Qualquer um serve, Doriva!

O título da matéria do jornal O Globo de hoje sobre o clube é a seguinte: “Em má fase, Marcinho corre risco no Vasco”. O texto informa que o jogador está na “berlinda” e que “corre sério risco de ir para o banco com a chegada de Dagoberto”. Ainda segundo a matéria, Doriva decide hoje a questão. Ou Dagol começa a partida contra o Nova Iguaçu ou inicia no banco e entra no decorrer da partida. Haveria ainda a possibilidade de Marcinho manter sua titularidade e quem saia para a entrada do Dagoberto seja o Jhon Cley.

O que acho incrível nisso é o “correr risco”, o ainda “estar na berlinda” e cogitarem alternativas à saída do Marcinho. Pelo que vem jogando, ele deveria ter o mesmo destino que o Bernardo faz tempo. E nem precisaria o Dagoberto ter condições de jogo para isso acontecer. Hoje, Marcinho seria banco para qualquer um. Cley, Montoya, Marquinhos, Índio ou até o Yago.

Depois do seu último lance na partida contra o Resende, aquela cobrança de falta horrorosa, até o Bernardo poderia pegar a vaga do Marcinho.

PS: enquanto escrevia o post, vi que Dagoberto treinou entre os titulares e Marcinho ficou entre os reservas. Menos mal.

***

Pintou novidade na Colina: o meia Emanuel Biancucchi, irmão do Maxi e primo do Messi, foi contratado. Emanuel tem como agente Régis Marques, que empresaria outros dois jogadores do Vasco (Martin Silva e Aranda), o que deve ter facilitado as negociações pelo empréstimo.

Só não dá pra saber muito bem porque o argentino foi contratado. Não faltam jogadores para sua posição e ele chega sem a possibilidade de poder atuar no Estadual, já que as inscrições já se encerraram. Ou ele já é considerado um reforço para o Brasileiro – o que é muito preocupante – ou a diretoria está querendo montar um time extra apenas para disputar a Copa do Brasil.

O mais incompreensível nessa história toda é que a atual diretoria fez uma penca de dispensas para fazer economia. Logo em seguida, faz contratações em baciada, tendo como aparente critério a quantidade, não a qualidade. Depois, a diretoria chega a que conclusão? Que o time está com o elenco inchado.

E qual é a solução para o “inchaço”? Negociar jogadores. Os mesmos que chegaram há poucos meses e que sequer atuaram pelo clube.

Talvez os defensores do dotô, sempre tão hábeis em encontrar justificativas para as mais estranhas medidas da diretoria, compreendam a lógica nisso tudo. Eu confesso que não consigo ver qualquer sentido nisso.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

27 Comentários

Arquivado em Notícias, Reforços

27 Respostas para “Qualquer um serve, Doriva!

  1. Diogo

    Só para reforçar o ponto sobre a contratação da baranga emanuel, olha essa notícia: http://www.netvasco.com.br/n/159685/vasco-empresta-meia-guilherme-costa-ao-bragantino-ate-o-fim-de-2015
    Ou seja contratamos um monte de barangas e emprestamos os jogadores da nossa base!

  2. rodrigo

    Quando elogiei o Eurico pela contrataçao do primo do Messi o fiz de forma sarcastica.Escrevi:O primo do Messi acaba de ser contratado.Esse Eurico faz coisa.Se voce nao captou a ironia na frase,o imbecil nao sou eu.

    • JC Barbosa

      Ajudaria muito entender a sua ironia se vc não fizesse um comentário enorme falando um monte de besteiras do mesmo calibre para defender o Eurico. Recomendo um cursinho de utilização de sarcasmo.

  3. gláucio

    me desculpe, jc, mas acho que você pegou pesado d+ com o diego santana. o cara só apresentou o ponto de vista dele. não é pq vc não concorda, q o cara não entende nada de futebol ou seja limitado. me diga qual diretoria contrata apenas jogadores que serão aproveitados pelo treinador? diga uma só, pf. até o chelsea contrata jogadores q não usa e depois tem q empresta-los. e sobre a lista q vc fez, serginho, marcinho, christiano e jean patrick (vinha sendo utilizado até se lesionar), todos fazem parte do time q vem jogando e nos colocando na liderança. os outros são jovens q foram emprestados para ganharem experiência, são investimentos pro futuro. naum é difícil entender “o critério”.

    engraçado é q vc sempre criticou o rafael silva. agora o está exaltando como “titular do time campeão do estadual mais difícil do país” apenas pq a situação convém. pelo menos eu percebo desta forma.

    sobre questionar a qualidade de um jogador só pq ele foi rebaixado, me desculpe, mas isso sim é q demonstra limitações. edmundo, juninho pernambucano, pedrinho, valdívia, jefferson (goleiro da seleção), etc… todos foram rebaixados. mas dá pra questioná-los? não quero comparar o emanuel a esses, pois há uma distancia enorme aí. mais creio q seja injusto não darmos uma chance ao rapaz de mostrar o q pode.

    e dezenove jogadores para um time que foi remontado do dia pra noite nem é tanta coisa assim. se pararmos pra pensar, eurico foi rápido nisso aí. e com a penúria financeira q a última gestão nos deixou, as contratações podem não ter agradado mas estão se mostrando, até aqui, acertadas ou, ao menos, eficientes. é só olharmos para o alto da tabela de classificação do carioca, correto?

    a questão não é de defender A ou B. e sim de pontos de vista distintos. eu vejo critérios. você naum vê. faz parte…

    • JC Barbosa

      Por partes….

      1) Como está bem claro no comentário, disse que o rapaz não entende de futebol por conta de inúmeras besteiras que ele vem escrevendo há muito tempo, não apenas por esse comentário.

      2) A comparação com o Chelsea foi ótima. Principalmente pq eles devem se encher de jogadores provenientes de times das divisões inferiores do futebol inglês apenas para emprestá-los. Nem vou entrar no mérito de que o Chelsea, desde que foi comprado por russos, ficou famoso por suas transações pra lá de eticamente questionáveis. Até pq, se eu falar nisso, vão dizer que estou fazendo comparações.

      3) De 19 contratações, seis sequer chegaram a ficar no banco e mais um jogou apenas uma vez. E falar “Serginho, Marcinho, Christiano, todos fazem parte do time q vem jogando e nos colocando na liderança” (nem citei o Jean Patrick por conta da sua contusão. Assim como não vou considerar sua participação na liderança, já que o rapaz nem chegou a completar uma partida pelo Estadual. E, ainda assim, jogando improvisado) só pode ser pra causar hilaridade. Eles estarem jogando – e mal, a maioria das vezes – é uma prova da limitação do elenco e da falta de opções do mesmo. Ou vc também vai defender as atuações deles?

      4) jogador com 27 ou com duas ou três séries B nas costas pra “pegar experiência”? É sério isso? “Investimento para o futuro” foi o critério para contratar 4 jogadores que rebaixaram o Olaria no Carioca? Muito bom esse critério.

      5) Na parte do Rafael Silva, faltou um pouco de sagacidade da sua parte para entender a referência. A questão é que o comentarista dizia que “aposta” que o argentino é melhor que o Rafael Silva. E, como está bem clara na minha resposta, eu rebati dizendo que dificilmente ele teria outro elemento para fazer a comparação além do que ambos fizeram na temporada passada. E só utilizei esse argumento pq o próprio comentarista havia utilizado o mesmo para defender o Doriva.

      De qualquer forma, eu poderia defender até um perneta se eu achasse que ele é melhor que o Emiliano, ou não? Isso não quer dizer que estou elogiando o perneta, e sim que acho o argentino mal jogador. Ou seja, vc percebeu de forma errada a questão.

      6) me desculpe, mas suas comparações foram péssimas. Vou tentar ser didático para ver se vc entende:

      Edmundo foi rebaixado no seu último ano de carreira. E ele não jogou nada em 98;
      Juninho Pernambucano foi o mesmo caso: veterano, nem próximo do que fez em toda sua carreira (tanto que resolveu parar por não conseguir ajudar o time como deveria);
      Pedrinho também estava em seu último ano de carreira e jogou apenas oito das 36 partidas em 98, nenhuma como titular;
      Jeferson é goleiro e a comparação simplesmente não faz sentido. Ele poderia até ser uma parede de tijolos. Com 10 jogadores fracos à sua frente, não há como evitar um rebaixamento.

      Nenhum dos seus exemplos – tirando o Valdívia, que vc pode até achar um craque, mas que pra mim, sendo ou não rebaixado pode sim ser questionado – se aplica ao caso de um jogador de quase 27 anos, que deve, ou deveria, estar no auge da sua forma física, e que estando em um elenco que foi rebaixado no Brasileiro sequer se firmou como titular.

      Quer uma comparação mais próxima? Seria vc dizer que é injusto não darmos uma chance ao Dakson, que também tem 27 anos e também não se firmou como titular no time que caiu em 2013 (com a diferença que o Dakson fez 6 gols em 2013 e o argentino fez 2 quando caiu com o Bahia). Será que ele também mereceria uma chance para mostrar o que pode com o Doriva? Ou vc acha que um torcedor de outro time do nosso porte defenderia a contratação do Dakson para “dar uma chance para mostrar sua capacidade”?

      Claro que aí vai muito do que cada um acha que é digno do Vasco. Eu acho que o Vasco merece contratações de melhor nível. E que se for para trazer mais gente pra compor elenco, é melhor não gastar dinheiro com isso.

      7) e o time foi remontado do dia para a noite pq? Pq foram feitas diversas dispensas. E chegaram mais jogadores do que foram dispensados. O Eurico foi muito rápido nisso aí, de contratar jogadores das séries C, B e do rebaixado Olaria de 2013. E é legal que sempre se usa a posição na tabela como referência para qualidade do elenco, o que é uma falácia enorme. Primeiro, pq além do Estadual não servir de parâmetro, é fato que o time jogou mal ou pior que isso na maioria das partidas. E segundo, pq a base do time é formada por jogadores que vêm da gestão anterior (na última partida foram seis jogadores que já estavam ano passado), não dos reforços.

      Pra terminar, a questão é defender A ou B sim. O comentarista que vc apareceu para tomar partido apóia toda e qualquer medida tomada pela diretoria. Vc até pode não ser assim, mas os critérios que vc viu nessas contratações – como citado no seu comentário, no meu ponto de vista – mostram muito mais boa vontade com a diretoria do que lógica.

  4. rodrigo

    JC,acabo de ler que voce voce mi vetou porque eu falei besteira quando elogiei o Eurico pela contrataçao do primo do Messi.
    Quer dizer,elogiar o Eurico é besteira e é motivo pra veto,agora sentar a mamona nele o espaço é livre.Isso mostra o seu odio por ele.

  5. MAURILIO MOURTHÉ DE SOUZA

    Oi Jc, não bloqueie os euriquistas , temos que nos divertir também, quanto ao Marcinho,disse tudo, só acho que se o Dagoberto não suportar o jogo todo, o Bernardo deveria entrar, gosto mais dele como 2° atacante e não meia; aliás, de meia ele não tem nada, se J.Cley( não confio nele, mas melhor que Marcinho) for mal, Montoya. O que vc acha?

    • JC Barbosa

      Com a escassez de boas opções que temos, seria o mais lógico. Mas pela cabeça do Doriva, saindo o Dagoberto quem deve entrar é o Yago. E saindo o Cley, o Marcinho.

  6. diego santana

    A lógica é muito simples. O engraçado é que há dois meses vocês reclamavam que não tínhamos um time e que o doutor Eurico não contratava ninguém, etc, etc… Bom, em 1 mês ele montou o time líder invicto do campeonato e segue contratando jogadores para o momento crucial da temporada, ou seja: o Brasileirão. São contratações com critério, dentro daquilo que podemos pagar. Emanuel Biancucchi fez um bom Brasileiro pelo Bahia, marcou alguns gols. É um jogador para compor o elenco, já que nosso ataque titular é Gilberto e Dagoberto, um senhor ataque! No mais, eu duvido que o Emanuel seja pior do que o Rafael Silva, por exemplo. Não é. Então, eu vejo a contratação dele como um upgrade no elenco. Eurico sabe o que está fazendo. Está movimentando as peças no tabuleiro com as condições que o Vasco tem e vem montando um elenco competitivo para o ano todo gastando o menos possível.

    Pra terminar, só duas observações:

    1 – O Índio (que a gestão Eurico trouxe de volta ao Vasco, e isso poucos reconhecem) foi inscrito no lugar do Marquinhos do Sul. Quer dizer, Eurico não gastou um centavo na contratação de um ou de outro, pois são ambos da base. E a troca aí foi técnica, provavelmente com o aval do Doriva.

    2 – Sobre “as contratações em baciada, tendo como aparente critério a quantidade, não a qualidade”, eu não entendi. Para você, Gilberto e Dagoberto são maus jogadores? Você não enxergou critério nessas contratações? Ou esperou o Emanuel ser contratado para sentar a tamanca no doutor Eurico e sua diretoria? Não entendi mesmo…

    • JC Barbosa

      1) “São contratações com critério”. Explica o critério pras contratações dos seguintes jogadores:
      Victor Bolt
      Serginho
      Marcinho
      Christianno
      Jean Patrick
      Erick Daltro
      Erick Luis
      Bruno Ferreira
      Aislan

      2) “Emanuel Biancucchi fez um bom Brasileiro”

      Se o critério aí for “jogar por um time baiano que caiu, fazendo poucos gols e não sendo titular”, entende-se. Assim como o Marcinho veio como referência, faz sentido trazer um jogador com características parecidas.

      PS: nessa nem dá pra reclamar, já que vc sempre deixa evidente sua total ignorância sobre o esporte a cada comentário feito aqui.

      3) “eu duvido que o Emanuel seja pior do que o Rafael Silva”

      E eu duvido que vc tenha visto sequer UMA partida do craque argentino que contratamos. Mas de qualquer forma, basta ver os feitos de cada um na última temporada: um, foi titular do time campeão do estadual mais difícil do país (algo que VOCÊ MESMO disse pra defender o Doriva) e o outro era um reserva do time rebaixado no Brasileiro.

      4) “a contratação dele é um upgrade no elenco”.

      Se vc entendesse minimamente de futebol, veria o quanto essa declaração evidencia a fragilidade do elenco montado pelo seu ídolo. Mas como vc não entende…

      5) Eurico trouxe o Índio de volta. Por dois meses, já que seu empréstimo só vale até o fim do Carioca. E, mais uma vez evidenciando sua ignorância, o Índio não é do Vasco. Se o contrato for prorrogado, o clube terá que gastar dinheiro sim.

      6) Vc não entendeu mesmo pq vc é uma pessoa muito limitada, que não entende nada de futebol e que defende qualquer porcaria que o seu ídolo faça. A prova disso é que vc cita apenas DOIS jogadores entre os DEZENOVE “reforços” que chegaram como contratações com algum critério. Sendo que um só veio pq não interessava ao Cruzeiro.

      Pra terminar: mais um comentário tentando defender o indefensável com argumentos dignos de uma criança com dislexia no ensino fundamental e vc será bloqueado. Estamos conversados?

  7. Marcus Dantas

    Não conheço o cara mas só em não ver nenhum comentário dos seguidores do charuteiro ele deve ser muito ruim mesmo.
    PS: De 2001 a 2014 não tivemos presidente e acho que ainda estamos longe disso, logo não sou viúva do bombinha.

    • JC Barbosa

      Teve um euriquista, mas que falou tanta besteira que foi vetado. Sobre o Emanuel, por exemplo, ele disse algo como “Contratamos o primo do Messi. Esse é o Euricão“.

  8. carlos

    Estou muito contente com o Doriva, parece que não tem medo de substituir medalhão (apesar de não considerar o Marcinho medalhão, mas a mídia acha que sim).
    Sobre o argentino, talvez o eurico queira um time para 2ª divisão para 2016, já temos marcinho, vindo do rebaixado vitória, o argentino, rebaixado com o bahia, e os contratados na baciada.

  9. josé

    JC, pra mim com as opções que temos o Doriva deveria entrar com a seguinte formação:
    Martin Silva
    Madson
    Luan
    D. Silva (acho um zagueiro mais seguro que o Salles)
    Cristiano (o Lorran conseguiu ser pior que ele, não sei como, mas conseguiu), não sei a situação do Henrique, que pra mim deveria herdar essa vaga.
    Guina
    J. dos santos
    Montoya
    J. Cley
    Dagoberto
    Gilberto.
    Pelo pouco que acompanhei do Nova Iguaçu, iremos pegar um dos adversários mais fracos teoricamente, daí não há a necessidade de entrar com dois volantes de contenção. Utilizaria o Montoya centralizado e o Cley livre para dinamizar o meio de campo, Alguns jogos que o Montoya recuava para buscar a bola participava mais do que quando atuava pelas pontas e acho que essa é a sua posição de origem. Vale ressaltar que essa opções são embasadas no elenco que temos hoje, porque para o brasileiro acho indispensável trazer pelos menos 3 jogadores de qualidade, mas se depender das contratações da atual gestão, estaremos numa enrascada.

  10. Diego

    A justificativa é que com 100 ou 150 mil o Vasco paga 10 barangas dessa….ai eu te pergunto…não é melhor ter 1 bom ganhando 150 do que 10 merdas ganhando 15? A diretoria acha que não…

  11. Adriano

    Parabens pelo post JC .. Emanuel Biancuchi fez APENAS 1 BOA partida pelo Bahia e só … Pelo que tenho visto, o problema está na dupla de volante – Guina e Serginho – são engessados e não apoiam com objetividade. Porisso há sempre um clarão no nosso meio de campo, acho que temos dois bons valores na base para 2° volante que são Andrey e Bruno Conssedey .. Testaria talvez o Lucas mas o acho lento também…

  12. David

    Minha pergunta é sobre o Emanuel Biancucchi tem futebol?! É bom de bola? Ou é do mesmo nível que Bernardo, Montoya, Marcinho?!

    • josé

      David, o cara tem 26 anos, vc ñ o conhece, eu ñ o conheço, no ano passado foi rebaixado com o Bahia e as vezes nem era relacionado. Agora, eu te pergunto. Tem a mínima chance desse cara ser bom de bola?

    • Antonio Carlos Teles

      Cara eu te respondo: Ele é muito pior que qualquer jogador do meio campo do Vasco, horrível mesmo, talvez seja a pior contratação entre todas que foram feitas pelo “Dotô”. E olha que a concorrência é grande

  13. Antonio Carlos Teles

    Essa contratação não se justifica em nada, é um jogador muito fraco. Sou da Bahia e acompanhei esse jogador ano passado, é horrível, não vai acrescentar em nada ao elenco, típico jogador de empresário.
    Qualquer um da meiúca hoje do elenco é melhor que ele. Espero que entre nessa lista de jogadores que chegam e vai embora sem entrar em campo.

  14. ” ou até o Yago. ” … Yago não véi !!!

  15. BJ

    JC acho que tem uma regra no carioquinha que permite mudar ate 6 jogadores que foram selecionados para o formar o elenco. Então talvez o Emanuel Biancuchi substitua algum jogador.

    • JC Barbosa

      Para trocar um jogador, vc precisa inscrever o que vai substituir, né? E as inscrições foram encerradas. Acho que o Índio foi o último a entrar nessa de troca de jogadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s