano aguenta a pressão, lembrei das saídas atabalhoadas do diego Silva ontem, é o filme se repetindo. Pra encerrar: o Dagoberto demonstra tão pouca vontade, se arrasta em campo, que não me surpreenderia , depois também do episódio com Eurico, que saísse do Vasco em comum acordo com a diretoria, antes do número máximo de jogos permitidos por uma equipe nesse brasileiro.

  53. Iago Linhares

    Rapaz falando sério. Já faz um tempo que não comento pq o time é a mesma coisa. Agora eu digo o seguinte. O Vasco precisa de zagueiros, laterais, volantes, meias e atacantes. Todos esses pra serem titulares, ou seja, o Vasco precisa monta um time. O Luan eu sempre achei fraco. Um zagueiro que de tanto dizerem ser craque parece que acreditou. Os outros dispensam comentários. Acho muito difícil o Vasco sair dessa. Sem dinheiro, sem administração, sem treinador. Doriva disse que vai promover as mudanças no Time. Acho que vai botar bernardo, marcinho e yago pra sairem jogando. O que custa este cara estuda um pouco de futebol e escalar um time minimamente organizado. Saca os atacantes, e bota montoya( ou marquinhos) e dagoberto proximos à área. Bota Júlio dos santos livre chegando de trás. Colaca clay mais atrás e fecha o meio com dois volantes. Saca cristiano e madson e coloca jean patrick e julio cesar. É difícil amar um time um pouco melhor com as peças que tem? Vai continuar difícil se continuar utilizando três jogadores em funções que eles não se dão bem e se não olhar para todo o elenco. Doriva não dá chance para quem tá bem, ele dá chance para quem tem mais nome. Bem vindo Osório. Dê uma aula a esses tecnicos brasileiros.

    • Zilio, eterno Vascaíno

      Rapaz, é perigoso Bernardo, Yago e Marcinho entrarem titulares no sábado, para promover a total decadência do nosso Vascão.

  54. BJ

    Eu acho que o Doriva precisa mudar o esquema tático. Não dá mais pra jogar com 3 atacantes. Ou ele fecha a meiuca com 3 volantes ou faz um 4-4-2, sei lá.
    Na boa, eu não acredito q a diretoria vá contratar mais. Talvez traga um ou dois jogadores mas não sei se será o suficiente. O problema é no elenco inteiro.
    O Eurico já deve ter percebido que para o respeito voltar no brasileirão ainda falta muito…

  55. Paulo Henrique

    O que fiquei mais impressionado ontem foi a lentidão do time. Não tem aproximação! Não tem toques rápidos! Sei não… agora para quer ter 40 jogadores no elenco se o técnico só usa 14….

  56. Classios Clei

    Ontem foi um verdadeiro circo dos horrores. Concordo com vc cara, alguns jogadores tem errado de forma muito constante. Madson não marca ninguém….Luan errando os botes, Diguinho sempre se axou o Beckham…Rafael Silva não ataca….Dagoberto não chama pra si a responsa…Putz…foi o time quase todo já.

  57. alex-es

    Escalação para o próximo jogo:

    ——————Charles————————-
    Madson——Luan ——-Rodrigo —–Julio Cesar
    ———Diguinho ————Caucaia——–
    —–Julios dos Santos——–Primo do Messi——
    —— Riascos——————–Dagoberto———–

    • Cara, o Luan não. Ele está muito mal. Precisa dar um tempo. Acho que temos zagueiros no elenco que podem entrar no time.
      Riascos fez o que para entrar no time? E o Dagoberto? Cara, se não colocarmos jogadores com vontade nesse time, não vamos a lugar nenhum.

      • Ramon Monteiro

        Me desculpa mas se o meio não ajudar na marcação a zaga fica desprotegida.

        O Diguinho Ontem errou um passe de dois metros para o Guina.

        O Doriva deve ter Chateado com jogador que faz algum comentario, Mas na realidade ele perdeu o grupo.

        O Jogadores sabem quem merece jogar. Pois Colocar o Diguinho, Yago, Fiasco no jogo anterior é de deixar o Grupo insastifeito, e peder o time.

        O Time Teria que ser:

        Charles
        Luan Rodrigo
        Qual quer um Julio Cesar- Do Blog mesmo
        Guinhazu
        Lucas Serjinho
        Julio dos santos
        Montoya/dagol
        Thales

        Montoya, pelo menos corre no jogo. Não faz muito mas corre.

        Todos marcam e ficam espertos para contra atacar.

        Doriva tem que parar de ser teimoso.

  58. Fernando

    E o Doriva, deixou de ganhar o dobro no Grêmio.agora, corre o risco de ser demitido na próxima rodada e nem seguro desemprego vai poder pedir, porque Dona Dilma não deixa mais.
    Que caveira de burro é essa enterrada em São Januário? Pai Santana, intercedei por nós!
    O desespero voltou! Sobe o Evander, Andrey, sei lá.

    • carlos

      Fernando, tenho minhas dúvidas se o salário do doriva não foi equiparado.

    • Fernando – É… parece que mais uma vez vamos pecisar do Pai Santana. E da Fada Madrina, da Sorte. Ou para ajudar no gramado, como anteriormente; ou para fazer com que os dirigentes reflitam e corrijam os erros de contatações que vêm cometendo..

      • Fernando

        Mário, lembro de ter visto uma entrevista em que Pedro Cardoso comentou que os grandes estúdios de cinema, quando vendiam Blockbusters para as TV’s abertas brasileiras, obrigavam as emissoras a comprarem um monte de porcaria junto.
        Guardadas as devidas proporções, parece-me que é isso o que ocorre no futebol brasileiro, com destaque para o Vasco. A cada jogador nota cinco que a Diretoria contrata junto a um empresário, é obrigado a levar oito jogadores nota um.

        E aí fica esse monte de encosto sem serventia…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s