Menos é mais

Faturado o Carioca, é hora de pensar no Brasileiro. Até porque domingo já temos o primeiro jogo pela competição.

Hoje foram apresentados os primeiros reforços para a principal competição nacional: os velhos conhecidos Diguinho e Julio César. Já falei sobre eles em outra oportunidade, e resumindo, acho a vinda do primeiro desnecessária e a do segundo interessante. O Diguinho não tem qualidade para ser o “volante moderno” que poderia fazer alguma diferença no time e me parece que seria melhor preparar o Índio ou mesmo ensinar o Jhon Cley a marcar para realizar essa função. Já o Julio César acrescenta porque temos no momento um dos piores laterais esquerdos que já vi como titular.

Ainda há outros reforços chegando. O repatriamento do Eder Luis pode ser uma boa. Vindo do exterior, Eder só poderá atuar quando a janela de transferências for aberta, o que lhe dará um bom tempo para se recuperar depois de uma cirurgia que o deixou fora de combate por mais de um ano. Até lá e se ele voltar a apresentar o melhor do seu futebol, pode fazer uma dupla interessante com Madson, assim como fez com Fagner e reeditar seu auge no clube.

Mas nenhum desses supre a maior carência do time, que seria um meia criativo para usar, com propriedade, a camisa 10 do Vasco. O ainda não aproveitado primo do Messi poderá ser testado no Brasileirão, mas tenho minhas dúvidas se ele será o jogador ideal para a função. Gilmar Ferreira, colunista do Extra que costuma mais acertar que errar, cantou a pedra de que a diretoria estaria conversando com Diego Souza. O meia agrada muito a torcida e como está com o filme meio queimado no Sport, poderia aportar na Colina. Mas há a questão salarial e a concorrência de outros times que podem atrapalhar o negócio.

Atualmente, a volta de Diego Souza seria ótima. Não há no elenco alguém com o seu potencial que jogue na sua posição. A questão é que nem Diego seria o 10 que o time precisa: ele é meia atacante, finaliza bem e tem habilidade, mas não é jogador para cadenciar o time, armar jogadas ou municiar os atacantes. Com ele, o Vasco fica evidentemente mais forte. Mas a busca por um camisa 10 não se encerraria.

Seja como for, já podemos ficar um pouco mais tranquilos com ao menos uma coisa: aparentemente não veremos mais uma febre de contratações descabidas. Mesmo que Diguinho, Julio César e Eder Luis não sejam a oitava maravilha do mundo, são contratações que não desagradam numa avaliação de custo x benefício. E é isso que o time precisa para o Brasileiro: contratações melhores em qualidade e menores em quantidade.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

59 Comentários

Arquivado em Notícias, Reforços

59 Respostas para “Menos é mais

  1. JOAO BOBAO - TIJUCA - RJ

    Prefiro o Caucaia, vocês concordam.

  2. Kaveirinha

    Se não rolar acordo com a Caixa, ha outra empresa de grande porte que possa acertar patrocinio com o Vasco?

  3. Cabeludo

    Tudo que aparece do Vasco tem a foto do Eurico no meio, no Face o que rola é a foto do Eurico. Não gosto dele, mas o clima é bem diferente do madato do Roberto.

  4. BJ

    O Vasco acaba de acertar com Jackson Caucaia (-Quem?) kkkkkk
    Estavamos esperando Fellype Gabriel e veio o Caucaia kkkk Agora vai!!

  5. Washington DF

    Ha! Feliz aniversario atrasado camarada! Que Deus te ilumine e te abençoe!

  6. Washington DF

    Vasco sofre com certa carência no meio de campo com a criação. Voce concorda que o Pedro Ken (se tivesse permanecido no Vasco) cairia bem ao lado do Julio dos Santos?

    • JC Barbosa

      Não acho. O Ken nunca correspondeu quando teve obrigação de criar. Pra mim, ele teria vaga fácil no lugar do Serginho, tendo mais responsabilidade com a marcação.

  7. Hugo

    JC, Uma pergunta apenas por curiosidade, sem segundas intenções:
    Qual seriam os seus 11 favoritos, entre os que jogam no Brasil hoje?

  8. Hugo

    Concordo plenamente!

  9. Leon da Cruz

    JC, acabei de ler que o Fellype Gabriel acertou com o Palmeiras. OK, o Palmeiras deve ter feito uma proposta maior, etc. Agora, gostaria de saber se esse tal novo centro de reabilitação do Vasco (Capres) cobra alguma coisa por seus serviços prestados. Ou a coisa é mesmo como parece ter sido com o Fellype Gabriel: o sujeito recebe atendimento gratuito, agradece e tchau? Você sabe dizer?

  10. Beto

    http://www.netvasco.com.br/n/162331/pretendido-pelo-vasco-fellype-gabriel-acerta-com-o-palmeiras

    Felipe Gabriel acertou com o Palmeiras. Nas condições atuais do futebol brasileiro e pelo fato de já estar treinando no Vasco avalio como uma perda de uma boa oportunidade. Fico me perguntando: será que a diferença salarial dava pra ser coberta com os salários do Diguinho e do Marcinho? Certeza que sim e com folga.
    Por falar em Marcinho, que contratação ruim (e cara). Acertou em algumas contratações a diretoria, mas esse erro de avaliação do Marcinho, contratado com pompa e circunstância, foi feio. O cara vinha se arrastando no rebaixado Vitória e essa contratação a maioria da torcida já foi contra na época. Aí agora falta dinheiro pra trazer um jogador que valeria mais a aposta (toda contratação não deixa de ser uma aposta,mas tem umas que você já sabe que tem grande chance de dar errado e outras você já sabe que tem grandes chances de acertar).
    Que a diretoria não pense que Campeonato Brasileiro é do nível do Carioca que tem apenas 4 times competitivos, brasileiro tem 20 times em condições mínimas de competir, com raras exceções como naquele ano que o America-RN foi muito mal.

  11. VACF

    JC
    O Ronaldinho Gaúcho? Se o Vascão conseguisse um parceiro para bancar o custo dele, você não acha que ele poderia fazer o papel de ser esse meia armador?

  12. alex-es

    Pelo jeito tá caminhando para que o Dagoberto seja o 10 do time, a exemplo do que foi feito com o Ronaldinho Gaúcho pelo técnico Cuca no
    Atlético Mineiro e deu muito certo.
    Nesse caso o Dagoberto teria a liberdade para armar as jogadas mas sem exercer tanta marcação até para não se machucar.

  13. Noaldo

    Dá uma moral aí, galera: Quem puder, compartilhar.
    Hino do Vasco, versão instrumental

  14. Gustavo P.

    A única qualidade do Cristianno ao meu ver é a raça e entrega nos jogos, mas o coitado apanha da bola a tal ponto que nem um lateral sabe bater direto. Na final ele bateu uns quatro laterais com aquela força desproporcional e todos foram parar nos pés de algum jogador do canil. Esse Julio Cesar (que no início achei que era aquele Junior Cesar…) vai entrar naturalmente no time e se fizer o feijão com arroz assume a titularidade lá pela décima rodada no máximo.

    A volta do Diego Souza na minha opinião ia ser fantástica, ele tem muita identificação com o clube e pra mim é craque, só não sabe conduzir direito a carreira, foi parar agora no Sport, fala sério.

    O time está bem arrumado para a estréia e 3 pontos sobre o Goiás é mais do que obrigação.

  15. lucas

    JC, acho que a crise do camisa 10, que arma o jogo(cadencia), é em quase todos os clubes, não sei, mas acho meio injusto essa pedida…

  16. josé

    Acho que o Vasco deveria tentar o Ricardinho do Ceará e Rodrigo Pinho do Madureira.
    http://www.netvasco.com.br/n/162306/diretoria-prepara-barca-cerca-de-20-de-jogadores-do-elenco-ainda-nao-foram-utilizados-em-2015
    JC, nessa matéria diz que o Montoya tem contrato até julho de 2015, porém não houve ma extensão do contrato ano passado até 2017? Apesar de não achar uma grande jogador, não deveria entrar na barca de dispensa, empresta pra algum clube menor e tenta fazer dinheiro numa futura negociação ou recuperar o investimento feito.
    Enquanto as negociações, mais do mesmo. Não acho que o Diguinho faça mais diferença que o Lucas. O Júlio César, claro que é melhor que o Christiano, mas no atual momento vascaíno a aposta deveria ser em um jogador mais novo. Deveriam ter garimpado melhor o mercado, nos estaduais pintaram bons nomes inclusive para a lateral esquerda.

  17. tulio

    Diguinho nunca foi bom. Era razoavel na época do Botafogo, mas no Fluzão arrumou muita confusão e pegou dois anos de banco. É antipático e tem péssimo passe. Se não evoluir então fará companhia pro Sandro Silva.

  18. JOAO BOBAO - TIJUCA - RJ

    Como bom EURIQUISTA que sou, não gostei nem um pouco desse jogo final no maracanã, preferia que o jogo fosse em São Januário, seria melhor jogar em São Januário. Jogando em São Januário teria 20 mil pessoas, teria mais conforto, teria o bar de São Januário para tomar cervejinha, maracanã não é do Vasco, não vejo graça em jogos do Vasco no maracanã, vocês concordam. Achei aquela festa uma merda, prefiro jogar para menos vascaínos em casa.

  19. Diego

    Diguinho desnecessário.. JC boa contratação… Se pegar o Diego Souza e o Felipe Gabriel ficamos com um bom time p brigar no brasileiro e da p ganhar a copa do Brasil…

  20. Marlene

    Olá jc !
    Eu não gosto muito desse Diguinho não , acho que o Julio César vai ganhar o lugar na lateral esquerda .
    Parece que não é só vc que acha o Cristiano fraco, o Rodrigo disse que ia ter disputa na esquerda.
    Isso porque já percebeu que ta sofrendo na marcação naquele lado do campo. Lembremos que tem o jean Patríck que está voltando e é volante – lateral.
    O lugar do 10 parece que o Dagoberto vai jogar nessa função .
    Vi tb no netvasco que o Julio do Santos pode ir pro Cathar, segundo a notícia seu ex técnico vai para lá e indicou ele , procede essa notícia ?
    Mas independente dos reforços quem seja tenho certeza que vamos fazer bonito no Brasileirão e digo mais o Vasco vai chegar no final na frente da dupla Fla – flu. Aguardem.
    Há feliz Niver ….parabéns ,muita saúde ,sucesso neste dia especial ….felicidades!!
    Sv

    • JC Barbosa

      O Patrick é improvisado na lateral direita.
      Sobre o Julio dos Santos, sei o mesmo que vc.
      Valeu pelos parabéns! Que todos tenhamos tudo o que vc me desejou!

  21. Tomás Costa

    E o Renato Cajá JC , o que você acha ?

  22. Marcio

    JC,
    honestamente não acho o Cristiano essa baba que vc diz. Acho até que nos jogos finais teve uma atuação aceitável e no passado recente tivemos jogadores bem piores jogando na LE. Também não sei se o Júlio Cesar é tão melhor que ele não. Prefiro aguardar.
    Quanto a um camisa 10, simplesmente não existe no Brasil e muito pouco no resto do mundo. Se vc for ver o melhor elenco do Brasil pra mim atualmente é o do Corinthians e o meia armador deles nem sempre é titular (Jadson) e foi dispensado do São Paulo…
    Acho que o Diego Souza seria uma ótima contratação o time ganharia corpo. Não seria o 10 que todos querem mas tem habilidade e joga tanto de atacante quanto meia-atacante e poderia revezar com o Dagoberto hora no ataque hora no meio… acho que daria samba!
    Seria guina, Serginho, Júlio dos Santos e Diego Souza no ataque Dagol e Gilberto.
    Eu gostei!!

  23. Juvenal

    Estou torcendo para o Vascão continuar sua trjetória vitoriosa no Brasileirão.
    JC – Só para deixar registrado e esclarecer para vc: hoje de madrugada eu consegui finalmente ver o jogo de domingo. Bem antes, ou seja ontem de noite os globais rereprisaram a final do paulista e o grenal. Então fica evidente o desprezo pelo Vasco.

  24. JC você pega demais no pé do Christianno, também tem gente dizendo que o cara tem 29 anos, mas na verdade ele tem só 23, não é tão ruim assim, pelo menos na semifinal e final não foi tão ruim, como você diz. Marcio Careca, Marlon, até mesmo Ramon, que nem sei onde está hoje, foram muito piores que o Christianno.

    • JC Barbosa

      Questão de opinião. Acho o Christianno pior que todos esses (e não gosto de nenhum deles). E é aquilo: ele não foi tão mal nos jogos decisivos pq não comprometeu, como fez ao longo de todo o campeonato.

      • JACIEL - RJ

        Só não comprometeu porque Martin Silva fez duas saidas maravilhosas na frente do Bill, que entrou livre na àrea nas costas do Cristiano pela esquerda, uma vez em cada jogo da final…

  25. Kleber

    Venho mais uma vez colocar o link para um tour virtual por São Januário.
    https://www.google.com.br/maps/@-22.89034,-43.228841,3a,75y,151.66h,77.82t/data=!3m5!1e1!3m3!1soGlQllrV2tEsr4BpXbh9UQ!2e0!3e5!6m1!1e1
    Queria colocar o link do estádio do framengo também, mais não encontrei o estádio do framengo, alguém aí sabe aonde fica? kkkkkk

    Mulambo me diz como se sente,
    não ter estádio para jogar.
    Ganha somente no apito,
    a mídia suja a te apoiar.
    O Edmundo te humilhou,
    o Pedrinho te calou,
    no maraca eu sou o seu maior terror!
    De 7 a 0 eu já ganhei,
    o chocolate deu replay,
    a favela se calou mais uma vez.

  26. Chico

    Fala JC!

    Concordo com vc em todos os sentidos…

    Mas, andei lendo por aí e parece que o Doriva vai testar o Dagoberto na função de 10…

    Talvez seja uma boa… O cara é inegavelmente bom de bola (também pode não ser o cracasso, mas…) e se ele se adequar à posição… fechou!

    Imagino que o time do Vasco tem uma penca de volantes (S. Silva, Bolt…) que poderiam pegar a primeira barca e vazar…

    Enxugar a folha… aproveitar os meninos da base e mandar ver!

    abs

  27. Erivelton

    Nos estaduais se destacaram alguns times pequenos. Em MG por exemplo , a Caldense foi vice campeã perdendo apenas o ultimo jogo para o juizao. Ou seja, eles jogaram de igual para igual com Atlético e Cruzeiro. Com certeza tem bons jogadores lá. No sul tbm teve um time que não recordo o nome. É tentar buscar um camisa 10 nesses times. Sei que jogar em um time gigante como o Vasco pesa, mas vale observar. Não gosto do Diguinho, vai apenas compor elenco.

  28. Ricardo Pessoa

    Boa tarde JC,

    E a possibilidade do Felyppe Gabriel pintar na Colina? Seria uma boa?

    • JC Barbosa

      Seria sim. Falta jogador de qualidade ao nosso meio.

      • Tomás Costa

        Uma boa realmente, ate pela oportunidade de negocio por já está na colina, mas ainda faltaria o meia, de preferência canhoto, o Alex do Inter seria excelente. Teria uma solução mais em conta, o que você acha do Renato Cajá da Ponte ? Quando teve no canil deu conta do recado.

  29. boa tarde jc

    vc falou no seu texto que o cristiano foi o pior lateral esquerdo que vc viu jogar como titular. qual seria pior Marcio Careca ou Cristiano? rs

    Agora sobre o camisa 10 que cadencia o e municia o ataque como vc disse no seu texto, no futebol brasileiro não tem muito desses caras. Os mais famosos são o Valdivia e o Ganso, mas nenhum dos dois está jogando digno de um camisa 10. Tem tbm o Alex do inter mas os valores salariais é irreal para o clube. Não esta fácil so para o Vasco encontrar mas os outros clubes tbm. O jeito e colocar o jhon clay treina bastante passe

    • JC Barbosa

      Christianno, sem a menor dúvida.

      • Tomás Costa

        Não, pior que o Marcio Careca, não teve. Era horrível. O Cristiano pelo menos compõe bem o setor defensivo.

      • JC Barbosa

        Acho essa história de que o Christianno compõe bem o setor defensivo um engano tremendo de quem fala. Pode ser por esquecimento – nos jogos decisivos, certamente por instrução do Doriva, ele se empenhou mais nesse quesito – mas durante todo o campeonato o lado dele era o melhor caminho para sofrermos gols. E não apenas por falhas de cobertura (quando pode-se colocar parcela de culpa aos volantes), mas também pq vivia errando passes e arriscando jogadas onde não devia. Vai dar trabalho e não vou obrigar ninguém a fazer isso, mas basta dar uns conferes em melhores momentos de jogos aleatórios do Vasco nesse Estadual. Se uns três ou quatro melhores momentos do adversário (incluindo gols) não foram pela nossa esquerda, foi um dos jogos em que o Christiano não estava em campo.

        Sobre o Careca, ele é terrível. Mas não passou um campeonato inteiro sem conseguir completar uma jogadazinha ofensiva sequer.

      • Claudio Faria

        Tb acho ele horroroso. Mas eu tinha até pesadelo com o Ozéa, lembra dele?

      • Beto

        Vasco venceu um clássico contra o flu no Maracanã com gol desse Ozea. Manchete do Globo no dia seguinte: “Clássico de Ozea” ,claro, debochando. E com razão, jogo foi muito ruim.

    • Carlos Alberto

      Edinho era pior.

  30. Amado Peixoto

    É como vc msm disse, a possivel contratação do DS continuaria a não resolver o nosso maior problema que é um meia de criação!
    Não consigo ver grandes coisas no Diguinho, mas pra compor elenco ele serve. E creio ser menos pior (não que isso seja algo realmente bom) que os atuais reservas, mas pra titular ele não serve. O problema é: um volante que saiba sair jogando é raro no Brasil e um que saiba jogar e venha pra ganhar 100~150 mil/mes (li em algum lugar que o teto do Vasco seria de 150 e em outros,que o teto seria de 100) é ainda mais complicado.

    E um coisa de ruim nessas contratações é o elenco cada vez mais inchado. Eram 40, agora não faço ideia de quantos estejam no elenco, alguns sequer no banco ficaram até agora.
    Espero que nas proximas semanas o Vasco consiga tbm se livrar de alguns jogadores pra poder ter uma folha mais enxuta e poder trazer um reforço que vá realmente somar algo ao time.
    E entre trazer o DS e trazer um meia de armação, fico com segunda opção, msm sabendo da capacidade do DS.
    SV

    • JC Barbosa

      Por isso que eu acho melhor pegar um Jhon Cley, que tem alguma habilidade, mas não para ser um camisa 10 titular, e ensiná-lo a marcar. Aí ele pode ter o destaque como volante que nunca teria como meia.

      • Tomás Costa

        Cara o Clay cono volante é complicado, acho que o Julio dos Santos pode fazer essa função se precisar, o Figuinho não cheira nem fede, mas como já diserram por aqui é melhor que os reservas que por lá estão e tem ao seu favor, a experiência em brasileiros.
        O Julio Cesar pelo menos é menoscruim que o Cristiano, vai que ele reedita o campeonato brasileiro pelo Goiás, anos atrás, quem sabe…
        Quanto ao Diego, concordo com você, seria uma boa pra fortalecer o elenco, mas não seria o meia que tanto precisamos, mas se vier será ótimo.

      • JC Barbosa

        Como eu disse, é preciso adaptar o Cley à função. Ele teria que passar um bom tempo treinando posicionamento e marcação. Esse tipo de coisa é muito comum na Europa, mas aqui fazem o contrário: se o moleque tem uma habilidadezinha, empurram o garoto do meio pra frente. Lá, ensinam os habilidosos que não serão craques a marcar. Muito mais fácil fazer isso que o contrário, já que não se ensina visão de jogo e habilidade, mas marcação sim.

      • Beto

        “O Diguinho não tem qualidade para ser o “volante moderno” que poderia fazer alguma diferença no time e me parece que seria melhor preparar o Índio ou mesmo ensinar o Jhon Cley a marcar para realizar essa função. Já o Julio César acrescenta porque temos no momento um dos piores laterais esquerdos que já vi como titular.”
        Acho uma boa sugestão, JC. Vale a tentativa. Jhon Cley poderia ser treinado para exercer essa função. Ele tem qualidades técnicas, só que talvez não suficientes para ser titular num time realmente bom de um clube do porte do Vasco da Gama (lembrando que Marcinho não deveria tê-lo barrado, é a verdade). Mas quem sabe de volante ele não tenha potencial para ser titular? Daqueles volantes modernos que você fala que marcam e sabem jogar. Pra isso ele precisa mudar a postura e ser mais aguerrido e veloz. Acho que pra carreira dele poderia ser uma boa. Tem jogador que muda de posição e passa a ser um destaque importante no cenário do futebol, destaque que não seria se permanecesse na posição originária.
        Detalhe: não estou afirmando nem vaticinando que Jhon Cley vai fracassar no futebol se permanecer como meia ofensivo e tiver a responsabilidade de protagonizar mais as organizações dos times em que jogar. Só ressaltando sua boa sugestão, JC. Deve ser mais fácil fazer alguém que sabe jogar aprender a marcar (tem que ver as condições físicas de cada atleta também) do que fazer jogar um jogador que só sabe marcar.

      • Claudio Faria

        Foi o que fizeram com o Philippe Coutinho….

  31. JC acho valida a contratação do Diguinho e do J.Cesar, pois não da pra contar com o Cristianno, Henrique uma incognita e Lorran ainda está verde. O Diguinho é melhor que V.Bolt e S.Silva. E é 1° Volante coisa que o Guinazu não é. Claro que não são nada demais mas podem acrescentar ao elenco. Mas você acha uma boa essa vinda do D.Souza ? Assistir alguns jogos do Sport e tá longe muito longe de ser aquele(Explodia 1 jogo e sumia 3). Sabe se é possivel a vinda do Esquerdinha do Goias ?

    • JC Barbosa

      Pô….se ser melhor que Bolt e Sandro Silva forem critérios para contratação, babou! rs

      • David

        Tenho um joelho ruim e um tornozelo também, 38 anos e estou fora de forma, mas ainda acerto e jogo mais que Bolt, Christian, Sandro Silva, Felipe Bastos…
        Isso não é parâmetro para contratar Diguinho, que também joga menos que eu!

    • Adriano Rocha

      Vão fazer fila na Colina porque pior que esses dois é complicado.

  32. Carlos Queiroz

    Boa Tarde JC acho que aproveitar Jhon Clay e Indio é questão de sobrevivência, um campeonato regular dos dois com lances pra fazer um DVD que consiga empurrá-los pra Ucrânia, Itália, ou China é essencial. Provavelmente no final da temporada vamos vender Luan e Madson também, não que eu quisesse mas é a necessidade. Não gosto desse Júlio César pq só sabe jogar de ala, não compõe bem a defesa, preferia que fosse dadas mais chances ao Henrique. Vamos lá começar nossa batalha, tomara que o Doriva consiga chegar ao final e que consigamos o quanto antes os 46 pontos.
    P.S. Vai ter alguma liga do Blog no cartola?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s