Pra quebrar de vez

TABUPoucos se deram conta, mas foi em 24 de novembro do ano passado que o Vasco oficialmente entrou no maior jejum de conquistas estaduais de sua história. Nesse dia, completamos 11 anos, oito meses e um dia sem levar uma taça do Carioca para a Colina, superando o período que ficamos sem o título entre 1959 (a campeonato de 58 só foi decidido em janeiro do ano seguinte) e 1970. Fosse o mundo mais justo e os juízes menos incompetentes, já teríamos saído dessa fila de espera, já que o Vasco só superou o período sem um Estadual graças a desavergonhada garfada que sofremos na final contra a mulambada em 2014.

Hoje temos uma nova chance de acabar com esse tabu, que já dura tempo demais (pra ser preciso, 12 anos, 1 mês e 10 dias). Para isso, precisamos ao menos de um empate logo mais na Arena, na finalíssima contra o Botafogo. E se levarmos em consideração apenas o que podem fazer em campo os jogadores, essa é a melhor chance que temos em anos para acabar com a maldição do Estadual.

Digo isso por conta do que vimos no primeiro jogo da decisão. Vasco e Botafogo são times com limitações óbvias e têm no conjunto e na disposição seus pontos fortes. Mas a vantagem do empate – que não deve de maneira alguma ser utilizada como objetivo para o time do Doriva – pode ser decisiva, já que temos na defesa nosso principal diferencial. O alvinegro, que mostrou um poder ofensivo maior que o nosso ao longo do campeonato, pouco conseguiu nos ameaçar nos dois confrontos que tivemos nesse Carioca: marcou um gol de pura sorte no jogo da Taça Guanabara e, pela primeira vez no ano, não conseguiu sair do zero no jogo de domingo passado. Ainda assim, precisaremos de ainda mais atenção na defesa, para não dependermos da sorte como aconteceu na primeira partida, já que mesmo criando pouco, o Canil teve as chances mais claras de gol ao longo dos 90 minutos.

Começar a partida com um placar que nos interessa pode ser uma motivação para que a cautela seja a principal característica do Vasco hoje, mas seria muito adequado que Doriva e seus comandados lembrassem da máxima que diz que a melhor defesa é o ataque. Como o Botafogo precisa marcar gols, deve imprimir um ritmo forte no começo do jogo e será natural se virmos um Vasco a espera dos contra-ataques.

Seja ou não temerária essa opção, é indispensável que sejamos mais eficientes com a bola nos pés. Diminuir os espaços no meio de campo, procurando uma maior compactação entre volantes e meias, e ter mais precisão nos passes é imprescindível para aproveitarmos os contragolpes. A saída do Marcinho, que tem falhado muito nesse fundamento, pode ajudar, desde que Rafael Silva ou Bernardo, seus possíveis substitutos, saibam quando é a hora de carregar a bola em velocidade ou passar de primeira para iniciar as jogadas pelas laterais do campo, seja com Dagol ou Madson. Conviria também um maior capricho nos cruzamentos, mas aí acho que já é esperar demais.

Temos a vantagem do placar igual, com Luan e Rodrigo temos a defesa mais sólida do campeonato e na comparação, um time com jogadores com maior capacidade – em teoria – de decidir uma partida. Chegou a hora do Vasco permitir que a torcida liberte o grito de campeão, que no Rio está preso em nossa garganta por tempo demais.

Campeonato Estadual 2015

Botafogo x Vasco

Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes e Tomas; Rodrigo Pimpão e Bill.

Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Serginho, Guiñazu e Julio dos Santos; Rafael Silva (Bernardo), Dagoberto e Gilberto.

Técnico: Renê Simões.

Técnico: Doriva.

Estádio: Arena Maracanã. Data: 03/05/2015. Horário: 16h. Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães. Auxiliares: Rodrigo Corrêa e Dibert Pedrosa Moises.

As redes Bandeirantes (RJ, MG, ES, DF, PE, BA, AL, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO), Globo (RJ, MG, ES, DF, PE, BA, AL, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO)  transmitem ao vivo. O canal PFC transmite para seus assinantes em todo país .

***

A Arena é um estádio mais acanhado do que era o Maraca de verdade e o número de lugares não seria mesmo o bastante para uma decisão como a de hoje. Como a torcida alvinegra não compareceu às bilheterias como deveria, natural que os milhares de vascaínos que desejam estar presentes em um momento que pode ser história comprassem os ingressos encalhados da torcida rival. Mas que isso não seja motivo para tumultos, confusões e brigas. Convém aos vascaínos que assistirem ao Setor Norte tenham bom senso para evitar provocações (independente dos resultados) e que os botafoguenses tenham o mínimo de civilidade para não descontar possíveis frustrações partindo para agressão. Vale lembrar que as torcidas de Vasco e Botafogo têm um histórico bom relacionamento. E, mesmo que não tivesse, nada justifica a violência.

***

Sei que o momento nem é o momento mais adequado para dar destaque aos arautos do mimimi, que a essa altura merecem mesmo é serem ignorados, mas é mais forte que eu. Na coluna de hoje do jornalista/torcedor mais conhecido da imprensa esportiva, foi dito o seguinte:

Campeão? O Rubinho…
Botafogo e Vasco decidem hoje, aquele que foi, sem dúvidas, um dos piores e mais esculhambados Estaduais do Rio dos últimos anos. Não somente pela fraquíssima qualidade dos envolvidos (aí incluindo os quatro grandes) como pelos absurdos do regulamento, que cortou pela metade a vantagem do empate adquirida através dos pontos corridos (…).

Fiz questão de pesquisar o que o Rosto de Madeira Prensada falou em sua coluna de 13 de abril de 2014, dia da última partida da final do Estadual entre Vasco e Mulambos. À época, o dublê de colunista/torcedor fez as mesmas críticas ao Estadual, da organização do campeonato à qualidade do futebol apresentado. Mas, curiosamente, não há qualquer referência ou crítica ao regulamento da competição do ano passado, idêntico ao desse ano.

A diferença? Ano passado a mulambada venceu o campeonato com dois empates (sempre vale lembar, o último deles com ajuda decisiva do juiz), como mandava o regulamento.

A cara de pau é igual a zueira na internet: não tem limites.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

17 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo, Torcida

17 Respostas para “Pra quebrar de vez

  1. Diogo

    Passei no site da espn p ver as notícias do título do nosso vascão e pasmem, na página principal não tem nada.. até do Bahia falam.. só lá embaixo falam do Vasco.. ¬¬

  2. Saymo

    VASCÃO CAMPEÃO

  3. brad nascimento

    E os vice da Guanabara . kkkk. Choora.

  4. Beto

    É campeãooooooooo!!!!!!
    Primeiro detalhe, quando acabou o jogo a torcida do Vasco ficou lá e ficou claro, assim como na hora dos gols, no mínimo 95% dos setores mistos eram torcida do Vasco. Show da torcida, quero ver a imprensa destacar isso, foi impressionante, praticamente só tinha botafoguense na norte e porque é setor deles, se estivesse disponível para venda, como antigamente era a arquibancada, torcida do Vasco acabaria com tudo! Destaca isso na tua coluna do jogo JC, fica o registro histórico, não se sabe se a imprensa o fará.
    Vaaaaaaaassscccoooooooooo!

  5. Viagra nos vei , se não vao ficar mais 100 anos virgens contra o Fogao !

  6. SEGREDO FOI DESCORBERTO !!
    Mosaico da torcida do vasco qdo os times entrarem em campo :
    ” LIBERA SEU BOTAFOGO , MISERICORDIA DE NOS ! ”
    Vai ficar bonito…

  7. Iago Linhares

    JC gostaria de fazer um pedido. Após o título, que com fé em Deus e no nosso time vai vir hj, poste uma coluna. Quero comentar e mostrar para os demais vascainos o tamanho do meu amor pela minha maior paixão, Clube de Regatas Vasco da Gama.

  8. Hugo

    Só pra completar, eu estou começando a ficar com medo de ler a sua opinião. Cuidado, negativismo gera desgraça!

  9. Hugo

    JC, o time ta na final, venceu o primeiro jogo e, você continua pessimista. Vámos acreditar, cara!

  10. “Rosto de madeira prensada”. “Dublê de colunista/torcedor”. Kkkkkkkk. Muito boa! E os asseclas do Globo.com ainda não sabem da final de hoje. Só falam do roubonegro os FDP!

    realmente é foda de ignorar o mimimi!

    Mas, como você disse, a hora é de torcer. E que não haja nenhum problema conosco e com a turma do canil.

    É claro, que o Vasco seja campeão.

    Saudações

  11. Arakoiabense

    Vou repetir o comentário clichê, nosso elenco tem limitações e até temos equipes menos fortes que nossos concorrentes, mas é apartir dessa limitação que nos superaremos com mais uma conquista ( Uma vez que esse intervalo sem conquistas de tal campeonato incomode) , muito mais que uma conquista, caso vencemos hoje, vislumbro uma nova era positiva para o Vasco, uma retomada para conquistas maiores, e afirmar nossa condição de protagonistas e não coadjuvantes do futebol brasileiro, é isso que eu espero!!
    Vascão sempre e sempre!!!

    Davi Queiroz – Aracoiaba- Ceará

  12. BJ

    Vamos vibrar meu povão (É GOL, É GOL!)
    A rede vai balançar, vai balançar!
    Sou Vasco da Gama, meu bem
    Campeão de terra e mar

    Através da mão divina (amor)
    Naveguei, naveguei
    O meu sonho de menino
    Quis assim o meu destino
    Portugal e toda a Europa encantei (Naveguei)
    E novos povos encontrei
    Por tempestades e lendas eu passei
    Para um almirante a coragem é a lei
    Por tantos mares viajei
    Na Índia, eu então cheguei
    Veio o progresso nessa aventura
    Descobertas e culturas

    É nessa onda que eu vou
    O povo vai recordar
    Vem com a Unidos da Tijuca festejar

    Rio de Janeiro, brasileiro, meu irmão
    (EU SOU, EU SOU!)
    Sou Vasco da Gama tantas vezes campeããão
    Quando entra no gramado me alucina
    Esse clube da colina, centenário de paixão
    Estrela no céu a brilhar
    Que faz essa galera delirar

    Vamos vibrar meu povão (É GOL, É GOL!)
    A rede vai balançar, vai balançar!
    Sou Vasco da Gama, meu bem
    Campeão de terra e mar

  13. PC

    Vasco Campeão 2×0

  14. MAURILIO MOURTHÉ DE SOUZA

    Oi Jc,hoje não é dia de críticas, apesar de concordar com vc que no primeiro jogo tirar o Julio e colocar um atacante foi de uma burrice sem fim, quase nos tira o jogo. Hoje acho que vai entrar com Bernardo para ter vantagem no meio e deixar o Rafael para substituir o Dagoberto que certamente não aguentará o jogo todo. Mas não interessa , qualquer um time que ele possa inventar é torçer, torçer e torçer. E a galera deveria gritar Bi-campeão para mostrar que consideramos nosso os dois titúlos.
    Quanto ao dito jornalista, chooooora, e deveria ter sido roubado.
    VASCÃO, PARA MIM SEMPRE CAMPEÃO, O MEU PRIMEIRO AMOR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s