Equilíbrio pra nós, pressão para eles.

balanceNão há possibilidade matemática do Vasco sair do G4 Estadual nessa rodada. O empate tricolete com o Tigres deixa nossa posição a essa altura do campeonato ainda mais confortável, já que os flores não conseguirão nos alcançar mesmo que percamos os dois próximos jogos e eles vençam os deles. Diante disso, nossa partida hoje nem deveria ser das mais decisivas para efeito de classificação, o que realmente importa nessa Taça Guanabara. A pressão deveria passar longe da Arena Maracanã.

Deveria, claro, se não fosse um clássico e se nosso adversário de hoje não fosse a mulambada. A rivalidade, as polêmicas alimentadas pela imprensa e até a fixação do nosso presidente com o rival trazem ao jogo uma pressão maior que a necessária. De todos esses fatores, o único realmente aceitável é a rivalidade dos times. Os torcedores se empolgarem com o confronto é natural e – tirando a truculência imbecil das gangues organizadas travestidas de torcidas – saudável. Já o resto não tem razão de ser e, se fosse evitado, seria favorável ao Vasco, que estando numa colocação melhor na tabela, poderia ter muito mais traquilidade que a framengada.

Ignorando os fatores extracampo, esse segundo jogo contra um dos grandes do Rio será um bom teste para a equipe, que passando por um momento de transição, poderá mostrar que a evolução para um time mais equilibrado está próxima. A transição é de um Vasco que se destaca apenas defensivamente para um com maior eficiência ofensiva. Ou seja, com mais equilíbrio entre seus setores.

Defensivamente estamos bem, mas o setor teve uma ligeira queda de rendimento nos últimos jogos. Certamente teremos trabalho contra os mulambos, que têm na velocidade de Gabriel e Marcelo Cirino sua melhor arma ofensiva, com ambos caindo pelos lados do campo. Como nossos laterais avançam muito e não são exímios defensores, Doriva precisará orientar muito bem seus volantes para fazerem uma cobertura eficiente, sem que isso permita que surjam espaços no nosso meio de campo (o que deixariam nossa zaga, infelizmente não muito veloz, desguarnecida diante de atacantes rápidos). O Fra gosta de jogar no contra-ataque e nas duas últimas partidas tivemos alguns problemas com adversários que atuam dessa forma. E nenhum deles tinha jogadores com a qualidade da mulambada.

Por outro lado, mesmo que o 5 x 1 contra o Nova Iguaçu sirva como medida para o jogo de hoje, nosso ataque melhorou sensivelmente. E não apenas pela chegada de Dagoberto (que nem pode ser tão cobrado, já que ainda não está 100% condicionado), mas pela entrada de Jhon Cley, o acerto entre Julio dos Santos e Madson pela direita e a boa fase do Gilberto. Com a saída do Marcinho, não temos mais dorminhocos em campo e continuamos mesclando experiência e juventude no ataque. Conseguindo uma boa compactação – o que nem aconteceu nas duas últimas rodadas – podemos dominar o meio de campo e acionar Cley e Madson com velocidade, o que facilitará bastante a criação de jogadas.

A tensão da partida começou pelos jornais já no início da semana, mas nossos jogadores não podem cair nessa pilha e precisam entrar em campo sabendo que, apesar da tara do Eurico pelo Framengo, o mais importante nesse momento são os três pontos e não o “campeonato à parte”. Uma vitória hoje é importante para nos manter na liderança e nos dar uma moral extra na reta final da Taça Guanabara. Fora isso, a pressão pela vitória tem que pesar muito mais no adversário que sobre nós. Se o Vasco entrar em campo com a tranquilidade que sua campanha garante, já começamos o jogo com vantagem.

E aí, é só contar que o Sr. João Batista de Arruda não faça lambanças como fez em 2010.

Campeonato Estadual 2015

Flamengo x Vasco

Paulo Victor; Pará, Wallace, Bressan e Anderson Pico; Jonas, Márcio Araújo e Canteros; Gabriel, Marcelo Cirino e Alecsandro.

Martín Silva; Madson, Luan (Anderson Salles), Rodrigo e Christianno; Serginho, Guiñazú, Julio dos Santos e Jhon Cley; Dagoberto e Gilberto.

Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Técnico: Doriva.

Estádio: Arena Maracanã. Data: 22/03/2015. Horário: 18h30. Arbitragem: João Batista de Arruda. Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos.

O PFC transmite para seus assinantes em todo país no sistema Pay-per-view.

***

Muito justificadamente, Fred ficou irritado com o empate do seu time com o Tigres, ontem, na Arena. Ao ser entrevistado no final do jogo, lamentou que a equipe do laranjal tenha ido mal em campo, mas não deixou de reclamar da arbitragem, que anulou um gol legal do seu time.

O repórter que o entrevistou após a partida, fazendo as perguntas certas para ouvir as respostas que queria, conseguiu declarações do atacante tricoflor como “Sabíamos que isso poderia acontecer esse ano. É ruim, mesmo com todas as dificuldades dentro e fora de campo” e “Temos visto algumas situações, que não compete a jogador falar… (…)Parece que tem muita rivalidade extracampo“.

Para ser mais direto, só citando nomes (o que sabiamente não fez). Mas é curioso: Fred sabe que laranjal e urubulândia ultimamente têm sido unha e carne. E, dada a atual irrelevância política alvinegra, esse “sabíamos que isso poderia acontecer esse ano” tem endereço certo.

O que o camisa 9 tricolete não parece ter percebido é que, se houve algum time favorecido com o empate do seu time ontem, certamente não foi o Vasco. Basta uma breve olhada na tabela do campeonato para saber qual foi.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

26 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo

26 Respostas para “Equilíbrio pra nós, pressão para eles.

  1. Wanderson DS

    Já somos bi-vice do “campeonato à parte” do Dotô!!! Parabéns mesmo! o “Respeito Voltou” mesmo… pqp!!!!

  2. ODILON C SILVA - RJ

    Também perdemos na regata na lagoa pela manhã. O.respeito voltou, volta Vasco, volta Eurico, Vasco voltou porra.

  3. ODILON C SILVA - RJ

    Perdemos outra vez para o flamerda, em três meses de EURIQUISMO, duas derrotas pro flamerda, dessa vez eles ganharam sem precisar roubar no apito. Perdemos nos juniores, nos profissionais, a velha nova diretoria nada mudou, tirando alguns bons valores da base do ano passado, podem notar, as contratações dessa diretoria, parecem muito com as contratações da última gestão euriquista. O B.B.B. é assim mesmo, luta, correria, vontade , mais sempre falta alguma coisa, sempre dá a sensação que vai chegar, mais não.chega, falta investimento de qualidade, falta pagar bons salários. Dentro da mentalidade euriquista, só esse ano já samos. Tri-vice do.flamerda, torneio emManaus, dois campeonatos aparte. Cada a turminha de esporte da RÁDIO TUPI que radicalizada, criticava o DOUGLAS, DIEGO RENAN, EDMILSON, KLÉBER, RODRIGUES, agora ta bom, como essa gente é ruim pro Vasco. Devem esta satisfeitos igual os euriquista, perdemos os jogos, mais temos escola, limpamós a piscina,.limpamos o.ginásio. triste sina desse clube.

  4. Beto

    Quero lamentar aqui também esse time medonho de juniores do Vasco, vi o jogo no Globo.com e a mesma postura do profissional , sendo dominado grande parte do jogo, time parecia de master, lento demais, um tal de Bruno cosendey trotando em campo se achando craque, a base apresenta os mesmos erros dos profissionais, time lixo da base também.

  5. ELBINHO - RJ

    vasco x flamengo é o de sempre. os mulambos já vão pro jogo sabendo que os 3 pontos estão garantidos (de uma forma ou de outra). dez jogos sem vencer a mulambada é vergonha demais. acho q não existe freguesia maior no mundo entre dois times rivais. é muito lamentável. a nossa torcida mais uma vez está com a cara no chão. e por mais q doa dizer isso, vou dizer: sair na rua com a camisa do vasco é pedir pra ser zoado. e isso não acaba nunca. dificil, quase impossivel ter esperança. eles ganham sempre.

  6. Beto

    Ah, não poderia esquecer do Yago…. Pra ser jogador de futebol falta muito. E Thales é fraquíssimo, fez um ano passado na série B patético e se na série b não jogou o que esperar? fraquíssimo.

  7. Beto

    O Flamengo não dá gol para o Vasco, raramente falha, isso há anos e anos nos confrontos. O Vasco precisa ter méritos pra ter o seu gol. Ja os pipoqueiros da colina do campeonato à parte entregam a rapadura. Parabéns Martin Silva e Guinha, que se juntam a Sandro Silva, como os entregadores do ano de 2015 até aqui. Time fraco, horrível, teve hoje dois jogadores de futebol, Julio dos Santos e Gilberto, mais nada, o resto foi lixo.
    Time de merda, respeito voltou com duas derrotas do seu campeonato a parte ,Doto. Segue a sina de fracassos diante do rival. Agora com banana e eurico já sao 10 jogos sem vitória, me parece. 5 empates e 5 derrotas com duas derrotas de contribuição do doto.
    Algumas observacoes: John Cley cai cai… Como eu falei, contra time grande não vai arrumar nada esse cai cai. Não pode jogar em um time titular bom do Vasco, só joga nessa baba de time. Madson jogou? Enganadorzinho , marca ninguém. Serginho, marca ninguém, foi humilhado pelo Marcelo cirino, Rodrigo batendo falta ? Kkkkkkkkk piada. Cristiano? Não é jogador de futebol. Bernardo? O que ainda faz no Vasco? Burro imbecil , sempre fazendo bobagem, era pra ter passado na esquerda no lance que teve a confusão, prende demais a bola, joga nada, Dagoberto? Vou esperar, mas se for pra ficar nessa de mais fora que em campo….. é jovem ainda, não tem desculpa , não tem 40 anos….. Esse time do Flamengo, sendo fraco ainda é melhor que o Vasco que se encarrega de Peidar e entregar os jogos.
    Muda nada, passa ano, sai ano, muda diretoria e é sempre a mesma merda nesse jogo. E com esse time no campeonato brasileiro vai passar muito vexame.

  8. Paulínio

    Como sempre, derrota pra eles. Até quando deixaremos de ser eternos fregueses? Tá difícil, muito difícil torcer pelo Vasco. PQP!

  9. Carlos Couto

    Gol do Fra logo numa lambança do nosso goleiro, o cara não pode esperar que numa piscina dessas a bola vá rolar… erro de principiante.

  10. Tomás Costa

    Uma coisa que esquci de falar, é que a nossa for ida terá um papel importantíssimo no jogo, pois pelo que parece teremos minoria no campo, o que é uma pena, pois acho que a nossa torcida tinha que comparecer em massa e superar os mulambos.
    Já que não vai ser assim, quem for ao jogo tem que apoiar a equipe o jogo todo, independente do resultado, afinal não nos esqueçamos que o time do Vasco sinta tá em formação, principalmente na parte ofensiva. Portanto se por acaso perdermos o jogo, não é pra desanimar e achar que está tudo errado, para mim será muito bom vencer os mulambos hoje e continuarmos na liderança, mas se não der, paciência, o importante é o título.

  11. Desculpe JC. É que pensei que tinha sido no post das declarações do Souza.
    Abraços.

  12. Francisco Helder

    Soube que uma determinada empresa, avaliando o valor de mercado dos jogadores do Vasco e do rival de hoje, estimou 1,5 milhão de euros para o Martin Silva e 3,0 milhões para o Paulo Vítor. Estão de sacanagem, né? Ainda admitiria que estipulassem o mesmo valor, já que o Paulo Vítor é um grande goleiro, mas daí a atribuir-lhe o dobro do valor do Martin Silva …
    O que me angustia é perceber que essa tendência de favorecimento ao rival não cessa e nós, vascaínos, não somos capazes de fazer nada para por um basta nisto, o que, certamente, não envolve o uso da violência.
    E o triste é saber que qualquer esperança somente despertará daqui a quatro anos, quando então o atual presidente não poderá mais se reeleger. Espero que até lá surjam novas lideranças vascaínas, verdadeiramente preocupadas com o clube.

    • Pedro Silva

      Os dois são bons goleiros. Acredito que esta variação ocorra devido à diferença de idade. O Martin Silva tem mais de 30 anos. Então o seu valor de mercado tende a ser naturalmente menor.

  13. Caro JC, meu comentário ao post anterior não foi publicado. Você poderia publicá-lo neste post, por favor. A menos, claro, que ele tenha sido censurado o que não creio.
    Abraços.

    • JC Barbosa

      Se foi um em que vc começava falando que erros de juiz são determinantes numa partida, o comentário foi publicado. Se não é esse, o comentário não apareceu por aqui por algum motivo que ignoro qual seja.

      • É esse mesmo. Não o vi publicado. Ok.

      • BRUNO SILVEIRA

        Já tive 2 comentários censurados … Fazer o que … Manda quem pode …

      • JC Barbosa

        Se vc está falando que foi censurado aqui, engana-se.

      • BRUNO SILVEIRA

        JC, sem entrar em polêmica, há,talvez, um ou dois meses atrás fiz 2 comentários em Posts diferentes e nenhum foi publicado. Estranhei pois desde o desde o tempo la da Globo sempre lhe acompanhei e, por mais que fosse áspero, nunca tive meus comentários não publicados. Desta vez aconteceu e achei que vc. estaria com novos critérios quanto a críticas ao nosso VASCÃO. Mas tudo bem, foi só um registro. Abs. SDV.

  14. Tomás Costa

    A culpa como sempre é do capeta do Eurico !

    Em uma coisa eu concordo com o JC com relação ao homem do charuto vulgo satanás, é que com a volta dele ao cenário, o ódio que os outros já tem pelo Gigante da Colina, sem dúvidas triplicam com a figura do nefasto diretor em seu comando.
    Como bem falou o JC, o pseudo repórter pau mandado, já com a pergunta certa para a resposta “certa” embaixo das mangas. Sem falar o seguinte os lances nem são tão evidentes que os árbitros erraram, no primeiro o lance é muito rápido e só no tira teima é que se pode falar, mas mesmo assim sinda acho que o Edson ta impedido, no segundo, há um empurrão sucinto do gordo atacante tricolete no zagueiro adversário, expediente esse utilizado por vários atacantes para deslocar o zagueiro. Mas para a imprensa Mulamba não só foi marcado errado como já se sabe que a culpa é do capeta ou, quer dizer, do Eurico que mandou o árbitro marcar errado.
    Já falamos bastante sobre isso por aqui e falaremos mais, pois será a tônica desse carioquinha, se ganharmos então, mesmo que não tenhamos mais lances duvidosos (que seria um milagre), haveriam de imputar ao nefasto diretor da colina o mérito de maracutaiar o campeonato.
    Tirando essa sacanagem dessa mídia mulambenta, coloiada com os flozinhas, hoje teremos um jogo difícil por demais no maraca por tudo que envolve o clássico, acho que um empate ficaria de bom tamanho, mas é claro se vencermos será muito bom e colocamos a mão na taça Guanabara.

  15. BJ

    Se o Vasco vencer o jogo de hoje ficaremos muito bem para conquistar a TG. Já que no domingo que vem provavelmente decidiremos o titulo com os chorões.
    Mas o importante hoje é passar pela mulambada pra manter nossa liderança.

    Fred falando de fatores extra campo? hahaha e o clube dele que o diga né? Do tapetão de 2013.

    Nenhum dos outros 3 podem reclamar de qualquer suposto favorecimento ao Vasco, pq eles quase sempre são favorecidos. Principalmente flor e mulambo.

    Vascão 2 x 1 Mulambo

    SV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s