O primeiro passo

Arte sobre foto de www.vasco.com.br

Arte sobre foto de http://www.vasco.com.br

Como não poderia deixar de ser, Vasco e Botafogo fizeram uma partida equilibrada, com muita correria (ou “intensidade”, como gostam de falar os professores da bola) e mais suor que inspiração. Mesmo com as evidentes limitações técnicas de ambos os times, os finalistas fizeram um dos melhores jogos da competição, que se não foi exatamente bem jogado, teve emoção de sobra. E, o melhor para nós, terminou com o Vasco conseguindo fazer o que precisava na primeira partida da final: venceu o jogo por 1 a 0, reverteu a vantagem alvinegra e nos deixou a um empate do título.

A partida teve momentos distintos, com as duas equipes se alternado no efetivo controle do jogo. O Botafogo, que poderia jogar com o regulamento debaixo do braço, não faz como a mulambada e se recusou a ficar esperando o contra-ataque. Logo no primeiro minuto quase marcou um gol, e só não fez por conta de Martín Silva, que fez boa defesa. O Vasco demorou algum tempo para se encontrar na partida, o que só aconteceu por volta dos 15 minutos, quando conseguiu equilibrar as ações. Depois da parada técnica, a balança pendeu para o nosso lado: com a marcação mais ajustada e alternando jogadas pelos dois lados do campo, passamos a dominar o jogo, e com ampla superioridade (chegamos a ter 70% da posse de bola na primeira etapa). Mas a pressão não se transformava em chances reais de gol, um problema que tivemos ao longo de todo o campeonato. Mesmo chegando com certa facilidade à área alvinegra, pecávamos sempre nos cruzamentos, no último passe ou na finalização.

O segundo tempo repetiu o primeiro. Renê Simões mexeu na sua equipe e o Botafogo voltou ser mais ofensivo. E justo quando o Vasco igualar novamente as ações, Doriva começou a mexer na equipe: as duas primeiras, as saídas do inoperante Marcinho e do cansado Dagoberto por Rafael Silva e Bernardo, se não trouxeram uma melhor evidente ao time, pelo menos não comprometeram seu desempenho. O problema foi quando, as 30 minutos, o treinador vascaíno tirou Julio dos Santos para reforçar o ataque com Thalles. O paraguaio era o único que dava alguma vida ao meio de campo vascaíno, e com sua saída, perdemos completamente o setor para o Canil. Sem qualquer articulação, passamos a rifar a bola da nossa intermediária e rezar para que alguém na frente conseguisse alguma coisa.

Aí o Botafogo cresceu no jogo. Recuperando a bola e avançando em velocidade, chegava com mais perigo à nossa zaga. Tiveram pelo menos duas chances claras de gol, uma delas já aos 40, quando foi a vez de Martín contar com a sorte e ver um chute de William Arão explodir no travessão. E podemos dizer que a sorte nos sorriu mais uma vez no último lance da partida: Bernardo, que até o momento não tinha justificado sua entrada, erra uma cobrança de falta na intermediária, a bola cruza toda a zaga botafoguense e quem aproveita é Rafael Silva, que acredito e balançou a rede de Renan aos 46 minutos. A Arena explodiu com a massa vascaína e a nossa festa foi até depois do apito final.

Demos o primeiro passo para o título, mas o que aconteceu ao longo do primeiro jogo da final deixou claro que nada está resolvido. O Botafogo, que já passou pela mesma situação na semifinal e conseguiu reverter uma derrota no primeiro jogo, pode não ter tido mais posse de bola, mas foi quem teve as chances mais claras para marcar. Doriva tem uma semana para tentar resolver o que não conseguiu ao longo de todo campeonato: fazer com que criemos mais jogadas, erremos menos cruzamentos e sejamos mais competentes nas finalizações. Sem isso, corremos o risco de ainda depender das bolas paradas, ou pior, de surpreender a defesa alvinegra com bolas mal batidas como a do Bernardo. Isso é muito pouco. Precisamos fazer com que nossa habitual maior posse de bola seja efetiva. Se quisermos sair da fila de espera do Estadual, não podemos contar apenas com a sorte e com a vantagem do empate.

As atuações…

Martín Silva – antes de terminar o primeiro minuto de jogo, já mostrou que teria uma grande atuação, fazendo uma bela defesa. Mesmo sem ter sido tão acionado ou sem precisar realizar um dos seus conhecidos milagres, mostrou muita segurança quando necessário e sorte quando preciso.

Madson – faz tempo que o mundo já sabe que o moleque é nossa maior arma ofensiva e desde então sua vida não tem sido fácil com os marcadores. Mesmo assim, Madson fez uma grande partida, fazendo da lateral direita, como de costume, o caminho mais constante para nossas jogadas de ataque. O dia que acertar cruzamentos com uma frequência aceitável….já falei isso antes, né?

Luan – quando o meio de campo falha no combate e deixa a zaga na podre, tem que cortar um dobrado para resolver a situação. Em alguns momentos se sai bem, em outros, nem tanto.

Rodrigo – já deixou claro que, experiente como é, não dará mole para os atacantes adversários. Ontem foi a vez do Bill não conseguir fazer quase nada tendo o Rodrigo como sombra. Nosso zagueiro se saiu melhor em praticamente todas as disputas com o atacante alvinegro, que perdeu até na zoeira, tomando um beliscão na peitchola.

Christianno – como sempre, o ponto fraco do time. Faz o mínimo exigido, que é mostrar disposição, o que não conta muito, já que isso, o time todo faz.

Guiñazú – levou caneta, deu lençol, roubou uma penca de bolas, errou poucos passes (ainda assim, alguns imperdoáveis) e foi o guerreiro de sempre. Tudo isso sem cometer uma falta sequer.

Serginho – ainda que não tenha comprometido, erra passes demais para quem tem a função de apenas combater. E, mesmo assim, as vezes se perde no posicionamento, permitindo que a zaga tenha problemas.

Julio dos Santos – perdeu o gol mais feito do Vasco, ainda no primeiro tempo, numa bola que lhe caiu nos pés por sorte e preferiu tentar por cobertura, mesmo tendo tempo para dominar e recursos e espaço para driblar o goleiro. Ainda assim, foi o cérebro do time no meio de campo, iniciando bem as jogadas de ataque e dando bons passes. Sua saída para a entrada de Thalles só se justifica se o paraguaio cansou, já que o garoto não acrescentou nada ofensivamente e perdemos a única referência de criação do time.

Marcinho – nem começou a partida tão mal, procurando se movimentar e dar sempre uma opção de jogada, mas tem uma regularidade incrível nos erros, falhando tanto nos passes decisivos quanto nas finalizações. Rafael Silva entrou em seu lugar e antes de virar o herói do jogo, marcando o gol nos acréscimos. Deu maior movimentação ao ataque e quase fazendo um gol de placa em chute de fora da área.

Dagoberto – sua presença em campo já seria justificada pelo simples fato de ser uma opção pela esquerda que não seja o irritante Christianno. Enquanto agüentou o forte ritmo do jogo, foi bem, e foi outro a quase marcar um golaço, após chapelar humilhantemente seu marcador, matar no peito e finalizar, infelizmente por cima. Teve outras duas boas chances de marcar, mas acabou não chegando a tempo nos cruzamentos. Saiu para a entrada do Bernardo, que passaria mais uma vez em branco até mostrar sua estrela como jogador de segundo tempo: cobrou mal uma falta que acabou se transformando no passe para o gol do Rafael Silva.

Gilberto – continua sofrendo tanto com a marcação adversária quanto com a incapacidade do nosso time de lhe fornecer bolas em condição de finalizar. Passa muito tempo isolado no meio da zaga adversária, o que o obriga muitas vezes a se afastar de área, tornando-o menos efetivo.

***

Não se esqueçam que hoje é dia de me aturar duas vezes! Tem coluna nova no Vasco Expresso também, na qual faço a pergunta: a quem interessa a constante acusação de favorecimento ao Vasco no Estadual? Clica aí e dê uma moral à coluna!

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG. E os usuários do Gmail também podem incluir a página do blog no Google Plus.

Anúncios

60 Comentários

Arquivado em Atuações, Resenhas, Vídeos

60 Respostas para “O primeiro passo

  1. ODILON C SILVA - RJ

    Torcida vascaína.prepara um grande mosaico.para domingo no maracanã, escrito o seguinte: MARACA É NOSSO, DESDE 1950. O maracanã também é a casa vascaína, parece que o EURIQUISMO aos poucos vai caindo na real., ainda que um pouco tardemais nunca é tarde para recomeçar. Agora só uma pergunta? Onde fica esse super -mercado OCEANO ? ISSO NÃO É PATROCÍNIO PARA GRANDEZA VASCAÍNA.

  2. Leitura labial feita no Fantastico no momento do gol do vasco;
    Apos o gol em total impedimento o bandeirinha Carlos Pereira de Alburquerque , sem saber o que fazer , olha em direção ao banco de reservas do clube de Regatas Vasco da Gama e percebe a figura do Presidente vascaino Eurico de Miranda lhe dizendo :
    – Corre FDP !!
    Temendo pela sua vida , o bandeirinha parte em direção a linha do meio de campo.
    Gol do vasco eh validado.

  3. adamor ribeiro

    Caro J.C. Mais uma vt,mesmo aos 46 minutos,o importante é vencer. Acho o Doriva, um bom treinador.Mas domingo ele mexeu errado, quando tirou o J.dos Santos. e colocou o Thalles.Acabou com o pouco que restava do meio campo.Não adianta encher o time de atacantes,se não tem ninguém pra municiar os mesmo.Acho que pra domingo,ele deveria entrar,com o Lucas no lugar do Marcinho,que foi mal,depois se preciso for,coloca o J.Cley.Ja comprei minha passagem,e estarei chegando sexta se Deus quiser.abarço

  4. O Pessoal esta preocupado com o vasco no brasileiro e a maioria disse q o time só faz gol de bola parada (tudo bem concordo )
    Mais o São Paulo tricampeão brasileiro com Murici tambem se ñ me engano mais de 70% dos gols era de bola parada
    O q ganha jogo e gol de bola rolando ou ñ ,e eles ganhavam a maioria dos jogos de 1 á 0

  5. Gustavo P.

    Na semana do segundo jogo contra a mulambada, convidado do Bem Amengos: Luxemburgo. Ontem no Bem Amengos: Renê Simões. Depois falam que somos exagerados com a história da mídia, Flapress, etc. Quero só ver na segunda que vem que já seremos campeões, se vai ter alguém do Vasco nesse programa desgraçado. Aposto todas as minhas fichas que não, vão chamar somente o campeão do Paulista.

  6. Meu camarada JC. Vencemos e jogamos bem. E vencemos sem ajuda de juiz, bandeirinha, olheiro e tantas mais porcarias que vão a campo para estragar o jogo. Contra o Botafogo temos que ganhar bem, sem discussão, sem vantagens ilícitas, só na bola.
    Roubado só contra os mulambos. Ainda chegaremos lá.

  7. CARO JC, eu até acho esse camarada espirituoso. Veja só: torcer pro botafogo necessita mesmo de muita hilariedade. Cara, se o sujeito não tomou tenência até os vinte-vinte e cinco anos, não se consertará mais.
    Abraços.

  8. Iago Linhares

    Se chegar um zagueiro( pra compor elenco, embora ache que jomar poderia dar conta do recado), dois volantes ( um titular e outro pra compor elenco) um lateral esquerdo e um meia acho que o vasco pode brigar por algo muito grande neste brasileiro. O doriva deu pegada ao time, que embora não jogue bem, mas joga o suficiente pra golear de 1 a 0. Acho que poderemos surpreender à muita gente.

  9. Washington

    Madson, foi uma boa contratação? Dá para jogar no brasileiro?

  10. Claudio

    “E justo quando o Vasco igualar novamente as ações, Doriva começou a mexer na equipe: as duas primeiras, as saídas do inoperante Marcinho e do cansado Dagoberto por Rafael Silva e Bernardo, se não trouxeram uma melhor evidente ao time, pelo menos não comprometeram seu desempenho. O PROBLEMA foi quando, as 30 minutos, o treinador vascaíno tirou Julio dos Santos para reforçar o ataque com Thalles. O paraguaio era o único que dava alguma vida ao meio de campo vascaíno, e com sua saída, perdemos completamente o setor para o Canil.”

    Foi isso mesmo, o Doriva ERROU FEIO ao tirar o Julio, quase perdemos o jogo por essa cagada do treinador.
    Não sei o que passou pela cabeça do Doriva, pois com a entrada do Thales parecia que era o último jogo (era o 1º jogo) que tinha que ganhar de qualquer maneira.
    O Doriva colocou o Vasco no esquema “BUNDINHA DE FORA OU CALÇA DE VELUDO”. Espero que no próximo jogo ele não de uma de “BURRO SUADO”.
    O Bernardo….. só foi visto em campo quando errou a cobrança de falta que originou o gol do Rafael. Se ele “pega bem na bola”, provavelmente iria nas mãos do goleirinho do foguinho.
    GRAÇAS A DEUS ELE ERROU.
    Eu acho que o John Cley tem que entrar no lugar do inoperante Marcinho. Ele não é nenhuma “Brastemp” mas está em melhor forma, acho que toda a torcida concorda nesse aspecto.

  11. Diego

    Na minha opinião o Doriva tem que tirar o Marcinho e botar qualquer um no lugar dele…o clay, Montoya, Bernardo, índio… É só escolher… O Marcinho não dá… O Gilberto não recebeu 1 bola boa… Temos que entrar p matar o jogo… Meter pelo menos 1 gol no primeiro tempo ,obrigar o bota a partir desesperado p ataque e deixar espaços para fazermos logo 2 e acabar com jogo…. O Vasco tem mais qualidade que o Foguinho… Apesar de não ser muita coisa mais agora é hora de ser campeão… JC na minha opinião esse vai ser o time campeão carioca mais feio que o Vasco já teve o que acha? Abração

    • JC Barbosa

      Se vc pensar que o time de 2003 era melhor e que antes disso, pelo menos até desde de que acompanho futebol, o Vasco sempre foi campeão carioca com times ao menos bons, podemos ter certeza disso.

  12. Luiz Afonso

    No Maraca, lá de dentro a impressão que tive foi a mesma da maioria: não dá para entender o John Clay fora desse time (ainda que ele não seja nenhum craque, ele vinha jogando melhor do que o Marcinho, ou no mínimo tem de ser uma opção para o segundo tempo). A preferência pelo Bernardo só se justifica pela garra (tenho que concordar que ele joga menos que o Clay, mas ele dá sangue pelo time. O problema é que ele pode tanto fazer uma grande jogada, como fazer uma grande bobagem – toc, toc, toc).

    O John Clay é o único no elenco com as mesmas características do Marcinho e do Júlio dos Santos. É um dos poucos que sabem jogar na criação pelo meio. Como que ele não fica de opção ao menos no banco!?

    Meio de campo com Serginho, Guiñazu, Marcinho e Júlio dos Santos, com Gilberto e Dagoberto no ataque, na boa, parece time de veteranos (o time fica muito lento!!).

    Falem o que quiser do Serginho! O cara é limitado, mas no time somente o Madson tem o pulmão e a velocidade dele. E parece que tem estrela: sofreu o pênalti contra os mulambos e a falta contra o canil, que originaram os nossos gols! E ele sendo bem orientado pelo Guiñazu, ajuda muito.

    Entre o Rafael Silva e o Dagoberto eu realmente tenho sérias dúvidas. O Rafael é importante para abrir a defesa e servir de escape no ataque. O Dagoberto em forma seria titular absoluto! Não sei se eu apostaria no Dagoberto, porque nosso contra-ataque fica praticamente inexistente! O que ganhamos em técnica e experiência, perdemos em velocidade!

    O Cristiano é ruim! Mas de todos os laterais esquerdos, é o menos fraco na defesa e dá uma boa ajuda nas bolas aéreas. Só.

    Júlio dos Santos, apesar do gol perdido, tem sido uma boa surpresa.

    Madson para mim é a melhor revelação do time. O problema é que os adversários já sabem que ele é uma das nossas principais opções ofensivas. Como não são muitas, fica cada vez mais difícil para ele encontrar espaços.

    Em suma, eu mexeria em duas peças: voltaria com o John Clay no lugar do Marcinho e com o Rafael Silva no lugar do Dagoberto, ainda mais que o foguinho vai partir para cima no início do jogo, o que pode nos propiciar bons contra-ataques.

    Saudações

    Obs: como você disse, tirar o Júlio dos Santos para colocar o Thalles, foi acabar com o pouco de vida que ainda restava no nosso meio de campo… Ninguém entendeu!!

  13. ODILON SILVA = RJ

    Vamos começar saudando a imensa torcida vascaina que foi á maioria no maraca, não existe felicidade maior para um apaixonado vascaino, quando vê o maracana entupido do vascainos.Desde 1950 quando construiram o maracana, que o VASCO passou fazer seus grandes jogos lá, ficando São Janu para jogos médios, o maracana é o grande palco do futebol, o VASCO sempre gostou de exibir nesse grande palco. Era visível alegria dos vascainos em marcar presença no maracana, afinal o maracana também sempre foi a casa dos vascainos. Ano passado a gangue euriquista vivia tumultuando, criticando cegamente, reclamando do time, cobrando bons jogadores, o time que fez o gol no bostafogo, o time que acabou o jogo com o bostafogo tinha sete jogadores dos anos anteriores, tinha o MARTIN SILVA, LUAN, RODRIGO, GUINAZU, BERNADO, RAFAEL SILVA, THALLES, a base total do ano passado, Sem falar que a gangue euriquista vivia reclamando , xingando o RAFAEL SILVA, o que mostra que o time do anopassado tinha potençial, faltou incentivo, aquela politicada braba atrapalhava, aquelesprofissionais da plitica vascaina atrapalhavam, mesmo assim o time do ano passado quase foi campeão carioca, com muita luta conseguiu e henestidade conseguiu a vaga, houve injustiças nas criticas. Para terminar que patrocinio é aquele que colocaram a camisa vascaina, camisa vascaina é poderosa e valiosa, não podem colocar qualquer coisa, isso desvaloriza a marca vascaina, onde fica esse super-mercado OCEANO?. O VASCÃO é mais fortr que isso………….

  14. Beto

    Talvez não tenha sido feliz no “babar ovo”, JC. É que em todas as notícias de audiência do futebol carioca, mesmo onde o Flamengo não está envolvido, eles precisam reafirmar essa realidade, que eles têm a maior torcida.

    • JC Barbosa

      Mas dentro do contexto da notícia, faz sentido.

      • Beto

        Verdade, JC. Nessa matéria aí acho que vi chifre em cabeça de cavalo. É que em algumas outras eles davam uma enaltecida maior na audiência do Flamengo, quando eles mesmos divulgam números sempre muito próximos. E o Máquina é ótimo site desse mundo dos negócios esportivos, sempre acesso.

  15. Beto

    http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/na-audiencia-final-do-paulistao-foi-o-segundo-pior-classico-do-ano_28231.html

    “Em comparação, no Rio de Janeiro o cenário foi diferente. Mesmo sem a presença do Flamengo, que conta com a maior torcida da cidade, a decisão entre Vasco e Botafogo teve a maior audiência do Campeonato Carioca deste ano. Foram 30 pontos de média, com 54% de participação nas televisões ligadas.”

    Sempre esse site “máquina” babando ovo do queridinho da mídia, mas sendo obrigado a noticiar números que provam o que eles não queriam.
    Mais um exemplo, mais um domingo com o Vasco (e Botafogo) fazendo bonito na audiência. Já mostrei aqui vários resultados divulgados por este site, todos sempre muito próximos. Mesmo com o Vasco na pior fase de sua história e com dois rebaixamentos próximos, isso também, precisa ser levado em conta.
    Aí você pega a tabela de jogos que serão transmitidos no Brasileirão nas 10 primeiras rodadas e vejam quem terá 6 ou 7 jogos com TV aberta. Os resultados de audiência não justificam essa preferência que prejudica os demais clubes que conseguem menores valores de patrocínio na camisa. Os patrocinadores master de uniforme se interessam prioritariamente pelas transmissões na TV aberta. Enfim, será sempre preciso muita competência pra lutar contra tudo isso, contra esse sistema viciado.

  16. Vamos la Vascao , com muita garra e muito coração , jogo pra ser Campeao. Saudações Vascaínas..

  17. John Clay está jogando mais do que o Marcinho faz tempo, não que isso seja muito mérito para ele, pois o Marcinho não tá jogando para ser o 10, nem um 5 na verdade, 5 que hoje é o melhor do time, o Guina tá dando um dobrado na meiuca.
    Pelo menos contra o Rio Branco o John jogou muito, não sei porque não está nem no banco, o Montoya é uma eterna promessa, mas pelo menos arrisca as jogadas, acredito que ele como atacante pela direita cortando para o meio para cima do zagueiro pode aparecer mais também.
    Tirar o Julio dos Santos foi dar um tiro no pé
    Vamos para o segundo jogo!!! A defesa é a melhor dos ultimos tempo, com um goleiro de seleção, Cristiano pode melhorar, mas é o que tem hoje, talvez o Lorran poderia vir a render mais com o tempo, é jovem!!! se vier o Cesar é melhor, problema é que está parado!!!

  18. Lucas

    JC, pensando no jogo de volta, qual estratégia de jogo que o Vasco deve adotar? Se for jogar no contra ataque, é melhor tirar o Marcinho e colocar o John Clay, certo?

  19. Gustavo P.

    O canil deu mais trabalho pra gente ontem que a mulambada, fato. A questão da maior posse de bola sem finalizações já vem do ano passado, o que falta mesmo é um armador de qualidade e volantes que sabem sair jogando. O tal do Serginho até melhorou de rendimento nesses jogos decisivos, mas é cego no passe igual ao Guinazu.

    O time tem que entrar muito concentrado no domingo, não pode vacilar e nada de jogar fechado, tem que fazer logo um gol pra matar de vez o canil. Vamos lotar o Maracanã!

  20. Paulo Jordão - Dourados (MS)

    O Vasco ganhou, ótimo. Mas… Honestamente? O melhor lance do jogo de ontem foi a matada de bola do Doriva perto da linha lateral. Jogo horrível, dois times fraquíssimos. Medo, muito medo do que poderá acontecer com o Vasco nesse Brasileiro que vem por aí…

  21. Antonio Carlos Teles

    Será se algum o Doriva vai testar o Julio no meio, no lugar do Marcinho, com a 10, escalando 3 atacantes. Gilberto, Rafael Silva e Dagoberto?
    Acho que essa seria a formação ideal.

  22. TOMAZ COSTA

    Já dei um pitaco em um comentário acima, pois não aguentei, mas agora falando um pouco do jogo, acho que saímos com leves ferimentos da partida, sim pq chegou um momento que poderíamos ter levado um ou dois gols do canil, principalmente da mexida do Doriva, que tirou o Julio e deixou o meio de campo exposto pra cachorrada.

    No final , ainda fomos presenteados com um gol do Rafael Silva, quando mais nenhum torcedor vascaíno esperava.

    Agora temos um boa vantagem, mas se não ajustar ,melhor o time corremos sérios riscos de deixarmos escapar essa suada e polêmica taça do carioquinha.

    Domingo temos que vencer de todo o jeito, o título impulsionará ao Vasco a novos e largos passos em busca de novos horizontes na Colina história. Que venha o título com muitas bençãos e desde já convocar a imensa torcida vascaína do Rio pra lotar o maraca de todos os lados, nem que sejam infiltrados no meio da cachorrada. Temos tudo pra finalmente deixarmos esse terrível incomodo de jejum no carioquinha.

  23. Paulo Sergio de Araujo

    A sorte se faz presente e pode nos conduzir ao título desta fraquíssima competição regional (que, para mim, HÁ MUITO TEMPO, não tem a menor importância). Poderemos ser campeões, mesmo perdendo e tomando CINCO GOLS do Friburguense e não conseguindo vencer, EM NOSSA PRÓPRIA CASA, equipes como a do Barra Mansa.
    O ufanismo e o ilusionismo “vendidos” pela nova/VELHA diretoria, só faz efeito em quem se recusa a utilizar a própria capacidade de discernimento.
    Em todo o jogo de ontem NÃO CRIAMOS NADA. As duas únicas chances reais de gol, que tivemos, foram provocadas pelas duas únicas falhas da defesa da também MUITA FRACA equipe adversária.
    É sempre bom ser campeão de alguma coisa (mesmo deste “torneiozinho de várzea”; onde o que conta é a “influência” sobre quem o comanda). Mas, o que me preocupa, é que estamos a menos de 15 dias do começo do campeonato que REALMENTE INTERESSA (para quem É VASCO e NÃO É “casaquildo”) e tem um nível MUITO SUPERIOR à da competição estadual.
    Aguardamos, preocupadamente, por REFORÇOS VERDADEIROS para este elenco; do contrário, o “peso” da REALIDADE DOS FATOS cairá, NOVAMENTE, sobre nossas cabeças.

  24. Diogo

    Mais uma vez o mulambo Mauro Cezar da espn falando besteiras só para desmerecer nosso provável título. Olhem a fala dele no último parágrafo do texto. http://espn.uol.com.br/post/504587_um-titulo-que-pode-fazer-bem-ao-palmeiras-outro-titulo-que-pode-fazer-o-bem-e-o-mal-ao-vasco

    • TOMAZ COSTA

      E quando eu falo, ainda tem gente que diz que é teoria da conspiração. Então quer dizer que para o Vasco será melhor passar a gestão toda do Eurico sem ganhar títulos só por causa dele ???
      Qual é o torcedor vascaíno que aguenta mais um ano de jejum ??
      Eu quero é que o Vasco vença sempre, com ou sem Eurico, e não me venha dizer que será melhor para o Vasco perder , para que o Eurico caia em desgraça e daqui a 3 anos entre alguém em seu lugar com as melhores e verdadeiras intenções de reestruturar o futebol do Vasco , do Rio e do Brasil.
      Até um dia desses metiam o pau no dirigente do Palmeiras, quando a coisa começou a andar lá , os caras agora já mudam o discurso.
      Como diria o outro……Vai pra grupo com esses caras não….

    • Paulo Sergio de Araujo

      Amigo, te “convido” a voltar ao site da ESPN e escutar novamente os comentários do jornalista, porque você não deve ter entendido direito.
      “Alertado” pelo seu comentário mesmo, eu fui lá ver a matéria, SOU VASCAÍNO DE VERDADE (torço PELO CLUBE, e não por dirigente FANFARRÃO), sei o que ele quer dizer ao se referir ao VERDADEIRO TAMANHO DO CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA, tenho uma noção bem abrangente do REAL significado da palavra “RESPEITO” e CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU com as colocações do colunista.
      O VERDADEIRO RESPEITO, infelizmente, ainda está MUITO LONGE de ter voitado ao Vasco.
      Não embarque nesta “balela” de “mídia anti-Vasco”. São os nossos próprios dirigentes, com seus atos, que DENIGREM O CLUBE.
      Sempre que aqueles que comandam o clube forem HONESTOS, RESPONSÁVEIS, e COMPETENTES, os resultados aparecerão TAMBÉM DENTRO DE CAMPO e a mídia SERÁ OBRIGADA a falar bem do clube.
      Simples assim.

      • Diogo

        A princípio, quero dizer que não concordo com oq o Mauro disse e que sempre vou querer que o Vasco ganhe!
        Dito isso, não tenho como concordar com a palavra do Mauro, eu li toda a coluna dele e foi claro que ele estava querendo desmerecer o título, dizendo que não valeria ganhar o título so pq o euvirus está como presidente. E isso não dá p concordar, qq título que ganhemos é algo muito positivo, aumenta nossa visibilidade, vem grana pro clube e por ai vai.
        Entendo também que esse título não serve para mascarar as deficiências da nossa gestão. Continuo achando ela péssima e que contratou muito mal para o Brasileiro, que queira ou não é a competição que interessa.

      • TOMAZ COSTA

        Realmente é tudo muito simples….

  25. David

    Ótimo post JC!
    Cara como nossos laterais erram cruzamentos. O Madson ainda pode ser bem aproveitado e se treinar bastante, pode até acertar algum cruzamento ainda nesse carioquinha. Já o Cristiano… tira ele e deixa o time jogar com um líbero, alguém defenda pela esquerda, qualquer um é melhor que Cristiano.
    Marcinho é ruim demais, não vi uma única partida que ele foi bem. John Cley joga mais, o que não é difícil. Não entendo a titularidade desse Marcinho.
    Bernardo é ex-jogador em quase atividade. Thalles não vai fazer nada se a bola não chegar. Como o time tem uma enorme carência de armadores, ele vai ficar muito tempo correndo sem receber uma assistência.
    Serginho é outra nulidade. Será que não há um único garoto da base, ou do sub-23 que não podemos utilizar para atuar ao lado de Guiñazu? Para mim, esse jogador só não é pior que Cristiano e Bernardo, mas é do mesmo nível que Marcinho.

  26. JC , que sorte de vcs hein tio …
    Levaram umas 70 bolas na trave fora o gol perdido do marrentin Lewandovsky Bill , que acha que joga muito ( detalhe : nunca jogou antes em algum clube grande )
    Mereceram vencer , mas bonito seria se aquele chute do jogador bacalhau no segundo tempo entrasse e não o gol em claro impedimento no final .
    Analise do nosso apanhado salário pago com ovo ;
    Temos um Renan inseguro e o tal do Renan Fonseca ( o pior zagueiro da historia do futebol mundial ; VOLTA RUINATO SILVA !!! ) + bons volantes e bons meias + um ataque que nao assuta com Lewandovsky e aff…Pimpao ( outro que ficou emocionado ao chegar no Botafogo , pois tb antes em toda a sua carreira nunca tinha jogado em um clube grande , com tradições e com o historia… )
    Nada resolvido , são dois times fracos ( aja calculadora para vcs na serie A ) verdadeiramente dois times 0,99 cents e do mesmo modo que vcs podem ate meter uma goleada , o mesmo pode acontecer do nosso lado.
    Abraco ;
    * Vi o jogo pela net e mostrando a saida da maioria de botafoguenses , a tv mostrou tb um ou outro torcedor do vasco e quase todos eles voltando pra casa de joelhos !!
    Cara , responde na boa , vc era um deles ?!?!
    Para com isso JC, algum dia , vcs irao ganhar uma decisão contra o FOGAO , so não sabemos em que milênio …

    • Diogo

      Impedimento?!?!?! Onde vc viu impedimento no gol??

    • Rogério

      Gol em claro impedimento?! O que está claro é que o Rafael Silva parte por trás da zaga botafoguense muito tempo depois do Bernardo bater a falta. Acho que uma consulta com um oftalmologista lhe cairia muito bem, caro BOTAFOGO HI – USA!

    • Wilson Quaresma

      Esse menino está confuso, afinal o Bill continua sem jogar em um time grande.

      • Amado Peixoto

        kkkkkkkkk, o cara viu impedimento no lance do gol, viu a torcida do bota maior que a do Vasco (deve achar que todo mundo que tava de preto e branco no Maraca era torcedor do botinha) e ainda acha o Bill um bom jogador!
        Esse dai, so nascendo de novo!!

  27. tulio

    Fora Diguinho ! Marrento e zé mané !

  28. LUIS CLAUDIO

    Achei que o Gilberto ficou meio preso por conta do cartão amarelo,afinal ele era o único pendurado.
    Agora no último jogo tenho certeza que ele foi dar tudo e como esta bastante regular deixa o seu gol na final,pois ele tem estrela.
    Para o próximo jogo a atenção tem que ser triplicada nos primeiros 15 minutos e dobrada no restante do jogo,pois eles vem com tudo.
    Nossa defesa tem se comportado bem mas eu tiraria o Serginho e entrava com o Jonas ,pois tem mais disposição.
    Quase que o Doriva entrega a rapadura colocando o Tales ,mesmo sendo ele que atrapalhou a zaga do Bota.
    Como todos prudencia e caldo de galinha, mas com determinação seremos campeões.

  29. Beto

    Vi exatamente o mesmo jogo, JC. Não gostei da saída do Julio dos Santos, Vasco perdeu o pouco que restava de poder de armação no meio campo e o Botafogo dominou as ações. O Madson vai bem demais na frente, ajuda o time a sair do sufoco, mas não acerta tão bem os cruzamentos.
    Marcinho não está fazendo nada a mais que o John Cley para ter voltado ao time titular. Hoje ainda nao sou fã do Cley (ainda é jovem, se bem tabalhado pode evoluir)mesmo assim rende mais que o Marcinho.
    Uma observação sobre o Cristiano: reparem bem o início da jogada que o Bil perde o gol. Começa num contra ataque do Botafogo onde o Cristiano falha ao interceptar um passe para o Pimpão. Ele intercepta, mas dá no pé do Arão que de primeira lança para o Pimpão, que havia sido interceptado pelo atabalhoado Cristiano, e estava livre nas costas do nosso lat esquerdo. Nessa o Luan vai na cobertura no Pimpão que passa para o Bil no meio da área. Aí destaque positivo para o Madson , que não faz o pênalti e fecha o espaço, e para o Martin Silva que fecha o ângulo muito bem. Não pode o Cristiano interceptar um passe e dar no pé do adversário levando bola nas costas depois. Revejam o lance é vejam como um time pode perder um título por causa de uma cagada dessas. Felizmente o Bil errou a os demais do sistema defensivo vascaíno fizeram o certo.
    O Vasco vai ter que jogar mais no segundo jogo do que fez nesse primeiro se quiser ser campeão. Se os times repetirem as atuações a sorte poderá não estar do nosso lado.

  30. BJ

    Se tivéssemos ontem um meia armador de verdade, com certeza teríamos decidido ontem mesmo a parada. Mas infelizmente Marcinho é um zero à esquerda. Talvez o Doriva escale o Jhon Cley no lugar, que erra menos passes do que o Marcinho mas também participa muito pouco do jogo.
    Tem a opção também de testar o Dagoberto no lugar do Marcinho e escalar o Rafael Silva com o Gilberto no ataque.
    Uma opção mais arriscada, seria a entrada do Lucas fazendo a função do JDS e o Julio mais adiantado fazendo a função do Marcinho.

    O problema é que o Doriva teria menos de uma semana pra testar qualquer uma dessas formações. E a decisão já é domingo. Não sei se ele vai querer arriscar tanto.

  31. Juvenal

    JC seu coment foi perfeito. Mas gostaria tb de dar minha opinião.
    – É SÓ ALEGRIA – agora só falta um.
    – DORIVA E RAFA podem ser bicampeões estaduais. Tudo indica.
    – OS SILVA SALVARAM A PATRIA.
    + Posse de Bola do Vasco não resolve, tanto que eles tiveram mais chances de gol do que nos e o Martin trabalhou mais do que o Renan.
    – Faltou objetividade nos chutes finais – e isso valeu para as duas equipes.
    – Ganhamos na sorte, mas sem isso fica ainda mais dificil.
    – o Rene fez uma avaliação bem inteligente e objetiva ao final do jogo.

  32. o primeiro passo foi dado com sucesso, segundo passo é esperado com muita alegria domingo que vem, vascão campeão!!!

  33. Murilo Pinheiro Bergami

    Eu posso estar viajando, mas gostaria muito de com a semana de treinos o Doriva armasse o Vasco com uma meiúca diferente. Acredito que no 4-4-2 com o meio formado por:Guiña, Serginho, Júlio e Lucas, mas com o Júlio com liberdade pra jogar onde e como quiser melhorariam as coisas. Se bem treinado acho que seria interessante, aí como alternativa pro segundo tempo poderíamos tirar o Lucas e colocar um outro atacante de lado ou até colocar o estreludo Bernardo. Nosso setor mais carente precisa de alternativa, mas acredito e confio no Doriva independente de qualquer coisa.

    Domingo eu vou ao Maracanã e seremos campeões!

  34. SNIPER

    Marcinho horrível. Cristiano e Serginho abaixo da crítica como sempre. Pior foi ouvir o Roger falar que com a presença e “boa” fase dos últimos dois não há espaço para Diguinho e Julio Cesar no time.
    Quando Doriva tirou o Julio dos Santos temi pelo pior e quase aconteceu. Essa seria uma alteração para o segundo jogo e se estivéssemos em desespero.
    JC, sabe por que o Doriva não levou Jonh Clay e Montoya para o banco?
    Apesar da fase não ser muito boa para eles não entendi a ausência.
    Abçs!

    • Leon da Cruz

      Pois é, também gostaria de saber por que Jhon Cleyton não está mais nem no banco. Seria a opção mais sensata para substituir o Julio dos Santos. Ontem quase perdemos o jogo por conta da saída deste e da entrada do Thalles.

      Concordo também que Marcinho, Serginho e Christiano fizeram mais uma(!) partida para se esquecer. E ainda tem gente nos fóruns do Vasco dizendo que Christiano vem crescendo de produção e tem futuro… A torcida do Vasco anda tão carente que está ficando cega. O que esse rapaz toma de bola nas costas, erra de cruzamento e se enrola sozinho com a bola é inacreditável. É um dos piores jogadores que já vi com a camisa do Vasco.

      • JC Barbosa

        Um maluco com 27 anos tem futuro onde? Como pensionista do INSS, talvez…

      • Diogo

        Ontem o Christiano estava morrendo no 2º tempo..não aguentava correr atrás do marcador.. eu estava do lado da lateral dele no campo e pude ver.

      • David

        Iria comentar do “tem futuro” mas JC já fez isso com maestria! KKKKKKKKKKKKKKKKkkk

  35. Luiz Carlos

    Vitória merecida. Porém vai ser o estadual do menos ruim. É impressionante a incapacidade de criar jogadas do time. Super dependente da bola parada. Urgentemente precisamos de um meia que arme jogadas, que faça o time jogar. Outra coisa, no elenco atual quem fez isso melhor foi o Clay. Não pode pegar banco para Marcinho.

  36. Claudinei

    Nada ganho ainda. Muita calma nesta hora. Vamos ser campeões com humildade, respeito e trabalho. Depois comemoramos o título. Mas como é bom ganhar…

  37. Carlos Queiroz

    Bom dai JC, o jogo foi muito pegado, mas nossa “sorte de Campeão” resolveu aparecer, principalmente nas bolas na trave chutadas pelo canil e no Lance do Bill no começo do segundo tempo. Nossa defesa além de estar focada conta com a sorte, precisamos jogar um pouco mais de bola. Não entendo novamente a falta de Jhon Clay no Banco, principalmente quando sabemos que ele pode ser uma opção para os lugares de Marcinho ou Julio dos Santos, principalmente pra não perder totalmente o meio campo. Serginho tem tentado conduzir o vasco se juntando ao Madson e ao Júlio na função de criação mas erra muitos passes ainda. Vamos em frente, se Deus quiser e ninguém fizer cagada temos tudo pra sair campeões, já que se mantivermos a estatística de não levar gol nessa fase decisiva, vamos comemorar o título.
    Uma coisa que está me incomodando em relação ao “respeito” é essa propaganda gratuita que estamos fazendo da CEF desde o meio do ano passado. Se vc perceber até na propaganda dos “poupançudos” não consta o boneco vascaíno o que revela a total ausência de vontade da renovação do contrato, de forma que, a meu ver estamos perdendo dando a publicidade numa final de campeonato a troco de uma expectativa de direito de renovação, que, como se sabe não é do interesse do governo, principalmente em razão do ajuste fiscal. Assim já deveríamos ter “desocupado a moita” a muito tempo, pois não são só as certidões que entravam a renovação, mas sim a nova diretriz governamental.

    • Amado Peixoto

      Vou começar a responder vc de trás pra frente.
      Sobre a Caixa: besta é o Vasco que tá fazendo propaganda de graça pra eles! É claro que eles não vão botar o bonequinho do Vasco na propaganda deles pq no papel não nos patrocinam. Pode ser que estejam tentando renovar, mas nenhum dos dois tem a necessidade de estampar a marca do outro justamente pq no papel não existe contrato. A Caixa não tá errada, errado está o Vasco em estampar de graça a marca. Mas, como querem renovar, fazem uma média e deixam a marca. Se renovar, o Vasco pode receber por esses meses de exposição gratuita. O problema é se não renovar.
      Sobre o jogo: jogamos bem, mas os velhos erros de sempre irritam bastante. O Vasco erra passe DEMAIS!! O Vasco erra cruzamento DEMAIS! É muito erro pra um time que quer ser campeão. Por sorte o bota tbm não é esse time todo, mas no brasileiro vai ser mais complicada a situação por causa desse monte de erro.
      Como foi citado no comentário, tbm não entendo a situação do Jhon Cley. Não é nenhum craque, mas acho que pro lugar do Julio ele podia entrar no segundo tempo. Colocar um monte de atacante em campo, sem um meio pra municiar resolve bem pouco. Queria saber pq ele nem tem sido relacionado, ele poderia ajudar quando o Julio cansasse no segundo tempo.
      Espero ver o time se portando bem domingo, sem sentar em cima da vantagem e sem dar tanto mole como deu ontem, principalmente nos segundo iniciais.
      SV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s