Virtudes e defeitos

cartaModificando algumas poucas coisas, eu poderia repetir nesse post sobre o primeiro jogo entre Vasco e Botafogo pela final do Estadual de 2015 o que escrevi a respeito da primeira partida da semifinal contra a mulambada. Novamente teremos 180 minutos para decidir quem leva a melhor e mais uma vez temos a obrigação de sermos mais agressivos nessa primeira partida, já que precisamos reverter a vantagem dos dois empates que o alvinegro possui.

Contra a mulambada, poderíamos ter conseguido esse objetivo se tivéssemos pela frente um árbitro menos covarde. Mas a lição que podemos tirar da semifinal não é a da insatisfação com a arbitragem, mas sim, a de termos proposto mais o jogo nos dois confrontos contra a framengada. Chororôs à parte, conquistamos a vaga na final por termos sido melhores que a urublândia, ainda que não tenhamos dado um banho de bola.

E se conseguimos superar o favoritismo mulambo – tanto pela vantagem do empate como pelo discutível fator “melhor elenco” – podemos fazer o mesmo com o Canil, que se não tem tido um tratamento de favorito pela imprensa “especializada”, tem uma bela vantagem por jogar por dois empates. Basta lembrarmos o equilibrado 1 a 1 entre os dois times na Taça Guanabara para termos a noção exata da importância de vencermos hoje: contra um adversário tão parelho, ter o direito de jogar pela igualdade no placar na segunda partida pode fazer toda diferença.

Sobre o time que terá a missão de reverter a vantagem botafoguense para o nosso lado, não há muito o que falar que todo vascaíno não conheça. A possível entrada de Dagoberto (infelizmente no lugar do Rafael Silva , ao invés do Marcinho, o que me pareceria mais justo) não fará, a princípio, uma revolução na equipe. Se ao longo do campeonato mantivemos as mesmas virtudes e defeitos, não será uma solitária alteração de jogadores ou essa última semana de treinos que trará novidades significativas. Teremos uma defesa forte e exploraremos muito as jogadas pelo lado de campo (principalmente pela direita, com Madson) e as bolas paradas, nossa principal arma; por outro lado, as eventuais falhas de cobertura pelas laterais, a dificuldade para criarmos jogadas ofensivas e a recorrente utilização de ligações diretas também devem continuar.

 Mas foram com essas qualidades e deméritos que conquistamos o direito de disputar a final. E com eles (ou apesar deles), temos condições de fazer um bom resultado – fazer um bom jogo é outra história – hoje e chegar no domingo que vem ainda mais firmes para acabar de vez com esse jejum regional que tanto nos incomoda.

Campeonato Estadual 2015

Vasco x Botafogo

Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo, Christiano; Serginho, Guiñazu, Julio dos Santos e Marcinho; Dagoberto (Rafael Silva) e Gilberto.

Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes e Gegê; Rodrigo Pimpão e Bill.

Técnico: Doriva.

Técnico: Renê Simões.

Estádio: Arena Maracanã. Data: 26/04/2015. Horário: 16h. Arbitragem: Luis Antônio Silva dos Santos. Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Silbert Faria Sisquim.

As redes Bandeirantes (RJ, MG, ES, DF, PE, BA, AL, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) e Globo (RJ, ES, TO, SE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF) transmitem a partida. O PFC transmite no sistema Pay-per-view para seus assinantes em todo Brasil. 

***

Outra diferença com relação ao confronto com os mulambentos eliminados na semifinal é que, dessa vez, quem tem um compromisso na Copa do Brasil entre um jogo e outro é o nosso adversário. Ainda que a viagem para Capivari (SP) não seja das mais cansativas, o Botafogo provavelmente utilizará alguns dos seus titulares na partida. Pode não valer de muita coisa, mas não deixa de ser uma pequena vantagem para nós no segundo jogo.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo

6 Respostas para “Virtudes e defeitos

  1. ODILON SILVA = RJ

    Gostei da visual do baralho, boa criatividade.

  2. leonardo

    Kd o jhon clay que ngm mais fala dele? O cara jogava melhor que o Marcinho beira-mar. No minimo deveria estar no Banco.

  3. Carlos Couto

    Custou, mais o Rafael Silva tem melhorado bastante nas últimas partidas e justo quando vemos o cara em franca evolução ele é sacado do time, vai entender…mas como o Doriva teve méritos em colocar o Vasco na decisão temos que dar um aval de confiança ao técnico do Vasco. SDV

  4. Iago Linhares

    JC o vasco tem que jogar de forma muito intensa hj, pq o time do bota não tá bem fisicamente. Quarta eles podem chegar pro jogo pior ainda e consequentemente no próximo domingo eles chegarão de forma muito ruim. Podemos decidir na parte física. O jogo de hj eu realmente não sei oq esperar. O vasco pode golear ou até mesmo perder. Temos um time melhor que o do cani, mas não dá pra saber. O meu placar pra hj é três a um Vascão. Vamos que vamos Gigante.

  5. iagoabaju

    Tenho muita curiosidade em ver o julio na armação e três atacantes (Rafa Silva, Dagol, Gilgol).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s