Para o alto e avante

Por mais que a Federação, e porque não dizer, seus afiliados tentem acabar com o Cariocão, o combalido Estadual do Rio ainda tem o poder de trazer alguma emoção para os fãs do esporte. Se a última rodada da primeira fase do campeonato não primou pela qualidade dos jogos, as várias possibilidades que tivemos nos derradeiros 90 minutos dessa Taça Guanabara praticamente compensaram a frustração de termos tido até agora um campeonato no qual as brigas extracampo tiveram destaque maior que o futebol.

Mas falemos da vitória do Vasco sobre o Volta Redonda, na segunda goleada que o Gigante conseguiu aplicar no Estadual. Apesar de raro, o dilatado placar de 4 a 1 não traz muitas novidades para se falar sobre o futebol apresentado pela equipe. Aliás, perdendo, empatando, vencendo ou goleando, o Vasco tem mantido as mesmas características desde o jogo contra o Nova Iguaçu, que pode ser considerado um ponto de virada da equipe: muita posse de bola, pouca criatividade no meio, equipe descompactada e lenta na recomposição e força nas bolas paradas. Vimos tudo isso mais uma vez contra o Voltaço, principalmente no primeiro tempo, quando sempre errávamos o passe decisivo ou as finalizações, nas raras vezes em que elas aconteciam.

As coisas mudaram no segundo tempo, mas não muito. O Vasco diminuiu os espaços entre seus setores e com isso passou a recuperar a bola mais rápido e pressionar de vez o adversário. O que mostrou resultado em pouco tempo: marcamos dois gols antes dos 15 minutos, com Jhon Cley e Luan.

Mas aí passamos a ver mais um defeito recorrente da equipe. Com a vantagem no placar, o time relaxou e voltou a deixar o Voltaço jogar. Parecíamos dispostos a colocar alguma emoção na partida, o que aconteceu aos 20, quando o Volta Redonda diminuiu o placar depois de um cochilo coletivo da defesa. Foi a hora em que a torcida reviu o fantasma das vacilações passadas, e ficamos imaginando: quando será a próxima entregada de rapadura?

Doriva já havia começado e mexer na equipe, e ainda que tenha demorado um pouco, elas trouxeram resultado. Antes de sofrermos o gol, o treinador promoveu o retorno do Marcinho à equipe, no lugar de Julio dos Santos. Depois colocou Rafael Silva e Bernardo, nos lugares de Cley e Yago. E quem veio do banco acabou entrando para resolver a partida. Rafael Silva marcou o terceiro assim que entrou em campo, trazendo de volta a tranquilidade para os vascaínos. E fechamos o caixão depois de uma jogada entre Bernardo e Marcinho, que marcou um bonito gol em chute colocado de fora da área.

A vitória não pode mascarar as limitações e pontos fracos do time, que insistem em aparecer. Os números finais do Vasco na Guanabara mostram o quanto o time ainda não está pronto: em cinco rodadas, deixamos de ser uma equipe com uma defesa sólida, mas que não consegue marcar gols para nos tornarmos o segundo dos classificados a mais sofrer gols e com o melhor ataque da competição. Acabar com essa instabilidade e encontrar o equilíbrio é o caminho para chegarmos ao título. Doriva tem até o domingo para resolver essa questão. Conseguindo, a direção que o Vasco seguirá é apontada pelos quatro goleadores na foto que ilustra o post: para o alto.

As atuações…

Martín Silva – pouco trabalho e nada a fazer no lance do gol.

Madson – tem sido mais tímido no apoio, ontem talvez por conta da liberdade que Yago teve para cair pelos dois lados do campo. Ainda assim fez algumas boas jogadas ofensivas.

Luan –  a autocrítica com relação ao time no fim do jogo contra o Friburguense parece que surtiu efeito. Tirando um passe errado que poderia render um contra-ataque perigoso (e que não rendeu porque o próprio parou o lance, ainda no primeiro tempo), Luan saiu soberano na maioria absoluta das jogadas. E ainda se tornou o vice-artilheiro do time, marcando seu quarto gol no campeonato.

Anderson Salles – se embananou junto com toda a defesa no lance do gol do primo do Kaká, mas no restante do jogo não comprometeu. Cobrou a falta que originou o terceiro gol do Vasco.

Christiano – esse não tem salvação. Erra tudo o que tenta no apoio e parece ter alguma restrição legal que o impede de cruzar a linha do meio de campo quando precisa marcar.

Serginho – só a total falta de opções do elenco justifica sua permanência no time. É o típico volantão que não tem mais espaço no futebol atual: só sabe marcar e, ainda assim com suas capengadas.

Guiñazú – foi bem na marcação e no combate e, mais inacreditável, sem violência. Nem cartão amarelo levou.

Julio dos Santos – alguns bons passes, um chute que, por azar, carimbou a trave e disposição para ajudar na marcação. Saiu no segundo tempo para a entrada do desaparecido Marcinho, que voltou ao time depois de seis rodadas e procurou trazer mais movimentação ao meio. Foi premiado com um belo gol.

Jhon Cley – uma ou duas boas jogadas, o que é pouco para um camisa 10. Mas acabou abrindo o placar após boa jogada de Gilberto. Rafael Silva entrou em seu lugar e mostrou sorte ao marcar o terceiro gol na primeira vez que encostou na bola. Não é nada, não é nada, Rafael já é o segundo atacante do elenco com mais gols na temporada.

Yago – vinha fazendo um bom primeiro tempo, se movimentando bem pelos dois lados do campo e criando algumas boas jogadas. No segundo tempo voltou a ser o Yago ineficiente de sempre e cedeu lugar ao Bernardo, que mesmo atuando pouco tempo participou do lance do quarto gol, dando o passe final para Marcinho.

Gilberto – tentou muito, quase marcou um golaço no primeiro tempo, acertou um chute perigoso no segundo, mas acabou passando em branco (torçamos que tenha guardado seus gols para os próximos jogos decisivos). Foi dele o passe para Cley abrir o placar.

***

Voltando a falar do Estadual, além das emoções que todos os torcedores tiveram na última rodada, podemos ter uma certeza: NADA está definido. Já não estaria mesmo que algum time estivesse sobrando no campeonato, porque clássicos são imprevisíveis. Mas a falta de favoritos claros ao título acontece porque, imprevisível mesmo, é a capacidade dos competidores.

Do Vasco, já falei e todos sabemos. Em tempo recorde mudamos completamente nossa característica de boa defesa/ataque fraco para bom ataque/defesa fraca.

O Botafogo é o talvez o mais regular de todos, mas deu suas tropicadas pelo caminho e pegará na semifinal justo o Fluzim (de quem tomou um pau, mesmo sendo o Florminense o pior entre os grandes nos clássicos).

Do pessoal do Laranjal, nem precisamos falar  muito. Basta lembrarmos que sua classificação só aconteceu aos 42 minutos do segundo tempo da última rodada. E com um gol contra. Do Madureira.

Os mulambos, nossos adversários na semifinal, virão com a mesma empáfia de sempre, já se considerando finalistas. E foi essa marra que os fez entrar em campo ontem com a certeza da conquista da Taça Guanabara e sair dele com a bola abaixada e a marra diminuída pelo Nova Iguaçu, aquele mesmo que ainda luta para não cair e que foi exterminado em São Januário.

Portanto, não há motivos para os vascaínos ficarem pessimistas. Os quatro grandes do Rio chegaram à fase decisiva e todos estão nivelados, ainda que seja por baixo. Temos totais condições de sermos campeões.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

62 Comentários

Arquivado em Atuações, Notícias, Resenhas, Vídeos

62 Respostas para “Para o alto e avante

  1. Juvenal

    Amanhã tem mais um Classico dos Milhões e a NOTIVAÇÃO deve ser maior ainda para acabar de vez com esse tabu de não ganhar deles faz tempo.
    Aquele ultimo jogo no Maraca foi atipico pois parecia mais polo aquatico e em apenas 2 lances nos perdemos o jogo.
    Em classico nunca há favorito, e aqueles que acham o contrario, posso afirmar que favorito não ganha classico antecipado, pois o jogo é decidido em campo e não fora dele com simples palpites.
    Força Vascão

  2. Beto

    Ponte Preta teve agora a pouco grave erro de arbitragem contra sua equipe. Tá lá o Juca Kfouri informando o ERRO. A imprensa informará o erro, repito, o erro. Mais uma vez um erro. Vasco no mundial, Vasco na copa do Brasil 2009, etc etc etc. Erros e mais erros sempre muito mais favoráveis a certos clubes e a imprensa sempre, sem dúvida nenhuma, informa que o árbitro é humano e erra mesmo. E é verdade. E eu acho que acreditava nisso até esse ano, onde, por culpa da imprensa, comecei a ficar na dúvida, afinal quando o erro é favorável ao Vasco, essa mesma imprensa, acredita em algo deliberado. Curioso.

  3. Afonso

    Se fosse um jogo só, até poderia acreditar em uma vitória. Joga fechadinho como um time pequeno, um lance de sorte, um contra-ataque bem feito e ganha de 1×0. Mas em dois jogos, com o Urubu ainda levando vantagem de 2 empates? Não vejo possibilidade. Não que o Urubu seja um primor de time. Mas ao longo de 15 rodadas foi muito visível o quanto nosso time titular é fraco e não possui alternativas no banco para alterar o panorama de uma partida.

    Uma gigantesca dificuldade de criar jogadas e fazer gols. A maioria dos gols de bola parada ou fruto de falhas dos adversários. Colocar como salvador o Dagoberto, que mesmo se voltasse, não estaria em plenas condições e completamente fora de ritmo, é querer apostar demais.

    Creio que o time tenha ido até bem longe. Queria muito ver o Vasco campeão, mas tenho que reconhecer que não inspira confiança nenhuma como foi em outrora.

    • JC Barbosa

      Sinceramente, acho um exagero achar impossível passar pelo Flamengo, não apenas pela qualidade (ou falta de) do adversário, mas pelo confronto direto: os caras nos venceram em dois erros individuais e não fizeram uma partida superior à nossa.

  4. Caro JC. Há uma coisa diferente em São Januário que tem sido pouco comentada inclusive aqui. É notória a diferença entre o atual departamento médico e o anterior. Parece que há mais ciência ao se fazerem as coisas. Em passado recente, os atletas que entravam no departamento médico demoravam para sair e quando saíam logo…logo se machucavam de novo e voltavam para o estaleiro. Hoje os jogadores se recuperam com mais brevidade e com mais consistência, ou seja não retornam logo para o departamento. Me parece que a condição física dos atletas hoje é bem superior à de pouco tempo atrás quando o departamento médico vivia sempre cheio e hoje são poucos os que lá estão.
    Abraços.

    • JC Barbosa

      Essa era aliás uma coisa que eu estava pensando: pelo que falam do novo departamento médico, e até pela procura de jogadores de fora do Vasco, imaginei que não veríamos jogadores fora de condições de jogo por muito tempo. Mas não é o que aconteceu com Jean Patrick (fora desde a primeira rodada), Marcinho (seis fora até do banco), Luan e Dagoberto (que se Deus quiser joga no domingo). Ou esses jogadores não se cuidam como deveriam ou são muito azarados para se contundir com mais gravidade logo no início da temporada.

      • Não é que sejam azarados, mas podem ocorrer realmente lesões mais graves. De todo modo, acho que melhoramos muito nesse campo e como você disse o nosso departamento médico tem sido procurado até por atletas de fora.
        Abraços.

  5. ODILON SILVA = RJ

    Não tem outro remédio, não tem outra solução, superação total, time com deficiência técnica, time de pouco investimento, time bom, bonito, barato,vai sempre falta alguma coisa, então coloca superação, vontade, garra, essa é a receita, não tem outro jeito.

  6. ODILON SILVA = RJ

    Eurico miranda sumiu, depois do chocolate na serra, ele tomou doril, se ganhar do flamerda, ele com certeza vai colocar a careta na janela. Então SADDAM, manda esse time jogar pra frente, manda esse time jogar em linha reta, peito erguido, nariz pra frente, cabeça virada para o gol inimigo, qualquer angulo do campo, olhar pra frente, pegou na bola, bola pra frente, sem medo de ser feliz, nada temer, jogar pra frente. Vamos usar a tática do SADDAM, a tática JFTT, jogar pra frente, o tempo todo.

  7. ODILON SILVA = RJ

    Agora se por acaso perderem outra vez para o flamerda, vou ser obrigado pedir a cabeça do SADDAM MIRANDA, vou ser obrigado pedir o impeachment do SADDAM.

  8. Salomão

    Não seria hora da direção do Vasco já ir se posicionando em favor do brasileiro. Verificar o elenco a ser utilizado, pois muitos clubes já estão se reforçando para o torneio.

  9. Brankello

    A verdade é que nos temos um time muito limitado, de limitado para ruim. Isso me preocupa no brasileiro.

  10. Valério

    Voce não acho que o tecnico deveria trocar o Jonh Clay, ele é muito ruim, produz pouco e é ruim no combate direto.

  11. Velho Brown

    Só gostaria que quando voce se referisse ao Fluminense não colocasse os nomes de Fluzim, laranjal e tals… vamos lá, vamos respeitar essa camisa.

  12. Renan

    O time tem limitação técnica? Evidente que sim. Então, tem que tirar a diferença, durante o jogo inteiro, na disposição. Em uma partida de futebol pode acontecer de tudo. O mais importante é não perder a concentração, caprichar nas finalizações e não dá gol de bobeira para o adversário. É possível, desde que tenha estabilidade emocional e troque passes com inteligência.

  13. Ricardo Mota

    Muito boa a colocação final JC. De fato, temos totais condições de sermos campeões.. Acreditemos nisso meus amigos vascaínos…

  14. Germano

    Boa Noite, o Vasco e principalmente nós vascaínos, temos que ser mais otimistas e parar de começar o clássico já derrotado. Toda vez é isso parece que já entramos perdendo o jogo. Nosso time é ruim, blz, mas o deles tb é uma merda, não estão na série B, ou nunca estiveram, pq compraram a portuguesa, pararam um campeonato quase a metade e depois que arrumaram o time jogaram umas 9 rodadas a mais. Enfim uma série de coisas que eles estão habituados. Outra coisa que eles estão habituados, é sempre deturpar a realidade e o pior, tem dado certo. Nossa torcida tem acreditado nas mentiras ou meias verdades que eles dizem. Vamos parar com isso. O clássico é dos maiores do mundo, não tem favorito, mas temos de iniciar o jogo 0x0. E acreditar, mas sobretudo torcer. Histórico não ganha, mas há que ressaltar que a Verdade eh: nós temos a maior invencibilidade, 14 jogos seguidos sem perder pra eles. NOS já enfiamos 7×0 neles. Na última semi final, nós vencemos. Eles ganharam o último carioca com aquele empate sem vergonha daquela maneira. Mas não venceram o jogo. Nós é que temos estádio, em grande parte pela paixão da nossa torcida que NUNCA temeu essa merda como hj… Torcedor do Vasco tem que parar de ir na onda dessas merdas!!! O Vice dessa Guanabara são eles, aliás quem tem mais vice são eles. Quem tem campeonato brasileiro forjado e sem final jogada são eles, NOS fomos lá e acabamos com o time da série B. Então é levantar a cabeça e jogar bola!!! Sem essa de esquentar a cabeça ficar nervosinhos, pq esse é o jogo deles. O ataque deles tem Marcelo Cirino e Alecgol, pqp!!! Alecone, como a torcida do Vasco cansou de achincalhar, agora lá o kra é bom?? Para, não tem nada ganho, porém tb não tem nada perdido, temos que jogar bola, só isso, ficar nessa coisa de campeonato a parte, vice do não sei o que, NÃO FUNCIONA.
    Saudações Vascaínas!!!

  15. bruno oliveira

    JC você acha que há chances de sermos garfados de novo nessa semi-final pelo fato de florzinhas e mulambos terem colocado pressão com suas declarações pra em cima da ferj

  16. Leon da Cruz

    Deu para amenizar o desânimo depois do jogo com o Friburguense. Mas a verdade é que o placar foi enganador. Fizemos os gols mais pelas falhas bizarras do Volta Redonda do que por nosso mérito. De todo modo, o time pareceu um pouco mais solto, leve e veloz em campo.

    Embora tenha ido mal no segundo tempo, foi a melhor partida do Yago no campeonato. No primeiro tempo, não estava afobado, tocando a bola no momento certo, etc. Vamos torcer para evoluir.

    Christianno, ao acertar dois cruzamentos, deu aquele alento à torcida: “melhor partida da sua vida!” Mas o que, em compensação, errou depois de passe e tomou de bola nas costas foi uma barbaridade. Não adianta insistir.

    Marcinho parece ter voltado mais pesado do que quando saiu. Um verdadeiro bonde. Se não fosse pelo belo gol, teria sido nula a sua participação. Mesmo assim, não vejo como ele não ter vaga nesse time.

  17. luiz henrique

    Eu não me iludo. Com esse time deplorável, não vejo chance de título. Na boa, o time dos mulambos é o melhorzinho, mas, com VC disse, clássico não tem favorito. Como vascaíno, torço pelo improvável, o título. Mas sempre vejo as forças da natureza jogando contra o Vasco em razão do presidente que temos…..

  18. Rafael Lima

    Esse time precisa variar jogadas. Se ficar só jogando pelo lado direito, vai ser presa fácil para o Urubu. Tem que surpreender. Precisa diversificar jogadas, confundir a marcação e movimentação o tempo todo.

    Os laterais precisam ter apoio para fazer tabelas e buscar a linha de fundo. Também não dá para o Gilberto ficar isolado na área. É necessária aproximação e recomposição rápida no caso de perda de bola.

    Acho que o Urubu não é tão superior tecnicamente ao Vasco. O que me preocupa é a postura em campo: tem que estar ligado o tempo todo. Evitar falhas bobas, não tomar gol de bola parada, o excesso de faltas levando à expulsão e a EXCESSIVA COVARDIA quando joga contra eles.

    Para o Vasco ganhar do Urubu, precisa ser mais incisivo, concentrado o jogo inteiro. Se fizer o primeiro gol, buscar o segundo e assim por diante.

    Caso esteja vencendo e tentar, mais uma vez, segurar o resultado, VAI PERDER OU TOMAR O EMPATE, pode escrever. Tem que MATAR O JOGO. Tem que ficar muito concentrado nos dois jogos, e buscar a VITÓRIA O TEMPO TODO.

  19. tulio

    Jorge Henrique, Cauteruccio, França ex-Figueirense, Julio Cesar ex-fogão, … reforços

  20. Nicodemus

    É contra os mulambos? Já estou até vendo o que irá acontecer… pqp…

  21. adamor ribeiro

    Caro J.C. Boa vitória,mas me preocupa muito, as falhas que a zaga comete,principalmente no jogo aério,que é o forte dos mulambos. O Luan é bom pelo alto,mas o A. Sales é fraco,eu preferia o D. Silva,que é bom nas bolas aéreas,quem sabe jogar com 3 zagueiros, tirando o Serginho do time. Mas com certeza o Doriva não fará isso,é muito conservador.abraço

  22. Juvenal

    Repetimos a dose de Friburgo, e fizemos novamente 4.
    Agora é aguardar mais um Classico dos Milhões.
    Os outros são favoritos, mas favorito não ganha jogo antecipado.
    Portanto,acho que o Vasco deve esta muito mais motivado a quebrar o incrivel tabu de não ganhar dos outros há muito tempo, e MUDAR ESSA HISTÓRIA NO DOMINGO.
    Força Vascão!

  23. Paulo Sergio de Araujo

    Por curiosidade, JC. Não sei se você acompanha os demais times da competição ou limita-se a acompanhar o Vasco. Mas tive uma boa impressão do primo do Kaká.
    Você já o vira jogar anteriormente…? Ele é mesmo bom jogador, ou “foi só ontem”…?

    • JC Barbosa

      Tirando o gol – no qual o maior mérito do jogador foi estar no lugar certo, na hora certa – não vi o primo do Kaka fazer algo que o recomendasse…

      • Paulo Sergio de Araujo

        Não foi “só o gol” (em que ele apenas estava no lugar certo) que me causou boa impressão. Vi um jogador de boa técnica e “nos incomodando”, mesmo sem algum companheiro para ajudá-lo com eficácia (por isso, além do gol, não vimos jogadas do Voltaço, nos “melhores momentos”).
        Gosto de futebol, mas, em jogo do vasco, só presto atenção nos nossos jogadores. Mas, ontem, o cara me despertou a atenção (talvez pelo parentesco).
        Sei que você costuma ver a reprise dos jogos; o que não faço. Se tiver oportunidade, preste atenção no cara e me diga se me enganei ou realmente ele tem qualidades.

      • Tomás Costa

        Eu n vi esse primo do Kaka jogando, já não basta o primo do Messi ??? Kkk.

    • Paulo Oliveira

      Xará,

      Uma coisa é certa, o Cristiano do Bonsuca é muito melhor do que o nosso.

      Saudações Vascaínas.

  24. Tomás Costa

    Alguém aqui poderia me esclarecer uma coisa ??

    O presidente da FERJ, Rubens Lopes assumiu a federação esse ano ???

    Pergunto pq tava assistindo a ESPN e os caras insistem na união dos três clubes grandes contra a federação, que é pra melhorar o futebol do Rio e coisa e tal, mas…..eu não entendo o seguinte :

    Pq esses FDPS safados da ESPN não fizeram essa grita toda nos anos anteriores ???
    Só agora ?????

    O que eu mais fico puto é que deveria ter pelo menos coragem falar claramente que a grita é contra o do charuto e por tabela o Vasco.

    Vão tomar $#@$&%$##$%%#&%@%*#$, bando de canalhas enganadores.

    • Paulo Sergio de Araujo

      Perdoe-me, amigo. Assisto a ESPN há anos e os caras DESDE SEMPRE “sentam o cacete” na “ferj” (em minúsculas mesmo), como também nas demais federações e na “cbf”.
      Não é “agora”, com o retorno do “rei das bravatas inúteis e promessas não cumpridas”, que a mídia “mudou de opinião”.
      Tem pleno fundamento as críticas dos caras, contra estas TODAS ESTAS MÚMIAS que se servem do futebol (e, também do demais esportes) há DÉCADAS.
      O “erro” não está na crítica deles. O erro está na nova/VELHA diretoria do Vasco, que faz parte da “banda podre” (diga-me com quem andas e te direi quem és) dos bastidores do mundo da bola e, por isso, se alinha com os maiores responsáveis pela EVIDENTE, EXPLÍCITA, decadência do futebol brasileiro. As federações, os dirigentes, estão ricos; enquanto os clubes, só pioram e se degradam (não é só o Vasco).
      Não caia nesta conversa fiada de “mídia inimiga do Vasco”. Eles criticam e elogiam igualmente a todos os clubes, dependendo do que está acontecendo em cada momento. O Mauro Cesar Pereira, que é flamenguista, foi o jornalista que mais criticou o roubo que sofremos na final do carioca ano passado e na bola que o imbecil do Castanheira “não viu” entrar, na falta batida pelo Douglas.
      Quando o vasco está bem, como estava em 2011, todos nos elogiam. Quando caímos de novo NA MERDA, que nos acompanha DESDE 2001 (com a breve exceção do ano de 2011), a imprensa, como um todo, vai continuar nos criticando.
      Quando um dirigente COMPETENTE DE FATO (e não “de boca”) nos tirar da merda em que nos enfiaram desde 2001, TODA A IMPRENSA não terá mais motivos para nos criticar. Até lá, amigo, temos que “engolir e assimilar” todas as críticas; porque elas são VERÍDICAS e fundamentadas.
      Simples assim.

      • Tomás Costa

        Caro amigo eu não vou em conversa de ninguém, é apenas o que acho.
        O que eu sei é que até ano passado os presidentes da dupla apoiava a federação e o bananite não. E coincidente o Vasco foi grafado daquela forma, o que isso quercdizer ???? Nada, apenas que os árbitros são incompetentes, não quer dizer que houve manipulação de resultados, e lembro bem que o Mauro realmente bateu bem no assunto, mas em nenhum momento ele e nem os outros sequer levantaram a hipótese de armação como hoje estão fazendo, é disso que falo e sabemos bem pq, afinal a volta do Eurico causou muita coisa.

        Não precisa o amigo me alertar sobre os “ratos” que tomam conta das federações pelo país afora e principalmente no núcleo principal, sei bem disso, só que não vejo muita diferença deles para os outros “ratos” que administram os clubes, ou você acha que os presidentes da dupla “fra-fru” são homens comprometidos com o bem do futebol brasileiro ??
        Esse caras só olham pro seu umbigo meu camarada, ou você já esqueceu da história obscura da queda da lusa que até hoje não foi explicada ??

        Mas tudo bem respeito sua opinião, só não concordo que os caras da ESPN são os supra sumo da moralidade brasileira. Lá os caras são pré determinados a meter o cacete no do charuto com força e infelizmente atinge o Vasco por tabela. E isso é notório meu amigo, só cego que não quer ver.

      • Tomás Costa

        Paulo Sergio esquece de perguntar, você que estava tão atento ao programa da ESPN e se mostrou ávido por defender os exemplares jornalistas da ESPN, me diz aí se por acaso eles ao falarem do jogo dos flozinhas, citaram em algum momento vários erros do árbitro a favor dos tricoletes, inclusive com um gol em impedimento, falaram ???? Eu não vi. Como diz o outro, “vai pra grupo com esses caras não” meu câmaras.

      • Paulo Sergio de Araujo

        Tomás,
        Eu não pertenço a grupo nenhum e minhas orelhas jamais foram e jamais serão “alugadas” por ninguém.
        Me atenho a FATOS e, apenas, a FATOS.
        Há mais de 50 anos, torço (fervorosamente) PELO VASCO; e não por dirigente de qualquer vertente. Como tenho “memória ativa” e profundo respeito pela capacidade de discernimento que “Papai do Céu” me deu (como deu à TODOS) , não assimilo conversa fiada de ninguém.
        Não faço “pré-julgamentos”. São FATOS OCORRIDOS que formam minha opinião a respeito de tudo.
        Desde 2001 acompanho, revoltado e inconformado, AS MERDAS DE GESTÕES que transformaram um “ex-Gigante” de protagonista em coadjuvante. As críticas dirigidas ao Vasco, desde então, são FUNDAMENTADAS, são VERÍDICAS; não são “perseguição” da imprensa. Quem pensa diferente e/ou gosta de manifestar “complexo de vira-latas”, não tem a menor ideia da real GRANDEZA do Clube de Regatas Vasco da Gama.
        Não sei como alguém consegue “definir” quem é o PIOR GESTOR. Eurico ou Dinamite, como os FATOS COMPROVAM, são os PIORES PRESIDENTES que o vasco já teve. Um deles , INFELIZMENTE, está de volta fazendo “mais do mesmo”.
        Acompanho a ESPN porque ali estão os melhores jornalistas esportivos, com um grau de isenção MUITO SUPERIOR à todas as outras emissoras. Já vi SIM, críticas, FUNDAMENTADAS, VERÍDICAS, a todos os clubes, quando estes as mereceram. Já vi ali, SIM, críticas aos mulambos e ao FluminenC, e até aos clubes paulistas pelos quais a maioria dos profissionais dali torcem.
        Só que, antes de “concordar” com o que eles (ou quem quer que seja) estão expondo, me atenho à REALIDADE DOS FATOS OCORRIDOS; porque uma coisa é o que eu gostaria que as coisas fossem, e outra coisa é o que elas são EM REALIDADE.
        Muitas pessoas preferem “adorar figuras proeminentes e pensar com a cabeça dos outros”, Não é o meu caso e é problema de cada um “escolher” de outra forma.
        Simples assim.

  25. Paulo Sergio de Araujo

    Pelo menos vimos uma maior movimentação do time e menos “ligações diretas”; o que, apesar de pouca, já é uma melhora.
    Só mais uma questão: se alguém da comissão técnica não “informar” ao Yago, que futebol “se joga em pé” e só se consegue dar andamento a alguma jogada se “permanecer de pé”, teremos “um novo William Barbio” no time. Se alguém está “com saudades” do jogador “enrolado e caiu-cai” que se foi, que fique feliz. Eu não estou.

  26. Caro JC, ontem até gostei de Vasco. Só não gostei de termos os mulambos na semi final. Já jogamos duas vezes contra eles neste ano e foram duas derrotas, então…sei lá.

  27. Iago Linhares

    Só tenho uma coisa a dizer: o Henrique joga muito mais bola que este tal Cristiano. Ele é um otimo lateral e o Vasco vais esperar o cara sair do clube e ir arrebentar em outro clube pra poder lamentar.

  28. boa vitória do vasco ontem mas o john clay esta sendo longe de um camisa 10 para o brasileiro. O vasco precisa contratar esse meia e o cristiano ja deu né. acho que são 12 ou 13 jogos e cara não foi bem em nenhum deles. Agora o time precisa tocar mais rapido a bola. o Vasco não tem nenhum jogador habilidoso pra sair cortando todo mundo principalmente o yago achando que é um messi

    diante dos últimos resultados, não tem como não ficar pessimista. Não ganhamos deles a 9 ou dez jogos e quando estamos bem para enfrenta-los acontecem erros individuais onde acabam entregando o jogo para eles. O vasco pode ter combinados de real madri e barcelona onde sempre haverá aquele lado psicológico contra a mulambada. Espero que o jejum de vitória se encerra nesta semifinal

  29. TOMAS COSTA

    Quanto ao jogo de ontem realmente não se tem muito o que comentar, afinal como bem relatou o JC, o time foi o mesmo de sempre, resaltando a pobreza de técnica que é uma coisa lamentável.

    Mas o que nos dá um alento, é que como o nosso time, os outros também não são um primor, longe disso, vide os jogos dos outros 3 classificados para as semifinais.

    Temos chaces de vencer os mulambos ???? Acho que sim, se os nosso “esforçados” jogadores entrarem ligados e não cometerem lambanças acho que dá sim pra vencer o império do mal, e eu espero que aconteça isso de todo o jeito, será muito bom acabar com essa empáfia desse urubus fedorentos.

    JC o Fred florzinha não deveria vir a público e reclamar do campeonato agora, depois que o fru foi beneficiado no primeiro gol, que estava impedido o jogador que cruzou a bola ?????

    Tenho certeza que não virá, nem ele nem os patéticos dirigentes tricoletes.

  30. chico

    Consegui assistir ao jogo ontem.

    Sinceramente, estou temeroso com este time. JC, vc foi muito feliz em dizer que a atuação do John Cley não foi, e nem está sendo, digna de um camisa 10.

    Precisamos de um 10!!! Urgente.

    O Dagoberto vai nos ajudar e muito… Mas, não é um camisa 10, nunca foi, salvo engano…

    JC, não sei se vc tem acesso a outras fontes de informação… Mas, saiu um tempo atrás que o Vasco estava negociando a “volta de um meia ofensivo” que havia feito sucesso em sua ultima passagem pelo time… Sabes dizer que poderia ser? Penso no Diego Souza, mas não sei se ele seria o ideal para o time.

    Oq vc acha?

    Abs e SV!

  31. Murillo Santiago

    Só tenho duas considerações, além das que vc fez, JC.
    A primeira é de que O Iago precisa cortar pro fundo. Precisa parar de cortar pro meio toda hora para termos jogadas mais incisivas para o Gilberto. O garoto tem futuro mas precisa aumentar esse repertório porque todas as vezes cortar pelo meio irrita.
    A segunda e mais grave pra mim, é que nos dois últimos jogos tomamos gols de vice campeão. Tomamos gols demais no abafa e na pressão na área. Quase todos os últimos 6 tomados foram assim. Lembro o jogo roubado do ano passado que perdemos por conta de um gol impedidaço, mas em uma bola dessas que continuamos dando mole. Depois do 2 a 0, abriu um buraco no meio do campo ontem que parecia que nossa tática era 5 atrás e 5 na frente e na hora do gol do vr, ou em outro lance mais na frente de sufoco, tinham 5 contra 5 na nossa área.
    Enfim é isso.

  32. Wanderson DS

    Realmente esse campeonato tá imprevisível, o nivelamento por baixo não faz ninguém ter tanta vantagem (apenas a questão dos empates), e como os clássicos sempre são equilibrados isso é um fator determinante… e sabemos também que sempre na hora decisiva a mulambada leva vantagem na ARBITRAGEM… na moral, se o Vasco quiser chegar na final tem que entrar com sangue nos olhos e fazer um placar bom nesse primeiro jogo!

    O time continua mostrando as mesmas limitações, só que agora é mais inconstante, vide os dois últimos jogos, sinceramente não sei o que esperar dessa semi…

    A questão é torcer, mas também não se iludir mesmo se vier a conquistar o título… pra fazer um brasileirão tranquilo tem que fazer uma limpa nesse elenco e contratar jogadores pra posições pontuais e que venha pra resolver!

  33. BJ

    Dessa vez tem que tentar fazer o placar já no primeiro jogo. Ano passado cozinhamos o primeiro jogo da semi e decidimos no segundo. Na final tentamos fazer a mesma coisa e deu no que deu.
    Se tivessemos jogado pra ganhar e fazer uma boa vantagem já no primeiro jogo, não dependeriamos de gol impedido aos 49 do segundo tempo.

    Acho que 2 x 0 é um placar ideal pro primeiro jogo. Tomara que o Doriva pense o mesmo e arme um time para ganhar esse primeiro jogo. Até pq a vantagem dos empates é da mulambada e eles provavelmente jogarão no contra ataque.

  34. Maiki

    JC, só corrige o nome do Rafael Silva nesse trecho aqui: “Depois colocou Rafael Santos e Bernardo, nos lugares de Cley e Yago.”

  35. Claudinei

    Devo estar ficando ranzinza, mas gostei muito do título da Guanabara para o time da cinza. Gostarei mais ainda se eliminarmos a mulambada. Imagina se formos campeões? Sonho com esse dia há anos… Vamos C. R. VASCO DA GAMA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s