Que as novidades sejam boas

MANCHETEPara o Vasco, as novidades serão a tônica da partida contra o Galo, logo mais no Independência. Doriva mexeu na escalação e no esquema tático do time para tentar a vitória, algo que ainda é inédito para nós na competição.

Mas não será nada fácil conseguir esse objetivo. O Atlético-MG é um dos times mais fortes do atual cenário nacional, só tem o Brasileiro para se preocupar e, vindo de uma derrota na última rodada, encontrará na sua casa o ambiente ideal para tentar se recuperar na tabela.

Fácil dificilmente será. Mas impossível? Longe disso. Mesmo não podendo prever com certeza se as novas do Vasco serão boas novas, a torcida pode ficar animada com elas. E nem falo das estreias de Diguinho e Riascos. A novidade que me parece mais interessante não está na escalação, mas na formação da equipe: ao que tudo indica, Doriva assumiu um 4-3-3, com Riascos e Rafael Silva pelos lados de campo e Julio dos Santos mais centralizado, com a responsabilidade de armar as jogadas.

Será a primeira vez que o paraguaio jogará mais próximo da área e, aparentemente, com menor obrigação de marcar. Pode ser uma boa pro time, mas também para o Julio, que ultimamente não vinha conseguindo acionar o Madson com a mesma eficiência que teve no Estadual e viu seus melhores momentos reduzidos a algumas viradas de jogo interessantes. A impressão – ou a esperança – de que ele pode ter um rendimento melhor jogando mais adiantado, se for confirmada hoje, pode ser um paliativo até aparecer o tão esperado camisa 10.

Ofensivamente as mudanças são promissoras, mas é preciso ter muita atenção com a parte defensiva.O Galo é um time de muita intensidade e diante da sua torcida certamente vai procurar pressionar e controlar o jogo desde o início. Sendo assim, dificilmente Doriva permitirá que Christianno e Madson tenham tanta liberdade para apoiar. Ainda mais se levarmos em consideração que o estreante Diguinho dificilmente aguentará manter ritmo caso a partida seja muito pegada (e muito provavelmente será).

Para evitarmos problemas, não podemos facilitar para o time mineiro, fazendo uma marcação muito recuada e os chamando para o nosso campo. Tentar uma maior compactação, com duas linhas marcando (Gilberto, Riascos e Rafael dando o primeiro combate e Julio, Diguinho e os laterais fechando na altura do meio de campo e Guiña na sobra, mais próximo da zaga) e diminuindo os espaços do adversário pode ser o caminho para recuperarmos a bola rapidamente e partir ao ataque com velocidade.

Em uma situação normal, seria natural considerar uma boa voltar de Minas Gerais hoje com um ponto. Mas com os empates nas três primeiras rodadas, não podemos nos contentar com a igualdade. Por mais que o Atlético seja um adversário dos mais respeitáveis, precisamos também propor o jogo, mesmo fora de casa. Se as mudanças do Doriva farão surgir um novo Vasco, dificilmente teremos um momento mais propício para isso. Um bom resultado no nosso primeiro confronto contra um dos favoritos ao título jogando com seu time titular será uma bela mostra de força da nossa parte.

Campeonato Brasileiro 2015

Atlético-MG x Vasco

Victor; Patric, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca; Luan, Dátolo, Giovanni Augusto e Thiago Ribeiro; Lucas Pratto.

Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Christianno; Guiñazú, Diguinho e Julio dos Santos; Rafael Silva, Riascos e Gilberto.

Técnico: Levir Culpi.

Técnico: Doriva.

Estádio: Independência. Data: 30/05/2015. Horário: 16h. Arbitragem: Alisson Sidnei Furtado (TO). Auxiliares: Alessandro A Rocha de Matos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA).

As redes Bandeirantes (RS, RJ, ES, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF) e Globo (MG – menos Belo Horizonte -, RJ, ES, SE, AL, PE (Petrolina), PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF) transmitem ao vivo. O Canal Premiere transmite para seus assinantes em todo país  e no sistema Pay-per-view.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

41 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo

41 Respostas para “Que as novidades sejam boas

  1. ODILON C SILVA = RJ

    TA FODA BACANA…………..CADÊ OS MARIONETES DO SADDAM MIRANDA.

  2. Diogo

    Quando eu vi a terceira substituição fiquei muito puto!!! Muita falta de criatividade… novamente entraram no time bernardo, yago e marcinho!! É sério isso??!!

  3. 1+1+1+0+0+0+0+1…
    Novembro…0+1+0+0+0+0+1…

  4. adamor ribeiro

    Caro J.C. Boa noite.Se tem um culpado nessa derrota de hj,esse sujeito é o Doriva.Esse cara pensa que é um Mourinho ou Pepe Guardiola,ou Lancelote da vida.Porra ele tem de ter mais humildade.Por quer não entrou com 3 volantes,pra segurar o Atl,depois,de acordo com a partida ia mudando a equipe.Não, foi pro ataque,a procura do gol,a qualquer preço. Deixou um buraco na zaga,e o resultado foi o que todos nós vimos.Acho que o Bernado,ta comendo a mulher do Doriva,todo jogo esse cara entra,e não faz nada.Mas ele continua insistindo com o sujeito,espero que ele tenha aprendido que brasileiro,não é carioca,e na próxima partida fora de casa,ele arme a equipe,de acrdo com o adversário,e não tente o gol,a qualquer preço.Primeiro procure se defender,pra depois atacar.abraço

  5. Carlos Couto

    O tal Junior é insuportável mas ele está pleno de razão quando diz que o Vasco chega com poucos jogadores no ataque. Não é questão somente de criar, o Vasco até fez boas jogadas pelos flancos mas encontravam um alma penada lá na área, depois ficam criticando que não sabem cruzar, haja paciência, cruzam mil bolas mas ter pé de santo é outra coisa. É preciso que o time chegue com 4 ou cinco jogadores para que haja aproveitamento nos cruzamentos.

    Para mi esse é o principal problema do Vasco e não a falta de pontaria, que também é um grande defeito.

    Essa chegada é falta de treinamento e nisso eu culpo o Doriva.

    SDV
    Obs: Riascos foi realmente um fiasco.

  6. carlos

    Olá JC,

    Nunca tinha visto o riasco jogar bola após o chocolate de 3 x 0, que ficou barato, descobri que o certo é FIASCO.
    Por favor, o que o Riasco fez no treino para ser titular? O Gilberto luta muito mas só faz para aparecer, não luta para o time (fominha). O Bernardo, kkkkkkk!!!! O marcinho, quem????? O Cristiano está conseguindo ser menos pior que o Madson.
    Quero saber por que o doriva não foi para o Gremio? Para mim ele pode arrumar as malas e levar o eurico junto.

    Tá feia a coisa, vamos dormir no Z4 já nessa rodada.

    Sabe porque o vasco perdeu de 3? Por que o respeito voltou, poderia ser de 4,5,6..

  7. brad nascimento

    O Atletico é o time mais forte do campeonato no momento . Errado foi justo contra o Atletico não retrancar o time , tinhamos que jogar com esta formação contra o cuiaba , o time lá do acre , o figueirense , o goais aí parece até estrategia do tecnico pra levar uma surra e dizer que ele ta certo em jogar retrancado.

  8. Juvenal

    Quebrando mais recordes
    Agora já são 90 minutos que nosso ataque está em campo sem fazer gols.
    Hoje deu um estranho empate no Horto:
    Galo 3 gols x Vasco 3 amarelos.
    TÁ FEIA A COISA!

  9. Beto

    Aliás, o único atenuante (se é que existe) na derrota é o fato do Galo estar nesse grande momento (uns 3 anos já, impondo um jogo de intensidade e velocidade). A maioria dos demais times não apresenta esse volume e qualidade.

  10. Ulisses Pinheiro

    Pois é, acho que nenhum de nós está surpreso com resultado do jogo. E a última contratação descreve muito bem como deve ser nossa campanha no brasileiro FIASCO! Cadê o respeito? Da raiva de ver que os principais adversários tem bancos melhores que nosso time titular. Vai ser ano se sofrimento sim. Se for pra passar sufoco coloca o time todo de base. Agora pagar por um bucado de jogador ruim é que não dá. Ficaremos ainda sem o Martim agora. Enquanto isso os babaovos de plantão ficam exaltando o mafioso.

  11. Binho SC

    O respeito voltou! Kkkkkkkk a chacóta voltou, com esses pernas de pau vamos visitar a serie B ano que vem . INDIGNADO.

  12. Beto

    Triste ver o Vasco numa partida ridícula dessas com transmissão para grande parte da rede. E pior que é a realidade desse time mesmo. Uma aula física, técnica e tática do Atlético. Um vareio de bola que o Vasco tomou (saiu barato), expondo, inclusive, enorme fragilidade do sistema defensivo. Não lembro de desarmes do Guinha e do Diguinho, não viram a cor da bola, tamanha velocidade do Galo, e vários erros dos zagueiros Luan e Rodrigo.
    Não é a toa que, em quase todos os bolões, Atlético-MG e Inter estão entre os favoritos principais, só que o Inter ainda está na Libertadores, portanto com atenções divididas (correta observação, JC).
    Vasco com 4 jogos, apenas um gol, inoperância ofensiva total. Tem que vencer de qualquer jeito a Ponte. E se os preços dos ingressos continuarem como estão teremos testemunhas em SJ.
    Pra finalizar: Yago não pode mais jogar no Vasco, chega desse cai cai, tudo tem limite. Não existe justificativa pra esse cara entrar no time. Tenta o Evander, o Marquinhos do Sul, chega desse Yago.

  13. Moahamad Okdi

    Saudações Vascaínas!
    Podem me chamar de maluco, mas tenho a impressão que hoje vamos ganhar de 3 x 0!!!!!
    Uma abraço a toda a nação!

  14. Gustavo P.

    Se nada mudar até a hora do jogo, gostei da armação do time e o Doriva finalmente arriscou mais. Agora, é um jogo dos mais complicados, pra mim o Atlético é um dos favoritos ao título e vai jogar no Horto aonde dificilmente perde. Precisamos mostrar nossa força pelo menos lutando muito em campo e fazendo uma partida dura. Isso sim é reconquistar o respeito. Agora, com o Dagoberto ele já poderia ter tentado essa formação heim? E o teste poderia ter sido feito em São Januário contra o Inter. Bom, vamos com tudo, o que vier hoje é lucro.

  15. Wanderson DS

    Pra mim só mudou os nomes, a formação continuará igual quando era o Dagoberto no lugar do Riasco… Julio lerdeza dos Santos na direita como sombra do Madson e um BURACO VAZIO DE CRIAÇÃO longe dos atacantes… outro empate não seria de todo ruim dessa vez…

    • JC Barbosa

      Não creio que Doriva colocará o Riascos jogando recuado e tentando armar jogadas. Isso seria desperdiçar uma das suas maiores qualidades, que é a velocidade.

      • Wanderson DS

        è JC, pode até ser, veremos no jogo e torceremos pra que dê certo… mas longe de mim querer ser “retranqueiro”, mas HOJE, por jogar contra um time forte como o galo ainda mais no horto, colocar 3 atacantes além de ter um volante que não joga uma partida a 6 meses como o Diguinho é meio arriscado ao meu ver!

      • Wanderson DS

        falei q era temeráia essa formação… que vareio…que choque de realidade pros que sempre acreditam em BRAVATAS

    • Wanderson DS

      *temerária

  16. Chris

    Também gostei dessa formação com o JS armando as jogadas.
    No Cerro, quando teve um certo destaque, ele jogava com a 10 e agora tendo mais liberdade para jogar renderá muito mais, já que possui boa visão de jogo.
    Sera um bom teste para sabermos o que esperar do campeonato.

  17. Caro JC,
    Também gosto dessa formação e tenho a impressão de que sairemos com três pontos de MG. Não sei não mas, olhando bem pra esse time dos galináceos, não veja nada de espetacular nele. Não vejo grandes jogadores. Não tenho a menor ideia do porquê deles serem sérios candidatos ao título. Eles são candidatos ao título assim como nós e todos os demais que estão na competição. Nada além disso. Assim sendo, até logo mais com mais três pontos na sacola.
    Abraços.

    • Carlos

      O galo realmente nao tem jogadores de primeira linha a nivel mundial, mas a nivel de campeonato brasileiro tem sim bons jogadores. Alem disso, joga um futebol moderno, 4141, tentando fazer vantagem numerica em todos setores do campo. Voce disse nao fazer a menor ideia o porque o galo ser um dois candidatos ao titulo …

  18. BJ

    Até que enfim! Desde o começo do ano estava esperando ver o Julio nessa posição, vamos ver como ele vai se adaptar.
    Gostei da escalação e do esquema tatico, exceto pelo Diguinho, penso que o Lucas merecia uma chance no time titular.

  19. Adriano

    Esse e daqueles jogos que você torce para não chegar rsrs … Mas gostei da formação da equipe e vamos ver realmente do que o paraguaio é capaz. Minha preocupação fica por conta do sistema de jogo do CAM, jogam com apenas 1 VOLANTE e mesmo assim é um que sai para o jogo. Isso quer dizer que não podemos perder nenhuma bola no nosso campo, os laterais terão que ficar atentos o jogo todo. Jogo difícil mais não impossível.
    O futebol tá muito nivelado para baixo, na parte de cima temos Ponte Preta, Coritiba, CAP e Sport.

  20. bom dia!!!!!

    não adianta ter um esquema com 4-3-3 se não tiver com dois volantes e ngm ajudar o julio dos santos na armação. Se os laterais acertar os cruzmentos e as jogadas de linha de fundo pode ser um esquema monstro

  21. Leon da Cruz

    Jogo muito perigoso… Em tese, um dos mais difíceis do campeonato. Não sei se era hora para mudar esquema tático e testar jogadores que estão sem ritmo de jogo. É torcer para que dê certo e que o Doriva não esteja apenas desesperadamente se aventurando.

  22. sergio vieira

    É sem dúvida uma ótima formação, principalmente por ver o Julio fazendo a dez, e o Rafael silva fazendo a direita. Mas sinceramente, sem querer ser retranqueiro, acho que deveriamos começar o jogo com três volantes, o Julio de dez e riascos e gilberto na frente. Pq no segundo tempo teremos duas substituições certas. diguinho e riascos!!!

  23. ary

    Falei no post anterior que achava esta a melhor formação ao vasco. Veremos!

    • Ramon Monteiro

      Ary, vou discordar com voce, neste jogo o lucas no lugar do Rafael ou Riascos, deixaria o meio mais seguro e liberaria os laterais para apoiar, se caso não tivesse efeito ai trocaria o lucas ou diguinho para colocar um ou outro no ataque.

      Jogo dificil no brasileiro, são todos os confrontos.

      • JC Barbosa

        Acho que o “deixaria o meio mais seguro” é muito relativo. O Lucas volta e meia se posiciona mal. E, por outro lado, com mais um atacante temos maiores chances de mantar a bola no campo adversário por mais tempo (“a melhor defesa é o ataque” e tal).

        O problema é depender do Diguinho ou da cooperação dos homens de frente na marcação. Ou seja, o problema não é da FORMAÇÃO, mas da ESCALAÇÃO (no caso, por deficiência de elenco).

  24. Beto

    Preocupado com esse jogo. Estréia de dois jogadores, fora de casa, logo diante de um dos maiores favoritos ao título, mudança de esquema…não podemos perder a solidez defensiva no jogo, teoricamente, mais difícil do time até aqui. Espero que o Doriva saiba o que está fazendo. Ele quer velocidade de conta ataque, vamos torcer.
    Por outro lado, é isso que você escreve, JC, se o Vasco consegue uma vitória ou uma atuação convincente diante de um dos mais fortes candidatos ao título, teremos motivos para maiores esperanças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s