O Rio é nosso!

Não é de hoje que o Estadual do Rio tem a fama de ser um campeonato mequetrefe, desorganizado, sem público e envolto em reclamações por todos os lados. E ninguém que acompanhe o futebol carioca pode negar que essas críticas são verdadeiras na maioria do tempo, muito por conta da Federação. Ainda assim, nada tira os méritos e o brilho da conquista vascaína, não apenar por nos tirar da maior fila que já ficamos para levantar a taça, mas por deixar bem claro que na hora da decisão, o Gigante fez por merecer o título no campo e nas arquibancadas.

A campanha que acabou com o longo jejum de 12 anos teve seus altos e baixos, mas nos jogos decisivos, o Vasco mostrou ser superior a todos os seus adversários. Entrando nas semifinais e nas finais precisando reverter a vantagem do empate que pertencia aos seus oponentes, o time da Colina superou essa dificuldade nas duas oportunidades com três vitórias e um empate (que poderia ter sido diferente caso a arbitragem fosse menos covarde no primeiro jogo contra a mulambada). E não apenas passamos invictos pelo Framengo e pelo Canil como indiscutivelmente fomos melhores que ambos em todos os confrontos.

O herói da final e o artilheiro do time (foto: www.vasco.com.br)

De frente pra câmera, o herói da final e o artilheiro do time (foto: http://www.vasco.com.br)

Vão falar, e é justo que digam, que ser melhor não significa que jogamos um bom futebol. E, em grande parte isso é verdade. O nível do Estadual esse ano realmente foi muito fraco e foi raríssimo vermos uma partida tecnicamente aceitável. Mas o time comandado pelo Doriva foi o que melhor conseguiu superar suas limitações e o que mostrou o futebol mais eficiente. Negar isso é ignorar os fatos: em sete clássicos, vencemos quatro, empatamos dois e perdemos apenas um (e esse, numa sequência de acidentes daquelas que só o dilúvio que caiu sobre a Arena justifica).

As finais contra o Botafogo deveriam servir para acabar com discussões e mimimis. Nos 180 minutos fomos superiores, seja tendo mais posse de bola, quando precisávamos vencer a primeira partida, seja em um jogo mais equilibrado, quando poderíamos nos dar ao luxo de empatar. O alvinegro, que também fez por merecer ser um dos finalistas, não chegou a ameaçar nosso título em momento algum ontem. Ontem era de se esperar que eles exercessem uma pressão no início da partida, mas depois que igualamos a partida, o que vimos foi um Vasco seguro dentro de campo e que não permitiu que a pressão se transformasse em lances de muito perigo.

O primeiro gol vascaíno, no finzinho do primeiro tempo veio para tornar a missão botafoguense ainda mais complicada. Tanto que na volta do intervalo eles vieram com tudo o que podiam, até que conseguiram o empate aos 30. Mas nosso adversário pouco conseguiu fazer além de dar um último suspiro de emoção para seus torcedores. Depois do empate, ficou claro que o time de General Severiano não teria forças para reverter o placar. O gol do Gilberto, já nos acréscimos da etapa final só confirmou o inevitável e trouxe um motivo extra para os vascaínos fazerem a festa na Arena, já dominada pela nossa torcida.

Foto: Staff Fotos/Twitter Maracanã

Foto: Staff Fotos/Twitter Maracanã

O título veio para fazer justiça ao Vasco, que merecia estar comemorando o bicampeonato estadual e poderia ter acabado com o jejum desde 2014. Pelo que fizemos no gramado, nas arquibancadas e pelas ruas de todo o estado, hoje o Rio de Janeiro é merecidamente nosso.

As atuações…

Martín Silva – uma atuação que resumiu sua participação no campeonato: nas poucas vezes em que foi exigido correspondeu plenamente, com boas defesas e saídas do gol.

Madson – Renê Simões fez um bom trabalho, obrigando o garoto a se preocupar mais com a marcação que com o apoio. Ainda assim, quando teve a chance de subir ao ataque, levou perigo. Numa de suas arrancadas quase marcou um belo gol, mas chutou muito mal. No lance do gol, demorou a sair da área e foi quem deu condição ao jogador alvinegro para marcar.

Luan – o único cochilo foi no lance do gol botafoguense. No resto da partida, se saiu melhor que o ataque adversário em praticamente todas as disputas de bola. Quase marcou no primeiro tempo após uma boa jogada ensaiada em cobrança de falta.

Rodrigo – soberano na área, mostrou um posicionamento perfeito e ganhou quase todas as bolas pelo alto. Assim como seu companheiro de zaga, o único deslize foi no lance do gol alvinegro, quando não evitou o passe para o atacante que estava livre para marcar.

Christiano – tentar não falar mal do pior titular da equipe é complicado. Podemos dizer que, ao completar o time, eventualmente ajuda na marcação e leva o time ao ataque, apesar de vacilar nas duas funções. Não consegue concluir qualquer jogada no apoio e ontem, foi outro a preferir olhar lance que originou o gol adversário a marcar e permitiu que Diego Jardel recebesse livre para marcar.

Guiñazú – calou a boca dos seus críticos – ou seja, 100% da imprensa esportiva – nos jogos decisivos. Marcou implacavelmente nas quatro partidas, conta-se nos dedos as faltas que marcou nos 360 minutos que esteve em campo e em momento algum confundiu firmeza com truculência. Para coroar seu belo campeonato, deu a assistência para o gol de Rafael Silva e entrou com méritos para a história do Vasco ao ser o capitão do time que encerrou o maior jejum do clube na competição.

Serginho – é daqueles volantes anacrônicos, que não conseguem fazer muito além de dar o combate. Ontem ainda deu umas vaciladas, se posicionando mal em alguns momentos e errando passes além da conta. Mas após o empate botafoguense, se superou e passou a jogar com mais atenção, sendo importante para refrear a breve empolgação adversária.

Julio dos Santos – teve uma atuação mais discreta que a do primeiro jogo da final, mas ainda assim foi decisivo ao participar do lance do gol do Rafael Silva. Cedeu lugar ao Lucas no fim do jogo, que entrou para reforçar a marcação e garantir o empate que nos daria o titulo. Mas acabou fazendo mais que isso, dando a assistência para Gilberto fechar o caixão alvinegro.

Rafael Silva – indiscutivelmente o herói das finais, com um gol em cada jogo, Rafael não merece elogios apenas por isso, mas também pela sua aplicação tática e a disposição apresentada em cada momento que esteve em campo. Saiu para a entrada de Marcinho, que mais uma vez mostrou que sua contratação foi um equívoco total e absoluto. Está muito mais para candidato à capitão da barca que deveria sair da Colina para desinchar o elenco antes do Brasileiro que para craque do time do início de temporada (o que era a intenção da diretoria).

Dagoberto – mesmo sem marcar, foi a melhor atuação de Dagol pelo Vasco. Deu o toque de experiência que o time precisava no ataque, ditando o ritmo do setor ofensivo. Levou um cartão amarelo meio inexplicável e Bernardo acabou entrando em seu lugar e não conseguiu fazer algo digno de nota.

Gilberto – demonstrou suas melhores qualidades na partida e foi decisivo por isso: no primeiro gol, mostrou o quanto é combativo e roubou a bola que iniciou o lance; o faro de artilheiro ficou provado no seu gol já nos acréscimos do segundo tempo. O artilheiro do Vasco na competição pode não ser um jogador brilhante, mas com um meio de campo mais eficiente, pode marcar gols adoidado.

***

Update: minha coluna de hoje no Vasco Expresso já está no ar! Basta clicar aqui para conferir

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

103 Comentários

Arquivado em Atuações, História, Reforços, Resenhas, Títulos, Update, Vídeos

103 Respostas para “O Rio é nosso!

  1. Beto

    Quem não viu, vale a penar ver. Três videos emocionantes no final do jogo.

  2. Raparigueiro

    Vamos para o Brasileiro com tudo e com o que temos no momento meu Vascãoooooooo!!!

  3. Iago Linhares

    JC ainda não vi o volante Jean Patrick jogando. Quando estiver a disposição ele será um titular absoluto no atual elenco ou será mais um pra compor elenco?

    • JC Barbosa

      Só vi o Jean jogando no torneio em Manaus, e fora de posição. Não faço ideia se ele terá espaço no meio de tantos volantes na equipe. Acho que ele ficará como reserva de lateral direito mesmo.

  4. Promessa é dívida:

    “Daniel, você está bem? Você está legal? Meu amigo, sinceramente, o que te faz pensar que este time montado, até o momento, vai ganhar alguma coisa?!?!

    Se ganhar, pode me cobrar. Terei o maior prazer em lhe pedir desculpas e sorrir abraçado com o título que você está vislumbrando!

    No momento, não penso em títulos. Se o Eurico conseguir reestruturar o clube, fazer uma boa figura no estadual e na copa do Brasil e ainda se manter na série A, para depois projetar um 2016 forte, já me darei por satisfeito, dentro da realidade atual do Vasco. Repito, dentro da realidade atual do Vasco!

    Mas, desculpe, alguns reforços me parecem bisonhos e nada têm a ver com a política de pés no chão. A propósito, alguém sabe dizer quais dos contratados foram indicados pelo Doriva?

    Saudações”

    Bom, falei isso para o Daniel Lessa no post “Deus Salve a Genética” de 6 de janeiro, salvo engano.

    Pois é Daniel, em relação ao Estadual fico FELIZ de dizer que eu estava equivocado! Então fica aqui registrado minhas desculpas para você! E domingo, quem sabe podemos marcar para eu cumprir a outra parte da promessa em São Januário com a faixa de campeão! Abraço.

    Tive de deixar o registro.

    Saudações

  5. Juvenal

    EMBATE FORA DE CAMPO
    A midia só enfatiza “12 anos depois”.
    Enquanto isso Eurico e toda torcida vascaina cita O RESPEITO VOLTOU
    Alguem falou de uma tal de ESPN (não assisto por ser gringa). E gringo entende algo de futebol ?
    Enquanto isso a “poderosa” reprisa todos os dias o amistoso do Icasa, alem do paulista e grenal. Ainda não tive oportunidade de ver o jogo do campeão de domingo e provavelmente ficarei só na esperança, porque a inveja é tão grande que em relação ao Vaso prevalece sempre o desprezo.
    Mas deixa pra la, todos os midiaticos que insistiam em nos chamar de 4ª força do Rio ,forçosamente vão ter que rever suas contas porque os numeros falam por si..

    • JC Barbosa

      Sobre os 12 anos eu concordo. Mas acho que vc deu azar sobre ver o jogo. Não vi nada a respeito do amistoso mulambo e vi uma cobertura bem ampla do título na Globo.

  6. Alexandre Lima

    JC,
    Quando eu dei mais mérito a diretoria do que ela merece?

    Mas vc escrever que fomos campeões APESAR do trabalho da Diretoria, acho um pouco demais…

    Vc tá escrevendo que a diretoria mais prejudicou do que ajudou? É isso mesmo?

    • JC Barbosa

      Não sei se vc dá mais mérito à diretoria do que ela merece. Não falei isso em momento algum.

      E a sua pergunta deixou claro que vc não entendeu o que leu. Não, não é isso: eu não falei que a diretoria mais prejudicou que ajudou. Como deixei bem claro, a diretoria contribuiu para o título. A parte do apesar foi direcionada exclusivamente à montagem do time. As contratações feitas pela atual diretoria foram, em sua maioria, muito fracas. Contratou-se mais de 30 jogadores e, ainda assim, a base do time veio da gestão anterior. E das 30 contratações, apenas Madson, Gilberto e, com menor destaque, Julio dos Santos renderam algo. Dagoberto ainda pode ser útil, mas no Carioca praticamente não jogou. Se não fosse o trabalho do Doriva, dificilmente outro técnico que precisasse contar com Christianno, Serginho, Marcinho, Bernardo, Lucas, entre outros, conseguiria fazer o Vasco render como rendeu. Por isso, volto a afirmar, o título veio APESAR das contratações da diretoria.

      E, só pra reforçar: o momento de apontar isso é agora, antes do Brasileiro, quando o clube ainda procura reforços. Se voltarmos a contratar em baciada, gastando centenas de milhares de Reais em salários com jogadores que sequer terão chances entre os reservas, nos daremos muito mal na competição.

      • Alexandre Lima

        OK, JC!
        Concordo contigo agora!

        Mas convenhamos que tem diferença entre escrever “apesar do TRABALHO da Diretoria” para “apesar das CONTRATAÇÕES da Diretoria”, como você escreveu agora. Concorda?

        Segue um texto que vale a pena ser lido!
        http://www.panoramavascaino.com.br/obrigado-vasco-da-gama/

        Abraços!

      • JC Barbosa

        É que logo depois falei das contratações, pensando que ficaria claro que se tratava disso. Até pq antes eu falei das contribuições que realmente foram positivas.

  7. Alexandre Lima

    JC,

    Já que vc quis…

    Qual foi a importância da diretoria na conquista? Não se esqueça do Depto. Jurídico…

    Qual foi a importância da comissão técnica? Não se esqueça dos psicólogos, preparadores físicos, CAPRRE (ou isso é mérito da Diretoria? Como vc acha isso importante, deixo para vc explicar), nutricionista, etc

    Qual foi a importância dos jogadores? Não se esqueça dos reservas…

    Qual foi a importância da torcida??

    Mas uma vez, ganhamos todos e todos são responsáveis pela conquista, mas como vc escreveu que acha importante quantificar o que cada um fez, fico no aguardo das respostas…

    • JC Barbosa

      Não me lembro de ter falado em quantificar em momento algum. O que eu acho errado é ver um dirigente, que no contexto da competição teve uma atuação pra lá de coadjuvante no título, levar mais mérito do que merece. Até pq, é esse tipo de atitude que faz muitos torcedores começarem a achar que o trabalho feito está excelente e passam a defendê-lo incondicionalmente, ignorando que ainda há muito o que ser melhorado.

      É ÓBVIO que a diretoria teve importância na conquista. Mas tirando manter o pagamento em dia (o que é obrigação de qualquer diretoria, e continua sendo mesmo que as anteriores não o tenham conseguido) e ter contratado o Doriva (um acerto, mesmo ele tendo sido o 3º ou 4º nome a ser sondado), considero que fomos campeões APESAR do trabalho da diretoria. Pra mim, contratar mais de 30 jogadores e entre esses todos ter apenas 4 aproveitáveis e não trazer um camisa 10 sequer é fazer um trabalho mal feito.

      O mérito pela campanha, a meu ver, é quase todo do elenco (os que tiveram alguma chance, claro. Não dá pra contar com os mais de 20 que sequer entraram em campo) e da comissão técnica. Em especial o Doriva, que pegou esse monte de jogadores mais ou menos, juntou com a base do ano passado e conseguiu fazer todos renderem.

      E o momento para se falar sobre isso é justamente agora: já fomos campeões no Estadual e as cobranças que DEVEM ser feitas não vão atrapalhar uma competição que já acabou. E com o Brasileiro começando no domingo, seria importante que a diretoria soubesse que a torcida sabe que ainda há muito trabalho a ser feito, e não apenas ficar embevecida com o que foi feito para o Carioca, uma competição nem de longe tão complicada quanto o Brasileirão.

      Mas isso tudo, claro, é a minha opinião. Se vc acha que não há nada a se reclamar e que diretoria fez um trabalho tão bom e com a mesma qualidade que a comissão técnica, ok. Se vierem mais 20 reforços dos Olarias e Vila Novas da vida para o Brasileiro, está tudo certo. Basta que o Doriva faça esse tipo de reforço ter no Brasileiro o mesmo desempenho que teve no Carioca.

  8. Véio do fogão

    “O alvinegro, que também fez por merecer ser um dos finalistas, não chegou a ameaçar nosso título em momento algum”. JC tenho algo a discordar de voce. Não concordo com duas coisas. 1º – Acredito que quando o Fogão empatou a partida voces ficaram com medo de virarmos e a fila de voces aumentar de 12 para 13 anos sem titulo. 2º – Não chame meu time de nome esdruxulos como foguim, canil etc Eu odeio quando chamam meu time desses nome… Ah! Visite a pág do fogão e verás tratamento digno para vascaínos. Ok! Saudações do time campeão brasileiro 95, copa comenbol 93 e carioca muitas das vezes em cima de voces. kkkkkkkkkkkkk saudações Botafoguenses!!!

    • JC Barbosa

      1) Digamos que sua crença a respeito da torcida do Vasco ter ficado ou não com medo quando vcs empataram está certa. O nosso pretenso medo fez o Botafogo nos atacar mais, dar mais chutes ou levar mais perigo ao nosso gol? Se a resposta é não, o que vc acredita ou deixa de acreditar não muda em nada o fato de que o seu time não ameaçou o nosso título.

      2) Desculpe, mas em um blog que me pertence e que é dirigido para a torcida do meu time, me reservo ao direito de escrever da forma que mais me agrada. Além do mais, essa não é a página do Vasco, é um blog de torcida. Canil, cachorrada, buá-tafogo, foguim ou qualquer outro apelido que eu achar conveniente será mantido. E é claro que vc terá o mesmo direito de dar a mesma resposta caso vc crie um blog sobre o Botafogo e algum vascaíno reclame da utilização de nomes que incomodem nossa torcida.

      3) O bom de listar os títulos do seu time é que não ocupa muito espaço, né? E é legal que vc considere as quatro vezes que foram campeões cariocas sobre o Vasco muitas vezes (e pela quantidade de títulos que vcs têm realmente é). Combina com o fato de termos quatro vezes mais títulos de Brasileiros que vcs (nem vou falar de Copas do Brasil e Libertadores, que aí é vacilo com quem nem tem esses títulos).

      • Véio do fogão

        1 – Então tá decidido terei meu próprio blog;
        2 – Outros torcedores vem comentar aqui;
        3 – Citei apenas alguns para não ocupar espaço. Fora os nacionais, temos 23 titulos internacionais, Tereza Herrera e Ramon de Carranza são alguns a Copa Comenbol que na época equivalia a potencialidade de uma Copa Libertadores hoje.
        Saudações alvinegras!

      • JC Barbosa

        1 – Boa. Prometo que se visitar, não darei pitaco sobre o que vc escreve.
        2 – Outros torcedores vem. E todos que pedem o que vc pediu têm a mesma resposta.
        3 – Tereza Herrera e Ramon de Carranza contam? Conmebol com a potencialidade de uma Libertadores? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA…se for pra fazer piadas como essas, pode voltar sempre!!!

      • Véio do fogão

        1 – Lá no meu blog será bem tratado…
        Canil, cachorrada, buá-tafogo, foguim… Esses apelidos nao cola… Saudações! Gonçalves mandou lembranças reboladas para voces… kkkkkkkkkkkkkkk

      • JC Barbosa

        Sério isso? A pilha que vc acha engraçada já tem 18 anos, amiguinho….

        Poderia falar do Rafael Silva, mas aí seria escroto da minha parte…

    • Caloteiro

      Conmebol com a potencialidade de uma Libertadores? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk JC, quase me acabo de tanto rir. kkkkkkkkk Pricipalemnte das suas respostas…

    • Cabeludo

      Véio, voce é um fanfarrãooooo!!!

    • Cabeludo

      “temos 23 titulos internacionais, Tereza Herrera e Ramon de Carranza” kkkkkkkkkkk Desses titulos aí o Vasco tem um monte… E outra, são apenas torneios não são titulos oficias da Fifa. kkkkkkkkk Muito engraçãdo esse Velho!

    • Marcos

      Não acredito que esse maluco vem aqui colocar tamanha asneira… É um ignorante do futebol, dizer que titulos de torneios é titulo oficial… Comenbol igual a Libertadores é para me matar de rir mesmo…!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Comédia demais!!

    • Guiga

      Boa JC! Muito boa suas respostas. Esse botafoguense tem que aprender mais de nós e do futebol. Boaa!!! Esse velho é uma piada mesmo…

  9. Beto

    http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/decisao-do-paulista-empata-com-derbi-com-melhor-audiencia-do-torneio_28260.html

    Audiência da final desse ano, Vasco x Botafogo 31 pontos (final de semana de feriadao).

    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/televisao/audiencia-da-final-do-campeonato-carioca-fica-muito-acima-da-do-jogo-decisivo-do-paulistao/

    Ano passado Vasco x Flamengo 32 pontos e sem feriadão para atrapalhar.

    Baseado em números do próprio Ibope é totalmente possível debater a divisão de cotas de TV e isso com todos os clubes.E olha que o “pré-jogo” ano passado foi muito mais bem feito, já que o queridinho estava envolvido. Foi destaque muito maior nas mídias das organizações Globo na semana da decisão e até ano passado o Estadual era bem menos nocivo ao futebol carioca, segundo a imprensa. Passou a ser nocivo e manipulado só esse ano….
    Quando leio nas redes sociais e nesses comentários sobre notícias de cotas, flamenguistas arrotando bobagens de que a globo paga mais porque dao muito mais audiência, tenho vontade de rir, sabem de nada, audiências sao muito próximas e não existe base para pagar 210 milhões de reais a mais em três anos para um clube quando ele, no máximo, dá um , dois pontos ou três a mais de audiência, isso quando não perde feio também como ocorreu esse ano.

  10. Alexandre Lima

    Prezados,

    Todos são responsáveis pelo Título!

    A diretoria, a comissão técnica, os jogadores e a torcida!

    Todos estão de parabéns… E não precisamos ficar quantificando a partipação de cada um…

    Saudações Vascaínas!

    • JC Barbosa

      Questão de opinião, concorda?

    • TOMAZ COSTA

      Não, questão de constatação. Também concordo que todos tem uma parcela na conquista do título. Acho desnecessário essa preocupação em desqualificar a participação da diretoria, afinal já tem urubu demais sobre as nossas cabeças. Temos é que nos unir e apoiar o clube, e é claro se houver necessidade, cobrar da diretoria.
      O Vasco foi campeão, foi muito bom, uma maravilha, agora o brasileiro chegou e a disputa vai ser dura demais, se não se reforçar a coisa vai ficar feia, e não vai ser Diguinho e Julio Cesar e Eder Luis, há mais de ano parado que vai melhorar substancialmente o time.
      Precisamos urgentemente de um meia de criação que chegue para vestir a 10 de titular, e pelo menos mais um atacante da mesma qualificação do meia.

  11. Leon da Cruz

    E os mulambentos e gambazentos da ESPN desmerecendo quase todos os estaduais e seus respectivos campeões. Mauro Cezar, então, disse que o Vasco é o pior time do Rio e vai lutar para não cair no Brasileiro. Realmente, o choro não tem limites….

    • Claudinei

      Twittei para a ESPN e a GLOBO realizarem um campeonato entre framengo e curinthinas (é claro que não comentaram), deixar os outros times com o campeonato brasileiro. Depois me arrependi, pois não é bom dar tanta importância para esses caras…

  12. Frederico Amaral

    Olá JC, parabéns ao nosso Vascão! só queria salientar que ontem vi uma péssima atuação do Julio dos Santos. Perdeu umas 500 bolas, não dava combate em nada e é muito, mas muito muito lento. Eu já estava quase entrando dentro da tv pra avisar o Doriva pra tirar ele de campo. Se alguém procurar as estatísticas vai perceber o quanto ele errou de passe e perdeu a bola. Acho que o Lucas tem mais condições que ele pra jogar.

    Tá na hora do Doriva fazer o Julio dos santos acordar.

    SDV

  13. Parabéns JC. BELO TEXTO.

    Só discordo da análise em relação ao Serginho! Para mim o cara jogou muito na sua principal função, que é a de marcar. Sempre colando rapidamente nos adversários e partindo com boa velocidade na cobertura. Vacilou em alguns momentos, claro, mas no geral foi muito bem! Acho até que se ele se lançasse mais ao ataque, seria uma boa opção. Mas, ontem, precisávamos dele lá atrás.

    Gilberto, que eu achei que estava mal, foi primordial no resultado do jogo. Incansável. Roubou a bola do primeiro gol e mostrou muito espírito de luta!

    Sobre o Guiñazú você disse tudo! Não à toa a torcida do Inter idolatrava esse cara! Mereceu muito levantar a taça na condição de capitão!

    Rodrigo mostrou como eu estava errado! O cara foi soberano em todos os jogos decisivos! “Agora temos de ganhar dois para valer um”? Muito boa!

    Rafael Silva subiu de produção na hora certa e nos premiou com os gols decisivos!

    É isso! Parabéns a todos os jogadores, ao técnico e à diretoria, que nos presentearam com o título e não deram chance para a mídia mulambenta voltar com a história de vice!

    CAMPEÃO! O Maraca estava um show! Valeu galera !

    Saudações

  14. ODILON C SILVA = RJ

    Parece que as posturas,comportamentos ,maneira de enxergar do euriquismo mudou, dessa vez SADDAM MIRANDA ficou calado, parou de encher a bola do flamerda, deram valor ao maracana,valorizaram a presença vascaina no maracana, pensaram um pouco grande. Deram uma vacilada colocando aquela propaganda de SUPER-MERCADO OCEANO, agente logo,logo criticamos duramente, então a velha nova diretoria retirou aquela propaganda fraca, inexpressiva da camisa vascaina. Eurico Miranda quando saiu do clube na última gestão, largou um clube sem patrocinador, sem força popular, que batia recordes negativos de públicos, largou um clube com um time de futebol fraco sem poder algum, Agora na pior das hipóteses, com toda deficiência da última diretoria,Eurico miranda pegou um clube com merda de gato, com ginásio sujo, com piscina podre, mais pegou um clube com grande patrocinador,um clube com alma popular, um clube com costumes de lotar e bater recordes positivos de publicos, pegou tambem uma boa base do time de futebol. Basta vê o time campeão vascaino, as vezes terminava os jogos com sete jogadores do ano passado, o jogador que bem dizer fez os gols do titulo, o RAFAEL SILVA, era reserva no time do ano passado.

  15. ODILON C SILVA = RJ

    Segundo alguns euriquistas, eles gostariam que os jogos do VASCO nessas finais fossem disputados em São Januario, ou seja, o jogo com flamerda quando o mando de campo foi vascaino,deveria ter sido em São Januario para 20 mil pessoas. Os jogos finais contra o bostafogo a mesma coisa, primeiro jogo foi mando de campo vascaino, deveria jogar em São Januario, segundo jogo mando do bostafogo,aí sim, jogava no maracana. Segundo alguns euriquistas, maracana não é estadio do VASCO, a RÁDIO TUPi pensa a mesma coisa, segundo a RÁDIO TUPI e alguns euriquistas, o VASCO deveria fazer igual o Santos que joga na Vila Belmiro, esse jogo final do Santos contra o Palmeiras na Vila Belmiro deu 14 mil pessoas, o VASCO deveria ser igual. Ainda tem gente lutando para o VASCO fazer clássicos, grandes jogos para 20 mil pessoas em São Jnaurio. Que diferença,parece que a mentalidade euriquista mudou,tem ate alguns euriquistas gritando MARACA É NOSSO.

  16. Andrew

    JC vc n acha q esse seria um momento proprício para se investir no sócio torcedor??

  17. Gostei muito do Vasco ontem, muita raça e muito esforço, e muito bom ser campeão ganhando as 02 partidas, parabéns a todos que contribuíram para esse Titulo. Saudações Vascaínas.

  18. Beto

    Justíssimo o título do Vasco mesmo, JC. O time evoluiu desde o torneio de Manaus, ganhou uma cara. O time é muito limitado, mas ganhou mais força corpo com a chegada, principalmente, do Gilberto no ataque. Aliado a isso, Julio dos Santos melhorou e deu uma estabilidade no meio e na dobradinha com Madson pela direita, Dagoberto , embora ainda muito discreto, deu experiência e peso ao elenco, Guinhazu foi o guerreiro de sempre e mais preciso e sem faltas, Martin deu segurança ao gol, Madson se transformou numa boa saída pela direita, mesmo errando muitas definições, a dupla de zaga foi segura e tivemos o herói improvável (que você citava em coluna passada) Rafael Silva (ele tem potencial, é rápido, corre muito, tem boa condição fisica, vamos torcer que continue evoluindo e seja constante).
    E como é bom ver o Vasco vencendo com casa cheia. É muito bom ver a torcida do Vasco comemorando gol e a TV mostrando a massa vascaína explodindo na hora do gol e do título, não tenham dúvidas isso atrai muitos novos torcedores. Demonstra a força popular do clube.
    Dito isso, acho que essa diretoria ( que parte dela já esgotou o direito de ser incompetente na sua gestão passada) deveria impulsionar todas as áreas que propiciem maiores receitas para o clube, cortar despesas, todas possiveis, e tentar reforçar pontualmente o time para o brasileiro que é muito mais difícil. Não tem jogo fácil no brasileiro. Torcida tem que comparecer o máximo possível em todos jogos em São Januário.
    O trabalho da diretoria será árduo, a dívida é gigante (quarta maior do Brasil) e as receitas do Vasco em 2014 foram bem menores que as dos 4 grandes de SP, que a dos dois de Minas, que a dos dois do RS e muito menor que a do Flamengo. Vou torcer para que a diretoria acerte e consiga ajustar o clube nos próximos anos, que seria difícil até para um grande administrador. Manter o time na série A, pagar em dia, pagar dívidas do passado que impedem melhores contratações no presente, etc etc etc, é trabalho de médio a longo prazo que não acaba mais.

  19. Juvenal

    É SÓ ALEGRIA – finalmente campeão!

    DORIVA + RAFA – bi-campeões estaduais com a ajuda de Deus

    GOL AOS 47 – uma nova especialidade da casa, foi assim nos 2 ultimos jogos

    DAGOBERTO – superestrela. Conquista um titulo por ano

    FRUSTAÇÃO GLOBAL – isso é só um desabafo
    Depois que despachamos seu mengão queridão, eles torceram desesperadamente para que acontecesse +1 vice de novo, mas cairam do cavalo. Mesmo assim a inveja foi tanta, que menosprezaram o titulo vascaino e o recorde de publico no Maraca. Até comentaristas famosos só falavam do Bota, do Paulistão e do Grenal. Isso é uma vergonha!

    VIVA O VASCÃO

  20. Laércio Vascão

    Ótimo texto. Mas faltou você dar algum destaque e crédito à diretoria vascaína, que apostou no Doriva e montou um elenco campeão em tempo recorde. Pq será que é tão difícil alguns vascaínos elogiarem o doutor Eurico Miranda? Se saímos da fila incômoda, foi tbm graças ao Dotô… não há como não admitir isso. O respeito voltou!

    • JC Barbosa

      Pra começar, a “aposta” da diretoria era o Marquinhos Santos. Mas reconheço o valor da ter o Doriva como segunda opção.

      Sobre o “elenco”, lamento. O Vasco foi campeão APESAR DAS contratações da atual gestão, não POR CAUSA delas. Tanto que dos maiores destaques do time, os que já não estava no clube foram muito poucos. Em mais de 30 contratações, ter apenas Madson, Julio dos Santos, Gilberto e, vá lá, Dagoberto (pelo pouco que jogou), é muito pouco.

      • JC, devo confessar que ficou acima da minha expectativa: Madson e Gilberto me surpreenderam muito. Isto em duas posições que estávamos muito carentes. Serginho, para mim, ao menos nesses jogos decisivos, foi uma surpresa positiva, assim com o Rafael Silva. O Julio dos Santos é um bom jogador. O Dagoberto valeu pelo amuleto, mas ainda é cedo para uma avaliação. Já o técnico, ainda que não tenha sido a primeira opção, mostrou ser uma ótima escolha. Tem estrela, com certeza!

        Quanto aos remanescentes, fundamentais para a espinha dorsal, como Martin Silva, Luan, Rodrigo, Guiñazu (confesso que não sei se o Rafael Silva está nesse bolo ou no anterior), a diretoria tem o mérito de tê-los mantido.

        Claro que este papo de “O Respeito Voltou” é balela, e pode até nos prejudicar como você já bem demonstrou em vários posts, mas não tenho como não reconhecer o mérito da atual diretoria.

        Saudações

      • JC Barbosa

        Serginho foi bem em dois dos quatro jogos decisivos. No resto, foi o de sempre: um volante ultrapassado, que só sabe combater (e até nisso falha as vezes), que erra muitos passes e não ajuda em nada na criação. Ele, aliás, ocupa uma das posições que mais precisamos de reforços.

        Rafael Silva veio ano passado.

        Doriva foi uma ótima CONTRATAÇÃO, não uma escolha. Não pelo fato de ter sido segunda opção, mas de ser a única: não havia outros nomes dentro do perfil do Vasco depois do fiasco do anúncio do Marquinhos Santos. Os outros técnicos no mercados estavam todos acima das possibilidades financeiras do clube. E, vale lembrar, o Doriva não foi nem a segunda opção para a diretoria. Antes dele, o Vasco conversou com Gilson Kleina e até Celso Roth (que, dizem, era o preferido do Dotô), que não vieram apenas por não aceitarem o salário oferecido. E ainda teve o Ricardinho, que preferiu ir pro Santa Cruz.

        Resumindo, o Doriva não foi uma ótima escolha, foi a última escolha aceitável.

        Dos remanescentes, o único que precisou renovar foi o Guiña (que contava com o apoio da torcida e mesmo que fosse mal teria seu contrato renovado). O resto assinou contratos mais longos com o Vasco.

        A diretoria tem méritos no título, como qualquer outra teria. Nem mais, nem menos que isso.

      • chico

        Concordo.

        Acho que o título pode botar na conta do Doriva.

        Tirou leite de pedra…

        Mas… Eai JC… Parece que os “reforços” são justamente aqueles que comentamos… Pelo menos o diguinho e julio cezar…

        Cara, vai dar boa…. O figuinho vai ser titular de 3 em 3 jogos (dos amarelos que o guinazu vai levar…) o Christiano vai ter uma sombra… E pode fazer o rapaz treinar com mais dedicação.
        Com o Eder… O Doriva pode montar um time bem ligeiro, 100% do jogo… Com Rafael silva e Madson… Eder entrando pra jogar meio tempo

        Mas ainda acho q falta um 10

        Abs

      • JC Barbosa

        Certamente ainda falta um 10. E um volante que jogue bola, já que essa definitivamente não é a do Diguinho. Continuo achando que, melhor que contratá-lo, seria preparar o Índio para a função. Ou adaptar o Cley pra jogar mais recuado.

        Não falta dedicação ao Christiano, falta futebol. E ele não terá o Julio Cesar como sombra. O JC será titular absolutíssimo. Aliás, talvez a sombra do próprio Christiano jogue mais bola que o próprio.

        Se o Eder que chegar for o Eder Luis de 2011, pode dar extremamente certo com Madson. Vamos torcer por isso.

      • Agora que vi que essa discussão tá rolando na coluna do Vasco Expresso!

        Acho que ainda não me cadastrei para comentar por lá, mas no momento estou só curtindo o título.

        Saudações

      • Beto

        Minha lista de reforços: lat. Esquerdo. Chegou o Julio César. Nao lembro bem da última passagem dele pelo Botafogo para avaliar. Espero que acerte. Cristiano é dedicado demais e limitado demais, deve ser reserva se o Julio demonstrar mínima qualidade técnica e comprometimento na marcação.
        Um segundo volante pra jogar com o Guinha. Serginho é também dedicado (maioria absoluta desse elenco do Vasco honrou a camisa em termos de vontade , raramente faltou empenho desde o início do ano, o que falta é qualidade técnica ). E esse volante que sabe jogar não será o Diguinho.

        Uma meia de criação, um camisa 10. Falta muita criação nesse time, é muita ligação direta. Essa talvez seja a principal necessidade do time.Esse jogador não será o Dagoberto, pelo que apresentou até agora, não espero isso dele. Fisicamente é um jogador que preocupa,seja por contusões seja pela falta de força. Vamos ver se com ritmo ele melhora, não será esse10 , mas ele está motivado em jogar mais recuado pelo que vi nas entrevistas e poderá ajudar muito.

        Por fim gostaria de mais um atacante para auxiliar o Gilberto,o Rafael Silva e também o Dagoberto que jogou mais de atacante mesmo, não sei como será mais aproveitado. Hoje, sem contratações,os titulares seriam o Gilberto e o Rafael Silva (Dagoberto mais recuado). Rafael precisa evoluir, tem qualidade pra isso, está com moral, foi aplicado demais nas finais, vamos torcer por uma evolução sólida e que não fique nessa brilhante participação nas finais,pode mais. O Éder Luis de 2011 , concordo com o reforço, se for o de depois não serve pra nada, era rápido mas definia mal todas as jogadas, de uma burrice inacreditável. O Thales não me passa confiança alguma nesse momento, espero que o garoto ponha a cabeça no lugar, emagreça, está claramente pesado, com um físico pesado, de trombador, perdeu agilidade, tem dificuldades para se movimentar e dominar uma bola. O Thales que apareceu,acho que num jogo contra o Goiás no Maracanã pela copa do brasil, era mais magrinho, mais ágil. Sei não, com a palavra a preparação física, a fisiologia, etc. Ele tem potencial , é novo, precisa ser orientado rapidamente.

      • David

        JC acho que a diretoria tentou ou pelo menos cogitou Geninho, Silas e aí veio o Marquinhos que na mesma semana dispensou o clube. Então se for olhar o Doriva era lá para quinta opção!
        Sorte que ele tirou leite de pedra.

      • JC Barbosa

        Dizem que o Roth só não veio por não aceitar o valor oferecido. E era o preferido do presidente.

    • David

      Concordo com o comentário do amigo vascaíno Beto!
      Perfeita colocação sobre tudo.
      Uma única ressalva é sobre o Dagoberto, acredito que o Doriva vai colocá-lo para atuar como um meia atacante mesmo, onde ele marcaria um volante e não um lateral e sempre estaria próximo ao gol.

      • JC Barbosa

        O problema do Dagoberto é que ele não marca. Pode dar um combate numa saída de bola, mas ter a função de marcar/acompanhar alguém, esquece. Essa aliás foi a razão de não ter se firmado no Cruzeiro. Ele falou para o Marcelo Oliveira que não marcaria e o treinador disse que dessa forma, ele não sairia do banco. Dito e feito.

      • Beto

        Valeu David, vamos acompanhar como o Doriva vai armar esse time para esse complicadíssimo campeonato brasileiro se se avizinha. Saudações Vascaínas!

      • David

        JC, acho que esse é um tremendo mal dos jogadores brasileiros que atuam no ataque ou na criação das jogadas, quase todos não querem marcar.
        O Schweinsteiger começou como atacante na base, e foi recuando porque se adaptou às funções de marcação e armação de jogada. Aqui a cultura é de que o atleta que faz gol, não precisa marcar. Coisa muito ultrapassada para o futebol moderno.
        Se Dagoberto não marcar, provavelmente vai perder a vaga para alguém em algum momento.

  21. E ae da ex-freguesia, Parabéns !!
    Ri muito na hora do gol de empate , qtos vascainos se borraram nas calcas temendo o pior kkkkkk….
    O que deveria ser normal , em todos as decisões (a não ser que o time dos bandidos & dos desocupados esteja na final ) , aconteceu nesses dois jogos.
    Os juizes nas duas partidas nem foram notados em campo, não comprometeram , sem sentimento de revolta ou frustração como nos vexames vergonhosos de anos anteriores como em 2007,2008 ,2014 que no dia seguinte , a pessoa a te se sente mau ,chega a agredir mesmo a honra de um ser humano que gosta de futebol e ama a seu time.
    O Botafogo antes vendia o almoco para comprar o jantar , hj em dia nem almoco tem mais.
    Temos um time na conta do cha , inexperientes que aceitaram vir para receber um salario bolsa miséria que o clube pode pagar,( a não ser o Jefferson e o Marcello Mattos que ganham mais ) um time sem reservas a altura e se for lembrar que não tivemos Jobson , o ótimo Elvis contundido (meia de ligação ) , Jefferson e ainda mais ontem, perdemos no começo da partida o William Arao ( bom volante ) ai a missão era impossivel.
    Entramos com 10 em campo , ja que o imbecil auxiliar de ajudante de pedreiro do Bill nao entrou em campo.
    Peladeiro arrogante.
    O Vasco foi superior nas duas partidas e isso eh um fato.
    A tal invasao da torcida que usa desodorante com essencia de bacalhau nao se confirmou. Sorry…
    E os que estavam de palhacadinha no meio da gente foram expulsos a golpes de bengala !
    O maraca estava dividido meio a meio e a festa foi bonita de se ver , mesmo vendo pela net.
    O Mosaico de vcs foi trocado no ultimo momento , pois o que deveria sair era ” PIEDADE SEU BOTAFOGO , DEIXA NOS GANHAR UMA !! ”
    O Vasco , eh um clube que todo torcedor do Botafogo das meia antigas , apendeu a gostar e a torcer tb , pois na epoca dos 21 anos , nem para decisao de turnos do carioca o FOGAO ia , entao a unica opcao era torcer e ir para a arquibancada do Maraca empurrar o Vasco.
    Ontem 66 mil pagantes, aff… acabaram com o Maraca.
    E Lembrar que eu estava no meio da TJV no jogo do ladrilheiro em que o Maraca recebeu um publico de 162 mil.
    Desse time do vasco , quem eu traria para o Fogao ?
    Esse garoto Rafael Silva que fez os dois gols , o bom (ainda não um ótimo , mais vai chegar lah … ) e que sorte vcs deram ao contrata-lo esse Gilberto.
    E o Doriva , que tem tudo para fazer uma ótima carreira como técnico pois tem estrela .
    E isso ae , Congratulations pelo titulo , Vasco Mereceu mesmo e ate uma outra decisão , entre o o único clube do mundo que teve dois jogadores na seleção do século XX escolhida pela FIFA, um dos 12 mais importantes clubes do mesmo século XX e o nosso sempre segundo time de coração o Vasco.
    Valeu pelo espaço ,
    A Hui ‘Hou ( tchau )
    e ALOOOOHA a todos ! ( Paz , love … )

    • JC Barbosa

      Além das citações de museu no seu comentário, me chamou a atenção vc ter dito que a arbitragem não influenciou. Queria ver se fosse ao contrário aquele lance em que o jogador do Botafogo,último homem da defesa, agarrou o Dagoberto e ficou apenas com o amarelo, vc diria isso.

    • “deveria ser normal , em todos as decisões (a não ser que o time dos bandidos & dos desocupados esteja na final ) , aconteceu nesses dois jogos.
      Os juizes nas duas partidas nem foram notados em campo, não comprometeram , sem sentimento de revolta ou frustração como nos vexames vergonhosos de anos anteriores como em 2007,2008 ,2014 que no dia seguinte , a pessoa a te se sente mau ,chega a agredir mesmo a honra de um ser humano que gosta de futebol e ama a seu time.”

      Você disse tudo nesses dois parágrafos!

      Agora o “dividido meio a meio” só se fizeram alguma montagem aí para você…rs

      Mas, como é bom compartilhar o Maraca com a torcida do Botafogo. O clima, tanto no estádio como no entorno, é DEZ!

      Melhor ainda com o Vasco sendo campeão!

      Valeu

  22. chico

    Grande JC,

    Disse que confiava no meu time… É CAMPEÃO!!!!

    dessa vez, ninguém pode dizer que foi grafado ou que não merecemos. Vencemos os dois jogos tranquilamente…. O Rio é nosso!!!!

    Agora, pro Brasileiro… Com o nosso plantel, digo que vamos disputar, no máximo, uma vaga na sul americana… Mas, se chegar um camisa 10 de verdade… Aí digo que podemos pensar em algo a mais, uma vaga na libertadores ou até, quem sabe, no penta…

    Mas, uma coisa é certa… Ganhar do Vasco não está fácil…

    Vasco!!!!

    Valeu!!!!

  23. LUIZ

    Valeu cada minuto das quase 5 horas de fila pra comprar os ingressos pra final, a festa foi linda demais a torcida esta de parabéns e se alguém tem dúvidas de qual torcida foi a final basta ver como o maracanã ficou após o fim do jogo, o único setor vazio era o do canil. Festa maravilhosa, torcida fantástica e um título merecido ha muito tempo.
    Parabéns ao VASCÃO… como diz o JC:
    O RIO É NOSSO!!!!
    SDV

  24. Valerio

    JC depois desse lindo titulo carioca a pergunta é: O Vasco tem time para o brasileiro? Lenvando em consideração que a qualidade técnica é diferente e de muito mais qualidade?

    • JC Barbosa

      Respondendo a vc e a todos os outros que fizeram a mesma pergunta: depende do que vc considera ser “ter time para o Brasileiro”. Pra disputar título, nem de longe. Com as chegadas de Eder Luis (que pode dar certo com Madson como deu com Fagner) e Julio Cesar (adeus Christianno!!!!), as coisas melhoram um pouco, mas não o bastante para pensar no penta. Se foram apenas esses os reforços, sem trazer um volante com qualidade de passe e habilidade para ajudar na criação (o que não é o caso do Diguinho nem de qq outro no elenco) e um camisa 10, acho que ficaremos no máximo pelo meio da tabela.

      • oliveira

        Analise perfeita. Agora, oq sera da situacao financeira do clube? Ha alguma esperanca nessa area?

      • JC Barbosa

        Não estão uma maravilha, mas parecem melhores que nos últimos tempos. Mas vamos ver como a diretoria vai se virar para reforçar o time e manter os salários em dia.

      • David

        Concordo contigo JC!
        Temos um time equilibrado para ficar no meio da tabela, pois ainda faltam boas peças para disputar um brasileiro.
        Acredito que Julio Cesar é muito melhor que Christiano (quem não é?). Éder Luis é uma incógnita ainda, pois não sabemos quanto tempo ele vai levar para ganhar ritmo de jogo e se dessa vez ele vai acertar o gol ou último passe, porque depois da liberatores de 2012 Éder caiu muito de produção.

  25. Fabi

    Vascão Campeão carioca de 2015. Linda festa da torcida! Uhuuuu

  26. Kauan - Vasco

    JC depois desse titulo carioca de 2015, a qual foi uma linda conquista. O time do Vasco esta preparado para o brasileiro?

  27. Bia

    JC me tira uma dúvida, antes tinhamos a Taça Guanabara e a Taça Rio, o Bota foi o campeão da Guanabara, quer dizer que o Vasco além de ganhar o titulo carioca também foi o campeão da Taça Rio?

    • JC Barbosa

      A Taça Rio agora é um título concedido ao clube pequeno que tiver a melhor participação no Estadual. Esse ano foi para o Madureira.

  28. Yasmim Desejada

    Parabens Vasco! Parabens Doriva, voce foi excepcional!!!

  29. Agora uma coisa é que não pode acontecer dentro do Vasco. É comemorar um título estadual como se fosse uma copa do mundo. Eu vibrei, gritei nos dois gols, mas foi mais como um desabafo depois de tanto tempo sem ganhar um estadual do que o próprio título. Que a partir de hoje O Vasco possa ser o Vasco da década de 90

  30. Bubbano

    Primeiramente quero dar meu parabens ao nosso Vascão que ontem me encheu de orgulho. O torcedor de todo país estava precisando comemorar com afinco. O jogador que me chamou a atenção é o Madson e o Rafael Silva. O Marcinho eu acho que é bom termos paciência e esperarmos mais um pouco, talvez atravessa uma fase ruim como acontece a qualquer jogador, mas se voce ver direito ele fechou o meuio campo impedindo a subida dos volantes e laterais.

  31. parabéns ao nosso Vascão!! como sempre tem na base da emoção.

    O Rafael Silva calou a minha boca nessas duas partidas. Sempre fui um crítico do jogador, por ser sempre apático dentro do campo. Mas o Doriva conseguiu achar a posição dele dentro do campo como segundo atacante e não centroavante como ele vinha jogando.

    O Marcinho é um cara que realmente não da para o Vasco. Teve um contra ataque que o cara não conseguiu imprimir velocidade e perdeu a chance de matar o jogo.

  32. lucas

    Doriva se saiu melhor do que esperávamos. Lembrando que ele era 2° opção e técnico do Botafogo(SP)

    • David

      Na verdade ele foi o tapa-buraco do Vasco. Tentaram outros técnicos antes, Geninho, Silvas… acho que foram 4.
      Vimos um time com empenho tático em campo, correndo e tentando marcar. Esse era o estilo dele no Ituano, mas no Vasco ele evoluiu como técnico e conseguiu manter a posse de bola. Caso tivessemos bons armadores de jogadas e laterais que acertassem cruzamentos, com certeza o estadual teria sido mais fácil de conquistar.

      • JC Barbosa

        Concordo 100% com a última frase. E é por isso que, quando o tema é contratação do time campeão, digo que fomos campeões APESAR do trabalho da diretoria. Dispensamos jogadores que eram melhores que alguns que trouxemos. Ou será que Douglas não se sairia melhor que o Marcinho? Ou Pedro Ken no lugar do Serginho? Ou o Diego Renan (e até mesmo o Marlon) no lugar do Christianno?

      • David

        Caro JC é inquestionável, que o elenco de 2014 era melhor que o de 2015. Faltou um bom técnico no ano passado.
        Também fiz esse questionamento. Dispensaram Pedro Ken, Diego Renan, Maxi Rodriguez, Douglas (que não era nenhuma unanimidade) e quem trouxeram? Marcinho, Bernardo (de volta outra vez), reintegraram Sandro Silva… contrataram de baciada.

  33. Amador

    Martin Silva, Luan, Rodrigo, Guinazu, Madson, Rafael Silva, Dagol e Gilberto, foram maravilhosos! Parabens Campeões!!! Parabens Vascãooooo!!!

  34. LUIS CLAUDIO

    Parabéns a todos pelo título que estava entalado em nossas gargantas.
    Mas meu comentário foi o gol do Inter na final, entregue pelo nefasto Felipe Bastos. Espero que estejamos livres daquela praga. Alguém sabe dizer se ele ainda tem algum vínculo com o Clube? E olha que ele eé o homem de “confiança” do Felipão.

    • David

      Paulinho ex-gambá e Henrique aquele zagueiro do Nápoles também eram homens de confiança na copa e veja no que deu. kkkkkkkkkkkkkkkk
      Agora é Felipe Bastos. Infelizmente ele ainda tem vínculo com o Vasco.
      Sempre disse que ele foi dinheiro jogado fora, assim como contratar o Bernardo.

  35. tulio

    Gilberto é o melhor centroavante da colina desde Romário. Muita disposição e inteligência. Rafael Silva calou muitas bocas também. Quem diria …

  36. Gustavo P.

    Vascão campeão, muita felicidade! Independente do nível do campeonato, das baboseiras que o charuteiro fala (respeito???) e do choro dos rivais. Somos campeões e temos que comemorar muito. Começar o brasileiro com um título estadual é muito importante e dá um gás extra pro time e pra torcida. E falando em início de brasileiro, eu até que gostei das contratações. Diguinho pra compor elenco pode render e ajudar o time. Junior Cesar se jogar sério e metade do que pode já vai barrar o Cristianno. Eder Luis é a maior dúvida. Acho que vai demorar muito a se recuperar e não sei que nível está o futebol do cara.

    Falando no jogo de ontem, atuação de gala do Rafael Silva, como luta e se dedica no jogo. Outro é o Gilberto, incansável na marcação da saída de bola do Botafogo, foi premiado com o gol no final. Gostei também do Dagoberto, dá pra ver que é um jogador diferenciado, espero que ele embale agora com uma sequencia maior de jogos. Achei que o time deu muito chutão, poderia ter tocado mais a bola.

    Enfim, vamos comemorar muito, depois desses últimos 12 anos e especialmente depois do verdadeiro roubo do ano passado, nós merecemos e muito! VASCO!!!!!!!

  37. Washington

    Parabens ao nosso Vascãoooooo!!! Bom jogos. A mulambada calada imudecida, a cachorrada sob controle e a linda festa nas aquibancadas. Parabens tocedor que foi ao maraca e apoiou nosso time na vitoria final…

  38. BJ

    Atenção Vascaínos !
    Ao vasco nada?
    [ -Tudo!]

    Então como é que é que é que é?

    Casaca
    Casaca
    Casa, casa casaca
    A turma
    É boa
    É mesmo da fuzarca!
    Vasco, vasco, vasco!”

    Parabéns a todos, jogadores, comissão técnica, torcida e tbm à diretoria ( nós criticamos quando eles erram mas também temos que elogiar quando acertam,né?).
    Na década de 90 eu não comemorava muito os campeonatos cariocas pq estava acostumado com vôos mais altos. Mas ontem, comemorei muito a conquista, não só pelo fim do jejum mas pq nosso time mostrou muita garra e disposição em campo.
    E é isso que queremos ver sempre em campo! Um Vasco guerreiro, que apesar de da falta de qualidade técnica, compensa suas deficiências com muita garra!
    Estão todos de parabéns!
    SV

  39. Leon da Cruz

    Apesar de todas as deficiências, todos os jogadores estão de parabéns por terem honrado a camisa do Vasco e, em alguns casos, terem se superado. Rafael Silva foi, no momento decisivo, muito mais do que qualquer torcedor poderia esperar e certamente merece o título de um dos heróis do título. Gilberto também. Saiu do status de contratação questionável para mostrar um futebol muito superior ao de outros do elenco, que possuem mais fama. Para mim, estes dois foram decisivos. É claro que Martin Silva foi impecável, Rodrigo foi um xerifão de primeira, Guiñazu um monstro como líder, etc. Mas destes já esperávamos isso.

    Agora, achei que o Doriva deu uma única vacilada, que poderia ter custado, sim, o título. Não havia razão para a entrada do Marcinho e muito menos no lugar do Rafael Silva, que fazia uma de suas melhores partidas pelo Vasco, com o gol, bons passes e uma aplicação tática impressionante, voltando para ajudar o Christiano na marcação, e ainda estava inteiro. Quando o Marcinho entrou (e o Bernardo havia acabado de entrar) o time claramente deu uma caída e o Botafogo passou a ser mais perigoso. A vaca só não foi para o brejo, penso, porque eles tiveram um jogador expulso.

    Por fim, parabéns também para a diretoria. Apesar de todos os seus defeitos e erros, é inegável que Eurico e sua trupe conseguem contagiar o elenco e criar o tal ambiente “familiar”, coisa que o Dinamite nunca conseguiu. Nem sempre a tática funciona. Mas, neste campeonato, funcionou. Parabéns para eles, por terem apostado nesse time.

    • David

      Rafael Silva foi substituído porque já estava cansado e não conseguia mais acompanhar o lateral botafoguense, mas concordo com você, colocar o Marcinho é jogar com menos um.
      Quanto a contagiar o elenco, parece que você esqueceu 2011 que não fomos campeões brasileiros porque garfaram uns 12 pontos do Vasco e da libertadores que não veio porque não tínhamos um bom zagueiro pela esquerda.

  40. Wilson Freitas

    Viva o Vasco da Gama.

  41. Antonio Carlos Teles

    Sobre o jogo de ontem, o Doriva errou mais uma vez ao mexer no time. Tirar Rafael Silva e Dagoberto não se explica, o time piorou com a saída deles, talvez o Dagol estivesse cansado, Rafael Silva não e estava muito bem no jogo. No mais, como é bom sair dessa fila.
    É CAMPEÃO PORRA.

    • JC Barbosa

      O Dagoberto tinha levado um amarelo e podia acabar sendo expulso (além de estar sim um pouco cansado). O Rafael também estava, no fim não estava correndo nem metade do que vinha correndo.

    • Leo

      Também não gostei das substituições, elas deixaram o time lento e “fraco”(Bernardo e Marcinho é muito irritante)…Mas é o que tem né…e é algo a se pensar para o Brasileiro, já que o nosso banco de reservas não é lá essas coisas…

      Nossa defesa é bem sólida, e até por isso eu ainda não matei a minha curiosidade de ver como esse time se comporta levando um gol e saindo em desvantagem na partida, mas enfim…avante Vasco!

      • Diogo

        Só achei a substituição do Rafael Silva equivocada pq perdemos a velocidade do contra ataque.

    • carlos

      Porque o Joncley perdeu vaga para o marcinho ou até mesmo o bernardo?

      • JC Barbosa

        Só o Doriva pra responder isso.

      • David

        Esse é um questionamento sem resposta. John Cley não é nenhum craque, mas perto do Bernardo e do Marcinho ele se destaca. Nunca vi dois jogadores tão medíocres numa decissão. Marcinho 10 minutos depois de entrar em campo não conseguia correr. Bernardo não acertou nada, uma nulidade.

  42. Édinho

    Bom dia JC, eh a primeira vez que comento em um post seu, mas sempre li seus textos e gosto mto deles! Fomos campeões com méritos. Mas o q chama a atenção é q mesmo o time sendo campeão, o Marcinho não consegue acertar nada dentro de campo, sério candidato a ser mandado embora mesmo!

  43. Carlos Queiroz

    Parabéns JC Campeão.

    Demorou mais chegou a hora de desfrutar uma segunda campeã, muito boa a sensação, o primeiro Estadual com meus filhos, e ontem era a festinha de aniversário do caçula, 2 anos, quis o bom Deus que o Vasco concedesse esse presente. Quem como eu foi forjado vascaíno com o título de 1982 sabe a importância de um título para consolidar o amor infantil com o Clube.
    Parabéns ao Doriva, um sujeito sério que, trabalhou bem uma equipe pra lá de limitada, que consiga encaixar uma boa sequencia nesse Brasileirão para termos uma temporada tranquila.

    Parabéns à torcida que só não tomou a Arena pq não deixaram, mostrou pra quem não conhecia ou não lembrava que ” O Maraca é Nosso desde 50″, ou seja o marca sempre foi nosso.

    Enfim que comece o Brasileiro e o torcedor compareça mais a São Januário e que o grupo não esqueça das suas limitações pra fazer de cada rodada no brasileiro de 2015 uma final de carioca.

  44. Iago Linhares

    Parabéns Vascão. Poderiamos estar comemorando o bi agora, mas deixa isso para lá. JC, oq vc acha da chegada do Eder Luís ao time. Parece que iremos mesmo fechar com o Julio Cesar e diguinhi. Agora parece que as chances de contar com Felipe gabriel se foram, tendo em vista que o time está cheio de volantes. Jean Patrique pode dar conta do recado. Fica faltando agora o camisa 10 para que o time esteja pronto para o Brasileiro e Copa do Brasil. Vc viu a piada do dia? Flamengo quer disputar a copa do NordNordeste e o Paulistao. Kkkkkkk

  45. Claudinei

    Vasco Campeão! Isso não tem preço.
    Não tem preço ver a imprensa, de um modo geral, ter de falar da conquista do Vascão. A maioria dos comentaristas fica constrangida em elogiar o nosso time. Torcem sempre contra o nosso time, confundem a grande torcida do Vasco com figura do presidente, misturam as estações. Não conseguem discernir uma coisa da outra. Há blogs famosos que escreveram 4 linhas sobre a conquista do vasco. Isso prova que nunca haverá uma imprensa que nos coloque no lugar que devemos estar, temos todos os dias que lutarmos pelo nosso legítimo espaço. Valeu muito ser campeão! Valeu assistir ao jogo ao lado do meu filho (15 anos) e ver sua alegria. Obrigado Vascão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s