Ainda a semifinal

O juiz do segundo jogo da semifinal já estava decidido há algum tempo. É o Sr. Rodrigo Nunes de Sá, apitador do primeiro jogo da final entre os mesmos Vasco e Framengo ano passado. Uma pequena amostra do que o árbitro é capaz de fazer está nesse vídeo abaixo.

Depois do que vimos no primeiro jogo, difícil não temer uma arbitragem feita por uma pessoa capaz de uma atitude como essa. O palco está definido e seus personagens escolhidos. Falta saber se teremos um drama ou um espetáculo de circo.

***

Falando sobre o jogo passado, as polêmicas ainda reverberam na imprensa. E, dependendo de qual veículo vejamos, fica clara a má vontade com relação ao Vasco.

No Globo de hoje, o título da matéria tenta ser sutil, mas acaba não sendo:

IMG_3503

A mulambada deveria ter – pelo menos em uma partida com um árbitro menos pusilânime – um jogador expulso aos 10 minutos do primeiro tempo, outro aos oito do segundo, e nada disso aconteceu. E, ainda assim, o Globo diz que o Vasco SE ACHA vítima? Para qualquer pessoa com um mínimo de discernimento, não tem o que achar. O Vasco FOI vítima.

Ao usar esse “se acha” na chamada do artigo, a tentativa do jornalista de ser sutil foi por água abaixo. Isso porque fica claro o posicionamento do jornalista (e por extensão do jornal, ou pelo menos da editoria de esportes do mesmo): de que ainda possa existir alguma dúvida se o Vasco foi ou não prejudicado pela arbitragem.

Como bem citou ontem o grande João Almirante: o diabo mora no verbo….

***

Outro ponto interessantíssimo da matéria aparece quando cita que o Sr. João Batista de Arruda não citou “ofensas de jogadores” na súmula. O texto fala, de uma maneira bastante genérica, que as ofensas partiram dos dois times. Curiosamente, não há qualquer outra citação na imprensa esportiva de que jogadores do Vasco tenham ofendido o árbitro após a partida. E, mais curiosamente ainda, a matéria não menciona em momento algum a, chamemos assim, “pressão” feita por dirigentes do Framengo (incluindo aí seu presidente) sobre o árbitro já dentro dos vestiários. E olha que até o Extra, uma espécie de divulgador de gracinhas mulambas, noticiou o fato.

***

Wood-Background-PhotoTeve também uma pérola desse que é um baluarte da imprensa esportiva carioca, o Renato Maurício Prado (ou “RMP“, Rosto de Madeira Prensada).  Na sua coluna de hoje, ele comete o seguinte raciocínio:

Erro Grosseiro

É óbvio que Jonas deveria ter sido expulso após acertar um tresloucado chute alto no rosto de Gilberto, ainda no primeiro tempo. É claro, também, que isso poderia ter decidido a partida a favor do Vasco. Dessa vez, as queixas de São Januário procedem.

Outra entrada feia foi a de Marcelo Cirino (que jogou muito mal) sobre Guiñazu. Mas nesse caso, dá, pelo menos, pra entender. O que você faria se fosse obrigado a dividir uma bola com o carrasco vascaíno, useiro e vezeiro em aplicar aqueles carrinhos assassinos? (grifo da casa) Pois é…

Esqueçamos a tentativa de contemporizar o lance do Jonas (quando fala em “tresloucado“) e a discreta alfinetada do “dessa vez” (ou seja, nas outras, não tínhamos razões para nos queixar) e nos atenhamos à parte do texto que grifei. Ali, de forma não muito direta, mas bastante clara, RMP usa o histórico do Guiñazu para relativizar a truculência do jogador mulambo e, pior ainda, tenta convencer o leitor que um erro justifica o outro (é natural entrar de sola em divididas com jogadores com fama de violentos) praticamente sugerindo que, se a disputa é com o Guiña, qualquer violência justificada.

Bom….diferente da matéria citada antes, a sutileza passou longe. Mas ser sutil é algo desnecessário para quem já escancarou a mulambice há tanto tempo.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

19 Comentários

Arquivado em Notícias, Vídeos

19 Respostas para “Ainda a semifinal

  1. Beto

    A imprensa esportiva é parcial demais, esse rmp justificando a violência contra o Guinha é de uma cara de madeira única. Fazem de tudo pra atenuar os favorecimentos ao clube queridinho da mídia.
    Paixão recente dessa mídia parcial é a nova diretoria do rival. Tudo que esses caras fazem é elogiado (quando merecem e quando não merecem). Criticam, com razão, até os dirigentes do rival do passado, só esquecendo que nesse mesmo passado apoiavam todos eles que hoje criticam, claro, quando eles eram contra o Caixa d’Água e o Eurico. Agora não prestam, mas apoiavam, na década de 90, a criacao de uma Liga que tinha, entre outras figuras, o Francisco Horta ( ex presidente do Fluminense), o Márcio Braga, o Kleber Leite, etc (de tempos em tempos sempre se falava em Liga com algumas poucas mudanças dos protagonistas). Contra o Eurico e o Caixa, o Kleber Leite e o Márcio Braga prestavam…representavam a modernidade na época.
    Sem entrar muito no mérito das qualidades administrativas desse grupo que hoje administra o queridinho da midia (superficialmente me parecem melhores que os antecessores, mas isso é com eles) só chamo atenção no sentido de que sempre as afirmações da imprensa (espn-brasil, ditas por Paulo Calçade, por exemplo) são “olha, em 2016, em 17 a situação melhorará e o Flamengo investirá mais, está fazendo o dever de casa, terá maiores investimentos, as dívidas estão sendo pagas, essa diretoria é séria, é fantástica, depois não adianta os rivais chorarem, etc”. Dando a entender que só o que está sendo plantado em poucos dois anos será suficiente e resolverá tudo muito rapidamente. E fico eu pensando, o que de tão mágico (aumento de receitas) ocorrerá nesses anos que estão por vir, já que as dívidas dos clubes sao gigantes, muitos juros e pra serem pagas deveriam consumir mais de uma década com os padrões de receitas constante ou pouco crescente ( e isso com clubes sendo bem administrados). Na verdade, o que vai ocorrer de diferente é que em 2016, 17 e 2018, teremos um aumento significativo de cotas de TV para a duplinha preferida da emissora que transmite os jogos. Abre parêntese, preferência e aumento de cotas sem justificativa razoável como venho mostrando atráves da divulgação das audiências de TV, sempre muito próximas, fecha parênteses.
    http://torcedores.com/noticias/78174-corinthians-e-flamengo-receberao-ate-385-mais-de-cota-de-tv-entre-2016-e-2018
    As cotas de TV saem de 110 milhões para 170 milhões para a dupla da espanholização. O Vasco, pelo que divulgam, ficará com 100 milhões. Em três anos são 210 milhões de reais de diferença. 210 MILHÕES DE REAIS, com o Vasco bem administrado (ainda difícil de acreditar nisso hoje, no passado Eurico foi péssimo presidente), e se canalizado para isso, PAGARIA UMA PARTE DA DÍVIDA DO VASCO EM MÍSEROS TRÊS ANOS.
    Então, o grande incremento de receitas que Flamengo e corinthians terão nos próximos anos são fruto do aumento de cotas de TV (sócio torcedor de ambos estagnou, embora num bom número, e mercado publicitário está dificil), ou seja, a Globo vai pagar, a mais para o flamengo, um terço da dívida do Vasco em três anos. Dessa forma, é mais fácil aparecer como a super diretoria , como muito competentes, e podem até ser, mas que é mais fácil, ah isso é.

  2. Diego Dias

    O que esperar de um juiz que se presta a fazer um papelão desse (se jogar no gramado como se tivesse sido agredido)? Honestidade zero.

    Como torço para o Vasco e não para presidente, me sinto muito à vontade para comentar.

    Uma coisa que tem chamado atenção é a postura do Eurico Miranda. Creio que seus eleitores esperavam aquele homem de antigamente, brigando com todos pelo interesse do Vasco. Por muito tempo, acreditou-se que o Eurico tinha uma força que sempre foi muito mais aparente do que efetiva. Acho que estamos pagando muito caro pelo logo do SBT, que embora divertido, foi um erro confrontar com uma empresa pela qual recebia a maior parte das fontes de receitas de terceiros.

    O que se vê, hoje, é um homem morno, sem aquela disposição de antes, com queixas bem brandas, uma fala sem força e sem conteúdo, sem quaisquer mudanças efetivas no campo prático. Ainda acho que o Eurico não passa a credibilidade para atrair grandes patrocinadores (o que sempre temi), mas na falta de opções, a sua experiência no futebol, pode ainda dar frutos positivos ao Vasco.

    Outra questão, foi essa decisão do Tribunal em julgar os jogadores do Vasco antes da final do campeonato. Ou seja, se o Vasco chegar à final, o resultado do julgamento está meio desenhado (jogadores punidos). Enquanto esses Tribunais interferirem nos resultados de campo, julgando todo tipo de coisa, de acordo com os interesses de quem quer denunciar, o futebol perderá ainda mais a graça.

  3. Juvenal

    JC – boa tarde
    há horas estou tentando ver seu blog e comentar, mas estava bloqueado. Será mais uma dessas loucas mengadas ?.
    A glomengo está em festa, no domingo era só mengão e queridão pra ca e pra la.
    Mas o pior mesmo foi o juiz, porisso eu repito A GRANDE DÚVIDA:
    1. o juiz não trouxe o vermelho para o jogo ?
    2. o juiz não teve coragem de mostrar o vermelho para o time vermelho?
    3. ou será que já tinha mais um esquema montado, dessa vez para favorecer o estranho regulamento dos empates ?
    Evidente que toda midia está debochando da nota que o Eurico publicou. Nem poderia ser diferente pois todos só torcem para o Outro !!!!!!
    Mas não há de ser nada, domingo tem mais.

  4. adamor ribeiro

    Caro J.C. Que vergonha essa arbitragem do carioca. Que nojo eu sinto dessa imprensa suja do Rio de Janeiro.Domingo vai ser a mesma coisa,ou quem sabe pior, os jogadores tem de serem orientados,a não se intimidarem diante dos mulambos,porquer eles vão pressionar á arbitragem do começo ao fim,e os do Vasco tem que fazer a mesma coisa,pressionar também,nada de deixar eles tomarem conta do jogo.Espero que os jogadores, joguem com a mesma raça que jogaram no domingo,pois ficou provado,que eles não são melhores que nós.abraço

  5. Cara, tira a foto desse P3D3R@5T@ daí.

  6. Caro JC, você nem imagina a vontade que eu estou de ver o Vasco ganhar desses mulambos. Faz já algum tempo que isso não acontece e, por isso, eu e todos os demais vascaínos estamos sede deste acontecimento. É claro que todos gostaríamos de ver o Vasco vencendo destes urubus jogando um futebol bonito, coeso, cheio de lances pra ficarem pra história. Mas, aí, cara, me vem um sentimento menos nobre que diz que isso não deve ser o meu desejo. Diz que esses mulambos não devem perder dessa maneira, pois assim não há justiça, nem reparação de tantos embates fraudulentos que tivemos com eles. Diz o sentimento menos nobre, mas sentimento legítimo e verdadeiro, que deveríamos vencer deles jogando muito mal e eles jogando bem e criando várias oportunidades de gol, todas chutadas para fora, sem precisar da intervenção do nosso goleiro. Ganhar de 4 a 0. Um gol contra com o goleiro chutando a bola e ela batendo nas costas do zagueiro. Um de penalty inexistente e com o imbróglio pseudo faltoso acontecendo fora da área. Um ainda com o zagueiro deles colocando a bola nas redes ao tentar cabecear a bola vinda de escanteio e outro aos quatro min. do tempo adicional em claro impedimento do Christiano. Sonhar não custa nada e “roubado é mais gostoso”.

  7. Luiz Felipe Branco

    Salve JC! Salve amigos de resenha!

    O papo dos caras era:”o Vasco é beneficiado com pênaltis duvidosos!”… O amigo e jornalista Bruno Guedes desmistificou isso e foi mais além: mostrou que durante toda primeira fase, fomos mais prejudicados do que beneficiados (a matéria na integra está no site da ESPN).
    A mídia caiu e cai quase que diariamente de pau no nosso presidente, que confesso não é a pessoa mais honesta e agradável para ser presidente do meu clube, porém vem, a princípio, fazendo um trabalho razoável, inclusive renegociando e pagando as dívidas do clube, mas nossa imprensa esportiva não divulga isso né?! Melhor exaltar que o rival flamengo vem inovando em gestão, “pelando o saco” dos caras de uma forma nojenta!!!
    Depois o bom senso resolveu tentar tirar uma casquinha tbm, com insinuações e baboseiras.. Quem é bom senso? Fazendo das suas palavras as minhas JC: onde está o bom senso agora p falar sobre essa agressão que poderia sim, sem exageros, deixar nosso jogador cego???? (Comentou isso no seu outro blog)
    Sobre arbitragem, o que falar?
    E finalmente a conclusão trágica: o campeonato está sendo preparado para flamengo e fluminense chegarem na final, ou alguém tem alguma dúvida disso?? Quem essa mídia desprezível vem apoiando e enaltecendo, quase que colocando num pedestal o campeonato inteiro por brigarem contra a federação????
    Pragmatismo ou não, mas acho que seremos covardemente roubados, isso ROUBADOS, no próximo encontro contra nossos rivais!

    Espero estar errado e comentar sobre nosso acesso as finais na segunda feira quando comentar o pós jogo!

  8. rodrigo

    Quando é que teremos um jogo normal entre Vasco e a mulambada?Caraca faz tempo que nao temos um jogo sem chororo contra eles.Ja mudamos de time varias vezes,ja mudamos de tecnico varias vezes,os juizes ja mudaram varias vezes tambem,e ate´ja mudamos de presidente e a porra de coisas estranhas continuam acontecendo.
    Quando nao sao os erros infantis do nossos jogadores,é o arbitro que mete a mao.Quando nao é nada disso é a sorte que caminha do lado deles.
    E nao adianta dizer que a causa e´devido ao tecnico mais experiente que eles tem ou o time formado a mais tempo.
    Ja perdemos um titulo pra eles que poderiamos ate perder por um gol de diferença pra sermos campeoes.O nosso time era pra la de bom e o tecnico nosso nunca tinha perdido uma decisao.Pois naquele domingo perdemos por 2 gols de difrença bem no fimzinho num gol de falta que ate hoje doi na gente.
    Nao encontro explicaçao pra descrever essa inhaca.Deve ser algo do alem do tipo sobrenatural de almeida como diria Nelson Rodrigues.

  9. Diogo

    Chega a dar nojo ler essas coisas.. q raiva que eu tenho dessa mulambada!!!

  10. BJ

    hahahaha essa do Rodrigo Nunes de Sá “neymarizando” eu não conhecia. Pior que está tudo igual ao ano passado mulambada reclamando sem razão de arbitragem, jornaizinhos dando razão, arbitro pra lá de questionado sendo escalado pra decisão ( ano passado foi o velho conhecido Marcelo de Lima Henrique) e que mesmo sob protesto dos vascainos teve a cara de pau de “falhar” denovo contra o Vasco como todos nós sabemos.
    Será que com tantas semelhanças o resultado será diferente no domingo?

  11. Guilherme Mendes

    Pergunta aos euriquistas de plantão: é esse o respeito???
    Continuamos a ser prejudicados e sacaneados a torto e a direito e nada é feito.

  12. Luciano - DF

    Pô JC!!!! Agora que descobri que o Blog da Fuzarca ainda existe!!!!! Como sempre uma resenha muito boa!!!!

    Ouvi que o benevolente juiz vai ter que ser “reciclado”, procede?

  13. TOMAS COSTA

    Da série “TEORIA DA CONSPIRAÇÃO”

    Ontem assistindo o linha de passe da ESPN fiquei surpreso com os enfáticos comentários do Mauro Cesar sobre mais uma garfada que o Vasco tomou contra os mulambos. Ele foi cirúrgico no que falou e ainda citou o blog do companheiro de canal que também sentou a pua no soprador de apito e elencou diversos erros de arbitragens contra o nosso time. Mas o bom mesmo foi a cara do Juca “dentes amarelos” e do Trajano “Bozo”, olhando para ele com um ar de reprovação de dar nojo, inclusive o Mauro ontem até deixou bem claro que esse história do Eurico nada tem a ver, mas aí no final como não podia deixar de ser, aproveitou a declaração do Fred enganador flozinha para alfinetar o do charuto e com o apoio dos demais.

    Eu até entendo que o Eurico é uma figura repugnante, digno de receber diversas acusações por todo tipo de coisa, só acho que deveriam seárar as coisas. O caso das declarações do Fred flozinha por exemplo, ele não tinha a menor razão de reclamar da forma que foi, fazendo ilações que o Vasco estaria sendo beneficiado, portanto errou e muito o atacante tricolete, e isso poucos da imprensa ressaltaram. Ele poderia sim até reclamar do lance que foi expulso, mas daí insinuar que estaria havendo armações contra os flozinhas já é demais. Inclusive a imprensa já faz campanha para que ele não seja punido pelo tribunal. mas afinal se você acusa alguém , você tem que provar, portanto independente de qualquer coisa, acho que o Fred deveria sim ser punido, pois fez acusações sérias que o Vasco estaria sendo favorecido pelos árbitros.

    Agora é claro se ele for punido, aí a culpa é do Eurico como sempre e vai voltar toda a história. Mas as pessoas tem que entender que democracia não pode ser confundida com libertinagem, não se pode sair por aí acusando sem ter provas, e aí sim cabe punições.

  14. David

    Como não considero rpm (rapariga para mulambo) jornalista, nada do que aquele asno fala a respeito de futebol deve ser levado a sério. O cara é um frustrado e ainda é torcedor mulambo.
    Agora querer justificar uma agressão, contando com histórico é coisa de “mulherzinha de malandro”, de gente sem escrúpulos.
    Quanto à arbitragem… Nada mudou e o respeito não voltou!
    O clube continua sendo prejudicado e nada acontece.

  15. Gleidson

    Esse RMP é um bosta… Leio as colunas dele só pra alimentar mais meu ódio sobre sua pessoa. Hoje, confesso, estou mais calmo que em tempos anteriores. Nesse domingo fui com minha esposa e filha para ver “Cinderela” no cinema. Isso mesmo. Troquei o Vasco por “Cinderela” ou, o real, por um passeio com minha família no shopping. Não me arrependo.

    Embora não tenha deixado de ver o placar do jogo pelo celular, me poupei de toda raiva que boa parte dos cruzmaltinos devem ter passado ao assistir o jogo ou comparecer ao New Maraca. Não falo aqui que os torcedores devem deixar de apoiar o time, pelo contrário. Mas já vi minha filha chorar por não entender o por quê de seu pai estar tão revoltado ao ver um jogo do Vasco… Nem preciso dizer quem era o adversário do Vasco, todos conhecemos o histórico de garfadas contra nosso time… Ou seja. Não vi o primeiro jogo e, provavelmente, não verei o segundo. Quero que minha filha goste do meu time e não o contrário. Muitas coisas devem mudar para que possa me sentir seguro em dizer: hoje o Vasco vai jogar contra o Flamengo e o melhor vai vencer… Infelizmente, sabemos que não funciona assim!

    Pra finalizar, repito uma frase que virou regra entre os cruzmaltinos nos últimos tempos: queria perder roubado para o framengo uma vez… Por que todas as vezes é foda, viu… Aff…

  16. Diego

    A cada ano esses bastardos conseguem se superar! O juizinho de merda ainda teve a moral de NÃO colocar na súmula que foi xingado pelos jogadores mulambos e “interpelado” pelos dirigentes no vestiário! É a cereja do bolo!! Vergonha total! Dá até desânimo assistir o jogo, sabendo que já estaremos entrando em campo prejudicados, pois 2 titulares dos mulambos deveriam estar na cadeia depois de domingo, e sabendo que muito provavelmente seremos operados de novo!

  17. Claudinei

    Como diria Lima Barreto: Os males do Brasil são (é) a rede globo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s