Oportunidade ou crise?

crise2

Para um time que se sagrou campeão estadual, o início de Brasileirão do Vasco foi uma frustração só. Nenhuma vitória e nenhum gol marcado, dois empates contra times que devem brigar na parte debaixo da tabela, sendo que um deles foi em São Januário. Se somarmos o desempenho na Copa do Brasil, quando o Cuiabá, time da Série C, nos deu um trabalho enorme para ceder a classificação à próxima fase (sem que conseguíssemos vencer uma das partidas sequer), percebe-se facilmente porque parte da torcida está decepcionada.

Por conta disso tudo, o Vasco entra em campo hoje para enfrentar o Internacional com uma pressão que não seria necessária nesse momento do campeonato. Ninguém vai querer ver um resultado ruim no segundo compromisso do time na Colina, ainda mais quando nosso adversário jogará com seu time reserva. Mais uma atuação ruim, mais um jogo sem vitória (seja derrota ou mesmo um empate) diante da nossa torcida pode determinar o início de uma crise em São Januário. Ainda mais se o resultado nos deixar na zona de rebaixamento.

Mas como dizem por aí, toda crise é, na verdade, uma oportunidade. Depende de como a encaramos. Uma vitória hoje pode ser o começo de uma boa caminhada do Vasco na competição.

Pra início de conversa, com o Inter não tem muito essa de “time reserva”. Uma equipe que tem Rever, Paulão, Nilton, Alex, Anderson, Nilmar, mais uma penca de garotos da base que participaram dos últimos títulos estaduais colorados não é um adversário fácil. Aliás, é um time que no papel é muito mais forte que Goiás e Figueira, nossos dois primeiros oponentes.

Depois, uma vitória hoje vai nos dar mais que uma moral importantíssima no momento, mas também nos farão dormir, no mínimo, na terceira colocação. Caso consigamos os três pontos hoje, diante da nossa torcida e contra um adversário forte, o que poderia ser o inicio de uma crise se transformará em uma oportunidade de alavancarmos nossa campanha.

Obviamente, nosso time precisa dar uma forte colaborada para atingirmos esse objetivo. Acertar o gol, no momento, é o principal. Nos últimos quatro empates – excetuando o jogo contra o Goiás, quando praticamente não finalizamos – desperdiçamos uma quantidade inaceitável de gols, o que não poderá se repetir hoje. O Inter dificilmente nos oferecerá tantas oportunidades, por isso nossos atacantes precisam aproveitar cada chance que aparecer de balançar a rede.

E mesmo defensivamente precisamos de mais atenção. Ainda que seja o ponto forte do time do Doriva, demos umas vaciladas que poderiam, por exemplo, ter nos custado a classificação contra o Cuiabá. Contra jogadores como Alex e Nilmar, não podemos deixar tudo nas mãos salvadoras do Martín Silva. Tendo condições de jogo, Rodrigo será vital nessa função, assim como Gilberto será na função de marcar os gols que tem nos faltado.

Esse é o tipo de jogo que tem tudo para servir para tranquilizar o clima de cobrança que começa a rondar a Colina. Cabe ao Vasco agarrar essa oportunidade de espantar de vez a possibilidade de crise que se avizinha.

Campeonato Brasileiro 2015

Vasco x Internacional

Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo (Anderson Salles) e Christiano; Serginho e Guiñazu; Julio dos Santos, Dagoberto e Rafael Silva; Gilberto (Thalles).

Muriel; Luca Marques, Paulão, Réver e Geferson; Nico Freitas, Nilton, Alan Ruschel, Anderson e Alex; Nilmar.

Técnico: Doriva.

Técnico: Diego Aguirre.

Estádio: São Januário. Data: 23/05/2015. Horário: 18h30. Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA). Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE).

O Sportv transmite para seus assinantes de todo o Brasil (exceto RJ). O PFC transmite para todo o Brasil para seus assinantes e no sistema pay-per-view.

***

Sem comentários para a atitude do Grêmio: deve ser mal de times tricolores tentar roubar os profissionais do Vasco. A mera sondagem já me parece pouco ética. Fazer uma proposta que dobraria o salário do Doriva, sabendo que a situação financeira vascaína não é das melhores e que a diretoria respeita o teto salarial definido para o clube é no mínimo um golpe baixo.

Mas, de qualquer forma, há pontos nessa história toda que estão mal contad0s.

Romildo Bolzan, presidente gremista, disse ligou para Doriva e que recebendo a negativa do treinador, pediu que o contato fosse desconsiderado. Depois, Bolzan teria recebido uma ligação de representantes do Doriva para negociar.

Depois dessa ligação, o presidente do Grêmio diz ter ligado de volta para o Doriva para confirmar a relação dele com os representantes, o que teria sido confirmado pelo treinador vascaíno.

Aí que a história fica estranha. Depois de Doriva ter confirmado que os empresários o representavam, o que aconteceu?

Bolzan seguiu negociando?

Doriva aceitou ouvir propostas?

Se Bolzan apenas perguntou se Doriva aceitaria conversar, em que momento surgiu a proposta de R$ 300 mil/mês e o contrato de dois anos?

Doriva permite que seus empresários falem por ele sem que seja consultado? Ou eles consultaram o treinador e esse permitiu o contato com Bolzan?

Mesmo que a bronca do Eurico tenha sua parte de hipocrisia – o que o Vasco fez ao tirar o Doriva do Botafogo-SP não é tão diferente do que o Grêmio fez: trabalho iniciado em Ribeirão Preto ou não, havia um contrato assinado – parece que ainda há outras pessoas que precisam levar uma descompostura do presidente do Vasco. Bolzan, os empresários Bernardo e Wagner ou o próprio Doriva não contaram tudo a respeito dessa história.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

13 Comentários

Arquivado em Adversários, Notícias, Pré-jogo

13 Respostas para “Oportunidade ou crise?

  1. Beto

    E o público? Vergonhoso! O Vasco estará entre as piores médias da seria A com esse preço de ingresso não compatível com a qualidade e aspirações do time no campeonato.

  2. Beto

    Não vou comentar muita coisa agora não, de cabeça quente. Só uma coisa: a cômicas tabelinhas dessas duas piadas Yago e Madson, na direita, foram constrangedoras. Esse Madson, eu havia dito no Estadual, que ele era um enganadorzinho, depois acho que ele conseguiu me enganar e fazer jus a qualificação, e até elogiei esse jogador. Não adianta nada ter velocidade e ter uma péssima execução de qualquer cruzamento, passe ou finalização. A finalização dele no primeiro tempo na cara do gol mostra a qualidade desse cidadão, é a regra pra ele, a exceção é ele acertar alguma coisa. Um lixo de jogador. E esse Yago errou tudo, uma nulidade, o que fazem ele e Marcinho ainda no Vasco?
    E pensar que o Inter levou 3 do atlético do Paraná…..

  3. ODILON C SILVA = RJ

    TÁ FODA EM SÃO JANU……………..

  4. Primeiro tempo Inter 1×0 , parece brincadeira o o Doriva começou com o Marcinho so pode ser de sacanagen , o Vasco perdeu uns 3 gols cara a cara, e de lamentar que o nosso tecnico insiste com Cristiano , Marcinho esses trastes nao jogam nada , quem nao faz leva e o velho ditado , ta dificil.

  5. ODILON C SILVA = RJ

    Precisamos ganhar, já que o proximo jogo contra o Atlético em Minas será pedreira.

  6. Alexandre Vieira

    Finalmente você reconheceu que o dr. Eurico agiu e agiu bem no caso do Doriva. Não só passou as descomposturas, como também manteve o pulso firme e segurou o treinador campeão paulista e carioca no Vasco. Como é bom saber que temos de novo um presidente de verdade após 6 longos e gélidos anos. Isso você deve reconhecer! E ainda tem gente que diz que as coisas não mudaram da água pro vinho na Colina. Tá bom… A esses, eu só mando um sonoro O RESPEITO VOLTOU! PONTO!

    • JC Barbosa

      Alguém que não gosta do Eurico reconhecer seus acertos não é tão difícil (já fiz vários elogios à atual gestão por aqui, só que algumas pessoas fazem leitura seletiva do blog). Encontrar um euriquete admitindo que ele erra é que é praticamente impossível.

  7. Claudio

    Infelizmente oi filme será o mesmo, pois o Doriva continua com a sua TEIMOSIA de colocar o Dagoberto como armador, mantendo um esquema que NÃO está dando certo.
    Será que é uma limitação do treinador que não consegue buscar alternativas melhores dentro do elenco para a função de armador do time ou é uma proteção aos seus queridinhos do Ituano?
    Pois a solução existe dentro do elenco mesmo que não seja a ideal, tem John Clay e o Índio que poderiam atuar nessa função, ao invés de sacrificar o Dagoberto.
    Só espero que ele (Doriva) não me venha com elas substituições e INÚTEIS, do naipe MARCINHO, BERNARDO, se fizer vai ouvir minha vaia, pois estarei em São Janú.

  8. Adriano

    O time reserva do Inter poderia tranquilamente ser o principal de muitos times, ai vc ve o que um projeto de socios bem construido e capaz de propocionar a um clube e sua torcida.
    Sinceramente nao espero nada de diferente hoje. A escalaçao continua sendo a mesma e as substituiçoes serao a mesma no 2• tempo, entra Marcinho sai Dagoberto, entra Bernardo sai R. silva e entra Yago sai J. Santos … A batida sera a mesma mas o adversario nao(muito mais forte q os ultimos). No mais nos resta torcer e ver se mesmo com esses jogadores, o Doriva consegue acabar com esse clarao na meiuca .

  9. Wanderson DS

    Rapaz se esse é o “reserva” do Inter imagine se fosse os titulares… titulares absolutos no VASCO e em posições carentes do time aí Réver, Nilton, Alex, Anderson, Nilmar… juntando com os poucos bons nossos aí sim daria um time de RESPEITO que lutaria pelos títulos…

    Mas talvez com um time que aparentemente sairá mais pro jogo, quem sabe a EMPATITE saia um pouco dos nossos jogadores… 1×0 será goleada!!

  10. Juvenal

    Bom dia JC – excelente sua abordagem do jogo de hoje, contrapondo crise e oportunidade.
    Espero que hoje o Coelho não dê as caras em São Janu e deixe mais OvOs, por que já passou da hora do bicho dar uma trégua.
    Mas para isso é ESSENCIAL que os nossos ACERTEM A PONTARIA. Hoje vamos encarar até o ex-vascaino Nilton em casa..

  11. BJ

    JC corrige aí, a tabela com as escalações, não haverá transmissão em TV aberta do jogo não. Só sportv e premiere.

    Sobre o jogo : vitória hoje é obirgação, PONTO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s