A hora é agora

now

Pelo menos como jogador profissional de futebol, contratado por um dos maiores clubes do país, Bernardo não é exemplo para ninguém. O último episódio na sua conturbada carreira deixa isso bem claro: depois de ganhar mais uma chance como titular da equipe, justo no clássico que se tornou o mais importante da competição até agora, Bernardo achou que não teria problema em ir para uma festa na véspera do último treino antes da partida. Acordou tarde no dia seguinte, chegou atrasado ao clube e nessa, não só perdeu a vaga entre os titulares como sequer foi relacionado para o Vasco x Botafogo de hoje.

Se nenhum atleta profissional pode tomar o Bernardo como exemplo, não será o time do Vasco que poderá fazê-lo. O problemático meia perdeu mais uma oportunidade na carreira; o Vasco não pode desperdiçar a chance que tem de continuar dependendo apenas de si para conquistar a Taça Guanabara. A hora é agora: bater o alvinegro será um passo importante para terminar essa fase do Estadual em primeiro lugar.

E faltando apenas três jogos, só a vitória interessa hoje. Com as partidas que faltam para nossos adversários, mesmo um empate hoje nos deixará com chances muito reduzidas de chegar à semifinal com a vantagem do empate. Com um saldo pior que os três primeiros na tabela, um placar igual hoje não apenas nos manterá na quarta colocação como permitirá uma aproximação perigosa dos tricoflores. Diante disso, fica fácil entender a necessidade que temos de ganhar os três pontos hoje.

Já a partida não será nada fácil. O Canil tem feito uma campanha regular e além de ter um ataque mais eficiente que o nosso, tem a segunda melhor defesa da competição. Sem poder contar com Dagoberto e com a punição dada ao Bernardo, o Vasco vai a campo com a dupla Gilberto e Yago no ataque, que ainda não atuou junta. Yago nem deve ficar tão próximo da área, deve cair mais pela esquerda, enquanto Julio e Madson iniciam as subidas pela direita, o que fará o time jogar, na prática, naquele 4-5-1 que o Doriva tanto gosta. Esse esquema, apesar de povoar o meio de campo, costuma deixar nossas laterais convidativas para os adversários, o que exige atenção constante de Serginho e Guiñazu e a alternância de Christianno e Madson no apoio.

Mas a defesa não é nossa maior preocupação não é a defesa e sim o ataque. A melhora que Julio dos Santos e Jhon Cley trouxeram na criação de jogadas ainda está longe de nos livrar da dependência das bolas paradas – o que, aliás, deve ter sido a razão para a manutenção de Anderson Salles na zaga – e contra um time mais qualificado, nossos meias precisarão se desdobrar para municiar quem estiver na frente. O lado positivo em jogar contra um dos nossos grandes rivais é que não enfrentaremos as retrancas que os pequenos costumam armar e isso dará mais espaços para os passes e jogadas de Cley e Julio.

O clássico com o Botafogo acabou se tornando um momento crucial para a história do Vasco na competição. Vencer será um passo importante, senão definitivo, para conquistarmos a Taça Guanabara; já uma derrota, ou mesmo um emapte, praticamente nos tiram da disputa. Se há uma hora para que o Vasco de Doriva mostre que tem poder de decisão, essa hora é agora.

Campeonato Estadual 2015

Vasco x Botafogo

Jordi; Madson, Anderson Salles, Rodrigo e Christianno; Serginho, Guiñazú, Julio do Santos e Jhon Cley; Yago e Gilberto.

Renan; Gilberto, Renan Fonseca, Roger e Carleto: Andreazzi, Arão e Tomas; Jobson e Bill.

Técnico: Doriva.

Técnico: Renê Simões.

Estádio: Arena Maracanã. Data: 29/03/2015. Horário: 16h. Arbitragem: Grazianni Maciel Rocha. Auxiliares: Michael Correia e Diogo Carvalho Silva.

As redes Bandeirantes (AM, AC, RO, RR, AP, TO, PA, MA, PI, RN, PB, PE, AL, SE, BA, DF, MG, ES, RJ e SP) e Globo (RJ, ES, TO, SE, PB, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF) transmitem a partida. O Premiere transmite no sistema Pay-per-view para seus assinantes em todo Brasil. 

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

21 Comentários

Arquivado em Adversários, Notícias, Pré-jogo

21 Respostas para “A hora é agora

  1. temos que larga de ser bobo .eurico traga jogador que quer joga no vasco .suma de ves com bernado e goleiro .estamaos perdendo todos jogos que faremos flamengo .não lembre de passado .muitos falando edimundo . ele ja parou.ja perdemos di novo campionato taça GB,carioca tambem .estamos desacreditado não temos jogadores para competir.e fazer força contra jeito acredite vascainos .flamengada deita rola em cima de nos .não tem nada de ser fregues. não e falta de jogadores

  2. ODILON SILVA = RJ

    Negócio agora é acreditar, não resta outra oipção.

  3. Beto

    Um primeiro comentário sobre o jogo: lance que o Jobson e o Madson entram na área e o Madson cai. Na minha opinião é claríssima a carga do botafoguense no Madson, é cristalino, um lance de falta tão claro quanto a carga do Guinha no Cirino semana passada e onde a imprensa foi unânime em dizer que foi falta. Na minha opinião o Cirino até salta (encena também) naquele lance. O que quero levantar é que até com a imagem os comentaristas de arbitragem brigam, tanto o tal Renato Marsiglia quanto o tal de Salvio , em duas emissoras com enorme má vontade contra o Vasco. O que se pode discutir é se o lance no Madson foi fora da área e acho que foi, mas a carga com o braço direito é claríssima e o Madson cai e se desequilibra por causa dessa carga. Ou eu estou ficando maluco ou esses comentaristas brigam até com as imagens. Pelo menos no Pfc falaram que foi falta. E como acho que foi apenas falta não estou valorizando demais o lance não, estou apenas ressaltando que comentarista de arbitragem diz o que quer independente do que a imagem está mostrando e a cada final de semana mudam sua avaliação sobre o que é e o que não é falta. Nós torcedores que avaliemos cada lance. No seu post sobre a partida comento sobre o jogo, JC.

  4. josé

    Como um erro de arbitragem (o mais grotesco até agora, na minha opinião) influência em TODO o campeonato. Se o árbitro não valida o gol da mulambada, a situação complicada para os dos G4 seria deles e não do pobre madureira.

  5. carlos

    Agora descobriram que o Anderson Sales bate bem faltas e até escanteios, é dose pra mamute.
    O Botafogo vai jogar segunda divisão e nós a primeira, acho melhor pegar alguns jogadores deles.

    JC, o que vc acha que esta acontecendo com nossa promessa Thales, o cara tropeça na bola, no campo, nas pernas.

  6. josé

    Como quase sempre análise precisa e coerente!
    A ideia que tenho é que o nosso Gigante parou no tempo, em todos os sentidos, assistindo a evolução do futebol em todas as vertentes e esperando que as mesmas façanhas de outrora traga algum resultado. Fadado ao amadorismo, o nosso tão amado clube, se vê nas mãos de pessoas que colocam as picuinhas politicas acima dos benefícios do clube. O Gigante vive um longo processo de coma induzido, onde a esperança reside no seu passado glorioso e com a torcida fazendo BEM menos do que devia para recuperá-lo. É como se todos os torcedores esperassem pelo milagre da vida. Como se num passe de mágica as conquistas e as equipes de outrora voltassem para salvar o Gigante do evidente marasmo. E por enquanto, os INÚMEROS torcedores se apegam a momentos banais e isolados de “respiro do Gigante”. Mas todos sabemos que um clube não resiste e não se torna firme e consolidado apenas com lampejos de bom futebol. Ontem, ao assistir a bela despedida do Alex, fiz uma retrospectiva e tirei a seguinte conclusão: A quantos anos (tenho 23) não me sento em frente a TV para assistir um “Vasco” que me orgulha e que trata a bola como símbolo do espetáculo e não como algo que deve ser logo liberto de sua responsabilidade. Então meus caros amigos, difícil não bater aquela nostalgia gostosa e frustante, pois sabemos que estamos muito distantes de vivermos aquilo novamente!

    • JC Barbosa

      Bom, entre 2011 e 2012 tivemos bons times…

      • josé

        Mas isso não seria o “respiro do Gigante”? Se as forças politicas tivessem se unido em prol do Vasco, aquele momento deixaria de ser passageiro? Se o Vasco trabalhasse melhor com o departamento de Marketing aquele momento não poderia se tornar a grande alavanca para o Clube? Não poderia aumentar seus sócios, vendas de camisas, reformar seu estádio, investir nos outros esportes? Um clube deve aproveitar o momento para se consolidar e o Vasco desperdiçou inúmeras chances, algumas por incompetência e inércia, outras por teimosia e arrogância, mas o certo é que insistem em deixar o Vasco nesse amadorismo irritante. E aí, entramos – os torcedores – que apesar de ser enorme em quantidade, não realizamos plenamente o nosso papel de vascaíno.

  7. Wanderson DS

    Digo mais se quiser ser campeão não só da taça guanabara, mas sim do ESTADUAL tem que vencer hoje! Só vislumbro o VASCO campeão estadual se tiver a vantagem dos empates nas semis e finais… nesse campeonato tão equilibrado (por baixo, muito baixo) e sempre com arbitragem no momento decisivo tendendo a favor da mulambada, se não for nessas condições será parecido com o ano passado…

  8. josé

    Alguns questões ficaram sem resposta durante essa semana, pelo menos para mim:
    Por que o Luan não foi nem relacionado para a partida, se vinha sendo um dos melhores desse time?
    Por que a opção pelo Yago, que já mostrou toda a sua ineficiência?
    Por que apesar de toda nulidade, o Marcinho não foi relacionado nem para o banco?

    • JC Barbosa

      Luan, vindo de contusão, não estaria no melhor da sua forma. E como o Salles foi bem na última partida, ele foi o escolhido.

      Com Bernardo sendo punido, Montoya e Rafael Silva suspensos e Marcinho contundido (por isso ele não estava no banco), não restaram muitas opções além do Yago.

  9. MAURILIO MOURTHÉ DE SOUZA

    Oi Jc, deveria por o Bernardo no jogo, punir sim, com multa no salário, não punir o Vasco; Yago e Serginho, dois a menos, Bernardo faz falta sim, porque é o melhor com bola parada, nosso forte.Agora , precisando ganhar e 4-5-1? E querem que não fale do tecnico, se liga Doriva, aqui não é Ituano não.

  10. Leon da Cruz

    Seria melhor até tentar o Lorran no ataque no lugar do Yago. Não consigo entender essa insistência do Doriva com o Yago. Tomara que eu queime a língua hoje.

    • Wanderson DS

      também não entendo… tá certo que esse elenco fraco não dá muitas opções pro Doriva, mas a escolha do Yago não tem lógica… ele vem tendo várias oportunidades entrando nos jogos e não fez absolutamente NADA além do que irritar… sempre faz jogada errada… abaixa a cabeça e corre tresloucadamente… As outras opções também são fracas como Rafael Silva e Mosquito, mas ainda acharia mais normal um dos dois… no mais é torcer pro Yago queimar nossas línguas (mas sinceramente acho difícil)

  11. Tomás Costa

    Realmente hoje é o “JOGO”, se o time quiser ser campeão da Taça Guanabara, tem que vencer o canil.
    O problema é conseguir esse proeza que se tivéssemos um time melhor nem seria tão difícil, mas com um elenco limitado tecnicamente, fica muito difícil.
    O ataque é nosso maior problema, só temos o Gilberto, os outros se colocar numa panela não sai a metade de um bom atacante. Além disso não temos um meia criativo, para criar as jogadas, aí dá uma saudade do maestro Felipe.
    De qualquer forma é o que temos pra hoje e se fizer um jogo sem erros bisonhos poderemos sim vencer, nem que seja na bola parada, afinal o vale são os três pontos que praticamente nos daria a Guanabara.

    JC você não acha que o Doriva deveria manter o Lucas no time ??? Afinal ele vai mais a frente podendo alternar com o Julio. Nesse caso sairia o Serginho ????

  12. BJ

    Se vencermos hoje pode anotar que a TG é nossa.
    Hoje é uma decisão! É hora de mostrar que o Vasco veio pra brigar pelo titulo.

    Vaaasco!!!Vaaascoo!!! Vaaascoo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s