Força na hora certa

forçaDepois de terminada a extensão de pré-temporada que chamamos de Taça Guanabara, temos pela frente o primeiro jogo relevante de 2015. E também o primeiro com importância real que teremos contra a mulambada, por mais que para o atual presidente vascaíno, cada duelo com os urubulinos da Gávea seja um campeonato à parte.

Nas duas primeiras partidas – a primeira, amistosa, e a segunda no meio da fase de classificação – as vitórias mulambas vieram única e exclusivamente por conta de erros inaceitáveis dos nossos jogadores. Em nenhuma das duas qualquer time mostrou capacidade para se gabaritar como favorito absoluto do confronto. E hoje, quando o jogo pode decidir uma das vagas na final do campeonato, nada mudou. Se um dos lados tem uma vantagem, ela não é determinada por quem jogará, e sim pelo regulamento, que permite o avanço do Framengo no caso de dois empates nas semifinais.

Aí falarão que o retrospecto conta, que o Vasco treme diante da mulambada e mais um monte de fatores que não entram em campo. Nada disso conta: primeiro, porque dessas nove partidas que estamos sem vencer a urubulândia, duas ou três foram decidida pelos apitadores, que têm o hábito de se mostrarem humanos nesse clássico e errarem em lances capitais (infelizmente nunca para o nosso lado). E depois, não há como colocar sobre jogadores que estão há poucos meses no clube uma alegada amarelância diante de um adversário contra o qual jogaram apenas duas vezes.

Esses argumentos podem animar conversas de botequim ou pautar nossa competente imprensa esportiva. Mas com a bola rolando, quem estiver com a armadura cruzmaltina não pode se deixar levar por essa conversa. É preciso disposição, empenho e muita, mas muita atenção mesmo, principalmente depois do que aconteceu no clássico na Taça Guanabara.

Sobre a nossa escalação, que praticamente repete a da goleada sobre o Voltaço, o fato novo que provoca mais expectativa estará no banco: Dagoberto, que se contundiu justamente na primeira partida contra a mulambada, foi relacionado e pode voltar ao time hoje. Doriva deverá escolher entre Yago e Bernardo como acompanhante do Gilberto no ataque. Acredito que o primeiro deva ser titular, já que não foi tão mal na partida contra o Volta Redonda. E em uma partida com alto potencial para quizumbas como o de hoje, dificilmente Bernardo seria uma alternativa para substituir algum atacante, tornando a possibilidade de Dagol participar da partida enorme. Rodrigo, que se contundiu contra o Friburguense e ficou de fora na última rodada volta ao time, devolvendo à equipe a dupla de zaga que teve o melhor desempenho ao longo do campeonato.

A semifinal do Estadual é um dos famosos “jogos de 180 minutos”, mas como os mulambos jogam por dois empates, a necessidade de uma vitória no primeiro jogo é maior para o Vasco, que precisa reverter a vantagem que hoje está do outro lado. Vencer esse, que será o primeiro desafio real para esse novo elenco, será uma prova de capacidade maior que todas as que o time do Doriva mostrou até agora. Aliás, em se tratando de um campeonato como o Estadual que tivemos, será a primeira prova.

Campeonato Estadual 2015

Vasco x Flamengo

Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Guiñazu, Serginho, Julio dos Santos e John Cley; Yago (Bernardo) e Gilberto.

Paulo Victor; Pará, Bressan, Wallace e Anderson Pico, Jonas, Márcio Araújo, Canteiros e Gabriel; Alecsandro e Marcelo Cirino.

Técnico: Doriva.

Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Estádio: Arena Maracanã. Data: 12/04/2015. Horário: 16h. Arbitragem: João Batista de Arruda. Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massara dos Santos.

As redes Bandeirantes (todo o Brasil, exceto SP, PR e GO) e Globo (RJ, ES, DF, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO) transmitem a partida. O PFC transmite no sistema Pay-per-view para seus assinantes em todo Brasil. 

***

Há mais uma razão para a vitória na primeira partida da semifinal ser uma necessidade maior para nós: depois de hoje, a mulambada terá uma semana para treinar e se recompor. Já o Vasco tem o jogo da volta contra o Rio Branco-AC, pela primeira fase da Copa do Brasil. Ainda que a classificação não seja algo tão complicado (tomara, tomara!), Doriva pode precisar escalar alguns titulares para o confronto, até porque, os reservas fizeram um papel nada bonito na capital acreana. Caso algum titular participe da partida de quarta feira, esses terão um descanso menor e ainda correm o risco natural de contusões, algo que pode acontecer em qualquer jogo.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

24 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo

24 Respostas para “Força na hora certa

  1. Ricardo Santos

    Escutei um depoimento em uma rádio de que o árbitro do próximo domingo é flamenguista e vive usando a camisa do Urubu. A sua esposa é a bandeirinha que anulou o gol legítimo do Vasco, no final do jogo, contra o Barra Mansa. Se isso for verdade, é preocupante. Além disso, rola um vídeo na internet, que este árbitro simulou, CLARAMENTE, uma agressão física, se jogando no gramado.

    A julgar por este histórico, o Vasco levará uma rasteira novamente. A minha esperança é que a visibilidade do jogo possa intimidar um pouco esse juiz de favorecer ao seu time de coração. Vamos aguardar.

  2. ODILON SILVA = RJ

    Faltou algo, faltou competência para ganhar.

  3. Caro JC. Até gostei do jogo. No meu entendimento jogamos bem melhor que eles na maior parte do tempo. Agora, novamente o roubo contra o Vasco. No mínimo uns três lances de expulsão e nenhuma aconteceu. Será que não existe um único árbitro vascaíno? São todos mulambos? Uma ou duas expulsões mudariam completamente o jogo. Tanto o de ontem como o próximo. A nossa vantagem é que o respeito voltou…
    Abraços.

  4. Diogo

    Que tristeza de jogo! Chega a te deixar deprimido.. e não digo por mais um roubo contra o nosso time, mas sim pela péssima qualidade do Christiano e o do serginho… p eles serem ruins ainda falta muito!!!

  5. Kleber

    O que pensou o árbitro framenguista no lance de Gilberto com o Jonas:
    Que maldade essa do Gilberto, meter a cabeça na sola da chuteira do Jonas, deveria expulsá-lo.
    E mais uma vez o Vasco é garfado, como poderemos ganhar deste time de merda dessa forma?

  6. Carlos Couto

    O roubo de sempre, está bem difícil assistir jogos de futebol. Acho que vou ver o remo, bola de gude sei lá… SDV

  7. Beto

    Só um primeiro comentário, a imprensa está direcionando os debates sobre arbitragem e não está repetindo o lance que o Marcelo Cirino dá entrada criminosa no Guinhazu. Já imaginou se fosse o contrário? O Guinha pegando o Cirino daquela forma…. Essa é outra estratégia dessa mídia, o Vasco é prejudicado em mais de um lance e eles focam num só, o Cirino deveria ter sido expulso e ficaria de fora da próxima partida. E teve o lance do Walace também, já vi jogador do Vasco ser expulso por causa de lance parecido.

  8. Julio

    Três expulsões dos jogadores de lá e nada! o jogo pode não ter sido o melhor mas o Vasco mostrou raça e isso empolga! agora, com os juízes apitando pro “framengo” fica difícil mesmo. Agora vão falar o que sobre o Vasco…
    Obs: Quase o Cristiano acertou um cruzamento

  9. Juvenal

    Placar estranho esse: AMA 10 x VER 0.
    Hoje o apito mais uma vez decidiu o jogo e prejudicou o Vasco, pois dos 6 amarelos a metade merecia ser vermelho para o Outro.
    No geral o Vasco foi melhor em campo, tanto que o melhor do jogo foi o Outro goleiro.
    Continuo achando um absurdo esse regulamento de favorecer o Outro com um empate. Isso não tem lógica nenhuma! .

  10. Nicodemus

    tudo o que pedimos ao time é luta e raça… q não se acovardem! a torcida estará junto e vamos enfim sentar a vara nessa mulambada.. empate no primeiro jogo e vitória do vascão no último minuto do segundo jogo (e de preferência com erro de arbitragem a nosso favor… hehe)

    obs: esse fred é uma piada. disse ontem q o campeonato está sob suspeita pq o doutor eurico miranda exerce um poder sobre o futebol do rio. engraçado é q nos anos em q o vasco era prejudicado escandalosamente pela mesma FERJ e suas arbitragens, o sr. frederico ficou caladinho e feliz. estava tudo bom pra ele. os caras dizem q querem o bem do futebol carioca mas só olham pros próprios umbigos. começo a achar q a FERJ e o doutor eurico é q estão certos mesmo. essa dupla fla-flu está putinha pq o Vasco voltou a incomodar. FATO.

  11. Daniel Lessa

    Vamos para mais um campeonato à parte com eles. E creio que dessa vez a coisa será diferente. 3 x 1 Vascão!

  12. luiz henrique

    Quando o Vasco fez o segundo gol na primeira partida da final de 2001, pensei: FUDEU. Sabia que o time entraria querendo segurar o resultado e o risco de dar merda era enorme. Enfim, todos se lembram do gol do Pet…. Desde então não confio no Vasco quando tem alguma vantagem. Prefiro empatar ou mesmo perder hoje e ir com desvantagem para o segundo jogo. Odeio ver o time tentando segurar o resultado a todo custo. Alguém se lembra da final com Coritiba lá no Paraná???? Por sorte aquele dia deu certo….

  13. Wanderson DS

    Se não tiver falhas individuais e falhas principalmente da ARBITRAGEM, quem sabe a vitória não vem não é mesmo?! Bom, sinceramente não sei o que esperar desse jogo, são dois times nivelados POR BAIXO… apenas “detalhes” como esses podem resolver o jogo… que nos resta é torcer e que esses jogadores não peidem na farofa de novo… a gente sabe da limitação do nosso time, mas a mulambada também não é nada demais!!!

  14. Tomás Costa

    Em relação ao duelo dessa semi final, tenho certeza absoluta que os mulambos são os favoritos, ate por serem dois jogos, se fosse apenas uma partida teríamos mais chances.
    O time mulambo tem um time melhor tecnicamente e tem um elenco mais homogêneo que joga junto desde o ano passado, diferente do nosso que além de ser fraco tecnicamente, ainda está em formação, ate hoje o Doriva ainda não achou o time certo.

    Além desses fatores, ainda tem o fator psicológico, que ultimamente nos é bastante desfavorável.

    Espero de coração que consigam os pelo menos realizar duas boas partidas, com muita determinação, para que se não passarmos pelos mulambos, pelo menos horem a nossa armadura, evitando humilhações de outrora.

    O meu comentários parece e é pessimista sim, pois o histórico contribui para isso, mas o que realmente me leva a esse sentimento é principalmente a fragilidade do nosso time, hoje não temos jogadores capazes de nos transmitir confiança.

    De qualquer forma irei torcer como nunca para vencermos esse confronto e acabar com essa zoação Mulamba.

    Quatro ao time de hoje, eu escalaria o Marcinho junto com o Gilberto, tirando o Yago, que até agora nada fez e ainda é muito verde pra aguentar o tranco. Apesar do Marcinho não ser essa coca cola toda é mais experiente.
    Com isso deixaria o Dagolberto pro segundo tempo, ou nem colicaria dependendo do andar do jogo.

    Mais uma coisa, acho que hoje seremos minoria no maraca, coisa que nao poderia acontecer, mas que é compreensivo pela desconfiança da nossa torcida.

    Portanto só nos resta torcer e muito para vencer hoje.

  15. Juvenal

    Não é que o cariocão tem que acabar, como acham uns e outros, mas tem que mudar o regulamento, pois o mengo jogar pois 2 empates É UM ABSURDO. Não tem nenhuma justificativa nisso.
    Parece que sempre temos 2 campeonatos distintos: um em campo e outro fora com regulamentos esdruxulos e absurdos.
    Não entendo nada desse 2º campeonato, só sei que o Bota foi campeão da Taça GB. E a Taça Rio para mim parece uma incóginita, não sei como funciona nem como vai terminar esse Cariocão, pois o outro já entra em campo com vantagem e ainda pode ter o “solene patrocinio do apito amigo”.
    O negocio então é ganhar o jogo e esquecer essas palhaçadas absurdas de regulamentos.

    • JC Barbosa

      A vantagem do empate me parece justa, já que não existe mais a Taça Rio e quem se classifica melhor merece ter algum privilégio. E, na verdade, o regulamento é esdrúxulo pq favorece, no final das contas, que tem campanha pior: o Flamengo leva com dois empates quaisquer, mas se for 1 x 0 para nós hoje e for 1 x 0 para os mulambos domingo que vem, a decisão vai para os penais e os resultados iguais não contam.

      Isso nos favorece hoje. Mas se formos pra final contra o Flu, nós seremos os prejudicados.

  16. Germano

    Bom dia Vascaínos, com a licença do blogueiro, vou utilizar seu último título: “para o alto e avante”. Que o Vascão vença!!!

  17. Adriano

    Muito bom o post JC. Os dois jogos que tivemos foram por falhas nossas, nao e possivel que vamos vacilar hoje tambem. Sobre o Dagoberto nao o botaria nem no segundo tempo, o testaria na quarta como titular e ai iria com tudo no domingo que vem. Tomara que o Felipe Gabriel assine conosco, pois e titular facil no lugar do Serginho.

  18. Caro JC. É chegada a hora. Temos que vencer. Vencer com folga, mais de três gols, para irmos tranquilos para o segundo jogo. O florminenC ontem venceu o botafogo e abriu caminho para sermos campeões. É só vencermos os mulambos e depois buscarmos nossos fregueses florais.
    Rumo à vitória.

  19. bom dia

    O Vanderlei com certeza vai escala um time com 3 volantes e explorar a velocidade do Marcelo Cirino nos contra ataques pelo lado do Cristiano, já que o mesmo não sabe nem apoiar e nem marca então e melhor que ele fica la atras mesmo e convenhamos que o Marcelo e melhor que o Yago

    O problema do Doriva não é nem a escalação, ja que esse time que ele escala é o que a maioria da torcida do Vasco escalaria tirando o cristiano e o serginho, e nem a formação, mas sim nas alteraçoes onde ele ele faz o 6 por meia duzia. Agora e torce para que a sorte venha para o nosso lado nesses dois finais de semana

  20. josé

    http://www.netvasco.com.br/n/160906/em-nota-casaca-responde-declaracoes-de-rodrigo-caetano
    Não haveria momento mais oportuno para soltar uma nota dessas! Parabéns Casaca pelo bom senso e pelo pensamento SEMPRE no bem clube.
    Agora entendo a “nota” lança~da pelo Dr. Eurico perguntando quem era Bom Senso, mas vamos tirar o FC fica mais plausível e contextualizado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s