Os 12 trabalhos do Vasco

hercules1º de maio, dia do trabalho, vale a felicitação a todos nós que ralamos todo dia e que sofremos ainda mais com a crise braba que atravessa o país.

Mas na antevéspera de uma final de campeonato, o pensamento de toda a torcida está voltado para alguns trabalhadores específicos, mais claramente os jogadores e a comissão técnica do Vasco. Esses, que aliás devem ter treinado mesmo nesse feriado (o que para eles é parte do trabalho), merecem parabéns extras por terem chegado onde chegaram e um reforçado desejo de boa sorte pelo que farão no próximo domingo.

Hoje vale também lembrar de Hércules, sujeito famoso justamente por ter que fazer 12 trabalhos que, se não foram tão complicados como sustentar uma família com o salário mínimo brasileiro, foram osso duro de roer. Não à toa, nos legaram o termo “hercúleo”, o adjetivo que se dá às tarefas difíceis que temos pela frente, como superar as arbitragens mequetrefes de toda partida.

E o Vasco também terá que encarar 12 missões brabas para chegar ao título estadual. Algumas já foram cumpridas (completamente ou não) e outras ainda serão. Mas vamos a elas.

1) Transformar um bando desacreditado de jogadores recém contratados em um time;

Com o elenco muito renovado, um técnico novo e vários jogadores desconhecidos, o primeiro desafio foi fazer o amontoado de caras novas ter cara de Vasco. Tecnicamente, ainda estamos longe (ou muito longe) disso. Mas Doriva conseguiu ao menos fazer uma equipe que se empenha muito.

2) Superar o descrédito da torcida;

Pelo futebol mostrado ao longo do campeonato, podemos colocar essa tarefa como uma das tarefas não completas do Vasco. Mas o apoio da torcida nessa final mostra que a preocupação do vascaínos, agora, é apenas com o Brasileirão.

3) Suportar a perseguição da imprensa;

Tarefa constante na história do clube, esse ano foi um trabalho ainda mais complicado, com a volta do Eurico à presidência e o mimimi dos eliminados, que não tendo peito para assumir seus defeitos, colocou a culpa pelos seus fracassos no suposto favorecimento da federação ao clube.

4) Bater os pequenos;

Essa também não foi cumprida completamente, já que empatamos com alguns e ainda conseguimos perder para o Friburguense.

5) Confrontar os maiores rivais;

Na Taça Guanabara, uma vitória, um empate e uma derrota. Mas o mais importantes foram as vitórias quando as partidas foram pra valer.

6) Superar a semifinal;

Tarefa plenamente completada, com um mérito a mais: ter sido sobre o maior rival.

7) Reverter a vantagem no primeiro jogo da final;

Outra missão completa, com a vitória dramática sobre o canil.

8) Vencer a maratona para a compra de ingressos;

Filas quilométricas, site que não funciona, deslocamento para a retirada de ingressos comprados pela internet. Nada disso impediu que a torcida vascaína completasse sua parte dos trabalhos. E com recorde.

9) Invadir o lado do outro finalista;

Só completaremos essa missão no dia do jogo. Mas pelo tamanho do encalhe no lado alvinegro e a venda de todos os ingressos disponíveis, será inevitável vermos uma Arena Maracanã quase toda tomada pelos vascaínos.

10) Apoiar o time nos 90 minutos do jogo final;

A terceira missão que nos cabe também é quase uma certeza: vamos calar a pequena torcida botafoguense e empurrar o Vasco rumo ao título

11) Mostrar empenho e honrar a camisa na partida;

Essa tarefa deveria ser a mais fácil, já que isso é o mínimo que se exige a quem usa a armadura cruzmaltina. De qualquer forma, ver os 11 vascaínos dentro do gramado suando a camisa e fazendo de tudo pela conquista é mais importante até que o título. Isso porque o resultado que queremos é consequência; honrar a cruz de malta é obrigação.

12) Quebrar o tabu e encerrar o longo jejum.

Se a tarefa acima for cumprida a risca, temos tudo para conseguir ao menos um empate. E isso é o que precisamos para completar esse difícil trabalho, que nos premiará duplamente.

Desses 12 trabalhos, não faltam muitos a serem completados. Que no domingo todos os envolvidos se superem herculeamente para levarmos esse caneco para a Colina.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

18 Comentários

Arquivado em Torcida, Variedades

18 Respostas para “Os 12 trabalhos do Vasco

  1. JC,

    ontem assisti ao primeiro jogo pela TV e tirei algumas conclusões, assistindo ao jogo com mais calma:

    1 – Marcinho não jogou mal como disseram. Entre ele ou o Bernardo para começar jogando, não tenho dúvidas: Marcinho. É mais técnico e mais rápido na troca de passes.

    2 – Serginho é o velocista do meio campo. Não dá para abrir mão dele.

    3 – Sem o Rafael Silva no ataque, nossos laterais ou meias só têm como opção para cruzamento o Gilberto.

    4 – Com o Dagoberto temos um meio mais sólido e mais posse de bola, mas ficamos nos garantindo apenas na bola parada.

    5 – John Clay tem de ir pelo menos como opção no banco

    Bom, é isso.

    Saudações

    • JC Barbosa

      Tinha dito que o Marcinho vinha tendo uma das suas melhores atuações nesse primeiro jogo. E é esse justamente o problema.
      Na teoria, também preferiria o Marcinho ao Bernardo. O problema é que o segundo tem estrela, coisa que anda faltando muito ao primeiro. O Bernardo anda tão cagado que até seus erros tem dado certo. Mesmo quando não faz nada em campo.

      • Iago Linhares

        Rapaz na hr do jog eu já tinha observado isso. O marcinh, e o time como um todo, jogaram uma das melhores partidas durante o primeiro tempo. Agora no segundo ele caiu de produção de forma absurda, o time tbm caiu. Acho que entraria com ele tbm. Mas o Bernardo, como o JC falou, tem muita estrela.

  2. Caro JC, estou tão preguiçoso que estou até economizando comentário. Vou deixar para depois da vitória. Do campeonato de tantos anos.
    Abraços.

  3. Igor Vinicius

    Para mim, a final foi contra a molambada. Não há como perder pra este bostafogo, zaga muito fraca a deles, estou muito tranquilo e já em ritmo de festa. Amanhã será vitória certa.
    Ótimos versos do irmão de cruzmaltino acima.

    SV /+/

  4. 10 X 3 miseras Tacas Guanabaras…

  5. Atencao Vascainos que compraram ingressos no setor norte :
    O grito de incentivo eh FOOOOOOGGOOOOO…
    ou Soooou , Sooouu , BO – TA – FO- GOOOO…
    Quem ficar de palhacadinha sera convidado a assistir ao jogo do Jecrin !!!

    • Rapaz, fala com seus amiguinhos para se ajeitarem num cantinho, porque a torcida do Vasco vai invadir, ainda que a “fúria alvinegra” fique nos ameaçando com suas bengalas!

      Parodiando o Ultraje: “não precisa ficar nervoso / pode ser que você ache gostoso / ficar em companhia mais jovem e saudável / pode até lhe ser bastante recomendável / a gente pode te provocar / não tenha medo não vamos machucar / agora se você vai se incomodar / então assiste lá do sofá / PORQUE NÓS VAMOS INVADIR SUA ÁREA”

      Abraço

  6. Arakoiabense

    Seremos campeões carioca após vários anos. Voltaremos ao topo do futebol brasileiro. O Marasmo do futebol brasileiro nos últimos cinco anos mostra que o nível foi baixo e aqueles que estavam no top não fizeram nada de mais. Com uma administração organizada é possível chegarmos lá.
    Vascão Campeão
    Vasco Sempre e Sempre
    Vasco é Vasco , o resto fiasco !!

  7. Iago Linhares

    JC quando eu tento fechar os olhos pros equivocos da diretotia, e esquecer os erros do passado, e achar que ela irá se sair melhor agora e tantos outros ‘e’s os caras fazem coisas que eu não entendo e que me fazem achar que o ditado popular, que diz que papagaio velho não aprende a falar, é verdadeiro. Em um jogo em que milhares de vascainos ficaram sem ingressos a diretoria perde a chance de reforçar a arrecadação do clube. Acredito eu que se fosse montada uma estrutura em São Januário para que o jogo fosse transmitido por telão, a torcida iria comparecer em peso. Além da receita que geraria para o clube, poderia impressionar e atrair patrocínios. O Palmeiras não perdeu tempo e isso vai ser feito no seu estádio. Quem achar que eu estou errado que ache, mas o amadorismo teima em não querer sair do Vasco. Oq vc acha JC.

    • JC Barbosa

      Acho que a ideia apareceu muito em cima da hora. Seria ótimo, mas não dá pra saber se a ideia foi rejeitada por questões logísticas.

    • Tomás Costa

      Eu acho que seria visto como “armar” uma festa antecipadamente. Deixa quieto, é melhor assim, já pensou se não formos campeões ?? Já vamos ter que aturar muita coisa.

  8. JC e Galera – É, JC, parece que a eloquência deixou de ser pernóstica; mas a equidade perdeu a sua graça. fônica. Mas… vamos ao momento atual. Seus 12 trabalhos estão muito bons e estou certo que vc não precisou de nenhum hercúleo trabalho mental para consegui-lo.. Eu, porém, tive que exigir um trabalho de hércules da minha cachola, para tentar brindar o VASCO e essa inigualável torcida com uma pequena homenagem.

    Muitos pensaram que estavas esquecido
    Muitos pensavam que estavas derrotado
    Outros julgaram que não havia mais amor
    E que o sentimento era apenas uma dor.
    Mas tu reagistes com todo o teu ardor
    E tua torcida, com todo seu calor
    Hoje está pronto pra lutar com fé e vigor
    E tornar-se, novamente, um grande vencedor.

    Querido VASCO
    |Ninguém mais te domina
    Gigante da Colina
    Tu és o nosso amor.
    Com tempo bom
    Ou com tempo mal
    Singrarás com tua nau
    O mar do vencedor.

    Casaca, casaca, casaca
    Ninguém mais pode
    Com a Turma da Fuzarca.

  9. ODILON C SILVA - RJ

    O que me preocupar é o fraco poder ofensivo vascaíno, o time faz poucos gols quase não tem criatividade no meio campo, quase todos ps gols vascaínos são de bolas paradas, alçadas na área adversária. Nossa vantagem que possuímos uma boa defesa, principalmente a trinca, RODRIGO, LUAN, GUINAZU, que seguram lá atrás………. A euricada surpresa porque a torcida vascaína vai lotar o maracanã, só mesmo quem não conhece a força, a história vascaína para ficar admirado com o maracanã lotado de vascaíno. Para o verdadeiro vascaíno, para quem conhece a força desse clube, jamais vai se surpreender, ou ficar assustado com um maracanã lotado de vascaínos. Eu já vi a torcida vascaína sozinha colocar 120 mil, 110 mil, 100 mil, 90 mil.pessoas na maracanã, agora tem uns europeístas limitados, que pregam até o afastamento do maracanã, assustados porque a torcida vascaína vai chegar forte.

  10. Renato

    Ao invés de matarem a maldita crase mataram o elegante trema. Culpa da FERJ.

  11. dalmir

    Só para lembrar que o trema não é mais usado …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s