Acordando cedo

despertadorNão basta o torcedor vascaíno ser obrigado a acordar mais cedo em pleno domingão se quiser ver o jogo contra o Figueira pela segunda rodada do Brasileirão. Além de precisar ajustar o despertador para antes das 11 horas da matina, ele precisará ter o Premiere em casa para ver o jogo (ou compensar o fato de ter perdido uma noitada mais hardcore no sábado e ir para um boteco que transmita a partida antes do almoço).

E se esse novo horário inventado pela CBF – que só vale para os não queridinhos da mídia – vai obrigar o torcedor a ficar na cama menos tempo do que poderia nessa manhã de domingo, esse começo de campeonato já mostra que quem já teria que ter despertado é o time do Vasco. O empate contra o Goiás na estreia nos tirou dois pontos importantíssimos, principalmente por terem sido perdidos na Colina. Prova disso é que o próprio time goiano, que não jogou absolutamente nada contra nós, nesse sábado venceu bem seu primeiro jogo em casa. Coisa que nós não conseguimos.

A vacilada na primeira rodada nos obrigará a compensar esse empate com uma vitória fora de casa o quanto antes (até porque teremos uma parada duríssima sábado que vem, contra o Inter). Se tivéssemos vencido o Goiás, a pressão por três pontos contra o Figueira não seria tanta. O problema é que, além do jogo ser em Santa Catarina, o alvinegro precisa compensar o resultado da sua estreia ainda mais que o Vasco, já que tomou uma sonora sapecada de 4 a 1 do Sport. Argel Fucks e seus comandados sabem que estão na conta do chá e que todo ponto será vital na luta contra o rebaixamento esse ano. E eles certamente esperam que a maioria absoluta de pontos que conquistarão no campeonato será dentro do Orlando Scarpelli.

Como dizem, cada um com seus problemas. Se o Figueira tem os dele, nós temos os nossos. Pelo menos, com a equipe o Doriva não precisa se preocupar – tirando, obviamente, suas claras limitações – já que terá seus titulares todos à disposição. A questão é saber se conseguiremos atuar de forma mais convincente do que atuamos nas duas últimas partidas. Os empates contra Goiás e Cuiabá, esse último pela Copa do Brasil, foram de amargar e se é esperar demais que o Vasco tenha uma atuação de gala, podemos ao menos torcer que o time faça um jogo mais próximo dos que fez nas rodadas decisivas do Carioca. O possível desespero do adversário pode até nos ajudar: diante da sua torcida e precisando se refazer de uma goleada, o Figueirense não poderá ficar na retranca o tempo todo. E, como todo vascaíno está cansado de saber, não temos conseguido ser efetivos no ataque contra oponentes que se fecham na defesa.

Com uma viagem para o Mato Grosso no meio da semana, Doriva não teve tempo o bastante para inventar a pólvora. Então, a responsa por uma partida melhor está principalmente nos pés dos jogadores. Precisamos jogar com inteligência e explorar nossos pontos fortes: se a criação não está rendendo, temos aproveitar nosso poder de combate para roubar bolas ainda na nossa intermediária e acionar as jogadas em velocidade pelos lados do campo, com Madson por um lado e Rafael Silva pelo outro. E se não conseguirmos acertar as jogadas de linha de fundo…bom, sempre nos resta esperar por uma bolinha parada salvadora.

Enquanto os reforços não chegam é o que temos. Esse mesmo time já teve jogos bem mais complicados esse ano e conseguiu não apenas jogar bem, mas ganhar bem. O que falta agora é ouvir o relógio bater e acordar para o fato de que o Brasileirão já começou. Se continuarmos cochilando, corremos os risco de despertar tendo pesadelos.

Campeonato Brasileiro 2015

Figueirense x Vasco

Alex; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Paulo Roberto, Fabinho, Marquinhos Pedroso e Yago; Clayton e Everaldo.

Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Christianno; Guiñazú, Serginho e Julio dos Santos; Dagoberto, Rafael Silva e Gilberto.

Técnico: Argel Fucks.

Técnico: Doriva.

Estádio: Orlando Scarpelli. Data: 17/05/2015. Horário: 11h. Arbitragem: Thiago Duarte Peixoto (SP). Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Rogerio Pablos Zanardo (SP).

O Canal Premiere transmite para seus assinantes em todo país  e no sistema Pay-per-view.

***

Fora dos campos, boa notícia: finalmente a Caixa vai renovar o patrocínio com o clube. Depois de obter as CNDs e receber em janeiro a última parcela do acordo de 2014, a novela – que se alongou principalmente por conta da demora do banco estatal em negociar a renovação – chega ao fim. Serão R$ 15 milhões até o fim do ano.

A renovação da parceria reforça um fato inegável: a nova gestão Eurico Miranda conseguiu, em cinco meses, fazer mais do que fez em mais de sete anos da sua passagem anterior. Conquistou o mesmo número de títulos no futebol profissional e trouxe muito mais em patrocínios (mesmo considerando que a Caixa veio da gestão anterior) em 2015 que no período entre 2001 e 2008.

O senão fica por conta do valor acordado. É o mesmo que a Caixa pagou pelo ano passado – quando sua marca teve uma exposição bem menor, por conta da disputa da Série B – e ainda teremos que ceder mais um espaço na camisa, a omoplata, com a qual pretendia-se lucrar R$ 4 milhões/ano quando passou a ser negociada em 2013.

Se contarmos a megaexposição que teve na conquista do Estadual esse ano e os quase oito meses – dois meses e meio ainda da gestão anterior – em que manteve o logo da Caixa nos uniformes gratuitamente, fica a impressão de que o clube poderia ter lucrado mais com esse novo acordo.

***

Fato curioso: o perfil do Instagram do clube publicou uma série de fotos com os títulos conquistados pela atual gestão. Entre eles, está a comemoração pelo torneio Touchdown, conquistado pelo Vasco Patriotas no dia 13 de dezembro de 2014. A equipe já era finalista da competição três dias antes da nova diretoria assumir.

Quando se fala do rebaixamento em 2008, os devotos do Dotô negam de pés juntos que a diretoria que montou o time e comandou o clube por 1/4 do Brasileiro tenha qualquer responsabilidade pela queda da equipe.

É assim mesmo: o que é bom, entra na conta. O que é ruim, é sempre culpa dos outros.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

9 Comentários

Arquivado em Adversários, Notícias, Patrocínios, Pré-jogo, Títulos, Variedades

9 Respostas para “Acordando cedo

  1. ODILON .C SLVA - RJ

    Domingo de manhã, depois de uma noitada de sábado, ninguém merece , TO fora.

  2. Juvenal

    VICIO ANTIGO, mas SEM SOLUÇÃO !!!
    sai e entra jogador, sai e entra técnico, sai e entra presidente, mas o VICIO CONTINUA.

    270 MINUTOS COM 1 GOL NOS ACRÉSCIMOS – isso é uma VERGONHA!
    Só se enrolam com a bola e chutam ou PELA LINHA DE FUNDO ou então ENCIMA DO GOLEIRO. Isso é um absurdo
    Mas ascham que são os tais, e acabam levando 6 amarelos num jogo só.

    TÁ FEIA A COISA!!!!!!!!!!

  3. Beto

    JC, no seu post analisando o jogo comento sobre a partida. E o que você escreveu aconteceu, o jogo contra o Goiás fez falta agora. Se tivesse vencido o Goiás esse resultado de hje seria melhor digerido, principalmente pelo primeiro tempo do time.
    E espero que diretoria esteja ligada, Martin Silva vai desfalcar o time por várias rodadas. Num jogo como esse de hoje a tranquilidade dele foi fundamental, várias bolas sobre a área, um goleiro precipitado e o Vasco poderia ter perdido hoje. O Jordi tem futuro, não quero queimar o garoto, justamente por isso lembro que ele será jogado numa fogueira, briga de chachorro grande de série A. Pode ser que entre e arrebente, mas tenho receio. Talvez um goleiro precise ser contratado para substituir o Martin quando este for defender a celeste.

  4. CLAUDIO/ILHA

    De cara, logo após essa partida, me poupo falar ou ler sobre tática, escalação ou técnica do time !!!

    A verdade nua e crua é que o torcedor de um time (qualquer que seja esse time) que esteja jogando série A e copa do Brasil e NÃO GANHA de GOIÁS, FIGUEIRENSE e CUIABA (CUIABA, MEU DEUS !!!), tem muito que se preocupar !!!!

    Nada, justifica !!! Nada !!
    Conquista de carioca, patrocínios !!! Isso só agrava a situação !!!
    Pois se a condição esta sendo oferecida não há desculpas !!!
    Esse time esta nivelado pelos menores dos campeonatos que disputa !!!

    Repito não venceu: GOIÁS (EM CASA), FIGUEIRENSE (HORROROSO) E CUIABÁ (MEU DEUS, CUIABÁ!!!)

    2 PONTOS EM 6 POSSÍVEIS !!! E MAIS DO QUE POSSÍVEIS, OBRIGATÓRIOS !!!
    E não me venham com papo de é cedo para desespero, faltam 36 rodadas, é muito pessimismo…O que se tem é isso aí !!! E é isso aí que tem de melhorar para ontem !!!

  5. Juvenal

    Termina o primeiro tempo.
    Vasco domina o jogo
    Mas, só se ve PELA LINHA DE FUNDO ou BOLA ENCIMA DO GOLEIRO, portanto PONTARIA ZERO. Sempre só no QUASE.
    Espero que no segundo tempo, a PONTARIA MELHORE para a gente ganhar esse jogo.

  6. alex-es

    Bora pro boteco ver o jogo …. fui.

  7. wagner

    Bom dia, Vascaínos! Vamos para o nosso jogo matinal. Muito engraçado apenas dois clubes não serem obrigados a isso. Mídia de M!
    JC, precisamos de um meia armador urgentemente! Não vejo outra saída para melhorar o desempenho do time. Todo mundo já sabe que o Madson é, praticamente, nossa única jogada forte pela direita. Estamos muito previsíveis!!! Caso não encontremos um jogador de qualidade para a função de que carecemos, acho difícil o Doriva tirar mais leite de pedra desse time do que já conseguiu.
    Ah, muito bem lembrado sobre o Patriotas, afinal, filho feio não tem pai né?
    Não sou Eurico nem sou Dinamite. Sou Vasco da Gama!
    SV!!!

  8. Marlene

    Acho que o Vasco ganha fácil , porque nos confrontos anteriores o Vasco sempre ganhou mais que perdeu do figueira.
    E essa questão dos patrocínios, não seria mais pela credibilidade no Horta do que no Eurico ?
    Talvez esta ai a diferença da gestão anterior ,seria como foi com o calçada .SO QUE AGORA SÃO FUNÇÕES INVERSAS, O HORTA NA FUNÇÃO DE VP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s