Tudo nosso

hjsouvascoSempre que se aproxima um jogo decisivo do Vasco, um ou outro leitor me pede para que eu escreva um post chamando a torcida ao estádio. Algumas vezes faço, outras não, mas se fosse do meu gosto, não faria esse tipo de apelo nunca. E me parece óbvia a razão para pensar dessa forma: não deveria ser necessário que alguém venha dizer ao torcedor que deve ir aos jogos apoiar o time. Seja um jogo decisivo ou não.

É, sou um romântico. Sempre digo que, se tivesse condições, iria a todos os jogos do Vasco, TODOS mesmo, seja na Colina, na Arena, no Rio, no Acre ou na Cochinchina. Acredito que o lugar natural de um vascaíno é na arquibancada, empurrando o Gigante onde for, contra que for, com uma equipe formada por quem for, com a diretoria que for. E tendo a crer que esse é o pensamento de qualquer torcedor do Vasco. Ou, pelo menos, deveria ser.

Mas isso é desejar um mundo ideal. Talvez seja. Mas ainda que muitos torcedores – e agora eu não falo apenas dos vascaínos – não pensem como eu, é impossível um coração cruzmaltino não atender ao chamado da paixão em uma final. Ainda mais em uma final que pode encerrar, de uma vez, um jejum tão longo e um tabu enjoado.

E os vascaínos mostraram de forma contundente quão desnecessárias seriam as convocações, sejam feitas pelos jogadores, pelo presidente e, ainda menos importante, por esse humilde bloguinho. Nossa torcida não apenas comparecerá em peso ao último jogo do Estadual, como acabou com os ingressos destinados aos vascaínos em tempo recorde. E como não havia mais ingressos para os vascaínos, começamos a comprar lugares destinados aos botafoguenses, que em comparação ao ritmo das vendas para o nosso lado, estavam encalhando. Será provavelmente o clássico com a maior diferença entre as torcidas na recente história da Arena Maracanã. O estádio será praticamente todo nosso.

Os quase 50 mil vascaínos que madrugaram nas filas ou na frente dos computadores esperando o site da Arena se dar ao luxo de funcionar lotarão as arquibancadas e cadeiras do estádio, fazendo a festa por um momento, que todos esperamos, será histórico. E mais bonito que o recorde nas vendas, que a invasão do canil no estádio e mesmo que a festa que faremos durante a partida – com o prometido mosaico montado nas arquibancadas e tudo – é ver que nossa torcida já fez a sua parte na decisão. Estaremos lá, torcendo e empurrando o time ao longo dos 90 minutos da decisão. Que nossos jogadores sigam o exemplo e façam sua parte com a bola rolando.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

20 Comentários

Arquivado em Notícias, Torcida

20 Respostas para “Tudo nosso

  1. Roberto

    Boa dia Vasco, JC e imensa torcida, não vou poder ir a esse evento maravilhoso do Vasco, o meu orgulho de fazer parte dessa família Vascaína,esse sentimento maravilhoso, vou estar com o pensamento na vitória, o pensamento q tudo vai dar certo, se DEUS quiser. Saudações Vascaína

  2. Beto

    Show da torcida vascaína, acho que nunca uma torcida foi tão rápida na compra de ingressos numa final no Brasil!

    JC, o clima é de final, mas observei rapidamente as Demonstrações Financeiras dos 4 grandes clubes do Rio (Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício). O Vasco divulgou hoje suas Demonstrações. Não sou Contador, mas vou identificar números facilmente encontrados nas Demonstrações Financeiras dos clubes.
    Vamos as comparações.
    As obrigações (“dívidas”, entre aspas porque “adiantamentos”, por exemplo, aparecem no Passivo) são as seguintes (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante):

    Vasco: 688 milhões
    Flamengo: 808 milhões
    Botafogo: 900 Milhões
    Fluminense: 462 milhões

    As Receitas Operacionais Líquidas de 2014, conta que demonstra a força de arrecadação de cada clube e, portanto, a capacidade de pagamento de dívidas, foram as seguintes:

    Vasco 124,3 milhões
    Flamengo 334,3 milhões
    Fluminense 113,5 milhões (acho que eles não registravam na DRE os pagamentos de salários feitos diretamente pela UNIMED aos jogadores)
    Botafogo 154,6 milhões

    Dentro dessas receitas dos clubes (2014) acho que podemos separar cinco delas para análise: TV, Patrocínios, Licenciamentos, Sócio Torcedor e Bilheteria. Não inclui aqui as vendas de jogadores identificadas nas Demonstrações de Resultado dos clubes e outras.

    Vasco
    TV 72,8 milhões
    Patrocínios 22,1 milhões (Vasco identifica como Marketing e em 2013 eram 30 milhões)
    Licenciamentos 3,1 milhões
    Sócio Torcedor (Quadro Social) 4,2 milhões
    Bilheteria 10,6 milhões

    Flamengo
    TV 115 milhões
    Patrocínios 79,9 milhões
    Licenciamentos 14 milhões
    Sócio Torcedor (Quadro Social) 30,3 milhões
    Bilheteria 40 milhões

    Botafogo
    TV 48,6 milhões
    Patrocínios 37,5 milhões
    Licenciamentos 8 milhões (*DRE do Botafogo incluiu aluguel nessa Conta)
    Sócio Torcedor 4,6 milhões
    Bilheteria 20,7 milhões

    Fluminense
    TV 61,3 milhões
    Patrocínios 14,1 milhões
    Licenciamentos 2 milhões
    Sócio Torcedor 4,9 milhões
    Bilheteria 6,8 milhões

    Será necessário muito trabalho para diminuir a diferença de arrecadação desse rival local que está na frente e também para os rivais de SP, Minas e RS. Ou diminui essa diferença ou o Vasco só terá destaque nacional em situações cada vez mais esporádicas, aliás, como já vem acontecendo desde 2001.
    As fontes para quem quiser ver:
    http://www.netvasco.com.br/news/noticias16/arquivos/20150430balanco.pdf
    http://www.botafogo.com.br/downloads/balancopatrimonial/demo_financeiras_2014.pdf
    http://static.fluminense.com.br/site/futebol/wp-content/uploads/2015/04/FLUMINENSE-DEMONSTRA%C3%87OES-SITE.pdf
    http://www.flamengo.com.br/site/download/transparencia

  3. ODILON C SILVA - RJ

    Agora pra cima dos caras SADDAM MIRANDA.

  4. ODILON C SILVA - RJ

    Agora por favor, vamos colocar grandes patrocinadores na camisa vascaína, pra colocar coisas fracas, inexpressivas, melhor nem colocar. Camisa vascaína merece respeito, não é mm para qualquer patrocínio.

  5. ODILON C SILVA - RJ

    Ainda tem gente que prega o afastamento do VASCAO e dos vascaínos do maracanã, ainda tem gente que faz de tudo para não acontecer um maracanã lotado de vascaínos. Domingo 85% presente no maracanã será de vascaínos, se o estádio fosse maior ,esse número de vascaínos seria bem maior, infelizmente nos últimos anos criaram esse cultura, inventaram de afastar o Vasco e os vascaínos do maracanã. Inacreditável acreditar, que exista alguém, que não sente prazer, felicidade em vê o maracanã entupido de vascaínos.

  6. A torcida do Vasco é muito, mas muito grande. Vide como foi a chegada do time depois de conseguir o título da Copa do Brasil. O problema é que ela anda muito escondida depois de anos amargando péssimas administrações, sem participar de jogos decivos (2011 foi um lampejo)com elencos pifes e anos sem ganhar ao menos um estadual, lógico que a torcida da uma desanimada e até mesmo diminuido, pq essa geração que nasceu nos últimos 12 anos fazer ser um torcedor do Vasco, os pais dessas crianças tem que mostrar todo amor ao clube mesmo

    Mas como eu disse no meu último comentário aqui no post, sem muito oba oba

  7. carlos

    JC, é impressão minha ou a “grobo-esgoto’ está boicotando a final do carioca? Dei uma olhada no G1 e a pagina inicial não tem nada.
    Dê qualquer forma vamos lotar a tal da arena e se precisarmos de informações CORRETAS a respeito do vascão, temos este espaço, vasco expresso e outros.

  8. Juvenal

    Domingo não pode dar outra, ou seja,
    os jogadores em campo tem que ter a mesma motivação de vitória do que a imensa torcida vascaina nas arquibancadas.
    Vamos ser campeões!

  9. CONTAGEM REGRIESSIVA ,O MEU CORAÇÃO CADA VEZ BATE MAIS FORTE COM AQUELA VONTADE IMENSA DE GRITAR É CAMPÃO ,É CAMPEÃO….VASCÃO 3X1 …..

  10. LUIS CLAUDIO

    A falta de bom senso da Policia pode causar tumulto no domingo com o pessoal do Vasco que esta comprando ingressos reservados ao Foguim.
    So podia dar nisso, num time que a torcida inteira cabe numa van.
    Dai a prender os torcedores é demais.
    Depois os clubes que são culpados.

  11. Programacao:
    – Quinta ; somente um rachao , pois não ha mais necessidade de treinar …
    – Sexta ; Carreata pela zona sul , quima de fogos de artificio , seguida de um churrasco comemorativo com a presenca de todos os Campeoes Cariocas.
    a noite ,festa com a presença dos jogadores campeões e de toda a diretoria.
    Clima de oba-oba eh total ! Festa do titulo,nao tem hora para acabar…
    – Sabado; Mais festa dos Campeoes Cariocas de 2015.
    – Domingo ; Jogadores ja irao entrar em campo com a faixa de Campeao , sera um jogo sem importancia contra o Foguin… somente para cumprir tabela.

  12. Tomás Costa

    Coisa linda essa apaixonada torcida. Tem uma “estória “, que nós somos a quinta torcida do país, Balela pura, moro no nordeste e aqui só perdemos para os mulambos e olha lá.
    A nossa torcida é imensa e temos tudo para ajudar o Vasco a alcançar muitos títulos.
    Aproveitando a oportunidade, estou vendo muita euforia, e é bom manerar, pois apesar da vantagem, não temos um time bom, confiável plenamente, que nos deixe tranquilos.
    Mais uma coisa, se não formos campeões, (bati na madeira) a torcida tem que ter calma, pois ninguém esperava que com esse time e do jeito que foi, sequer chegaríamos na final, portanto temos é que apoiar e cobrar a diretoria para que com essa base, forme um time competitivo para o brasileiro, que é o maior objetivo. Ganhar o carioquinha vai ser bom demais, vai levantar a nossa auto estima e do clube, mas se não for possível, não é pra desespero.

  13. chico

    Daaaa lheeee!!!! Da lhe meu Vascão!!!!!!

    Torcida lotando o Maraca!!! Se ainda tivessem os 80 mil lugares, garanto que lotaria do mesmo jeito!!!

    Acredito que será uma grande festa!!! Cheia de emoções, mas no apito final, será a nossa IMENSA TORCIDA que irá soltar o grito de “é campeão!!”

    Ao time… Que dê o seu máximo!!! Raça, disposição, compromisso!!!!

    Se fizerem isso e ainda assim saírem derrotados, garanto que serão ovacionados pelo esforço…

    Mas, confio no meu Vasco!

    Vamo VASCÃO!!!!!!!!

    Abs e SV

  14. chris

    Coisa linda o que a torcida fez.

  15. Jc o q vc acha de ver o jogo em são januário
    estou vendo q o pessoal do vasco divida zero quer cobrar 10,00 em darf
    eu acho q vai lotar e vc o q acha?

  16. Diogo

    Essa nossa torcida é de arrepiar!

  17. Claudinei

    A hora é agora. Vamos Vascão! Se ganharmos o título, por mais ruim que o time seja, o ano pode nos reservar boas perspectivas. Entraremos no brasileirão com moral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s